Вы находитесь на странице: 1из 13

SOLANO GABRIEL CECCHIN PRATES

Convnio, Consrcio e Parceria Pblico-Privada

Marechal Cndido Rondon 2013

SOLANO GABRIEL CECCHIN PRATES

Convnio, Consrcio e Parceria Pblico-Privada

Artigo cientfico apresentado como requisito parcial para obteno da mdia na matrio de Direito Administrativo, do curso de Direito da Universidade do Oeste do Estado do Paran Unioeste.

Marechal Cndido Rondon 2013

RESUMO O presente artigo cientfico, elaborado aps vasta pesquisa doutrinria, visa esclarecer os limites existentes entre trs institutos importantssimos do Direito Administrativo, o convnio, o consrcio, e a novel parceria pblico-privada. Neste sentido, foi elaborado uma breve explanao sobre cada instituto, pontuando seus detalhes mais importantes, a fim de proporcionar uma melhor compreenso ao leitor.

ABSTRACT This scientific article, prepared after extensive doctrinal research, aims to clarify the boundaries between three very important institutes of Administrative Law, the agreement, the consortium, and novel public-private partnership. In this sense, we designed a brief explanation of each institute, scoring his most important details in order to provide a better understanding to the reader.

SUMRIO 1. INTRODUO 2. CONSRCIOS 3. CONVNIOS 4. PARCERIAS PBLICO-PRIVADAS 5. CONCLUSO 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. INTRODUO Os convnios, consrcios e parcerias pblico-privadas so instrumentos de relacionamento e cooperao entre os mais diversos entes da Administrao Pblica, ou com particulares, traduzindo-se eles na conjugao de esforos comuns para a realizao de atividades de interesse pblico nas quais o esforo isolado de uma das partes no seria suficiente. Surgem eles, portanto, da necessidade de se conjugar esforos em prol do interesse pblico. Neste contexto, dada a importncia dos institutos supra mencionados, de salutar importncia a compreenso da correta delimitao entre eles, de forma a que o operador do direito possa prontamente identificar qual ser o instrumento cabvel para a demanda posta sua apreciao. Visando sanar a dificuldade natural na compreenso destes institutos, este artigo fixar seus limites, ressalvando suas diferenas, valendo-se de uma anlise minuciosa, legal, doutrinaria e jurisprudencial do assunto.

2. CONVNIOS Com previso no artigo 241 da Constituio Federal (introduzido pela Emenda Constitucional 19/1998), o convnio administrativo, em linhas gerais, pode ser considerado como acordos firmados entre entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e entidades privadas, a fim de possibilitar a colaborao mtua entre os participantes, visando consecuo de objetivos de interesse comum a eles (ALEXANDRINO, 2012). Seguindo o conceito trazido por Marcelo Alexandrino, deve-se observar que, em sendo um determinado ente da Administrao Pblica obrigatoriamente parte em um convnio administrativo, nele sempre haver interesse pblico. A doutrina predominante, seguidora de Celso Antnio Bandeira de Melo, entende que os convnios administrativo s podem ser firmados com entidades privadas que no tenham finalidade lucrativa. Tal afirmativa decorre do entendimento doutrinrio de que os interesses da Administrao Pblica e do particular devem ser os mesmos. Desta forma, se a contraparte tivesse interesse em lucro, sua presena na relao jurdica no teria a mesma finalidade do ente pblico, havendo, em verdade, interesses contrapostos. Embora no haja legislao especifica respeitosa aos convnios, o artigo 116, caput da Lei 8.666/93 prev a aplicabilidade dos dispositivos da referida lei aos convnios, no que forem cabveis. O pargrafo 1 do referido artigo traz uma srie de exigncias prvias celebrao de convnios, dentre elas a aprovao de plano de trabalho, bem como os elementos mnimos que nele devem constar, como a identificao do objeto a ser executado, as metas, as etapas de execuo, dentre outros.

Para a celebrao de convnios, imprescindvel o exame e aprovao das minutas de convnios, acordos ou ajustes pela assessoria jurdica do rgo, como determina o artigo 38, pargrafo nico da Lei 8.666/93. O artigo 116, pargrafo terceiro, prev a liberao das parcelas do convnio de acordo com o plano de aplicao aprovado, sendo que, caso constatadas irregularidades, ser lcita a reteno destas parcelas at o saneamento. Os saldos do convnio devero ser aplicadas em caderneta de poupana, nos casos em que a previso de uso do valor for igual ou superior a um ms. Caso a previso de aplicao ser menor, devero os valores serem aplicados em fundo de aplicao financeira de curto prazo ou em operaes de mercado aberto lastradas em ttulos da divida pblica. Tendo em vista o fato do convnio s se dar com entidade privada sem finalidades lucrativas, eventuais receitas dele decorrentes sero destinadas ao seu prprio crdito, sendo aplicadas no objeto de sua finalidade. Concludo o convnio, os saldos remanescentes sero devolvidos ao rgo ou entidade repassadora dos recursos.

3. CONSRCIOS Os consrcios so contratos realizados entre os entes federativos nos quais delegam a gesto de servios pblicos e a realizao de objetivos de interesses comuns. Como se v, nada mais so do que a gesto associada ou cooperao associativa de entes federativos para a reunio de recursos financeiros, tcnicos e administrativos, que cada um deles, isoladamente, no teria, para a execuo de determinado empreendimento de utilidade pblica. Este instituto, de ordem constitucional, regulamentado pela Lei 11.107/05, que prev normas gerais para a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios contratem consrcios pblicos para a realizao de objetivos de interesse comum. Esta lei serve de parmetro para que as demais entidades politicas legislem especificamente sobre o assunto. O artigo primeiro da referida lei prev que, sendo de direito pblico o consrcio pblico, ele constituir associao pblica. Trata-se de autarquia interfederativa, vez que constituda entre dois ou mais entes federados. Como ocorre com as pessoas jurdicas, dever o consrcio pblico ser regido por estatuto, que prevero sua organizao e o funcionamento de cada um dos seus rgos. Por se tratar de autarquia pblica, os consrcios possuem todas as prerrogativas de uma pessoa jurdica de direito pblico, podendo celebrar contratos, promover concursos, e at mesmo proceder desapropriaes e instituio de servides. A constituio de consrcios se d por contrato, cuja celebrao depender de prvia subscrio de protocolo de intenes, publicado na imprensa oficial e ratificado por lei de cada um dos entes contratantes. Esta ratificao por lei equivale a uma autorizao, sem a qual nula a participao do ente federado.

O artigo 4 da Lei 11.107/05 prev uma srie de clusulas obrigatrias ao protocolo de intenes. Alm do mais, o protocolo de intenes dever dispor sobre o numero de votos que cada um dos entes participantes ter na assembleia geral, sendo assegurado ao menos um voto para cada um. O consrcio pblico se distingue de um convnio pelo fato de possuir personalidade jurdica, no conferida ao convnio, que no passa de um acordo de vontades.

4. PARCERIAS PBLICO-PRIVADAS As parcerias pblico-privadas so modalidades especificas de contratos de concesso, institudas pela Lei 11.079/04. Podem instituir parcerias pblicoprovadas os rgos da administrao pblica direta, as autarquias, as fundaes publicas, as empresas publicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelos entes federativos. O objetivo deste instituto atrair a iniciativa privada para investimentos em projetos infraestruturais de grande vulto, necessrios ao desenvolvimento do pas, cujos recursos necessrios excedem a capacidade financeira da administrao. A estratgia para atrair investimentos privados a garantia de um retorno mnimo sobre o capital investido, como forma de contraprestao pelo investimento realizado. As parcerias pblico privadas podem se dar na forma de concesso patrocinada, quando a concesso de servios ou de obras pblicas envolve, alm de eventual tarifa cobrada dos usurios, contraprestao do setor pblico ao parceiro privado, ou na forma de concesso administrativa, quando a administrao for a usuria direta ou indireta da obra ou servio executado pelo parceiro. As clausulas dos contratos de parceria publico-privada atendero, no que for cabvel, as disposies do artigo 23 da Lei 8.987/95, que enumera as clausulas essenciais dos contratos de concesso comum. O prazo de durao mximo de uma parceria pblico-privada, nos termos do artigo 5 da Lei 11.079/04 de trinta e cinco anos, sendo o prazo mnimo de cinco anos. Em respeito ao principio da igualdade, deve haver licitao prvia contratao, na modalidade concorrncia, como prev os artigos 10 a 13 da Lei 11.079/04.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LAKATOS, Eva Maria & Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos da Medologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1995. LEITE, Eduardo de Oliveira. A Monografia Jurdica. 3a ed. So Paulo: Revista dos Tribunais. NUNES, Luiz Antnio Rizzato. Manual da Monografia Jurdica. So Paulo: 1997. TAFNER, Malcon Anderson; TAFNER, Jos & FISCHER, Julianne. Metodologia do Trabalho Acadmico.1a ed. 2a Tiragem. Curitiba: Juru,1999 VENTURA, Deisy. Monografia Jurdica: uma viso prtica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000. ALEXANDRINO, Marcelo. VICENTE, Paulo. Direito administrativo

descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro : Forense; So Paulo: MTODO, 2012. JUSTEN FILHO, Maral. Curso de direito administrativo. So Paulo : Saraiva, 2005. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro 37 ed. So Paulo: Editora Malheiros, 2010. DE MELLO, Celso Antnio Bandeira. Curso de direito administrativo 28 ed. So Paulo: Editora Malheiros, 2010.

Вам также может понравиться