Вы находитесь на странице: 1из 4

ROTEIRO DO JOHN LOCKE Nome do Grupo: Antonio Carlos dos Santos, Artur Diego Ghettino da Silva.

PERGUNTA DE PARTIDA: Quais so as contribuies do Pensador para a formao do Estado Moderno e do Direito? Ele influenciou a revoluo norte-americana que culminou com a declarao de independncia. A guerra foi travada nos termos dos direitos naturais e de resistncia de Locke, o que permitiu a ruptura com a coroa britnica. Alm disso, vrios pensadores foram seguidores das ideias do ingls, entre eles, Voltaire e Montesquieu possibilitando a Revoluo Grandiosa de 1789 e a prpria declarao dos direitos Humanos. Suas ideias foram difundidas por todo o ocidente. (WEFFORT, 2000, p.89) Contexto histrico, vida e obra. John Locke nasceu em 1632 em Bristol na Inglaterra. Governa nessa poca a dinastia Stuart. No sc.XVII, H um antagonismo entre Carlos I e o parlamento, produzindo conflitos entre ambos e por fim a guerra civil violenta em 1640. Os Parlamentares vencem o conflito em 1649. Essa guerra foi chamada de Revoluo Puritana e culminou com a execuo de Carlos I e a implantao da Repblica na Inglaterra. Em1652, Locke foi estudar em Oxford, onde se formou em medicina e foi professor. Em 1666 torna-se mdico e conselheiro do conde de Shaftesbury, que exerceu grande influncia em sua formao liberal. Em 1681, acusado de conspirar contra Carlos II, Shaftesbury exilou-se na Holanda falecendo dois anos depois. O envolvimento na conspirao de seu patrono obrigou Locke tambm a refugiar-se na Holanda em 1683, de onde s retornou aps a queda de Jaime II. Locke retorna Inglaterra devido ao triunfo da Revoluo Gloriosa, quando publica em 1689/90 suas principais obras: Cartas sobre a tolerncia, Ensaio sobre o entendimento humano e os Dois tratados sobre o governo civil. Em 1696, assume como comissrio da Cmara de Comrcio, renunciando aps 4 anos, vindo a falecer em 1704.(Coleo os Pensadores, Locke - vida e obra,1999, p.08)

Os dois tratados sobre o governo civil

O primeiro tratado Refuta O Patriarca, de Robert Filmer (reis com o direito de Ado), j o segundo Tratado uma justificativa post facto da Revoluo Gloriosa e trata sobre a vida, a liberdade e a propriedade como direitos inalienveis do indivduo (individualismo liberal). Neste tratado, o Direito Natural preexiste ao Estado e baseado no consenso, na subordinao do poder Executivo ao Legislativo, de um poder limitado, de direito de resistncia (diretrizes do Estado liberal). O estado de natureza Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. No entanto, ao contrrio de Hobbes (para quem o estado de natureza um estado de guerra, insegurana e violncia), o estado de natureza um estado de paz e harmonia com homens dotados de razo e dos direitos naturais. Causa uma ruptura no pensamento aristotlico de a sociedade precede o homem, pois acredita que o homem anterior a sociedade e o Estado, ou seja, o estado de natureza algo real e que a maioria dos seres humanos passou por ele. Essa ideia , segundo o autor, comprovada na existncia das tribos americanas como cita: Nesse estado pacifico os homens j eram dotados de razo e desfrutavam da liberdade que, numa primeira acepo genrica utilizada por Locke, designava simultaneamente a Vida, a liberdade e os bens como direitos naturais do ser humano. (WEFFORT, 2000, p.85) A teoria da propriedade No pensamento de Locke que a propriedade um direito natural e inviolvel, assim como o estado de natureza, anterior sociedade. Pode-se dizer que a propriedade era limitada pela capacidade de trabalho do indivduo, com o surgimento do dinheiro, as formas de aquisio da propriedade foram modificadas pelo comrcio, com isso, passou-se a se adquirir a propriedade tanto pelo trabalho quanto pela compra. O uso da moeda para Locke acarretou na concentrao de riquezas e na desigualdade entre os homens. E exatamente esse ponto que determinou a transio da propriedade limitada para a ilimitada. O contrato social O contrato social proposto por Locke no se assemelha ao contrato de Hobbes. Para Hobbes o contrato uma espcie de pacto de submisso onde os indivduos se submetem a um terceiro (homem ou assembleia). J no contrato de Locke, o contrato social assume um papel de pacto de consentimento em que os homens concordam em

construir a sociedade civil com a finalidade de preservar e consolidar os direitos naturais. A ideia que os direitos naturais fiquem amparados sobre uma norma e da fora do comum representado pelo centro de tomada de decises [governo]. A sociedade politica ou civil A ideia do contrato social para Locke justamente fazer a transio do estado de natureza para o estado civil, onde, por meio dele, e independente da forma de governo, estariam preservadas as propriedades e a comunidades de conflitos internos e externos. Locke acredita que independente da forma de governo, importante saber que: todo o governo no possui outra finalidade alm da conservao da propriedade. (WEFFORT, 2000, p.87) Em sua estrutura de sociedade, o poder legislativo o poder supremo haja vista que esse escolhido pela maioria. Alm disso, importante salientar que nessa organizao dos poderes, o poder legislativo subordina os poderes executivo e federativo. O livre consentimento dos indivduos para a organizao da sociedade civil, formao do governo, e a disposio dos poderes so, para Locke, os principais fundamentos do estado civil.

O direito de resistncia No que diz respeito s relaes entre o governo e a sociedade, Locke afirma que, quando o executivo ou o legislativo violam a lei estabelecida e atentam contra a propriedade, o governo deixa de cumprir o fim a que fora destinado, tornando-se ilegal e degenerando em tirania. O que define a tirania o exerccio do poder para alm do direito, visando o interesse prprio e no o bem pblico ou comum. Isso pe o governo em estado de guerra contra a sociedade, o que confere ao povo a legitimidade do direito de resistncia. Essa doutrina no era criada por Locke e remonta s guerras religiosas, onde escritores calvinistas pediam a resistncia do povo s aes ilegais dos prncipes catlicos. Resgatada e revalorizada por Locke no Segundo tratado, a doutrina do direito de resistncia transformou-se no fermento das revolues liberais que eclodiram depois na Europa e na Amrica. (WEFFORT, 2000, p.88)

Ideias centrais

Liberdade, tolerncia religiosa, pai da doutrina do Empirismo, teoria da Tbula rasa, o Estado de Natureza, teoria da Propriedade, o contrato social, sociedade poltica ou civil e o direito de resistncia.

Вам также может понравиться