Вы находитесь на странице: 1из 5

EXPRESSO ESPRITA

I - CONCEITOS BSICOS ESPIRITISMO O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO Ao apresentar a doutrina esprita em sua primeira obra, O Livro dos Espritos, lanado em 18 de abril de 1857, Allan Kardec classificou-a como uma Filosofia Espiritualista. Criou o termo Espiritismo argumentando que para coisas novas h necessidade de palavras novas, para clareza de linguagem e para se evitar a confuso com o vocbulo Espiritualismo que j tinha um significado prprio. Ao conjunto de obras bsicas da Doutrina, publicadas por Kardec, deu-se o nome de Codificao. Para efeito de comparao com outras filosofias espiritualistas, citamos aspectos que, isoladamente, so encontrados em diferentes doutrinas. Em conjunto e em harmonia, uns com os outros, identificam o Espiritismo: Existncia de Deus; Existncia e Imortalidade da alma; Comunicabilidade com os Espritos; Reencarnao (processo evolutivo); Moral Crist - Jesus Cristo como modelo; ESPIRITISMO E CRISTIANISMO O Espiritismo indica Jesus humanidade, como exemplo de perfeio, e ratifica a validade do contedo moral do Evangelho, ao dar-lhe uma nova interpretao racional. ESPIRITISMO E MEDIUNISMO Conceituamos como mediunidade a faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relaes entre homens (esprito encarnado) e Espritos. A mediunidade exercitada no Espiritismo, no somente o fato, e sim, a doutrina como um todo. Desta maneira, o fenmeno medinico no um fim em si mesmo, porm um meio de trabalho e progresso atravs da obteno de esclarecimento e aprendizado.

TRPLICE ASPECTO Pelas caractersticas prprias do Espiritismo, evidencia-se o seu trplice aspecto: Cientfico - Parte de uma base experimental, analisa o fenmeno; Filosfico - Apresenta novos campos para o conhecimento e conceitos logicamente encadeados, visando o esclarecimento. Atende s questes bsicas da humanidade: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Religioso - Aponta na direo do aperfeioamento moral, estabelece uma nova viso na relao Criador-criatura, com feies diferentes das religies tradicionais. RELIGIO ESPRITA Crer num Deus Todo-Poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistncia da alma como nica justificao do presente; na pluralidade das existncias como meio de expiao, de reparao e de adiantamento moral e intelectual; na perfectabilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente com a perfeio; na equitvel remunerao do bem e do mal, conforme o princpio: a cada um segundo suas obras; na igualdade da justia para todos, sem excees, favores nem privilgios para nenhuma criatura; na durao da expiao limitada pela imperfeio; no livrearbtrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados; considerar a vida terrestre como transitria e uma das fases da vida do Esprito, que eterna; aceitar corajosamente as provaes, em vista do futuro mais invejvel que o presente; praticar a caridade em pensamentos, palavras e obras na mais larga acepo da palavra; esforar-se cada dia para ser melhor que na vspera, extirpando alguma imperfeio de sua alma; submeter todas as crenas ao controle do livre exame e da razo e nada aceitar pela f cega; respeitar todas as crenas sinceras, por mais irracionais que nos paream e no violentar a conscincia de ningum; ver enfim nas descobertas da cincia a revelao das leis da natureza, que so as leis de Deus: eis o Credo, a religio do Espiritismo, religio que se pode conciliar com todos os cultos, isto , com todas as maneiras de adorar a Deus. o lao que deve unir todos os Espritas numa santa comunho de pensamentos, esperando que ligue todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal.

II - OBRAS BSICAS DA CODIFICAO ESPRITA 1 O Livro dos Espritos Publicado em 18 de abril de 1857, o livro bsico da Filosofia Esprita. Nele esto contidos os princpios bsicos do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espritos Superiores a Allan Kardec, atravs do concurso de diversos mdiuns. 2 O Livro dos Mdiuns Publicado em janeiro de 1861, este livro rene o ensino especial dos Espritos Superiores sobre a explicao de todos os gneros de manifestaes espritas, os meios de comunicao com os Espritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeos que eventualmente possam surgir na prtica medinica e como evit-los. 3 O Evangelho Segundo o Espiritismo Publicado em abril de 1864, O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base do roteiro da Religio Esprita. fonte inesgotvel de sugestes para a construo de um Mundo de Paz e Fraternidade. 4 O Cu e o Inferno Publicado em agosto de 1865, denominado tambm A Justia Divina Segundo o Espiritismo, oferece o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal vida espiritual e o conhecimento do mecanismo pelo qual se processa a Justia Divina, em concordncia com o princpio evanglico: A cada um, segundo suas obras. 5 A Gnese Publicado em janeiro de 1868, esta nova obra, esclarece Kardec, mais um passo no terreno das consequncias e das aplicaes do Espiritismo. Ela tem por objeto o estudo dos trs pontos, at agora, diversamente interpretados e comentados: a Gnese, os Milagres e as Predies, em suas relaes com as novas leis decorrentes da observao dos fenmenos espritas. Desta forma, d explicao de vrios milagres contidos nos Evangelhos. Com este livro completa-se o conjunto das Obras Bsicas da Codificao Esprita, tambm denominado Pentateuco Kardequiano. 6 - Obras Pstumas Publicado em 1890, somente 21 anos aps a desencarnao de Allan Kardec, ao lado das obras da Codificao Esprita, constitui valiosa contribuio ao esclarecimento de vrios temas fundamentais do Espiritismo, tais como: Deus, a alma, a criao, caracteres e consequncias religiosas das manifestaes dos Espritos, o perisprito como princpio das manifestaes, manifestaes

visuais, transfigurao, emancipao da alma, apario de pessoas vivas, bicorporeidade, obsesso e possesso, segunda vista, conhecimento do futuro, introduo ao estudo da fotografia e da telegrafia do pensamento.

III SUGESTO DE LEITURA ESPRITA PARA OS INICIANTES O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec O Que o Espiritismo Allan Kardec Sinal Verde Andr Luiz Respostas da Vida Andr Luiz Jesus no Lar Neio Lcio Agenda Crist Andr Luiz Nas Pegadas do Mestre Vincius Conduta Esprita Andr Luiz Caminho, Verdade e Vida Emmanuel Po Nosso Emmanuel Vinha de Luz Emmanuel Fonte Viva Emmanuel IV PRTICA DO EVANGELHO NO LAR No dizer de Emmanuel, em psicografia de F.C. Xavier, o culto do Evangelho no lar no uma inovao. uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lana razes de aperfeioamento e sublimao. A seguir, transcrevemos um roteiro bsico para a realizao do Evangelho no Lar: - Escolher um dia da semana, fixando horrio para a reunio com os elementos da famlia. - Abrir a reunio com uma prece. - Fazer a leitura de um breve trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Aps a leitura, podero ser feitos comentrios sobre o trecho lido, buscando vivenci-lo no dia-a-dia. - Rogar a Jesus em favor do lar onde est sendo feito o Evangelho, para as pessoas presentes, seus familiares e amigos. - Encerrar com uma prece de agradecimento a Deus. Editado por: Centro Esprita Vicente Rodrigues Vieira R. Capito Alceu Vieira, 142 Vila Ipojuca SP Capital Fone: 3864-1831 Site: www.geocities.yahoo.com.br/cevrv

(Pode ser reproduzido livremente)

http://www.vicenterodrigues.org.br/doutrina.htm

Вам также может понравиться