Вы находитесь на странице: 1из 6

Como Escrever Um Roteiro de Videogame

Arquivado em: Roteiro valeriaolivetti @ 21:02 Tags: Escrever, Game, Roteiro Oi, pessoal! sempre muito difcil achar textos sobre este tipo de escrita de roteiro,

mas encontrei recentemente este artigo que ensina ao menos o bsico. Ele foi tirado do site How To Write Anything, e de autoria de Will Kalif:

Escrever um roteiro de um videogame algo que oferece ao escritor alguns desafios peculiares que no so encontrados em nenhum outro lugar do reino da escrita. O primeiro desafio que no existe nenhum mtodo estabelecido ou padronizado de escrever um roteiro de um jogo. Muitas empresas diferentes empregam seus prprios mtodos de escrita com base em seus mtodos de criao de jogos. Estes mtodos so frequentemente patenteados ou mesmo ad-hoc. Outro grande desafio para escrever um roteiro de jogo que nenhuma outra disciplina de escrita tem o mesmo aspecto de interatividade. Em nenhum outro tipo de escrita o escritor tem que considerar o que o pblico vai fazer. Um roteirista de jogo tem que levar em considerao os muitos caminhos ramificados que um jogador pode escolher do comeo ao fim de um roteiro.

Escrever um roteiro de videogame oferece desafios que vo muito alm da esfera normal da escrita. Mas tambm algo que pode ser tremendamente gratificante no mbito da sua criatividade. Aqui vo algumas orientaes e dicas para escrever um roteiro de videogame: Os videogames de hoje so baseados em mundos complexos, e eles contam histrias. Um jogador no mais avana simplesmente atravs de telas repetitivas matando goblins e demnios numa busca em direo meta final. O jogador agora espera progredir atravs de um mundo onde haja uma rica histria e uma infinidade de decises a serem tomadas. Isto aumenta a complexidade de escrever um roteiro de videogame e tambm contribui para a riqueza da criatividade envolvida. A primeira coisa sobre a qual voc precisa pensar que escrever um roteiro de videogame no o mesmo que escrever um roteiro de filme. Os dois processos so semelhantes, e voc realmente escreve um tipo de roteiro de filme para o seu videogame na forma de um storyboard, mas isso apenas parte do processo. H toda uma srie de materiais vinculados que voc precisa para escrever o seu roteiro de jogo. Aqui est um resumo do que voc precisa para escrever, e por qu.

Saiba quem vai precisar do seu roteiro


Ao escrever um roteiro de um filme, voc sabe que existem muitas pessoas que precisam do roteiro para seus trabalhos. H coisas que so importantes para o diretor e h coisas que so importantes para os atores. Esta mesma coisa se aplica a roteiros de videogames. Voc tem de escrev-lo de diferentes maneiras para os diferentes membros de uma equipe que projeta videogames. Aqui esto algumas coisas bsicas que voc deve saber para que possa atender s necessidades dos vrios membros-chave de uma equipe ou empresa que projeta videogames.

Escreva um Resumo Executivo da histria em prosa


Esta a parte mais importante do seu roteiro de jogo e isto que vai afundar ou fazer flutuar o seu roteiro. Este resumo tem que contar uma histria atraente e original, e deve contar a histria completa, da cena de abertura (atravs dos passos importantes por todo o caminho) at a concluso do jogo. Um resumo como este pode ser de praticamente qualquer tamanho e muito fcil isso ter dez pginas escritas ou mais. Lembre-se de que os videogames de hoje so muito complexos e as histrias podem ser muito complexas tambm. Este resumo tambm a parte mais importante do roteiro. Voc o ofereceria para desenvolvedores de jogos para ver se eles esto interessados em desenvolver o jogo. Este resumo executivo o seu carto de visita, o que voc usaria para aquele contato inicial com possveis empresas desenvolvedoras de jogos.

Escreva uma Histria e um Pano de Fundo do Seu Mundo


Os videogames so mundos completos e os projetistas de jogos precisam saber como o mundo e que tipo de histria ele tem. Isto ajudar os projetistas a visualizarem qual ser a aparncia do mundo.

Crie um fluxograma para o jogo inteiro


O seu jogo vai ser muito complexo e haver muitas decises que o jogador ter que tomar, e cada deciso abre todo um novo caminho para o jogador seguir. Criar um fluxograma a melhor maneira de acompanhar todos os caminhos possveis atravs do jogo.

Crie sub-jornadas e escreva um resumo em prosa de cada jornada


Sub-jornadas podem ser simples ou complexas, mas cada uma uma histria em si e voc deve contar estas histrias.

Estas sub-jornadas so fortemente afetadas pelas escolhas que o seu jogador faz no jogo, e o seu fluxograma ser muito importante para essas misses. Ser que o jogador completa todas ou algumas destas jornadas? Existem sub-jornadas que so absolutamente necessrias para mover a histria do jogo para a frente? Voc precisa responder a estas perguntas e fazer o fluxograma de todas as diferentes possibilidades.

Crie descries e biografias para todos os personagens principais do jogo.


Os projetistas de jogos precisam de uma imagem completa dos personagens do jogo. Isto no significa que voc tenha que desenhar os personagens. Mas voc realmente precisa dar uma descrio escrita de como voc os imagina, mesmo que seja uma descrio bem bsica. Isto necessrio para os modeladores e artistas de design grfico ajudarem a trazer a sua viso vida. Como os seus personagens aparentam, como eles agem, como eles falam e quaisquer outras caractersticas que sejam importantes para voc e para o jogo devem ser comunicadas aos artistas. Muitos dos personagens no-jogadores que voc criar aparecero repetidamente. E suas histrias estaro profundamente enraizadas no tecido do seu mundo. Voc precisa descrever esta relao em detalhes para os projetistas do jogo.

Escreva interaes com personagens no-jogadores


O seu jogo provavelmente envolver a interao com personagens no-jogadores (NPCs do ingls, Non-Player Characters). Voc deve escrever o dilogo e o fluxograma das escolhas que o jogador pode fazer. Estas interaes so frequentemente crticas para a histria e podem levar o jogador a caminhos bem diferentes rumo concluso do jogo.

Escreva cenas de transio


Cenas de Transio, ou Cutscenes, so animaes curtas ou filmes que vm antes ou depois dos principais pontos de virada da sua histria. Uma cena de transio deve sempre ser escrita para realar ou descrever a histria. Uma cena de transio tambm uma recompensa dada ao jogador por atingir um marco importante no jogo.

Escreva o roteiro efetivo de storyboard


Este o passo final em todo o processo de escrita de roteiro de videogame, e o mais detalhado. Voc faz este passo por ltimo porque precisa de todos os materiais de apoio para compreender e descrever isto corretamente. Esta parte muito semelhante quela de um roteiro de filme. Voc avana atravs de cada cena da sua histria e detalha todas as informaes necessrias. ====================================================== ==

Aqui est um exemplo:


Cena 1: Locao: Uma catedral escura, com janelas de vitrais. Um NPC est ajoelhado diante de um caixo de pedra no centro do aposento principal. Msica: a msica de fundo de um rgo tocando introduz a cena, mas vai baixando. Personagens: O jogador principal, o NPC chamado Thomas, sete criaturas transmorfas. Objetivo do Jogador: Descobrir a localizao do covil subterrneo. Ao: O jogador deve iniciar uma discusso com Thomas; aps o primeiro contato, ns ativamos a cena de transio (1), onde Thomas se metamorfoseia em uma criatura transmorfa e convoca seus asseclas. O personagem principal deve lutar com os asseclas transmorfos e ento reiniciar a discusso com o Thomas.

Fluxograma: Nenhuma deciso tomada neste momento: Se a batalha for concluda, Thomas revela a entrada para o esconderijo subterrneo e o jogador avana para esse nvel. Se o jogador for derrotado na batalha, reverter para a cena de transio de morte (11) e passar para a tela de tentar novamente. Observaes: O jogador est preso na catedral e no h sada. O nico jeito vivel de sair iniciando contato com o Thomas. Criaturas transmorfas aleatrias podem ser ativadas se o jogador explorar a catedral antes de falar com o NPC. Fim da Cena ====================================================== ==

A Importncia da Colaborao
Escrever um roteiro para um videogame uma atividade de intensa colaborao. Fazer videogames, por sua prpria natureza, um empreendimento altamente criativo e de equipe, e se voc estiver escrevendo um roteiro que esteja sendo transformado em videogame vai rapidamente perceber que o jogo final e o roteiro podem ser bastante diferentes do seu original. Durante o curso do desenvolvimento, muitos fatores, incluindo o oramento, a entrada de outros membros na equipe, e at os requisitos da tecnologia podem transformar o seu jogo de muitas formas diferentes. Esta uma parte normal do processo e voc tem que ter uma mentalidade de trabalho em equipe, de colaborao e de mudana.

Вам также может понравиться