Вы находитесь на странице: 1из 3

A EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS

O Conselho Nacional de Educao, visando um melhoramento no Plano de Educao em Direitos Humanos sob o Parecer CNE/CP n 8/2012, que foi homologado por despacho do Senhor Ministro de Estado da Educao. Este parecer foi construdo no mbito dos trabalhos de uma comisso interinstitucional, coordenada pelo Conselho Nacional de Educao (CNE) que trata do assunto em uma de suas comisses bicamerais. Participaram da comisso interinstitucional a Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDHPR), Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso (SECADI), Secretaria de Educao Superior (SESU), Secretaria de Articulao com os Sistemas de Ensino (SASE), Secretaria de Educao Bsica (SEB) e o Comit Nacional de Educao em Direitos Humanos (CNEDH). Foram feitas reunies tcnicas com especialistas no assunto, ligados a diversas instituies. No intuito de construir diretrizes que expressassem os interesses e desejos de todos/as os/as envolvidos/as com a educao nacional, ocorreram consultas por meio de duas audincias pblicas e da disponibilizao do texto. A educao vem sendo entendida como uma das mediaes fundamentais tanto para o acesso ao legado histrico dos Direitos Humanos, quanto para a compreenso de que a cultura dos Direitos Humanos um dos alicerces para a mudana social. Assim sendo, a educao reconhecida como um dos Direitos Humanos e a Educao em Direitos Humanos parte fundamental do conjunto desses direitos, inclusive do prprio direito educao. Neste contexto, a Educao em Direitos Humanos emerge como uma forte necessidade capaz de reposicionar os compromissos nacionais com a formao de sujeitos de direitos e de responsabilidades. Ela poder influenciar na construo e na consolidao da democracia como um processo para o fortalecimento de comunidades e grupos tradicionalmente excludos dos seus direitos. Reconhecer e realizar a educao como direito humano e a Educao em Direitos Humanos como um dos eixos fundamentais do direito educao, exige posicionamentos claros quanto promoo de uma cultura de direitos. Essa concepo de Educao em Direitos Humanos refletida na prpria noo de educao expressa na Constituio Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394/1996).

FUNDAMENTOS DA EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS

A busca pela universalizao da Educao Bsica e democratizao do acesso a Educao Superior trouxe novos desafios para o campo das polticas educacionais. Novos contingentes de estudantes, por exemplo, trouxeram tona, para os ambientes educacionais, a questo das diversidades de grupos e sujeitos historicamente excludos do direito educao e, de um modo geral, dos demais direitos. Tal situao colocou como necessidade a adoo de novas formas de organizao educacional, de novas metodologias de ensino-aprendizagem, de atuao institucional, buscando superar paradigmas homogeneizantes.

A Educao em Direitos Humanos, como um paradigma construdo com base nas diversidades e na incluso de todos/as os/as estudantes, deve perpassar, de modo transversal, currculos, relaes cotidianas, gestos, rituais pedaggicos, modelos de gesto. Sendo assim, um dos meios de sua efetivao no ambiente educacional tambm poder ocorrer por meio da (re)produo de conhecimentos voltados para a defesa e promoo dos Direitos Humanos. A Educao em Direitos Humanos envolve tambm valores e prticas considerados como campos de atuao que do sentido e materialidade aos conhecimentos e informaes. Para o estabelecimento de uma cultura dos Direitos Humanos necessrio que os sujeitos os signifiquem, construam-nos como valores e atuem na sua defesa e promoo. A formao crtica diz respeito ao exerccio de juzos reflexivos sobre as relaes entre os contextos sociais, culturais, econmicos e polticos, promovendo prticas institucionais coerentes com os Direitos Humanos. A formao poltica deve estar pautada numa perspectiva emancipatria e transformadora dos sujeitos de direitos. Sob esta perspectiva promover-se- o empoderamento de grupos e indivduos, situados margem de processos decisrios e de construo de direitos, favorecendo a sua organizao e participao na sociedade civil. Vale lembrar que estes aspectos tornamse possveis por meio do dilogo e aproximaes entre sujeitos biopsicossociais, histricos e culturais diferentes, bem como destes em suas relaes com o Estado.

PRINCPIOS DA EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS

A Educao em Direitos Humanos, com finalidade de promover a educao para a mudana e a transformao social, fundamenta-se nos seguintes princpios: Dignidade humana: Relacionada a uma concepo de existncia humana fundada em direitos. A ideia de dignidade humana assume diferentes conotaes em contextos histricos, sociais, polticos e culturais diversos. , portanto, um princpio em que se devem levar em considerao os dilogos interculturais na efetiva promoo de direitos que garantam s pessoas e grupos viverem de acordo com os seus pressupostos de dignidade. Igualdade de direitos: O respeito dignidade humana, devendo existir em qualquer tempo e lugar, diz respeito necessria condio de igualdade na orientao das relaes entre os seres humanos. O princpio da igualdade de direitos est ligado, portanto, ampliao de direitos civis, polticos, econmicos, sociais, culturais e ambientais a todos os cidados e cidads, com vistas a sua universalidade, sem distino de cor, credo, nacionalidade, orientao sexual, biopsicossocial e local de moradia. Reconhecimento e valorizao das diferenas e das diversidades: Esse princpio se refere ao enfrentamento dos preconceitos e das discriminaes, garantindo que diferenas no sejam transformadas em desigualdades. O princpio jurdico-liberal de igualdade de direitos do indivduo deve ser complementado, ento, com os princpios dos direitos humanos da garantia da alteridade entre as pessoas, grupos e coletivos. Dessa forma, igualdade e diferena so valores indissociveis que podem impulsionar a equidade social.

Laicidade do Estado: Esse princpio se constitui em pr-condio para a liberdade de crena garantida pela Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e pela Constituio Federal Brasileira de 1988. Respeitando todas as crenas religiosas, assim como as no crenas, o Estado deve manter-se imparcial diante dos conflitos e disputas do campo religioso, desde que no atentem contra os direitos fundamentais da pessoa humana, fazendo valer a soberania popular em matria de poltica e de cultura. O Estado, portanto, deve assegurar o respeito diversidade cultural religiosa do Pas, sem praticar qualquer forma de proselitismo. Democracia na educao: Direitos Humanos e democracia aliceram-se sobre a mesma base - liberdade, igualdade e solidariedade - expressando-se no reconhecimento e na promoo dos direitos civis, polticos, sociais, econmicos, culturais e ambientais. No h democracia sem respeito aos Direitos Humanos, da mesma forma que a democracia a garantia de tais direitos. Ambos so processos que se desenvolvem continuamente por meio da participao. No ambiente educacional, a democracia implica na participao de todos/as os/as envolvidos/as no processo educativo. Transversalidade, vivncia e globalidade: Os Direitos Humanos se caracterizam pelo seu carter transversal e, por isso, devem ser trabalhados a partir do dilogo interdisciplinar. Como se trata da construo de valores ticos, a Educao em Direitos Humanos tambm fundamentalmente vivencial, sendo-lhe necessria a adoo de estratgias metodolgicas que privilegiem a construo prtica destes valores. Tendo uma perspectiva de globalidade, deve envolver toda a comunidade escolar: alunos/as, professores/as, funcionrios/as, direo, pais/mes e comunidade local. Alm disso, no mundo de circulaes e comunicaes globais, a EDH deve estimular e fortalecer os dilogos entre as perspectivas locais, regionais, nacionais e mundiais das experincias dos/as estudantes. Sustentabilidade socioambiental: A EDH deve estimular o respeito ao espao pblico como bem coletivo e de utilizao democrtica de todos/as. Nesse sentido, colabora para o entendimento de que a convivncia na esfera pblica se constitui numa forma de educao para a cidadania, estendendo a dimenso poltica da educao ao cuidado com o meio ambiente local, regional e global. A EDH, ento, deve estar comprometida com o incentivo e promoo de um desenvolvimento sustentvel que preserve a diversidade da vida e das culturas, condio para a sobrevivncia da humanidade de hoje e das futuras geraes.

Вам также может понравиться