Вы находитесь на странице: 1из 4

O Padre e a Moa: censura, igreja e estado 1

Acredito que as solues de questes formais em um filme devem ocorrer, quase automaticamente, como decorrncia de uma posio ideolgica fundamental assumida pelo autor. Acontece que eu ainda ando a procura de minha definio e uso o prprio cinema nessa busca, ou me formo pelos filmes que eu fao. O Padre e a moa uma reflexo de um problema em aberto. a descrio de uma luta em busca de uma vida melhor Esse o problema geral dentro do qual o filme est inserido. Havia no poema, entre vrios temas, um que me interessou especialmente o da dificuldade de viver e de amar, de ter relao com uma pessoa, da importncia que essas relaes tm para uma vida. Para mim talvez esse seja o tema principal do filme.
(Jornal do Commrcio 10/04/1966 entrevista a Jos Wolf, O Padre e a moa: Viso cosmolgica de um cineasta)

O ano 1966. Dois anos aps o golpe de Estado, o servio de censura mantm sua atuao pautada na defesa da moral pblica e dos valores religiosos conservadores. Embora ainda sem indicar as claras diretrizes polticas que endurecero a atuao do governo militar a partir de fins de 1967, um eficiente processo de desmantelamento dos movimentos culturais comprometidos com a afirmao de uma identidade nacional lanado. A censura comea a refletir os projetos polticos da ditadura instalada. Na defesa do conservadorismo nacional, a proibio dos filmes a menores de dezoito anos a tendncia primeira, e os cortes no so a regra. Mas tudo pode mudar, caso alguma reclamao superior chegue sua direo. o caso de O Padre e a moa, primeiro filme longa-metragem de fico de Joaquim Pedro de Andrade. Em sua primeira anlise 2, em 2 de fevereiro de 1966, a censura libera o filme a maiores de 18 anos, apesar de qualificar seu tema de ousado e de consider-lo horroroso, mal dirigido, mal interpretado.
1

Este texto foi escrito para o encarte do DVD de Guerra Conjugal, verso restaurada pela Filmes do Serro, que pode ser adquirido pelo endereo www.videolar.com 2 Todos os documentos citados no texto podem ser lidos na ntegra no endereo www.memoriacinebr.com.br .

Aps estrear no Rio, o filme segue para Belo Horizonte. Seu lanamento, porm, marcado para 2 de junho, no acontece. Segundo jornal da poca, a proibio viera do departamento de censura do Juizado de Menores de Belo Horizonte, a pedido de autoridades eclesisticas e de membros da tradicional famlia mineira. No mesmo dia da estria, um programa de televiso retirado do ar, dois minutos aps o incio de debate entre crticos de cinema, que se colocavam contra a medida. Entidades cinematogrficas e diretrios estudantis lanam manifesto exigindo que a censura reconsidere a deciso. anunciada a chegada de Joaquim Pedro cidade para defender a liberao de seu filme. Em 6 de junho, o chefe do Servio de Censura de Diverses Pblicas do Departamento Federal de Segurana Pblica, Romero Lago, assina a Portaria 051/66, cujos termos afirmam ser da competncia daquele servio zelar pela preservao da moral, cultura e tradies religiosas do povo brasileiro, muitas vezes ameaadas por crticas irreverentes de que so veculos espetculos de diverses pblicas. Lago exige a re-censura obra de Joaquim Pedro, justificando sua deciso pelas inflamadas polmicas surgidas em torno de mensagem contida no filme, reforadas por inmeras queixas dirigidas por autoridades, tanto civis como eclesisticas, inclusive do Secretrio do Trabalho do Governo de Minas Gerais e de Sua Excelncia Reverendssimo Cardeal de So Paulo. Nessa re-censura, o texto dos quatro pareceres mostra o esforo dos censores para alinhar suas opinies aos reclames conservadores. O filme passa a ser considerado altamente ofensivo moral, a desenvoltura e a liberdade das cenas erticas, um roteiro de licensiosidade, uma exaltao ao amor livre, sem pias, livre dos dogmas e convenes, com gravssima influncia na mentalidade juvenil. Mostram-se indignados pelo destaque que o filme alcanara na mdia - nada justifica o realce que a imprensa deu sobre o filme, sendo seu diretor inexperiente, som, gravao, seqncia especialmente a seqncia, fotografia, etc, abaixo da crtica. Quanto aos atores, estes so considerados sem expresso e nenhum nome de destaque. Parece mais amadores recrutados aereamente para esta filmagem. Salvo os erros de portugus, esta segunda anlise em muito difere da primeira, que liberara o filme a maiores de 18 anos. Como resultado deste virulento ataque, trs cortes que agora podem ser localizados na verso restaurada, so determinados. Um no trailer - cena da moa no quarto trocando a camisola para seguir o padre na fuga. Dois no filme - cena no campo, a partir de quando o

padre beija as costas da moa at quando se apresenta de batina, de costas e cena final de amor na gruta. Novo certificado de censura emitido em 17 de junho, proibido a menores de 18 anos, com cortes.

Na defesa da integridade de seu filme, JPA envia carta ao servio de censura onde afirma que esses cortes eliminariam duas partes indispensveis compreenso do filme, que sem elas ficaria destitudo de qualquer sentido e prope que o filme seja liberado a maiores de 21 anos, sem cortes. Em 10 de agosto, sua proposta aceita e o filme recebe novo certificado, proibido a menores de 21 anos, mantido o corte do trailer e sua proibio a menores de 18 anos. Um ano mais tarde, Luiz Carlos Barreto, produtor do filme, pede a incluso do Livre para Exportao no primeiro certificado de censura. O mesmo que havia sido derrubado pela recensura. O pedido aceito, o certificado emitido, proibido a menores de 18 anos sem cortes, com a chancela Livre para Exportao.

O processo de censura do filme apresenta lacunas que impedem certas questes de serem respondidas, como: que certificado afinal ficou valendo para as exibies posteriores re-censura? Seria o signatrio de um dos quatro pareceres da re-censura realmente um padre, e em sendo, seria censor do departamento ou algum chamado para atender s presses da Igreja?

Estas questes s podero ser justamente analisadas quando todo o acervo da censura deste perodo estiver catalogado pois, neste processo, outros documentos sobre o filme podero surgir. Apesar das lacunas, os problemas enfrentados por O Padre e a moa, relatados na documentao disponvel, deixam antever os tempos difceis que o pas enfrentar a partir de 1967, quando a aparente desorganizao interna do rgo ser eficazmente corrigida. Seus funcionrios recebero treinamento, que incluir teoria marxista, leitura de mensagens subliminares, filosofia, alm de tiro ao alvo e treinamento militar. Os pedidos de instncias superiores sero tratados em sigilo. Os cortes sero a regra. A interdio de filmes, uma constante. Neste universo cada vez mais fechado, de represso aprimorada, o reverso da medalha ser o fortalecimento da resistncia de produtores e cineastas, aqui j expressa no pedido de

JPA. Durante quase duas dcadas, esta negociao perversa ser a tnica. O que estar em jogo no ser o quanto se pode ganhar na negociao, mas o menos que se pode perder. Atitude de que somente so capazes os que tm ideais, os que sonham, aqueles para quem a vida mais do que a justa defesa de seus prprios interesses.

Que uns e outros nos inspirem a caminhada. E que a resistncia, hoje traduzida na preservao e divulgao desta histria, possa ser para ns, sempre motivo de orgulho e celebrao.
Leonor Souza Pinto Maio 2007

Este texto protegido pelas leis de direito autoral. Seu uso est liberado, desde que citada a fonte. Como citar : PINTO, L. S. O Padre e a moa : censura, igreja e estado. Disponvel em : < http://www.memoriacinebr.com.br/ >.

Вам также может понравиться