Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIESP FACULDADE DE TAQUARITINGA CURSO DE PEDAGOGIA 2013.1 ADM 7 NA POLTICAS PBLICAS E EDUCAO 2.

O 2. CINCIA POLTICA E POLTICAS PBLICAS DE EDUCAO: ASPECTOS HISTRICOS O conceito de Cincia Poltica e do que entendemos por Polticas Pblicas. A questo da Poltica da Educao no Brasil. Polticas Pblicas em Educao, refletir sobre as influncias que a ao do homem, nos seus espaos de poder, tem trazido para as populaes. O poder poltico da Educao, ao longo do tempo, tem produzido inmeros indicadores de desigualdade, assim como incontveis histria de sucesso social. A abrangncia do campo de estudo da cincia poltica. Na historia, como as idias polticas dominam e influenciam as decises dos governos em todos os campos de conhecimento e as polticas de Educao no mundo e em nosso pas. Cincia poltica: evoluo do conceito Em textos acadmicos, encontramos as expresses cincia poltica, teoria poltica e sociologia poltica, como sinnimas, gerando algumas confuses... O objeto de estudo Giner: a cincia da autoridade dos governantes, do poder. Na Grcia Antiga, com Aristteles com a sua obra Poltica e Plato criador de um sistema poltico, em seu livro Repblica, no qual o modelo de sociedade deveria adotar um sistema de Educao em que todos os cidados teriam igualdade de condies. A Revoluo Francesa levou ao poder a burguesia e provocou mudanas ideolgicas no povo, mas somente a partir do sculo XIX que diferentes tendncias polticas se formaram, em oposio aos efeitos da Revoluo Francesa. No sculo XIX, Marx e Engels criaram um modelo prprio de explicao cientfica para as lutas polticas do proletariado. Sculo XIX, em continuidade ao pensamento marxista, apresenta um cenrio mundial convulsivo, com a dominao do iderio comunista em vrias regies da Europa, culminando com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), liderada pela Alemanha. O crescimento do comunismo e a criao URSS, tendo Moscou, capital da Rssia, como centro dos comunistas, contriburam para a diviso do mundo em socialismo e capitalismo. O fim da Primeira Guerra no trouxe a paz. Anos depois, a Alemanha, dominada pelo pensamento antijudaico sob a liderana de Hitler e seus aliados, levariam o mundo Segunda Guerra Mundial, que foi o fato histrico-poltico mais importante do sc. XX.

Contexto mundial no final do sculo XX e o incio do novo milnio Fim da Segunda Guerra (1939-1945). A ebulio de idias polticas que se sucede e as transformaes sociais e tecnolgicas foram marcadas grandes transformaes polticas. O cenrio dos anos 1980 continua marcado por uma polarizao poltico-filosfica entre as correntes socialistas (de origem marxista) e, no campo especfico da Educao, altamente influenciada pelo pensamento de Gramsci e Althusser e as correntes liberais, por vezes de forte cunho conservador, outras, utilizando discursos progressistas de liberdade e igualdade.

Gramsci trouxe uma grande contribuio para algumas linhas tericas em educao ao tentar adaptar o pensamento poltico marxista s exigncias da sociedade do sculo 20. Defende uma escola nica, crtica e criativa, que desenvolvesse tanto competncias predominantemente intelectuais quanto manuais (tcnicas), possibilitando a autonomia dos sujeitos. Althusser, afirma que a escola capitalista, consiste na reproduo da sociedade e que toda ao pedaggica seria uma imposio arbitrria da cultura das classes dominantes.

O fim da Guerra Fria (1945-1989) contribui para acelerar um processo de transformao no equilbrio de foras que se mantinha desde o fim 2 Guerra. Entre 1984-85, com advento da liderana Mikhail Gorbachev na URSS, inicia-se a perestroika, com reflexos polticos para o mundo. Uma nova revoluo que geraria profundas mudanas em todos os campos. 1987, com o Tratado de Roma: Criao da Comunidade Econmica Europia. 1993, com o Tratado de Maastricht, inicio da Unio Europia, com as fronteiras abertas para os cidados de todos os pases membro, tendo a economia com carter integrador e as discusses polticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos europeus, conduzindo a lutas comuns pela preserva

Вам также может понравиться