Вы находитесь на странице: 1из 18

Escola Estadual Itagiba Laureano Dorneles Aparecida de Goinia, 20 setembro a 20 de novembro de 2008 .

Projeto: Libras, um novo jeito de aprender a ler e escrever.

Professora: Sandra Aparecida de Miranda Nunes


NOVEMBRO/2008

NDICE:
NDICE: ....................................................................................................................... 2 JUSTIFICATIVA: ........................................................................................................ 3 OBJETIVOS:................................................................................................................ 3 METODOLOGIAS: ..................................................................................................... 4 Culminncia:............................................................................................................. 4 Pblico Alvo:............................................................................................................ 4 DESENVOLVIMENTO: ............................................................................................. 5 AVALIAO: ............................................................................................................. 5 Incio da aplicao do Projeto de Libras: ................................................................. 5 Trmino da aplicao do projeto: ............................................................................. 6 CONCLUSO:............................................................................................................. 7 ANEXOS:..................................................................................................................... 8 Tudo comeou assim... ............................................................................................. 8 I Entrevista: .............................................................................................................. 9 II Entrevista: ........................................................................................................... 11 Textos apresentados em forma de: Dilogo, teatro, msica e orao: ................... 12 Aes em prol da concluso do projeto:................................................................. 14 Hoje o dia discorreu de forma inusitada!............................................................ 14 Relatrio diagnstico e de estratgias: ................................................................... 15 BIBLIOGRAFIA:....................................................................................................... 18

JUSTIFICATIVA:
LIBRAS a Lngua Brasileira de Sinais. A partir do contato com a lngua em Libras, observamos a riqueza de conhecimento contida na aprendizagem do surdo, constatamos a dificuldade que os mesmos encontram na comunicao e/ou lingstica, desta forma, a Libras o instrumento fundamental para o desenvolvimento e insero do portador de deficincia auditiva na sociedade, enfim, o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rea educacional e entidades educacionais que trabalham em prol do reconhecimento e cumprimento da legislao, no que se refere obrigatoriedade da Lngua em Libras na Grade Curricular de Ensino. Desta feita, iniciamos o trabalho de leitura com crianas que tinham dificuldades de aprendizagem e especificamente na leitura e escrita, como forma de aguar a curiosidade e o gosto em aprender uma lngua desconhecida. Faz se necessrio conhecer cultura e histria do portador de deficincia auditiva, desta forma, precisa - se entender que a surdez uma experincia visual que traz ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade por meio de experincias cognitivo-lingsticas diversas, mediadas por formas de comunicao simblica e alternativa, as quais encontram na lngua de sinais, seu principal meio de concretizao.

OBJETIVOS:
na sociedade; auditiva; diferente. Oportunizar o fortalecimento da auto-estima e da construo da Aguar nas crianas a curiosidade e o gosto em aprender a ler uma lngua Ampliar os conhecimentos referentes lngua em Libras Desenvolver o esprito de cidadania e respeito ao portador de deficincia Conhecer a origem da Lngua em Libras; Compreender a importncia da lngua em Libras para insero do surdo

identidade e autonomia.

METODOLOGIAS:
O projeto ser desenvolvido durante os meses de setembro a novembro. Durante o desenvolvimento, sero utilizados os seguintes recursos didticos: Pesquisas; Reportagens; Textos complementares; Msicas e teatro; Exposio de trabalhos; Cartazes; Produo de texto e dilogo; Vdeo / DVD.

De 20/09/2008 a 20/11/2008

Culminncia:
Entrevista com o professor Gilmar Garcia Marcelino, professor surdo, Pedagogo e Ps Graduado em Letras e Libras. Apresentao na sala de aula da turma do 4 ano A.

Pblico Alvo:
Turma de 4 ano do ensino fundamental.

DESENVOLVIMENTO:
Pesquisar a origem da lngua em libras; Entrevistar o surdo (a) Fazer um relato histrico das pessoas surdas ou com deficincia auditiva

e da utilizao da Lngua em Libras; Criar um ambiente propcio s aulas de Libras, onde s crianas tenham

prazer em aprender uma lngua diferente e saibam da sua utilizao e valorao; Representar (com dilogo, teatro...) um fato e/ou dificuldade que ocorre

na sociedade portadora de deficincia auditiva; Demonstrar na prtica a facilitao que a Lngua em Libras trouxe ao

deficiente auditivo, no que se refere insero sociedade.

AVALIAO:
Inicialmente introduzimos uma metodologia que abrangesse a turma na sua totalidade, entretanto, sentimos a necessidade do diagnstico da turma e especificamente daqueles alunos com dificuldades e especificidades individuais.

Incio da aplicao do Projeto de Libras:


Maicon Gomes: Aluno indisciplinado, escreve / copiante, no l, demonstra desinteresse pelas atividades desenvolvidas na sala de aula. Marcelo Santos: Aluno aptico, no l e na escrita no utiliza uma lgica de raciocnio. Tainara Gomes: Aluna indisciplinada, demonstra total desinteresse pelas atividades desenvolvidas e sala de aula, escreve / copiante, no l. Gustavo Pires: Aluno com timidez acentuada, silabando e na escrita no utiliza lgica de raciocnio. Jssica Silva: No h laudo comprobatrio, entretanto, perceptvel a deficincia comportamental e de raciocnio na aluna, no escreve e no l.

Trmino da aplicao do projeto:


Os alunos: Maicon Gomes, Marelo Santos, Tainara Gomes, tiveram avanos significativos no que se refere ao comportamento e escrita e aprenderam a ler. O aluno: Gustavo Pires, venceu a timidez, j produz pequenos textos e os apresenta em forma de dilogo e teatro. A aluna: Jssica Silva, j consegue realizar alguns avanos no que se refere mobilidade motora e de raciocnio. A turma de 40 alunos, com exceo dos alunos: Gabriel Souza e Jacson Galvo, que no despertaram a vontade de aprender a lngua, os demais demonstraram interesse e facilidade em aprender a Lngua em Libras.

CONCLUSO:
Posterior a entrevista com o professor Gilmar Garcia Marcelino e a professora Renata Marcelino, constatamos a riqueza de conhecimento contida na aprendizagem do surdo. Ambos, professores surdos, ele Pedagogo e Ps-Graduado em Letras e Libras, ela Artista Plstica e Ps-Graduada em Letras e Libras. O presente projeto deu-nos a possibilidade de perceber o quanto a sociedade, de um modo geral, carente de uma forma de comunicao que de fato aproxime os indivduos. O que acontece com o deficiente auditivo sem sombra dvida, reflexo de uma realidade muito abrangente: as relaes que se estabelecem entre as pessoas em toda parte do planeta, e que se constitui quase sempre em relaes de poder e domnio de grupos majoritrios sobre grupos minoritrios. A esperana, ver que pelo menos, no que diz respeito realidade dos surdos, as discusses esto acontecendo cada vez mais em sentido progressivo. O portador de deficincia auditiva est conquistando espao e mesmo de modo lento, mas gradativo, as barreiras da comunicao que favoreciam os surdos a viverem no isolamento obrigando-os a viver margem da sociedade esto sendo quebradas. Hoje a sociedade ouvinte est cada vez mais buscando subsdios para a aproximao e socializao com o portador de deficincia auditiva e a Lngua em Libras a ponte mediadora. Diagnosticamos tambm, o interesse e o prazer que as crianas demonstram em aprender a Lngua em Libras, mesmo aquelas com dificuldade na leitura e escrita. A partir da insero da Lngua em Libras, observamos avanos significativos na aprendizagem de alunos que tinham dificuldades na aprendizagem e especificamente na leitura e escrita, desta forma, os mesmos esto desenvolvendo posterior a introduo de Libras.

ANEXOS:
Tudo comeou assim...
Em: http://artequeensina.blogspot.com/2008/11/tudo-comeou-assim.html Em Agosto/2008, incio deste semestre, estava concluindo o curso: Lngua em Libras, ministrado pelo CAS: Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez. De praxe, todas s segundas feiras tinham testes avaliativos, desta feita, aproveitava os intervalos das minhas aulas para estudar.

Certa vez... Fui surpreendida por alunos curiosos que assistiam a minha leitura, questionaram o motivo de tais encenaes, expliquei que se tratava de uma lngua: Libras, e os gestos visualizados, eram utilizados na comunicao de surdos e ouvintes, enfim, tratava-se de sinais convencionados para digitao e/ou configurao em mos. Os alunos ficaram entusiasmados, comentaram o interesse em conhecer e aprender a nova lngua, posterior aos questionamentos iniciais, surgiu tal pergunta. Tia... Por que voc no ensina Libras pra nossa turma? Acerca deste questionamento dse, o incio deste projeto.

I Entrevista:
Em: http://artequeensina.blogspot.com/2008/12/dia-de-entrevista.html O professor surdo Gilmar Garcia Marcelino, Pedagogo, Ps-graduado em Letras e Libras e professor de Libras no CAS (Centro de Capacitao ao Surdo) e na Caixa Econmica Federal, esteve em nossa sala, no dia 21 de Novembro. Os meninos fizeram uma orao em Libras e entrevistaram o professor, que comentou: - Eu estou feliz em ver vocs alunos aprendendo Libras e tendo este desempenho, estou admirado! Fico comovido ao ver uma turma de crianas to pequenas e j sabendo da importncia desta lngua, muito bom! Vejo o cuidado que vocs tm com a sala, o alfabeto em Libras pra que todos conheam e aprendam. Quase chego s lgrimas! Parabns meninos! Os alunos ficaram muito vontade com o professor Gilmar, posterior a entrevista que havia sido elaborada pelos alunos, todos da turma quiseram fazer perguntas aleatrias, comentei com professor, questionei se estava disposto e ele respondeu que estava disposto s perguntas e assim aconteceu a entrevista em que as entrevistadoras foram as alunas Poliana, Jennyfer e Vitria, usando a Lngua Brasileira de Sinais. A: Boa tarde, prazer em conhec-lo. Professor Gilmar: Boa tarde, prazer em conhec-las tambm. A: Qual o seu nome? PG: Gilmar. (Ele pergunta o nome de cada uma das alunas) A: Qual o seu sinal? PG: G/G. (E pergunta o sinal de cada aluna.) A: Qual a sua profisso? PG: Sou professor de Libras. A: Onde voc trabalha? PG: noite dou aulas de Libras no CAS, onde sou professor da Tia Sandra. A: Voc tem dificuldades para comunicar com sua famlia? PG: s vezes, alguns conseguem comunicar com facilidade outros com dificuldade. A: Quando voc aprendeu Libras?

PG: Aprendi com um amigo, quando era criana, este amigo tambm era surdo. A: Qual a causa da sua surdez? PG: Surdez congnita, nos primeiros anos de vida j era observada a surdez, no foi nenhum tipo de doena. A: Voc tem dificuldade para comunicar com ouvinte? PG: Sim. Mas quando o ouvinte fala pelo menos um pouco em Libras fcil, caso contrrio, escrevo. A: Voc tem filhos? PG: Sim. Tenho um filho de quatorze anos. A: Voc solteiro ou casado? PG: Casado, olha a aliana. No final as alunas agradecem dizem que foi um prazer conhecer o professor e despedem-se. O professor Gilmar, diz que tambm foi um prazer conhec-las e despedese. Esta visita inferiu grande relevncia tanto no quesito aprendizagem pedaggica quanto humanas, durante o acontecimento observou o amor das crianas por uma pessoa que eles conheciam somente atravs de fotografias contidas nas fichas de estudo de Libras, as quais foram utilizadas para ministrar minhas aulas. Fiquei observando os alunos e o professor e a cena era linda! Constatava naquele instante que a Lngua em Libras no somente um subsdio pedaggico, mas, a ponte de ligao s diversidades.

II Entrevista:
Entrevista de: Professora Sandra a Professora Renata Marcelino, Artista plstica, Ps-graduada em Letras e Libras, surda. 1. Qual a causa e o grau de sua surdez? Resposta: Surdez profunda. 2. Como o seu convvio familiar? Resposta: Bom, convivia com minha famlia: pai, me e irmos. Agora casada, vivo com o meu marido, tambm surdo como eu. 3. Comente como tem sido a sua vida escolar? Resposta: Eu era pequena, tinha 3 anos de idade comeando a oralizar, fui ao fono particular. Estudava no Colgio Santo Agostinho at o 2 grau. 4. Como voc v as oportunidades de trabalho para as pessoas surdas? Resposta: Eu vejo como uma pessoa normal, porm com algumas dificuldades, mas sou feliz no meu trabalho. 5. Como e quando teve contato com libras? Resposta: Comecei a aprender libras com 20 anos. Ainda estou contato com pessoas surdas na ASEG, bar, festas, congressos, etc. 6. Voc tem ou teve dificuldade na aprendizagem da lngua portuguesa escrita? Comente. Resposta: Sim, estou com dificuldade na aprendizagem da lngua portuguesa escrita e na interpretao de textos. 7. Voc enfrenta dificuldades no seu dia-a-dia em locais pblicos? As pessoas ouvintes se mostram interessadas ou disponveis quando voc solicita alguma ajuda? Resposta: Normal. No tenho dificuldades para comunicar as pessoas. 8. O que a incluso para voc? O que a incluso mudou em sua vida? Resposta: No mudou. 9. O que voc gosta de fazer em suas horas vagas? Resposta: Eu gosto de sair com meu marido, ir a casa da minha me, ir ao clube e estudar. 10. Qual a sua perspectiva em relao ao futuro (sociedade, trabalho, etc.)? Resposta: Quero ser me, quero ter um filho e ser feliz junto com minha famlia.

Textos apresentados em forma de: Dilogo, teatro, msica e orao:


Texto: Academia de Ginstica

A Oi, bom dia Hellem! B Bom dia! A Voc viu a Vitria? B Vi, encontrei com ela na musculao, vamos falar com ela. A Oi, bom dia Vitria! B Vamos procurar a professor de natao? C Mas est frio. B Ento vamos para o jump? C Ento vamos. A Depois do banho, vamos almoar. C Vocs continuam a dieta? A Por qu? C Por que tanto trabalho e/ou sacrifcio? B Para ficar bonita. C Por favor, no vou comer s salada. A Comeremos: Carne, arroz, feijo...

Texto: A Viagem

A Oi, tudo bem? B Tudo bem. A verdade que voc viajou B Sim verdade, eu fui para Israel, Arbia Saudita, Austrlia e Inglaterra. A Nossa! E qual pas voc achou melhor? B A Arbia Saudita mais rica que o Brasil. E o Brasil mais quente do que a Inglaterra. A A minha me conhece Israel, ela me disse que a religio principal de l o judasmo. B verdade.

A E qual pas mais bonito,Brasil ou a Austrlia? B Eles so igualmente bonitos. A Quando voc viajou? B Eu fui no natal e voltei na Pscoa, eu trouxe um presente para voc. A Muito obrigado, que Deus te abenoe sempre. B Muito obrigado, tchau!!!

Orao: Papai do Cu Papai do cu... Eu agradeo por esse dia lindo! Agradeo pela minha vida, pela minha famlia. Papai do cu eu quero ser bom, eu preciso ser bom, eu preciso de sua ajuda. Papai do cu cuide desta escola, dos alunos, professores, coordenadores, profissionais da cozinha, do porteiro da diretora... De todos. Meu Deus eu te amo muito! Amm.

M sica: Borboletinha

Borboletinha 't na cozinha fazendo chocolate para a madrinha. poti, poti Perna de pau Olho de vidro E nariz de pica-pau Tchau.. Tchau...

Aes em prol da concluso do projeto:


A partir da aplicabilidade do projeto em sala, constatei a aceitao e a facilitao demonstrada pelos meus alunos, dia-a-dia, o projeto ganhava corpo e conotao positiva. Agora o projeto era tambm observado pelos professores, coordenadores e diretora da escola, posterior a conversas, discusso, troca de idias, resolvemos ento, que o projeto pelo sucesso obtido na primeira fase do ensino fundamental, poderia tambm ser apresentado aos alunos da segunda fase do ensino fundamental como forma de divulgao e concluso do projeto referido, enfim, deveramos divulgar a Lngua em Libras aos alunos da Escola Estadual Itagiba Laureano Dorneles, e assim se fez...

...s aulas comearam na segunda semana do ms de Outubro/2008. Os alunos mostraram-se interessados e com vontade de aprender a nova lngua.

Hoje o dia discorreu de forma inusitada!


Em: http://artequeensina.blogspot.com/2008/11/estava-comeando-mais-um-

dos-dias-da.html Hoje como de costume cheguei escola... Estava comeando o meu dia, entretanto, hoje foi diferente. A rotina mudou! Desde o incio, quando desci do carro, tive certa dificuldade para concluir meu trajeto at a sala dos professores, os alunos me cercavam no intuito de tirar dvidas referentes primeira aula que eu havia ministrado no dia anterior, aula de Libras. Estavam todos entusiasmados e curiosos para obter o mximo de informaes sobre a nova Lngua. Confesso, fiquei surpresa! Os resultados obtidos superaram minhas expectativas, principalmente por se tratar de adolescentes que normalmente no se interessam facilmente por subsdios escolares e/ou pedaggicos. Constatei naquele momento que o meu objetivo anterior que, era somente a concluso do meu projeto que j estava a trabalhar desde o incio de Agosto/2008, Tema abordado: Lngua em Libras: Um Novo Jeito de Aprender a Ler e Escrever, havia ento superado, e que o momento exigia uma nova tomada de atitude, ento decidi estender tal projeto, que anteriormente se restringia apenas aos meus alunos de 4 ano, do ensino fundamental, agora se estenderia toda escola e respectivos turnos e sries.

Relatrio diagnstico e de estratgias:


No ms de Maro de 2008 iniciei meu trabalho em sala de aula na escola Itagiba Laureano Dornelles. A turma de 4 ano. De inicio, confesso fiquei assustada com o comportamento e a diversificao de problemas existentes naquela turma, ento tratei de levantar um diagnstico individual da turma, e desta forma, planejar e ao mesmo tempo experenciar metodologias que viessem facilitar a aprendizagem de tal turma. Na primeira semana as experincias no foram favorveis, entretanto, constatei a origem das dificuldades da maioria dos alunos aqui citados, os alunos estavam com a auto-estima baixa. Desta feita, propus aos alunos momentos de reflexo com a utilizao de subsdios: Msica, teatro, piadas, trabalhos manuais e reciclagem, aulas interativas, rotina de trabalhos em grupo. Durante o desenvolvimento dos trabalhos acima referidos, observava a mudana de comportamento dos alunos, o que anteriormente chamvamos indisciplina, agora tinha outra conotao. Os alunos comearam a despertar, alguns revelava-nos a criatividade e/ou potencial que detinha isso era explicitado atravs de trabalhos apresentados em sala de aula e na mudana de comportamento. A partir da aplicabilidade de trabalhos e atividades diferenciadas, constatei o avano na aprendizagem de alunos que anteriormente no mostrava interesse por nenhuma atividade apresentada em sala. Um breve diagnstico da turma, iniciei a introduo de alguns projetos e trabalhos com atividades que possibilitassem um enfoque geral dos alunos no que diz respeito ao processo ensino/aprendizagem. Ao se depararem com questes reais, ao se mobilizarem para resolv-las, os alunos comearam a defrontar com uma srie de fatos/problemas que exigiram o uso de instrumentos culturais, encontrados nas diversas disciplinas, para solucion-las. Alguns trabalhos geraram, assim, situaes onde as novas aprendizagens ganharam todo sentido e significado para os alunos. Os trabalhos/projetos diversificados unificaram as competncias e contedos das diversas disciplinas, transformando o espao escolar em um espao cultural vivo, onde os alunos puderam viver estratgias de aprendizagem onde eram utilizadas ferramentas e rotinas j conhecidas e vividas nas suas casas.

O planejamento semanal agora tinha um novo objetivo: despertar a vontade de participar ativamente das aulas, mas, com prazer. Amostra de planos executados em sala e que apresentaram resultados significativos: Receita do doce de Leite Ninho; Arte e reciclagem, construo do alfabeto mvel a partir da utilizao de

garrafas de refrigerante; Produo de textos a partir da utilizao de fantoches, teatro, poesia... Introduo da Lngua em Libras nas aulas de Artes.

Durante a apresentao destes trabalhos aconteceram inmeras e agradveis surpresas as quais me proporcionaram prazer e satisfao profissional, entretanto, quero enfatizar alguns momentos. A turma em geral absorveu de forma positiva as propostas e subsdios oferecidos durante o ano, alguns alunos numa escala menor e outros superaram as expectativas. O aluno Flvio Galvo, que anteriormente fazia questo de revelar a sua desmotivao e total descrena, atitudes que tolhiam qualquer possibilidade de aprendizagem, o aluno no sabia ler, neste primeiro estgio. O aluno foi inserido nas aulas de reforo, contra-turno e nas primeiras aulas eu observava que o mesmo tinha potencial, porm, indisciplinado e com auto-estima baixa. Certa vez ele relata: - Tia, voc est perdendo o seu tempo comigo, eu sou burro e no vou aprender a ler. Neste momento, confesso, fiquei comovida e ento perguntei a ele: - Flvio voc quer aprender a ler? A resposta foi positiva, ento fui incisiva e convincente quando afirmei com preciso... Que bastava ele dispor, ter vontade, acreditar nele, e que, eu acreditava e tinha a certeza do potencial e inteligncia dele. Assim discorreu a aula ,passei a orientao aos outros alunos, seguindo a rotina. Finalizando a aula, retornei ao aluno Flvio, fui surpreendida! Ele comeou a discorrer a leitura de outra forma, soletrava, se esforava e conclua a palavra... O prprio aluno no entendia o que estava acontecendo e exclamava... Tia! Estou lendo! Esta certamente foi uma experincia que me proporcionou grande satisfao.

A aluna Jssica Silva, a aluna no possui laudo comprobatrio, porm, explicita a diferenciao de comportamento e aprendizagem da mesma. Desde o incio das aulas, incio de maro/2008, por se tratar de uma aluna com certas especificidades

de comportamento, optei pela elaborao de um planejamento especfico e centrado nas potencialidades da aluna. Nas primeiras tentativas, constatei que a aluna permanecia concentrada e calma quando desenhava, e fazia com muito capricho. Continuei a utilizar tal subsdio, o desenho. No inicio de setembro/2008, iniciei o Projeto: Lngua em Libras. Este projeto tinha como objetivo estratgico apresentar aos alunos uma lngua diferente e que auxiliasse tambm no contedo de Artes. OS alunos despertaram nas reas artstico corporal e didtico, alunos que anteriormente no gostavam de produzir textos, posterior s aulas de Libras, comearam a produzir pequenos textos. Utilizava como estratgia: Produo de textos. Os alunos aps a produo de texto, apresentavam em Libras o texto produzido por eles. Este era um momento esperado por todos, as aulas aconteciam nas quintas-feiras, as apresentaes eram fotografadas

gravadas, com a exposio de alguns trabalhos, fotos e filmes. Ratificando... Este projeto mostrou-me uma nova faceta no campo das estratgias de aprendizagens. A aluna Jssica neste ltimo estgio alm da habilidade j apresentada inicialmente, agora j inicia os primeiros passos rumo s aprendizagens diversas, de inicio, a mesma j se interessa pela forma e dinmica apresentada pela configurao de mos utilizadas em Libras, tambm consegue fazer a leitura das letras apresentadas.

BIBLIOGRAFIA:
SACKS, Oliver. W., 1993. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Oliver Sacks: traduo Laura Teixeira Motta. So Paulo: Compania das Letras, 1998. SALLES, Helosa Maria Moreira Lima (org). Ensino de lngua portuguesa para surdos: caminhos para a prtica pedaggica /(Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos) Braslia: MEC, SEESP, 2004. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo, Martins Fontes, 1989. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo, Martins Fontes,

Вам также может понравиться