Вы находитесь на странице: 1из 2

Opinio Anarquista

Federao Anarquista Gacha. Integrante da Coordenao Anarquista Brasileira (CAB) - Junho de 2013

FAG

TOMAR AS RUAS POR UMA AGENDA CONTRA A DIREITA E O GOVERNISMO. AVANAR UM PROGRAMA DE SOLUES POPULARES!
A larga noite das lutas de 17 de junho mudou a conjuntura brasileira e redimensionou os protestos sociais. A mobilizao massiva de cerca de 1 milho de manifestantes em dezenas de capitais e cidades do pas e do mundo no acontecia em nossa histria poltica desde o Fora Collor em 1992. H um antes e um depois que pe na cena nacional um novo sujeito histrico coletivo que catalisador de uma poderosa fora social nas ruas.
Na gestao dessa nova correlao de foras a luta contra o aumento das tarifas do transporte coletivo a expresso mais articulada de uma avalanche de sentimentos e demandas reprimidas que extrapolam os controles dominantes da sociedade brasileira. H uma saturao do modelo capitalista aprofundado nos ltimos 10 anos pela verso neo-desenvolvimentista dos governos do PT. Esse modelo prometeu um Brasil grande e moderno as custas de uma deteriorao brutal do meio ambiente, dos espaos pblicos e das condies de vida do povo trabalhador e da juventude. O modelo dominante demandou um pacto social de classes que aumentou o poder dos grandes capitais sobre as cidades, os bens comuns e as fronteiras agrcolas. Todo o territrio foi redesenhado pelas representaes do ideal produtivista de um lugar emergente no sistema mundial do poder e das riquezas. Mega-eventos, obras pblico-privadas de infra-estrutura, empresas do agronegcio estampam a ideologia do Brasil em crescimento. O neo-desenvolvimentismo se deve a uma variao do papel do Estado como fator de crescimento dos grandes capitais, integrao relativa de setores populares e normatizao social. No quebra as estruturas dominantes do poder, da explorao e das desigualdades sociais, pelo contrrio, a reformula e desata seus mecanismos atravs de uma ideologia sintonizada com certos desejos individuais de consumo e prosperidade. A pretensa incluso social por meio de bens particulares, associa a felicidade com o consumo, mas no capaz de satisfazer demandas coletivas que formam a qualidade de vida nas cidades. A percepo de dias melhores pelo povo se esvai pelos efeitos insuportveis de uma estrutura opressiva da vida social cotidiana. O desenvolvimento urbano acelera a desapropriao do direito dos setores populares sobre a cidade, restringe os espaos pblicos e a mobilidade, deteriora a sade e a educao, espalha o trabalho precrio e flexvel e negligencia o genocdio da juventude marginalizada das periferias. Para aqueles que no se integram em suas pautas de conduta e ao mundo da pobreza que no assimilado por suas tcnicas de poder, erige um Estado penal que abarrota o sistema penitencirio repleto de pobres e negros. Aos indesejados se desata uma agenda conservadora que reclama a reduo da idade penal e a internao compulsria dos dependentes qumicos. Pelo interior do pas este modelo aplicado com fora bruta sobre os direitos indgenas e quilombolas e contra uma reforma agrria e urbana que quebra os latifndios revitalizados pelo agronegcio e a especulao imobiliria. Uma nova etapa da guerra de extermnio dos povos originrios suprime a demarcao de terras e criminaliza a resistncia, fazendo mortos e dizimando culturas.

O desenvolvimento urbano capitalista acelera a desapropriao do direito dos setores populares sobre a cidade (...) restringe espaos pblicos, deteriora a sade e a educao.

O carter nacional das lutas


Essa saturao do modo de vida ganhou expresso conflitiva pelas ruas de todo o pas porque no se viu representada pelas instituies polticas burguesas ou pela voz da imprensa monopolista. No entanto, se num primeiro momento as mobilizaes agitavam principalmente pautas relativas ao aumento das tarifas do transporte, temos visto serem agregadas um conjunto de bandeiras e reivindicaes que do contornos policlassistas s ltimas mobilizaes e em alguns casos, a exemplo de So Paulo, um carter conservador e nacionalista e ufanista. Nessa conjuntura de massificao das mobilizaes, a grande mdia reorientou o seu discurso e se inicialmente atacava e criminalizava as manifestaes, busca agora paut-las fazendo um discurso que divide entre o que o legtimo direito manifestao e o que so atos de vandalismo realizados por uma minoria. Dessa forma, sai de cena o carter classista e de esquerda das reivindicaes por um transporte 100% pblico e entra em cena um discurso apoltico e muitas vezes de um nacionalismo extremamente ufanista, onde entram em cena gritos como o jingle da rede globo sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!. Se a direita mais conservadora do pas tenta agora surfar na onda que no s no criou, como fez de tudo para reprimir, logrando j alguns ganhos e com isso semeando uma certa confuso entre o campo popular e de esquerda, no podemos tirar uma concluso precipitada de que essa direita virou a mesa. O jogo esta em aberto e cabe ao conjunto da esquerda classista deste pas redobrar os esforos no sentido de capitalizarmos ao mximo o sentimento de indignao que hoje varre o pas. Sem sectarismos e disputas mesquinhas que levam a calnia como meio de autoconstruo, urge esquerda a responsabilidade de cerrar um punho forte e fazer frente ao inimigo. Se nos precipitarmos afirmando que a direita virou o jogo e/ou ao mesmo tempo no formos capaz de superar vcios sectrios e, em unidade na luta, incidir com uma pauta classista nesse cenrio estaremos, desgraadamente, entregando o controle das ruas direita mais reacionria do pas, que busca desatar um carnaval da reao, agitando sua pauta que inclui desde a genrica e oportunista luta contra a corrupo (como se este setor no estivesse inserido na corrupo estrutural que h no pas) reduo da maioridade penal, luta contra as bolsas misria dentre outras reivindicaes que agitam seus instrumentos de luta ideolgica, os grandes oligoplios da mdia.

Os limites das ruas e a necessidade de organizao desde baixo


A dimenso tomada pelos protestos, aliado ao trabalho que a grande mdia e setores da direita tem feito para introduzir suas pautas nas mobilizaes, mostra os limites que essa modalidade de luta possui quando no h organizao de base que lhe d sustentao e retaguarda em perodos de refluxo. Os setores que vem participando dos protestos so, em sua maioria, de uma gerao jovem que no possui as mesmas referncias de organizao e de luta daquela gerao do final dos anos 80 e inicio dos anos 90 que lutou pelo fim da ditadura civil-militar e posteriormente contra o neoliberalismo forjando instrumentos de organizao como o PT, a CUT e o MST, alm da reorganizao da UNE. Trata-se de uma gerao que possui novos referentes, muito vinculado s redes sociais da internet que acaba sendo o lugar em que despeja as idias, as propostas, as crticas e as construes. Nesse contexto, as mobilizaes de rua, quando muito massivas, demonstram limitaes que em nossa opinio precisam ser superadas. Para ns, anarquistas da FAG, se a fora das ruas e da ao direta decisiva ao expressar o poder dos oprimidos, ela tampouco suficiente se esses mesmos oprimidos no possuem instrumentos de luta e de organizao em que as pautas expressas nas ruas possam ser discutidas, elaboradas e coordenadas em outros espaos de organizao. Sindicatos, Entidades Estudantis e Associaes de Moradores so exemplos, mas coletivos por local de trabalho, comits de discusso sobre temas que nos tocam como transporte, sade e educao em bairros, escolas, etc. so outros exemplos de organizao que devem ser implementadas para que as reivindicaes que sentimos cotidianamente sejam discutidas, acordadas e lanadas de forma contundente nas ruas com nossas mobilizaes. Sem esses espaos de base, nos prendemos ao vai e vem da conjuntura, daqueles grupos organizados que possuem interesses bem definidos e que a todo momento tentaro pautar as mobilizaes e no construiremos um projeto prprio, enquanto oprimidos e que seja capaz de fazer frente s classes dominantes e seus instrumentos que hoje tentam cooptar as mobilizaes que, com muita fora, organizao e dedicao conseguimos desatar.

Abrir a caixa preta da patronal do transporte coletivo! Por um modelo 100% pblico! Democratizao da mdia! Contra os gastos da Copa. Em defesa de sade e educao pblica e de qualidade. Protesto no crime! Contra o massacre da juventude pobre e negra das periferias!
SEDE: Travessa dos Venezianos n 30

Вам также может понравиться