Вы находитесь на странице: 1из 6

EXERCCIOS DE REVISO - HISTRIA BRASIL COLNIA

01) So caractersticas econmicas do perodo Pr-Colonial no Brasil: a) latifndios escravido monocultura exportao. b) servido coletiva policultura subsistncia sesmarias. c) escravido policultura mercado externo minifndios. d) extrativismo escambo mercado externo monoplio. 02) Acerca das pretenses iniciais da explorao e conquista do Brasil, assinale a alternativa correta. a) Interesses antropolgicos levaram os portugueses a fazer contato com outros povos, entre eles os ndios do Brasil. b) Os portugueses estavam interessados nas riquezas que as novas terras descobertas podiam conter, alm de garantir a segurana da rota para as Indias. c) O interesse cientfico de descobrir e classificar novas espcies motivou cientistas portugueses para lanarem-se aventura martima. d) Os conquistadores estavam interessados em encontrar terras frteis para desenvolver a cultura do trigo e, assim, dar soluo s crises agrcolas que sofriam em Portugal. 03) Enumere os eventos, de acordo com o perodo em que ocorreram e indique a alternativa que apresente a ordem CORRETA: 1. Perodo Pr-colonial (1500-1530) 2. Perodo Colonial (1530-1808) ( ( ( ( a) b) c) d) ) extrao assistemtica de pau-brasil. ) criao das Capitanias Hereditrias (D. Joo III). ) envio das expedies "exploradoras" e "guarda-costas". ) chegada dos jesutas para catequese dos ndios e educao dos colonos. 1-1-2-2 1-2-1-2 2 - 2 -1 - 1 2-1-12

04) Durante o perodo colonial, para melhorar a organizao, o rei resolveu dividir o Brasil em Capitanias Hereditrias. O territrio foi dividido em faixas de terras que foram doadas aos donatrios. Estes podiam explorar os recursos da terra, porm ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-acar. Com base nesse entendimento, analise as afirmaes abaixo: I) No geral, o sistema de Capitanias Hereditrias fracassou, em funo da grande distncia da Metrpole, da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas. As capitanias de So Vicente e Pernambuco foram as nicas que apresentaram resultados satisfatrios, graas aos investimentos do rei e de empresrios. II) A capital do Brasil neste perodo foi Olinda, pois a regio Nordeste era a mais desenvolvida e rica do pas em funo da agromanufatura aucareira. III) Aps a tentativa fracassada de estabelecer as Capitanias Hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o Governo- Geral. Era uma forma de centralizar e ter mais controle da colnia. O primeiro governador-geral foi Tom de Souza, que recebeu do rei a misso de combater os indgenas rebeldes, aumentar a produo agrcola no Brasil, defender o territrio e procurar jazidas de ouro e prata.

IV) Tambm existiam as Cmaras Municipais que eram rgos polticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietrios que definiam os rumos polticos das vilas e cidades. O povo no podia participar da vida pblica nesta fase. Esto corretas somente: a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) I e IV. 05) Sobre o perodo inicial da colonizao do Brasil, na primeira metade do sculo XVI, assinale a alternativa correta. a) Com a nomeao de Tom de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil, as Capitanias Hereditrias foram, de imediato, extintas. Tendo perdido suas terras, os capites donatrios retornaram a Portugal. b) Os degredados, isto , criminosos de alta periculosidade condenados pela justia de Portugal, constituram o principal ncleo dos primeiros povoadores do Brasil. c) As feitorias foram os primeiros estabelecimentos instalados pelos portugueses no litoral brasileiro e tinham por finalidade armazenar mercadorias, pau-brasil, armas e ferramentas e servir de abrigo. d) O escambo, isto , a troca de produtos sem a utilizao de moeda, possibilitou aos portugueses a utilizao da mo-de-obra indgena na explorao do pau-brasil e posteriormente no cultivo da cana-de-acar. 06) Quanto produo de acar no Brasil colonial, correto afirmar que a) consolidou no nordeste uma economia baseada no latifndio monocultor e escravocrata, que atendia aos interesses do sistema colonial portugus. b) como no exigia muitos braos, desencorajou a importao de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas. c) contribuiu para a formao de uma sociedade mais democrtica e menos elitizada, havendo maior possibilidade de ascenso social. d) possibilitou o povoamento e a ocupao de todo o territrio nacional, pois permitiu a formao de estradas que interligam todo o Brasil. 07) Assinale as alternativas que apresentam caractersticas da sociedade colonial brasileira. a) Os trabalhadores livres e assalariados compunham a base da sociedade. b) O clero catlico pouco interferia nos comportamentos sociais. c) Predominava o patriarcalismo, e as mulheres tinham a funo de cuidar do lar e dos filhos. No nordeste aucareiro, os senhores de engenho ocupavam o topo da pirmide social. d) Os grupos indgenas tiveram papel determinante na formao do modelo social, a comear pela imposio do idioma tupi-guarani, lngua oficial da colnia. 08) No perodo colonial, a sociedade do Brasil caracterizava-se pelo seguinte: a) Sistema de escravido constituda em sua maioria pelos negros africanos. b) Sociedade nordestina dividida em dois grupos: senhores e escravos, no perodo compreendido entre os sculos XVI e XVII, e maior respeito as mulheres. c) Sociedade aucareira nordestina com carter democrtico, rural e imutvel. d) Relaes sociais mais harmoniosas entre os senhores e escravos.

09) Constituem-se caractersticas do perodo colonial, no Nordeste canavieiro:

a) b) c) d)

Produo para o mercado externo e minifndio. Servido por contrato, monocultura e latifndio. Monocultura, latifndio e escravido. Policultura e mo-de-obra escrava.

10) Leia o texto: O Brasil constitui uma realidade profundamente especfica: trata-se de uma economia criada praticamente em funo do capitalismo em expanso. Ao contrrio de certos pases asiticos ou africanos, nos quais a Europa utilizou para os seus fins as estruturas socioeconmicas existentes, o Brasil no seu conjunto criado como complemento econmico.(DOWBOR, Ladislau. A Formao do capitalismo O texto acima reafirma a idia da formao do capitalismo perifrico no Brasil em funo da longa durao do processo de colonizao do pas (1500/1822). O modelo econmico imposto por Portugal ao Brasil durante o perodo colonial teve a seguinte caracterstica: a) atingiu o seu apogeu econmico com a montagem do modelo agro-exportador aucareiro e escravista entre os sculos XVI e XVII; b) foi baseado no modelo agro-exportador com mdias e pequenas propriedades; c) determinou o sistema escravista de produo, utilizando em larga escala a populao indgena brasileira; d) permitiu o desenvolvimento interno do Brasil j que foi implementado um pacto colonial flexvel; 11) Podemos afirmar sobre o perodo da minerao no Brasil que: a) Atrados pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espcie, que inviabilizaram a minerao. b) A explorao das minas de ouro s trouxe benefcios para Portugal. c) O ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua explorao. d) A minerao contribuiu para interligar as vrias regies do Brasil, e foi fator de diferenciao da sociedade. 12) Ao comentar a arte brasileira, Benedito L. de Toledo faz a seguinte descrio: E se olharmos para o teto, veremos o prprio cu retratado em pintura ilusionstica no forro, que foi rompido para mostrar o Paraso com a Virgem, os anjos e os santos. A talha usar colunas torcidas recobertas de vinhas e povoada de querubins, aves, frutos, cada elemento procurando vibrar e tomar todo o espao possvel. As colunas torsas sero as grandes eleitas porque sua estrutura helicoidal o prprio movimento sem fim. noite, os interiores das igrejas revelam novas surpresas. A iluminao vela produz uma luz vacilante que faz vibrar o ouro da talha, dramatiza as pessoas e as imagens. Sente-se que se est num espao consagrado pelo perfume do incenso vindo do altar-mor, onde mais intenso o brilho do ouro na luz incerta das velas. [adaptao] TOLEDO, Benedito Lima de. Histria do Brasil. So Paulo O autor da descrio se refere ao carter essencial do estilo: a) Barroco lirismo, apelo emoo, busca de uma dinmica infinita, solicitao de todos os sentidos. b) Naturalista solidez, despertar da f pela contemplao da natureza, quer do reino animal, vegetal ou mineral. c) Gtico grandiosidade e leveza, tornada possvel graas ao emprego de arcos em forma de ogiva e de inmeros vitrais. d) Neoclssico nfase na harmonia e no equilbrio, apelo s faculdades racionais do homem e realce para os elementos estruturais da construo.

13) Identifique as caractersticas da sociedade aucareira dos sculos XVI e XVII e da sociedade mineradora, marcando X ou Y na coluna direita: X - Sociedade aucareira Y - Sociedade mineradora ( ) aristocrtica e elitizada ( ) eminentemente urbana ( ) patriarcal e escravocrata ( ) paternalista e agrcola ( ) maior mobilidade social ( ) menor nmero de escravos e diversificado setor mdio A seqncia correta das letras, de cima para baixo, : a) X, Y, X, X, Y, Y. b) Y, Y, X, X, X, Y. c) X, Y, X, Y, X, Y. d) X, X, Y, X, Y, Y. 14) No sculo XVIII, teve incio a explorao da regio mineradora no Brasil, provocando transformaes importantes na economia colonial, tais como o(a): a) Criao de um grande centro produtor de manufaturas, na zona aurfera, o qual fornecia produtos para o consumo das outras capitanias a) Desenvolvimento de um intenso mercado interno na colnia, dinamizado por comerciantes e tropeiros atrados pela chance de enriquecimento c) Valorizao da moeda local, possibilitando, Coroa portuguesa, obter um grande aumento da arrecadao tributria que pesava sobre a colnia. d) Investimento de capitais estrangeiros na atividade agroexportadora aucareira, para fazer frente ao rpido processo de crescimento da minerao. 15) No Brasil colonial, a escravido caracterizou-se essencialmente: a) Por sua vinculao exclusiva ao sistema agrrio exportador. b) Pelo incentivo da Igreja e da Coroa escravido de ndios e negros. c) Por estar amplamente distribuda entre a populao livre, constituindo a base econmica da sociedade. d) Por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e os mais leves aos ndios. e) Por impedir a emigrao em massa de trabalhadores livres para o Brasil. 16) No final do sculo XVII, dois movimentos sociais, a Inconfidncia Mineira (1789). e a Inconfidncia Baiana (1798), tiveram como motivao romper com o domnio colonial portugus. Sobre essas rebelies, pode afirmar que: I - As duas inconfidncias tinham como objetivo criar uma Republica e abolir a escravido. A Inconfidncia Mineira foi um movimento de elite e a Baiana contava com a participao de pessoas de origem humilde como alfaiates, soldados e escravos. II - A Inconfidncia Mineira tinha um carter mais econmico, prevalecendo em seus projetos medidas mais anticoloniais que social. J a Baiana, alem de anticolonial, foi mais voltada para reformas sociais, pois defendiam uma sociedade em que os menos favorecidos tivessem uma vida melhor. III - A represso imposta pela metrpole portuguesa atingiu principalmente os mais pobres. Entre os mineiros o nico condenado foi Tiradentes. Entre os baianos, foram condenados dois soldados e um aprendiz de alfaiate e uma alfaiate. Para os condenados, foi aplicada a pena mxima: Enforcamento e esquartejamento. a) Assinale a alternativa: Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. d) Se somente a afirmativa III estiver correta. 17) Confrontando-se a Conjurao Mineira e a Conjurao Baiana, ocorridas durante o perodo colonial brasileiro, pode-se afirmar que: a) a Conjurao Mineira apresentou um carter mais popular e nacional devido aos interesses gerados pela diversificao social na regio mineradora. b) a Conjurao Mineira e a Conjurao Baiana foram idealizadas, respectivamente, por uma elite intelectual enriquecida e por um grupo de ricos comerciantes. c) ambas apresentavam em seu iderio pontos idnticos, devido situao colonial comum rea mineradora e ao nordeste brasileiro. d) a Conjurao Baiana apoiou-se em bases populares e teve implicaes mais sociais do que polticas devido participao dos alfaiates no conflito. 18) NO era um dos planos dos revolucionrios na Inconfidncia Mineira (1789): a) Adotar uma nova bandeira que teria um tringulo no centro com a frase latina: Libertas quae sera tamen (liberdade ainda que tardia). b) Desenvolver indstrias no Pas. c) Libertar os negros d) Criar uma universidade em Vila Rica. 19) Com relao s conseqncias trazidas pelo desenvolvimento da minerao no Brasil, podemos apontar corretamente: a) A implantao da capital do Brasil em Salvador como forma de garantir o controle sobre o nordeste e o sudeste. b) A integrao da regio sul do Brasil economia colonial atravs do tropeirismo. c) O empobrecimento da regio sudeste por causa da intensa explorao de suas terras. d) A implantao da capital do Brasil em Salvador como forma de garantir o controle sobre o nordeste e o sudeste. 20) A colonizao do Brasil iniciou-se na faixa litornea, diferentemente da Amrica espanhola. No entanto, a partir do sculo XVII, teve incio a expanso para o interior, alm dos limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas, em decorrncia a) Da coleta de drogas do serto, da ao dos donatrios e do cultivo de tabaco. b) Do cultivo de caf, da criao de gado e da fundao de cidades. c) Do incentivo real s bandeiras, da lavoura de tabaco e da ao jesutica. d) Da explorao de ouro, da pecuria e do estabelecimento de misses.

EXERCCIOS GABARITO
1 D 2 B 3 A 4 B 5 C 6 A 7 C

8 A

9 C

10A

11D

12A

13A

14A

15C

16C

17D

18C

19B 20 D

Вам также может понравиться