Вы находитесь на странице: 1из 13

INTRODUO

A produo de frangos de corte em crescimento, a exigncia do consumidor e a competitividade do setor tm feito com que as empresas busquem maior eficincia no ciclo de produo, atendam as normas de boas prticas de fabricao e tenham responsabilidade scio-ambiental. Estamos passando por uma verdadeira revoluo, onde paradigmas esto sendo quebrados. Consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com o alimento que consomem, questionam se h ou no aditivos na rao que podem prejudicar a sade humana, sendo o papel das instituies pblicas e privadas orient-los e fiscalizar se as boas prticas de fabricao esto sendo cumpridas. Mas a percepo mercadolgica das empresas faz com que elas se moldem a este novo mercado consumidor, implantando a rastreabilidade em toda sua cadeia produtiva para dar todas as garantias da qualidade do produto ao seu cliente e colocam o meio ambiente, os seus colaboradores e a sociedade como integrantes do processo global de produo avcola. Dentro deste universo, o constante progresso gentico reduz o perodo da criao, tornando a fase pr-inicial cada ano mais importante no ciclo de produo, sendo fundamentais avanos nos conhecimentos em nutrio, sanidade e manejo alimentar para suplantar este potencial que o pintinho de corte e postura tem capacidade intrnseca de exacerbar. Avanos na aplicao de tecnologias em nutrio, sanidade, ambincia e manejo tm permitido a criao de frangos em densidades mais elevadas, procedimentos de manejo especficos, como ambincia, insero de comedouros modernos nas granjas proporcionam menor desperdcio de rao e maior estmulo ao consumo pelas aves. As empresas avcolas cada vez mais devero estar avaliando, testando e implantando novas tecnologias, sendo a nutrio um dos pilares da produo avcola e a nutrio pr-inicial fundamental no desenvolvimento do pinto de corte e da pintainha de postura. Desta forma, no sistema de produo avcola, onde produtividade e lucratividade so cruciais para a perenidade das empresas, a otimizao da nutrio pr-inicial uma ferramenta real, que permite aumentar a produtividade e os ganhos econmicos, proporcionando empresa uma vantagem competitiva.

IMPORTNCIA DA NUTRIO PR-INICIAL

A maximizao da nutrio pr-Inicial para frangos de corte e poedeiras, vem sendo cada vez mais preconizada por nutricionistas e pesquisadores e estudada por estes. Sabe-se que na produo de frango de corte as duas primeiras semanas de idade so fundamentais para o bom desempenho da criao. Fao-me das sbias palavras dos granjeiros para expor o que pretendo mostrar tecnicamente no decorrer deste texto: Pintinho que comea bem, termina bem. J para pintainhas direcionadas de postura a fase pr-inicial representa a maior uniformidade na fase de maturidade e picos maiores de produo pela melhor formao inicial da estrutura muscular e esqueltica. Vrias so as razes que sustentam o uso da nutrio pr-inicial. Nesta idade as aves tm a anatomia e a fisiologia do aparelho digestivo diferenciadas das aves com mais idade; nveis nutricionais diferenciados em funo da dificuldade em digerir e absorver certos nutrientes; apresentam um rpido potencial de crescimento nestes primeiros dias de vida; necessitam de muito calor ambiental para se desenvolver adequadamente. Todos esses fatores tornam-se ainda mais limitantes, pois os frangos de corte esto cada vez mais precoces, com maior ganho de peso e melhor converso alimentar. Esta primeira fase representa de 3,0 a 4,5% do total de rao consumida na vida do frango de corte. Desta forma, a implantao da nutrio pr-inicial nas empresas que ainda no a usam fundamental para obter melhores resultados bioeconmicos. Dentro deste novo conceito, este trabalho tem como objetivo mostrar as ferramentas que temos disponveis para aperfeioar a nutrio pr-inicial.

A IMPORTNCIA DO SACO VITELINO PS-ECLOSO

Aps a ecloso ocorre uma alterao radical na fonte nutricional do pinto de corte e da pintainha, uma vez que na fase embrionria a gema a nica fonte e aps a ecloso, os pintos recebem uma dieta rica em carboidratos. A gema completamente internalizada na cavidade abdominal entre os dias 19 e 20 de incubao, mas continua a fornecer nutrientes durante vrios dias aps a ecloso. Estas reservas tm importncia fundamental durante as primeiras 72 horas de vida do pintinho, perodo em que quase totalmente consumido (Vieira e Moran,1999). Em torno de 80% do saco vitelino consumido no 1 dia, mas a protena utilizada mais lentamente (Nitsan et al. ,1991) Murakami et al (1988) afirma que durante os 3 primeiros dias de vida o saco vitelino responsvel por 29% da energia e 45% dos lipdios exigido pelos pintos.

O saco vitelino fornece a maior parte dos nutrientes necessrios durante o incio da vida dos pintos. Entretanto, a presena do alimento slido no trato digestivo que propicia alteraes no mesmo e induz a produo de secrees digestivas. Desta forma, conveniente arraoar os pintos o mais rpido possvel. A perda de peso dos pintinhos com o atraso no alojamento de 24 a 48 horas ps-ecloso determinou 1 e 2 dias respectivamente, a mais para que as aves atingissem o peso de mercado (Nir e Levarion, 1993). Dessa forma, Vieira e Moran (1999), observaram que ao retardar o alojamento em 24 horas resultou na perda de peso dos frangos em 170 gramas aos 49 dias de idade bem como aumento na mortalidade. Alm do aspecto nutricional de mantena e crescimento a absoro do saco vitelino tem importncia na proteo imunolgica do pintinho. O saco vitelino atua na transferncia de imunidade passiva. As imunoglobulinas (IgA e IgG) presentes no albmen e gema passam para o pintinho recm nascido protegendo-o do ataque microbiano do meio. Segundo Pinchasov (1991), o uso de soluo nutritiva provavelmente estimula o trato digestivo fazendo com que os pintos que receberam aquela soluo se tornassem mais rapidamente independentes dos nutrientes do saco vitelino e mais dependentes das fontes externas de nutrientes. Assim, a disponibilidade de nutrientes o mais rpido possvel resulta em benefcio considervel no desempenho dos frangos de corte. Em condies prticas, isso pode ser feito no incubatrio, nas caixas de transporte, ou ao retirar os pintos das cmaras de ecloso e arraoar imediatamente.

ASPECTOS NUTRICIONAIS RELACIONADOS NUTRIO PR-INICIAL

Na formulao de uma rao pr-inicial, temos que levar em considerao os aspectos de exigncia nutricional, tipo e qualidade de ingredientes (Macro e Microingredientes) e forma fsica da Dieta (farelada, peletizada, triturada, expandida e extrusada).

EXIGNCIAS NUTRICIONAIS NA FASE PR-INICIAL

Ainda h manuais de algumas linhagens, que no oferecem os nveis nutricionais que devem ser adotados na formulao para a fase pr-inicial e as referncias nutricionais muitas vezes no so recentes, considerando que a linhagens atuais evoluem com muita rapidez e possuem particularidades nutricionais. Assim, informaes sobre nveis nutricionais em raes pr-iniciais so restritos ou algumas vezes de embasamento cientfico duvidoso. Observa-se que toda a informao literria apresenta exigncias

proticas dos frangos de corte decrescentes medida que aumenta a idade das aves. Desta forma, a concluso mais simplista seria assumir como bvia a maior necessidade de aminocidos essenciais para uma dieta anterior tradicional fase inicial, mas isto no pode ser tomado como certo por no se tratar de um caso de um simples arranjo linear para os aminocidos, devido participao da frao protica oriunda das reservas contidas no saco vitelino. Portanto, vou procurar no texto abaixo colocar os principais pontos nutricionais que devemos levar em considerao ao formular uma Rao Pr-Inicial:

PROTEINA E AMINOCIDOS

A exigncia protena e dos teores de aminocidos das aves nas diferentes fases de criao percentualmente decrescente no programa de nutrio. O estabelecimento do nvel ideal no incio do perodo ps-ecloso dos pintos de corte e postura deve ser basear na exigncia nutricional da linhagem, temperatura e umidade do local de criao. Assim, Schutte et al., (1997) determinaram que a dieta de frangos de corte na primeira semana de vida, a base de milho e farelo de soja no deveria ter menos do que 21% de protena sob o risco da carncia dos aminocidos glicina e serina. Segundo Penz (1992) estabelece que em base de peso metablico as exigncias proticas so superiores durante os primeiros dias de vida e que a partir de 17 dias de idade as exigncias reduzem em relao primeira fase ficando constantes at o abate. A hiptese de Penz (1992) est baseada na compensao calrica em um sistema termorregulador mal desenvolvido dos pintos durante os primeiros dias de vida. Isso se d, devido gerao de incrementos de calor devida ao enzimtica sobre substratos ao nvel do fgado, bem como do calor produzido durante a ao enzimtica que ocorre durante a digesto e absoro dos nutrientes.

VITAMINA C

Aves so animais que apresentam a enzima gulolactona redutase sendo, portanto, passveis de sintetizar cido ascrbico. Entretanto a eficincia desta enzima fica comprometida em situaes de estresse, sobre tudo o estresse calrico. Assim, sobre esta condio Kutlu e Forbes (1993) observaram melhor desempenho de pintinhos recebendo a suplementao de 250mg de cido ascrbico/kg.

SDIO NA NUTRIO PR-INICIAL

A maior parte dos mecanismos de absoro so dependentes de sdio (transporte ativo secundrio), desta maneira, ao aumentarmos os nveis de sdio da dieta na fase pr-inicial propicia um aumento na probabilidade de encontro deste mineral com o stio modulador das protenas carreadoras de nutrientes dependentes de sdio. Observa-se que dietas com baixo nvel de sdio propiciam somente uma absoro mnima de nutrientes ao nvel da mucosa intestinal. Portanto, o sdio apresenta papel essencial na absoro intestinal no perodo ps-ecloso. Alm disso, o sdio tambm participa no equilbrio cido-bsico atravs do intercmbio que exerce nas diversas estruturas do corpo juntamente com o potssio e o cloro, principais componentes do equilbrio eletroltico e com atuao direta no troca de ons como o hidrognio. O NRC (1994) recomenda para frangos de corte nas trs primeiras semanas de idade o nvel de 0,20% de Na. BRITTON(1992), trabalhando com nveis de suplementao de sdio, na forma de cloreto de sdio, mostrou que o recomendado pelo NRC 1984 (0,15% de Na) no permite o melhor desempenho dos frangos de corte at 7 dias de idade (tabela 1) MAIORKA, et al.(1998), trabalhando com nveis crescentes de sdio total em Dietas para a primeira semana de frango de corte, verificaram que o nvel de sdio adequado estava muito prximo do recomendado por BRITTON (1992) e superior ao sugerido pelo NRC (1994), conforme observamos na Tabela 2.

USO DE LPIDIOS NA NUTRIO PR-INICIAL

MAIORKA, et al (1997), mostram que dietas com diferentes nveis de energia metabolizvel no proporcionaram alterao no consumo de alimento na primeira semana de idade. (Tabela 3). importante a utilizao de leo de soja em nveis baixos nessa fase, mas devermos estar atentos quanto qualidade desse ingrediente. Perxidos, provenientes da rancificao oxidativa dos lipdeos, comprometem a anatomia do trato digestivo e as clulas em geral, alm de prejudicar a disponibilidade de vrios nutrientes, entre eles as vitaminas lipossolveis.

Segundo (Freitas et al.,1999), os maiores ndices de digestibilidade do EE foram da rao com leo (tratamento A) em relao ao tratamento B, sem leo (P<0,05), em todos os dias analisados, indicam que o pinto de corte possui plenas condies para digesto de gordura nos primeiros dias de vida, com uma digestibilidade acima de 90% para o tratamento A e de 85% para o tratamento B nos trs primeiros dias de vida (Tabela 5). Esses resultados indicam que a digestibilidade da gordura no deve ser um fator limitante para o crescimento dos pintos de corte e talvez possam ser explicados pelo rpido desenvolvimento do TGI (Calixto, 1988; Nir et al., 1988; Nitsan, 1991b), e maior capacidade de absoro dos nutrientes na primeira semana de vida, observada por Bayer et al. (1975). Podem tambm ser explicados pela diminuio do tempo de passagem do alimento pelo trato gastrointestinal devido utilizao de leo na rao e pela presena ao nascimento da enzima lipase, acumulada durante a fase de desenvolvimento embrionrio (Nitsan, 1995), e sua atividade mxima alcanada ao oitavo dia de vida no pncreas e ao quarto dia de vida no intestino delgado (Nitsan et al., 1991b). O sexo no interferiu na digestibilidade em nenhum dos tratamentos (P>0,05).

QUALIDADE DOS INGREDIENTES

Este um dos pontos mais importantes a ser considerado na produo deste tipo de alimento. O ideal o controle efetivo de recebimento de matrias- primas e a seleo das mesmas, de forma que dentro das matrias-primas aceitveis, deve-se direcionar as de melhor qualidade, para a produo das raes pr-iniciais, pois os componentes da dieta tambm podem afetar negativamente o desenvolvimento da mucosa intestinal. Dibner, et al (1996), constataram que aves alimentadas com dietas contendo gordura oxidada apresentaram reduo no comprimento e rea de superfcie do vilo, o que afetou negativamente a secreo enzimtica e a capacidade de absoro dos entercitos. A utilizao de subprodutos de origem animal que foram impropriamente processados para inativao bacteriana ou foram precariamente armazenados podem sofrer a degradao bacteriana e produzir grande variedade de aminas biognicas txicas. J foi associado aminas biognicas "sndrome da m absoro", que diminui a eficincia alimentar e causa leses no intestino delgado das aves jovens. Desta forma, o cuidado com a matria-prima de origem animal que ser incorporada na dieta pr-inicial das aves de extrema importncia para a preservao da integridade intestinal das mesmas, durante os primeiros dias de vida. Alimentos contendo micotoxinas tambm agem negativamente sobre o trato gastrintestinal, provocando ulceraes na moela,

espessamento da mucosa intestinal e hemorragias, bem como danos ao fgado e pncreas, enterites e esteatose.

BALANO ELETROLTICO

Existem grandes variaes quanto recomendao nutricionais para o sdio. O NRC (1994), recomenda um nvel de 0,20% para o perodo de 1 21 dias, enquanto que ROSTAGNO, et al. (2000), recomenda 0,224% para o perodo de 1 a 7 dias. Entretanto esses valores tabelados diferem dos recomendados por outros autores para o perodo de 1 a 7 dias, como 0,39% recomendado por BRITTON (1992) 0,36% ( VIEIRA, et al., 2000) e 0,40% ( MAIORKA, et al. 1998). O balano eletroltico definido como a diferena entre a concentrao de ctions e nions da rao. O valor obtido desse equilbrio eletroltico, conhecido como o nmero de Mongin, possuindo como unidade de medida, o meq/kg de dieta. So encontrados na literatura, dados relativos ao balano entre Na+ + K+ Cl- apresentados por diversos autores. So valores divergentes quanto amplitude do balano eletroltico adequado para mximo desempenho das aves. (tabela 6) O equilbrio eletroltico, atuando no balano hdrico, afeta o consumo de gua, fazendo com que o aumento deste consumo possa facilitar o aparecimento de cama molhada. Segundo PENZ E VIEIRA (1998), mesmo que haja a produo de excretas com maiores teores de umidade nos primeiros sete dias de vida, a quantidade seria pequena e pouco afetaria a qualidade da cama durante a criao. Estes autores sugerem que a maior ingesto de gua resultar no aumento do consumo de rao e em conseqncia, melhor desempenho dos pintos.

UTILIZAO DE ADITIVOS NA NUTRIO PR-INICIAL

As proibies do uso de alguns promotores de crescimento, ocasionaram aumento do custo de produo e considerando que 70% do custo do frango de corte provem da alimentao, de suma importncia que ns tcnicos devemos trabalhar sempre buscando alternativas que diminuam o custo de produo e continuem viabilizando o negcio. Para maximizao do aproveitamento dos nutrientes e para que sejam ingeridos, digeridos, protegidos da destruio, absorvidos e transportados at as clulas do organismo, inclumos na dieta certos aditivos, em sua maioria no nutritivos.

Desde a dcada de 50, vrios aditivos vem sendo utilizados nas raes animais com excelente opo para melhorar resultados de desempenho e ndices zootcnicos, sendo que os que mais se destacam so: acidificantes, antioxidantes, anticoccidianos, enzimas, flavorizantes, probiticos, prebiticos, cidos orgnicos, fitoterpicos, nucleotdeos e os antibiticos, sendo este ltimo grupo utilizado para fins teraputicos ou como Antimicrobianos Melhoradores de Desempenho.

TIPOS DE DIETAS PR-INICIAIS

As dietas pr-iniciais podem apresentar os seguintes formatos fsicos: farelada, peletizada, triturada, expandida, extrusada.

FATORES CRTICOS DE SUCESSO NA UTILIZAO DE DIETAS PR-INICIAIS

Os principais fatores crticos na utilizao da nutrio pr-inicial so a genticas, manejo, nutrio, sanidade e dimetro geomtrico mdio dos pellets.

GRANULOMETRIA

A tendncia natural dos tcnicos envolvidos com a nutrio de aves o fornecimento de dietas finamente modas, para aves durante a primeira semana de vida. Entretanto, Nir, et al.; (1994), mostraram que pintos com 7 dias de idade preferiram dietas mais grosseiramente a finamente modas. J Krabbe (2000), avaliando vrios dimetros geomtricos mdios (437; 635; 780; 866 e 970 micra) constatou que o dimetro geomtrico mdio muito fino ou muito grosso pode comprometer o desempenho dos frangos de corte at 21 dias, mesmo que tenha recebido estas dietas at 7 dias de idade somente. O autor tambm observou que ao ingerir um maior dimetro geomtrico mdio pode resultar em menor consumo de protena, clcio, fsforo e sdio. Ainda Krabbe observou que a dieta finamente moda (561 micra) pode comprometer o metabolismo dos nutrientes, comparativamente a granulometria superiores (783 e 997 micra). Considerando que logo aps o nascimento os pintinhos tm dificuldade de consumir rao na forma farelada e preferem rao com um dimetro levemente inferior ao tamanho de sua glote e com uniformidade no tamanho das partculas, com

baixo percentual de finos, pois rao pulverulenta no bem aceita pelos pintinhos, pois frequentemente entopem os orifcios salivares dificultando a apreenso e ingestao do alimento.

Rao micropeletizada e/ou triturada proporciona melhores resultados por ter um tamanho de partcula mais apropriado ingesto da ave. MANEJO E AMBINCIA

Durante os primeiros dias de vida, o pintinho tem o aparelho termorregulador pouco desenvolvido e no toleram de maneira nenhuma baixas temperaturas. Ao primeiro sinal de desconforto trmico, os pintinhos param de comer e se amontoam, o que se reflete em perdas irreversveis de produtividade. O controle da umidade, temperatura e ventilao do ambiente esto diretamente relacionados com a otimizao da nutrio pr-inicial.

QUANTIDADE E PERODO DA DIETA PR-INICIAL A SER UTILIZADA

De maneira gera, l a quantidade da rao pr-inicial a ser consumida est entre 120 a 200 gramas/ave para o perodo de 7 dias em frangos de corte e de 300 a 400 gramas/ave para o perodo de 21 dias para pintainhas. Alguns fatores como temperatura do ambiente, problemas sanitrios, disponibilidade de gua, linhagem, etc., so responsveis por essa variao.

Em pintos de corte, no se recomenda o uso desta rao aps 9 a 10 dias de idade, pois normalmente so produtos de baixa energia metabolizvel e isso poder comear a influir no desempenho dos frangos. Ao prolongar esta dieta para um perodo superior tal como duas semanas pode comprometer os benefcios preconizados pela mesma. Dentre os aspectos esto o baixo nvel de energia metabolizvel, o elevado nvel de sal que pode gerar problemas de cama. Alm disso, o perodo de permanncia da dieta na granja aumentar, reduzindo os benefcios da escolha de melhores ingredientes e do uso de aditivos diferenciados.

Desta forma, fatores como temperatura ambiente, problema sanitrio do lote, espao de comedouro e bebedouro, linhagem entre outros determinaro o melhor perodo de fornecimento da dieta pr-inicial.

VANTAGENS PRTICAS DA NUTRIO PR-INICIAL

Rao produzida com os melhores ingredientes disponveis na fabrica de rao: melhora na converso alimentar; no ganho de peso; na uniformidade; na mortalidade; no rendimento de carcaa; utilizao em maior concentrao nas doses de vitaminas, microminerais, antioxidantes, antifngicos, etc.

RESULTADOS ZOOTCNICOS E ECONMICOS

Tratamentos:

1 Dieta Pr-inicial Farelada;

2 Dieta Pr-inicial Triturada;

3 Dieta Pr-inicial Mini-Peletizada;

4 Dieta Pr-inicial Extrusada.

CONCLUSES

A evoluo da nutrio pr-inicial, de fundamental importncia em funo das diferentes caractersticas anatomo-fisiolgicas do aparelho digestivo das aves nesta fase. A otimizao da nutrio pr-inicial deve considerar as caractersticas nicas dos animais nessa fase de vida, como presena de reservas nutritivas de origem materna at o terceiro dia de vida, que tm sua utilizao otimizada, medida que possvel ser reduzido o perodo entre a ecloso e o alojamento. fundamental um rgido controle da qualidade dos ingredientes como uma forma de maximizar a capacidade digestivo-absortiva nesta fase. Como a primeira semana corresponde aproximadamente 15 % do tempo total da vida do frango de corte e o avano gentico tem o tornado as aves mais precoces a cada ano, a importncia da nutrio pr-inicial ganha maior importncia no ciclo de produo. Portanto, o investimento nutricional feito nesta fase de vida da ave acaba sendo convertido em melhor resultado zootcnico e lucratividade, sendo os nveis nutricionais, a escolha dos ingredientes, o controle de qualidade das matrias-prima utilizadas, bem como processamento e tecnologia de fabricao, so fatores fundamentais para o sucesso desta rao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRITTON, N.M. 1992. Effect of dietary salt intake on water and feed consumption Proc. 1992 Georgia Nutr. Conf. For Feed Ind. 48 53.

FREITAS, B.C.F. 1999. Digestibilidade da gordura nas primeiras semanas de vida e seu efeito sobre o desempenho do frango de corte.

LAURENTIZ, A . C., et al 2000. Efeito dos nveis de protena bruta e balano eletroltico sobre o desempenho de frangos de 1 a 7 dias de idade. In: Conf. Apinco de Cincias e tec. Avcola, Anais Campinas Facta p. 36.

LEESON. S et al. Digestion in Poultry I Proteius and Fats. University of Guelph, Ontario, Canada.

MAIORKA, A ., J. LECZNIESKI, H. BARTELS E A . M. PENZ JR. 1197. Efeito do nvel energtico da rao sobre o desempenho de frangos de corte de 1 a21 dias de idade. Anais da Conf. APINCO 97 de Cincias e Tec. Avcolas. So Paulo Brasil p. 18.

MONGIN, P. 1981. Recent advances in dietary anion-cation balance in poultry. Recent Advances in animal nutrition, p. 109-119

NATIONAL ACADEMY OF SCIENCE, 1984. Nutrient requeriments of poultry. 8th edio. National Academy Press Washington, EUA.

NATIONAL ACADEMY OF SCIENCE, 1994. Nutrient requeriments of poultry. 9th edio. National Academy Press Washington, EUA. NIR, I. 1998. Mecanismos de digesto e absoro de nutrientes durante a primeira semana. In: Cof. Apinco98 de Cincias e Tec. Avcola, Anais. Campinas: FACTA p. 81-91. NIR, I. et al. 1994 a . Efffect of grain particle size on performance 2. Grain texture interactions Poult. Sci. 73; 781-791.

PENZ JR., AM. VIEIRA, S. L. 1998. Nutrio na primeira semana. In. Conf. Apinco98 de Cincias e Tc. Avcola Anis FACTA P. 121 139.

PENZ JR., AM. VIEIRA, S. L. 1998. Caractersticas nutricionais da dieta de primeira semana de pintinhos In.: Simpsio Goiano de Avicultura, Anais. Gois, 1998 p. 21-28.

ROSTAGNO, H.S. et al. 2000. Tabelas Brasileiras para aves e sunos. Comparao de Alimentos e Exigncias Nutricionais.

Вам также может понравиться