Вы находитесь на странице: 1из 16

A REVOLUO MANICA Jose Marcelo Braga Sobral, MI.

INTRODUO A sociedade moderna vem assistindo ao desmoronamento de muitas estruturas e, ao mesmo tempo, estruturao de uma nova ordem mundial. Poderosas correntes de mudanas impulsionadas por estupendas foras arqutipas vm pessoal dos membros da sacudindo todas as instituies e at mesmo a vida pessoal dos membros da Comunidade humana. Acompanhar as mudanas que se operam no mundo e estar afinado com seu diapaso um dever de todo mortal que deseja administrar bem sua vida neste plano do Universo. Entretanto, como membros de uma Organizao que preserva grandes planos de evoluo social, esse dever duplicado, pois, alm de administrar nossa vida, temos, tambm, de auxiliar no desenvolvimento da sociedade. Faz parte da misso suprema da Franco-Maonaria (como uma Organizao de construtores sociais, de formadores de opinio e de condutores annimos da sociedade) auxiliar a humanidade nesses momentos de mudanas de ciclos, para que as inevitveis transformaes no causem tantos transtornos ao homem. Mas,como a Ordem seus membros, perguntamos: Estamos qualificados para operarmos competentemente nesse quadro avassalador que se apresenta ao homem da sociedade contempornea? Que cada irmo responda a essa questo. Refletir para reconstruir talvez seja o lema a ser adotado pela atual gerao de franco-maons, a fim de reestruturar a Ordem manica nesse limiar do Terceiro Milnio.
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

Essa reflexo para ser pragmtica e construir numa autntica REVOLUO deve ser sincera, inteligente e corajosa. Enquanto no formos suficientemente fortes para refletir com profundidade sobre os problemas da maonaria na sociedade contempornea as coisas continuaro como esto e, como o ritmo universal dinmico e progressivo, a Ordem ter dificuldade de se ajustar ao mesmo. Este manuscrito que preparamos circular privativamente apenas entre os mestres maons. Recomendamos, pois, o devido cuidado, para que os assuntos tratados no mesmo,sejam discutidos somente ao nvel de Cmara de Meio. O que estamos propondo apenas uma reflexo, pois como dizia Balzac: Revoluo muda tudo,menos o corao do homem. Na verdade, por evoluo que as mudanas ocorrero em carter permanente. Analisemos com amor e sabedoria alguns pontos cruciais dos problemas da maonaria na sociedade contempornea.

1 MAONS INATIVOS: assustadora a quantidade de maons inativos ou irregulares. Tem mais irmos fora do que dentro da Ordem. Algum j cogitou seriamente sobre essa questo? Por que o nmero de irmos inativos desproporcionalmente maior do que os regulares? Por que tantos aprendizes ingressam entusiasmados, movidos por nobres propsitos e, aps certo tempo, perdem totalmente a motivao? Ser que se decepcionaram com o comportamento ou com a qualidade do conhecimento dos mais antigos na Organizao ou dos prprios dirigentes? A ausncia de aes concretas na sociedade no estaria tambm sendo um fator de desmotivao? Por que somos maons? Muitos irmos se arriscam saindo noite, deixando o conforto do lar, a companhia salutar da famlia para assistir a reunies enfadonhas, desorganizadas, discusses prolongadas para aprovar o bvio ou palestras cansativas que se alongam pela noite a dentro e que, s vezes, s servem para nos exercitar na virtude da tolerncia. Num mundo pragmtico como esse em que vivemos, que motivao podemos ter para freqentar regulamente a Oficina?

2 A RECEITA MANICA:
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

Como a maonaria no vende produtos ou servios sua receita oriunda das mensalidades dos seus membros. Essa situao, em poca de crise econmica, pode gerar constrangimento, se a criatividade e a transparncia no forem utilizadas adequadamente. Os dirigentes precisam, por uma questo de conscincia, administrar bem os recursos financeiros, oferecer ampla transparncia e evitar sobrecarregar os obreiros com taxas elevadas, per capta etc. Devem tambm oferecer algo em troca: apostilas, cursos, seminrios, simpsios, atividades sociais. Os irmos precisam sentir que o dinheiro que pagam est sendo inteligentemente empregado. Temos observado reclamaes sobre a constante chegada de notas de dbito, taxas e cobranas de per capta e a inexistncia de remessa de material didtico. Tudo pago na maonaria e os irmos esto sentindo que a afiliao est pesando no oramento familiar. E com o agravamento da crise econmica, a tendncia aumentar o nmero de inativos. Por isso, aprender a administrar a crise, a fim de diminuir seus efeitos, um problema que nossos dirigentes tero que enfrentar com sabedoria. Sneca, filsofo e estadista proclamava: ao marinheiro que a nenhum porto se dirige, nenhum vento lhe sopra favorvel. Por isso, no mnimo, preciso elaborar um PLANO DE METAS e constituir uma EQUIPE competente para gerenci-lo; so exigncias imprescindveis da moderna administrao. Mas a reflexo e a criatividade apontaro a soluo para essa questo inquietante.

3 SISTEMA DE INSTRUO: Aps a iniciao de cada grau, recebemos o ritual correspondente e pronto. Nada mais nos ofertado pela Potncia em termos de material cultural ou educativo. Se a Oficina a qual pertencemos ministrar as instrues contidas nos rituais e desenvolver reflexes profundas sobre as mesmas, estar, at certo ponto, educando seus obreiros. Mas sabemos que isso nem sempre acontece, pois h Lojas que no ministram, adequadamente, instrues aos seus membros. As Potncias manicas precisam se estruturar para oferecer mais material didtico aos seus Obreiros sendo uma questo de fundamental importncia nesse incio da Era de Aqurio a ERA DO CONHECIMENTO. No estamos querendo dizer com isso, que devamos sobrecarregar o intelecto com a remessa desordenada de
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

material didtico; sabemos que a REFLEXO e a MEDITAO sobre os vrios aspectos da Tradio produziro resultados fascinantes e constitui uma tcnica avanada de educao. Os Mestres do Governo Oculto do Mundo, numa mensagem dirigida s Organizaes iniciticas, ordenou que seja dada mais luz queles que esto em seu seio. Todas as outras Organizaes iniciticas autnticas j se ajustaram aos novos tempos e operaram essa transformao. Na Ordem Rosacruz, AMORC, por exemplo, aps o ingresso do membro ele passa a receber quatro monografias por ms. Essas monografias correspondem s instrues dos graus e so remetidas eternamente, enquanto o membro permanecer ativo na Organizao. Conhecemos pessoas que h mais de 40 anos esto afiliadas e ainda hoje recebem regularmente monografias. Com esse sistema haver sempre uma motivao para a filiao ativa devido nsia por mais luz e conhecimento. A Tradio Manica, numa viso holstica, guarda relao com inmeros outros aspectos do conhecimento que poderiam ser estudados e remetidos s Lojas atravs de manuscritos para instruo dos obreiros. Um estudo vertical nos revelar aspectos histricos, polticos, filosficos, hermticos e outros na Tradio da Franco-Maonaria. A remessa de material didtico ser valiosa sobretudo para os irmos do interior devido ausncia de bibliotecas ou livrarias. A realizao de Seminrios, pequenos cursos, encontros, mesa redonda, simpsios regionalizados sero teis e produziro efeitos altamente positivos.

4 FORMAO DE VENERVEIS MESTRES: Os Venerveis Mestres constituem um corpo especial de dirigentes responsveis pelas Oficinas manicas so, na expresso mais sagrada do termo, autnticos guias da Fraternidade e como tais precisam estar altamente preparados para exercer com competncia e dignidade essa sagrada funo. Na qualidade de lder, o venervel deveria dominar (ou pelo ser instrudo) alguns aspectos do saber humano. Condutores de homens precisam compreender o comportamento humano (Psicologia), raciocinar corretamente (Lgica), expressar-se bem e com eloqncia
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

(Retrica) e como vivem num contexto social imprescindvel compreender os fatos sociais (Sociologia. O domnio mesmo que relativo desses ramos do saber, constituir numa ajuda considervel para a devida formao de construtores sociais. Alm disso, ele precisar possuir uma compreenso profunda da Tradio Manica em seus mltiplos aspectos. No podemos nos iludir quanto elaborao de um curriculum de altssimo nvel para a formao de dirigentes manicos (formadores de opinio, construtores sociais, estadistas e condutores annimos da sociedade). Reunir mestres maons para ensinar o obvio sobre a maonaria, como segurar no malhete, como preencher propostas e outras coisas dessa natureza uma insensatez. No podemos nos esquecer que a maonaria inspirada e movida pelo Arqutipo da Sabedoria e que os maiores estadistas, chefes revolucionrios e grandes lideres mundiais foram preparados nos Templos da Ordem. Lembremo-nos que o pragmatismo do mundo moderno no permite mais a perda de tempo com questes simplrias e triviais. Muito pelo contrrio, ele exige que mergulhemos no corao do conhecimento.

5 AS ELEIES MANICAS: Recentemente, ouvimos um alto dirigente manico afirmar que a eleio era um mal necessrio na maonaria. Embora respeitemos essa opinio, no concordamos com a mesma. A eleio o instrumento mais correto para a escolha de dirigentes no regime democrtico. O problema fundamental o desrespeito democracia e tica tais como: fraudes, compra de votos, impugnao de candidaturas com probabilidade de vitria, parcialidade de Tribunais etc. Esses acontecimentos reprovveis sob todos os pontos de vista, vm ocorrendo somente devido nossa omisso. Se tivssemos coragem e dignidade de nos impor s investidas das doaes que ocorrem com vigor total nos perodos eleitorais (que constituem, de certo modo, numa tentativa de corrupo), aos ataques pessoais e difamatrios que profanam os Templos; se votssemos em propostas de governo e no por gratido a pequenos favores deixariam de existir muitos males que vem corroendo as vigas mestras da Fraternidade Manica.
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

Um irmo maom jamais deveria esquecer o compromisso solene, assumindo no altar de sua conscincia, durante a iniciao: ...tereis ainda de combater outro inimigos da humanidade, como sejam os hipcritas, que a enganam, os prfidos que a defraudam, os ambiciosos que a usurpam e os corruptos e sem princpios que abusam da confiana dos povos. A esses no se combatem sem perigo. Senti-vos com energia, coragem e dedicao para combater o obscurantismo, a perfdia e o erro? As grandes e as pequenas dissidncias ocorridas na Ordem foram conseqncias da violao das leis ticas e desrespeito aos princpios democrticos.

6 OS GRO-MESTRES DA FRANCO-MAONARIA: A Filosofia Poltica de Plato ensina sobre a importncia da preparao dos mais capazes para governar, a fim de impedir que a incompetncia e a improbidade se instalem nos cargos pblicos. Para Plato, os governos variam de acordo com a variao do carter dos homens;... o Estado o que , porque os cidados so o que so. Por conseguinte, no esperamos ter melhores estados, enquanto no tivermos melhores homens; at l, todas as mudanas deixaro as coisas essenciais na mesma. Ele proclamou que governar uma arte e uma cincia e que s um rei filosofo est apto para dirigir uma nao: Enquanto os filsofos no forem reis ou reis e prncipes deste mundo no tiverem filosofia, de modo que a sabedoria e a aptido para governar se encontrem reunidas no mesmo homem... no terminaro os males da cidade, nem da raa humana. Francis Bacon, na sua magnfica obra, Nova Atlntida, apresenta a Casa de Salomo que dirigida pelos sbios iniciados e por isso o povo governado na paz. A Casa de Salomo realizou elevada reforma cultural, social e poltica. Os habitantes da Nova Atlntida atingiram perfeita cincia, perfeita ordem social e regenerao espiritual. O Rei Salomo, considerado o Gro-Mestre Tradicional da Maonaria, associado ao arqutipo da Sabedoria. Alis, sabedoria e justia esto relacionadas a esse rei filsofo. Essa viso profunda pode muito bem ser estendida ao mbito do Imprio Manico como um convite adequada preparao dos nossos membros, a fim de se qualificarem adequadamente para
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

exercerem com sabedoria, justia, equidade e serenidade o governo da Ordem. Por tudo que a Ordem representa para Plano da Grande Evoluo Universal e por sua funo na estrutura hierrquica do Universo, um dirigente manico deveria ser um reflexo das grandes virtudes, jamais poderia ser instrumento de discrdia nem servir s foras das trevas; se assim proceder por ignorncia, fraqueza de carter ou maldade estar atraindo para si graves condies crmicas.

7 AS POTNCIAS MANICAS: Em essncia, os supremos ideais da Franco-Maonaria e o seu programa continuam inalterados a despeito das dissidncias. Mas inegvel que a falta de um dilogo mais sincero entre as trs grandes Obedincias (GOB, Grandes Lojas e Grandes Orientes Independentes) inspirado na sabedoria, na inteligncia e, sobretudo na Fraternidade esto contribuindo para a formao de novas e pequenas potncias. Naturalmente, esse dilogo fraterno nada tem a ver com reunificao, pois as condies esto longe de serem reunidas. Estamos nos referindo a um trabalho harmonioso em prol da humanidade, da Nao, da Ordem e dos obreiros. Estamos alertando sobre a possibilidade das coisas se agravarem nesse particular devido ausncia de um dialogo maduro e respeitoso entre as trs expresses autnticas da Franco-Maonaria brasileira. Trata-se de uma questo de proteo da prpria Ordem e da preservao do bom senso, pois como podemos nos apresentar ao mundo defendendo avanadas propostas de REMODELAO SOCIAL e FRATERNIDADE UNIVERSAL se, ainda, no conseguimos em nosso meio ao menos um simples dialogo respeitoso? No um paradoxo e um contra censo?

8 OS ALTOS GRAUS: Temos observado uma crescente insatisfao dos irmos em relao ao preo das taxas para mudana de grau. H tambm reclamaes sobre a remessa quase total para o Supremo Conselho dos numerrios arrecadados com as taxas ficando os Corpos Subordinados apenas com uma pequena quantia para cobrir vrias
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

despesas com gua, luz, telefone, Correios, material de expediente etc. Se ningum ainda teve coragem de remeter seus protestos para as autoridades competentes do Imprio Manico temendo aborrecimentos, os nobres Chefes do Santo Imprio j deveriam ter percebido o recado atravs da diminuio dos quadros. H uma crise econmica avassaladora sufocando os salrios dos irmos que est exigindo necessrios ajustes. O Supremo Conselho tambm se limita a entregar somente o ritual do grau no oferecendo (como igualmente na maonaria simblica) estudos suplementares.

9 AUMENTO DE SALRIO: De um modo geral, as Lojas no esto aplicando critrios rgidos para a devida avaliao do aprendizado quando da mudana de grau. Temos observado que est sendo exigido apenas a simples elaborao e apresentao de um trabalho. O mais grave que alguns irmos tem se limitado a copiar textos de livros ou revistas e apresentar na Loja e ainda recebem aplausos e elogios pelo brilhantismo do trabalho. Com esse procedimento no estaramos todos nos enganando? Que avaliao de aprendizagem manica pode haver com procedimentos dessa natureza? No seria mais valido o irmo apresentar uma reflexo pessoal sobre o tema do grau ou sobre qualquer um dos aspectos da Tradio Manica (histrico, filosfico, ritualstico etc.)? A natureza inicitica do conhecimento que esta inserido na Tradio Manica requer estudos e REFLEXO para ser verdadeiramente assimilado interiormente.

10 O ESOTERISMO: O esoterismo constitui o aspecto interior da maonaria, enquanto Sociedade Inicitica. Tentar neg-lo por ignorncia ou esprito materialista significa simplesmente cortar o elo mstico que liga a Organizao ao Centro Supremo que lhe dar vida e movimento. Conhecimento esotrico conhecimento interior, oriundo dos vrios nveis hierrquicos da conscincia, do Inconsciente Coletivo ( a memria ancestral da humanidade) ou dos Registros Acsicos atravs
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

da reflexo, meditao ou contemplao. Ele esta dentro de nos mesmos e a intuio um dos meios pelos quais Deus, as Hostes Celestiais ou a prpria alma libera o conhecimento interior. Afirmar que o esoterismo no existe sem ter primeiramente realizado, pelo menos, uma simples pesquisa revela limitada compreenso, preconceito, mente materialista ou ignorncia. Alem do mais, uma Ordem inicitica caracteriza-se, principalmente, pelo uso de rituais hermticos para transmitir sob a forma de psco drama a tcnica para promover o crescimento interior de seus membros. Eles funcionam como um diapaso para fazer vibrar as cordas ocultas do nosso ser (o outro diapaso esta em nosso interior). Se no fosse pelo esoterismo, os procedimentos ritualsticos pareceriam sem sentido. O desprezo a esse aspecto transcendente tem sido o grande responsvel pelos principais problemas da maonaria na Sociedade contempornea. Inmeras questes seriam resolvidas e ela ganharia fora e vigor para operar melhor, que so proporcionadas pela aplicao dos princpios esotricos superiores. H, naturalmente, outros princpios sublimes ligados ao esoterismo que no mencionaremos num trabalho dessa natureza.

11. PROGRAMA DE EXPANSO: Nesse inicio da Era de Aqurio, de considervel importncia que as diversas Potncias desenvolvam um programa de expanso da Ordem. A questo da expanso ate agora, pelo que sabemos, vem sendo realizada sem os critrios definidos pelos mestres maons; ao observarem no trabalho ou no clube que freqentam algum que julgam interessado nos mistrios da Ordem, formulam o convite. Dedicamos um captulo do nosso livro, O IMPRIO DA LUZ, a questo da expanso oferecendo nossas reflexes sobre as razes pelas quais homens de valor da sociedade moderna precisam ser instrudos nos princpios universais (base fundamental dos ensinamentos da Ordem). No vamos nos deter, aqui, nesse assunto, pois o referido livro continua disposio daqueles que ainda no tiveram oportunidade de adquiri-lo e refletir sobre a mensagem nele inserida.
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

12. AS SINDICNCIAS: As sindicncias tm realmente impedido que pessoas desqualificadas ingressem na Fraternidade Manica? Deixamos para os irmos responderem a essa questo... E o que dizer sobre relatos de mestres maons que orientaram profanos para omitir questes graves de suas vidas particulares, pois, se relatadas, receberiam um turbilho de bolas negras? E os casos de maons expulsos de determinada Potncia, no por perseguio poltica, mas sim por questes morais graves que so recebidos com todas as honras por outras Potncias? No colheramos benefcios prticos se realizssemos um estudo profundo sobre Admisso de Profanos, a fim de obter sugestes inspiradoras de diversos irmos? A soluo para os problemas que enfrentamos, hoje, deve ser buscada na inspirao dos obreiros. Ningum iluminado para oferecer soluo para todos os problemas. Os prprios Seres Iluminados somente apontam o caminho... So os homens que devem caminhar.

13. A CASA DE SALOMO: Na alegoria da NOVA ATLNTIDA, o filosofo e alto iniciado, Francis Bacon, apresenta a CASA DE SALOMO. Tal alegoria guarda profunda relao com os supremos ideais da Franco-Maonaria. C.G, Jung, o pai da Psicologia Analtica, afirmou que os maons so portadores de projees (...) dos contedos coletivos. O ultimo grau do Rito Escocs apresenta o Santo Imprio (outros ritos apresentam o mesmo tema) um governo ideal apoiado pela razo e pela sabedoria. Eliphas Levi, um eminente iniciado fez inquietante afirmao sobre a Ordem: A Franco-Maonaria poderosa no mundo pelo seu terrvel segredo, to prodigiosamente guardado que os iniciados mesmo os dos mais altos graus no o sabem. O alto iniciado, Martinez de Pasquallys, no Tratado da Reintegrao... revela que foi no monte conhecido como Moria que depois se construiu o Templo de Salomo. A construo desse Templo figurava realmente a emanao do primeiro homem.
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

No dialogo de abertura de um alto grau, o dirigente inquire: Com que fins solicitais que eu abra o Terceiro Cu? E obtm a seguinte resposta reveladora: Com o fim de estudarmos a redeno social. No iremos tecer comentrios sobre essas noes aparentemente simples; deixaremos esse trabalho de reflexo para os irmos. Mas se as associarem ao corpo filosfico da Ordem podero revelar a grandeza da Franco-Maonaria e os avanados planos secretos de evoluo social e poltica. A Historia Oficial registra e reconhece a eficaz ao scio-poltica da maonaria em todos os pases do mundo civilizado. Ela contribuiu, entre outras coisas, para criao de um clima de melhor entendimento entre as naes e preparou chefes revolucionrios que agiram em vrios pases que estavam sob o jugo da opresso (Itamb uma prova irrefutvel). Foi notrio o trabalho realizado pela libertao de diversas naes da tirania. Ela lutou incansavelmente pela liberdade e pela independncia poltica dos povos. A Historia do Brasil confunde-se com a histria da maonaria e os maiores expoentes da nao foram iniciados no seio da Ordem. Mas perguntamos: O que estamos fazendo hoje em prol da sociedade? Qual a contribuio da maonaria sociedade contempornea? O que estamos fazendo em nossos templos? Por que pertencemos a maonaria? Qual a sua opinio sobre a Ordem? Temos escutado com freqncia pronunciamentos de irmos, alegando que a maonaria estaria vivendo apenas das glrias do passado. Esses pronunciamentos devem ser levados em considerao, porque so feitos com sinceridade e representam mais um desabafo do que critica a Organizao. Mas eles refletem uma viso limitada e so oriundos de concluses apressadas e fundamentadas em falsas premissas. A Ordem Manica eterna e universal e seus princpios (as grandes virtudes, os grandes princpios universais etc.) ainda no foram assimilados pela humanidade; logo ela no terminou sua suprema misso. Enquanto houver homens em processo de evoluo (lapidao da pedra bruta...) ela ter sua razo de ser e continuar recebendo impulso e poder do Governo Oculto do Mundo.

Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

A Utopia de um governo ideal deve alimentar as mentes progressistas a criarem as condies necessrias, para que a Ordem Universal possa se exteriorizar cada vez mais em nosso mundo e o sonho de hoje seja realidade do amanh...

14 A SOLIDARIEDADE MANICA: Um dos mais sublimes deveres do maom consiste na prtica da solidariedade (...cabendo-vos a prtica constante das virtudes, socorrer os irmos em suas aflies e necessidades, encaminh-los na senda da Virtude, desvia-los da prtica do Mal e estimula-los a fazerem o Bem, dando-lhes exemplos de Tolerncia, Justia e respeito liberdade, exigncias primordiais de nossa Sublime Instituio Ritual Escocs). Essa citao por fora de sua profundidade e abrangncia, dispensa qualquer comentrio. Mas h queixas e lamentaes de inmeros irmos no sentido de que temos nos esquecido da prtica dessa virtude fundamental. H muitos irmos desempregados com seus familiares passando sria privao ou, no mnimo, enfrentando situaes constrangedoras. Embora a maonaria no seja uma agncia de emprego, muita coisa poderia ser feita para resolver esses problemas. Uma ao conjunta das diversas Potncias nesse aspecto poderia trazer paz e contentamento aos que esto aflitos. Mas a solidariedade manica no se restringe apenas ao aspecto material ela infinitamente mais abrangente e divina.

15 EVOLUO X INVOLUO: Quer aceitemos ou no os ciclos de evoluo e involuo exercem seus efeitos numa Organizao como a nossa e exatamente isso que vai indicar, em ltima anlise, a origem dos problemas que estamos refletindo. Mas como a noite s escurece at a meia-noite, a aurora dourada surgir inevitavelmente para reger, num nvel mais elevado, um novo ciclo. Durante o ciclo obscuro, um corpo de iniciados espalhado pelo mundo inspiram certas atividades que serviro de motivao para a
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

continuidade da Obra, de modo que a tradio seja preservada para as geraes vindouras. Quando as condies forem reunidas e o ciclo luminoso despontar, a ordem por fim ao caos (ORDO AB CHAO).

16 APROXIMAO COM A IGREJA: Temos percebido que alguns dignitrios manicos tm buscado uma aproximao com a Igreja Catlica. Jornais manicos, tem supervalorizado a publicao de fotografias de padres ou bispos catlicos proferindo palestras em templos manicos. No restam duvidas que a melhoria de relaes com qualquer instituio ser sempre salutar. Mas tais pequenos e esparsos contatos esto servindo mais vaidade desses dignitrios do que a uma real aproximao das Instituies. A Cpula da Igreja Catlica sabe melhor do que ningum do valor eterno da maonaria e quando for do seu interesse ela mesma procurar contatos oficiais atravs do prprio Vaticano e no atravs de contatos isolados de pequenos procos ou bispos; O eminente iniciado e bispo Eliphas Levi, compreendeu to bem essa questo (h muito tempo atrs) que escreveu: Os rituais manicos inquietam a Corte de Roma, porque ela sabe que h neles um poder que lhe escapa. Atualmente, como tem sido grande e progressiva a influncia dos grupos evanglicos na opinio das massas possvel que a Santa Igreja procure aliados... Mas, aqui, defrontaremo-nos com outro problema: Qual das faces da maonaria seria procurada pelos Santos Chefes da Igreja para um contato oficial?

17 PROGRAMA DA MAONARIA: O que estamos fazendo pelos povos da sociedade contempornea? O que estamos fazendo em prol dos nossos irmos ou pela prpria Ordem Manica? Seria suficiente sermos apenas guardies da Tradio da Ordem? A presente ao da maonaria no plano poltico e social esta merecendo o respeito do mundo profano e at mesmo dos nossos obreiros? Como poderemos gerenciar projetos humanitrios com a coleta de troncos insignificantes? Existe algum projeto para
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

educar e formar uma nova gerao de lideres (eficientes condutores annimos da sociedade), para perpetuao dos ideais da Ordem e para agirem nos bastidores do Estado e de sua sociedade organizada? Temos algum estudo para projetar adequadamente a imagem da Ordem no mundo profano? Todas as instituies e as empresas investem nessa questo por consider-la importantssima. Num livro que escrevemos em 1998 (A Reforma Manica), dedicamos um capitulo apresentando serias sugestes pelas quais a Ordem Manica precisava ser mais divulgada. Em data relativamente recente, uma pesquisa encomendada pela UNESCO revelou que o poder da COMUNICAO est acima do poder econmico e do poder poltico. Por isso no podemos subestim-la.

18 OS PODERES MANICOS: Tanto no Estado Oficial quanto no universo manico os poderes so harmnicos e independentes. Mas quantas mazelas que ocorrem nos bastidores dos poderes profanos, vemos tambm ocorrer no seio de uma Ordem Fraternal e inicitica. O mais alto dignatrio de cada Poder tem o dever de lutar por total independncia e jamais permitir interferncia mesmo que indiretamente. Se assim no proceder estar maculando sua prpria conscincia de homem livre e cidado honrado. Tais sensores no sero lembrados com dignidade pela histria, pois nunca houve glria para a subservincia. No vamos, aqui, entrar em detalhes ou citar casos, afinal de contas, estamos escrevendo para pessoas inteligentes que, no mnimo, devem ter discernimento.

19 O GOVERNO OCULTO DO MUNDO: Em varias culturas, as tradies falam de uma elite de iluminados que de certa forma governariam o mundo. Esses seres chefiados por um mestre secreto, habitam um reino desconhecido, de onde influenciam os acontecimentos cclicos da humanidade. Sua ao seria empreendida por meio de sociedades secretas e de alguns agentes especialmente enviados. Marco Antnio Coutinho.

Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

Quem quer que saiba ver alm das velhas estruturas que se desagregam, esta apto para ver o mundo novo que deve ser edificado a partir do impulso esclarecido do A... e nada, eu repito, nem mesmo as perigosas peripcias que so a realidade do homem, nada pode opor-se ao desenrolar da etapa em andamento em direo ao fim que deve, de uma forma ou de outra, ser doravante atingindo. Raymond Bernard. Naquele momento o Rei do Mundo esta se comunicando com todos aqueles que dirigem os destinos da humanidade: Os reis, governantes, os grandes sacerdotes, os sbios e os homens poderosos. Ele conhece todas as intenes deles. Se elas agradam a Deus, ele favorecer sua realizao com sua ajuda invisvel (...) deixamos o aposento do Rei do Mundo, onde este Rei desconhecido tinha rezado por toda a humanidade e profetizado o destino dos povos e dos Estados. F. Ossendowsky. Existe um osis de Cultura Csmica, cujos representantes conduziram a humanidade atravs dos sculos, como uma estrela guia, para um mais alto grau de compreenso, pensamentos ticos e uma percepo mais profunda da Fraternidade humana (...). Assim, uma associao de Homens Sbios, mundialmente disseminada, foi criada na aurora da civilizao e conseguiu preservar a Antiga sabedoria durante milhares de anos, Andrew Tomas. Entretanto, sempre existiu uma escola Superior a qual foi confiada salvaguarda de todo o conhecimento. Essa escola foi a Comunidade Interior da Luz, que persistiu sem interrupo, desde a criao do Homem at o presente (...). Foi ela o repositrio primordial de todo Poder e Verdade, a ela confiados desde tempos imemoriais. Somente ela, como disse Paulo, estava na posse do Sacrossanto (...). A coroa do Soberano do Mundo tornar-se- razo pura e, seu cetro, Amor ativo. O Santurio lhe conferir uno e poder para libertar a compreenso do povo de preconceitos e trevas. Karl von Eckartshausen. A Irmandade de Shambhala presidida por uma restrita Hierarquia de seres superiores aos quais freqentemente se faz aluso sob o nome de Mahatmas. So seres sobre-humanos, dotados de poderes sobrenaturais que acabaram a sua evoluo neste planeta mas permaneceram com a humanidade a fim de facilitarem o seu progresso espiritual, Serge Toussaint. Sim, de certa forma, o Alto Conselho o Governo Oculto do Mundo, mas um governo esclarecido que respeita as liberdades e s intervm nos negcios mundiais para o bem dos homens. Conter erros e suas conseqncias trgicas, sem, no entanto, intervir na liberdade
Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

coletiva do mundo e nas lies que devem ser tiradas de aes erradas implica uma vigilncia ininterrupta. Raymond Bernard.

Nilson Alves Garcia www.higintel.com.br/nilson

Вам также может понравиться