Вы находитесь на странице: 1из 3

Os Puritanos

Escrito por Erroll Hulse

quase impossvel negar que os Puritanos (usando a apalavra no sentido amplo e inclusivo) se mostraram mais forte naquilo que os evanglicos de nossos dias so mais fracos. E os escritos dos Puritanos podem fornecer mais ajuda do que qualquer outro grupo de ensinadores cristos, do passado e do presente, desde os dias dos apstolos. Esta uma afirmao categrica, mas existe base slida para ela. Considere as caractersticas do cristianismo puritano.

Os Puritanos

Em nossos dias, o termo puritano utilizado, em um sentido geral, para descrever aqueles que redescobriram as doutrinas bblicas e as prticas dos Puritanos e procuram exemplific-las na realidade do mundo contemporneo. Embora no tenha seguido a prtica Puritana de expor sistematicamente os livros da Bblia C.H. Spurgeon reputado um Puritano nascido fora de tempo.

Os valores dos puritanos se tornaram realidade no pastorado. O Puritanismo uma realidade que se expressa na pregao e no cuidado pastoral realizados semanalmente.muitos podem testemunhar a maravilhosa ajuda proporcionada pela redescoberta dos valores exemplificados pelos Puritanos. O encorajamento obtido incalculvel.

quase impossvel negar que os Puritanos (usando a apalavra no sentido amplo e inclusivo) se mostraram mais forte naquilo que os evanglicos de nossos dias so mais fracos. E os escritos dos Puritanos podem fornecer mais ajuda do que qualquer outro grupo de ensinadores cristos, do passado e do presente, desde os dias dos apstolos. Esta uma afirmao categrica, mas existe base slida para ela. Considere as caractersticas do cristianismo puritano.

Eles eram homens de extraordinria capacidade intelectual, fomentados pela elevada erudio, estavam unidos a zelo intenso para com Deus e a minuciosa familiaridade com o corao humano. Todas as obras dos Puritanos revelam esta fuso singular de dons e graa. A

1/3

Os Puritanos
Escrito por Erroll Hulse

apreciao deles para com a soberana majestade de Deus era profunda, assim como era a sua reverencia em lidar com a palavra de Deus. Eles entendiam os caminhos de Desu para com os homens, a glria de Cristo como mediador e a obra do Esprito Santo no crente e na igreja, de maneira to rica e to completa como ningum mais os compreendeu desde a poca deles. O conhecimento dos Puritanos no eara apenas uma ortodoxia terica. Eles procuravam transformar em pratica (expresso deles mesmo) tido que Deus lhes ensinava. Sujeitavam sua conscincia s Escrituras disciplinando-se para encontrar uma justificao teolgica, distinta de uma justificao pragmtica a penas. Els viam a famila, a igreja, o estado, as artes e as cincias, o comercio e a industria e o envolvimento das pessoas nestas diferentes circunstancias como as diversas reas nas quais o Senhor e Criador de todas as coias poderia ser glorificado e servido.

Ento conhecendo a Deus, os Puritanos tambm conheciam o homem. Eles o viam como um ser essencialmente nobre, criado imagem de Deus, para governar o mundo, mas que agora esta embrutecida e corrrompido pelo pecado. LUZ DA LEI, DA SANTIDADE E DO SENHORIO DE Deus, os Puritanos viam o pecado em seu carter trplice: a) transgresso e culpa b) rebelio e usurpao; c) impureza, corrupo e incapacidade para o bem (conforme eles conheciam) os caminhos e os meios pelos quais o Esprito Santo traz os pecadores f e nova vida em Cristo e leva os santos a se tornarem mais e mais semelhante imagem de seu Salvador, por decrescerem em direo humildade e crescerem na dependncia da graa, os Puritanos se tornaram pastores excelentes em seu tempo. Por isso, eles podem, mesmo depois de mortos, ainda falar conosco, para nos oferecer orientao e direo.

Ns precisamos de ajuda. Enquanto os Puritanos exigiam ordem e disciplina, profundidade e inteireza, nosso temperamento caracterizado por casualidade e impacincia inquietante, temos um intenso desejo por novidades, coisas sensacionais e entretenimento. Temos perdido nosso prazer por estudo consistente, humilde auto-anlise, meditao disciplinada e trabalho rduo e comum, em nossa vocao e nossas oraes. Enquanto os Puritanismo tinha Deus e a sua glria como o elemento que os unia, nossa maneira de pensar gira em torno de ns mesmos, como se fossemos o centro do universo. A superficialidade de nosso biblicismo se torna aparente sempre que separamos as coisas que Deus uniu. Por conseguinte, nos preocupamos com o individuo, em vez de nos preocuparmos com a igreja; e nos preocupamos em falar, em vez de nos preocuparmos com a adorao. Ao evangelizarmos, pregamos o evangelho sem a lei e a f sem o arrependimento, enfatizando os Don da salvao e encobrindo o custo do discipulado. No de admirar que muitos dos que professa a converso retornam incredulidade.

Ento, ao ensinarmos a respeito da vida crist,nosso costume apresent-la como um caminho de sentimentos comoventes, em vez de a apresentarmos como um caminho de f operante, e um caminho de intervenes sobrenaturais, em vez de uma caminho de santidade

2/3

Os Puritanos
Escrito por Erroll Hulse

racional. E, ao lidarmos com a experincia crist,nos demoramos muito em falar constantemente sobre alegria, felicidade, satisfao e descanso da alma, sem qualquer meno equilibrada sobre o descontentamento espiritual de romanos 7, a batalha da f, de salmos 73, ou sobre as responsabilidades e disciplinas providencias que constituem o quinho de um filho de Deus. A alegria espontnea do extrovertido chaga a ser comparada com o viver cristo saudvel, e os extrovertidos joviais de nossas igrejas se tornam complacentes na carnalidade, enquanto as almas piedosas de temperamento menos extrovertido so deixadas de lado como animais, porque no podem demonstrar alegria e entusiasmo de conformidade com a maneira prescrita. Eles consultam seu pastor a respeito desse assunto, mas eles no lhes podem oferecer melhor remdio do que dizer-lhes que procurem um psicanalista! Na verdade, precisamos de ajuda, e os Puritanos nos podem dar esta ajuda.

Reconhecemos que no o Puritanismo que enchera a terra. A verdade bblica est destinada a encher a terra, como as guas cobrem o mar. Visto que o Puritanismo, no sentido popular e amplo, est muito prximo da verdade bblica, na podemos falar de maneira to pessimista a respeito de sua runa. Spurgeon se referiu, em seus dias, queles que intentaram pintar as janelas da verdade e zombaram do Puritanismo. Mas vir o dia, afirmou Spurgeon, em que eles se envergonharo, ao contemplarem a luz do cu irrompendo uma vez mais. E isso tem acontecido!

Erroll Hulse

Revista f para hoje.

3/3

Вам также может понравиться