Вы находитесь на странице: 1из 3

Resenha

PEREIRA, Rosalie Helena de Souza. Averris: A Arte de Governar (Uma leitura aristotelizante da Repblica). So Paulo: Perspectiva, 2012, 335 pginas; ISBN 978-85-273-0927-1. Os leitores de lngua portuguesa acabam de receber mais uma preciosa contribuio de Rosalie Helena de Souza Pereira, que publica desta vez os resultados de sua pesquisa em torno do pensamento poltico de Averris, certamente o mais destacado dos autores rabes, junto com Al-Frb, a debruar-se sobre o tema da poltica. A Prof. Rosalie igualmente tem se destacado no cenrio filosfico brasileiro por seus estudos de filosofia medieval rabe (islmica), no apenas com artigos especializados, mas tambm sendo responsvel por algumas das poucas publicaes em vernculo: o caso, por exemplo, de sua traduo e comentrio de A Viagem da Alma, de Avicena (So Paulo: Perspectiva & FAPESP, 2002), publicado h exatos 10 anos como resultado de uma pesquisa iniciada oficialmente havia 7 anos e que culminara no mestrado defendido na USP, sob orientao de Marilena de Souza Chaui. ainda o caso da organizao de A Busca do Conhecimento: Ensaios de Filosofia Medieval no Isl (So Paulo: Paulus, 2007) e de O Isl Clssico: Itinerrios de uma Cultura (So Paulo: Perspectiva, 2007), publicados no mesmo ano e ao mesmo tempo, o que testemunha de sua dedicao intensa aos estudos de filosofia medieval rabe. Alis, aos que conhecem o trabalho da Prof. Rosalie ainda evidente seu rigor e por que no diz-lo? seu ascetismo, pois esse gnero de pesquisa exige, alm de grande erudio, um esforo hercleo para superar as dificuldades de diversas ordens (sobretudo escassez bibliogrfica e falta de interlocutores) implicadas pelo fato de residir longe dos grandes centros de estudos islmicos. Agora, em 2012, a vez de ganhar a forma de livro o resultado da pesquisa que culminou em sua tese de doutorado. Orientada por Francisco Benjamin de Souza Neto, a tese foi defendida na Unicamp, em 2008, e, para quem pde acompanhar o trajeto doutoral da Prof. Rosalie (como o caso deste resenhista, que leu seu relatrio de qualificao e agora v os resultados finais da tese), est fora de questo no apenas seu mrito, que bvio, mas tambm o nosso dever de reconhecimento, tal como, alis, j fizeram vrios especialistas internacionais de renome, entre eles, por exemplo, Josep Puig Montada, catedrtico da Universidad Complutense de Madrid. A obra um estudo do comentrio de Averris Repblica de Plato. Enganar-se-, porm, quem se ativer ao ttulo da Repblica e pensar que o comentrio estritamente platnico, pois o filsofo, fazendo jus antonomsia (o Comentador de Aristteles) com que designado j desde os tempos de Toms de Aquino, pretende recuperar a verdadeira filosofia, que, no seu dizer, era o pensamento do Estagirita. Com efeito, para comentar a Repblica, Averris lana mo da tica Nicomaqueia:

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 320-322

seu objetivo tratar da poltica em geral (siysa), mas, para fundament-la, recorre tica (ahlaq), a parte terica da poltica, no seu dizer. Alm disso, as circunstncias materiais levaram-no a concentrar-se na Repblica, pois s dispunha de trs obras poltico-ticas traduzidas para o rabe: a Repblica, as Leis e a tica Nicomaqueia. O prprio Averris, no incio de seu comentrio, esclarece ter recorrido Repblica, de Plato, apenas por no ter tido acesso Poltica, de Aristteles. Diz-se, com efeito, que a Poltica no fora traduzida para o rabe, mas, como esclarece a Prof. Rosalie H. S. Pereira, essa questo controversa. Todavia, tambm se equivoca quem, ao considerar esses dados, pensar que Averris instrumentaliza o texto platnico, pondo-o ao servio do pensamento aristotlico, pois as explanaes do estudo aqui em questo, sobretudo o rico conjunto de trechos traduzidos pela autora, revelam uma confluncia de elementos aristotlicos e platnicos na formao do pensamento prprio de Averris. Ademais, em continuidade com a tradio vinda dos platonismos dos sculos II-V, o pensador rabe tambm mantinha o ideal de harmonizar Plato e Aristteles. A Prof. Rosalie, entretanto, insiste no se tratar, por outro lado, de uma harmonizao ou conciliao, mas de uma aristotelizao da Repblica, tomando-a como fio condutor para a exposio da teoria averrosta, de fundo aristotlico, sobre a poltica e as virtudes. No casual, portanto, que o Comentador tenha transformado o filsofo-rei de Plato no phrnimos de Aristteles, ou seja, no prudente, o dotado de sabedoria prtica que sabe visar o bem de cada ao particular, deliberar e escolher.

Esse horizonte ampliado pela herana jurdica e religiosa da vida islmica, sistematizadas, por exemplo, pelo jurista Al-Mward. O estudo de Rosalie H. S. Pereira levanta todos esses dados, extraindo-lhes sua significao filosfica. Por essa razo, pode-se dizer que o ncleo de seu livro o captulo 4 da Parte II, que trata da virtude do governante, complementado pelo captulo 5, com as qualidades do bom governante (na linha das qualidades do bom governante de Plato, do prudente de Aristteles e do califa islmico). Mas esses captulos so precedidos imediatamente de uma exposio geral do pensamento poltico de Averris (Parte II, captulos 1-3), estratgicos para definir o quadro conceitual em que ele se move e para fazer o mximo possvel de justia ao seu texto, que, alm de curto, sinttico. Precede toda essa exposio a Parte I, com uma apresentao do homem Averris e sua poca (cap. 1) e uma explanao um pouco mais demorada das linhas gerais do pensamento filosfico, jurdico e teolgico de Averris, com uma exemplificao de sua versatilidade por meio de uma breve incurso por suas concepes mdicas (cap. 2). Como de se esperar de um estudo dessa magnitude, Rosalie H. S. Pereira no faz apenas uma investigao terica do comentrio de Averris, mas tambm esclarece os aspectos e problemas textuais, ligados aos manuscritos e s edies, temas dos quais depende, alis, a prpria investigao terica. A primeira dificuldade para proceder arqueologia do pensamento de Averris est na falta do original rabe. H apenas uma verso hebraica e duas latinas procedentes da hebraica. Das duas verses latinas, a melhor a de Elia del Medigo, feita no sculo XV. Alm disso, no se conhecem as fontes usadas por Averris, ou

321 Resenha

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 320-322

322 Resenha

seja, as verses da tica Nicomaqueia e da Repblica. Teria ele utilizado uma parfrase ou resumo da Repblica? Teria recorrido aos comentadores neoplatnicos nas verses rabes? Essas poucas informaes permitem vislumbrar o trabalho minucioso que um estudo como esse requer: a autora teve de, no mnimo, identificar a correspondncia terminolgica dos termos em latim (verso utilizada), hebraico (verso que deu origem verso latina), rabe (lngua de Averris) e grego (lngua de Plato e Aristteles). A propsito, se permitido apontar para uma pequena frustrao, Rosalie teria podido acrescentar um anexo a seu livro com a lista de correspondncias dos principais termos poltico-ticos dos quatro idiomas. Isso facilitaria a pesquisa de leitores com interesses mais especializados. Acrescentando-se a essas informaes o fato de que Averris conhecia apenas a lngua rabe, no difcil concluir que seu interesse maior no era de carter filolgico ou histrico, ao modo moderno, mas filosfico no sentido forte do termo, ou seja, voltado para a compreenso e interpretao de Aristteles, lanando, ao mesmo tempo, os fundamentos de seu prprio pensamento poltico-tico. Donde ser possvel concluir que, mais do que um mero comentrio, a obra de Averris guarda teses originais, influenciando em grande parte a leitura que posteriormente se far do Estagirita.

Encerra o livro de Rosalie H. S. Pereira um anexo com a traduo do livro VI do comentrio de Averris tica Nicomaqueia. A traduo foi feita pela autora em parceria com Ana Lia A. de Almeida Prado. A desenvoltura da Prof. Ana Lia com a lngua latina e o conhecimento slido que a Prof. Rosalie tem da cultura islmica permitiram chegar a um texto em portugus de elevada qualidade literrio-filosfica, com opes acertadas e elegantes nos casos mais difceis (que, alis, as tradutoras, com grande honestidade intelectual, mencionam entre parntesis). Por fim, vale notar que a Prof. Rosalie frequentou ainda especialistas como Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (UNICAMP e PUC-SP), Rafael Ramn Guerrero e Josep Puig Montada (ambos da Complutense de Madrid), os quais contriburam para sua preciso no manejo do texto latino e das correspondncias entre termos rabes e gregos. o resultado de todo esse trabalho quase asctico que Rosalie H. S. Pereira pe generosamente disposio do pblico leitor de lngua portuguesa e na forma de um livro de acabamento grfico impecvel. No usual que uma simples resenha termine com um voto, mas de desejar aqui que esse estudo produza muitos frutos, em vrias direes, ad multos annos. Juvenal Savian Filho Dep. de Filosofia UNIFESP

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 320-322

Вам также может понравиться