Вы находитесь на странице: 1из 4

Competncias gerenciais de enfermeiras: um novo velho desafio?

- 479 -

COMPETNCIAS GERENCIAIS DE ENFERMEIRAS: UM NOVO VELHO DESAFIO?


MANAGEMENTAL ABILITIES OF THE NURSE: THE NEW AND OLD CHALLENGE? COMPETENCIA EN LA GERENCIA DE ENFERMERA: UN NUEVO ANTIGUO DESAFIO?

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha1, Francisco Rosemiro Guimares Ximenes Neto2

Enfermeira. Doutora em Sade Pblica. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Curso de Especializao em Gerenciamento de Servios de Enfermagem da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP). Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Santo Amaro (UNISA). 2 Enfermeiro. Sanitarista. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Vale do Acara (UVA). Preceptor de Enfermagem da Residncia em Sade da Famlia da Escola de Formao em Sade da Famlia, Sobral - CE.
1

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Competncia profissional. Administrao de pessoal. Gerenciamento de prtica profissional.

RESUMO: Artigo de reflexo sobre a atuao do enfermeiro como gerente da assistncia de enfermagem no atual mundo globalizado e com enormes demandas. Discute a relevncia do preparo deste profissional para exercer seu papel no contexto de competncias gerenciais, hoje amplamente difundidas como modelo de gesto. Destaca a importncia do desenvolvimento de competncias gerenciais nos enfermeiros desde a formao na graduao e de forma contnua nos servios.

KEYWORDS: Nursing. Professional competence. Personnel management. Practice management.

ABSTRACT: This article is a reflection about the nurses role as a manager of care in the current globalized world with its subsequent demands. It discusses the relevance of the professional education process in order for the nurse to play his/her role in the context of managerial competences, which are currently widely diffused as a management model. It also highlights the relevance of developing management competencies for nurses after the baccalaureate and in the permanent on the job educational processes.

PALABRAS CLAVE: Enfermera. Competencia profesional. Administracin del personal. Manejo prctico.

RESUMEN: Este es un artculo de reflexin sobre el rol de la enfermera en la administracin de la atencin de enfermera en un actual mundo globalizado con grandes demandas. Discute la relevancia de la preparacin de este profesional para ejercer su rol en el contexto de las competencias del gerenciamiento, hoy ampliamente difundida como un modelo gerencial. Destaca la relevancia del desarrollo de las competencias en la gerencia para las enfermeras desde su formacin a partir de la graduacin y de una forma continua en los servicios de la institucin.

Endereo: Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Av. Vereador Jos Diniz, 1312 04604-001 - Alto da Boa Vista, So Paulo, SP. E-mail: icris@denf.epm.br

Artigo original: Reflexo terica Recebido em: 13 de maro de 2005. Aprovao final: 12 de Julho de 2006.

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Jul-Set; 15(3): 479-82.

- 480 -

Cunha ICKO, Ximenes Neto FRG

INTRODUO
O mundo, neste novo milnio, passa por inmeras transformaes, mudando paradigmas e exigindo das pessoas e, sobretudo, das organizaes, novas posturas. Hoje, o significado de palavras como globalizao, conhecimento, competncias, liderana, competitividade, tem permeado a agenda dos gestores nas empresas. Neste contexto, novas tendncias para a gesto tomam conta do mercado, livros de auto-ajuda ensinam o auto-desenvolvimento e os profissionais se vem s voltas com aprender mais e mais para responder a essas demandas. Os servios de sade, em especial os hospitais, que tradicionalmente procuram adequar-se aos novos modelos advindos da indstria, tm procurado incorporar essas novas tendncias. Assim, novas ferramentas gerenciais como o balanced score-card, a gesto do conhecimento, da informao e das competncias, a liderana coach, as unidades de negcios, vem sendo rapidamente introduzidos nos hospitais, modificando o panorama desta administrao antes relegada a modelos muitas vezes empricos e pouco profissionalizados. Neste contexto de mudanas constantes, o perfil exigido das pessoas sofreu alteraes, uma vez que as empresas necessitam de trabalhadores que possam responder com rapidez elas. Assim, adaptar-se a novas situaes, ser flexvel e ter capacidade de relacionamentos, assumir desafios, entre outras, parecem ser requisitos imprescindveis ao gestor neste novo milnio. O enfermeiro como gestor da assistncia de enfermagem em sua prtica diria, requer este preparo adequado ao momento atual. Assim, contribuir para o debate das competncias gerenciais dos enfermeiros, atravs da anlise de alguns desses aspectos o objetivo deste trabalho.

A QUESTO DAS COMPETNCIAS


A busca constante pela qualidade e excelncia dos servios trouxe mudanas nos modelos de gesto e, conseqentemente, a forma de gerir as pessoas tambm mudou. O investimento nas pessoas hoje valorizado, uma vez que tem ocorrido forte tendncia de abandonar o enfoque cientfico da administrao, por um enfoque mais sofisticado das relaes humanas.1 As trs principais mudanas pelas quais passa a rea de gesto de pessoas so a alterao no perfil das pessoas exigido pelas empresas, o deslocamento do foco da gesto de pessoas por meio do controle para o foco

por meio do desenvolvimento e a maior participao das pessoas no sucesso do negcio ou da empresa.2:35 Passam a ter valor ento as competncias que o indivduo possui, e que o qualificam a realizar algo. Competncia tem significados distintos, tanto ligados s tarefas e aos seus resultados, como s caractersticas das pessoas. Desta forma, a troca de competncias ocorre quando existe uma interao das pessoas com o ambiente organizacional.2-3 Competncia tem sido definida como um saber agir responsvel e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econmico organizao e valor social ao indivduo.3:21 A literatura tem alinhado a competncia gerencial empresarial, ao definir que competncia gerencial um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os gerentes desenvolvem para assegurar a competncia empresarial.4:13 Assim, a competncia pode ser classificada portanto sob o ponto de vista pessoal competncias essenciais relacionadas ao indivduo, equipe e seu desenvolvimento, e do ponto de vista empresarial competncias organizacionais essas relacionadas s estratgias corporativas.5 Ainda no final da dcada passada, sobre a questo das competncias na rea da sade destaca-se a importncia das universidades, principal recurso para a formao de profissionais qualificados, para criar ambientes onde fosse possvel desenvolver competncias.6 Neste aspecto, enfatizou a necessidade de parcerias com os servios no sentido de se focar a aplicao do conhecimento ou pesquisa aplicada, que abriria espao para o desenvolvimento de competncias. Nesse aspecto, autores tambm do nfase necessidade de se ter situaes profissionais para este desenvolvimento.3-4,7 A gesto de competncias gerenciais, ao abordar as correntes de estudos americana, latino-americana, francesa e australiana destaca as contribuies de alguns autores que buscam abordar as competncias numa viso compartilhada.7 Nesse contexto, as competncias se desenvolvem por meio da interao entre as pessoas no ambiente de trabalho, privilegiando a questo da complementaridade; ou seja, no se limitam ao desenvolvimento de um perfil idealizado de gestor (super-homem) nem a listas infindveis de atributos, mas se traduzem em prticas gerenciais complementares ou em aes gerenciais articuladas (consolidao de competncias coletivas).7:60 Por outro lado, muitos autores tm enfatizado a necessidade do desenvolvimento de competncias esTexto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Jul-Set; 15(3): 479-82.

Competncias gerenciais de enfermeiras: um novo velho desafio?

- 481 -

pecficas individuais, relacionadas pessoa e empresa, com os quais concordamos, por acreditar que no contexto da gesto necessrio que o gestor procure o seu auto-desenvolvimento bem como o do seu grupo.3,4,8 Estes ainda tem destacado competncias individuais necessrias ao gestor como liderana, persuaso, trabalho em equipe, criatividade, tomada de deciso, planejamento e organizao e determinao.3,4,8 As competncias profissionais tambm so assim elencadas: saber agir, mobilizar, comunicar, aprender, comprometer-se, assumir responsabilidades e ter viso estratgica.3:22 O desenvolvimento das pessoas no contexto das organizaes, neste milnio competitivo e em ambientes de constante mudana, est intimamente ligado ao desenvolvimento de competncias.8 As empresas que mais rapidamente se adequarem esta nova necessidade, com certeza, sentiro a diferena.

transformaes por que passa o mundo e, especificamente, os servios de sade, vem sendo constantemente discutida, e tem apontado para a necessidade de mudanas.10-11 Nessa perspectiva, o ensino baseado em competncias vem sendo apontado como uma das estratgias para estas mudanas, tendo sido indicado nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduao em Enfermagem, atualmente em vigor.12 Nelas, as habilidades e competncias gerais propostas so: a ateno sade, a tomada de decises, a comunicao, a liderana, a administrao e gerenciamento e a educao permanente. H ainda um elenco de mais trinta e trs outras denominadas de especficas.

Competncias gerenciais dos enfermeiros


O enfermeiro, como o gerente da assistncia de enfermagem prestada ao paciente, requer o conhecimento, as habilidades e as atitudes que possibilitaro com que exera seu trabalho objetivando resultados com eficincia. Este papel gerencial, amplamente discutido desde anos passados, passa pelo prprio desenvolvimento da enfermagem como cincia, que de uma prtica antes independente, torna-se subordinada prtica mdica.13:223 Estudos sobre a prtica gerencial e o mundo do trabalho na Enfermagem, tem mostrado que as competncias constituem um tema de discusso imediata a fim de se dar respostas s necessidades desta prtica.14-15 Autores tm abordado individualmente competncias como a interpessoal, a liderana, a motivao da equipe, a comunicao, entre outras, tambm importantes, num claro sinal que discuti-las tem sido uma necessidade percebida e manifestada.16-17 O Nursing Leadership Institute, nos Estados Unidos da Amrica, criou um modelo de competncias para o enfermeiro gestor, aps pesquisas com enfermeiras gerentes naquele pas. Nele, foram identificadas seis competncias que desdobram-se em vrios itens, e que podem ser assim traduzidas: poder pessoal, efetividade interpessoal, gesto financeira, gesto de recursos humanos, cuidados com o staff, com os pacientes e consigo mesmo, pensamento sistematizado e como atributos adicionais destaca o otimismo e a resilincia.18 Este modelo d conta de competncias que envolvem aspectos da pessoa individualmente, dela com o grupo e dela na sua atuao na empresa, e parece responder a alguns questionamentos que este pal-

As competncias na enfermagem
Dentro da equipe multiprofissional que se constitui na fora de trabalho hospitalar, a equipe de enfermagem assume papel de destaque uma vez que se constitui no maior percentual do quadro de pessoal destas instituies atravs dos enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem. Aos enfermeiros cabem entre outras, tarefas diretamente relacionadas com sua atuao junto ao cliente, bem como a liderana da equipe de Enfermagem e o gerenciamento dos recursos fsicos, materiais, humanos, financeiros, polticos e de informao para a prestao da assistncia de enfermagem.* Do enfermeiro exigido conhecimento (que conhea o que faz), habilidades (que faa corretamente) e tenha atitudes adequadas para desempenhar seu papel objetivando resultados positivos. , portanto, exigido que ele seja competente naquilo que faz, bem como garanta que os membros da sua equipe tenham competncia para executarem as tarefas que lhes so destinadas.9 Constitui-se portanto, um desafio definir as competncias necessrias aos enfermeiros, bem como de estabelecer-se mecanismos para seu desenvolvimento dentro e fora das instituies. Destaca-se ainda que entre as funes de administrao do enfermeiro est a de garantir que os membros de sua equipe tenham competncia para executarem as tarefas que lhes so destinadas.9 A formao de enfermeiros, neste contexto de

* Sanna MC. O processo de trabalho gerenciar do enfermeiro. Aula ministrada no Curso de Especializao em Gerenciamento de Servios de Enfermagem da UNIFESP em 2004. Disponvel em power point [material no publicado].
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Jul-Set; 15(3): 479-82.

- 482 -

Cunha ICKO, Ximenes Neto FRG

pitante tema nos remete. Muitas so as competncias que parecem ser necessrias ao enfermeiro na sua prtica profissional e desenvolv-las , pois um grande desafio tanto dos rgos formadores, como dos servios na perspectiva da educao permanente e torna-se responsabilidade de todos estes atores: docentes, enfermeiros dos servios e do prprio aprendiz.

CONSIDERAES FINAIS
Assim, podemos inferir que apesar de existirem algumas certezas, ainda no h consenso sobre todas as competncias gerenciais que sejam indispensveis ao enfermeiro gestor no contexto atual dos servios de sade em nosso pas. Todavia h que se estimular esta discusso a fim de que o debate possa despertar-nos a todos, para no s no mbito gerencial defini-las, mas principalmente como desenvolv-las nos enfermeiros.

REFERNCIAS
1 Lewis G, Crozier G. Teste suas competncias pessoais. So Paulo (SP): Publifolha; 2002. 2 Dutra JS. Gesto por competncias : um modelo avanado para o gerenciamento de pessoas. So Paulo: Editora Gente; 2001. 3 Fleury A, Fleury MTL. Estratgias empresariais e formao de competncias: um quebra cabea caleidoscpico da indstria brasileira. So Paulo (SP): Atlas; 2004. 4 Boog GG. O desafio da competncia: como enfrentar as dificuldades do presente e preparar-se para o futuro. So Paulo (SP): Ed. Nova Cultural; 2004. 5 Brando HP, Guimares TA. Gesto de competncias e gesto de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? RAE. 2001 JanMar; 41 (1): 8-15. 6 Alperstedt C. A questo das competncias na rea da Sade: um convite reflexo. Mundo da Sade. 1999 Maio-Jun; 23 (3): 185-6.

7 Bitencourt CC. A gesto de competncias gerenciais e a contribuio da aprendizagem organizacional. RAE. 2004 Jan-Mar; 44 (1): 58-69. 8 Dutra JS. Competncias: conceitos e instrumentos para a gesto de pessoas na empresa moderna. So Paulo (SP): Atlas; 2004. 9 Marquis BL, Huston CJ. Administrao e liderana em enfermagem: teoria e aplicao. Porto Alegre (RS): Artes Mdicas; 1999. 10 Domenico EDL, Ide CAC. Referncias para o ensino das competncias na enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2005 Jul-Ago; 58 (4): 453-7. 11 Nascimento ES, Santos GF, Caldeira VP, Teixeira VMN. Formao por competncia do enfermeiro: alternncia teoria-prtica, profissionalizao e pensamento complexo. Rev. Bras Enferm. 2003 Jul-Ago; 56 (4): 447-52. 12 Ministrio da Educao (BR), Conselho Nacional de Educao, Cmara de Educao Superior. Resoluo CNE/CES n 3 de 9 de novembro de 2001. Dispe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduao em Enfermagem. Dirio Oficial da Unio, 9 Nov 2001. Seo 1. p.37. 13 Formiga JMM, Germano RM. Por dentro da histria: o ensino de Administrao em Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2005 Mar-Abr; 58 (2): 222-6. 14 Witt RR, Almeida MCP. O modelo de competncias e as mudanas no mundo do trabalho: implicaes para a enfermagem na ateno bsica no referencial das funes essenciais de sade pblica. Texto Contexto Enferm. 2003 Out-Dez; 12 (4): 559-68. 15 Kurcgant P, Ciampone MHT. A pesquisa na rea de gerenciamento em enfermagem no Brasil. Rev. Bras. Enferm. 2005 Mar/Abr; 58 (2): 161-4. 16 Fernandes JD, Arajo FA, Fernandes J, Reis LS, Gusmo MCCM, Santana N. Competncia interpessoal nas prticas em sade: o individual e o coletivo organizacional. Texto Contexto Enferm. 2003 Abr-Jun; 12 (2): 210-5. 17 Cunha KC, organizador. Gerenciamento na Enfermagem: novas prticas e competncias. So Paulo (SP): Martinari; 2005. 18 Nursing Leadership Institute. The nursing leadership institute competency model [acesso em 2006 Fev 28]. Disponvel em: http://www.fau.edu/nli/model.html

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Jul-Set; 15(3): 479-82.

Вам также может понравиться