Вы находитесь на странице: 1из 31

PLANO DE CURSO TCNICO EM CONTABILIDADE FORMA SUBSEQUENTE

I REQUERIMENTO Elaborado pelo estabelecimento de ensino para o(a) Secretario(a) de Estado da Educao. II INDENTIFICAO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO Indicao do nome do estabelecimento de ensino, de acordo com a vida legal do estabelecimento (VLE). III - PARECER E RESOLUO DO CREDENCIAMENTO DA INSTITUIO IV JUSTIFICATIVA A estruturao do Curso Tcnico em Contabilidade visa o aperfeioamento na concepo de uma formao tcnica que articule trabalho, cultura, cincia e tecnologia como princpios que sintetizem todo o processo formativo. O plano ora apresentado tem como eixo orientador a perspectiva de uma formao profissional como constituinte da integralidade do processo educativo. Assim, os componentes curriculares integram-se e articulam-se garantindo que os saberes cientficos e tecnolgicos sejam a base da formao tcnica. Por outro lado introduziu-se disciplinas que ampliam as perspectivas do fazer tcnico para que ele se compreenda como sujeito histrico que produz sua existncia pela interao consciente com a realidade construindo valores, conhecimentos e cultura. No mundo atual, com as exigncias da legislao na esfera pblica, as questes administrativa, contbil e financeira tornaram-se algo primordial na gesto das organizaes pblicas e privadas. Neste contexto, o desempenho satisfatrio das funes dos departamentos administrativo, contbil e financeiro depende no apenas do mtodo utilizado, mas, sobretudo, da compreenso clara da funo que deve exercer. O Curso Tcnico em Contabilidade pretende promover uma integrao de conhecimentos tcnicos, buscando desenvolver as habilidades pessoais e valores profissionais em um contnuo estmulo inovao e a criatividade por meio de uma viso 1

crtica e tica. A proposta encaminha conhecimentos para que os alunos sejam capazes de gerir, produzir e analisar informaes contbeis, assim como participar ativamente no processo de gesto das organizaes, sejam elas empresas pblicas, privadas ou do terceiro setor, atendendo as expectativas do mundo do trabalho. V OBJETIVOS a) Organizar experincias pedaggicas que levem formao de sujeitos crticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsvel na sociedade em que vivem; b) Oferecer um processo formativo que sustentado na educao geral obtida no nvel mdio assegure a integrao entre a formao geral e a de carter profissional; c) Articular conhecimento cientficos e tecnolgicos das reas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experincias educativas; d) Oferecer um conjunto de experincias terico-prticas na rea da Contabilidade; e) Gerir, produzir e analisar informaes contbeis, assim como participar ativamente no processo de gesto das organizaes; f) Preparar a informao e a documentao das empresas e outras organizaes no mbito das funes de aprovisionamento, de produo, pessoal, comercial, administrativa e financeira; g) Organizar, classificar e registrar documentos contabilsticos, em funo do seu contedo, utilizando para o efeito o plano oficial de contas do setor respectivo e as normas fiscais vigentes; VI DADOS GERAIS DO CURSO Habilitao Profissional: Tcnico em Contabilidade Eixo Tecnolgico: Gesto e Negcios Forma: Subseqente Carga Horria Total: 833 horas/aula ou 1000 horas Regime de Funcionamento: de 2 a 6 feira, no(s) perodo(s): (manh, tarde ou noite). Regime de Matrcula: Semestral Nmero de Vagas:......... por turma. (Conforme m - mnimo 30 ou 40) Perodo de Integralizao do Curso: mnimo 1 ano e mximo 05 (cinco) anos Requisitos de Acesso: Concluso do Ensino Mdio Modalidade de Oferta: Presencial 2

VII - PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO DE CURSO O Tcnico em Contabilidade domina contedos e processos relevantes do conhecimento cientfico, tecnolgico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar as mudanas, de forma a intervir no mundo do trabalho. Efetua anotaes financeiras da organizao e examica documentos fiscais e parafiscais. Analisa a documentao contbil e elabora planos de determinao das taxas de depreciao e exausto dos bens materiais, de amortizao dos valores imateriais. Organiza, controla e arquiva os documentos relativos atividade contbil e controla as movimentaes. Registra as operaes contbeis da empresa, ordenando os movimentos pelo dbito e crtito. Prepara adocumentao, apura haveres, direitos e obrigaes legais. VIII - ORGANIZAO CURRICULAR CONTENDO AS INFORMAES RELATIVAS ESTRUTURA DO CURSO: a. Descrio de cada disciplina contendo ementa: 1. ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS Carga horria total: 60 h/a - 50 h EMENTA: Estudo dos fatores determinantes do processo de abertura e encerramento de empresas, bem como, a aplicao das prticas inerentes a este processo. CONTEDOS: Empresa; Sociedade; Teoria geral das sociedades contratuais; Funcionamento das sociedades contratuais; Dissoluo e liquidao; Sociedade simples; Sociedade em nome coletivo; Sociedade e comandita simples; Sociedade Ltda; 3

Sociedade por aes; Outras sociedades institucionais; Prtica de abertura e fechamento de empresa: processo institucional-legal e processo contbil; Tpicos especficos sobre sociedades regidas por contratos ou por estatutos.

BIBLIOGRAFIA FABRETTI, Ludio Camargo. Fuses, Aquisies, Participaes e outros

Instrumentos de Gesto de Negcios : Tratamento Jurdico, Tributrio e Comercial. So Paulo: Atlas, 2005. FABRETTI, Ludio Camargo. Prtica Tributria Da Micro, Pequena E Mdia Empresa Legislaes Tributria E Empresarial. Lei Do Simples. Tributao Da Mdia Empresa. So Paulo: Atlas, 2006. MAMEDE, Gladston. Manual do Direito Empresarial. So Paulo: Atlas, 2005. RUSSO, Luiz Roberto Romero. Como Abrir sua Empresa Comercial. So Paulo: Atlas, 2003. RUSSO, Luiz Roberto Romero. Como Abrir sua Empresa de Prestao de Servios. So Paulo: Atlas, 2003 RUSSO, Luiz Roberto Romero. Como alterar Contratos Sociais: Manual de Alterao de Contrato e Adequao ao Novo Cdigo Civil. So Paulo: Atlas, 2004.

2. CONTABILIDADE GERAL Carga horria total: 120 h/a 100 h EMENTA: Estudo dos elementos bsicos da esttica e da dinmica patrimonial, tcnicas de escriturao contbil por meio do sistema de partidas dobradas, bem como, prticas de elaborao de balancetes, balano patrimonial e demonstrao de resultado. CONTEDOS: Noes preliminares; 4

Esttica patrimonial o balano; Procedimentos contbeis bsicos segundo o mtodo das partidas dobradas; As variaes do patrimnio lquido; Operaes com mercadorias; Balano patrimonial e demonstrao de resultado aspectos contbeis legais e societrios; Problemas contbeis diversos; Ativo imobilizado e o problema das amortizaes; Tpicos especiais na introduo de procedimentos contbeis.

BIBLIOGRAFIA AKEMI, Ceclia et al. Contabilidade Introdutria: Exerccios. So Paulo: Atlas, 2006. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Curso Bsico de Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2005. FIPECAFI. Contabilidade Introdutria: Texto. So Paulo: Atlas, 2006. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Bsica: Exerccios. So Paulo: Atlas, 2006. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Bsica: Texto. So Paulo: Atlas, 2006. PADOVEZE, Clvis Luiz. Manual de Contabilidade Bsica. So Paulo: Atlas, 2004.

3. CONTABILIDADE INTERMEDIRIA Carga horria total: 80 h/a 67 h EMENTA: Estudo das tcnicas contbeis relativas aos fatos de natureza intermediria, bem como, casos empricos ou simulados a gerao de todas as demonstraes contbeis tidas como imprescindveis. CONTEDOS: Estoques aspectos gerais; Estoques de mercadorias: comrcio; Estoques de indstria: produtos; Folha de pagamento; 5

Operaes bancrias; Operao para crditos de liquidao duvidosa; Adiantamentos; Aquisio de bens por intermdio de consrcio; Despesas de exerccio seguinte; Depreciao, exausto e amortizao; Outras previses contbeis; Matriz e filiais: centralizao versus descentralizao; Demonstrao de Fluxos de Caixa (DFC); Tcnicas de elaborao de fluxo de caixa; Notas explicativas; Desenvolvimento de exerccios (Estudo de casos) com a gerao de todas as demonstraes contbeis (balano patrimonial, demonstrao de resultado do exerccio, demonstrao de mutao do patrimnio lquido, demonstrao de origens e aplicaes de recursos, demonstrao de fluxo de caixa e notas explicativas).

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade Intermediria, So Paulo: Atlas, 2005. FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes . So Paulo, Atlas, 2003 OLIVEIRA, Luis Martins de e PEREZ JUNIOR, Jos Hernandez. Manual de Contabilidade Tributria. So Paulo: Atlas, 2006. SCHMIDT, Paulo et al. Contabilidade Avanada: Aspectos Societrios e Tributos . So Paulo: Atlas, 2003 SCHMIDT, Paulo et al. Fundamentos de Contabilidade Intermediria . So Paulo: Atlas, 2004.

4. CONTABILIDADE ORAMENTAL Carga horria total: 80 h/a 67 h 6

EMENTA: O processo oramentrio como instrumento do sistema de informao gerencial e sua aplicao no processo decisrio das entidades. Desenvolver estudos acerca da utilizao da prtica de oramento como instrumento para o acompanhamento da evoluo de uma entidade, propiciando condies de avaliao e decises gerenciais. CONTEDOS: Planejamento e Oramento Empresarial; Aspectos conceituais bsicos do planejamento; Aspectos conceituais bsicos do oramento; Elaborao e controle do oramento; Oramento de Vendas; Oramento de Produo; Oramento de compras de matrias-primas; Oramento de Mo-de-obra; Oramento de custos indiretos e despesas comerciais e administrativas; Oramento de investimentos; Oramento de caixa; Oramento de resultados; Balano Patrimonial Projetado; Demonstrao de Resultado do Exerccio Projetada; Fluxos de Caixa Projetados; Anlise do Oramento Empresarial; Medidas para a avaliao de desempenho econmico-financeiras; Anlise do oramento: Orado X Realizado.

BIBLIOGRAFIA CASAROTTO FILHO, Nelson; KIPITTKE, Bruno Hartmut. Anlise de Investimentos. So Paulo: 2000. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas, 2000.

PEANHA. Djalma. Contabilidade Pblica e Administrao Financeira e Oramentria AFO - CESPE. So Paulo: Mtodo, 1 Edio, 2009.

5. CONTABILIDADE TRIBUTRIA E LEGISLAO SOCIAL DO TRABALHO Carga horria total: 120 h/a 100 h EMENTA: A contabilidade tributria e a legislao social do trabalho aplicadas

contabilidade. CONTEDOS: Distino entre Direito Pblico e Direito Privado; Direito Administrativo; Administrao Pblica e Cidadania; Ato administrativo; Poderes Administrativos; Agentes e Cargos Pblicos; Responsabilidades; Servios Pblicos; Licitao e Contrato Administrativo; Domnio Pblico; Responsabilidade Civil do Estado; Direitos dos Usurios dos Servios Pblicos; Organizaes Sociais; Introduo ao Direito Empresarial; Sociedades empresrias; Ttulos de crditos; Falncia e concordata; Contratos comerciais; Proteo do consumidor; Introduo aos direitos: societrio e comercial; Contrato de sociedade; 8

Personificao das sociedades; Contrato social; Direitos e obrigaes dos scios; Administrao societria; Dissoluo parcial e total da sociedade; Liquidao da sociedade; Coligao, transformao, incorporao, fuso e ciso; Descontinuidade da personalidade jurdica; Sociedades contratuais em espcies; Sociedades institucionais (estatutrias); Falncia e recuperao da empresa; Abordagens ao direito comercial; Comrcio eletrnico; Direito do consumidor; Noes gerais e evoluo do direito tributrio; Princpios jurdicos da tributao; Sistema tributrio; Tributo conceito, espcies e funo; Vigncia e aplicao da norma tributria; Interpretao e integrao da legislao tributria; Fato Gerador; Obrigao tributria; Crdito tributrio; Sujeio ativa e passiva em matria tributria; Exoneraes tributrias; Infraes e sanes tributrias; Administrao tributria; Contencioso tributrio; Previdncia Social, Assistncia Social e a Sade; Ministrio da Previdncia e Assistncia Social; Demais rgos da Seguridade Social; 9

Princpios e fontes da Seguridade Social; Custeio da Seguridade social: natureza jurdica das contribuies sociais; Segurados e contribuintes; Arrecadao e recolhimento; Crimes contra a seguridade social; Previdncia Social; Sistema nacional Previdencirio e legislao vigente; Prestaes, benefcios e servios previdencirios; Legislao tributria: federal, estaduais e municipais; Princpios constitucionais tributrios, elementos fundamentais do tributo, imunidade e iseno tributria, regulamentos dos impostos; Principais funes e atividades da contabilidade tributria; Normas para escrituraes dos livros fiscais e contbeis; Contribuies sociais e tributos sobre o lucro das pessoas jurdicas; Contribuies sociais sobre o faturamento; Contabilizao de contribuies e impostos.

BIBLIOGRAFIA CASSONE, Vitrio. Direito Tributrio. So Paulo: Atlas, 2006. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial V-1, V-2 e V-3.de Acordo com a nova Lei de Falncias. So Paulo: Saraiva, 2006. DENARI, Zelmo. Curso de direito Tributrio. So Paulo: Atlas, 2002. DOWER, Nelson Godoy Bassil. Instituies do Direito Pblico e Privado. So Paulo, Saraiva, 2005. FABRETTI, Ludio Camargo. Direito Tributrio Aplicado: Impostos e Contribuies das Empresas. So Paulo: Atlas, 2000 FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes. So Paulo: Atlas, 2003. FUHRER, Maximilianus Cludio Amrico e MILARE, Edis. Manual de Direito Pblico e Privado. Editora RT., 2005. GLADSTON, Mamede. Direito Empresarial Brasileiro: V-1 e V-2. So Paulo: Atlas, 2004. 1

HERKENHOFF, Joo Baptista. Introduo ao Direito. Editora Thex, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Comentrios CLT. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Direito Processual do Trabalho. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Flexibilizao das Condies do Trabalho. So Paulo: Atlas, 2005. MARTINS, Sergio Pinto. Fundamentos do Direito da Seguridade Social. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Fundamentos do Direito Processual do Trabalho. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Instituies de Direito Pblico e Privado. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Legislao Previdenciria. So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Sergio Pinto. Manual do Imposto sobre Servios. So Paulo: Atlas, 2006. NASCIMENTO, Amauri mascaro e PINHO, Ruy Rebelo. Instituies de Direito Pblico e Privado. So Paulo: Atlas, 2004. OLIVEIRA, Luiz Martins de et al. Manual de Contabilidade Tributria. So Paulo: Atlas, 2006. SOUZA, Thelma de Mesquita Garcia e. Governana Corporativa e o Conflito de Interesses na Sociedade Annima V-1 e V-2. So Paulo: Atlas, 2005. VENOSA, Silvio de Salvo e AZEVEDO, lvaro Villaa. Cdigo Civil Anotado e Legislao Complementar. So Paulo: Atlas, 2004. YOSHIAKI, Ichihara. Direito Tributrio. So Paulo: Atlas, 2006.

6. CONTAS E BALANOS Carga horria total: 80 h/a 67 h EMENTA: Estudo dos saldos das contas das Demonstraes Contbeis para constatar seu fluxo de movimentao e sua existncia fsica, bem como, gerar os indicadores de 1

estrutura e de desempenho, interpretando-os e reportando-os aos interessados. CONTEDOS: Necessidade e importncia da estrutura, anlise e interpretao das demonstraes contbeis; Sistema de informao contbil e os princpios de contabilidade; Anlise das contas; Estruturas das demonstraes contbeis; Introduo anlise de balanos e DRE (Demonstrativo de Resultados Exerccios): anlise horizontal e anlise vertical. Tpicos especiais de anlise de relatrios. BIBLIOGRAFIA ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Anlise de Balanos. So Paulo: Atlas, 2006. HOJI, Masakuzu. Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 2004. IUDCIBUS, Sergio de. Anlise de Balanos: anlise de liquidez e do endividamento, anlise do giro, rentabilidade e alavancagem financeiro. So Paulo: Atlas, 2006. MATARAZZO, Dante C. Anlise Financeira de Balanos. So Paulo: Atlas, 2003.

7. CUSTOS Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo dos elementos e vetores de custos, bem como, os mtodos e tcnicas de mensurao e contabilizao de custos nas empresas. CONTEDOS: Princpios bsicos de custos, terminologia, sistemas de custos; Natureza da Contabilidade de Custos e Conceitos Bsicos; Classificao dos custos; Materiais diretos; Mo-de-obra direta; 1

Custos Indiretos de Fabricao; Mtodos de Custeio e apropriao; Contabilizao; Custos para deciso; Ponto de equilbrio; Custos por Processo; Oramento Flexvel; Formao de preo de venda; Preo de transferncia; Sistema de acumulao de custos; Margem de contribuio; Relao custo x volume x lucro; Anlise e Controle; Relatrios gerenciais de custos.

BIBLIOGRAFIA BANKER, Ragiv D. et al. Contabilidade Gerencial. So Paulo: Atlas, 2000. FARIA, Ana Cristina de. Gesto de Custos Logsticos. So Paulo: Atlas, 2005. HANSEN, Don R. e MOWEN, Maryanne M. Gesto dos Custos, Contabilidade e Controle. Ed. Thomson Pioneira, 2001 LEONE, Jorge Sebastio Guerra. Curso de Contabilidade de Custos ( texto). So Paulo: Atlas, 2000. LEONE, Jorge Sebastio Guerra. Curso de Contabilidade de Custos (exerccio). So Paulo: Atlas, 2000. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos. So Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos (exerccios). So Paulo: Atlas, 2006. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos (texto). So Paulo: Atlas, 2003. WERNKE, Rodoney. Gesto de Custos. So Paulo: Atlas, 2004.

8. ELABORAO E ANLISE DE PROJETOS Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo das variveis de decises contempladas nas atividades da empresa, voltadas para o ambiente competitivo de negcios. CONTEDOS: Estrutura bsica e aspectos grficos e materiais de uma empresa; Diagnstico da realidade de empresa no mercado; Estudando da sistemtica desenvolvida nas atividades da contabilidade; Pratica dos procedimentos contbeis dentro da empresa; Desenvolvimento da prtica profissional do contador; Conhecimento do plano de contas das empresas; Execuo da escriturao contbil; Conciliao contbil; Fechamento de Balancetes Mensais; Execuo da Apurao de Resultado do Exerccio; Exerccio da legislao fiscal; Simulao de prticas de criatividade; Simulao de prticas de integrao e trabalho em equipe; Simulao de prticas na gesto de marketing com controle de qualidade; Simulao de prticas de liderana em vendas com controle de qualidade; Simulao de prticas de compra, logstica de suprimento e produo com controle de qualidade; Simulao de prticas de mensurao de custos com controle de qualidade; Simulao de prticas de logstica de distribuio com controle de qualidade; Simulao de prticas de gesto de tesouraria com controle de qualidade; Simulao de prticas de R&H com controle da qualidade; Simulao de prticas de gesto de servios gerais com controle da qualidade; Simulao de avaliao do desempenho organizacional com base em variveis da contabilidade financeira e gerencial; 1

Simulao de tpicos estratgicos e competitivos da organizao.

BIBLIOGRAFIA GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de Empresa e Tcnicas Vivenciais. Editora Makron, 1996. JALOWITZKY, Marise. Manual Comentado de Jogos e Tcnicas de Vivncias. Editora Sulina, 2002. KIRBY, Andy. 150 Jogos de Treinamento. T&D Editora, 1995. KROEHNERT, Gary. Instrues Bsicas Para Treinamentos em Empresas: um manual prtico. Editora Manole, 2000. SUGIURA, Tadashi. Introduo a Jogos de Treinamento para Equipes. Editora Qualitymark, 1998. VICENTE, Paulo. Jogos de Empresas: A Fronteira do Conhecimento em Administrao de Negcios. Ed. Makron, 2000. 9. ESTATSTICA APLICADA Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo das ferramentas de estatstica descritiva na aprendizagem do conhecimento das cincias contbeis. CONTEDOS: Conceitos bsicos; Sries estatsticas; Medidas de tendncia central; Medidas separatrizes; Medidas de disperso; Medidas de assimetria e curtose; Probabilidade; Clculo de probabilidades.

BIBLIOGRAFIA

EPPRECHT, Eugnio Kahn, et al. Controle Estatstico de Qualidade. So Paulo: Atlas, 2005. HOFFMANN, Ronaldo e VIEIRA, Sonia. Elementos de Estatstica. So Paulo: Atlas, 2003. LAPPONI, Juan Carlos. Estatstica Usando o Excel. Rio de Janeiro: Campus, 2005. MARTINS, Gilberto de Andrade e FONSECA, Jairo Simon da. Curso de Estatstica. So Paulo: Atlas, 1996. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatstica Geral e Aplicada. So Paulo: Atlas, 2005. MUROLO, Afrnio Carlos et al. Estatstica para Cursos de Economia, Administrao e Cincias Contbeis. V-1. So Paulo: Atlas, 1999. SMAILES, Joane e MCGRANE, ngela. Estatstica Aplicada na Administrao com Excel. So Paulo: Atlas, 2002.

10. TICA GERAL E COMERCIAL Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo da tica em suas principais abordagens, bem como, dissemin-la, principalmente no convvio social, empresarial e profissional. CONTEDOS: Moral e tica; Definies, sua importncia no dimensionamento humano; Fundamentao de tica: pessoa humana, atributos principais, fim e ltimo; O bem, principais posicionamentos ticos; Valores: definies, valores supremos; A tica e as mudanas scio-culturais; O mundo em que vivemos: posicionamento da tica, a realidade brasileira face ao progresso moral; Inteligncia emocional; A Formao tica e as profisses; 1

Formao tica dos profissionais; Profissionais da contabilidade; A tica profissional e o trabalho humano; Deveres profissionais; Conduta do profissional de contabilidade; Cdigo de tica Profissional do Contabilista; Segredo profissional; Legislao da Profisso Contbil.

BIBLIOGRAFIA CAMARGO, Marculino. tica na Empresa. Editora Vozes, 2006. CFC. Conselho Federal de Contabilidade. tica na Profisso do Contador, 2006. CRUZ, Sebastio C. Velasco E. Globalizao, Democracia e Ordem Internacional: Ensaios de Teoria e Histria. Editora UNESP, 2004. HBR. Coleo Harvard Business Review. tica e Responsabilidade Social nas Empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2004. RACHELS, James. Elementos da Filosofia Moral. Editora Gradiva, 2004. RUSSELL, Bertrand. Sociedad Humana Etica y Politica. Editora Catedra, 1987. VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. tica. Editora Civilizao Brasileira, 2005.

11. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: A evoluo e as funes da administrao e a relao com o ambiente contemporneos das organizaes. CONTEDOS: Gerenciamento e funcionalidade do sistema corporativo da empresa; Conceitos bsicos de administrao; 1

Esquema de classificao das atividades administrativas; Funes de administrao geral e de administrao especfica; A evoluo da Administrao como cincia; Administrao cientfica, teoria da burocracia, teoria geral de sistemas e abordagem contingencial da administrao; Organizao e os estilos gerenciais: administrao por objetivos; Auto-conhecimento, criatividade, desenvolvimento da viso e identificao de oportunidades, validao de uma idia, construo de um Plano de Negcios e negociao.

BIBLIOGRAFIA CABRAL, E. H. S. Terceiro Setor. Editora Saraiva. 2006 CHIAVENATO, Idalberto. Introduo a Teoria Geral da Administrao Edio Compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2004. DRUCKER, Peter. Introduo Administrao. Editora Thomson Pioneira, 1998. KWASNICKA, Eunice Laava. Introduo Administrao. So Paulo: Atlas, 2004. MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Introduo Administrao Edio Compacta. So Paulo: Atlas, 2006. MOTTA, Fernando C. P.; VASCONCELOS, Isabella F. G. Administrao. So Paulo: Thomson, 2002. Teoria Geral da

12. FUNDAMENTOS DO TRABALHO Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: O Trabalho humano nas perspectivas ontolgicas e histrica; o trabalho como realizao da humanidade, como produtor da sobrevivncia e da cultura; o trabalho como mercadoria no industrialismo e na dinmica capitalista. As transformaes no mundo do trabalho: tecnologias, globalizao, qualificao do trabalho e do trabalhador. CONTEDOS: 1

O ser social; Mundo do trabalho; Sociedade; Dimenses do trabalho humano; Perspectiva histrica das transformaes do mundo do trabalho; O trabalho como mercadoria: processo de alienao; Emprego, desemprego e subemprego; O processo de globalizao e seu impacto sobre o mundo do trabalho; O impacto das novas tecnologias produtivas e organizacionais no mundo do trabalho; qualificao do trabalho e do trabalhador; Perspectivas de incluso do trabalhador na nova dinmica do trabalho.

BIBLIOGRAFIA CHESNAIS, F. Mundializao do capital. Petrpolis: Vozes, 1997. FROMM, E. Conceito marxista de homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. GENRO, T. O futuro por armar. Democracia e socialismo na era globalitria . Petrpolis: Vozes, 2000. GENTILI, P. A educao para o desemprego. A desintegrao da promessa integradora. In. Frigotto, G. (Org.). Educao e crise do trabalho: perspectivas de final de sculo. 4 ed. Petrpolis: Vozes, 2000. GRAMSCI, A. Concepo dialtica da histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. HOBSBAWM, E.. A era dos extremos - O Breve Sculo XX - 1914-1991. So Paulo: Editora da UNESP, 1995. JAMESON. F. A cultura do dinheiro. Petrpolis: Vozes, 2001. LUKCS, G. As bases ontolgicas do pensamento e da atividade do homem . Temas de Cincias Humanas. So Paulo: [s.n], 1978. MARTIN, H. P.; SCHUMANN, H. A armadilha da globalizao: O assalto democracia e ao bem-estar. So Paulo: Globo, 1996. NEVES, L.M. W. Brasil 2000: nova diviso do trabalho na educao . So Paulo: Xam, 1

2000. NOSELLA, P. Trabalho e educao. ln: Frigotto, G. (Org .). Trabalho e conhecimento: dilemas na educao trabalhador. 4 ed. So Paulo:Cortez, 1997. SANTOS, B. Reinventando a democracia. Entre o pre-contratualismo e o pscontratuialismo. In: Beller, Agnes et al. A crise dos paradigmas em cincias sociais . Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

13. INFORMTICA Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo dos recursos computacionais de gerao de textos, planilhas eletrnicas, banco de dados e de apoio a conferncias. CONTEDOS: A organizao; Processamento de dados e sistemas de informao contbil-financeiros; Cincias contbeis, banco de dados e sistemas. Histrico: processamento de dados; O computador: hardware; O computador: software; Processamento de dados: solues; Microprocessador microinformtica; Sistemas operacionais; Entendendo sistemas operacionais e ambiente grfico; Entendendo processadores de texto; Entendendo planilhas de clculos; Entendendo gerenciadores de banco de dados; Entendendo apresentao em PowerPoint; Usando a Internet; Tpicos especiais relativos s inovaes tecnolgicas computacionais 2

contemporneas. BIBLIOGRAFIA CORNACHIONE JR., Edigard B. Informtica Aplicada s reas de Contabilidade, Administrao e Economia (livro texto). So Paulo: Atlas, 2001. CORNACHIONE JR., Edigard B. Informtica Aplicada s reas de Contabilidade, Administrao e Economia (livro exerccio). So Paulo: Atlas, 2003. SANTOS, Aldemar de A. Informtica na Empresa. So Paulo: Atlas, 2003. GIL, Antonio de Loureiro. Qualidade Total em Informtica. So Paulo: Atlas, 1999. GUEVARA, Praza Antonio. Informtica Aplicada a La Gestion de La Empresa. Espanha: Editora Pirmide, 2004.

14. INTRODUO A ECONOMIA Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo dos aspectos importantes da economia, bem como, as aes sociais, polticas, empresariais e institucionais no relacionamento e tratamento com cincia. CONTEDOS: Evoluo do pensamento econmico; Fundamentos da economia: conceito, escassez e problemas econmicos, economia positiva e economia normativa, relao da economia com as demais cincias, diviso do estudo econmico; Comportamento do consumidor, comportamento da firma e funcionamento do comrcio; Oferta e demanda no Mercado de bens e servios; Microeconomia e Macroeconomia; Contas Nacionais (investimento, impostos, tributos, produo, governo); Teoria da determinao da renda; Inflao;

Deflao; Economia internacional; Economia no setor pblico; Crescimento e desenvolvimento econmico.

BIBLIOGRAFIA SOUZA, Neli De Jesus de. Curso de Economia. So Paulo: Atlas, 2003. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de Et Al. Economia Brasileira

Contempornea. So Paulo: Atlas, 2005. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. So Paulo: Atlas, 2006. MATOS, Orlando Carneiro de. Economia Bsica. So Paulo: Atlas, 2000.

15. MATEMTICA FINANCEIRA Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo dos mtodos e tcnicas de clculos financeiros na aprendizagem do conhecimento das cincias contbeis. CONTEDOS: Conceitos gerais de juros simples; Juros compostos; Descontos; Matemtica financeira e inflao; Matemtica financeira e emprstimos para capital de giro; Matemtica financeira, reciprocidade bancria e taxa de over; Fluxo de caixa; Coeficiente de financiamento; Matemtica financeira e estratgias comerciais de compra e venda; Anlise de investimentos e reposio de ativos; 2

Matemtica financeira e ttulos de renda fixa; Sistemas de amortizao de emprstimos e financiamentos. Matemtica financeira e avaliao de aes.

BIBLIOGRAFIA ASSAF NETO, Alexandre. Matemtica Financeira e suas Aplicaes. So Paulo: Atlas, 2006. ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. So Paulo: Atlas, 2006. BRUNI, Adriano Leal e FAM, Rubens. Matemtica Financeira com HP 12C e Excel . So Paulo: Atlas, 2004. BRUNI, Adriano Leal. Administrao de Custos, Preos e Lucros com aplicaes na HP 12C e Excel. V.5. So Paulo: Atlas, 2006. HIRSCHFELD, Henrique. Engenharia Econmica e Anlise de Custos . So Paulo: Atlas, 2000. MERCHEDE, Alberto. Matemtica Financeira: para Usurios de Excel e HP 12C . So Paulo: Atlas, 2001.

16. REDAO COMERCIAL Carga horria total: 40 h/a 33 h EMENTA: Estudo dos aspectos lingsticos e gramaticais pertinentes produo textual na rea de Cincias Contbeis. Levar o aluno construo de textos tcnicos pertinentes ao discurso do contador. Desenvolver estudos lingsticos sobre as principais dificuldades no uso da lngua materna na produo textual na rea contbil. CONTEDOS: Aspectos lingsticos da comunicao escrita; O texto tcnico; A abordagem instrumental; Nveis de linguagem; 2

A organizao do texto; O pargrafo; As funes da linguagem; Aspectos estruturais dos textos tcnicos; Estrutura e organizao do ofcio; Estrutura e organizao do requerimento; Estrutura e organizao do atestado; Estrutura e organizao da ata; Estrutura e organizao da procurao; Estrutura e organizao do relatrio; Estrutura e organizao de circular; Estrutura e organizao do memorando; Estrutura e organizao do regulamento; Estrutura e organizao do estatuto; Estrutura e organizao da convocao; Estrutura e organizao do aviso; Estrutura e organizao do bilhete; Estrutura e organizao da ordem de servio; Estrutura e organizao de declarao; Estrutura e organizao do edital; Estrutura e organizao de recibo; Aspectos gramaticais pertinentes linguagem contbil.

BIBLIOGRAFIA ASPARY, Adalberto. Portugus nas Comunicaes Administrativas. BARBOSA, Severino Antonio M. Redao: 5 ed. Campinas, Papiros, 1989. CINTRA, Anna Maria Marques, MARQUESI, Sueli Cristina e FONSECA, Jos Ismar (1992). Portugus Instrumental para a rea de Cincias Contbeis . So Paulo, Atlas. Gramticas normativas e manuais de ensino. MARQUES, Ana Maria et aliii. Portugus Instrumental para a rea de Cincias 2

Contbeis. So Paulo, Atlas, 1992. MEDEIROS, Joo Bosco. Portugus Instrumental: Para Cursos de Contabilidade, Economia e Administrao. So Paulo: Atlas, 2005. NADOLKIS, Hndricas.Comunicao Redacional Atualizao. So Paulo, IBEP, 1994. PINTO, Elisa Guimares. A articulao do texto. So Paulo Paulo, tica. SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. 5. ed. So Paulo, Globo, 1992. SOARES, Magda e CAMPOS, Edson Nascimento. Tcnica de Redao. Rio de Janeiro: Livro Tcnico, 1978. VANOYE, Francis. Usos da linguagem. So Paulo, Martins Fontes, 1978. ZIBERKNOP, Lbia Scliar e MARTINS, Dileta Silveira. Portugus Instrumental. So Paulo: Atlas, 2004.

17. TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE Carga horria total: 60 h/a 50 h EMENTA: Estudo dos principais fatos histricos inerentes ao conhecimento contbil no tempo e no espao, inclusive no Paran. CONTEDOS: Pensamento contbil: primrdios, evoluo e contemporaneidade; Evoluo do conceito e dos procedimentos contbeis nos continentes: europeu, americano, latino-americano, no Brasil e no Paran; Conceito, objetivo, finalidade e metodologia da contabilidade; Seguimentos, abordagens x usurios da contabilidade; Profissionais da contabilidade; Evoluo histrica da cincia contbil; Doutrina Contbil; Estrutura conceitual bsica da contabilidade; Evoluo e importncia da Contabilidade no mundo moderno; Conceitos fundamentais da Contabilidade: bens, direitos, obrigaes, ativo, 2

passivo, despesa, receita, inventrios, fatos contbeis administrativos, escriturao e lanamentos; Noes de dbito e crdito; Contabilidade entre matriz e filial Demonstraes contbeis; Consolidao de Demonstraes Contbeis; A contabilidade comercial e a informtica. Importao e exportao.

BIBLIOGRAFIA HENDRIKSEN, Eldon S. e Breda, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999. IUDICIBUS, Sergio e MARION, Jos Carlos. Introduo Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2002. IUDICIBUS, Sergio et al. Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2000. LEITE, Carlos Eduardo Barros. A Evoluo das Cincias Contbeis no Brasil. So Paulo: FGV, 2005. MARTINS, Eliseu e LOPES, Alexsandro Broedel. Teoria da Contabilidade. So paulo: Atlas, 2005. MARTINS, Eliseu e LOPES, Alexsandro Broedel. Teoria da Contabilidade: uma nova Abordagem. So Paulo: Atlas, 2000 S, Antonio Lopes de. Teoria da Contabilidade. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2006. SCHMIDT, Paulo et al. Fundamentos da Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2005. SCHULER, Maria, Comunicao Estratgica. So Paulo: Atlas, 2004.

b. Plano de Estgio com Ato de Aprovao do NRE b. Plano de Estgio com Ato de Aprovao do NRE (quando houver estgio profissional supervisionado) 1. Identificao da Instituio de Ensino: Nome do estabelecimento: 2

Entidade mantenedora: Endereo (rua, n., bairro): Municpio: NRE:

2. Identificao do curso: Habilitao: Eixo Tecnolgico: Carga horria total: Do curso: __________ horas Do estgio: _________ horas

3. Coordenao de Estgio: Nome do professor (es): Ano letivo:

4. Justificativa Concepes(educao profissional, curso, currculo, estgio); Insero do aluno no mundo do trabalho; Importncia do estgio como um dos elementos constituintes de sua formao; O que distingue o estgio das demais disciplinas e outros elementos que

justifiquem a realizao do estgio 5. Objetivos do Estgio 6. Local (ais) de realizao do Estgio 7. Distribuio da Carga Horria (por semestre, perodo..) 8. Atividades do Estgio 9. Atribuies do Estabelecimento de Ensino 10. Atribuies do Coordenador

11. Atribuies do rgo/instituio que concede o Estgio 12. Atribuies do Estagirio 13. Forma de acompanhamento do Estgio 14. Avaliao do Estgio 15. Anexos, se houver * O Plano de Estgio dos estabelecimentos de ensino que ofertam Cursos Tcnicos devem ser analisados pelo Ncleo Regional de Educao que emitir parecer prprio (Ofcio Circular n 047/2004 DEP/SEED). c. Descrio das prticas profissionais previstas: (Descrever as prticas que a escola desenvolve em relao ao curso, tais como: palestras, visitas, seminrios, anlises de projetos e outros)

d. Matriz Curricular:
MATRIZ CURRICULAR Estabelecimento: Municpio: Curso: TCNICO EM CONTABILIDADE Forma: SUBSEQUENTE Turno: Mdulo: 20 DISCIPLINA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS CONTABILIDADE GERAL CONTABILIDADE INTERMEDIRIA CONTABILIDADE ORAMENTAL CONTABILIDADE TRIBUTRIA E LEGISLAO SOCIAL DO TRABALHO CONTAS E BALANOS CUSTOS ELABORAO E ANLISE DE PROJETOS ESTATSTICA APLICADA TICA GERAL E COMERCIAL FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO FUNDAMENTOS DO TRABALHO INFORMTICA INTRODUO ECONOMIA MATEMTICA FINANCEIRA REDAO COMERCIAL TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE TOTAL Ano de implantao: Carga horria total: 1000 horas/aula ou 833 horas Organizao: SEMESTRAL hora/ 1 S 2 S hora aula 3 60 50 3 3 120 100 4 80 67 4 80 67 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 25 3 4 120 80 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 60 1000 100 67 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 50 833

25

IX SISTEMA DE AVALIAO E CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS, COMPETNCIAS E EXPERINCIAS ANTERIORES a. Sistema de Avaliao: A avaliao ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu prprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeioar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados , e o seu desempenho , em diferentes situaes de aprendizagem. Preponderaro os aspectos qualitativos da aprendizagem, considerada a interdisciplinariedade e a multidisciplinariedade dos contedos, com relevncia atividade crtica, capacidade de sntese e elaborao sobre a memorizao, num processo de avaliao contnua, permanente e cumulativa. A avaliao ser expressa por notas, sendo a mnima para aprovao - 6,0 (seis vrgula zero). Recuperao de Estudos: O aluno cujo aproveitamento escolar for insuficiente ser submetido recuperao de estudos de forma concomitante ao perodo letivo. b. Critrios de aproveitamento de conhecimentos e experincias anteriores - Somente no Subsequente Art. 68 da Deliberao 09/06 CEE/PR. O estabelecimento de ensino poder aproveitar mediante avaliao, competncia, conhecimentos e experincias anteriores, desde que diretamente relacionadas com o perfil profissional de concluso da respectiva qualificao ou habilitao profissional, adquiridas: no Ensino Mdio; em qualificaes profissionais, etapas ou mdulos em nvel tcnico concludos em outros cursos, desde que cursados nos ltimos cinco anos; em cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores, no trabalho ou por meios informais; em processos formais de certificao; no exterior. 2

- Solicitao e avaliao do aproveitamento de estudos (dever estar aprovado no Regimento Escolar): o aluno preencher o requerimento solicitando o aproveitamento de estudos, considerando o perfil profissional do curso tcnico e a indicao dos cursos realizados anexando fotocpia de comprovao de todos os cursos ou conhecimentos adquiridos; uma comisso de professores, do curso tcnico, designada pela Direo far a anlise da documentao apresentada pelo aluno; mediante aprovao da comisso ser indicado os contedos (disciplinas) que devero ser estudadas pelo aluno a fim de realizar a avaliao, com data, hora marcada e professores escalados para aplicao e correo. Para efetivao da legalidade do aproveitamento de estudos ser lavrado ata constando o resultado final da avaliao e os contedos aproveitados, na forma legal e pedaggica. Art. 69 da Deliberao 09/06 CEE/PR: A avaliao, para fins de aproveitamento de estudos, ser realizada conforme os critrios estabelecidos no Plano de Curso e no Regimento Escolar. X ARTICULAO COM O SETOR PRODUTIVO A articulao com o setor produtivo estabelecer uma relao entre o estabelecimento de ensino e instituies que tenham relao com o Curso Tcnico em Contabilidade, nas formas de entrevistas, visitas, palestras, reunies com temas especficos com profissionais das Instituies conveniadas. Anexar os termos de convnio de firmados com empresas e outras instituies vinculadas ao curso. XI PLANO DE AVALIAO DO CURSO O Curso ser avaliado com instrumentos especficos, construdos pelo apoio pedaggico do estabelecimento de ensino para serem respondidos (amostragem de metade mais um) por alunos, professores, pais de alunos, representante(s) da comunidade, conselho escolar, APMF. Os resultados tabulados sero divulgados, com alternativas para soluo. 3

XII INDICAO DO COORDENADOR DE CURSO: Dever ser graduado com habilitao especfica e experincia comprovada. XIII INDICAO DO COORDENADOR DE ESTGIO (quando for o caso): Dever ser graduado com habilitao especfica e experincia comprovada. XIV RELAO DE DOCENTES Dever ser graduado com habilitao e qualificao especfica na disciplina que for indicado, anexando documentao comprobatria. XV CERTIFICADOS E DIPLOMAS a. Certificao: No haver certificados no Curso Tcnico em Contabilidade, considerando que no h itinerrios alternativos para qualificao; b. Diploma: O aluno ao concluir o Curso Tcnico em Contabilidade, conforme organizao curricular aprovada, receber o Diploma de Tcnico em Contabilidade. XVI RECURSOS MATERIAIS a. Biblioteca: (em espao fsico adequado e relacionar os itens da bibliografia especfica do curso, conter quantidade) b. Laboratrio: de Informtica e se houver especfico do curso (relacionar os equipamentos e materiais essenciais ao curso) XVII CPIA DO REGIMENTO ESCOLAR E / OU ADENDO COM O RESPECTIVO ATO DE APROVAO DO NRE (A finalidade constatar as normas do curso indicado no plano) XVIII ANUNCIA DO CONSELHO ESCOLAR DO ESTABELECIMENTO MANTIDO PELO PODER PBLICO (ATA OU DECLARAO COM ASSINATURAS DOS MEMBROS) XIX - PLANO DE FORMAO CONTINUADA (DOCENTES) (O estabelecimento dever descrever o plano de formao continuada)

Вам также может понравиться