Вы находитесь на странице: 1из 3

Sobre o Livro: - publicado em 1999, na Frana. - traduzido para 20 idiomas.

- Brasil: lanamento feito no Instituto carioca de criminologia e pelo programa de direito Criminal da Universidade Candido Mendes. Livro: Este livro um exerccio de sociologia cvica, isto , uma tentativa de utilizar as ferramentas das cincias sociais para participar de um debate pblico atual de extrema significao para a sociedade [...]. O assunto do debate o papel ascendente de um poltica penal voltada para a priso e a punio [...] durante as ltimas dcadas do sculo XX. [...]. O objetivo foi escapar da poltica e do discurso da mdia dominante, que promovem a difuso dessa nova doxa punitiva. P.161 Contexto: Modernidade Lquida (Bauman); Modernidade Reflexiva; Modernidade tardia (Beck, Giddens) - mudanas ou resignificaes de sentido em vrios nexos sociais: Trabalho; indivduo; emancipao; tempo e espao; comunidade. David Harvey: sobre a assimetria do poder do Estado. O Estado-nao permanece o regulador fundamental em relao ao trabalho. A ideia de que, na era da globalizao, o Estado-nao est encolhendo ou desaparecendo como centro de autoridade uma tolice. De fato, desvia-se a ateno do fato de o Estado-nao est agora mais dedicado do que nunca a criar um adequado ambiente de negcios para os investimentos, o que significa, precisamente, controlar e reprimir os movimentos trabalhistas em todos os tipos de meios propositadamente novos: cortar os benefcios sociais, regular os fluxos migratrios e assim por diante. (A construo capitalista do espao, p.29) Redefinies (Wacquant): - trabalho assalariado precrio; - desemprego em massa; - encolhimento proteo social; -insegurana social: objetiva e subjetiva Como lidar com essa insegurana? - o Estado, num esforo para fortalecer sua legitimidade poltica, oferece maior segurana criminal como uma forma de se desviar da maior insegurana social gerada por sua poltica econmica e granjear apoio para ela. P 21 -dessa forma, tambm se legitima o trabalho assalariado precrio. Criminalizao da misria - muda-se o foco da pobreza: social/pessoal - poltica pobreza: reformar/supervisionar e punir os pobres. - a personalidade se sobressai renda ou classe.

Transio Estado Social- Estado Penal Pois atrofia deliberada do Estado social corresponde a hipertrofia distpica do Estado penal: a misria e a extino de um tm como contrapartida direta e necessria a grandeza e a prosperidade insolente do outro p. 88

Como ocorre essa transio? Doxa punitiva neoliberal: I Parte Doxa (segundo Bourdieu) resulta violncia simblica: violncia suave, insensvel, invisvel s prprias vtimas, que se exerce pelas vias simblicas de comunicao e do conhecimento, do desconhecimento, reconhecimento, do sentimento. Elaborada a partir instituies que legitimam o Estado. - Parte EUA, especificamente Manhattan, Nova York e Washington. - Orgos Estado Americano; Associaes defesa das vtima crimes; as mdias e as empresas privadas institutos de consultoria. Manhattan Institute (empacotamento poltica qualidade vida) executada por Rudolph Giuliani e seu chefe de polcia da cidade de Nova York, William Bratton. Recepo Inglaterra (cavalo de Tria continente) pelo Adam Smith Institute; Centre for Policy Studies; Institute of Economic Affairs. Charles Murray: reduo do welfare como forma de deter o crescimento de uma underclass/1)Lawrence Mead: workfare partenalista/ 2)William Bratton: tolerncia zero. 1. Obrigar dependentes Estado a trabalhar. 2. O Estado no deve se preocupar com as causas da criminalidade e sim puni-las (ampliao sistema carcerrio). Legitimidade discurso: - Construo categorias/artifcios com respaldo cientfico como violncia urbana, que no se confirma estatisticamente, como pretexto para punir pobres e negros (cria-se estigmas). - a mdia contribui para alimentar a sensao de que a delinquncia, como uma mar, sobe enexoravelmente. - falsos debates nocivos. Ou seja, reproduo no mbito institucional. 2 Parte Transio Estado providncia-penitncia nos EUA e Europa maneira emprica. Contexto EUA ltimo quartel sculo XX (consequncias governo Reagan): - dobrou populao muito pobre; -verbas sociais reduzidas em 80%; -Intensa desigualdade Social; Resposta: criminalizao pobreza para assegurar trabalho precrio e sub-remunerado. - expanso sistema carcerrio (triplica em 15 anos) -aumento liberdade condicional (quadriplicaram em 16 anos) - proliferao banco dados - gastos pblicos destinados construo e funcionamento prises (penitenciria: 3 maior empregador pas) - Lucrativo mercado para carceragem privada (movimenta 4 bilhes) Quem sofre medidas? - famlias e bairros deserdados, principalmente jovens dos enclaves negros metrpoles; a priso substitui o gueto como instrumento de encerramento plano econmico e poltico aps anos 60, marcado pelo movimento polticas afirmativas (Malcom X, assassinado 1965, Marthin Luther King, Panteras Negras) - Caso americano no uma particularidade.

Frana (mas tambm Alemanha) - para lidar com o desemprego em massa -insegurana social -precariedade trabalho assalariado Aumento priso (em 15 anos aumentou 2 vezes e meio) Quem ser a vitma? - imigrantes (lugares de no direito centros reteno; inimigos cmodo: smbolo e alvo angstias sociais) -taxicmanos e vendedores droga (inteis e perigosos) -No respeito aos direitos humanos. - jovens Dispositivos panpticos (vigilncia/tutela informatizada) - colocam populaes pobres sob uma superviso rgida ao sistematizar coleta informaes. A priso como fbrica da misria: A gesto penal da insegurana social alimenta-se assim de seu prprio fracasso programado Inflao carcerria: resultado preferncias culturais e decises polticas (uma possibilidade) EUA: criminalizao misria. Europa: encruzilhada: controle social e penal/criao novos direitos do cidado.

Вам также может понравиться