Вы находитесь на странице: 1из 3

FILOSOFIA2FaseUFPR/08

Otextoaseguirrefernciaparaasquestes01e02. No livro VII de A Repblica, Plato apresenta a passagem conhecida por Alegoria da Caverna. Plato usa essa alegoria para representar o processo correto de educao do ser humano. Leia o seguinte trecho da Repblica no qual o personagem Scrates fala queles que foram educadoscorretamente: Masavs,nsformamosvos,paravossobemedorestodacidade,paraserdescomooschefeseosreisnosenxamesdeabelhas,depoisde vos termos dado uma educao melhor e mais completa do que a deles, e de vos tornarmos mais capazes de tomar parte em ambas as atividades. Deve, portanto, cada um por sua vez descer habitao comum dos outros e habituarse a observar as trevas. Com efeito, uma vez habituados, sereis mil vezes melhores do que os que l esto e reconhecereis cada imagem, o que ela e o que representa, devido a terdes contemplado a verdade relativa ao belo, ao justo e ao bom. E assim teremos uma cidade para ns e para vs, que uma realidade, e no um sonho, como atualmente sucede na maioria delas, onde combatem por sombras uns com os outros e disputam o poder, como se ele fosse um grande bem. Mas a verdade esta: na cidade em que os que tm de governar so os menos empenhados em ter o comando, essa mesma forosoquesejaamelhoremaispacificamenteadministrada,enaquelaemqueosquedetmopoderfazemoinverso,sucederocontrrio.
(PLATO,ARepblica,LivroVII,520bd)

01Porque,deacordocomopersonagemScrates,aquelesquereceberamaeducaopropostanaRepblicadevemgovernar? SUGESTODERESPOSTA: Para Scrates, o homem filsofo o nico na sociedade (na polis grega, no caso) a desprezar o poder e honrarias polticas, estar ele, ento, no comando da sociedade e sob sua tutela estaro todos os demais cidados, a quem ele dever guardar e para quem dever buscar o bem comum. Sendo ele aquele que saiu da caverna, tem o saber verdadeiro e o melhor para estar na conduo da cidade e dosseuscidados,aquelequelivraracidadedesuascalamidades,sendoumgovernoconsciente. 02DeacordocomopersonagemScrates,comosedavamefetivamenteasdisputaspolticasnascidades? SUGESTODERESPOSTA: Plato expressa, por meio do personagem Scrates, a falsa idia de governo numa sociedade (ou cidade) onde os governantes combatem por sombras uns com os outros e disputam o poder, como se ele fosse um grande bem. Assim, Scrates demonstra como ilusrioessetipodegovernoporqueelenoalmejaaverdaderelativaaobelo,aojustoeaobom. 03 Segundo Plato no Livro VII de A Repblica, quem contempla o bem prefere no retornar aos afazeres humanos quotidianos. Mesmo assim, Plato afirma que na cidade por ele concebida, aqueles que realizaram a ascenso para fora da caverna e contemplaram o bem devem ser obrigados a retornar ao convvio daqueles que no o contemplaram e a dedicarse administrao da cidade. Aps o personagem Scrates apresentar essa tese, o personagem Glaucon adota uma posio que lhe contrria. Glaucon afirma que a obrigao de fazer com que os que contemplaramobemdediquemseaogovernodacidadeumainjustiacontraeles.ContraaopiniodeGlaucon,Scratesresponde: Esquecestete,novamente,meuamigo,queleinoimportaqueumaclassequalquerdacidadepasseexcepcionalmentebem,masprocura que isso acontea totalidade dos cidados, harmonizandoos pela persuaso ou pela coao, e fazendo com que partilhem uns com os outros doauxlioquecadaumdelespossaprestarcomunidade;aocriarhomensdestesnacidade,aleinoofazparadeixarquecadaumsevoltepara aatividadequelheaprouver,masparatirarpartidodeleparaauniodacidade.
(PLATO,ARepblica,LivroVII,519e520a).

Emoutraspalavras,qualfoiarespostadeScrates? SUGESTODERESPOSTA: Scrates demonstra o compromisso daquele que saiu da caverna (que alcanou o mundo inteligvel, para o alm do sensvel) de procurarqueobemaconteatotalidadedoscidados,peloconvencimentooupelacoao,paraquepartilhemunscomosoutrosaquilo quedeveserobemparatodos. 04Leiaoseguintetrecho: Restaagoraverquaisdevemserosmodoseosatosdegovernodeumprncipeparacomossditosouparacomosamigos.Eporqueseique muitosescreveramsobreisso,temo,escrevendoeutambm,serconsideradopresunoso,sobretudoporque,aodebaterestamatria,afastome do modo de raciocinar dos outros. Mas, sendo a minha inteno escrever coisa til a quem escute, pareceume mais convincente ir direto verdade efetiva da coisa do que imaginao dessa. E muitos imaginaram repblicas e principados que nunca foram vistos, nem conhecidos de verdade. Porque h tanta diferena entre como se vive e como se deveria viver, que quem deixa aquele e segue o que se deveria fazer aprende mais rapidamente a sua runa que sua preservao: porque um homem que deseja ser bom em todas as situaes, inevitvel que se destrua

w w w . d o m b o s c o . c o m . b r / c u r s o

1|P g i n a


entre tantos que no so bons. Assim, necessrio a um prncipe que deseja conservarse no poder aprender a no ser bom, e slo e no slo conforme a necessidade.
(MAQUIAVEL.OPrncipe.cap.XV.SoPaulo:Ed.Hedra,2007.)

a)Deacordocomotrechoacima,qual,segundoMaquiavel,adiferenaentresuaobraeoutrostextospolticos? b)ParaMaquiavel,qualavantagemdesuaabordagem? SUGESTODERESPOSTA: a) A principal diferena consiste no fato de que Maquiavel afirma escrever sobre como os homens vivem, e no sobre como deveriam viver. Sua abordagem, portanto, calcada na observao da realidade, sem se dedicar a divagaes de natureza terica. Sua concepo da natureza da poltica a de que o sucesso no pode ser obtido pela observncia dos princpios ticos cristos habituais, mas sim pela utilizao sistemtica de condutas convenientesconquista,manutenoeexercciodopoder,aindaquems. b) A vantagem a conservao eficiente do poder. Maquiavel dedica especial ateno ao tratamento dos sditos e amigos porque nasce desta relaoaestabilidadedopoderdosoberano,ousuaruna.Aafirmaoporquehtantadiferenaentrecomoseviveecomosedeveriaviver,quequem deixaaqueleesegueoquesedeveriafazeraprendemaisrapidamenteasuarunaquesuapreservao:porqueumhomemquedesejaserbomemtodas as situaes, inevitvel que se destrua entre tantos que no so bons evidencia esta preocupao do autor. Observe que a transcrio do fragmento no necessria para a elaborao da resposta. O candidato deve, antes, mostrar que compreendeu o contedo do texto e da obra de Maquiavel como umtodo. 05Considereotrechoabaixo: Portanto, que estes nossos prncipes que estavam h muitos anos nos seus principados, por tlos perdidos depois, no acusem a fortuna, mas a sua indolncia: porque, no tendo nunca, nos tempos de paz, pensado que poderiam mudar o que um defeito comum dos homens, no levar em conta, na bonana, a tempestade , quando depois vieram os tempos adversos, pensaram em fugir e no em se defender; e esperam que o povo, insatisfeito com a insolnciadosvencedores,oschamassemdevolta.Estadeciso,quando nohoutras,boa;masmuitoruimterdeixadoosoutrosremdios poreste:porque nunca se deve desejar cair, por acreditar que encontrars quem te acolha. O que ou no acontece, ou, se acontece, no seguro para ti, por ser esta defesa vil e nodependerdeti.Esomenteasdefesasquedependemdetiedetuaprpriavirtsoboas,certasedurveis.
(MAQUIAVEL.OPrncipe.cap.XXIV.SoPaulo:Ed.Hedra,2007.)

Combasenessetrecho,responda:comofortunaevirtserelacionamparaamanutenodopoderdoEstado? SUGESTODERESPOSTA: Afortunaidentificada,naobradeMaquiavel,comoimpondervel,oimprevisvel,aquiloquetantopodeauxiliaraconsecuodosobjetivospolticos quantoprejudiclos.Oprncipesbioaqueleque, comsuavirt (virtudeemtraduoliteral),ou seja,sua competnciaemgovernar,estprevenidoem relao s agruras da fortuna. O prncipe virtuoso no conta com a misericrdia alheia e considera durante todo o tempo a tempestade, ou seja, a possibilidadedeenfrentaraadversidadepoltica.Aatitudeprevidenteamelhorgarantiadosucessodamanutenodopoder. 06Querestejamosdespertosouadormecidos,nodevemosnuncanosdeixarpersuadir,senopelaevidnciadanossarazo.Econvmfrisarquedigodenossa razo,enodenossaimaginaonemdenossossentidos.Assimtambm,noporvermososolmuitoclaramentequedevemosjulgarqueelesejadotamanho queovemos(...):poisarazononosditademodoalgumqueoqueassimvemosouimaginamosverdadeiro.Masarazonosditaquetodasasnossasidiasou noesdevemteralgumfundamentodeverdade,poisnoseriapossvelqueDeus,inteiramenteperfeitoeinteiramenteverdadeiro,astivessepostoemnssem isso.
(DESCARTES.DiscursodoMtodo,QuartaParte.)

Porque,paraDescartes,amximadeque"todasasnossasidiasounoesdevemteralgumfundamentodeverdade"aplicasetambmsidiasquenossurgem atravsdossentidosedaimaginao? SUGESTODERESPOSTA: A questo da existncia de Deus, colocada nas Reflexes da obra do Discurso sobre o Mtodo, mais do que uma confisso de f de Descartes, tem sentido filosfico na busca da verdade, questo central da Filosofia. Considerando Deus a fonte de toda a verdade e perfeio, definitivamente existente, criador inclusive do homem, Descartes afirma a existncia da centelha da perfeio no homem. Este argumento importante porque d credibilidade aos sentidosdohomem,quesosuafontede observaodarealidadesensvel.Semumapossibilidadefilosoficamentejustificada decrenaemseussentidos,o homemnodisporiademeiosparajulgaroquepercebesse,etapanecessriaparaaboaaplicaodadvidametdica. 07ExpliquearelaoentreaoerazonatesedeDescartesdequesuficientejulgarbemparaprocederbem. SUGESTODERESPOSTA: O exerccio do julgamento , em ltima anlise, a aplicao da razo aos fenmenos que se queira compreender. Caso bem aplicada atravs da dvida metdica, a razo conduz ao conhecimento verdadeiro. A partir desta constatao, o bem proceder tornase conseqncia bvia de uma aplicao correta darazo,umavezqueseriadestitudodesentidoagirdeformadiversadaquelapreconizadaracionalmente. Otextoaseguirrefernciaparaasquestes08e09. O existencialista no tem pejo em declarar que o homem angstia. Significa isso: o homem ligado por um compromisso e que se d conta de que no apenas aquele que escolhe ser, mas de que tambm um legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si prprio, a humanidade inteira, no poderia escaparsuatotaleprofundaresponsabilidade.Decertohmuitagentequenoviveemansiedade,masnossaconvicoqueessestaisdisfaramsuaangstia, queaevitam;certamentemuitaspessoasacreditamqueaoagiremsseimplicamnissoasiprprias,equandoselhesdiz:esetodagentefizesseassim?,elesdo deombroerespondem:nemtodagentefazassim. (SARTRE,J.P.Oexistencialismoumhumanismo.In:OsPensadores,SoPaulo,1973,pg.15.) 08Qualarelao,segundootexto,entreangstiaecompromisso? SUGESTODERESPOSTA: A angstia, para Sartre, faz parte do prprio ato de existir, mesmo estando ela camuflada pelos indivduos. A angstia se d pelo fato de no ser o homem uma essncia pronta ou no ter nada no qual se possa apegar. Ter que decidir pela sua prpria existncia a nica soluo possvel, tornando o homem totalmente responsvel pela sua escolha e, ao mesmo tempo, totalmente compromissado com a humanidade, pois cada escolha sua tambm umaescolha(possibilidade)paratodososhomens.
w w w . d o m b o s c o . c o m . b r / c u r s o

2|P g i n a


09Oqueserumlegisladornaconcepoapresentadanotextoacima? SUGESTODERESPOSTA: Ser legislador, para Sartre, , ao mesmo tempo, o poder que o homem tem de decidir sobre seu prprio existir e abrir caminho para que todos os outroshomenspossamtambmteramesmapossibilidadedeescolhaqueaquelehomemindividualescolheuparasi.Assim,nohumalegislaoanterior aohomem.Humalegislaoconstrudacomoprpriohomemeprpriohomem. 10Leiacomatenooseguintetrecho: Ohomemapresentasecomoumaescolhaafazer.Muitobem.Antesdomaiselesuaexistncianomomentopresente,eestforadodeterminismonatural; ohomemnosedefinepreviamenteasiprpriomasemfunodeseupresenteindividual.Nohumanaturezahumanaque selheanteponha, maslhedada umaexistnciaespecficanumdadomomento.
(SARTRE,J.P.Oexistencialismoumhumanismo.In:OsPensadores,SoPaulo,1973,pg.21.)

Segundootexto,porquepossvelaohomemescolher? SUGESTODERESPOSTA: No somente possvel o homem escolher, como sua nica opo de existncia: ter que escolher, mesmo quando ele pensa (ou decide) por no escolher; isso j uma escolha. No entanto se abre ao homem todo o sentido da sua existncia porque nada existe anterior a ele a natureza ou determinaes divinas que lhe d uma essncia prpria. Assim, ao mesmo tempo que uma contingncia ter que escolher tambm uma permanentepossibilidadedeserdonodoseuatodeexistir.

w w w . d o m b o s c o . c o m . b r / c u r s o

3|P g i n a

Вам также может понравиться