Вы находитесь на странице: 1из 23

ESAB ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ADMINISTRAO FINANCEIRA

ANLISE AMBIENTAL: FATOR DE SUCESSO NA GESTO ESTRATGICA EMPRESARIAL.

Marcelo Magno Rocha Nascimento Vila Velha, fevereiro de 2006

MARCELO MAGNO ROCHA NASCIMENTO

ANLISE AMBIENTAL: FATOR DE SUCESSO NA GESTO ESTRATGICA EMPRESARIAL.

Artigo apresentado como requisito para qualificao plena no curso de Administrao Financeira da Escola Superior Aberta do Brasil ESAB.

Vila Velha, fevereiro de 2006

SUMARIO

INTRODUO........................................................................................... 3 1. DEFINIES DE TERMOS................................................................... 4 1.1.Planejamento........................................................................................ 4 1.2.Anlise Ambiental................................................................................. 5 1.3.Ambiente............................................................................................... 5 1.4. Estratgia............................................................................................. 6 2. ANLISE AMBIENTAL: FUNDAMENTOS.............................................. 8 2.1. Ferramentas de Anlise Ambiental.................................................... 10 2.1.1.Anlise SWOT.................................................................................. 11 2.1.2.Anlise do Campo de Foras........................................................... 12 2.1.3.Anlise setorial e da concorrncia................................................... 12 2.1.3.1. As cinco foras competitivas bsicas segundo Porter................. 13 2.1.4. A anlise do ambiente interno......................................................... 14 3. ADMINISTRAO ESTRATGICA...................................................... 16 3.1. Planejamento..................................................................................... 16 3.2. Organizao....................................................................................... 17 3.3. Direo............................................................................................... 17 3.4. Controle............................ ............................................................... .17 4. ANLISE AMBIENTAL NA GESTO EMPRESARIAL GUISA DE CONCLUSO...................................................................................... 19 REFERNCIAS......................................................................................... 21

INTRODUO

Pretendemos com este trabalho realizar uma pesquisa bibliogrfica para precisar melhor a funo da anlise do ambiente empresarial na gesto moderna. Utilizamos a metodologia da pesquisa de forma a buscar um conhecimento detalhado das diversas formas de anlise para a compreenso de sua funo em eu impacto na elaborao das estratgias empresariais e ainda a necessidade do monitoramento constante do ambiente para alcanar os resultados desejados. No foi em momento algum nosso intuito esgotar o tema, vasto e abrangente, mas incentivar o seu estudo acadmico do tema como forma de criar nos colegas um maior incentivo anlise dos fatores que geram algum impacto no gerenciamento de suas empresas ou locais em que trabalham. Analisamos dessa forma os conhecimentos bsicos dos termos usados, as funes administrativas e algumas formas de anlise ambiental, criando laos entre a anlise e a gesto, alterando a premissa de que anlise ambiental se faz na elaborao de planos e de estratgias, dando conotao de necessidade administrativa, uma vez que dela se deve valer para a boa gesto empresarial.

1. DEFINIES DE TERMOS

Cabe, em um primeiro momento de nossa investigao, apontar os conceitos que estaro mais envolvidos nas abordagens que faremos, de forma a permitir o perfeito entendimento do tema de que trataremos. Veremos, implcita ou explicitamente neste trabalho temas como estratgia, anlise ambiental, planejamento e ambiente, que assim ditos parecem simples, mas que aos olhos investigativos tero conotao diferente da que casualmente nos acostumamos a encarar.

1.1.PLANEJAMENTO
Pode ser definido como o desenvolvimento de alternativas e a conseqente escolha das alternativas mais adequadas a consecuo de um objetivo, utilizando-se de instrumentos e recursos disponveis na organizao. Planejamento ainda definido como a atividade pela qual administradores analisam condies presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado do modo mais eficiente, eficaz e efetivo, o que envolve as atividades de antecipar, influenciar e controlar a natureza e direo de mudanas. Planejamento um processo contnuo envolvendo noes de percepo, anlise, pensamento conceitual, comunicao e ao.

O processo de planejar envolve diversas fases, sendo uma das mais importantes a anlise do ambiente em que se insere a organizao, de forma a permitir-lhe mais consistncia. Atualmente, como afirma Zaccareli (2000), o planejamento, principalmente o chamado planejamento estratgico cede vez estratgia moderna, mas seu legado positivo no se pode esquecer, uma vez que ao dedicar tempo para a anlise das ameaas, oportunidades, pontos fortes e fracos, amplia em muito a viso do estrategista. A anlise SWOT, leva o analista a abrir os horizontes do pensamento, considerando problemas gerais e no se prendendo a aspectos particulares, especficos de um setor. Ela permite a visualizao de como criar a estratgia para se proteger das ameaas, aproveitar as oportunidades, corrigir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes da organizao.

1.2. ANLISE AMBIENTAL


O estabelecimento de pressupostos para o planejamento uma importante tarefa exercida pela administrao, determinando cenrios futuros, que se referem aos ambientes interno e externo da organizao, levando em considerao os aspectos diversos que influem no sucesso ou no da organizao, pois como afirmam Vasconcelos e Cyrino (2000, p. 24), a partir da anlise objetiva de seu ambiente que a firma ser capaz de identificar a posio mais favorvel.

1.3. AMBIENTE
Ao falarmos de ambiente, devemos ponderar que a nomenclatura ambiente. interno e ambiente externo so importantes, mas no so bastante para compreender o que analisar e o peso de cada fator desses ambientes no sucesso de um empreendimento. Considera-se de suma importncia estar atento aos ambientes empresarial, operacional, setorial, macroambiental.

Consideramos ambiente empresarial o conjunto de operaes, recursos e controles internos organizao. Este o conhecido ambiente interno, ao qual nos reportamos em diversas anlises para o desenvolvimento das estratgias e polticas da empresa. Ambiente operacional o que se refere constantemente aos stakeholders, aqueles que so direta ou indiretamente afetados pelas decises da administrao da organizao. O conjunto formado pelos ambientes empresarial e operacional pode ser denominado como ambiente de tarefa, que onde se encontram os fatores diretamente relacionados ao funcionamento e aos objetivos enfocados pela organizao. Conhecemos como ambiente setorial ou competitivo, o ambiente em que encontramos nossos concorrentes diretos e indiretos, sendo a encontrados os fatores que nos impulsionam no desenvolvimento e implementao de novas polticas e estratgias empresariais, sejam elas de manuteno, crescimento ou desinvestimento. O macroambiente exatamente o ambiente geral das empresas, o qual elas dificilmente conseguem alterar, mas que a qualquer alterao nos seus componentes, quais sejam os ambientes social, econmico, poltico, tecnolgico, geram a necessidade de reviso imediata nos enfoques estratgicos das diversas organizaes que neles se inserem. Na anlise do macroambiente, deveremos nos ater principalmente no que for mais relevante para o setor ao qual pertena a organizao em que se planeja e exerce o gerenciamento estratgico.

1.4. ESTRATGIA
Apesar de j ser um tema recorrente no meio acadmico, ainda existem vrias correntes na definio do conceito de estratgia, aqui adotaremos aquela que aplica mesma o conceito de Fahey (1999, p.8), que afirma que esta, acima de

tudo diz respeito a vencer no mercado, sendo necessrio para tanto criar ou alavancar mudanas no ambiente, atravs da constante adaptao de produtos, servios, procedimentos, e, sobretudo, antecipar as mudanas nas condies competitivas, colocando-se na vanguarda do processo competitivo. O termo estratgia vem de uma palavra grega, que tinha conotao militar (estratgos general), derivando da tambm o verbo estrategein, que significava elaborar um plano. A linguagem cientfica e a administrao adotaram este termo, aplicando-o teoria dos jogos, aos modelos matemticos e finalmente organizao. Segundo afirma Oliveira (1991, p.), a finalidade das estratgias estabelecer caminhos, cursos, programas de ao a ser seguidos para alcanar objetivos estabelecidos e ajustar a organizao a seu ambiente, ou este empresa, alterando caractersticas de uma e de outro, de acordo com a necessidade. H que se recordar que a estratgia sozinha no determina o sucesso ou o fracasso da organizao, existem outros fatores, logicamente, que devem ser apontados como uma boa administrao e o envolvimento dos diversos nveis hierrquicos e das pessoas da organizao no seu desenvolvimento e implementao, dando seqncia ao processo administrativo, considerando as funes administrativas (planejamento, organizao e controle)

complementadas com uma viso e ao estratgica, tornando mais eficaz a prtica da gesto na organizao, o que possibilitar estratgia o sucesso que lhe subjacente.

2. ANLISE AMBIENTAL: FUNDAMENTOS

Conforme Tachizawa e Rezende (2000. p. 5), captar e compreender as grandes tendncias que esto se delineando para os prximos anos to vital para a gesto estratgica das organizaes quanto administrar os problemas do dia-a-dia, e como podemos observar ao nosso redor, existe hoje um conjunto de transformaes nas relaes empresariais e humanas ocorrendo que podem influir no ambiente empresarial moderno, seja positiva ou negativamente. Podemos observar isso com freqncia nos acontecimentos que nos cercam. Na estrutura econmica mundial podemos observar a crescente globalizao e abertura dos mercados, possibilitando ao mesmo tempo vrias oportunidades e ameaas s organizaes de determinado local, como por exemplo a ampliao de mercado consumidor para vrios produtos (como oportunidade) e o aumento de concorrentes potenciais e diretos (como ameaa). Localmente, podemos notar que economicamente o pas tem lidado melhor com as ameaas econmicas do mercado globalizado, mas ainda fica merc dos movimentos externos, o que gera muita incerteza no mercado interno. Mas, apesar disso, nos tornamos competitivos frente a um mercado amplo e internacional.

O ambiente tecnolgico um indicativo de vrias mudanas, que transformam a maneira de pensar e agir administrativamente. So vrios os feitos e desfeitos da tecnologia no dia a dia das organizaes, aumentando ou diminuindo sua.capacidade diante da concorrncia e at mesmo de clientes. A relao da empresa com o cliente outra mudana que apareceu nestas duas ltimas dcadas de forma acentuada e que modifica muito o gerenciamento das organizaes, obrigando a uma mudana de

comportamento organizacional enorme para no mais tratar o cliente como o fregus, mas como o consumidor, um parceiro que se deve manter. Outra mudana essencial que ocorre no ambiente empresarial a relao de emprego, que se transforma, criando oportunidades de servio muito grande, como as terceirizaes, as parcerias, entre outras, que j no mais apresentam o emprego como a nica forma de trabalho, mas como uma das formas. Surgem a as cooperativas de trabalho, que congregam pessoas com um conhecimento especfico para prestar servios s empresas. Diante de tantas mudanas, como manter coerentes o pensamento e a prtica administrativa? As mudanas ambientais vm se acentuando em tamanha velocidade que a perplexidadetoma conta de muitos gestores das organizaes. Dessa maneira, a anlise ambiental tornou-se um instrumento e acima disso um fator de extrema importncia no alcance de objetivos e gerenciamento proativo das organizaes. A utilizao das anlises com o intuito de elaborar cenrios futuros provveis e estratgias de atuao diante de cada um, torna a gesto empresarial algo muito mais profissional, sendo, portanto, um instrumento de planejamento e, acima disso, uma metodologia de criao de futuros possveis diante das mudanas ambientais que impactam a organizao. Em seu trabalho, Tachizawa e Rezende (2000, p. 6), j preconizavam que essa capacidade de sintonia com o ambiente maior pode vir a ser o principal

10

diferencial competitivo de organizaes num mercado em transformao, respondendo pela diferena entre ser levado pelas mudanas e interagir com elas, buscando influenciar o prprio processo de renovao do ambiente. Os fundamentos em que nos baseamos para realizar as anlises so basicamente resumidos em trs fatores importantes para o processo de diagnose empresarial e ambiental: a turbulncia ambiental, que trata das acentuadas mudanas que ocorrem no ambiente organizacional; as estratgias adotadas pela organizao e pelos seus stakeholders (clientes, fornecedores, mo de obra, concorrentes, etc); e a capacitao da organizao para lidar com mudanas e definir suas prioridades diante do comportamento ambiental contingente que a cerca. A base conceitual em que se apia a anlise ambiental a teoria de sistemas, e de forma mais complexa a abordagem contingencial, devido considerao que as mesmas fazem da interao ambiental e da necessidades relacional das vrias organizaes que compem o ambiente empresarial. O propsito da anlise ambiental se torna claro ao considerarmos a necessidade relacional e a premncia de um controle maior das mudanas ambientais para se adaptar ou prever as necessrias mudanas internas para a adequao da organizao ao seu ambiente. Certo e Peter (1993) , ao se referirem sobre esse propsito, acreditavam que este seria o de avaliar o ambiente organizacional de. modo que a administrao possa reagir adequadamente e aumentar o sucesso organizacional, responder s questes crticas do ambiente que sejam significativas para a organizao.

2.1. FERRAMENTAS DE ANLISE AMBIENTAL


Passamos agora exposio de ferramentas disponveis para a anlise ambiental da organizao. Acreditamos que sejam muito teis, mas no so receitas de bolo para a anlise. Essas so algumas das mais utilizadas, como Fahey e Randall, entre outros, nos demonstram em vrias obras sobre estratgia empresarial. As experincias de vrias organizaes e consultorias

11

so muito interessantes e a criatividade deve ser incentivada nessa rea do conhecimento administrativo. 2.1.1. Anlise SWOT - a anlise SWOT, sigla inglesa que significa Strengths Foras, Weakness - Fraquezas, Opportunities - Oportunidades, Threats Ameaas, efetuada para diagnosticar ambientes interno e externo da organizao, identificando, conforme o prprio nome, os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaas da organizao, atravs da anlise dos dados controlveis no ambiente e identificao de dados ano controlveis, para potencializar o desempenho da organizao frente ao ambiente e ao mercado. Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos

acadmicos a SWOT Analysis estuda a competitividade de uma organizao segundo quatro variveis: strengths (foras), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaas). Atravs desta metodologia poder fazer-se a inventariao das foras e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaas do meio envolvente; e do grau de adequao entre elas. Quando os pontos fortes de uma organizao esto de acordo com os fatores crticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado a empresa ser, por certo, competitiva no longo prazo. uma ferramenta que procura identificar os fatores crticos de sucesso da organizao, permitindo-lhe o desenvolvimento de estratgias e formas de ao frente s necessidades mais prementes da organizao. No ambiente interno, ela procura se fazer perguntas sobre a performance quantitativa da organizao, a anlise dos custos e da rentabilidade dos diferentes produtos, seu portflio e dos recursos que a mesma possui, de forma a localizar ali seus pontos fortes e fracos, e identificar tambm pontos neutros que possam ser melhorados e potencializados de forma criativa para o desenvolvimento empresarial.

12

J na anlise externa, o SWOT identifica as oportunidades e ameaas, atravs da anlise dos pontos relevantes no meio ambiente da organizao, da dimenso, estrutura e tendncia evolutiva do mercado em que se insere, do comportamento e motivo (critrios, atitudes) de consumo e compra, dos.meios de distribuio adotados pelo mercado e da anlise da forma de atuao da concorrncia, de forma a aproveitar melhor as oportunidades e diminuir as ameaas existentes no ambiente, prevendo as necessrias alteraes para criar e aumentar os fatores crticos de sucesso da estratgia que se adote e, por conseqncia, da organizao. 2.1.2. Anlise do Campo de Foras - uma anlise onde a partir de uma situao problmica, so definidas as foras que restringem e as que impulsionam a soluo. Sendo assim a melhor soluo seria encontrada na ponderao entre pesos que se arbitram de acordo com a intensidade com que podem influenciar o resultado final da organizao Esta ferramenta procura diagnosticar entre as ameaas e oportunidades um perfil explorativo, avaliando e hierarquizando o impacto de cada uma das encontradas sobre a organizao. Ela permite definir mais claramente que fatores ambientais esto ou estaro gerando um impacto sobre o sucesso da organizao, definindo se este impacto forte ou fraco, positivo ou negativo. Essa hierarquizao permitir definir melhor as estratgias a serem adotadas, visto que tero um foco maior sobre as ameaas e oportunidades ambientais que a empresa encontra. Cremos ser muito mais positiva a sua utilizao aps o SWOT, por j ter feito um levantamento e uma anlise dos ambientes interno e externo, aprimorando mais a viso da realidade organizacional com a hierarquizao das situaes a serem enfrentadas no trabalho administrativo. 2.1.3. Anlise setorial e da concorrncia - um conceito muito importante, difundido por Michael E. Porter, a anlise setorial e da concorrncia fundamental na anlise e definio de estratgias de sucesso que permitam o

13

sucesso empresarial no mundo moderno. Dela se extraem bases conceituais importantssimas para a criao de estratgias que sejam condizentes com o mercado em que atua a organizao, influenciando de maneira profunda na possibilidade de sucesso delas, e acentuadamente a maneira como a empresa ter de lidar com as mudanas concorrenciais no curso das estratgias que adote. Para essa anlise, utilizamos o modelo das cinco foras que dirigem a concorrncia em uma indstria, que aqui chamamos de setor, que Porter (1991) difunde dessa maneira:
O modelo das cinco foras que dirigem a concorrncia numa indstria aplicvel na etapa da anlise ambiental do planejamento estratgico. Segundo este modelo, o grau da concorrncia em uma indstria depende de cinco foras competitivas bsicas. o conjunto destas foras que determina o potencial de lucro final na indstria.

2.1.3.1. As cinco foras competitivas bsicas segundo Porter. As cinco foras competitivas segundo Porter so as seguintes: Fornecedores onde so analisados os aspectos referentes ao poder de negociao dos fornecedores, sua concentrao, importncia do volume para os fornecedores, impacto dos insumos sobre os custos, custo das mudanas de fornecedores; Substitutos em que analisamos a ameaa de produtos ou servios substitutos, seu desempenho de preo, propenso do comprador a substituir; Compradores para que efetuemos anlise do poder de negociao dos compradores, concentrao de compradores x concentrao de empresas, volumes de compra, custo das mudanas decompradores, capacidade de recuperao/superao de produtos substitutos, incentivos dos que tomam as decises de compra;

14

Ingressantes Potenciais em que avaliamos a ameaa de novos entrantes no setor, na indstria, as barreiras de entrada, tecnologia empregada, economias de escala, exigncias de capital, acesso distribuio, expectativas de retaliao; Concorrentes na Indstria ou ainda grau de rivalidade, onde realmente se avaliam a concentrao e o equilbrio entre os custos fixos e o valor agregado, crescimento do setor, diferenas dos produtos, identidade da marca, diversidade de concorrentes, barreiras de sada, entre outros. 2.1.4. A anlise do ambiente interno - Ambiente interno so todos os elementos que, atuando dentro de uma organizao so relevantes para sua operao. A avaliao do ambiente interno deve ser feita considerando sua posio estratgica no mercado e dos pontos fortes e fracos da mesma nas diversas funes ou atividades caractersticas da organizao, como: Funo Administrativa A anlise da estrutura organizacional, da capacitao e habilidades dos administradores, os valores da administrao, os sistemas, processos e regulamentos, o conhecimento do ramo de negcio. Funo Mercadolgica Analisar basicamente os produtos, sistemas de distribuio, capacidade da fora de vendas, a fora da propaganda e promoo, poder.de compra dos consumidores, as polticas mercadolgicas. Funo Manufatureira Analisar a localizao da empresa em relao aos mercados de consumo e suprimentos, os equipamentos e instalaes, o processo de produo, a qualidade, o sistema de custeio e a poltica de pesquisa e desenvolvimento. Funo Financeira Anlise dos resultados, planejamento financeiro e oramentao, a poltica financeira e de alocao de recursos organizacional, anlise dos custos, muitas vezes realizada com a ferramenta da cadeia de valor.

15

Funo Recursos Humanos Analisar as polticas de recursos humanos, salrios e benefcios, comportamento do pessoal, planos de carreiras e salrios. A anlise dessas funes e da posio estratgica da organizao no mercado ajudar a conhecer qual a vantagem competitiva dela, conduzindo a um esforo em sua manuteno e criao de valor para a empresa a partir deste conhecimento, gerando um aprofundamento das estratgias adotadas sobre esta vantagem, e a definio de foco estratgico que se pretende adotar.

16

3. ADMINISTRAO ESTRATGICA

Administrar a arte de dirigir uma organizao, que deve ser a reunio de recursos humanos, materiais e tecnolgicos visando atingir um objetivo. A Administrao Estratgica um processo que se compe de quatro passos e elementos distintos mas interligados (planejamento, organizao, direo e controle), formando um conjunto homogneo e dinmico que permite gerenciar a empresa e suas estratgias, criando condies de a mesma alcanar o sucesso pretendido. O seu comeo acontece nos primeiros levantamentos de dados, que so realizados na fase de anlise do ambiente empresarial, primeiro momento do planejamento estratgico. Ainda podemos acrescentar as palavras de Tachizawa e Rezende (2000, p. 27) ao definirem Gesto Estratgica:
... o processo de adaptao contnua que as organizaes tm de enfrentar, mudando hbitos, temperamento, cultura, estratgias, posturas, no sentido de, adaptando-se s turbulncias do meio ambiente e s tendncias futuras, agregar valor para o cliente, seguindo na constante e interminvel busca da excelncia, o que viabilizar... a sua sobrevivncia a longo prazo.

Vejamos os quatro componentes da gesto estratgica e sua importncia:

3.1. PLANEJAMENTO

17

Processo de levantamento e anlise da situao atual da organizao, culminando na elaborao de um plano que retrate a situao atual da empresa e, considerando dados histricos da mesma, defina um rumo a ser seguido, bem como o seu escopo, misso, viso e valores adotados, ajustando estratgias a seremimplementadas e gerenciadas para o alcance dos objetivos nele contidos.

3.2. ORGANIZAO
a organizao, alocao, estruturao e integrao dos recursos disponveis, considerando as estratgias adotadas com o intuito agrupa-los de maneira lgica e determinar as atividades e processos necessrios ao alcance dos objetivos e interao com as necessidades e cenrios ambientais; estruturar setores e atividades, definindo estrutura organizacional, cargos e tarefas nos diversos nveis organizacionais, alm de definir o sistema de responsabilidade, autoridade, comunicao e deciso das unidades organizacionais.

3.3. DIREO
O papel da direo relaciona-se com a ao, competindo-lhe acionar e dinamizar e empresa e seus recursos, surgindo a necessidade que a impele, qual seja a de supervisionar os recursos alocados, tornando-os interativos e integrados com os fatores ambientais, alm de trabalhar profundamente os recursos humanos, aplicando as pessoas certas em cargos e funes, treinando-as e motivando-as para alcanarem os resultados que delas se espera. Dirigir ver os planos e instruir sobre a melhor maneira de executa-los, capacitando a equipe para buscar o objetivo proposto nos planos, alm de mostrar-lhes a.viso de futuro que ele imprimem empresa. nessa parte do processo que se deve trabalhar os contedos de superviso, liderana, motivao, treinamento, participao, estilos de gesto, comprometimento e deciso.

18

3.4. CONTROLE
A finalidade desta parte do processo administrativo assegurar que os resultados e a viso de futuro planejados sejam consolidados, ou seja, que os planos traados com seus objetivos sejam alcanados. Para isso, sua razo de ser se encontra na verificao do planejado e do ocorrido, para realizar os ajustes necessrios, no tempo certo, objetivando a realizao plena dos planos e a consolidao da viso de futuro que a empresa apresenta. Ele dever ser feito atravs do estabelecimento de padres que representem o desempenho desejado, que guiaro as decises a serem tomadas para seu alcance; a observao do desempenho, para conhecer possveis desvios e incorrees no mesmo, o que acontecer com a comparao entre o padro esperado e o observado, para ento realizar os acertos necessrios, corrigindo possveis desvios e incorrees, observando-se, ainda, o ambiente, de forma a ajustar tambm os padres e desempenho observado, em tempo hbil para permitir o alcance pleno dos resultados. O sucesso, segundo Gates (1995, p. 52), um pssimo professor.
induz gente brilhante a pensar que impossvel perder. Alm do mais um guia precrio do futuro. O que hoje parece o plano empresarial perfeito ou a ltima palavra em tecnologia amanh pode estar to desatualizado quanto a televiso a vlvula ou o computador mainframe.

A partir disso, se pode inferir que a obteno do sucesso na gesto estratgia das organizaes se encontra no resultado de um acompanhamento constante, de um monitoramento apurado do ambiente empresarial, de forma a sustentar as bases de uma boa gesto que, de forma integrada, se torna mais flexvel ao ambiente, moldando-se de acordo com as necessidades e modificando sua forma de trabalho junto s diversas comunidades em que venha a atuar de acordo com os parmetros que o ambiente empresarial lhe indicar. No se deve dormir sobre os louros da vitria, mas buscar suplanta-los, para que no se corra o risco de ser arremessado ao passado pelas atitudes que se tomar.

19

4. ANLISE AMBIENTAL NA GESTO EMPRESARIAL GUISA DE CONCLUSO

Diante do que se tornaram conhecidas como funes administrativas, torna-se mpar ao bom administrador captar e compreender as grandes tendncias que se delineiam no ambiente empresarial que, quando transformadas em informaes e conhecimentos, daro significado s coisas e revelaro os desafios que as organizaes tero pela frente. Ao estar em constante sintonia com o ambiente, o administrador cumprir o papel de coordenar as atividades, integrando os recursos da organizao, humanos, materiais, tecnolgicos e principalmente financeiros, adaptando-os de acordo com a necessidade, mudando hbitos, temperamentos e cultura, alterando rumos e estratgias, para conseguir alcanar um determinado fim, alcanar o seu objetivo. Cumpre aqui levar em considerao alguns fatores relevantes para entendermos o processo e a necessidade da anlise ambiental como fator de sucesso na gesto empresarial. Um deles seria a constante mudana, a instabilidade geral que se instalou no ambiente. J no vivemos em economias nacionais mas em um sistema econmico global que aproxima mais as empresas e os mercados consumidores dos mais diversos pases.

20

Em decorrncia do fator anterior, entendemos que os concorrentes das organizaes passam a ser de qualquer lugar e de qualquer setor, com maior ou menor intensidade de acordo com as anlises e com o foco que cada setor/organizao tenha. O.administrador no pode mais considerar como seu concorrente o vizinho ali da esquina. Sun Tzu, em A arte da guerra, dizia que a guerra, ou o conflito, deve ser avaliada de cinco maneiras: o caminho, as condies do tempo, o terreno, a liderana e a disciplina. Da considerarmos importante e necessrio aos administradores o conhecimento e avaliao do ambiente, da concorrncia e a si prprio para definir as estratgias e as tticas que sero utilizadas com a inteno de alcanar a obteno dos objetivos traados nos planos.

21

REFERNCIAS

BORNHOLDT, Werner. Orquestrando empresas vencedoras: guia prtico de administrao de estratgias e mudanas. Rio de Janeiro; Campus, 1997. CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administrao estratgica: planejamento e implantao da estratgia. So Paulo; Makron Books, 1993. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 4. ed. So Paulo; Makron Books, 1993. CLEMENTE, Ademir (org.). Projetos empresariais e pblicos. So Paulo; Atlas, 1998. FAHEY, Liam. RANDALL, Robert M. MBA: curso prtico estratgia. 2.ed. Rio de Janeiro; Campus, 1999. FERREIRA, Ademir Antonio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gesto empresarial: de Taylor aos nossos dias. So Paulo; Pioneira, 1997. GATES, Bill. A estrada do futuro.So Paulo; Companhia das Letras, 1995. KAY, John. Fundamentos do sucesso empresarial. Rio de Janeiro; Campus, 1996. MOTTA, Paulo Roberto. Gesto contempornea: a cincia e a arte de ser dirigente. 6. ed. Rio de Janeiro; Record, 1995. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Estratgia Empresarial: uma abordagem empreendedora. 2.ed. So Paulo; Atlas, 1991. PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 16. ed. Rio de Janeiro; Campus, 1996. ______. Vantagem competitiva das naes. 8. ed. Rio de Janeiro; Campus, 1989. ______. Estratgia Competitiva para anlise da indstria e da concorrncia. 9.ed. Rio de Janeiro;Campus, 1991.

22

SENGE, Peter M. (org.). A dana das mudanas. Rio de Janeiro; Campus, 1999. TACHIZAWA, Takeshy; REZENDE, Wilson. Estratgia Empresarial: tendencies e desafios umenfoque na realidade brasileira. So Paulo; Makron Books, 2000. TRANJAN, Roberto Adami. No durma no ponto: o que voc precisa saber para chegar l. So Paulo;Gente, 1999. VASCONCELOS, Flavio C.; CYRINO, lvaro B. Vantagem competitiva: os modelos tericos atuais e aconvergncia entre estratgia e teoria organizacional. RAE Revista de Administrao de Empresas. So Paulo, ano 4, n. 40. p. 20-37, 2000. WRIGHT, Peter L. Administrao Estratgica: conceitos. So Paulo; Atlas, 2000. ZACCARELLI, Sergio B. Estratgia e sucesso nas empresas. So Paulo; Saraiva, 2000.

Вам также может понравиться