Вы находитесь на странице: 1из 17

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

Participao dos Ncleos de Defesa Civil do Municpio de Vitria na Gesto de Desastres Naturais Participation of the Civil Defense Groups in the city of Vitoria in Natural Disaster Management La Participacin del Grupo de Defensa Civil en la Ciudad de Vitoria en la Gestin de Desastres Naturales
Andr Pimentel Lugon lugonandre@yahoo.com.br Marcia Prezotti Palassi mprezotti@hotmail.com

Resumo Este artigo analisa a participao das comunidades do Municpio de Vitria-Esprito Santo-Brasil nas aes de Defesa Civil diante de desastres naturais nas regies onde esto instalados os Ncleos de Defesa Civil (NUDECs). Utiliza a pesquisa qualitativa, adotando a entrevista aberta com seis mobilizadores, voluntrios dos NUDECs, em 2011. Na interpretao dos dados, emprega a anlise de contedo (Bardin, 2008) e o modelo analtico para estudos da conscincia poltica de Sandoval (2001). Os resultados revelam que a participao gerada pela conscincia da realidade social em que os mobilizadores esto inseridos, vislumbrando aes para alterar o rumo de suas vidas. A participao nos NUDECs consequncia da formao da conscincia poltica que tambm alterada durante a participao em movimentos sociais na comunidade e no NUDEC. Conclui que a cultura poltica dos mobilizadores se transforma medida que buscam soluo para as necessidades e satisfao de demandas atravs das aes coletivas. Palavras-chave Conscincia poltica, Participao comunitria, Gesto de desastres naturais, Defesa civil, Estudos organizacionais.

Bacharel em Administrao pela Universidade Federal do Esprito Santo, ES, Brasil, Especialista em Gesto Pblica pela Faculdades Integradas Esprito-santenses, Brasil, Capito do Corpo de Bombeiros Militar do Esprito Santo, Vitria, ES, Brasil. Doutora em Psicologia Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Brasil. professora do Programa de PsGraduao em Administrao e do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria, ES, Brasil.

Lugon, Andr Pimentel & Palassi, Marcia Prezotti. (2012). Participao dos Ncleos de Defesa Civil do Municpio de Vitria na Gesto de Desastres Naturais. Psicologia Poltica, 12(24), 345-361.

PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012

345

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

Abstract This article examines the participation of communities in the city of Vitria-Esprito SantoBrazil Civil Defense actions in the face of natural disasters are installed in regions where the Civil Defense Groups (NUDECs). Uses qualitative research, adopting the open interview with six mobilizers, volunteers NUDECs, in 2011. When interpreting the data, uses content analysis (Bardin, 2008) and the analytical model to study the political consciousness of Sandoval (2001). The results show that participation is generated by an awareness of the social reality in which mobilizers are inserted, seeing action to change the course of their lives. The participation in NUDECs is a consequence of the formation of political consciousness which is also altered during participation in social movements and community NUDEC. It concludes that the political culture of mobilizing turns as they seek solution to satisfy the needs and demands through collective action. Keywords Political consciousness, Community participation, Management of natural disasters, Civil Defense, Organizational studies. Resumen En este artculo se analiza la participacin de las comunidades en la ciudad de VitoriaEsprito Santo-Brasil en las acciones de defensa civil en caso de desastres naturales en las regiones donde se instalan los Ncleos de Defensa Civil (NUDECs). Utiliza la investigacin cualitativa basada en entrevistas abiertas con seis movilizadores voluntarios en 2011, sometidas a un analisis de contenido (Bardin, 2008) y el modelo analtico de la conciencia poltica de Sandoval (2001). Los resultados muestran que la participacin es generada por una toma de conciencia de la realidad social en la que los voluntarios se insertan, viendo acciones para cambiar el curso de sus vidas. La participacin en los Nudecs es una consecuencia de la formacin de la conciencia poltica, que tambin se altera durante la participacin en movimientos sociales y en el Nudecs. Llega a la conclusin de que la cultura poltica de los movilizadores cambia mientras buscan solucin para satisfacer necesidades y demandas a travs de la accin colectiva. Palabras clave Conciencia poltica, Participacin de la comunidad, Gestin de los desastres naturales, Defensa Civil, Estudios organizacionales.

346

ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

Introduo
O objetivo deste artigo analisar a participao das comunidades do Municpio de Vitria, Esprito Santo-Brasil, nas aes de Defesa Civil, diante de desastres naturais nas regies onde esto instalados os seis Ncleos de Defesa Civil (NUDECs). O interesse pelo tema surgiu porque a maioria dos desastres naturais pode ter seus efeitos minimizados ou agravados pela interveno humana, cabendo municipalidade, dentre outros atores, esforar-se para prevenir e dar resposta a esses desastres, recuperando as comunidades atingidas. Essas aes integradas so denominadas de Defesa Civil. A participao comunitria nas aes de Defesa Civil cria um elo entre a populao local e o Sistema Nacional de Defesa Civil. Dessa forma, a comunidade, alm de desenvolver uma conscincia do risco, pode tambm participar do planejamento e execuo das atividades de defesa civil. O alicerce do Sistema de Defesa Civil a participao voluntria das comunidades nas suas localidades. Por isso, de suma importncia que a prpria comunidade reconhea seus problemas e resolva-os. Diante desse cenrio, h necessidade do Estado compreender o que leva o indivduo a participar das aes de defesa civil na sua localidade, com o objetivo de desenvolver aes de conscientizao e mobilizao da comunidade para promover a participao e evitar que o sistema de defesa civil tenha apenas uma viso formalista, afastada da realidade. Considerando que a psicologia poltica se interessa pela compreenso psicossociolgica dos fenmenos polticos (Montero, 2009) e a (inter) subjetividade no mbito poltico (Brussino, Rabbia e Imnhoff, 2010), este artigo fornece informaes que podem contribuir para a ampliao do estudo da conscincia poltica e da participao das comunidades em aes coletivas inerentes a defesa civil. Tais informaes podem subsidiar tambm decises relativas ao aperfeioamento do Sistema de Defesa Civil do Municpio de Vitria, a fim de diminuir os impactos dos desastres naturais.

O Modelo Analtico de Estudo da Conscincia Poltica para a Compreenso da Participao em Aes Coletivas
Para que se entenda o conjunto de elementos que levam o indivduo a participar em aes individuais ou coletivas, adota-se neste trabalho, o Modelo Analtico para o Estudo da Conscincia Poltica de Sandoval (2001), conforme a Figura 1. Para o autor, a ao coletiva um elemento produtor da conscincia poltica. O modelo composto por sete dimenses psicossociolgicas que se relacionam entre si, permitindo analisar a relao entre o eu e a sociedade, articulando aspectos micro e macrossociais, para compreender os processos e dinmicas de interao grupal envolvidos nas aes coletivas.

PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012

347

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

Figura 1: modelo analtico de conscincia poltica

Fonte: Sandoval (2001:186, traduo nossa) Essas dimenses apesar de intimamente interligadas no tem uma relao sucessria entre elas. A conscincia poltica, composta por essas dimenses, permite aos indivduos decidirem qual a melhor ao a ser adotada dentro de contextos polticos e situaes especficas em que os indivduos esto inseridos (Sandoval, 2001). A participao coletiva decorrente da interao de fatores estruturais, das relaes sociais interativas, das vises de mundo (com seus preconceitos de fundo cultural) e das reflexes conscientes de custos e benefcios da participao (Sandoval, 1989). A identidade coletiva reflete o sentimento de solidariedade entre os indivduos, estabelecido por laos interpessoais que os identificam e os unem em prol de objetivos comuns, fazendo com que surjam relaes de confiana e credibilidade na capacidade coletiva (Sandoval, 2001). De acordo com Silva (2007), so criadas expectativas que reforam a manuteno da solidariedade grupal, pois os indivduos identificam as consequncias de sua quebra, como tambm, atribuem valor a ao das pessoas dentro e fora de seus grupos. A dimenso crenas, valores e expectativas sociais base da identidade do sujeito e o universo simblico por ele construdo (Gonalves, 2008). Conforme Sandoval (2001), esta dimenso resultado da percepo da realidade que os indivduos desenvolvem durante a construo da estrutura e das prticas das relaes sociais. neste aspecto que os indivduos decidem pertencer ou no a diferentes grupos sociais (Ansara, 2009). Sandoval (2001) menciona que crenas e valores esto relacionados espontaneidade da vida cotidiana e a formao de uma conscincia do senso comum. Dependendo da cultura do grupo, as crenas e valores societais podem romper com a alienao, com a rotina e comodismo do sujeito na medida em que ele seja capaz de reinterpretar o seu prprio
348 ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

cotidiano (Silva, 2009). Palassi (2011) relembra que valores individualistas e coletivistas, assim como os valores instrumentais e terminais, so concepes de modos de conduta que esto relacionados com as crenas e expectativas influenciando ou (no) o engajamento dos indivduos em aes coletivas. Os interesses antagnicos e adversrios referem-se identificao de (in) compatibilidades dos interesses do indivduo com interesses de outros grupos, levando-o a perceber a existncia de adversrios coletivos, considerando-o um aspecto fundamental na formao da conscincia poltica, pois a adversidade e a ameaa de interesses de outros grupos fazem com que o indivduo mobilize outras pessoas a agir e coordenar aes em favor de um objetivo comum. Se h um adversrio visvel, a participao uma questo de sobrevivncia (Sandoval, 2001). Palassi (2011) complementa que a adeso do indivduo a ao coletiva no ocorre somente devido percepo de adversrios coletivos, mas pode ocorrer tambm devido percepo de flexibilidade e permeabilidade do sistema. A eficcia poltica refere-se capacidade que as pessoas pensam que tem para intervir nas situaes sociais e os sentimentos delas acerca desta ao. Para que haja participao coletiva, os indivduos tem que acreditar que as situaes de angstia social so resultado das aes de certos grupos ou indivduos. Portanto, os indivduos devem ter conscincia que eles so atores da mudana de suas vidas e as dos outros (Sandoval, 2001). A dimenso sentimentos de justia e injustia inerente s formas com que o indivduo percebe e avalia os acordos sociais, baseada na percepo do que ele considera justo. Essa dimenso refere-se manuteno da integridade das relaes de reciprocidade esperadas pelo indivduo e/ou o grupo nos seus arranjos sociais, conforme seus nveis de conscincia (Sandoval, 2001). Para Reck (2005), esta dimenso representa a expresso de sentimentos de reciprocidade entre obrigaes e recompensas entre os indivduos de um grupo. A vontade de agir coletivamente refere-se predisposio do indivduo em agir em grupo. Neste processo, o indivduo avalia a relao custo/benefcio social e material de sua participao e o risco fsico resultante de suas aes coletivas (Sandoval, 2001). Considerando-se os aspectos racionais sobre os custos e benefcios da participao, pode-se dizer que as pessoas so mais predispostas a no participar (Sandoval, 1989). Essa dimenso tambm relativa predisposio do indivduo de incluir-se em um jogo de aes coletivas para compensar injustias cometidas contra ele mesmo (Costa, 2009). Na dimenso metas de aes coletivas, o indivduo faz a correspondncia entre as metas e estratgias do movimento social e os seus prprios interesses materiais e simblicos (Sandoval, 2001). Para que o indivduo participe, segundo Ansara (2008), deve haver um alinhamento entre os interesses coletivos e individuais. A autopercepo das capacidades individuais tem sido um motivo de mudana de postura e comportamento das lideranas dos movimentos sociais. Para Sandoval (2001), essa dimenso produz componentes da conscincia poltica que interagem com as caractersticas do grupo na forma de uma predisposio psicolgica para a ao coletiva. Verifica-se que h uma relao entre os conceitos de participao e de conscincia poltica. Para Reck (2005), fazer o indivduo participar uma tarefa difcil, pois o sistema social atual produz interpretaes segmentadas de vises do mundo que fragmentam a conscincia individual e impede a formao da conscincia poltica. Os valores sociais e polticos so modismos presentes na vida cotidiana das pessoas e so expressos de maneira no racional e espontnea. Segundo Silva (2010), na formao da conscincia poltica e
PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012 349

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

participativa do indivduo e na formao do sujeito coletivo que surgem diferentes percepes da realidade e a possibilidade das transformaes baseadas em aes coletivas e solidrias. O modelo analtico proposto por Sandoval oferece um marco terico consistente para a anlise da conscincia poltica dos voluntrios dos NUDECs. Consequentemente, pode-se compreender a participao da comunidade na gesto de desastres naturais e entender como as mudanas nas estruturas e nas relaes sociais afetam a predisposio das pessoas para atuar em defesa de seus prprios interesses.

A Participao da Comunidade na Gesto de Desastres Naturais


As aes preventivas de preparao para os desastres, as aes de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da populao e restabelecer a normalidade social so denominadas de Defesa Civil (Lopes e col., 2009). No Esprito Santo, a Coordenao Estadual de Defesa Civil (CEDEC/ES) integra a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Esprito Santo (CBMES), que constitucionalmente o responsvel pelas aes de defesa civil, alm de agir na preveno, preparao, resposta aos desastres e reconstruo, atuando efetivamente para organizar, qualificar, conscientizar e integrar os rgos municipais de defesa civil que so as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs). De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (2010), as COMDECs tm como objetivo articular, coordenar e gerenciar as aes de Defesa Civil no municpio. Essas aes somente se efetivam se houver uma ampla participao da comunidade, especialmente nas atividades de planejamento, resposta aos desastres e reconstruo das comunidades por eles atingidas. Por isso, deve-se criar e estruturar os Ncleos de Defesa Civil (NUDECs) no municpio, pois a melhor reposta ao desastre ser de quem melhor o conhece. O NUDEC formado por um grupo comunitrio de cidados voluntrios, organizado para desenvolver um trabalho permanente de orientao das comunidades em reas de maior vulnerabilidade nos municpios. Seu objetivo fomentar uma conscincia do risco, de forma que as pessoas da comunidade possam participar do planejamento e execuo das atividades de defesa civil e consequentemente elevar a segurana global da comunidade (Ministrio das Cidades, 2006). De forma mais especfica, esses ncleos estabelecem um elo entre as COMDECs e a populao por meio do planejamento e da coordenao de atividades de Defesa Civil, tais como: avaliao de riscos de desastres; mapeamento das ameaas, das vulnerabilidades dos cenrios e das reas de risco; elaborao de planos de contingncia e de operaes; treinamento de voluntrios e de equipes tcnicas para resposta aos desastres e monitoramento, alerta e alarme, otimizando a sua previso (Carlos, 2006). A participao dos NUDECs nas aes de defesa civil depende de fatores culturais de participao, do nvel de organizao, estruturao e preparao da populao local para atuar nos desastres e do grau de resilincia da comunidade para as atividades de reconstruo das reas atingidas e, principalmente, do interesse do poder pblico em proporcionar as condies necessrias para que o indivduo motive-se a participar (Braun, 2006). Em geral, torna-se praticamente impossvel reduzir as ameaas na maioria dos eventos adversos ligados a desastres naturais. No h como fazer no chover, porm possvel
350 ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

conscientizar as pessoas para no jogar lixo nas ruas, visando evitar o entupimento dos bueiros e no ocupar reas de encostas ou beiras de rios. Ento, para reduzir o risco do desastre, atua-se na diminuio do grau de vulnerabilidade da populao, por meio da fiscalizao sobre o uso racional do espao geogrfico, a aplicao da legislao de segurana e de normas tcnicas, a promoo de campanhas educativas para mudana cultural na comunidade, construo de barragens, audes, galerias de captao de guas pluviais, melhorias das estradas etc. (Lopes e col., 2009). Carlos (2006) afirma que quando no h a participao das comunidades nas aes de defesa civil, existe um aumento considervel na vulnerabilidade da populao diante de um evento adverso. Com isso, as comunidades ficam completamente desprotegidas diante dos riscos ignorados, sujeitas a situaes trgicas que quase sempre acarretam na perda de vidas, na destruio do meio ambiente e do patrimnio. Como no Brasil no h uma forte tradio comunitria e ainda no se desenvolveu o sentido de autoproteo, onde a populao gera seus prprios benefcios, em busca do bemestar e da resoluo de problemas, as COMDECs trabalham na conscientizao da comunidade sobre a importncia da sua participao na gesto dos desastres, promovendo um resgate cultura local e construindo uma relao pautada na valorizao de comportamentos ticos, solidrios e participativos, que favoream efetivamente uma compreenso do que a problemtica do risco com o objetivo de que o prprio cidado local enxergue os benefcios que a sua participao pode acarretar para sua comunidade (Carlos, 2006).

Aspectos Metodolgicos
A metodologia utilizada neste trabalho de natureza descritiva qualitativa (Ludke e Andr 1986; Reck, 2005), baseada em uma pesquisa documental na COMDEC e uma pesquisa de campo nos NUDECs do municpio de Vitria em 2011. A pesquisa documental foi realizada antes da pesquisa de campo. A COMDEC forneceu documentos onde esto definidos a estrutura, organizao e planejamento das aes de defesa civil no municpio de Vitria no ano de 2011. A partir da anlise de contedo (Bardin, 2008) destes documentos foi possvel definir os sujeitos entrevistados na pesquisa. Atualmente, no municpio existem seis NUDECs com seus respectivos mobilizadores, divididos em grupos que possuem similaridade geogrfica e de ocorrncia de desastres, totalizando 65 voluntrios. Cada grupo composto por um ou mais bairros: Grupo 01: Jaburu, Floresta, So Benedito, Bairro da Penha, Bonfim, Consolao, Engenharia e Itarar; Grupo 02: Nova Palestina e Conquista; Grupo 03: Resistncia; Grupo 04: Mrio Cypreste, Alto Caratora, Alagoano e Santa Teresa; Grupo 05: Jesus de Nazareth, Santa Helena e So Jos; Grupo 06: Forte So Joo, Romo e Cruzamento. Com essa estrutura a COMDEC de Vitria fortalece os NUDECs, cujo crescimento acompanha a sua capacidade operacional (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, 2011). Como no municpio de Vitria existem seis NUDECs, foram realizadas entrevistas abertas com o mobilizador, voluntrio de defesa civil, responsvel por cada ncleo, totalizando seis sujeitos, no perodo compreendido entre agosto e setembro de 2011. As questes do roteiro de entrevista foram elaboradas de acordo com as dimenses do modelo de Sandoval (2001), as quais se constituram nos eixos temticos.
PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012 351

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

Os mobilizadores foram informados pelo coordenador da COMDEC de Vitria sobre esta pesquisa e todos os seis aceitaram participar. Posteriormente, eles foram contatados pelos autores deste artigo para a definio de datas, horrios e locais das entrevistas. Os mobilizadores foram entrevistados individualmente, sendo que os dois primeiros em seu ambiente de trabalho e os demais na sede da COMDEC de Vitria, em local reservado para evitar a interrupo da entrevista. Alm disso, foi garantido aos mobilizadores que suas identidades no seriam reveladas, por isso, neste trabalho so adotados nomes fictcios. As entrevistas foram gravadas e transcritas e os dados organizados de acordo com a anlise de contedo (Bardin, 2008), mas as categorias analticas foram definidas priori, ou seja, referem-se as sete dimenses psicossociolgicas do modelo de Sandoval (2001).

A Conscincia Poltica e a Participao dos Mobilizadores dos NUDECs


Os mobilizadores so pessoas da comunidade que se destacam na defesa dos interesses comuns locais e tem influncia sobre os demais moradores, atuando como elo entre a NUDEC e a COMDEC. Os mobilizadores moram na comunidade de seus respectivos NUDECs pelo menos h onze anos. Todos participam ou j participaram de projetos sociais, j foram ou so lderes comunitrios em seus bairros. Entre os seis entrevistados no h predominncia de gnero, tendo-se trs homens e trs mulheres. Quatro possuem mais de 40 anos. Com relao escolaridade, dois mobilizadores possuem ensino fundamental, trs o ensino mdio e um o ensino superior. A seguir apresentam-se os resultados da pesquisa baseadas no modelo de Sandoval (2001).

a) Identidade Coletiva
De maneira geral, durante as entrevistas, observou-se que os mobilizadores que compe os NUDECs apresentam inmeras semelhanas: conheceram o NUDEC na comunidade (famlia, amigos, associao de moradores); identificam prioritariamente o mesmo problema (deslizamento de encostas) que assola a comunidade; entendem que a atribuio principal do NUDEC a preveno do desastre com a diminuio da vulnerabilidade da comunidade; que o voluntrio do NUDEC deve ser dedicado, disponvel, lder, ter fora de vontade e envolvimento e ser capacitado; todos tem orgulho em fazer parte do NUDEC e contribuir para a melhoria da vida de suas comunidades, conforme ilustrado a seguir: [...] Conheci o trabalho do NUDEC dentro da comunidade quando fui questionar a situao de casas em risco. Descobri que Defesa civil somos ns da comunidade. (Paulo) [...] O principal problema na comunidade relacionado a desastres deslizamento de encostas por causa do lixo, do desmatamento e da ocupao inadequada. (Jos) [...] O grupo bem unido, pode-se delegar responsabilidades, h uma relao de amizade no NUDEC, como se fossemos irmos. [...] Somos diferentes no modo de agir, pois somos capacitados para atuar e ajudar a comunidade. (Marta)

352

ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

So esses sentimentos e caractersticas que fazem o voluntrio da defesa civil identificarse como um grupo de interesses comuns, desenvolver laos interpessoais, criar uma coeso social e, consequentemente, dar origem ao sentimento de reivindicaes coletivas que so instrumentalizadas por meio de metas grupais para atingir a mudana esperada. O estabelecimento de laos aumenta o compromisso entre os indivduos, como tambm, o reconhecimento de cada um na ao no NUDEC.

b) Crenas, Valores e Expectativas Societais


Os valores cultivados pelos integrantes dos NUDECs so: camaradagem, boa vontade, solidariedade, amizade, desprendimento material, comprometimento, responsabilidade e igualdade. Foi citado tambm, que a convivncia no NUDEC molda o comportamento do indivduo que passa adotar os seus valores. Pelas respostas dos mobilizadores observou-se que todos j participaram ou ainda participam de projetos sociais em suas comunidades. Eles possuem o sentimento de que pertencem comunidade e de que a comunidade pertence a eles. Possuem a percepo da realidade que esto inseridos, fato que resulta na construo e desenvolvimento da estrutura e das prticas das relaes sociais. Os voluntrios possuem a conscincia dos problemas envolvendo reas e comportamento de risco. Por isso, tem a obrigao de ajudar, como tambm, possuem o entendimento de que a proteo deve ser feita de forma orientada pelos rgos estatais e pelos prprios moradores. Por exemplo, Marta afirma que [...] somos o canal de comunicao com a defesa civil municipal. [...] O NUDEC trabalha para termos uma comunidade mais segura. Somos os olhos da defesa civil na comunidade. Eles acreditam que a prpria comunidade, os moradores e os voluntrios so os agentes de mudana. Conhecem os problemas que assolam seus bairros, como os deslizamentos de encostas e enchentes e o poder que possuem para tornarem suas comunidades mais seguras. Compreendem que no podem, nem devem esperar somente as aes estatais para melhoria de suas vidas. Tambm entendem que o benefcio trazido pelo NUDEC para a coletividade muito grande e no esperam recompensas materiais pelo seu trabalho. A partir da similaridade de pensamento, necessidades e desejos, os integrantes dos NUDEC decidiram pertencer a este grupo. O histrico de participao dos mobilizadores na comunidade permite o surgimento de crenas e valores que fazem com que eles rompam com suas rotinas e transformem-se em agentes de mudana.

c) Interesses Antagnicos e Adversrios


Os problemas nesse sentido, segundo os entrevistados, so pontuais, sendo que a utilizao do NUDEC para fins eleitoreiros foi o mais citado. Em geral, os NUDECs esto difundidos e legitimados pela comunidade. Para Paulo [...] o NUDEC no pode ser utilizado para fins eleitoreiros. Na poca de eleio h convites para sermos cabos eleitorais, mas esse comportamento no permitido dentro do NUDEC. Esse problema foi solucionado com a reestruturao realizada pela COMDEC de Vitria que acabou com a hierarquizao das funes (presidente, coordenador, lder) entre os voluntrios, que de forma unnime condenam esta prtica.
PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012 353

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

Alguns moradores, por no serem capacitados, no desenvolveram uma percepo de risco em relao aos desastres naturais e por isso so resistentes a algumas aes do NUDEC. Outros moradores acenam para participar do NUDEC, mas desistem quando percebem que no h recompensa material. H tambm, aquelas pessoas que querem participar, mas a CEDEC e a COMDEC no possuem estrutura para capacit-los: [...] orientamos o morador sobre as situaes de risco que ele est submetido e o seu comportamento inadequado que torna a comunidade mais vulnervel aos desastres. Muitos moradores nos ouvem, mas continuam a contrariar nossas orientaes. (Joo) [...] ficamos at surpresos, pois muitas pessoas nos procuraram para participar do NUDEC, mas a COMDEC e o Bombeiro no possuem estrutura para capacitar tanta gente. (Jos) Verificou-se que os NUDECs das comunidades estudadas surgiram a partir de grupos organizados que buscavam a soluo de problemas relacionados a deslizamentos de encostas e enchentes. H sempre um envolvimento da associao de moradores. Os mobilizadores so ou j foram lderes comunitrios com atuao legitimada na comunidade, portanto, em geral, no encontram resistncia entre os moradores. De acordo com Madalena: [...] A maior parte dos moradores entende que o voluntrio do NUDEC no atua para melhorar sua prpria condio de vida e sim da comunidade. Conscientes de que o Estado no capaz de atender todas as demandas da comunidade e que mais fcil para os prprios moradores identificarem as suas necessidades e prioriz-las, os voluntrios se organizam, sob a tutela do Municpio, para resolver seus prprios problemas. Verifica-se que os entrevistados identificam as adversidades e interesses que ameaam o desenvolvimento do NUDEC. Essa conscincia faz com que os voluntrios mobilizem outras pessoas a agir e coordenar aes em favor das aes do NUDEC e permite a reflexo diante dos perigos apresentados.

d) A Eficcia Poltica
So os NUDECs que juntamente com a COMDEC, decidem quais aes iro realizar, sendo que a prioridade, o local e o perodo so decididos em reunies do NUDEC. De acordo com os mobilizadores, o NUDEC tem autonomia para decidir suas aes na comunidade, com a devida orientao tcnica. Alm disso, todos os integrantes do NUDEC tem a mesma importncia no processo de tomada de deciso, sendo que as reunies so sempre abertas. Para todos os entrevistados a desativao do NUDEC seria uma situao muito prejudicial para a comunidade, pois ela ficaria mais vulnervel, aumentaria o nmero de desastres e as consequncias seriam potencializadas: [...] Ns somos o caminho para ela seguir nos desastres. Sem o NUDEC a comunidade ficaria sem segurana, e com certeza aumentaria a probabilidade de deslizamento de encostas e de as casas desabarem, a defesa civil ficaria desestruturada. (Maria)

354

ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

O NUDEC est sempre presente e uma referncia para a comunidade em assuntos relacionados Defesa Civil. Quando h algum problema a comunidade aciona inicialmente o voluntrio. Os mobilizadores tem a conscincia da capacidade que os moradores de suas comunidades tm para intervir nas situaes sociais. Acreditam que os desastres podem ser evitados com atuao e colaborao dos moradores, pois entendem que suas comunidades ficam mais vulnerveis ao risco de desastres naturais porque os prprios moradores desmatam, cortam e ocupam desordenadamente as encostas e jogam lixo nas ruas. Esse pensamento faz com que as pessoas acreditem nas aes coletivas e de que so capazes de mudar suas vidas e a vida dos outros. Outro fator que contribui para o sentimento de eficcia poltica que quem decide a prioridade das aes na comunidade so os voluntrios dos NUDECs. Madalena disse que O NUDEC, o grupo, decide a prioridade de todas as aes apresentadas pela COMDEC, como tambm para definir o planejamento e a execuo das atividades. Alm disso, essas decises so respeitadas e transformadas em ao e como consequncia a comunidade fica mais segura. A percepo dessa melhoria pela comunidade faz com que os indivduos queiram participar cada vez mais. Um fator que contribui para diminuir o sentimento de eficcia poltica das aes do NUDEC a falta da ao continuada do Municpio no processo de desocupao de casas em reas com risco: a casa era desocupada e interditada, como havia demora em derrub-la, ela era invadida por outros moradores.

e) Sentimentos de Justia e Injustia


Nos NUDECs, busca-se o tratamento igualitrio e o respeito das opinies. No h liderana formalizada para no haver uma hierarquizao e consequentemente destaques individuais. Alguns mobilizadores citam que o tratamento dado proporcional ao comprometimento do voluntrio, sendo que os no atuantes nem so acionados. Nas entrevistas so citados os seguintes problemas: falta de maior aproximao das autoridades pblicas com a comunidade, necessidade de apoio para formar mais voluntrios, necessidade de suporte material para atuao e falta de uma resposta mais ampla e rpida governamental: a COMDEC avalia, desocupa, mas demora a ao da Secretaria de Habitao para derrubar a casa, o que facilita novamente a sua ocupao. Todos entrevistados entendem que h limitaes na atuao de alguns voluntrios por causa da indisponibilidade de tempo decorrente da dedicao aos seus empregos. Os mobilizadores avaliam que h demanda de pessoas que querem participar do NUDEC, mas no h estrutura governamental para capacit-los. Alm disso, alguns entrevistados consideram que para aumentar o nmero de voluntrios deveria haver uma divulgao ampla na comunidade sobre o NUDEC e que algumas pessoas no querem participar porque esperam algum tipo de compensao. Mesmo com os problemas citados, os voluntrios disseram que se sentem recompensados em participar e contribuir para a melhoria de suas vidas, da sua famlia e da comunidade. Os mobilizadores deixam claro que a condio precria das comunidades no uma condio natural. Portanto, possvel melhorar sua situao, com ou sem o apoio estatal adequado. Eles no se consideram explorados, pois entendem que a transformao das
PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012 355

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

comunidades mais pobres depende de seus moradores, que muitas vezes no podem esperar a definio de polticas pblicas enquanto sofre na prpria pele o resultado dos desastres naturais. Paulo afirma que [...] no nos sentimos explorados pelo Estado por estarmos desempenhando o papel da Defesa Civil na comunidade, pois sabemos que essa responsabilidade tambm nossa [...]. Os mobilizadores elogiam a forma como a COMDEC reestruturou o sistema de defesa civil municipal. Hoje, segundo os voluntrios, h planejamento, estruturao e coletividade. Mas, tambm criticam alguns aspectos, como falta de valorizao do voluntrio, necessidade de suporte material para atuao e falta de uma resposta mais ampla e rpida governamental. A seguir, algumas manifestaes nesse sentido: [...] falta mais aproximao das autoridades pblicas, elas precisam estar mais juntas da comunidade. (Marta) [...] tem que melhorar. Falta de estrutura. O voluntrio tem que pagar o transporte para ir s reunies e realizar as aes. (Jos) [...] falta suporte para atuar, equipamento, uma resposta mais rpida como botas, coletes, capacetes [...]. (Paulo) De qualquer forma, observa-se que os NUDECs atuam porque h ainda um equilbrio entre as relaes de obrigaes e recompensas.

f) Vontade de Agir Coletivamente


Todos os entrevistados afirmaram que os voluntrios tm restries em atuar devido falta de tempo: so pessoas que trabalham em empresas privadas, trabalham noite e no final de semana. Alm disso, alegam dificuldade de comunicao, por ter que utilizar suas prprias linhas telefnicas; dificuldade de mobilidade, por ter que utilizar seus prprios veculos ou ter que pagar passagem com seu dinheiro; falta de equipamento e material para atuao; impossibilidade de capacitao de mais voluntrios e estrutura sobrecarregada da COMDEC. Como a COMDEC/NUDEC no tem estrutura para resolver todas as demandas da comunidade so levantados os pontos mais crticos e coletivamente decidido em quais reas sero priorizadas as aes. Em regra, surge um problema, que levado para COMDEC, a COMDEC sugere as solues e o NUDEC decide as prioridades. Todos os entrevistados entendem que no h benefcio material em participar do NUDEC, mas afirmam que a participao no NUDEC gera satisfao, realizao, o respeito e valorizao da comunidade por serem voluntrios de Defesa Civil, por estarem contribuindo para que a comunidade tenha uma vida melhor. Com isso, o benefcio social para os integrantes do NUDEC maior que o custo, gerando um sentimento de que vale a pena participar. Segundo Maria [...] mesmo com todas as dificuldades que cada voluntrio tem, sabemos que no final a gente sai ganhando, porque quem sofre as consequncias dos desastres somos ns mesmos. H a compreenso da necessidade do coletivo para atingir metas comuns e o esprito de solidariedade para convivncia conjunta. Apesar da demanda de voluntrios para integrar os NUDECs, nem toda a comunidade quer ou consegue participar. Mesmo assim, esses fatores
356 ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

no foram suficientes para desmobilizar as aes do NUDEC, pelo contrrio, os mobilizadores tem a conscincia da limitao de outros moradores e so solidrios aos seus problemas, potencializando a vontade de ajudar e participar.

g) Metas de Aes Coletivas


Todos os entrevistados avaliam que o NUDEC foi criado para atender o interesse da comunidade, apesar de grupos polticos tentarem utiliz-lo como plataforma poltica. Os entrevistados relatam que de acordo com o partido poltico que assume o governo h uma maior ou menor ateno aos NUDECs. O momento atual favorvel, pois consideram que a reestruturao realizada pela COMDEC de Vitria est fortalecendo as aes dos NUDECs. Para eles, o NUDEC tomou o rumo certo, mas agora tem que caminhar certo e para isso, a COMDEC deve ajustar com as Secretarias Municipais aes mais rpidas e continuadas para que os NUDEC tenham maior credibilidade com a comunidade e, com isso, mais moradores sejam motivados a participar, como tambm, deve haver um trabalho de valorizao do voluntrio do NUDEC. Percebe-se nas entrevistas que a participao no NUDEC uma ao que permite o estabelecimento de metas e estratgias que viabilizam as aes coletivas. As necessidades da comunidade so decididas coletivamente com o NUDEC, norteado pela COMDEC. Dessa forma, os anseios individuais so apresentados nas reunies do NUDEC, que numa espcie de assembleia aberta a toda comunidade, decide e legitima as aes coletivas na comunidade. Assim, numa certa proporo, o interesse individual se confunde com o interesse coletivo, fazendo com que o voluntrio motive-se a participar. Por exemplo, Marta diz que [...] o NUDEC foi criado para atender os interesses da comunidade. O NUDEC se rene para decidir quais aes que devero ser realizadas, quando, como e onde.

Voluntrio do NUDEC: clula do Sistema de Defesa Civil


Verifica-se que a comunidade a base da defesa civil, pois ela que est mais prxima dos desastres naturais e conhece as deficincias e necessidades. Por isso, importante que a prpria comunidade, apoiada pelo Estado, resolva seus problemas, mesmo porque, ela pode ou no, por meio de suas aes, potencializar as consequncias de um desastre natural. A principal forma organizada da comunidade participar nas aes de defesa civil integrando um NUDEC, composto exclusivamente por voluntrios. Atualmente, a estratgia utilizada pelos rgos do estado e do municpio para incentivar a participao da comunidade a capacitao dos moradores, a fim de desenvolver uma percepo de risco acerca dos desastres naturais, principalmente, despertando-os para a mudana de comportamento, no intuito de tornar a comunidade menos vulnervel. Analisando a conscincia poltica dos mobilizadores dos NUDECs nas aes de Defesa Civil no Municpio de Vitria, constata-se que h um clima de integrao e cooperao entre a COMDEC e os NUDECs, como tambm h um alinhamento de pensamento e de aes. H uma boa expectativa dos mobilizadores dos NUDECs em relao ao trabalho da COMDEC, gerando uma relao de confiana.
PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012 357

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

Pde-se observar tambm, que atravs do NUDEC que a comunidade efetivamente consegue agir para reduzir a sua vulnerabilidade diante dos deslizamentos e enchentes. Sem a participao dos NUDECs as comunidades ficariam completamente desprotegidas diante dos riscos ignorados, sujeitas a situaes trgicas, que quase sempre acarretam em perda de patrimnio e/ou de vidas. Alm disso, verifica-se que os NUDECs surgem dentro das comunidades, por meio de um processo natural, resultado da busca de soluo de problemas de deslizamento de encostas e enchentes em suas localidades, liderados por moradores que participam ativamente na comunidade. Constata-se que todos os mobilizadores dos NUDECs desenvolvem projetos sociais na comunidade ou so lderes comunitrios. So pessoas que possuem uma identificao com o local onde moram, no havendo predominncia de sexo ou escolaridade. Observou-se na pesquisa que no h diferena entre a conscincia poltica dos mobilizadores, mesmo categorizados por gnero, idade, escolaridade ou tempo de NUDEC. Os integrantes dos NUDECs so moradores da comunidade, voluntrios, que tem por objetivo comum tornar os locais onde moram mais seguros. Eles acreditam que efetivamente so agentes de transformao de suas comunidades, que conseguem mudar a sua realidade por meio de aes como a conscientizao de moradores em relao ocupao de reas de risco, ao despejo de lixo, a preservao e monitoramento de encostas. Para eles, os desastres naturais podem ser evitados com a atuao e colaborao dos moradores. Avaliam que a condio precria de suas comunidades no uma condio natural e pode ser mudada. Pde-se observar ainda, que os mobilizadores dos NUDECs participam porque tem a conscincia da realidade social em que esto inseridos e vislumbram aes para alterarem o rumo de suas vidas. Sua cultura poltica se transforma medida que buscam soluo para suas necessidades e a satisfao de suas demandas atravs das aes coletivas. Nesse processo, suas identidades individuais do base para a formao da identidade coletiva, formando crenas e valores societais grupais, bem como identificam os adversrios comuns. Consequentemente, surge um sentimento de fidelidade e solidariedade de grupo.

Consideraes Finais
Pode-se concluir que a participao dos mobilizadores nos NUDECs consequncia da formao de sua conscincia poltica, bem como a sua conscincia poltica tambm transformada durante a participao em movimentos sociais na comunidade e no prprio NUDEC. A continuidade do envolvimento ativo dos mobilizadores nos NUDECs decorre das gratificaes que advm da participao e que em essncia so de ordem psicolgica. As principais gratificaes observadas foram: mudana na autoestima, no autoconceito, no status e na sensao de eficcia poltica, bem como, a satisfao pela soluo de demandas apresentadas pelos NUDECs. Este artigo contribui para o entender a participao das comunidades do municpio de Vitria nas aes de defesa civil diante dos desastres naturais. Essas informaes podem servir de subsdio s decises da CEDEC e COMDEC em relao aos NUDECs, identificando
358 ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

os problemas, criando solues para o aperfeioamento do Sistema de Defesa Civil Municipal e consequentemente, diminuindo os impactos dos desastres naturais nas comunidades. Constata-se que h a necessidade do Estado investir na estruturao dos NUDECs, pois o rgo mais prximo do desastre e quem pode dar a resposta mais rpida, como tambm, investir na conscientizao das comunidades sobre a realidade de risco que esto inseridas e a importncia da sua participao nos NUDECs para garantia de sua prpria segurana. Alm disso, verifica-se na reviso de literatura, que h poucos estudos sobre o tema. Sendo assim, este artigo preenche parte dessa lacuna ao gerar conhecimento sobre o tema, colaborando para subsidiar futuras pesquisas e aes relativas ao objeto de estudo. Como sugesto, para suprir uma limitao desta pesquisa, deve-se expandir o horizonte dos sujeitos pesquisados contemplando outros integrantes do NUDEC, alm dos mobilizadores e em outros municpios do Esprito Santo-Brasil para que se possa fazer um estudo comparativo entre a realidade de cada regio. Por fim, o modelo de Sandoval permitiu uma anlise mais ampla dos fatores e processos que determinam as formas e os motivos individuais dos mobilizadores participarem dos NUDECs. A compreenso destes aspectos s possvel no tecido complexo que se d no cruzamento dos determinantes sociolgicos com os psicolgicos, apesar da instrumentalizao da conscincia poltica reduzir e limitar o campo de representaes do pesquisador. Por isso, o modelo deve ser utilizado de forma holstica, considerando que todos os aspectos psicossociolgicos se inter-relacionam e influenciam-se, sem a qual se torna difcil organizar os dados das entrevistas conforme as dimenses do modelo de Sandoval (2001).

PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012

359

MARCIA PREZOTTI PALASSI ANDR PIMENTEL LUGON

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Ansara, Soraia. (2008). Memria Poltica: construindo um novo referencial terico da psicologia poltica. Psicologia Poltica, 8(15), 31-56, So Paulo. Ansara, Soraia. (2009). Memria, Poltica, Represso e Ditadura no Brasil. Curitiba: Juru. Bardin, Laurence. (2008). Anlise de Contedo (4 ed.) Lisboa: Edies 70. Braun, Armim Augusto. (2006). A Anlise do Trabalho Voluntariado no Sistema Nacional de Defesa Civil. Monografia de Especializao em Planejamento e Gesto em Defesa Civil, Programa Ps-Graduao em Defesa Civil, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis. Brussino, Silvina, Rabbia, Hugo H., & Imnhoff, Dbora. Psicologia poltica na Argentina: um percorrido pela histria de uma disciplina emergente. Psicologia Poltica, 10(20), 199213, So Paulo. Carlos, Luis Fernando Santos. (2006). A participao comunitria na gesto de riscos e a reduo de desastres. Monografia de Especializao em Planejamento e Gesto em Defesa Civil, Programa Ps-Graduao em Defesa Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. (2010). Defesa Civil no ES. Vitria: Author. Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. (2011). COMDEC de Vitria-ES. Vitria: Author. Costa, Gisele Paim. (2009). Cidadania e Participao: impactos da poltica social num enfoque psicopoltico (2 ed.) Curitiba: Juru. Gonalves, Betnia Diniz. (2008). Identidade Feminina e a Insero no Mundo do Poder: uma anlise psicopoltica. Curitiba: Juru. Lopes, Daniela da Cunha, Barros, Felipe lvares Cabral de, Barros Filho, Manoel Amrico, & Silva, Marcus Vinicius de Oliveira (2009). Construindo Comunidades Mais Seguras: preparando para a ao cidad em defesa civil. Florianpolis: UFSC/CEPED; Braslia: Secretaria Nacional de Defesa Civil. Lucena, Rejane. (2005). Manual de Formao de NUDECs. Pernambuco. Acessado em: 12 de janeiro de 2011, de: <http://www.defesacivil.sp.gov.br/v2010/portal_defesacivil/conteudo/ documentos/manual_nudec.pdf>. Ludke, Menga, & Andr, M. (1986). Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU. Ministrio das Cidades. (2006). Preveno de Riscos de Deslizamentos de Encostas: guia para elaborao de Polticas Municipais. Braslia: Author. Montero, Maritza. (2009). Para qu Psicologa Poltica? Psicologia Poltica, 9(18), 199-213. Palassi, Marcia Prezotti (2011). Aes Coletivas e Conscincia Poltica no Mundo do Trabalho: dilemas subjetivos da participao nos processos de privatizao. Curitiba: Juru. Reck, Jair. (2005). A Conscincia Poltica dos Cooperados do MST: o caso do COOPAC Campo Verde/MS. Tese de Doutorado Programa Ps-Graduao em Educao, Faculdade de Educao. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo.
360 ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLTICA

PARTICIPAO DOS NCLEOS DE DEFESA CIVIL DO MUNICPIO DE VITRIA NA GESTO DE DESASTRES NATURAIS

Sandoval, Salvador A. M. (1989). Consideraes sobre Aspectos Micro-sociais na Anlise dos Movimentos Sociais. Psicologia e Sociedade, 34, 122-129, So Paulo. Sandoval, Salvador A. M. (2001). The Crisis of the Brazilian of Labor Movemente and the Emergence of Alternatives of Working-class Contention in the 1990s. Psicologia Poltica, 1(1), 173-195, So Paulo. Silva, Alessandro Soares da. (2009). Luta, Resistncia e Cidadania: uma nova anlise psicopoltica dos movimentos e paradas do Orgulho GLBT. Curitiba: Juru. Silva, Vicente de Paulo B. V. da. (2010). Educao e Subjetividades na Formao de Valores Cooperativos Caso da LEDoc. Crculos de Produo de Conhecimento Formao de Educadores do Campo. Braslia.

Recebido em 23/04/2011. Aceito em 30/01/2012.

PSICOLOGIA POLTICA. VOL. 12. N 24. PP. 345-361. MAIO AGO. 2012

361

Вам также может понравиться