Вы находитесь на странице: 1из 25

Escolinha do Frei

Aulas particulares de fsica.


Aula 01: Introduo eletrosttica 1. Histrico A histria da eletricidade comea na Grcia antiga, por volta do ano 600 a.C. , quando o filsofo e matemtico Tales de Mileto nota que um pedao de mbar, ao ser atritado com uma pele de gato adquire a propriedade de atrair corpos leves, tais como pedacinho de papel, madeira ou tecido. Nada de novo foi
O mbar um slido translcido, de cor amarelada ou castanha, obtido atravs da fossilizao da seiva de algumas rvores.

acrescentado descoberta de Tales de Mileto durante mais de 2 000 anos.

Ao atritarmos um basto de vidro, poderemos atrair pequenos pedaos de papeis.

Em 1600, na cidade de Londres, Sir William Gilbert, mdico da famlia real inglesa, retomou a descoberta de Tales de Mileto e pesquisou outras substncias que, atritadas, podiam atrair pequenas partculas. Assim, em seu livro De Magnete, e pela primeira vez na histria, foram usadas as palavras eletricidade e eletrizao (Termos derivados da palavra grega elektron - mbar amarelo) para se referir a esse estranho fenmeno.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

A fim de criar uma classificao das substncias que tm a propriedade de se eletrizar, Gilbert inventou o primeiro eletroscpio. Esse aparelho era constitudo por uma vareta suspensa, que podia oscilar livremente. Gilbert friccionava um objeto e o colocava prximo de uma das extremidades da vareta para ver se ela era ou no atrada pelo objeto. Sessenta anos mais tarde, Otto von Guericke em Magdeburgo (Alemanha), engenheiro e por algum tempo prefeito - inventou a mquina eletrosttica, que constava de uma esfera de enxofre do tamanho de uma bola de basquetebol, e que podia girar em torno do seu eixo graas ao de uma manivela. Enquanto a bola girava, von Guericke atritava-a com uma luva, deixando-a eletrizada.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

Descobriu, ento, que a eletricidade podia passar de um objeto para outro, pois, ao encostar uma folha de metal em sua mquina, notou que tambm o metal ficava em condies de poder atrair corpos leves.

Experincias com eletricidade animal, tal como publicadas por LUIGI Galvani (1737 1798) em De Viribus electricitatis in motu musculari caommentarius, 1791.

Em 1729, o cientista ingls Stephen Gray conseguiu, pela primeira vez, fazer com que a eletricidade fosse conduzida de um ponto a outro, atravs de um fio metlico de aproximadamente 290 metros de comprimento. Em 1744, na Universidade de Leyden (Holanda), foi inventado um aparelho denominado Garrafa de Leyden, que, acoplada a maquina eletrosttica de Von Guericke, podia armazenar certa quantidade de eletricidade por longo tempo.
Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 3

Ao estudar o funcionamento de uma Garrafa de Leyden, o norte-americano Benjamin Franklin resolveu utiliz-la para verificar se havia eletricidade num relmpago. Assim, construiu uma pipa (ou papagaio) de seda, empinou-a antes de uma tempestade com o auxlio de um fio e prendeu a extremidade livre desse fio na Garrafa de Leyden. Verificou, ento, que to logo os relmpagos surgiram, a Garrafa de Leyden se carregou. Assim, Franklin descobriu as fascas surgidas numa tempestade so uma forma de eletricidade e, simultaneamente, inventou a primeira aplicao prtica associada eletricidade: o pra-raios. Mas, se Franklin s pode demonstrar que o relmpago uma forma de eletricidade aps muitos estudos, o mesmo no aconteceu com Luigi Galvani, professor de Anatomia da Universidade de Bolonha, Itlia. Galvani descobriu, por acaso, que, quando as pernas de uma r, que se achava sobre uma placa metlica, eram tocadas com um bisturi, sofriam uma contrao. Entretanto, no conseguiu descobrir por que isso acontecia.

Rplica da primeira lmpada incandescente construda por Edison. http://www.nps.gov/archive/edis/ed isonia/15500000.htm

Coube a Alessandro Volta (professor de Fsica da Universidade de Pavia, Itlia) explicar o fenmeno, em princpios do sculo XIX: a eletricidade observada era de origem qumica. Uma reao qumica se produz quando dois metais diferentes (bisturi e placa, no caso) ficam em contato com uma soluo cida. Para o caso das pernas das rs, essa soluo cida existe no prprio tecido animal. Por causa dessa reao qumica, origina-se uma corrente eltrica, causadora da contrao das pernas da r. A partir dessa concluso, Volta construiu a primeira bateria da histria da eletricidade: empilhou uma srie alternada de discos de cobre e zinco, separados por rodelas de mata-borro ensopadas numa soluo cida, e ligou as extremidades de um fio ao primeiro e ao ltimo disco. Assim, Volta conseguiu dar origem a uma corrente eltrica permanente e, com isso, o mundo tomou conhecimento da nova maravilha: a eletricidade em movimento. Por causa dessa reao qumica, origina-se uma corrente eltrica, causadora da contrao das pernas da r. Assim como Volta provou que de uma reao qumica podia produzir eletricidade, o jovem Humphrey Davy, aps muitos estudos, mostrou que a eletricidade podia dar origem a uma reao

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

qumica. O mtodo utilizado por Davy passou a ser conhecido como eletrlise, usado atualmente em larga escala nas indstrias. A eletricidade comeou, ento, a melhorar as condies de vida do homem, Samuel Morse inventou o telgrafo em 1844, Alexander Graham Bell inventou o telefone em 1876 e, nesta mesma poca, Thomas Edison construiu a primeira lmpada eltrica.

2. Estrutura simplificada da matria

A matria constituda por partculas de reduzidas dimenses, denominadas tomos. Os tomos, por sua vez, tambm so formados por diversas partculas as partculas elementares -, entre as quais se destacam os prtons, os eltrons e os nutrons, por terem vida estvel e possurem interessantes propriedades. Os prtons e os nutrons possuem massa relativamente elevada e se localizam numa regio central do tomo, conhecida como ncleo atmico. Os eltrons possuem massa desprezvel quando comparada s massas dos prtons e nutrons, e giram em rbitas, ao redor do ncleo, constituindo a eletrosfera. Experimentalmente verificamos que os prtons e os eltrons tm comportamentos eltricos opostos. Desta forma, convencionou-se que h duas espcies de cargas eltricas: a positiva, carga eltrica do prton, e negativa, carga eltrica do eltron. Os nutrons no apresentam essa propriedade fsica, isto , os nutrons no tm carga eltrica.
Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 5

prtons: eltrons: nutrons:

carga eltrica positiva carga eltrica negativa no tm carga eltrica

Como o dimetro do ncleo atmico da ordem de 10 -14 m, enquanto o dimetro do tomo da ordem de 10 -10 m, somos levados a conceber o tomo como sendo um pequenssimo ncleo, onde quase toda sua massa est localizada, rodeado por eltrons que se distribuem num enorme vazio. Normalmente, o tomo possui um nmero de prtons situados no ncleo igual ao nmero de eltrons da coroa. Mas, s vezes, atravs de processos fsicos ou qumicos, ocorre que o nmero de eltrons se torna diferente do nmero de prtons. Neste caso, o tomo passa a se denominar on.

Quarks Os fsicos descobriram que os prtons e os nutrons so compostos de partculas ainda menores, chamadas quarks. At onde sabemos, os quarks so como os pontos na geometria. Eles no so compostos de nada mais. Depois de testar extensivamente essa teoria, os cientistas agora suspeitam que os quarks e o eltron so fundamentais. Quarks so um tipo de partcula de matria. A maior parte da matria que vemos em nossa volta feita de prtons e nutrons, os quais so compostos de quarks. Os quarks tm a caracterstica no usual de possurem uma carga eltrica fracionria, diferente da do prton e do eltron, que tm cargas inteiras de +1 e -1, respectivamente.

Lptons

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

Outro tipo de partculas de matria so os lptons. Existem seis tipos de lptons, trs dos quais possuem carga eltrica e trs que no. Eles parecem ser partculas puntiformes sem estrutura interna. O lpton mais conhecido o eltron (e-). Os outros dois lptons so o mon ( ) e o tau ( ), que so carregados como os eltrons, mas tm muito mais massa. Os outros lptons so os trs tipos de neutrinos ( ). Eles no pequena e so difceis de Note que possuem carga, tm massa serem encontrados. tanto quarks

quanto

lptons

existem em 3

grupos distintos. Ns desses grupos de gerao Uma gerao contm um lptons de cada tipo de tende a ser mais pesada no universo feita da partculas de matria -eltrons. Isso porque todas terceira geraes de decaem, tornando-se gerao, a nica gerao

chamamos cada um de partculas de matria. exemplar de quarks e carga. Cada nova gerao que a anterior. Toda matria visvel primeira gerao de quarks up, quarks down e as partculas da segunda e partculas so instveis e partculas de primeira estvel.

Exerccios 1. (UFES) A matria em seu estado normal no manifesta propriedades eltricas. Isso significa que: a) ela constituda somente de nutrons. b) ela possui mais nutrons do que prtons. c) ela possui mais eltrons do que prtons. d) ela possui mais prtons do que eltrons. e) ela possui quantidades iguais de prtons e eltrons. 2. (FFCL USP) Um tomo ionizado tem carga eltrica no nula, por que: a) o nmero de prtons aumenta quando se ioniza o tomo. b) o nmero de nutrons diminui quando se ioniza o tomo. c) o nmero de prtons diminui quando se ioniza o tomo. d) o nmero de nutrons aumenta quando se ioniza o tomo. e) o nmero de eltrons diferente do nmero de prtons.
Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 7

3. (Universidade de Ponta Grossa PR) De acordo com o conhecimento cientfico atual, os tomos: a) possuem ncleo neutro com eltrons em volta. b) possuem ncleo positivo com coroa de prtons. c) possuem ncleo positivo com coroa de eltrons. d) possuem ncleo negativo com coroa de prtons. e) n.d.a. 4. (UFPE) De acordo com a Fsica moderna, os tomos so: a) indivisveis b) constitudos por iguais nmeros de prtons, nutrons e eltrons. c) constitudos apenas por prtons e nutrons. d) eletricamente neutros, porque as cargas dos eltrons e dos prtons so iguais e de sinais contrrios. e) constitudos por eltron, prtons e nutrons, sendo o nmero de eltrons igual ao nmero de prtons mais o de nutrons. 5. (Uece 97) A matria, em seu estado normal, no manifesta propriedades eltricas. No atual estgio de conhecimentos da estrutura atmica, isso nos permite concluir que a matria: a) constituda somente de nutrons b) possui maior nmero de nutrons que de prtons c) possui quantidades iguais de prtons e eltrons d) constituda somente de prtons.

6. (Uerj 2000) Prtons e nutrons so constitudos de partculas chamadas quarks: os quarks u e d. O prton formado de 2 quarks do tipo u e 1 quark do tipo d, enquanto o nutron formado de 2 quarks do tipo d e 1 do tipo u. Se a carga eltrica do prton igual a 1 unidade de carga e a do nutron igual a zero, as cargas de u e d valem, respectivamente: a) 2/3 e 1/3. b) -2/3 e 1/3. c) -2/3 e -1/3. d) 2/3 e -1/3.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

7. (Unesp 96) De acordo com o modelo atmico atual, os prtons e nutrons no so mais considerados partculas elementares. Eles seriam formados de trs partculas ainda menores, os quarks. Admite-se a existncia de 12 quarks na natureza, mas s dois tipos formam os prtons e nutrons, o quark up(u), de carga eltrica positiva, igual a 2/3 do valor da carga do eltron, e o quark down (d), de carga eltrica negativa, igual a 1/3 do valor da carga do eltron. A partir dessas informaes, assinale a alternativa que apresenta corretamente a composio do prton e do nutron. (I) Prton. (II) Nutron a) (I) d, d, d, (II) u, u, u. b) (I) d, d, u, (II) u, u, d. c) (I) d, u, u, (II) u, d, d. d) (I) u, u, u, (II) d, d, d. e) (I) d, d, d, (II) d, d, d.

8. (Unesp 91) Em 1990 transcorreu o cinqentenrio da descoberta dos "chuveiros penetrantes" nos raios csmicos, uma contribuio da fsica brasileira que alcanou repercusso internacional. [O Estado de So Paulo, 21/10/90, p.30]. No estudo dos raios csmicos so observadas partculas chamadas "pons". Considere um pon com carga eltrica +e se desintegrando (isto , se dividindo) em duas outras partculas: um "mon" com carga eltrica +e e um "neutrino". De acordo com o princpio da conservao da carga, o "neutrino" dever ter carga eltrica. a) +e b) -e c) +2e d) -2e e) nula

3. Carga eltrica A carga eltrica uma propriedade associada a certas partculas elementares, que por simplificao estudaremos o eltron e o prton. Verifica-se que, independente do sinal, a quantidade de carga eltrica elementar, que indicaremos por e, igual a 1,6 x 10 19 C. Para as quantidades de carga eltrica do eltron e do prton, podemos escrever: Q e = - e = - 1,6 x 10 19 C Q p = + e = + 1,6 x 10 19 C

Assim sendo em um corpo, podemos dizer que a sua carga eltrica total, dada por:

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

Q = n. e

Chamaremos de n ao nmero cargas elementares em um corpo. usado o sinal (+) para o caso do corpo apresentar excesso de prtons ou, falta de eltrons, e o sinal (-) para o excesso e eltrons ou, falta de prtons. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a quantidade de carga eltrica medida em coulomb (C), nome dado em homenagem ao fsico Charles Augustin Coulomb. A quantidade de carga eltrica que corresponde a 1 coulomb um valor relativamente elevado. Assim, por exemplo, a quantidade de carga eltrica transportada por um raio numa tempestade corresponde a apenas algumas dezenas de coulombs. Por este motivo, muitas vezes utilizaremos
C ) e o nanocoulomb submltiplos do coulomb, tais como o milicoulomb ( mC ), o microcoulomb (

(nC), que se relacionam da seguinte maneira: 1 mC = 10 -3 C 1 C = 10 -6 C 1 nC = 10 -9 C

Quanto aos corpos podemos ainda classific-los de duas formas: So denominados condutores eltricos os corpos nos quais h facilidade de movimento de cargas eltricas (por exemplo, os metais). So denominados isolantes eltricos os corpos nos quais no h facilidade de movimento de cargas eltricas (por exemplo, vidro, borracha, madeira, gua pura, etc.).

Exerccios 9. (Cesgranrio 92) Um corpo adquire uma carga eltrica igual a +1C. Podemos afirmar, ento, que a ordem de grandeza do nmero de eltrons do corpo de: a) 10-19 perdidos. b) 10-19 ganhos. c) 1018 perdidos. d) 1019 ganhos. e) 1019 perdidos.
Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 10

10. (UFES) Sendo a carga do eltron, em coulombs, igual a 1,6 x 10 19, o nmero de eltrons existentes tem 6 coulombs ser: a) 6,25 x 1018 b) 3,75 x 10 19 c) 1,6 x 10 19 d) 3,75 x 1019 e) 6,25 x 10-19
C . Sabendo que a carga 11. (Uel 97) Uma esfera isolante est eletrizada com uma carga de -3,2

elementar vale 1,6. 10-19C, correto afirmar que a esfera apresenta. a) excesso de 2,0. 1013 eltrons. b) falta de 2,0. 1013 eltrons. c) excesso de 5,0. 1012 prtons. d) falta de 5,0. 1012 prtons. e) excesso de 5,0. 1010 eltrons. 12. (Pucmg 2004) Em uma experincia de laboratrio, constatou-se que um corpo de prova estava eletricamente carregado com uma carga cujo mdulo era de 7,2x10 -19C. Considerando-se que a carga do eltron 1,6 x 10-19 C, pode-se afirmar que: a) o corpo est carregado positivamente. b) a medida est indicando a carga de vrios prtons. c) a medida est errada e no merece confiana. d) o corpo est carregado negativamente. 13. (Pucmg 2004) Assinale a afirmativa CORRETA sobre o conceito de carga eltrica. a) a quantidade de eltrons em um corpo. b) uma propriedade da matria. c) o que transportado pela corrente eltrica. d) o que se converte em energia eltrica em um circuito.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

11

4. Corpo eletrizado Vimos anteriormente, que certos corpos, quando atritados, possuem a propriedade de atrair corpos leves. Gilbert se referiu a esse tipo de fenmeno com o termo eletrizao.
Basto e esfera antes do atrito com a seda.

Basto e esfera aps o atrito com a seda.

Vamos, agora, examinar mais detalhadamente a eletrizao dos corpos atravs de alguns experimentos. Tomemos uma esfera de cobre e um basto de vidro, vamos atrit-los com um pedao de seda. Depois de atritamos com a seda, a esfera e o basto ao serem aproximados, sofrero o fenmeno da atrao. A explicao para o comportamento destes corpos est no excesso ou falta de eltrons. Neste caso especfico, aconteceu o seguinte: ao atritarmos a esfera de cobre com a seda, eltrons foram arrancados da seda e transferidos para a esfera de cobre. Por sua vez, o basto de vidro ao ser atritado com a seda perdeu eltrons ficando carregado positivamente.

Ao aproximarmos o basto positivo com falta de eltrons - e a esfera negativamente com excesso de eltrons -, notamos que ocorre uma atrao entre os corpos, provocada pela diferena de cargas. Assim, com base nessa experincia, podemos concluir que:

Um corpo com excesso de eltrons e um corpo com falta de eltrons, quando colocados um em presena do outro, se atraem.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

12

Assim sendo, podemos associar aos corpos com excesso ou falta de eltrons uma propriedade que lhes permite se atrarem ou se repelirem, quando colocadas convenientemente um em presena do outro. Podemos afirmar que estes corpos esto eletrizados. Em resumo: Corpos com falta de eltrons corpos com carga positiva

Corpos com excesso de eltrons

corpos com carga negativa

Observao: Quando um corpo no apresenta falta ou excesso de eltrons, ele chamado corpo eletricamente neutro. A experincia confirma que corpos eletricamente neutros, quando postos um em presena do outro, no se atraem, nem se repelem.

Exerccios 14. (Ufsm 2002) Considere as seguintes afirmativas: I. Um corpo no-eletrizado possui um nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. II. Se um corpo no-eletrizado perde eltrons, passa a estar positivamente eletrizado e, se ganha eltrons, negativamente eletrizado. III. Isolantes ou dieltricos so substncias que no podem ser eletrizadas. Est(o) correta(s) a) apenas I e II. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) I, II e III. Resposta [A]

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

13

15. (Uel 95) Os corpos ficam eletrizados quando perdem ou ganham eltrons. Imagine um corpo que tivesse um mol de tomos e que cada tomo perdesse um eltron. Esse corpo ficaria eletrizado com uma carga, com coulombs, igual a: Dados: carga do eltron = 1,6x10-19 C; mol = 6,0x1023. a) 2,7x10-43. b) 6,0x10-14. c) 9,6x10-4. d) 9,6x104. e) 3,8x1042. Resposta [D] 16. (Uel 94) Uma partcula est eletrizada positivamente com uma carga eltrica de 4,0x10-15 C. Como o mdulo da carga do eltron 1,6x10-19 C, essa partcula; a) ganhou 2,5 x 104 eltrons. b) perdeu 2,5 x 104 eltrons. c) ganhou 4,0 x 104 eltrons. d) perdeu 6,4 x 104 eltrons. e) ganhou 6,4 x 104 eltrons. Resposta [B] 17. (UFRJ) Quando um corpo se torna positivamente carregado, ele: a) perde prtons b) perde eltrons c) ganha eltrons d) ganha prtons e) transforma seus nutrons em prtons. esposta. b 18. (Fundao Carlos Chagas) Em um copo eletricamente neutro, os efeitos das partculas de carga positiva e negativa se cancelam. Um corpo dotado de carga eltrica positiva ou negativa contm partculas de carga positiva e negativa, no-contrabalanadas. Assim, a carga eltrica de um corpo depende do excesso de partculas positivas ou negativas, excesso esse medido a partir do estado neutro. Dessa explicao, se deduz que: I) os corpos eletrizados so todos aqueles que tm sempre cargas eltricas II) os corpos neutros no tm cargas eltricas. III) a carga eltrica de um corpo est ligada ao excesso de cargas eltricas de um dado sinal (positivo ou negativo).

5. Princpios da eletrosttica a. Princpio da atrao e repulso Assim, as concluses anteriores, obtidas com base nos experimentos realizados, podem ser escritas da seguinte forma:
Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 14

Corpos com cargas eltricas de mesma espcie se repelem.

Corpos com carga eltrica negativa, quando colocados um em presena do outro, se repelem.

Corpos com carga eltrica positiva, quando colocados um em presena do outro, se repelem.

Corpos com cargas eltricas de espcies diferentes se atraem.

Um corpo com carga eltrica negativa e um corpo com carga eltrica positiva, quando colocados um em presena do outro, se atraem. Exerccios 19. (Cesgranrio 91) Na figura a seguir, um basto carregado positivamente aproximado de uma pequena esfera metlica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do basto. Nesta situao, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga eltrica total:

a) negativa. b) positiva. c) nula. d) positiva ou nula. e) negativa ou nula.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

15

20. (Uel 2000) conhecido que "cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e cargas eltricas de sinais contrrios se atraem. Dispe-se de quatro pequenas esferas metlicas A, B, C e D. Verifica-se que A repele B, que A atrai C, que C repele D e que D est carregada positivamente. Pode-se concluir corretamente que a) C est carregada negativamente. b) A e C tm cargas de mesmo sinal. c) A e B esto carregadas positivamente. d) B tem carga negativa. e) A e D se repelem. 21. (CTA SP) So dados trs corpos carregados, A, B e C. Sabe-se que A e B e A e C se atraem, e que B e C se repelem. Ento: a) se A for carregado positivamente, B e C tambm o sero. b) se A for carregado negativamente, B e C tambm o sero. c) B e C tm mesmo sinal, que oposto ao de A. d) A, B e C, tomados dois a dois, tem sempre o mesmo sinal. e) nenhuma das alternativas anteriores est correta. 22. (Santa Casa SP) Dispe-se de quatro esferas metlicas: P, Q, R e S. Sabe-se que P repele Q, que P atrai R, que R repele S e que S est carregada positivamente. Pode-se, ento, dizer que: a) P est carregada positivamente b) P e R tm cargas de mesmo sinal. c) P e Q esto carregadas positivamente. d) Q tem carga negativa. e) P repele S. 23. (Fuvest 2007) Duas barras isolantes, A e B, iguais, colocadas sobre uma mesa, tm em suas extremidades, esferas com cargas eltricas de mdulos iguais e sinais opostos. A barra A fixa, mas a barra B pode girar livremente em torno de seu centro O, que permanece fixo. Nas situaes I e II, a barra B foi colocada em equilbrio, em posies opostas. Para cada uma dessas duas situaes, o equilbrio da barra B pode ser considerado como sendo, respectivamente,

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

16

SITUAES DE EQUILBRIO - aps o sistema ser levemente deslocado de sua posio inicial Estvel = tende a retornar ao equilbrio inicial. Instvel = tende a afastar-se do equilbrio inicial. Indiferente = permanece em equilbrio na nova posio. a) indiferente e instvel. b) instvel e instvel. c) estvel e indiferente. d) estvel e estvel. e) estvel e instvel.

b. Princpio da conservao das cargas eltricas Num sistema isolado, a soma algbrica das cargas positivas e negativas sempre constante.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

17

Exerccios 24. (Ufrrj 99) Um aluno tem 4 esferas idnticas, pequenas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a -2Q, 4Q, 3Q e 6Q. A esfera A colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D sucessivamente. Ao final do processo a esfera A estar carregada com carga equivalente a a) 3Q. b) 4Q. c) Q/2. d) 8 Q. e) 5,5 Q. 25. (Uerj 2004) Em processos fsicos que produzem apenas eltrons, prtons e nutrons, o nmero total de prtons e eltrons sempre par. Esta afirmao expressa a lei de conservao de: a) massa b) energia c) momento d) carga eltrica.

26. (Uff 99) Trs esferas condutoras idnticas I, II e III tm, respectivamente, as seguintes cargas eltricas: 4q, -2q e 3q. A esfera I colocada em contato com a esfera II e, logo em seguida, encostada esfera III. Pode-se afirmar que a carga final da esfera I ser:

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

18

a) q b) 2q c) 3q d) 4q e) 5q 27. (Pucsp 97) Duas esferas A e B, metlicas e idnticas, esto carregadas com cargas
C e 4 C . Uma terceira esfera C, metlica e idntica s anteriores, est respectivamente iguais a 16

inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato desfeito e a esfera C colocada em contato com B. Supondo-se que no haja troca de cargas eltricas com o meio exterior, a carga final de C de
C a) 8

C b) 6
C c) 4

C d) 3

e) nula.

28. (Uel 98) Trs esferas condutoras A, B e C tm o mesmo dimetro. A esfera A est inicialmente
C e QC= 1,8 C . Com a esfera A, neutra e as outras duas esto carregadas com cargas QB=1,2

toca-se primeiramente a esfera B e depois C. As cargas eltricas de A, B e C, depois desses contatos, so, respectivamente,
C , 0,60 C e 1,8 C. a) 0,60

C , 1,2 C e 1,2 C. b) 0,60


C , 1,0 C e 1,0 C. c) 1,0

C , 0,60 C e 1,2 C. d) 1,2


C , 0,8 C e 1,0 C. e) 1,2

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

19

29. (Uerj 97) Uma esfera metlica, sustentada por uma haste isolante, encontra-se em equilbrio eletrosttico com uma pequena carga eltrica Q. Uma segunda esfera idntica e inicialmente descarregada aproxima-se dela, at toc-la, como indica a figura a seguir.

Aps o contato, a carga eltrica adquirida pela segunda esfera : a) Q/2. b) Q. c) 2 Q. d) nula. 30. (Mackenzie 2003) Duas pequenas esferas metlicas idnticas, E1 e E2, so utilizadas numa experincia de Eletrosttica. A esfera E1 est inicialmente neutra e a esfera E2, eletrizada positivamente com a carga 4,8. 10-9 C. As duas esferas so colocadas em contato e em seguida afastadas novamente uma da outra. Sendo a carga de um eltron igual a -1,6. 10-19 C e a de um prton igual a +1,6. 10-19 C, podemos dizer que: a) a esfera E2 recebeu 1,5. 1010 prtons da esfera E1. b) a esfera E2 recebeu 3,0. 1010 prtons da esfera E1. c) a esfera E2 recebeu 1,5. 1010 eltrons da esfera E1. d) a esfera E2 recebeu 3,0. 1010 eltrons da esfera E1. e) a esfera E2 pode ter recebido 3,0. 1010 eltrons da esfera E1, como tambm pode ter cedido 3,0. 1010 prtons esfera E1.

31. (Fatec 2006) Duas pequenas esferas idnticas A e B tm cargas respectivamente QA = -14. 10-6 e QB = 50. 10-6 C. As duas so colocadas em contato e depois de atingido o equilbrio eletrosttico so separadas. Lembrando-se que a carga de um eltron 1,6. 10-19 C, correto afirmar que, aps atingido o equilbrio, a) 2. 1014 prtons tero passado de A para B. b) 1,6. 10-19 prtons tero passado de A para B. c) 2. 1014 eltrons tero passado de A para B. d) 1,6. 10-19 eltrons tero passado de A para B. e) 2. 1014 eltrons tero passado de B para A.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

20

32. (Unitau 95) Duas esferas condutoras, 1 e 2, de raios r1 e r2, onde r1=2r2, esto isoladas entre si e com cargas q1 e q2, sendo q2=2q1 e de mesmo sinal. Quando se ligam as duas esferas por um fio condutor, pode-se afirmar que: a) haver movimento de eltrons da esfera 1 para a esfera 2. b) haver movimento de eltrons da esfera 2 para a esfera 1. c) no haver movimento de eltrons entre as esferas. d) o nmero de eltrons que passa da esfera 1 para a esfera 2 o dobro do nmero de eltrons que passa da esfera 2 para a esfera 1. e) o nmero de eltrons que passa da esfera 2 para a esfera 1 o dobro do nmero de eltrons que passa da esfera 1 para a esfera 2.

33. (Puccamp 2004) ENERGIA A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiaes que recebemos do Sol. Uma parte aproveitada diretamente dessas radiaes (iluminao, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvo, petrleo, energia elica, hidrulica, etc.). A energia primitiva, presente na formao do universo e armazenado nos elementos qumicos existentes em nosso planeta fornece, tambm, uma frao da energia que utilizamos (reaes nucleares nos reatores atmicos, etc.).
(Antnio Mximo e Beatriz Alvarenga. "Curso de Fsica". v.2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433)

Trs esferas esto eletrizadas com cargas p, m, g, tais que:


C g+m=9

C g + p = 8
C m + p = 5

A carga eltrica g em microcoulombs vale: a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 e) 2

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

21

34. (FUVEST - GV 92) Tem-se 3 esferas condutoras idnticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) esto eletrizadas com cargas de mesmo mdulo Q, e a esfera C est inicialmente neutra. So realizadas as seguintes operaes: 1) Toca-se C em B, com A mantida distncia, e em seguida separa-se C de B; 2) Toca-se C em A, com B mantida distncia, e em seguida separa-se C de A; 3) Toca-se A em B, com C mantida distncia, e em seguida separa-se A de B Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale: a) zero. b) +Q/2. c) - Q/4. d) +Q/6. e) - Q/8. 35. (Ufv 2000) Um sistema constitudo por um corpo de massa M, carregado positivamente com carga Q, e por outro de massa M, carregado negativamente com carga Q. Em relao a este sistema pode-se dizer que: a) sua carga total -Q e sua massa total 2M. b) sua carga total nula e sua massa total nula. c) sua carga total +2Q e sua massa total 2M. d) sua carga total +Q e sua massa total nula. e) sua carga total nula e sua massa total 2M. 36. (Uel 97) Considere trs pequenas esferas de isopor M, N e P. A esfera M est eletrizada positivamente e ela atrai tanto a esfera N como a P. As esferas N e P tambm se atraem. Nessas condies, as possveis cargas de N e P so. a) N (+), P (+). b) N (-), P (-). c) N (+), P (-). d) N (-), P (+). e) N (-), P (zero). Resposta [E]

37. (Pucrs 2002) A Fsica emprega Princpios de Conservao para descrever fenmenos, tanto numa escala microscpica como macroscpica. Dois desses princpios empregam as grandezas denominadas a) carga eltrica e energia eltrica. b) carga eltrica e quantidade de movimento. c) carga eltrica e massa. d) massa e quantidade de movimento. e) massa e energia gravitacional. 56. [B]
Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 22

38. (Ufal 2000) Considere quatro esferas condutoras idnticas, x, y, z e t com cargas eltricas respectivamente, +4Q, -2Q, +7Q e -4Q. Ligando-se, por um fio condutor de capacidade desprezvel, uma dessas esferas, sucessivamente, s outras esferas numa ordem adequada, obtm-se uma esfera com carga eltrica -Q, usando somente trs esferas. As esferas usadas, em uma ordem conveniente, so: a) x, y e z b) x, z e t c) x, t e y d) y, z e t e) z, t e x 52. [C]

6. Distribuio das cargas nos condutores Nos condutores, eletrizados, as cargas eltricas em excesso distribuem-se pela sua superfcie externa. Esse fenmeno se justifica pelo princpio da repulso entre cargas eltricas de mesmo sinal. Veja pela figura abaixo como se distribuem as cargas em um corpo eletrizado positivamente e negativamente.

Verifica-se, experimentalmente, que, se o material de que constitudo o corpo no for bom condutor de eletricidade, ele poder apresentar cargas eltricas em excesso localizadas em uma dada regio, dependendo do processo utilizado para eletriz-lo.

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

23

Nos condutores metlicos as cargas vo para a superfcie e, muitas vezes, escoam para o ambiente, sendo, portanto, difcil ret-las no corpo. Com esse fato no ocorre no corpo isolante, tornase mais fcil mant-lo eletrizado.

Exerccios 39. (Unaerp 96) Um basto no condutor e descarregado foi atritado em uma das suas extremidades at ficar negativamente eletrizada. Dos seguintes esquemas que representam seces longitudinais do basto, o que melhor indica a distribuio de cargas :

40. (UFPE) Considere os materiais: 1) borracha 2) porcelana 3) alumnio 4) nilon a) 1, 2 e 3. b) 5, 7 e 8.


Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br 24

5) vidro 6) ouro 7) mercrio 8) madeira

Assinale a alternativa na qual os trs materiais citados so bons condutores:

c) 3, 4 e 6. d) 3, 5 e 6. e) 3,6 e 7. Resposta e

Prof Ricardo Telefone para contato: cel.: 99631 1879 - e-mail rpante@uol.com.br

25

Вам также может понравиться