Вы находитесь на странице: 1из 11

CONEXO

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Natlia Gomes Pimentel Barbosa1 Ms. Fernanda Fumagalli2 Dr. Cristiano Pereira da Silva3

RESUMO O objetivo desse trabalho entender que os alimentos funcionais contm em sua composio alguma substncia biologicamente ativa que ao ser adicionada a uma dieta usual desencadeia processos metablicos ou fisiolgicos, resultando em reduo do risco de doenas e manuteno da sade. Por ser vasto e atuante esse campo de estudo, h necessidade de um maior mero de pesquisas sobre estas substncias para determinar seus efeitos benficos, bem como estabelecer a quantidade txica e efeitos colaterais em longo prazo. A literatura sugere que esses alimentos podem contribuir para a carcinognese mamria, ou seja, a progresso e controle do cncer de mama parecem estar associadas a hbitos alimentares, e tambm no controle de doenas cardiovasculares.
PALAVRAS-CHAVE

alimentos; dieta; cncer; mama; cardiovasculares

INTRODUO De acordo com Anjo (2004) os alimentos funcionais so definidos como qualquer substncia ou componente de um alimento que proporciona benefcios para a sade, inclusive a preveno e o tratamento de doenas. Esses alimentos podem variar de nutrientes isolados, produtos de biotecnologia, suplementos dietticos, alimentos geneticamente construdos at alimentos processados e derivados de plantas.

1 Acadmica do Curso de Nutrio, da AEMS Associao de Ensino de Mato Grosso do Sul. Faculdades Integradas de Trs Lagoas. 2 Docentes da AEMS Associao de Ensino de Mato Grosso do Sul. Faculdades Integradas de Trs Lagoas.

CONEXO
A origem dos alimentos funcionais aconteceu pela baixa incidncia de doenas de alguns povos, isso chamou a ateno para a dieta desses povos. Os esquims, com uma alimentao baseada em peixes e produtos do mar (ricos em mega 3 e 6), por exemplo, tem baixo ndice de problemas cardacos, assim como os franceses consumidores de vinho tinto. Os orientais, com o consumo de soja (fitoestrognicos), tem pouco cncer de mama. Dados comprovam que nesses pases, o consumo de frutas e verduras tambm resulta em uma reduo do risco de doenas coronarianas e de cncer. Moraes e Colla (2006) esclarecem sobre o termo:
O termo alimentos funcionais foi primeiramente introduzido no Japo em meados dos anos 80 e se refere aos alimentos processados, contendo ingredientes que auxiliam funes especficas do corpo alm de serem nutritivos, sendo estes alimentos definidos como Alimentos para uso especfico de sade (Foods for Specified Health Use-FOSHU) em 1991. Estabelece-se que FOSHU so aqueles alimentos que tm efeito especfico sobre a sade devido a sua constituio qumica e que no devem expor ao risco de sade ou higinico.

O Comit de Alimentos e Nutrio do Instituto de Medicina da FNB (Federao Nutica de Braslia) define alimentos funcionais como qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefcio sade, alm dos nutrientes tradicionais que eles contm. Essa definio de que o alimento funcional pode ser classificado como alimento aceita nos EUA, Europa e tambm no Brasil. Nessa perspectiva, o alimento funcional deve apresentar primeiramente as funes nutricional e sensorial, sendo a funcionalidade a funo terciria do alimento. Duarte (2006, p. 58), esclarece que:
Em 1999, a portaria n 398 da Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade deu a seguinte definio para alimento funcional: todo aquele alimento ou ingrediente que, alm das funes nutricionais bsicas, quando consumido na dieta usual, produz efeitos metablicos e/ou fisiolgicos benficos sade, devendo ser seguro para o consumo, sem superviso mdica.

CONEXO
Os suplementos alimentares so produtos alimentcios feitos com o propsito de serem ingeridos na forma de tabletes, farinha, gis, cpsulas de gel ou gotas lquidas e que forneam vitaminas, minerais, ervas ou outro substrato botnico, aminocidos ou outra substncia diettica (incluindo um concentrado metablico, componente, extrato ou combinao de qualquer um dos referidos acima). (MORAES e COLLA, 2006) Simplificando: o arroz integral considerado um alimento funcional porque oferece fibras e vitaminas do Complexo B, enquanto o arroz branco e polido no alimento funcional, pois no processo de industrializao perde a maioria dos nutrientes. (DUARTE: 2006, p. 59) Portanto, o registro de um alimento funcional s pode ser realizado aps comprovada a alegao de propriedades funcionais ou de sade com base no consumo previsto ou recomendado pelo fabricante, na finalidade, condies de uso e valor nutricional, quando for o caso ou na evidncia(s) cientfica(s): composio qumica ou caracterizao molecular, quando for o caso, e ou formulao do produto; ensaios bioqumicos; ensaios nutricionais e ou fisiolgicos e ou toxicolgicos em animais de experimentao; estudos epidemiolgicos; ensaios clnicos; evidncias abrangentes da literatura cientfica, organismos internacionais de sade e legislao internacionalmente reconhecidas sob propriedades e caractersticas do produto e comprovao de uso tradicional, observado na populao, sem associao de danos sade. (MORAES e COLLA, 2006) 1. ALIMENTOS FUNCIONAIS NO COMBATE E PREVENO DO CNCER DE MAMA No Brasil, o cncer de mama figura como o mais frequente tipo de neoplasia em incidncia e mortalidade, entre mulheres. Assim, uma vez reconhecida a elevada incidncia e mortalidade do cncer de mama, a preveno, assim como o controle deste, so de grande relevncia, representando um importante problema de sade pblica. (PADILHA e PINHEIRO, 2004) Contudo, a gnese e progresso do cncer de mama parecem estar extremamente relacionadas a hbitos alimentares, consumo de gorduras, carnes, produtos lcteos, frutas, vegetais, fibras, fitoestrgenos, e outros componentes dietticos. Dados epidemiolgicos e experimentais, que demonstram uma associao entre dieta e risco de cncer, destacam certos componentes que tm 3

CONEXO
uma funo quimiopreventiva, como alguns alimentos funcionais, em especial no cncer de mama. Estudos revelam que o conceito de alimentos funcionais amplo, e defende a suposio de que a dieta pode controlar e modular as variadas funes orgnicas, contribuindo para a manuteno da sade e reduzindo o risco de acometimentos por morbidades. Essa literatura sobre os alimentos funcionais, referencia alguns critrios estabelecidos, tais como: exercer ao metablica ou fisiolgica que contribua para a sade fsica e para a diminuio de morbidades crnicas; integrar a alimentao usual; os efeitos positivos devem ser obtidos em quantidades no txicas, perdurando mesmo aps suspenso de sua ingesto; e, por fim, os alimentos funcionais no so destinados ao tratamento ou cura das doenas. Segundo Padilha e Pinheiro (2004), os principais alimentos funcionais so: fibras, cidos graxos poliinsaturados mega 3 (n-3), fitoqumicos, peptdeos ativos (arginina e glutamina), prebiticos (inulina e oligofrutose ou frutooligossacardeo), e os probiticos (lactobacilos acidfilos, casei, bulgrico e lactis). uma prioridade a pesquisa para a preveno do cncer de mama, e a utilizao de alimentos funcionais como compostos quimiopreventivos. A literatura unnime ao destacar a importncia da interveno diettica na preveno e recorrncia da neoplasia mamria. 1.1 Alimentos funcionais no cncer de mama mega 3 (n-3) O consumo excessivo de gordura est relacionado com o desenvolvimento do cncer de mama. A maioria dos estudos sugere que a associao entre cncer de mama e gordura mais dependente do tipo de gordura consumida do que da ingesto total desta. Dependendo do consumo de alimentos fontes de gordura entre os diversos pases, nota-se uma tendncia reduo das taxas de incidncia de neoplasia mamria naqueles cujo consumo de fontes de n-3, em especial, o leo de peixe, so elevados, como nos pases asiticos. (PADILHA e PINHEIRO, 2004) Em pesquisa realizada na Frana explorou a hiptese de que o cido -linolnico seria capaz de inibir o cncer de mama; usando o tecido mamrio como biomarcador do perfil qualitativo de ingesto de cidos graxos poliinsaturados, encontrou resultados semelhantes, sendo o risco relativo de cncer 4

CONEXO
de mama nas mulheres com alta quantidade de -linolnico no tecido adiposo mamrio de 0,36 (IC 95% 0,12-1,02; valor de p = 0,026). (PADILHA e PINHEIRO, 2004) evidente que o papel protetor dos cidos graxos n-3 no cncer de mama merecem ter um estudo aprofundado, tanto quanto as abordagens metodolgicas adequadas, assim como os seus mecanismos de ao, a fim de buscar compreender o papel desses cidos graxos na carcinognese mamria. cido Linolico Conjugado (CLA) Estudos experimentais evidenciam a atividade anticarcinognica do CLA na neoplasia mamria, e experimentos in vitro demonstraram que concentraes fisiolgicas deste cido graxo inibem o crescimento de clulas neoplsicas de mama de maneira dose-dependente. Padilha e Pinheiro (2004), destacam que:
Os possveis mecanismos responsveis pela inibio da carcinognese pelo CLA incluem: a reduo da proliferao celular, alterao nos componentes do ciclo celular, e mediao na inibio da apoptose. Alm disso, o CLA modula marcadores do sistema imune e a formao de eicosanides, atuando no metabolismo lipdico e na expresso gentica.

Certamente, o avano das pesquisas abordando o CLA como possvel mediador da tumorignese mamria, especialmente atravs de estudos epidemiolgicos, necessrio para esclarecer o seu papel na preveno e controle desta neoplasia. Fibras O papel da fibra tem levantado vrias publicaes sobre a reduo do risco de cncer de mama, aludindo que o aumento do consumo de fibras (frutas, vegetais e gros integrais) podem reduzir o risco desse tipo de cncer. Constata-se que dietas ricas em fibras esto associadas com a alterao da flora colnica, atuando na regulao da recirculao enteroheptica de estrognios, de tal forma que a quantidade de estrognio excretado aumentada. (PADILHA e PINHEIRO, 2004) Essa hiptese sobre o consumo de fibras diettica na reduo do risco de cncer de mama precisa ser mais testada. Vitaminas e Minerais 5

CONEXO
importante ressaltar as vitaminas antioxidantes, ou seja, as vitaminas A, C e E, que so as mais investigadas por sua atuao quimiopreventiva na carcionognese mamria. Estudos demonstram que mulheres com uma dieta rica em frutas e vegetais tem um risco reduzido de desenvolverem cncer de mama. Padilha e Pinheiro (2004) explicam que: Uma das aes das vitaminas e minerais a defesa contra as espcies reativas de oxignio, que so responsveis por danos ao DNA, regulao da diferenciao celular e, consequentemente, inibio do crescimento de clulas mamrias cancergenas. Considerando a vitamina A, o mecanismo envolvido na carcinognese incerto, porm, sua ao parece ser reconhecida bloqueando a fase inicial e a promoo da tumorignese mamria, assim como atuando na regulao da diferenciao celular, prevenindo um aumento de clulas com caractersticas de malignidade. (PADILHA e PINHEIRO, 2004) Considera-se a vitamina E um potente antioxidante, sendo reconhecida por reduzir a incidncia de tumores mamrios induzidos experimentalmente. Outra vitamina que tem seu possvel mecanismo de ao bloqueador da carcinognese mamria, tambm baseado na defesa antioxidante a vitamina C (cido ascrbico). Fitoqumicos Considerando os fitoqumicos relacionados neoplasia mamria, os fitoestrgenos, que so compostos fenlicos heterocclicos similares aos estrognios naturais e sintticos com propriedades tanto estrognicas quanto antiestrognicas, so os mais amplamente investigados, sendo as isoflavonas e as lignanas seus maiores representantes. (PADILHA e PINHEIRO, 2004) Pequisas experimentais e epidemiolgicas sugerem a hiptese de que as isoflavonas exercem um papel protetor no desenvolvimento de tumores mamrios, em especial entre a populao asitica. 2. ALIMENTOS FUNCIONAIS EM ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR Sinonmia De acordo com Anjo (2004) alm do nome alimento funcional, o angiologista poder se deparar com outros termos para designar esses alimentos. Um termo introduzido em 1989 foi nutracutico. Os suplementos dietticos se diferenciam dos alimentos funcionais porque no podem substituir uma dieta 6

CONEXO
diria e suas formas de apresentao esto mais prximas dos medicamentos. Fitoqumicos Encontradas em frutas e verduras, as substncias dos fitoqumicos podem ser ingeridas diariamente em determinadas quantidades e mostram potencial para modificar o metabolismo humano de maneira favorvel preveno do cncer e de outras doenas degenerativas (American Dietetic Association: ADA). Alguns alimentos possuem esses compostos em quantidade maior, destacando-se frutas ctricas, alho, repolho, soja, gengibre, cebola, tomate, berinjela, brcolis, couve-flor, aveia, cebolinha, menta, organo, pepino, salsa e aafro. A ingesto mdia de fotoqumicos de aproximadamente 1 g a 1,5 g/ dia em uma dieta que inclua frutas, verduras, ch e vinho tinto. (ANJO, 2004) Terpenides Os terpenides encontram-se nos alimentos verdes, na soja e nos gros. Apresentam atividade antioxidante e interao com os radicais livres por diviso de sua extensa cadeia carbnica em membranas lipdicas. Os carotenides so um tipo de terpeno altamente pigmentado (amarelo. Laranja e vermelho) presente nas frutas e verduras. Compostos nitrogenados Consumir alimentos ricos em compostos nitrogenados uma forma de proteo contra carcinognese e mutagnese. Os glucosinolatos contm enxofre e esto presentes em alimentos como brcolis, couve-flor, repolho, rabanete, palmito e alcaparra, sendo ativadores das enzimas de detoxificao do fgado. (ANJO, 2004) Metablitos fenlicos De acordo com Anjo (2004) os mais importantes metablitos fenlicos so os cidos fenlicos (cidos hidroxibenzicos e hidroxicinmicos), os polifenis e os flavanides. O sabor amargo e adstringente da maioria dos alimentos e bebidas que contm essas substncias se deve presena de compostos fenlicos. Os taninos, de alto peso molecular, esto presentes nos vinhos e do o sabor adstringente. Os de baixo peso molecular tendem ao sabor amargo. A catequina, presente no ch verde, responsvel pela proteo contra doenas cardiovascular aterosclertica. cidos graxos Encontram-se relacionados com a preveno de doenas cardiovasculares, atravs da reduo dos nveis de triglicerdeos e colesterol sanguneo, 7

CONEXO
aumentando a fluidez sangunea e reduzindo a presso arterial. Esse grupo composto pelos cidos graxos poliinsaturados, (destacando as sries mega 3 e 6), encontrados em peixes de gua fria (salmo), leos vegetais, semente de linhaa, nozes e alguns tipos de vegetais. Tem-se demonstrado importncia de conhecer os nveis de cido graxos mega 3 presentes na carne de peixes provenientes de ambiente natural e de cultivo. Atualmente, tem-se utilizado a incorporao de cidos graxos n-3 a alimentos. Na Europa prtica comum a formulao de pes e margarinas com leo de peixe. A produo de ovos com teores elevados de DHA possvel, alimentando-se as galinhas com raes enriquecidas com este cido, geralmente atravs da adio de microalgas. A incorporao de cidos graxos n-3, especialmente a pes, tem sido indicada como um procedimento ideal, pois o dixido de carbono gerado durante o assar age como antioxidante, prevenindo a oxidao dos cidos graxos n-3, enquanto os pes esto sob altas temperaturas. (SUREZ-MAHECHA, 2002) Oligossacardeos e polissacardeos Conhecidos como fibra alimentar, os oligossacardeos e polissacardeos tem os efeitos do seu uso na reduo de nvel de colesterol sanguneo e a diminuio do risco de desenvolvimento de cncer, decorrentes de trs fatores: capacidade de reteno de substncia txicas ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal durante processos digestivos; reduo do tempo do trnsito intestinal, promovendouma rpida eliminao do bolo fecal, com reduo do tempo de contato do tecido intestinal com substncias mutagnicas ou carcinognicas; e formao de substncias protetoras pela fermentao bacteriana dos compostos da alimentao. (ANJO, 2004) Alimentos prebiticos e probiticos Prebiticos: so carboidratos complexos (considerados fibras), resistentes s aes das enzimas salivares e intestinais. Ao atingirem o clon, produzem efeitos benficos microflora colnica. Probiticos: so suplementos alimentares que contm bifidobactrias ou bactrias benficas para a melhora do balano intestinal atravs da colonizao do intestino por outras espcies, do controle do colesterol, das diarrias e da reduo do risco do desenvolvimento do cncer. Tm a funo de estimular o sistema imunolgico e alterar o mecanismo microbiano. (ANJO, 2004) Dados evidenciam que o aumento de consumo de soja mostra uma 8

CONEXO
reduo do risco de doena coronariana e cncer, e estudos tambm mostram os seus efeitos prejudiciais, portanto, o limite mximo de consumo de cada alimento ainda precisa ser estabelecido. CONCLUSO Atravs dos alimentos funcionais e nutracuticos, ressalta-se a importncia destes compostos no aumento da expectativa de vida da populao, uma vez que o crescente aparecimento de doenas crnicas tais como a obesidade, a aterosclerose, a hipertenso, a osteoporose, o diabetes e o cncer tm ocasionado uma preocupao maior, por parte da populao e dos rgos pblicos da sade, com a alimentao. Diante do estudo, percebeu-se que a quimiopreveno mediante os alimentos funcionais emerge como um importante instrumento na preveno e controle do cncer de mama, sugerindo mecanismos de ao anticarcinognicos, antioxidantes, antiinflamatrios, anti-hormonais, antiangiognicos, dentre outros. Os estudos ainda so insuficientes na identificao desse papel de preveno e controle do cncer de mama. No ponto de vista mdico no h alimentos bons ou ruins, mas dietas boas ou ruins. O angiologista e o cirurgio vascular devem ter conhecimento que permita fazer esta distino para melhor orientar seu paciente. O controle da obesidade fundamental, tanto para o controle da doena aterosclertica como da doena varicosa. (ANJO, 2004) Contudo, uma dieta saudvel e rica em vegetais, frutas, gros integrais e sem excesso de gordura, oferece componentes alimentares com possvel efeito benfico na reduo dos risco de neoplasia mamria, tanto quanto para as doenas cardiovasculares. Um fato importante a salientar que esses alimentos tambm no podem ser consumidos com exagero. Sendo produtos que contm substncias ativas na sua composio, o excesso de consumo pode provocar efeitos danosos se a ingesto ultrapassar a dose diria recomendada. Isso importante, se considerarmos todos os segmentos vulnerveis da sociedade.

CONEXO
BIBLIOGRAFIA ANJO, Douglas Faria Corra. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. J Vasc Br 2004; Vol. 3, N2: 145-154. Copyright 2004 by Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. DUARTE, Dr. Luiz Jos Varo. Alimentos funcionais. Porto Alegre, RS: Artes e Ofcios, 2006. MORAES, Fernanda P.; COLLA, Luciane M. Alimentos funcionais e nutracuticos: definies, Legislao e benefcios sade. Revista Eletrnica de Farmcia Vol 3(2), 109-122, 2006. ISSN 1808-0804. PADILHA, Patricia de Carvalho; PINHEIRO, Rosilene de Lima. O Papel dos Alimentos Funcionais na Preveno e Controle do Cncer de Mama. Revista Brasileira de Cancerologia 2004; 50(3): 251-260. SUREZ-MAHECHA, Hctor; Alicia de FRANCISCO; Luiz Henrique BEIRO; Jane Mara BLOCK; Adriana SACCOL; e, Sandra PARDO-CARRASCO. Importncia de cidos graxos poliinsaturados presentes em peixes de cultivo e de ambiente natural para a nutrio humana. B. Inst. Pesca, So Paulo, 28(1): 101 - 110, 2002 101. Boletim do Instituto de Pesca, So Paulo, 28(1): 101 - 110, 2002. Costa, Neuza Maria Brunoso/Rosa, Carla de Oliveira Barbosa. Alimentos Funcionais componentes Bioativos e Efeitos Fisiolgicos. 1 ed. So Paulo,SP: Editora Rubia, 2010. Santos, Andirasio Donato dos. Guia de Sade e Alimentos Funcionais. 1 ed. So Paulo, SP: Editora Cincia Moderna,2010. Pimentel Carolina, Francki Valeska Mangini, Gollucke.Andria Pittelli Boiago. Alimentos Fracionais Introduo s principais substncias Bioativa em Alimentos. 1 ed. So Paulo, SP: Editora Varela, 2010. Duarte, Dr Vara. Alimentos Funcionais. 1 ed. So Paulo,SP:Editora Artes e Ofcios, 2006. 10

CONEXO
Wright, Janet. 100 Receitas de Sade Alimentos Funcionais.1 ed. So Paulo,SP: Editora Publifolha,2009. Torres, Elizabeth A.F.S, Alimentos do Milnio A importncia dos Trangnicos, Funcionais e FItoterpicos, Funcionais para a Sade. 1 ed. So Paulo,SP: Editora Signus, 2011. Salgado,Jocelem Mastrodi, Guia dos alimentos funcionais Dieta Alimentar,1 ed.So Paulo,SP:Editora (RJ),2009. Credidio, Edson.Alimentos Funcionais na Nutrologia, 4 ed. So Paulo, SP: Editora Ottoni Editora, 2008. F.Pinto,Joo. Nutracuticos e Alimentos Funcionais, 1 ed. So Paulo, SP: Editora Lidel edies tcnicas, 2011.

11

Вам также может понравиться