Вы находитесь на странице: 1из 5

Instituto de Comunicao e Artes FIGUEIREDO, Bruno Henrique dos Santos PIRES, Carina Alves

Anlise Crtica da Mdia: Governo Collor.

Belo Horizonte 2013

Lanar um olhar crtico sobre uma mdia e seu papel em torno de toda a campanha poltica de Fernando Collor de Mello, como o teve em o mesmo esteve frente da presidncia do pas, e o fim desse conturbado desse governo. Tentando entender como a mdia estudada se perpetuou. Tratando a mdia como fator principal dessa anlise, deixando pra trs o conceito- nibus, e traando uma anlise concisa e profunda. A televiso surgiu no Brasil em 1950, trazida por Assis Chateaubriand, fundador do primeiro canal de televiso do pas. A TV Tupi. A televiso cresceu no pas e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. Fundada pelo jornalista Roberto Marinho, em 26 de abril de1965, surgia no canal 4 a TV Globo do Rio de Janeiro, dando inicio a formao da Rede Globo de Televiso. Ao longo dos anos outras emissoras da rede, em diversos estados do pas entraram no ar e hoje ela responsvel pela cobertura de cerca de 98,44% dos municpios brasileiros, num total de 113 emissoras, sendo dentre elas afiliadas e geradoras. A emissora foi precursora nas transmisses internacionais, via satlite e na implantao da TV em cores no Brasil. Durante a Copa do Mundial de Futebol de 1966 permitiu aos brasileiros assistir a primeira transmisso ao vivo do evento. Sua operao em rede se iniciou com o Jornal Nacional, que se tornou um marco na historia da TV brasileira e em seguida a emissora contaria com uma programao nacional. Assistida por milhes de telespectadores diariamente, no Brasil e no exterior, a emissora a maior produtora de programas prprios de televiso mundial e segunda maior rede de TV comercial do mundo. Durante as eleies de 1989 a TV desempenhou um papel importante na sociedade no momento em que se consolidava uma indstria cultural marcada pela concentrao da mdia e predomnio da Rede Globo, que obtinha uma media de audincia entre 60% e 84%.

Fernando Collor de Mello, natural de Alagoas, poltico jovem, moderno e ousado, que iniciou sua carreira poltica na extinta ARENA, chegou presidncia do Brasil em 1989 aps uma campanha bombstica apoiada pelos principais meios de comunicao. Muito determinado e autoritrio, cercou-se de assessores de moral duvidosa, o que o levou retirada do poder em 1992. Collor foi o primeiro a utilizar a televiso como meio de marketing poltico. Com o apoio da Rede Globo, Fernando Collor tinha um programa onde defendia seu plano de governo e criticava o plano de seus oponentes que, sem esse privilgio, no tinham como se defender e ficavam em defasagem diante da opinio pblica. Durante a campanha para o segundo turno, as emissoras cobriram um debate de quase trs horas entre Collor e Lula e a Rede Globo colocou tudo em seis minutos, dividindo assim, um minuto e meio a mais para Collor, onde s mostravam os melhores momentos, e de Lula, s os piores, mostrando assim, no s o apoio, mas a manipulao da opinio pblica em relao a Fernando Collor. Para entender como o papel da mdia foi decisivo na campanha de Fernando Collor preciso ressaltar que as principais empresas de comunicao atuam em mais de uma mdia; o melhor exemplo so as Organizaes Globo, da famlia Marinho, que incluem redes de televiso e rdio, jornais, revistas, livros, discos e cinema, alm de interesses em outras reas. Por sua influncia e penetrao, a Globo ocupa uma posio de destaque na mdia brasileira. Outras redes importantes de televiso so a Bandeirantes, da famlia Saad (que tambm possui emissoras de rdio e uma gravadora, fora interesses na agropecuria), o Sistema Brasileiro de Televiso (com interesses no comrcio varejista, setor financeiro e outros), do comunicador Slvio Santos, e a Record. Embora a legislao em vigor limite a cinco o nmero de emissoras de televiso que podem ser propriedade de um mesmo grupo, as redes tm alcance nacional, graas associao de estaes de terceiros. Normalmente, essas repetidoras possuem pouqussima liberdade para alterar a grade de programao, sobretudo nos horrios de maior audincia. Um marco fundamental na consolidao da Rede Globo foi o surgimento do Jornal Nacional, cuja estria ocorreu em 1 de setembro de 1969. Pela primeira vez no pas, um noticirio de televiso era assistido, ao mesmo tempo, em quase todo o territrio nacional. Ainda hoje, o Jornal Nacional mantm seu formato inicial. assistido, seis noites por semana, por cerca de 50 milhes de pessoas.

Juntando todos os fatos j demonstrados nessa anlise possvel ainda olhar um pouco mais atrs na histria, e creditar que no possvel negar que a TV Globo se mostrou til para a estratgia militar, mediante a ditadura imposta ao Brasil naquele tempo. Mais do que colaborar com a integrao nacional, ela difundiu uma imagem positiva do regime e de suas realizaes materiais. Na poca da mais cruenta represso oposio poltica no Brasil, o general Emlio Mdici, exercendo a presidncia da Repblica (1969-1973), comentava: Sinto-me feliz, todas as noites, quando ligo a televiso para assistir ao jornal. As novelas, por sua vez, apresentavam, atravs da vida afluente de suas personagens, o desenvolvimento do pas, e tudo isso dentro de outro smbolo de progresso, palpvel, presente na casa de cada espectador: o televisor. A mdia TV relacionada com a campanha do Collor deve ser analisada acima de tudo diante das caractersticas da prpria campanha: o carter de eleio solteira, a expectativa de uma indita eleio presidencial em uma sociedade ambientada pela mdia, a legislao eleitoral que permite sem restries a utilizao das redes miditicas, a competente elaborao estratgica das campanhas, em especial, a de Lula e de Collor e, por fim, episdios como o seqestro de Ablio Diniz16 e a edio realizada pelo Jornal Nacional do ltimo debate entre Collor e Lula. Todo este conjunto de iniciativas demonstra a significativa atuao, a interferncia ativa e o carter determinante do campo das mdias naquele evento eleitoral. Em verdade, a incidncia da mdia nas eleies de 1989 deve ser entendida em dois nveis diferenciados. De um lado, a conformao de uma situao em evidenciar a mdia no Brasil altera profundamente o campo de disputa eleitoral, constituindo novas condies e circunstncias nas quais ocorre o embate eleitoral. Tais condies e circunstncias apresentam-se fortemente marcadas pela presena das mdias em rede e, portanto, mostrando ao povo episdios que tornam a televiso um palco para episdios que mais tarde fariam toda a diferena nas campanha em si: Os seqestradores de Ablio Diniz foram mostrados na TV vestindo camisetas da campanha de Lula. Por outro lado, a mdia no se caracteriza apenas como um novo e relevante fator que altera as condies de disputa, mas tambm, e isso se torna fundamental, age como um ator poltico, seno novo, mas agora com ampliada potncia poltica, devido ao seu intenso desenvolvimento. E esta

interveno como ator no campo da poltica se v potencializada ainda mais pelo carter altamente competitivo das eleies em seu segundo turno, quando Collor e Lula disputaram a presidncia de modo bastante acirrado at o momento da votao. A televiso trouxe a tona uma nova realidade nunca antes vista em disputas eleitorais no Brasil. E diante do que foi apresentado possvel entender como o fator mdia pode ser decisivo na formao de opinio, e consequentemente pode mudar os rumos de uma realidade que coloca em foco o centro das decises de um pas. possvel, diante o que foi relatado, como veculos de informaes como o Jornal Nacional, tem poder de entrar na casa do brasileiro e relatar de forma, as vezes, parcial informaes importantes para o cenrio do pas, e ainda compor um roteiro de cartas marcadas, onde apenas uma lado e visto com a legibilidade merecida. de fcil concluso o entendimento da interao entre dois campos no episdio das eleies de 1989 incluem em seu elenco o impacto da novidade da projeo com cenrio eleitoral da mdia e de suas novas modalidades de realizao. Sua potente interveno por vezes decisiva como no segundo turno, quando o campo de foras eleitoral, composto por inmeros atores, fatores e tipos de recursos, encontrava-se em situao de igualdade e, portanto, intensa disputa e, por fim, as debilidades do campo poltico. A poltica realizada em espaos eletrnicos e em tele vivncias se expressa pela primeira vez no Brasil de maneira contundente, assim como os interesses e o poder de interferncia poltica de algumas das mdias, como a televiso protagonista nessa anlise.

Вам также может понравиться