Вы находитесь на странице: 1из 5

Introduzindo a infopoesia no contexto escolar

Professor: Rogrio Barbosa da Silva Aluna: Erika Amanda de Freitas Machado

Justificativa

Ao cursar a disciplina de Literatura, Artes Visuais e Novas Linguagens no curso de Linguagem e tecnologia do CEFET MG, percebi que a maior parte dos alunos da sala, inclusive eu, no tnhamos conhecimento prvios acerca das temticas que seriam trabalhadas na disciplina. Por este motivo, a dificuldade em realizar as tarefas propostas foi recorrente. Apesar dos desafios enfrentados para a realizao de cada tarefa, foi de extrema importncia a dedicao do professor e suas constantes intervenes para a realizao das mesmas, bem como a pesquisa individual a fim de ampliar a bibliografia indicada, que tambm contribuiu muito para este fim. Para a realizao desta tarefa, onde devia ser desenvolvido o esboo de um pr-projeto com a temtica relacionada ao campo das artes digitais, decidi investigar como a arte digital estava presente na escola onde leciono em uma turma do primeiro ano do primeiro ciclo de uma Escola Municipal de Belo Horizonte, composta por dezesseis crianas com idade entre seis e sete anos. Percebendo que os meus alunos apesar de terem nascido na era da tecnologia, onde o digital se faz presente at mesmo em tarefas simples como as brincadeiras delas, cheguei a concluso de que a arte digital no era conhecida. Para que elas no chegassem a fase adulta sem tomarem conhecimento da existncia da mesma, objetivei dar a eles a oportunidade de conhecimento de uma das manifestaes de arte digital: a infopoesia. consenso entre a comunidade escolar que no cabe a escola apenas repassar contedos e esperar que as famlias dem continuidade educao, quando nem mesmo tem havido a introduo de seus filhos ao conhecimento e

vivencias que sero base para a educao escolar. Atualmente o modelo tradicional familiar est se dissolvendo e revelando novos arranjos onde o (a) chefe da famlia pode ser avs, tios, irmos, mes, e em alguns casos at mesmo vizinhos.O que acaba por inviabilizar a o acesso a bens culturais, visto que o comprometimento da renda de tais famlias muitas vezes se d apenas com as necessidades mais elementares1. Portanto, precisa-se observar as carncias deixadas por uma sociedade em constante transformao. Algumas dessas carncias so as referncias culturais, a erudio e o domnio maior ou menor da lngua culta, ou seja, o "capital cultural" 2, trazidos de casa por certas crianas, e que facilitam o aprendizado escolar medida que funcionariam como ponte entre o mundo familiar e a cultura escolar. A educao escolar, no caso de crianas oriundas de meios culturalmente favorecidos, seria uma espcie de continuao da educao familiar, enquanto para as outras crianas distantes dessa realidade, significaria algo estranho , remoto ou mesmo ameaador. Sendo assim, o aluno precisa ser acompanhado tambm em suas atitudes e procedimentos e cada vez mais os educadores necessitam constuir conhecimentos que possam atuar na subjetividade dos envolvidos no processo educativo. Fundamentei este pr-projeto a partir dos estudos de Antnio (2012), para definir o conceito de infopoesia e Bourdieu (1998), para embasar e discutir sobre o desconhecimento dessa arte.

Objetivo

Proporcionar aos alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental o conhecimento e o contato inicial com a infopoesi Metodologia

1 2

Conforme relato das prprias famlias.

O conceito de capital cultural importante para o pensamento sociolgico de Pierre Bourdieu, cujos estudos acentuaram a dimenso de que a origem social dos alunos se constitui em desigualdades escolares. (MENEZES, 2009).

Utilizarei a pesquisa exploratria para desenvolvimento deste pr projeto. Segundo Gil (2002),

estas pesquisas tm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torn-lo mais explcito ou a constituir hipteses. Pode-se dizer que estas pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de idias ou a descoberta de intuies. (Gil, 2002, p. 41)

A abordagem ser qualitativa a partir da observao dos alunos que estaro em contato com os infopoemas. A razo dessa escolha se deu, visto que esta, abordagem segundo Bogdan e Biklen (apud LDKE; ANDR, 1986, p. 13), envolve a obteno de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situao estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. A primeira etapa envolver uma roda de conversa com aos alunos, onde os mesmos sero indagados acerca do que entendem por poema. Em seguida sero questionados sobre o que imaginam que sejam infopoemas. A partir da ser feita uma exposio oral a fim de elucidar o assunto trabalhado. Na segunda etapa do trabalho levarei os alunos ao laboratrio de informtica onde os mesmo sero divididos em duplas para trabalharem nos computadores. O site utilizado nesta aula ser o "Ciber Poemas".

Imagem 1 _ Tela inicial do site Ciber & Poemas.

Como pode ser observado na imagem 1, este site possibilita a visualizao de vrios infopoemas, no site chamados de ciberpoemas. Estes podero ser explorados livremente pelos alunos, bem como os poemas visuais. Segundo Antnio (2012), infopoesia definida como:
processo criativo com os meios eletrnicos e digitais, porque pressupe, tem como origem, e se faz com a presena da palavra, multissignificativa, transgressora, metalingstica. Trata-se do tratamento eletrnico-digital do produto imagem + palavra atravs dos recursos de um editor de imagens num microcomputador, conformados sob o conceito jakobsoniano de funo potica da linguagem, ou seja, a funo infopotica da linguagem. Parafraseando Plaza e Tavares, a infopoesia um dos processos criativos com os meios eletrnicos, o que pode ser chamado, tambm, de poesia digital. ANTNIO (2012, p. 1-2)

A terceira etapa ser de produo dos infopoemas com os recursos oferecidos pelo site. A interao com o ciberpoema de grande importncia visto que isso proporcionar ao aluno o entendimento dos termos utilizados para a conceituao de tema de maneira concreta, bem como usar a tecnologia de modo artstico, conforme afirma Antnio (2012).

Como culminncia do pr-projeto, que ser a quarta etapa, voltaremos para a sala de aula, onde os alunos relataro as descobertas vivenciadas durante a realizao da atividade e posteriormente, faro um desenho representando essa experincia.

Referncias

ANTONIO, Jorge Luiz. UM CONCEITO DE INFOPOESIA. Disponvel em: http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/antonio/infpoe.htm. Acesso em nov/2012. BOURDIEU, Pierre. ESCRITOS DE EDUCAO. Petrpolis: Vozes, 1998. Ciber & Poemas. Disponvel em: http://www.ciberpoesia.com.br/. Acesso e nov/2012. MENEZES, Raquel. A IMPORTNCIA DO CAPITAL CULTURAL DE BOURDIEU. In: Educao Pblica. Publicada em Jan/2009. Disponvel em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0204.html. Acesso: em nov/2012.

Вам также может понравиться