Вы находитесь на странице: 1из 4

Exerccios de IPDS 1 Questo: O diagrama de blocos ilustra um sistema para processamento digital de sinais.

Nesse diagrama: FPB = Filtro passa-baixa SH = Retentor ou amostrador de ordem zero (sample and holder) ADC = Conversor analgico-digital H(z) = Processamento digital DAC = Conversor digital-analgico FR = Filtro de reconstruo Analisando esse sistema conclui-se que: (A) o FPB necessrio para garantir o correto funcionamento do bloco SH. (B) o FPB pode ser omitido nos casos em que o espectro do Sinal 1 est contido dentro da faixa de freqncias de interesse. (C) FR um filtro rejeita-faixa, usado para atenuar a potncia do sinal no entorno da freqncia do relgio. (D) o perodo de amostragem do SH deve ser superior ao tempo de converso do ADC. (E) FR um filtro passa-alta. Reposta: LETRA D 2 Questo: Cite duas vantagens do processamento digital de sinais. Soluo :
Pode implementar qualquer operao programvel menos sensvel variaes ambientais Menor custo

3 Questo: Cite duas aplicaes do processamento digital de sinais. Soluo


Reconhecimento de voz Identificao de alvos em sinais de radar e sonar Identificao de reservas de petrleo em sinais ssmicos

4 Questo: Sabe-se que a resposta ao impulso h [n] caracteriza um sistema. A partir dos h[n] apresentados a seguir, informe se so sistemas IIR (Resposta ao Impulso Infinita) ou FIR (Resposta ao Impulso Finita): a) h[n] = (3)n u[n] b) h[n] =( ) u[n] Obs.: Sabe-se que u[n] a funo degrau unitria definida como: u[n] = 0, para n<0 u[n] = 1, para n>0 e n=0 5 Questo: Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: (V)Sistemas IIR so instveis (F)Sistemas FIR so instveis (V) Um sistema pode ser implementado atravs de diagramas de blocos de vrias formas diferentes (V) A transformada de Fourier de um sinal discreto um sinal continuo (F) A transformada de Fourier de um sinal discreto um sinal discreto 6 Questo: Sabe-se que:

Indique a equao que representa o diagrama de blocos abaixo, onde b0 = 4; a1= 2 e a2=3:

R.: y[n] = 2 y[n-1] + 3 y[n-2] + 4 x[n] 7 Questo: Dado a resposta ao impulso h[n] do sistema LIT abaixo. Em relao a resposta em freqncia do sistema LIT H (ejw), responda:

a) H (ejw) limitado ou ilimitado ? R.: Ilimitado b) H (ejw) discreto ou continuo? R.: Contnuo

8 Questo: Dada as transformaes abaixo, indique se representam transformaes lineares ou no lineares: a) y[n]= T [ x[n]] = 6 x[n] R.: Linear b) y[n]= T [ x[n]] = log x[n] R.: No-Linear 9 Questo: Indique nos sistemas, se so sistemas com memria ou sem memoria: a) portas lgicas AND: R.: Sem memria b) flip-flop JK: R.: Com memria 10 Questo: Represente matematicamente x[n] em funo de [n] o seguinte sinal discreto:

11 Questo: Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( V ) Largura de banda (bandwidth) representa a faixa de valores na qual o ganho do amplificador praticamente constante (normalmente, com uma variao de 3dB). ( V ) Qualquer sinal de corrente ou tenso pode ser representada por uma srie de Fourier, ou seja, por uma soma de sinais senoidais de diferentes freqncias e amplitudes ( F ) O amplificador real a transistor linear em toda faixa de valores de entrada e sada. ( V ) Um processador digital de sinais pode conter um total de 5 milhes de transistores.

Вам также может понравиться