Вы находитесь на странице: 1из 3

Assistncia Tcnica

Circular N Depto/Emitente/E-mail Telefone Fax Data

016/2010 Para: Assunto:

AA/SBZ1-TSS - Cristiano Silva tecnico.suporte@br.bosch.com Rede Bosch Service e Internos SONDA LAMBDA BANDA LARGA

++19 2103.2592

++19 2103.2670

01.09.2010

Prezados Senhores, Visando a melhoria continua das informaes de Assistncia Tcnica Bosch para a Rede Bosch Service, trataremos a seguir sobre os procedimentos necessrios no diagnstico da sonda lambda de banda larga.

Sonda lambda de banda larga


A sonda lambda de banda larga encontrada principalmente em veculos com sistema de injeo direta de motores ciclo Otto, entretanto, tambm pode ser utilizado em aplicaes especficas de sistemas de injeo indireta. Independentemente da aplicao, sua funo permanece inalterada, ou seja, o componente envia um sinal que corresponde quantidade de oxignio presente nos gases de escapamento para ECU (unidade eletrnica de comando). So encontrados modos distintos de funcionamento do sistema de injeo direta de combustvel nos veculos, o que resulta numa quantidade extra de oxignio na admisso. As principais diferenas da sonda lambda de banda larga e a planar so: Sonda Lambda Quantidade de pinos Sigla Cores dos cabos Resistor de calibrao Banda larga 6 LSU Cinza, branco, vermelho, preto, amarelo Possui Planar 4 LSF Preto, cinza e 2 brancos No possui

P. 3/1

Resistor de Calibrao: Este componente possui um resistor de calibrao conhecido como Difusor de freqncia. Este resistor tem a funo de ajustar a tenso de referncia da sonda lambda durante a fabricao da pea e responsvel em identificar melhor o sinal da sonda lambda e enviar a ECU. Um dos terminais (n2) est conectado internamente a este resistor que se encontra dentro do conector. Por isso saem apenas 5 fios no chicote da sonda lambda.

Procedimento de teste do componente:


1) Aquecimento da sonda lambda Condio: motor desligado. Equipamento: multmetro. Procedimento de teste: Medir a resistncia de aquecimento (PTC) nos bornes 3 e 4 Valor nominal: 3 a 6 ; Medir resistncia do resistor de calibrao nos bornes 6 e 2 Valor nominal: 30 a 300 .

Esquema eltrico

1 - Tenso Nerst (+) 2 - Corrente de comparao 3 - Positivo do aquecedor 4 - Negativo do aquecimento 5 - Negativo da sonda 6 - Corrente de bombeamento

2) Sinal da sonda lambda em funcionamento normal Condies: motor em marcha lenta e no desconectar a sonda lambda. Equipamentos: Scanner KTS.

Procedimento de teste: Acessar via scanner os valores reais (Tenso da sonda lambda Banda Larga).

P. 2/3

3) Sinal da sonda lambda com mistura pobre

Nesta condio, podemos notar que a tenso eleva ao detectar uma mistura pobre, conforme valor encontrado no Scanner KTS:

4) Sinal da sonda lambda com mistura rica

Nesta condio, podemos notar que a tenso diminui ao detectar uma mistura rica, conforme valor encontrado no Scanner KTS:

Ateno! A medio da sonda lambda efetuada apenas pelo osciloscpio pode apresentar incoerncia no diagnostico de falha do componente, devido ao tratamento de sinal executado pela unidade de comando do veculo. Favor divulgar para todas as pessoas envolvidas com o referido assunto em sua empresa, bem como armazenar corretamente este Informativo de Assistncia Tcnica para futuras consultas. Contamos com sua ateno e colocamo-nos a inteira disposio para quaisquer esclarecimentos que se fizer necessrio. Atenciosamente, ROBERT BOSCH LTDA.

Clcio Sanches Assistncia Tcnica - Autopeas Gerncia


S:\AA\sbz\sbz_tss\Inter_Setor\Informativos\Informativos de Assistncia Tcnica\2010\Aprovadas\016 - Sonda lambda - Banda Larga.doc

P. 3/3

Вам также может понравиться