Вы находитесь на странице: 1из 37

5

A filosofia social de Adam Smith


Antnio Jos Avels Nunes

RESUMO: A partir da teoria do valor-trabalho, Adam Smith constri uma teoria da distribuio dos rendimentos que pressupe uma certa estrutura de classes da sociedade e um estudo "institudo com vista defesa dos ricos em prejuzo dos pobres". Defensor do liberalismo, entende, porm, que o contrato de trabalho no um contrato como os outros , porque as duas partes no so, de modo algum, iguais: uma tende a trabalhar para viver; a outra pode viver sem trabalhar. Diante das desigualdades que reconhece, defende que o Estado no deve intervir, confiando na "mo invisvel" do mercado e na virtude das leis naturais que regem a economia. Palavras-chave: Teoria do valor-trabalho. Estado mnimo.

1 - O pensamento de Adam Smith no domnio da Economia estrutura-se, basicamente, a partir da crtica s teses fisiocrticas segundo as quais a produtividade natural da terra um dom da natureza, dom que s pode ser aproveitado pelos que trabalham na agricultura, o que significa que s o trabalho agrcola se configura, por isso mesmo, como trabalho produtivo (i., capaz de produzir um produto lquido). Era claramente diferente da realidade econmica e social da Frana do tempo dos fisiocratas aquela que caracterizava a Inglaterra do tempo de Adam Smith. E este conseguiu aperceber-se de algumas diferenas fundamentais: por um lado, no que toca agricultura, deu-se conta de que os rendeiros (capitalistas) arrecadavam um rendimento que no era um salrio; por outro lado, conseguiu conseguiu compreender que este lucro capitalista no se confinava agricultura: o lucro surgia agora de forma clara na indstria, actividade em que o capital vinha encontrando o seu mais amplo campo de aplicao.

Professor Catedrtico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra

O poder produtivo do trabalho (a produtividade) deixava de estar ligada s caractersticas estruturais da terra, deixava de ser exclusiva da agricultura. Por isso, a explicao do excedente (i., do produto lquido, do qual sai no s a renda mas tambm o lucro, tanto o lucro agrcola como o lucro industrial) no pode continuar a assentar nas condies especficas de que beneficia um determinado tipo de trabalho concreto (o trabalho agrcola). Adam Smith foi alm das vrias formas de trabalho concreto que se encontram na vida real, e elaborou uma nova categoria, a de trabalho abstracto, a qual como ele prprio reconhece , embora possa tornar-se 1 suficientemente inteligvel, no de modo algum to natural e bvia. Esta foi uma novidade terica particularmente importante. Marx considera-a o ponto de partida da economia moderna:
Um imenso progresso foi realizado quando Adam Smith rejeitou todas as formas particulares de actividade criadora de riqueza [...], para considerar apenas o trabalho sem mais, isto , todas as actividades sem qualquer distino. A esta universalidade da actividade criadora de riqueza corresponde a universalidade do objecto, o produto sem mais, e tambm o trabalho em geral, embora ele seja concebido sob a forma de trabalho passado e objectivado.
2

luz dos ensinamentos de Smith, generaliza-se o entendimento de que a produtividade depende no j das caractersticas de um determinado sector de actividade, mas das caractersticas do trabalho abstracto o trabalho em geral, o trabalho tout court (Marx) ou trabalho enquanto tal (Napoleoni) , do dispndio de energia fsica e psquica exigido no processo de produo (qualquer que seja o objecto sobre que este incide), daquilo que comum a todas as formas de trabalho, independentemente da sua forma concreta ou do sector de actividade produtiva em que se exerce. Dava-se deste modo um passo decisivo no sentido de conceber e explicar o excedente em termos de valor e no j em termos fsicos (como os fisiocratas), no sentido de equacionar a necessidade de uma teoria do valor e no sentido de configurar esta como uma teoria do valor-trabalho, ligando a teoria do valor ao trabalho em geral, entendido como a origem e a medida do valor. Escreveu Napoleoni:
Quando, em Smith, o produto lquido identificado fora da agricultura a caracterizao em termos de valor torna-se a nica conceptualmente possvel; consequentemente, com Smith que, pela primeira vez, o

1 2

Cfr. Riqueza das Naes, I, 122. Cfr. K. MARX, Grundrisse, ed. cit., 65/66.

problema capital da anlise da economia capitalista consiste em saber o que que determina o valor das mercadorias.
3

2 - O desenvolvimento da diviso do trabalho trouxe consigo uma enorme


proliferao de tipos muito diferentes de trabalho concreto, criando assim as condies histricas que possibilitaram (e exigiram) a passagem noo de trabalho abstracto, uma noo que abstrai das particularidades de cada forma de trabalho concreto. Como Marx sublinhou, trata-se de um tipo de economia em que existe um conjunto muito diversificado de modos concretos de trabalho, e em que nenhum deles predomina sobre os outros, uma forma de sociedade em que os indivduos passam com facilidade de um trabalho para outro e consideram como fortuito e portanto indiferente o carcter especfico do trabalho. S nestas condies o trabalho deixa de se conceber sob uma forma particular e no apenas no plano das categorias, mas no da prpria realidade, o trabalho se torna o meio de produzir a riqueza em geral.4 Pois bem. O Captulo I do Livro I de Riqueza das Naes ocupa-se exactamente da diviso do trabalho. Segundo Smith, nela radica a explicao de grande parte da percia, destreza e bom senso e do maior acrscimo dos poderes produtivos do trabalho, o qual se verificaria, proporcionalmente diviso do trabalho, em todas as artes, na medida em que possvel introduzila. Da diviso do trabalho depende, pois, a produtividade do trabalho, i., a capacidade do trabalho para produzir um excedente:
O grande aumento da quantidade de trabalho que, em consequncia da diviso do trabalho, o mesmo nmero de pessoas capaz de executar deve-se a trs circunstncias: primeira, o aumento de destreza de cada um dos trabalhadores; segunda, a possibilidade de poupar o tempo que habitualmente se perdia ao passar de uma tarefa a outra; e, finalmente, a inveno de um grande nmero de mquinas que facilitam e reduzem o trabalho, e tornam um s homem capaz de realizar o trabalho de muitos.
5

Cfr. C. NAPOLEONI, O valor..., cit., 24. Isto mesmo posto em relevo por Carlos Laranjeiro: ao detectar em outros ramos da actividade, para alm da agricultura, a possibilidade de criao de um excedente, Smith passa da produo concreta produo em geral. Com isso a matriz do acto produtivo desloca-se do objecto (no caso a terra) para o agente transformador (o trabalho). Nesta medida, o conceito de trabalho abstractiza-se porque se desliga de uma actividade concreta, o acto de trabalho em si mesmo gerador de valor, independentemente do objecto sobre que incide. (C. LARANJEIRO, 73). Cfr. K. MARX,Grundrisse, ed. cit., 66. Cfr. Riqueza das Naes, I, 83.

4 5

O homem substituiu deus como gerador da riqueza: esta deixou de ter na sua origem uma ddiva do Criador de todas as coisas para ser um fruto do trabalho produtivo dos homens. Adam Smith deixa muito claro o seu pensamento acerca da origem (da explicao) da diviso do trabalho: A diviso do trabalho de que derivam tantas vantagens no procede originariamente da sabedoria humana, na sua tentativa de prever e procurar atingir a opulncia geral que ela ocasiona. antes a consequncia necessria, embora muito lenta e gradual, de uma certa propenso para cambiar, permutar ou trocar uma coisa por outra (...), propenso que comum a todos os homens e no se encontra em quaisquer outros animais, que parecem desconhecer esta e todas as outras espcies de contratos, propenso que um daqueles princpios originrios da natureza humana, e que , como parece mais provvel, a consequncia necessria das faculdades do raciocnio e da fala. (...) Tal como por acordo, por tratado, ou por compra que obtemos uns dos outros a maior parte do que necessitamos conclui Smith , essa mesma disposio para a troca que originariamente leva diviso do trabalho. , pois, esta propenso para a troca, entendida como tendncia inerente natureza humana, anterior prpria circulao dos bens, que leva as sociedades humanas a organizar-se de tal forma que as relaes de produo, baseadas na especializao de cada trabalhador, permitem levar ao mais alto grau de realizao aquela propenso para a troca.
Uma vez que a diviso do trabalho se tenha estabelecido completamente, s uma parte muito pequena das necessidades de cada pessoa ser suprida pelo produto do seu prprio trabalho. De longe a maior parte dessas necessidades ter de ser satisfeita graas troca da parte do produto do trabalho de cada um que excede o seu prprio consumo, por aquelas parcelas do produto do trabalho dos outros homens de que ele necessita. Assim, todos os homens vivem da troca, tornando-se, at certo ponto, mercadores, e a prpria sociedade se vai transformando numa verdadeira sociedade mercantil .

3 A partir desta sociedade mercantil, na qual as trocas de bens


desempenham uma funo essencial e a moeda se apresenta como instrumento universal do comrcio, Adam Smith prope-se examinar as regras que os homens naturalmente observam ao trocar esses bens, quer uns pelos outros, quer por dinheiro. So estas regras que determinam o valor

relativo ou valor de troca dos bens, noo que Smith distingue claramente da de valor de uso. Esta a distino:
Deve observar-se que a palavra VALOR tem dois significados diferentes; umas vezes exprime a utilidade de um determinado objecto; outras, o poder de compra de outros objectos que a posse desse representa. O primeiro pode designar-se por valor de uso; o segundo por valor de troca. As coisas que tm o maior valor de uso, tm, em geral, pouco ou nenhum valor de troca; e, pelo contrrio, as que tm o maior valor de troca tm, geralmente, pouco ou nenhum valor de uso. Nada mais til do que a gua: mas com ela praticamente nada pode comprar-se; praticamente nada pode obter-se em troca dela. Pelo contrrio, um diamante no tem praticamente qualquer valor de uso; no entanto, pode normalmente obter-se grande quantidade de outros bens em troca dele.
6

No Captulo V Smith analisa, no o problema da causa, origem ou princpio do valor, mas o problema da medida (i., do padro de medida) do valor dos bens, a verdadeira medida do valor de troca ou em que consiste o preo real de todos os bens. Este problema adquiriu importncia fundamental a partir do reconhecimento da existncia do excedente nas vrias actividades econmicas e no j apenas na agricultura, reconhecimento que tornou inadequado o critrio fisiocrtico de comparao directa entre as quantidades de bens agrcolas existentes no incio e no fim do processo produtivo. O trabalho, enquanto trabalho abstracto, est presente em todas as formas de actividade produtiva. Mas, para cada homem (trabalhador) em concreto, o trabalho significa sempre o sacrifcio de uma certa parcela de bem-estar, liberdade e felicidade. Se cada homem consumisse (utilizasse) apenas os bens por si prprio produzidos, o valor dos bens utilizados corresponderia ao esforo do nosso prprio corpo para os produzir: o verdadeiro preo de todas as coisas escreve Smith7 , aquilo que elas, na realidade, custam ao homem que deseja adquiri-las, o esforo e a fadiga que necessrio dispender para as obter. Se se admitir uma sociedade de produtores que trocam (vendem) uma parte dos bens que produzem para obterem por troca (compra) bens produzidos por outros, ento, segundo Adam Smith,
aquilo que elas, na realidade, custam ao homem que deseja adquirilas o esforo e a fadiga em que necessrio incorrer para as obter. Aquilo que uma coisa realmente vale para o homem que a adquiriu e

6 7

Cfr. Riqueza das Naes, I, 117. Cfr. Riqueza das Naes, I, 119ss.

10

que deseja desfazer-se dela ou troc-la por outra coisa o esforo e a fadiga que ela lhe pode poupar, impondo-os a outras pessoas. Aquilo que compramos, com dinheiro ou em troca de outros bens, adquirido pelo trabalho, exactamente como aquilo que obtemos custa do esforo do nosso prprio corpo. Aquele dinheiro ou aqueles outros bens poupam-nos, na verdade, esse esforo. Contm o valor de uma certa quantidade de trabalho, que ns trocamos por algo que, no momento, se supe conter o valor de idntica quantidade.

A relao de troca aqui concebida como troca de equivalentes, como troca de idnticas quantidades de trabalho. Nestes termos, Adam Smith pode concluir que
o trabalho foi o primeiro preo, a moeda original, com que se pagaram todas as coisas. No foi com ouro ou com prata, mas com trabalho, que toda a riqueza do mundo foi originariamente adquirida; e o seu valor, para aqueles que a possuem e desejam troc-la por novos produtos, exactamente igual quantidade de trabalho que ela lhes permitir comprar ou dominar.

Nas sociedades assentes na diviso do trabalho e na produo com vista troca (ao mercado), a riqueza de cada indivduo i. , o conjunto dos valores de uso que em cada perodo so colocados sua disposio depende, fundamentalmente, do trabalho realizado pelos outros (do trabalho contido nas mercadorias produzidas pelos outros indivduos). O acesso de cada um riqueza produzida pelos outros depende do valor de troca das mercadorias por ele prprio produzidas e que est disposto a trocar por aquelas que no produz. O valor de troca consiste, neste sentido, na capacidade de adquirir riqueza (= valor de uso). E o valor de troca de uma mercadoria mede-se pela quantidade de trabalho (includa nas mercadorias produzidas por outrem) que essa mercadoria permite adquirir a quem a possui e no tenciona us-la para consumo prprio. a teoria do valor de troca entendido como labour commanded, expressa deste modo logo no pargrafo inicial do Captulo V de Riqueza das Naes:
Cada homem rico ou pobre consoante o grau em que lhe dado fruir dos bens necessrios vida e ao conforto e das diverses prprias dos seres humanos. Mas, aps a diviso do trabalho se ter estabelecido completamente, o trabalho de cada homem s poder prov-lo de uma pequenssima parte desses bens. A grande maioria deles ter de ser suprida pelo trabalho de outros homens e, assim, ele ser rico ou pobre consoante a quantidade desse trabalho sobre que ele pode adquirir domnio, ou que lhe possvel comprar. Portanto, o valor de qualquer mercadoria para a pessoa que a possui e no tenciona us-la ou consumi-la, mas sim troc-la por outras mercadorias, igual

10

11

quantidade de trabalho que ela lhe permite comprar ou dominar. O trabalho constitui, pois, a verdadeira medida do valor de troca de todos os bens [Sublinhado nosso]

E mais frente, comentando a afirmao de Hobbes de que riqueza poder, Adam Smith esclarece que este poder poder de compra (um certo domnio sobre todo o trabalho, ou sobre todo o produto do trabalho que, nesse momento, se encontra no mercado):
A fortuna maior ou menor precisamente na razo directa da dimenso desse poder; ou da quantidade de trabalho de outros homens, ou, o que o mesmo, do produto do trabalho de outros homens que ela lhe permite comprar ou dominar. O valor de troca de qualquer coisa sempre precisamente igual dimenso desse poder que ela confere ao seu possuidor.
8

Em sntese: nas sociedades baseadas na troca, o valor de qualquer mercadoria mede-se pela quantidade de trabalho que ela permite comprar ou dominar. O trabalho (the labour commanded) constitui a nica, a verdadeira medida do valor de troca de todos os bens. Embora reconhea que o trabalho a verdadeira medida do valor de troca de todos os bens, Smith chama a ateno para o facto de que
muitas vezes difcil determinar a relao que existe entre duas quantidades de trabalho diferentes. O tempo gasto em dois tipos de trabalho diferentes no basta, por si s, em todos os casos, para definir essa relao. Os diversos graus de dificuldade que as tarefas implicam e os vrios graus de percia nelas aplicados tm igualmente de ser tomados em conta. Pode haver mais trabalho numa hora de duro esforo, que em duas horas de actividade descuidada; ou numa hora de aplicao a uma arte que custou dez anos de trabalho a aprender, que num ms de actividade aplicada a uma tarefa vulgar e bvia. Mas no difcil achar uma medida exacta, quer para a dificuldade, quer para a percia. certo que, ao trocarem-se uns pelos outros os produtos de diferentes espcies de trabalho, elas so habitualmente, e em certa medida, tomadas em conta. Isso consegue-se, todavia, no pela utilizao de uma medida exacta, mas atravs dos processos de ajuste do mercado, de acordo com aquela espcie de igualdade, que, embora no seja exacta, suficiente para permitir levar a cabo as actividades da vida corrente.

E observa tambm que no em termos de trabalho que esse valor normalmente calculado:
8

Cfr. Riqueza das Naes, I, 121.

11

12

mais frequente que cada mercadoria seja trocada por outras mercadorias do que por trabalho; sendo, por consequncia, comparada com aquelas. , pois, mais natural calcular o seu valor de troca em termos da quantidade de alguma outra mercadoria, do que em termos do trabalho que com ela se pode adquirir. Alm disso, a maior parte das pessoas compreende melhor o que se entende por uma certa quantidade de um determinado bem, que por uma quantidade de trabalho. O primeiro um vulgar objecto palpvel; o segundo, uma noo abstracta que, embora possa tornar-se suficientemente inteligvel, no de modo algum to natural e bvia. (...) Quando cessa a troca directa e a moeda se torna no instrumento generalizado do comrcio continua Smith , cada mercadoria passa a ser mais frequentemente trocada por moeda do que por qualquer outra mercadoria. (...) Da que o valor de troca de cada mercadoria seja mais frequentemente calculado em termos da quantidade de moeda por que possvel troc-la, do que em termos de trabalho ou de qualquer outro bem. Mas o prprio Adam Smith que logo adverte que
o ouro e a prata, como todos os outros bens, tm valor varivel, sendo umas vezes mais baratos, outras vezes mais caros, umas vezes mais fceis de adquirir, outras mais difceis. A quantidade de trabalho que uma certa quantidade desses metais permite adquirir ou dominar, ou a quantidade de outros bens por que possvel troc-los, depende, em qualquer momento, da abundncia ou escassez das minas conhecidas por essa altura.

Da a sua concluso no sentido de rejeitar a moeda como medida do valor dos outros bens e de defender que o trabalho a nica medida universal e tambm a nica medida justa do valor, ou seja, o nico padro em relao ao qual se podem referir os valores de todos os bens, em todos os tempos e lugares:
Tal como uma medida de quantidade cujo valor se altera constantemente, como acontece com o p, a braa ou a mo-cheia propriamente ditos, nunca pode constituir uma boa medida das outras coisas, tambm um bem cujo valor constantemente varia nunca pode proporcionar uma medida precisa do valor dos outros bens. (...) Em todos os tempos e lugares caro aquilo que difcil de conseguir, aquilo cuja aquisio exige muito trabalho; e barato aquilo que se obtm facilmente ou com muito pouco trabalho. Portanto, s o trabalho, cujo valor nunca varia, o genuno e verdadeiro padro em termos do qual o valor de todos os outros bens pode, em qualquer momento e lugar, ser

12

13

estimado e comparado. esse o seu preo real, a moeda somente o preo nominal.
9

4 - No Captulo VI do Livro I de Riqueza das Naes estuda Adam Smith a


questo de saber qual a origem do valor. Smith comea por conceber uma situao hipottica em que as relaes entre os homens decorreriam em conformidade com o direito natural. Designa esta situao como o rude estado da sociedade, que precede tanto a acumulao do capital como a apropriao da terra. Nesta situao a relao entre a quantidade de trabalho necessrio para se obterem diferentes objectos parece ser o nico elemento com base no qual se determina a razo de troca. E Adam Smith exemplifica:
Se, por exemplo, num pas de caadores, custa habitualmente o dobro do trabalho matar um castor que matar um veado, um castor valer ou trocar-se- naturalmente por dois veados. natural que aquilo que constitui normalmente o produto de dois dias ou de duas horas de trabalho valha o dobro do que habitualmente produzido num dia ou numa hora de trabalho.
10

Surge aqui um novo conceito, o de trabalho necessrio, i. , a quantidade de trabalho necessria para se produzir uma mercadoria. E, neste rude estado da sociedade, o tempo de trabalho necessrio para se produzir qualquer bem apresentado como o nico elemento determinante do valor desse bem:
num tal estado de coisas explica Smith , a totalidade do produto pertence ao trabalhador; e a quantidade de trabalho habitualmente empregada na obteno ou produo de qualquer bem o nico factor que pode determinar a quantidade de trabalho por que ele poderia normalmente trocar-se, que poderia, por seu intermdio, ser adquirida ou dominada.
9 11

Cfr. Riqueza das Naes, I, 120-124. Cfr. Riqueza das Naes, I, 147.

10

11

Mas Adam Smith chama a ateno para a necessidade de ter em conta determinados aspectos: Se um tipo de trabalho for mais rduo do que outro, ter, naturalmente, de tomar-se em conta essa maior dificuldade; e o produto de uma hora de trabalho desse tipo, pode, muitas vezes, trocar-se pelo de duas horas de trabalho doutro gnero. Ou, se uma espcie de trabalho exigir um grau excepcional de destreza e engenho, o apreo em que os homens tm esses talentos levar naturalmente a atribuir ao seu produto um valor superior ao que lhe adviria somente do tempo de trabalho nele gasto. Tais talentos s conseguem normalmente adquirir-se custa de longa aplicao, e o maior valor atribudo aos seus produtos no ser normalmente mais que uma compensao razovel pelo tempo e trabalho gastos em adquiri-los. No estdio avanado da sociedade, a maior dificuldade e a

13

14

Na situao hipottica que vimos referindo, o trabalho necessrio (o trabalho incorporado ou trabalho contido, como por vezes se diz tambm), indica qual a quantidade de trabalho que essa mercadoria can command. Por outras palavras: o labour commanded o padro de medida do valor de troca de qualquer mercadoria; mas o trabalho necessrio que regula a quantidade concreta de 12 trabalho que uma qualquer mercadoria permite adquirir. Este mesmo problema depois analisado por Adam Smith tendo em vista a sociedade capitalista, caracterizada pela acumulao do capital e pela apropriao da terra e, consequentemente, por uma estrutura social assente, basicamente, em duas classes sociais: uma classe de indivduos que dispem de riqueza acumulada nas suas mos e uma classe de indivduos industriosos que nada mais tm de seu alm da sua fora e habilidade de mos.13 Nesta nova sociedade capitalista, as classes sociais so claramente definidas por Adam Smith com base na posio de cada uma delas relativamente actividade produtiva. O prprio Smith observa que, por vezes, acontece que um ou outro trabalhador possui o capital suficiente, tanto para comprar as matrias-primas necessrias ao seu trabalho, como para se manter at ele se achar terminado e para poder levar o produto do seu trabalho at ao mercado. Nestas condies, este produtor independente simultaneamente patro e operrio e usufrui da totalidade do produto do seu trabalho, ou da totalidade do valor que ele acrescenta s matrias-primas sobre as quais se aplica. Smith sublinha, porm, que estes trabalhadores independentes so meramente residuais nas economias e nas sociedades emergentes das revolues burguesas, nas quais o trabalhador uma pessoa e o proprietrio do capital, que o emprega, outra. Nesta equao terica, Smith parece antecipar Marx, reduzindo a estrutura essencial das sociedades capitalistas a estas duas classes sociais: os trabalhadores (desprovidos da propriedade do capital, que tm apenas de seu a sua fora e habilidade de mos) e os proprietrios do capital (que, por disporem de capital acumulado, esto em condies de contratar indivduos industriosos e de se apropriarem de uma parte

maior percia so normalmente tomadas em conta nos salrios do trabalho, e, provavelmente, na sua fase mais rude e primitiva fazia-se algo de semelhante (Riqueza das Naes, I, 147/148).
12

Cfr. C. NAPOLEONI, Fisiocracia ..., cit., 46/47 e C. LARANJEIRO, 78-80.

13

Cfr. Riqueza das Naes, I, 269: todo o patrimnio de um homem pobre consiste na sua fora e habilidade de mos.

14

15

do valor que estes trabalhadores produtivos acrescentam ao valor das matriasprimas).14 Pois bem. Numa sociedade assim concebida em que os trabalhadores esto separados das condies objectivas da produo o trabalho apresentase, para o filsofo escocs, como uma mercadoria que se troca directamente por outra mercadoria:
Neste estado de coisas, o produto total do trabalho deixa de pertencer sempre aos trabalhadores.(...) E deixa tambm de ser a quantidade de trabalho habitualmente empregada na obteno ou na produo de um bem o nico factor que pode determinar a quantidade por que ele poderia, normalmente, trocar-se, que poderia, por seu intermdio, ser adquirida ou dominada.
15

A quantidade de trabalho que se pode obter por troca com uma determinada mercadoria (labour commanded) continua a ser o padro de medida do valor de troca dessa mercadoria. Mas o trabalho necessrio (o tempo de trabalho normalmente dispendido para produzir ou obter essa mercadoria) deixa de ser o nico factor que pode determinar a quantidade por que ele poderia, normalmente, trocar-se. Adam Smith exprime esta ideia nos seguintes termos:
Logo que comea a existir riqueza acumulada nas mos de determinadas pessoas, algumas delas utiliz-la-o naturalmente para assalariar indivduos industriosos a quem fornecero matrias-primas e a subsistncia, a fim de obterem um lucro com a venda do seu trabalho, ou com aquilo que esse trabalho acrescenta ao valor das matrias-primas. Ao trocar-se o produto acabado por dinheiro, por trabalho ou por outros bens, numa quantidade superior que seria necessria para pagar o preo das matrias-primas e os salrios dos trabalhadores, parte dela tem de constituir os lucros do empresrio do trabalho, que arrisca o seu capital nesta aventura. O valor que os trabalhadores acrescentam s matrias-primas consistir, portanto, neste caso, em duas partes, uma das quais constituda pelos respectivos salrios, a outra pelos lucros do patro, relativos ao volume de matrias-primas e salrios por ele adiantados. Ele no teria qualquer interesse em empreg-los se no esperasse obter, com a venda do seu trabalho, um pouco mais do que o necessrio para reconstituir a sua riqueza inicial; e no teria qualquer interesse em empregar um maior nmero de bens, de preferncia a um volume

14 15

Cfr. Riqueza das Naes, I, 157 e 176. Cfr. Riqueza das Naes, I, 150.

15

16

menor, se os lucros que aufere no fossem proporcionais ao volume do capital empregado. [Sublinhado nosso]
16

Quer dizer: Neste estado de coisas, o produto total do trabalho deixa de pertencer sempre ao trabalhador. Na maioria dos casos, ele obrigado a partilh-lo com o proprietrio do capital, que o emprega. Mas o raciocnio de Smith no acaba aqui. Escreve ele:
Logo que toda a terra de um pas se torna propriedade privada, os seus proprietrios, que, como todos os homens, gostam de colher o que nunca semearam, exigem uma renda, mesmo pelas suas produes naturais. A madeira da floresta, a erva do prado, e todos os frutos naturais da terra que, quando era comum, custavam ao trabalhador somente o incmodo de os colher, passam, mesmo para ele, a ter um preo adicional. Passa a ter de pagar a autorizao de colh-los; e ter de entregar ao proprietrio uma parte daquilo que o seu trabalho colheu ou produziu. Esta parte, ou, o que o mesmo, o valor desta parte a renda da terra, que constitui uma terceira componente do preo da maior parte dos bens.

Em todas as sociedades conclui Smith , o preo de cada bem corresponde sempre a alguma dessas partes, ou a todas trs; e, em todas as sociedades avanadas, todas trs entram, em maior ou menor grau, como partes 17 componentes do preo da grande maioria dos bens. [Sublinhado nosso] Nas condies do capitalismo, a configurao do trabalho como mercadoria significa, para Adam Smith, que nem todo o produto do trabalho pertence ao trabalhador: o valor criado pelo trabalho (acrescentado pelo trabalho s matrias-primas) tem que pagar no s o salrio mas tambm a renda e o lucro. Sendo assim (i. , no sendo o preo natural das mercadorias igual ao montante dos salrios pagos para as obter), o facto de uma mercadoria ser paga pelo dobro de outra no significa que a primeira tenha exigido o dobro do tempo de trabalho dispendido para a obter, em comparao com o trabalho necessrio para obter a segunda. O trabalho necessrio corresponde apenas parte do salrio, o que significa que o labour commanded superior ao trabalho necessrio. Este j no pode regular a quantidade concreta de trabalho que uma qualquer mercadoria permite adquirir. At aqui, a anlise de Smith acerca das partes que compem o preo dos bens pressupe a aceitao do princpio segundo o qual o trabalho a nica origem do valor. isto mesmo que Smith afirma quando defende que o lucro e a
16 17

Cfr. Riqueza das Naes, I, 148/149. Cfr. Riqueza das Naes, I, 151.

16

17

renda so, a par dos salrios, parte do valor que os trabalhadores acrescentam s matrias-primas. Todo o valor criado pelo trabalho vivo, deduzindo-se a esse valor o montante do lucro e da renda, que no vo pertencer aos trabalhadores. isto mesmo que Smith torna claro quando defende (Captulo VIII de Riqueza das Naes) a concepo da renda e do lucro como dedues ao produto do trabalho:
Assim que a terra se torna propriedade privada o proprietrio passa a exigir uma parte de quase todos os produtos que o trabalhador nela pode criar ou colher. A renda torna-se na primeira deduo ao produto do trabalho que se emprega na terra. raro acontecer que a pessoa que cultiva a terra tenha com que manterse at fazer as colheitas. geralmente um patro, o rendeiro que o emprega, que, do seu capital, lhe adianta o sustento, e que no teria qualquer interesse em empreg-lo se lhe no coubesse uma parcela do produto do trabalho, ou seja, se o respectivo capital lhe no fosse restitudo com um lucro. Este lucro corresponde a uma segunda deduo ao produto do trabalho empregado na terra. O produto de quase todo o restante trabalho est sujeito a uma deduo semelhante, devida ao lucro. Em todas as artes e ofcios, a maior parte dos trabalhadores necessita que um patro lhe adiante as matriasprimas para o seu trabalho, bem como os respectivos salrios e manuteno at que ele se ache terminado. O patro comparticipa do produto do trabalho, ou do valor que ele acrescenta s matrias-primas sobre as quais se aplica; e nessa comparticipao consiste o lucro. [Sublinhado nosso]
18

Neste sentido, o trabalho necessrio para produzir uma mercadoria cria um valor que superior ao montante dos salrios pagos aos trabalhadores. Esta diferena o excedente, que vai ser distribudo em rendas e lucros. Alguns autores, incluindo o prprio Marx, tm visto nesta tese de Smith o embrio do conceito marxista de mais-valia e da teoria marxista da explorao.19 A concepo que fica exposta (fala-se, por vezes, a este propsito, de teoria dedutiva) desenvolve o conceito fisiocrtico de excedente e est na base de uma teoria da distribuio do rendimento que tem como pano de fundo o conflito social entre os grupos (classes) que vo receber salrios, lucros e rendas, cada um deles buscando o maior quinho do valor criado pelo trabalho produtivo. Foi este entendimento que depois foi continuado na obra de Ricardo e de Marx e dos autores que se revem na perspectiva clssica-marxista da Economia Poltica.
18 19

Cfr. Riqueza das Naes, I, 175.

Cfr. M. DOBB, 64; C. NAPOLEONI, Fisiocracia..., cit., 48 e C. LARANJEIRO, 82. Ver, no entanto, as reflexes de C. NAPOLEONI, Discorso..., cit., 37/38.

17

18

Cremos que esta perspectiva a que tem maior peso na obra de Smith e a mais lgica no contexto da Riqueza das Naes, em consonncia com o princpio de que o trabalho a fonte originria de todo o valor, de que s o trabalho produtivo cria um excedente (o bolo que vai ser distribudo pelas classes sociais em presena); em consonncia com a tese segundo a qual o que conta, como causa do valor, o trabalho abstracto e no qualquer tipo de trabalho concreto, cujas caractersticas dependeriam do objecto sobre que ele incide; em consonncia com o ponto de vista segundo o qual a produtividade do trabalho depende da diviso do trabalho e no de um qualquer dom da natureza; em consonncia com a afirmao de que a renda e o lucro so dedues ao produto do trabalho, so uma parte, que no cabe aos trabalhadores, do valor que os 20 trabalhadores acrescentam s matrias-primas.

5 - A ideia de que o trabalho a origem de todo o valor est presente


tambm na noo smithiana de trabalho produtivo, qual contrape a de trabalho 21 improdutivo.
20

Tem sido, no entanto, abundantemente discutida a ambiguidade de Adam Smith no que se refere ao enunciado da teoria do valor (C.NAPOLEONI, Discorso, cit., 38, fala de ambiguidade radical), que se projectou at hoje na teoria econmica. Pode descortinar-se na obra de Smith outra perspectiva, que parece apontar no sentido de que o valor de troca se encontra atravs da soma de salrios, rendas e lucros, determinando-se cada um destes tipos de rendimento independentemente dos outros. Nesta ptica, abandona-se a noo de excedente e reduz-se o valor soma dos custos de produo ou dos preos dos factores de produo (a natureza, o trabalho e o capital), preos que dependem das condies dos mercados do trabalho, da terra e do capital, sem relao com um qualquer valor global criado previamente pelo trabalho vivo produtivo. A esfera das relaes de troca surge como uma espcie de sistema autnomo, isolado dos aspectos institucionais (o estatuto jurdico da propriedade, v.g.), das condies da produo e das relaes sociais que a envolvem (cfr. M. DOBB, 148/149). Na sequncia de Sraffa, fala-se de teoria aditiva (adding-up-components cost theory) para referenciar esta concepo de Adam Smith (continuada depois por Nassau Senior, J. Stuart Mill, W. Stanley Yevons, J.-B. Say, Alfred Marshall e toda a teoria neo-clssica), que Schumpeter identifica com o que mais tarde se chamou teoria do custo de produo (cfr. J. SCHUMPETER, 359).

Trabalho improdutivo o que no produz qualquer valor, no de fixando nem corporizando em qualquer objecto durvel ou mercadoria vendvel que continue a existir uma vez terminado o trabalho e que permita adquirir, mais tarde, igual quantidade de trabalho (Riqueza das Naes, I, 582). Um operrio tipicamente um trabalhador produtivo, do mesmo modo que um criado um tpico trabalhador improdutivo. Tal como improdutivo salienta Smith o trabalho de muitas das mais respeitveis classes sociais: O trabalho dos ltimos [dos criados] tem, contudo, o seu valor e merece uma recompensa tal como o primeiro. Mas o trabalho do operrio fixa-se e corporiza-se em qualquer objecto particular ou mercadoria vendvel, que dura, pelo

21

18

19

Na Introduo de Riqueza das Naes Smith refere-se ao trabalho produtivo como sinnimo de trabalho til (fala mesmo de trabalhadores teis e produtivos), parecendo que considera o trabalho improdutivo como trabalho intil. Mais frente, no entanto, considera que os servios prestados pelos trabalhadores improdutivos podem ser teis e at necessrios. Mas no Captulo III do Livro II que Adam Smith define trabalho produtivo como aquele que eleva o valor do objecto a que aplicado, que origina valor, que acrescenta ao valor das matrias-primas a que se aplica o valor da sua prpria manuteno e o lucro do patro. O trabalho produtivo fixa-se e corporiza-se em qualquer objecto particular ou mercadoria vendvel que dura, pelo menos, durante algum tempo aps a concluso do trabalho, como se se armazenasse uma certa quantidade de trabalho para ser utilizada, se necessrio, em qualquer outra ocasio.22 Da noo de trabalho produtivo ficam, assim, excludos os servios, que, no tempo em que Smith escreveu consistiam, fundamentalmente, em servios pessoais (servios domsticos), que eram, em regra, consumos de luxo. A ideia que emerge com mais fora da elaborao de Adam Smith parece ser a que idenfica o trabalho produtivo com o trabalho que origina valor, ideia que
menos, durante algum tempo aps a concluso do trabalho. como se se armazenasse uma certa quantidade de trabalho para ser utilizada, se necessrio, em qualquer outra ocasio. Esse objecto ou, o que o mesmo, o preo respectivo, pode mais tarde, se necessrio, pr em movimento uma quantidade de trabalho igual que lhe deu origem. O trabalho de um criado, pelo contrrio, no se fixa nem se corporiza em qualquer objecto particular ou numa mercadoria vendvel. Os seus servios deixam, em geral, de existir no prprio instante em que so prestados e raramente deixam atrs de si qualquer resduo ou valor com o qual se torne possvel obter, mais tarde, igual quantidade desse servio (Riqueza das Naes, I, 582). Por isso Adam Smith defende que um homem enriquece empregando grande nmero de operrios e empobrece se mantiver uma multido de criados. Exactamente porque o trabalho de um criado nada acrescenta a qualquer valor, o que significa que a manuteno de um criado nunca recuperada. Pelo contrrio: embora o patro adiante ao operrio os seus salrios, ele, na realidade, no implica qualquer dispndio para o patro, uma vez que o valor desses salrios lhe , em regra, restitudo, com um lucro, por meio do valor acrescido do objecto sobre o qual o operrio trabalhou. (...) O trabalho de um operrio acrescenta geralmente, ao valor das matrias-primas a que se aplica, o valor da sua prpria manuteno e o lucro do patro (Riqueza das Naes, I, 581). Em consonncia com esta concepo, Smith sustenta que os trabalhadores improdutivos so consumidores puros (tal como os proprietrios de terras), uma vez que se mantm consumindo uma parte do produto anual da actividade dos outros indivduos. Dentro desta mesma lgica, advoga a ideia segundo a qual os salrios dos trabalhadores produtivos desempenham uma funo de capital, enquanto que a parte da riqueza utilizada na manuteno de trabalhadores improdutivos retirada do capital, passando a fazer parte da riqueza destinada a consumo imediato.
22

Cfr. Riqueza das Naes, I, 581ss.

19

20

se casa perfeitamente com aquela outra segundo a qual o trabalho (o trabalho abstracto) a nica fonte de valor. O trabalho produtivo o que cria riqueza, qual vo ser deduzidos os montantes arrecadados pelos capitalistas e pelos proprietrios de terras. O lucro e a renda no se justificam, portanto, enquanto rendimentos criados pelo capital e pela terra, nem representam qualquer remunerao devida a estes factores de produo (como defender Say). Os capitalistas (os patres ou empresrios), uma vez pagos os salrios aos trabalhadores produtivos, apropriam-se do excedente que estes criaram para alm do correspondente ao salrio: se os patres ou empresrios (capitalistas) forem rendeiros agrcolas, ento tero de entregar aos proprietrios fundirios, a ttulo de renda da terra, uma parte do excedente que em primeira mo chamaram a si. Esta noo aquela que Marx chamou a definio correcta: o valor criado pelo trabalho produtivo e incorporado nos bens produzidos paga o trabalho necessrio para produzir estes bens (salrio) e deixa ainda um excedente (renda e lucro). Neste sentido, pode dizer-se que o trabalho produtivo o que produz um excedente: o valor criado pelos trabalhadores produtivos escreve Smith inclui o valor da sua prpria manuteno e o lucro do patro. Este parece ser tambm o entendimento de Claudio Napoleoni quando define a noo smithiana de trabalho produtivo como
aquele trabalho que no s reproduz o valor dos prprios meios de subsistncia, mas reproduz tambm um valor adicional (que apropriado como renda ou como lucro); podemos agora precisar acentua Napoleoni dizendo que produtivo aquele trabalho que d lugar a um produto pelo qual o labour commanded maior que o trabalho incorporado.23

certo que do texto de Adam Smith emerge uma outra leitura possvel da noo de trabalho produtivo, que a liga ao facto de se fixar ou incorporar em uma mercadoria vendvel, por contraposio ao trabalho improdutivo, entendido como trabalho que no se fixa nem se incorpora em uma mercadoria vendvel, i. , como servio que deixa de existir no prprio momento em que prestado, sem que fique atrs de si qualquer resduo ou valor que, mais tarde, permita obter igual quantidade desse servio. Esta j seria uma leitura dificilmente compatvel com a lgica marxista, segundo a qual o que relevante a natureza das relaes sociais de produo, o que significa que a fora de trabalho de um trabalhador assalariado que presta

23

Cfr. C. NAPOLEONI, Fisiocracia..., cit., 49.

20

21

servios ao seu patro tambm pode gerar mais-valia. Cremos, porm, com Maurice Dobb, que
razovel supor que Adam Smith no encontrou contradio entre as duas definies porque no considerava possvel lucro ou mais-valia a no ser quando o trabalho em questo produzisse um bem vendvel. Sem dvida que as duas noes coincidem em grande parte.24

6 - O que fica dito permite atribuir a Smith a compreenso (que Marx desenvolveria e esclareceria) de que a dinmica do processo de produo capitalista assenta na obteno de lucros. Como salienta Ronald Meek, em Riqueza das Naes a tendncia para maximizar o lucro e para acumular capital apresenta-se como o requisito essencial e a causa bsica do crescimento da 25 riqueza. Nas economias pr-capitalistas, a produo destinava-se satisfao de necessidades: ou pelo consumo dos prprios bens que cada um produz, ou por troca de uma parte destes bens por outros que esse indivduo no produz, mas de que igualmente carece. A troca (directa ou monetria, servindo a moeda como simples intermedirio nas trocas) visa apenas proporcionar a cada interveniente uma satisfao mais adequada das necessidades, mediante a obteno de um valor de uso maior do que aquele que se d. Na economia capitalista, o processo assenta na iniciativa dos capitalistas: quem dispe de dinheiro acumulado, vai utiliz-lo na compra de fora de trabalho e de meios de produo, com vista produo de mercadorias que destina venda no mercado, para obter mais dinheiro do que aquele que utilizara:
Logo que comea a existir riqueza acumulada nas mos de determinadas pessoas escreve Smith algumas delas utiliz-la-o naturalmente para assalariar indivduos industriosos a quem fornecero matrias-primas e a subsistncia, a fim de obterem um lucro com a venda do seu trabalho, ou com aquilo que esse trabalho acrescenta ao valor das matrias-primas. Ao trocar-se o produto acabado por dinheiro, por trabalho ou por outros bens, numa quantidade superior que seria necessria para pagar o preo das matrias-primas e os salrios dos trabalhadores, parte dela tem de constituir os lucros do empresrio do trabalho, que arrisca o seu capital nesta aventura. O valor que os trabalhadores acrescentam s matrias-primas consistir, portanto, neste caso, em duas partes, uma das quais constituda pelos respectivos salrios, a outra pelos lucros do patro, relativos ao volume das matriasprimas e salrios por ele adiantados [sublinhados nossos].
24 25 26

Cfr. M. DOBB, 81-83. Cfr. R. MEEK, Economia..., cit., 35. Cfr. Riqueza das Naes, I, 148/149.

26

21

22

Nas economias capitalistas como bem observa Adam Smith -,


seja qual for a parte da sua riqueza que um homem empregue como capital, espera que ela lhe seja sempre restituda com um lucro; aquele que dispe de riqueza acumulada s aplica capital numa indstria com vista ao lucro, o que significa que o titular do capital no teria qualquer interesse em empregar indivduos industriosos se no esperasse obter, com a venda do seu trabalho, um pouco mais do que o necessrio para reconstituir a sua riqueza inicial; e no teria qualquer interesse em empregar um maior nmero de bens, de preferncia a um volume menor, se os lucros que aufere no fossem proporcionais ao volume do capital empregado
27

A esta luz, fica claro que o objectivo da produo deixa de ser a obteno, por troca com os bens produzidos, de outros bens diferentes com valor de uso diferente, mas sim a expanso quantitativa do valor de troca. A obteno de mais dinheiro (Marx falar de Mehrwert: mais valor ou mais-valia), , pois, o objectivo directo e o incentivo determinante da produo nos quadros do capitalismo. Na construo smithiana, a acumulao do capital surge como a pedra angular da sua teoria do desenvolvimento econmico, uma vez que da dimenso da acumulao do capital depende no s o nmero de trabalhadores que podem ser utilizados na produo (este nmero s pode aumentar se aumentarem os fundos necessrios sua manuteno, i. , se aumentar o capital), mas tambm o nvel de produtividade dos trabalhadores produtivos:28 A capacidade produtiva (...) s poder aumentar em consequncia ou de um acrscimo do nmero e melhoria das mquinas e instrumentos que facilitam e reduzem o respectivo trabalho, ou de uma diviso e distribuio do emprego mais adequada(...) Em qualquer dos casos torna-se quase sempre necessrio um capital adicional. somente graas a esse capital adicional que o empresrio de qualquer oficina pode fornecer aos seus operrios maquinaria mais aperfeioada, ou pode distribuir o trabalho entre eles de forma mais adequada. Mais detidamente, Adam Smith explica:
A quantidade de matrias-primas que pode ser trabalhada pelo mesmo nmero de pessoas aumenta numa grande proporo, medida que o trabalho se subdivide cada vez mais; e, porque as tarefas executadas por cada operrio se reduzem gradualmente a um maior grau de simplicidade, torna-se possvel a inveno de uma variedade de

27 28

Cfr. Riqueza das Naes, I, 148/149, 585 e 757. Cfr: Riqueza das Naes, I, 600.

22

23

novas mquinas, capazes de facilitar e encurtar tais tarefas. Por conseguinte, necessrio, medida que progride a diviso do trabalho, e a fim de proporcionar emprego constante a igual nmero de trabalhadores, armazenar um conjunto de provises igual ao que utilizado numa situao de maior atraso, mas um conjunto de matriasprimas e ferramentas superior ao ento necessrio. Contudo, o nmero de trabalhadores em cada ramo de actividade aumenta geralmente com a diviso do trabalho nesse ramo, ou antes, o aumento do nmero de trabalhadores que lhes permite classificarem-se e subdividirem-se dessa forma. (...) A pessoa que emprega o seu capital na manuteno da fora de trabalho, com certeza deseja empreg-lo por forma a produzir a maior quantidade possvel de trabalho. Procura, portanto, conseguir a mais adequada distribuio de trabalho entre os seus operrios e fornecerlhes as melhores mquinas que tenha possibilidade de inventar ou de adquirir. As suas possibilidades em qualquer destes campos vo geralmente tanto mais longe quanto maior for o capital de que dispuser, ou o nmero de pessoas que puderem empregar. Deste modo, no s o volume de actividade desenvolvida num pas cresce com o acrscimo do capital que a emprega, como, em consequncia desse mesmo aumento, idntico volume de actividade passa a produzir uma quantidade de trabalho muito superior
29

Na senda das concepes que alimentaram o movimento religioso da Reforma (essencialmente uma religio burguesa, como observou Marx), Adam Smith explicou a acumulao do capital com base nas qualidades dos homens. partida, todos tm a mesma probabilidade (e o mesmo direito) de enriquecer. Mas verdade que uns so trabalhadores (industriosos), frugais (parcimoniosos) e inteligentes, enquanto que outros so indolentes (preguiosos), perdulrios e incapazes de gerir bem o dinheiro que ganham. Assim se explicaria que uns sejam ricos e outros no. Na ltima categoria de pessoas incluam-se os trabalhadores, que, por culpa sua, nunca poderiam ser ricos: ao longo do sculo XVIII, a tese, to difundida, da preguia natural das classes trabalhadoras (o prprio Adam Smith fala da tendncia para a preguia 30 nos pobres) esteve ao servio desta justificao.
29 30

Cfr. Riqueza das Naes, I, 494/495.

Cfr. Riqueza das Naes, II, 316. Talvez por isso e porque, como salienta Rogrio SOARES, 60), sendo a riqueza vista como uma bno de Deus, a indigncia significava a denegao da Graa divina - os pobres fossem tratados da mesma desapiedada maneira que os criminosos e os vagabundos. Perante estas concepes smithianas, comentou Marx que a acumulao original assim entendida desempenha na economia poltica aproximadamente o mesmo papel que o pecado original na teologia (...). Num tempo remoto, havia, de um lado, uma elite diligente, inteligente, e, sobretudo, frugal, e, do outro, uma escumalha preguiosa, que dissipava tudo o que tinha a mais (...) E deste pecado original conclui Marx (O Capital, ed. cit., 104/105) datam a pobreza da grande massa, a qual continua, a despeito de todo o trabalho, a

23

24

Acompanhemos o raciocnio de Smith: Os capitais escreve ele - so aumentados pela parcimnia e so reduzidos pela prodigalidade e mau emprego. Por isso que, a seus olhos, todo o prdigo surge como um inimigo pblico e todo o homem frugal como um benfeitor pblico.
Toda a parte do rendimento que uma pessoa poupa acrescenta-a ao seu capital, empregando-a, em seguida, na manuteno de um nmero adicional de trabalhadores produtivos, ou permitindo que uma outra pessoa o faa, emprestando-lhe essa parte do seu capital contra um juro, ou seja, uma parcela dos lucros. Tal como o capital de um indivduo apenas pode ser aumentado pelo que ele poupar do seu rendimento ou ganho anual, assim tambm o capital de uma sociedade, que no mais do que o conjunto do de todos os indivduos que a compem, apenas dessa forma pode ser acrescido. a parcimnia, e no o nvel de actividade, que a causa imediata do aumento de capital. Mas a actividade que fornece aquilo que a parcimnia acumula. No entanto, por mais que a actividade fornecesse capital, se a parcimnia o no poupasse e acumulasse, ele nunca cresceria. A parcimnia, fazendo aumentar o fundo destinado manuteno de trabalhadores produtivos, tende a aumentar o nmero de indivduos cujo trabalho acrescenta valor ao objecto a que aplicado. Tende, por consequncia, a aumentar o valor de troca do produto anual da terra e do trabalho do pas. Aumenta o nvel de actividade capaz de fazer aumentar o valor desse produto .
31

7 - Fica claro que Adam Smith compreendeu perfeitamente a importncia


da poupana e da acumulao do capital nas sociedades capitalistas. Porque s com base na acumulao do capital pode aumentar o nmero de trabalhadores produtivos utilizado: o capital, empregado com vista obteno do lucro, que pe em movimento a maior parte do trabalho til em todas as sociedades. No h qualquer outra forma de aumentar o produto anual da terra e do trabalho de uma nao escreve ele que no seja pelo aumento do nmero dos trabalhadores produtivos ou da capacidade produtiva dos trabalhadores j antes empregados. evidente que o nmero dos trabalhadores produtivos s

no ter para vender a no ser a si prpria, e a riqueza de uns poucos, a qual cresce continuamente, embora eles h muito tenham deixado de trabalhar. A Reforma abriu o caminho s concepes deterministas que mais tarde vieram a informar as teorias que procuraram legitimar o racismo e que tentaram (e tentam) explicar o subdesenvolvimento como um fenmeno perfeitamente natural, dadas as caractersticas naturais dos povos dos pases subdesenvolvidos e das regies em que habitam.
31

Cfr. Riqueza das Naes, I, 592.

24

25

pode aumentar significativamente em consequncia de um aumento do capital, ou seja, de fundos destinados sua manuteno.32 E porque s com base na acumulao do capital pode aumentar a produtividade: Quanto capacidade produtiva do mesmo nmero de trabalhadores observa Smith , ela s poder aumentar em consequncia ou de um acrscimo do nmero e melhoria das mquinas e instrumentos que facilitam e reduzem o respectivo trabalho, ou de uma diviso e distribuio do emprego mais adequada. Da a sua concluso: em qualquer dos casos tornase quase sempre necessrio um capital adicional. somente graas a esse capital adicional que o empresrio de qualquer oficina pode fornecer aos seus operrios maquinaria mais aperfeioada, ou pode distribuir o trabalho entre eles de forma mais adequada. Mais detidamente, Adam Smith explica:
A quantidade de matrias-primas que pode ser trabalhada pelo mesmo nmero de pessoas aumenta numa grande proporo, medida que o trabalho se subdivide cada vez mais; e, porque as tarefas executadas por cada operrio se reduzem gradualmente a um maior grau de simplicidade, torna-se possvel a inveno de uma variedade de novas mquinas, capazes de facilitar e encurtar tais tarefas. Por conseguinte, necessrio, medida que progride a diviso do trabalho, e a fim de proporcionar emprego constante a igual nmero de trabalhadores, armazenar um conjunto de provises igual ao que utilizado numa situao de maior atraso, mas um conjunto de matriasprimas e ferramentas superior ao ento necessrio. Contudo, o nmero de trabalhadores em cada ramo de actividade aumenta geralmente com a diviso do trabalho nesse ramo, ou antes, o aumento do nmero de trabalhadores que lhes permite classificarem-se e subdividirem-se dessa forma. (...) A pessoa que emprega o seu capital na manuteno da fora de trabalho, com certeza deseja empreg-lo por forma a produzir a maior quantidade possvel de trabalho. Procura, portanto, conseguir a mais adequada distribuio de trabalho entre os seus operrios e fornecerlhes as melhores mquinas que tenha possibilidade de inventar ou de Cfr. Riqueza das Naes, I, 476 e 600. Noutro ponto da Riqueza das Naes (I, 634), Adam Smith observa que quando o capital de um pas no for suficiente para atender quelas trs finalidades [manter o cultivo, as manufacturas e os transportes], quanto maior for a parte dele empregada na agricultura, tanto maior ser a quantidade de trabalho produtivo que ele movimentar dentro do pas, e o mesmo acontecer com o valor acrescentado pelo emprego desse capital ao produto da terra e do trabalho da sociedade em cada ano. A seguir agricultura, o capital empregado nas indstrias que movimenta a maior quantidade de trabalho produtivo e acrescenta o maior valor ao produto anual. O que empregado no comrcio de exportao o que, dos trs, produz o menor efeito. Perpassa aqui um certo apego valorizao fisiocrtica da agricultura, que contrasta com a compreenso da importncia da indstria e do papel da diviso do trabalho nesta nova actividade econmica capitalista.
32

25

26

adquirir. As suas possibilidades em qualquer destes campos vo geralmente tanto mais longe quanto maior for o capital de que dispuser, ou o nmero de pessoas que puderem empregar. Deste modo, no s o volume de actividade desenvolvida num pas cresce com o acrscimo do capital que a emprega, como, em consequncia desse mesmo aumento, idntico volume de actividade passa a produzir uma quantidade de trabalho muito superior.
33

O seu optimismo acerca da dinmica destas sociedades no sentido do progressive state (atravs de um proceso de crescimento auto-sustentado) assenta no pressuposto de que a prodigalidade o fruto da paixo pela fruio presente que, por vezes, embora violenta e difcil de dominar, , em geral, apenas momentnea e ocasional, enquanto que o princpio que leva o indivduo a poupar o desejo de melhorar a sua situao, desejo que, embora normalmente calmo e controlado, nos acompanha desde o bero e no nos abandona at ao tmulo. O quadro fica completo se tivermos em conta este outro pressuposto do pensamento smithiano:
o esforo natural de cada indivduo para melhorar a sua prpria condio, quando lhe permitido exerc-lo com liberdade e segurana, um princpio to poderoso que s por si e sem qualquer outro contributo no s capaz de criar a riqueza e prosperidade de uma sociedade como ainda de vencer um grande nmero de obstculos com que a insensatez das leis humanas tantas vezes cumula as suas aces .
34

Adam Smith salienta, porm, que confia na parcimnia e na prudncia dos indivduos privados, mas atribui ao estado os defeitos da prodigalidade e do mau emprego dos capitais. Rejeita, pois, qualquer papel activo do estado no processo de acumulao do capital, designadamente cobrando receitas atravs de impostos sobre os rendimentos privados, com o objectivo de fazer despesas que se substituam s despesas dos particulares. Assim se exprime o filsofo:
As grandes naes no so jamais arruinadas pela prodigalidade e o mau emprego dos capitais privados, embora s vezes o sejam pelos pblicos. Na maior parte dos pases, a totalidade ou a quase totalidade das receitas pblicas empregada na manuteno de indivduos no produtivos. o caso de todos os que compem uma corte numerosa e esplndida, uma grande instituio eclesistica, armadas e exrcitos

33 34

Cfr. Riqueza das Naes, I, 494/495.

Cfr. Riqueza das Naes, I, 68.

26

27

numerosos que em tempos de paz nada produzem e em tempos de guerra nada adquirem que possa compensar o dispndio incorrido com a sua manuteno, ainda que s durante o perodo de durao da guerra. Toda essa gente, dado que nada produz, tem de ser mantida pelo produto do trabalho de outros homens. Deste modo, quando se multiplicam para alm do necessrio, podem, num ano, consumir uma parcela to elevada daquele produto que a parte restante no baste para manter os trabalhadores produtivos, necessrios reproduo do ano seguinte. Assim, a produo do ano seguinte ser inferior desse ano e, se se mantiver o mesmo desconcerto, a do ano a seguir reduzir-se- ainda mais. Pode acontecer que esses indivduos improdutivos, que deviam ser mantidos apenas por uma parte do rendimento disponvel do conjunto das pessoas, cheguem a consumir uma parcela to grande da totalidade de rendimento, obrigando to elevado nmero de indivduos a consumir o respectivo capital, ou seja, os fundos destinados manuteno do trabalho produtivo, que a frugalidade e adequado emprego dos capitais por parte dos indivduos no seja suficiente para compensar a perda e degradao do produto originadas por esse violento e forado abuso. Todavia, na maior parte das ocasies, esta frugalidade e adequado emprego de capitais so, ao que a experincia mostra, suficientes para compensar no s a prodigalidade e mau emprego de capitais privados, mas tambm a extravagncia pblica dos governos. O esforo uniforme, constante e ininterrupto de todos os homens para melhorar a sua situao, princpio de que deriva originariamente a opulncia pblica e nacional, tal como a privada, muitas vezes suficientemente poderoso para manter o progresso natural das coisas no sentido da sua melhoria, a despeito tanto da extravagncia do governo como dos erros da administrao. Tal como o princpio desconhecido da vida animal consegue muitas vezes restituir a sade e o vigor constituio, apesar no s da doena, mas tambm dos absurdos tratamentos prescritos pelo mdico
35

Mas Adam Smith acrescenta ainda outra exigncia: as virtudes privadas da frugalidade e da prudncia s produziro os seus efeitos benficos se o estado no limitar a liberdade individual, nem sequer para limitar os consumos de luxo atravs de leis sumpturias ou da proibio da importao de bens de luxo. Vejamos o que diz o prprio Smith:
Ainda que a prodigalidade do governo tenha, sem dvida, retardado o progresso natural da Inglaterra no sentido da riqueza e do desenvolvimento, no lhe foi possvel impedi-lo. (...) O produto anual da terra e do trabalho do pas agora, sem dvida, muito superior ao registado ao tempo quer da restaurao, quer da revoluo. Deve, por conseguinte, ser tambm muito elevado o capital

35

Cfr. Riqueza das Naes, I, 599/600.

27

28

anualmente empregado no cultivo das suas terras e na manuteno do seu trabalho. No meio de todas as exigncias do governo, esse capital foi silenciosa e gradualmente acumulado pela frugalidade e bom emprego dos capitais por parte dos particulares, pelo seu universal, contnuo e ininterrupto esforo para melhorar a situao de cada um. Foi este esforo, protegido pela lei e acompanhado da liberdade de exercer-se da forma mais proveitosa, que manteve a Inglaterra no caminho da riqueza e do progresso, em todos os tempos passados, e esperamos bem que o continue a conseguir em todos os tempos vindouros. Contudo, assim como a Inglaterra nunca beneficiou de um governo frugal, tambm jamais contou a parcimnia entre as virtudes caractersticas dos seus habitantes. Por consequncia, constitui a maior impertinncia e presuno por parte dos reis e ministros o pretenderem fiscalizar a economia dos cidados e restringir os seus gastos, seja atravs de leis sumpturias, seja pela proibio da importao de bens de luxo. Eles so sempre, e sem excepo, os maiores perdulrios que existem na sociedade. Cuidem bem dos seus prprios gastos e podero confiadamente deixar aos particulares o cuidado dos deles. Se a extravagncia dos governantes no arruinar o estado, poderemos estar certos de que a dos sbditos jamais o far
36

O optimismo do sistema smithiano fica completo se tivermos em conta que Smith (tal como Say e Ricardo) entendia que a poupana sempre totalmente investida. Estariam assim criadas as condies para que o progresso econmico se verificasse sem riscos de situaes permanentes de desequilbrio global. Acompanhemos Adam Smith:
Aquilo que anualmente poupado to regularmente consumido como o que anualmente despendido, e praticamente tambm no mesmo perodo; simplesmente consumido por um diferente conjunto de pessoas. A parte do seu rendimento anualmente despendida por um indivduo rico , na maior parte dos casos, consumida por convidados ociosos e por criados que nada deixam atrs de si em troca do que consomem. Quanto parte que anualmente poupa, dado que, com vista obteno de um lucro, imediatamente aplicada como capital, de igual modo consumida, e praticamente durante o mesmo perodo, mas por um conjunto diferente de pessoas, trabalhadores do campo, operrios e artfices, que reproduzem, com um lucro, o valor do respectivo consumo anual.
37

8 - Em sede da teoria da distribuio do rendimento, embora faa apelo a


determinadas leis naturais e se proponha analisar as leis segundo as quais o produto se distribui naturalmente entre as diferentes classes de cidados, Adam
36 37

Cfr. Riqueza das Naes, I, 604/605. Cfr. Riqueza das Naes, I, 593.

28

29

Smith assume com suficiente clareza o carcter conflituante dos interesses dos titulares das vrias categorias de rendimento, na medida em que cada uma dessas categorias de rendimento (salrios, rendas e lucros) s pode aumentar custa da diminuio de outra (ou de outras): As subidas e descidas dos lucros do capital escreve Adam Smith38 dependem das mesmas causas que determinam os aumentos e as diminuies dos salrios do trabalho (...), mas essas causas afectam uns e outros de maneira muito diferente, pelo que altos salrios do trabalho e altos lucros do capital so coisas que talvez raramente coexistam, excepto nas circunstncias especiais das novas colnias. Mas os princpios de filosofia social de Adam Smith esbatem esta conflitualidade, para abrirem caminho a um mundo de harmonia, em que todos os interesses se conciliam. Todo o homem escreve Smith , desde que no viole as leis da justia, tem direito a lutar pelos seus interesses como melhor entender e a entrar em concorrncia, com a sua indstria e capital, com os de qualquer outro homem, ou ordem de homens. O autor parte do princpio de que um homem s aplica capital numa indstria com vista ao lucro, esfora-se continuadamente por encontrar o emprego mais vantajoso para o capital que detm e no pretende, normalmente, promover o bem pblico, nem sabe at que ponto o est a fazer. Apesar disto, Smith acredita que
cada um trabalha, necessariamente, para que o rdito anual da sociedade seja o maior possvel, (...) guiado por uma mo invisvel a atingir um fim que no fazia parte das suas intenes. Seria assim, pelo menos, numa sociedade onde se permitisse que as coisas seguissem o seu curso natural, onde houvesse liberdade perfeita e onde cada homem fosse totalmente livre de escolher a ocupao que quisesse e de a mudar sempre que lhe aprouvesse. Nesta sociedade ideal, o seu prprio interesse levaria cada homem a procurar os empregos vantajosos e a evitar os desfavorveis. Cada indivduo, conclui Smith, ao tentar satisfazer o seu prprio interesse, promove, frequentemente, de um modo mais eficaz, o interesse da sociedade, do que quando realmente o pretende fazer. (...) Na verdade, aquilo que [cada indivduo] tem em vista o seu prprio benefcio e no o da sociedade. Mas o juzo da sua prpria vantagem leva-o, naturalmente ou melhor, necessariamente , a preferir o emprego mais vantajoso para a sociedade.
39

38 39

Cfr. Riqueza das Naes, I, 211-219. Cfr. Riqueza das Naes, I, 231/232, 284 e 757/758.

29

30

Esta confiana no individualismo, nas virtudes do sistema de liberdade natural, radica numa antropologia optimista que representa a ultrapassagem do pessimismo caracterstico da filosofia social de Hobbes. Segundo Hobbes, a natureza humana essencialmente egosta. E o egosmo transformaria o homem no inimigo do homem (homo homini lupus), caracterizando-se o estado de natureza como um estado de guerra permanente (bellum ommium contra omnes). A antropologia pessimista que informa o selfish system hobbesiano arrasta a concluso de que a sociedade civil no pode constituir-se sem a interveno coerciva do estado, a qual implica que os homens renunciem sua prpria liberdade. Da o leviathan. Ao irracionalismo deste estado natural de guerra vem Locke contrapor uma lei racional, eventualmente inspirada pela natureza divina, que o leva a uma viso antropolgica optimista. No estado de natureza, o homem essencialmente bom. A harmonia s no se realiza porque a natureza fsica avara, o que implica a afirmao da desigualdade natural como a outra caracterstica do estado de natureza. Porque se trata de desigualdade natural, o estado no pode pretender super-la. Em Locke o estado j no configurado como a fonte da sociedade civil, mas tambm no se lhe reconhecem condies para resolver o conflito social inerente a uma sociedade que assenta na liberdade de cada indivduo. Liberdade que consiste essencialmente na liberdade de adquirir uma propriedade com base no seu trabalho, propriedade que o estado (o estado liberal) deve garantir. Foi David Hume o primeiro autor que conseguiu escapar ideia de que a conflitualidade social inerente a uma sociedade que se rege pelo princpio do egosmo. Colocando-se no plano da filosofia moral, Hume renunciou a uma crtica racionalista do pessimismo de Hobbes, preferindo caracterizar os homens por um sentimento, oposto ao egosmo, que leva cada um a desejar o que til ou agradvel para os outros. David Hume designa-o por simpatia, benevolncia ou sentido de humanidade. A simpatia surge, deste modo, como a fonte dos juzos morais (juzos de aprovao para a virtude, para tudo o que til do ponto de vista individual e social), e tambm como a origem de um comportamento virtuoso, na medida em que a simpatia conduz cada indivduo a agir para o bem dos outros como a melhor forma de conseguir um sistema de relaes sociais que seja mais vantajoso para si prprio. Na sntese de Napoleoni,
enquanto a filosofia do egosmo no permite ao indivduo reconhecer qualquer outra utilidade imediata, Hume avana at chegar a reconhecer nos homens um sentimento de humanidade suficiente para que

30

31

cada um seja capaz de reconhecer no apenas a sua prpria utilidade, mas tambm a utilidade dos outros .
40

Assim autonomizada a dimenso moral, a simpatia permite harmonizar, nesta esfera da vida humana, o interesse individual e o interesse colectivo. Mas ficam de fora outras dimenses da vida humana em que o egosmo pode continuar como fonte de conflitos. Permanecia, ao menos implicitamente, o reconhecimento do dualismo psicolgico como caracterstica dos homens. A ultrapassagem deste dualismo foi sugerida pela primeira vez na famosa Fbula das Abelhas, de Bernard Mandeville (The Fable of the Bees: or Private Vices, Public Benefits, 1714). Nas palavras do prprio, esta a tese de Mandeville:41
Orgulho-me de ter demonstrado que no so nem as qualidades de bondade ou as afeies delicadas naturais ao homem, nem as reais virtudes que ele capaz de adquirir pela razo e pela abnegao, que constituem o fundamento da sociedade; mas que aquilo a que no mundo chamamos mal, tanto moral como natural, o grande princpio que faz de ns criaturas sociveis, a base slida, a vida e o apoio de todas as actividades e de todos os empregos, sem excepo; que nele que devemos procurar a verdadeira origem de todas as artes e de todas as cincias, e que, no momento em que o mal desaparea, a sociedade se deteriora, se no se dissolver inteiramente.

Adam Smith critica Mandeville por considerar como vcios certas qualidades (ou paixes) que, em seu juzo, o no so. Em termos tais enfatiza Smith que at uma camisa lavada ou uma habitao confortvel so um vcio. (...) graas a este sofisma que chega sua concluso predilecta de que os vcios privados constituem virtudes pblicas. No entanto, Smith no deixou de reconhecer que o sistema do Dr. Mandeville estava, em alguns casos, muito 42 prximo da verdade. Compreende-se, por isso, a sintonia de certas passagens de Riqueza das Naes com a tese de Mandeville. Dois trechos para o comprovar:
O esforo natural de cada indivduo para melhorar a sua prpria condio constitui, quando lhe permitido exercer-se com liberdade e segurana, um princpio to poderoso que, sozinho e sem ajuda, no s capaz de levar a sociedade riqueza e prosperidade, mas tambm de

40 41 42

Cfr. C. NAPOLEONI, Fisiocracia..., cit., 34. Cfr. Riqueza das Naes (Introduo do Editor), I, 61/62. Cfr. Cfr. Riqueza das Naes (Introduo do Editor), I, 58/59.

31

32

ultrapassar centenas de obstculos inoportunos que a insensatez das leis humanas demasiadas vezes ope sua actividade .
43

Numa sociedade civilizada o homem necessita constantemente da ajuda e cooperao de uma imensidade de pessoas, e a sua vida mal chega para lhe permitir conquistar a amizade de um pequeno nmero. Em quase todas as outras espcies animais, cada indivduo, ao atingir a maturidade, inteiramente independente, e, no seu estado normal, no necessita da ajuda de qualquer outro ser vigente. Mas o homem necessita quase constantemente do auxlio dos seus congneres e seria vo esperar obt-lo somente da sua bondade. Ter maior probabilidade de alcanar o que deseja se conseguir interessar o egosmo deles a seu favor e convenc-los de que tero vantagem em fazer aquilo que ele deles pretende. Quem quer que prope a outro um acordo de qualquer espcie, prope-se conseguir isso. D-me isso, que eu quero, e ters isto, que tu queres, o significado de todas as propostas desse gnero; e por esta forma que obtemos uns dos outros a grande maioria dos favores e servios de que necessitamos. No da bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, mas da considerao em que eles tm o seu prprio interesse. Apelamos, no para a sua humanidade, mas para o egosmo, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, mas das vantagens deles. Ningum, a no ser um mendigo, se permite depender essencialmente da bondade dos seus concidados. At mesmo um mendigo no depende inteiramente dela .
44

Verdadeiramente, a tese contida no sistema de Mandeville pode reconduzir-se ideia de que impossvel prescindir em absoluto da presena e das consequncias do mbil egosta no comportamento dos homens em sociedade. Nestes termos, a ultrapassagem do dualismo psicolgico acima referido s poderia conseguir-se atribuindo ao egosmo um papel socialmente positivo. este o sentido da construo smithiana da mo invisvel, ao arrepio do preconceito largamente difundido no sculo XVIII, segundo o qual toda a aco 45 motivada pelo interesse privado , por isso mesmo, anti-social. Adam Smith comea por aceitar a concepo de Hume que faz assentar o fundamento da moral (da virtude) na utilidade simultaneamente individual e social da aco dos homens e que faz da simpatia a origem do juzo moral e do comportamento moral. Depois, tal como David Hume autonomizara a esfera moral, Adam Smith autonomiza a esfera da actividade econmica e sustenta que, nesta dimenso do comportamento humano em que se verifica a
43 44 45

Cfr. Riqueza da Naes, II, 68.

Cfr. Riqueza das Naes, I, 94/95 (sublinhado nosso). Cfr. M. DOBB, Teorias..., cit., 55; C. NAPOLEONI, Fisiocracia..., cit., 36/37 e M. BLAUG, Economic Theory..., cit., 59-65.

32

33

formao e o desenvolvimento da riqueza , o mbil egosta justifica-se nos mesmos termos que a simpatia na esfera moral. Na esfera econmica, a utilidade dos particulares concilia-se com a utilidade da sociedade na medida em que cada um, desde que no viole as leis da justia, prossiga o seu prprio objectivo de obter o mximo lucro e o mximo de segurana em concorrncia, com a sua indstria e capital, com os de qualquer outro homem, ou ordem de homens. Na esfera da actividade econmica, os vcios privados de que falava Mandeville no so, afinal, vcios. O egosmo surge, aqui, como um elemento positivo, desde que a prossecuo do interesse de cada um no impea os outros de prosseguir igualmente o seu prprio interesse. Na sntese de Carlos Laranjeiro, Riqueza das Naes representa, neste plano, a tentativa de prova de que o self-interest est para a economia como a simpatia est para a moral. O conjunto social torna-se harmonioso, j que ambos permitem obter a 46 maximizao individual e colectiva. Vale a pena atentar de novo nestes dois trechos muito conhecidos de Riqueza das Naes:
Cada indivduo esfora-se continuadamente por encontrar o emprego mais vantajoso para qualquer que seja o capital que detm. Na verdade, aquilo que tem em vista o seu prprio benefcio e no o da sociedade. Mas o juzo da sua prpria vantagem leva-o, naturalmente , melhor, necessariamente , a preferir o emprego mais vantajoso para a sociedade. Cada um trabalha, necessariamente, para que o rdito da sociedade seja o maior possvel. Na realidade, ele no pretende, normalmente, promover o bem pblico, nem sabe at que ponto o est a fazer. (...) Ao dirigir essa indstria, de modo que a sua produo adquira o mximo valor, s est a pensar no seu prprio ganho, e, neste como em muitos outros casos, est a ser guiado por uma mo invisvel a atingir um fim que no fazia parte das suas intenes nem nunca ser muito mau para a sociedade que ele no fizesse parte das suas intenes. Ao tentar satisfazer o seu prprio interesse, promove, frequentemente, de modo mais eficaz, o interesse da sociedade, do que quando realmente o pretende fazer. Nunca vi nada de bom, feito por aqueles que se dedicaram ao comrcio pelo bem pblico. Na verdade, no um tipo de dedicao muito comum entre os mercadores, e no so necessrias muitas palavras para os dissuadir disso.
47

46 47

Cfr. C. LARANJEIRO, 68. Cfr. Riqueza das Naes, I, 755,758 (sublinhado nosso).

33

34

9 - Fiel sua filosofia individualista (porventura algo contraditria com a


importncia que atribui diviso do trabalho), Adam Smith sustenta que a vida econmica decorrer harmoniosamente desde que se deixem as coisas seguir o seu curso natural. Mas a verdade que o professor de Glasgow no ignora, como j salientmos, o carcter conflituante da sociedade em que se insere e revela mesmo a percepo de que o conflito essencial presente nesta sociedade o que ope os trabalhadores assalariados e os proprietrios do capital, classes cujos interesses no so de modo algum idnticos. Esta diferena de posies (e consequente antagonismo de interesses) explica-a Smith como consequncia dos diferentes poderes de que dispem, nas sociedades capitalistas, os patres (por serem proprietrios do capital) e os operrios (por possuirem apenas a sua fora e habilidade de mos, por no possuirem o capital suficiente, tanto para comprar as matrias-primas necessrias ao seu trabalho, como para se manter at ele se achar terminado). Tudo se reduz ao facto de uma classe de pessoas deter a propriedade do capital e outra(s) classe(s) estar(em) privada(s) dela. As relaes sociais no aparecem, pois, na obra de Smith, como relaes entre indivduos iguais. Ele tem clara conscincia de que sempre que h muita propriedade, h grande desigualdade, de que por cada homem rico haver, pelo menos, quinhentos homens pobres, e de que a propriedade de uns poucos pressupe a indigncia de muitos. E sabe que nas naes civilizadas e prsperas (...) um grande nmero de pessoas no exerce qualquer actividade e muitas delas consomem o produto de dez vezes, frequentemente de cem vezes, 48 mais trabalho do que aqueles que as exercem. Nestas condies, admitir Adam Smith uma qualquer interveno do estado com fins correctivos? De modo nenhum, porque ferir os interesses de uma classe de cidados, por mais ligeiramente que possa ser, sem outro objectivo que no seja o de favorecer os de qualquer outra classe, uma coisa evidentemente contrria quela justia, quela igualdade de proteco que o soberano deve, indistintamente, aos seus sbditos de todas as classes. Como bom liberal, Adam Smith defende que o mximo de utilidade social se consegue quando a vida econmica decorre naturalmente, prosseguindo cada um o seu prprio interesse. Segundo esta concepo, a economia (separada do estado) funciona de acordo com as suas prprias leis, leis naturais, leis de validade absoluta e universal: a ordem natural harmoniza todos os interesses a partir da natural actuao de cada um no sentido de obter o mximo de

48

Cfr. Riqueza das Naes, I, 70 e 316.

34

35

satisfao com o mnimo de esforo.49 Deste fetichismo naturalstico (Oskar Lange) derivam os economistas clssicos duas consideraes fundamentais: a) por um lado, uma atitude conformista perante as ocorrncias da vida econmica: elas decorrem das leis da natureza e o que natural justo (a lei moral identifica-se com a lei natural); b) por outro lado, uma atitude de condenao de toda e qualquer interveno do estado na vida econmica. Em 1 lugar, porque a vida econmica e a ordem social so consideradas partes integrantes da ordem natural, regulada por leis que exprimem princpios eternos e universais da natureza humana, leis to rigorosas e inalterveis como as leis da fsica (concepo mecanicista ou fisicista, de raiz newtoniana); em 2 lugar, porque defendem que o estado, como mquina essencialmente poltica, , pelas suas prprias funes, incompetente para a actuao econmica (Smith: no h dois caracteres que paream mais contrrios do que os do comerciante e do governo.). A vida econmica, assim entendida, o fundamento da sociedade civil, o princpio da prpria existncia do estado, cujas funes devem restringir-se ao mnimo compatvel com a sua capacidade para garantir a cada um e a todos, em condies de plena liberdade, o direito de lutar pelos seus interesses como melhor entender. Adam Smith considerado o pai da doutrina do estado mnimo e muitas vezes invocado, nesta qualidade paternal, para justificar as propostas dos neoliberais dos nossos dias. claro o ponto de vista de Smith a este respeito:
O soberano escreve ele fica totalmente liberto (...) do dever de superintender o trabalho das pessoas privadas e de o dirigir para as actividades mais necessrias sociedade. Segundo o sistema de liberdade natural, o soberano tem apenas trs deveres a cumprir. Trs deveres de grande importncia, na verdade, mas simples e perceptveis para o senso comum: em primeiro lugar, o dever de proteger a sociedade da violncia e das invases de outras sociedades independentes; em segundo lugar, o dever de proteger, tanto quanto possvel, todos os membros da sociedade da injustia ou opresso de qualquer outro membro, ou o dever de estabelecer uma administrao da justia; e, em terceiro lugar, o dever de criar e preservar certos
49

Apesar de aceitar a fatalidade das leis naturais, Smith contraria algumas das ideias correntes no seu tempo ao defender que, se no fossem estas leis, seria perfeitamente razovel, socialmente justo e economicamente vantajoso que os salrios fossem superiores ao mnimo histrico de subsistncia. Por estas e outras razes, cremos que tem razo Fernando ARAJO quando se refere ao ardor republicano e igualitrio que anima a obra do filsofo escocs (ob. cit., 1239), que, por certo, no daria a todos os que, ainda hoje, procuram alicerar a produtividade em polticas e prticas de salrios baixos (cfr. Riqueza das Naes, I, 196-198, 200203 e 228/229).

35

36

servios pblicos e certas instituies pblicas que nunca podero ser criadas ou preservadas no interesse de um indivduo ou de um pequeno nmero de indivduos, j que o lucro jamais reembolsaria a despesa de qualquer indivduo ou pequeno nmero de indivduos, embora possa, muitas vezes, fazer mais do que reembolsar esse lucro a uma grande sociedade .
50

Mas cremos que esta tese de Smith tem em vista as estruturas do poder poltico do estado absoluto, ao servio de interesses de tipo feudal, que o filsofo criticou por ineficientes e improdutivas: na maior parte dos pases, a totalidade ou a quase totalidade das receitas pblicas empregada na manuteno de indivduos no produtivos. Entre estes indivduos no produtivos inclui Adam Smith
muitas das mais respeitveis classes sociais, (...) o soberano, por exemplo, bem como todos os funcionrios tanto da justia como da guerra que servem sob as suas ordens, todo o exrcito e toda a marinha, todos os que compem uma corte numerosa e esplndida, uma grande instituio eclesistica, armadas e exrcitos poderosos que em tempos de paz nada produzem e em tempos de guerra nada adquirem que possa compensar o dispndio incorrido com a sua manuteno, ainda que s durante o perodo de durao da guerra. Toda essa gente remata Adam Smith , dado que nada produz, tem de ser mantida pelo produto do trabalho de outros homens.
51

este estado parasita e perdulrio que Adam Smith pretende reduzir a estado mnimo. Com esta justificao:
quando se multiplicam [essa gente e essas estruturas] para alm do necessrio, podem, num ano, consumir uma parcela to elevada daquele produto [o produto do trabalho de outros homens] que a parte restante no baste para manter os trabalhadores produtivos, necessrios reproduo do ano seguinte. Assim, a produo do ano seguinte ser inferior desse ano e, se se mantiver o mesmo desconcerto, a do ano a seguir reduzir-se- ainda mais. Pode acontecer que esses indivduos improdutivos, que deviam ser mantidos apenas por uma parte do rendimento disponvel do conjunto das pessoas, cheguem a consumir uma parcela to grande da totalidade do rendimento, obrigando to elevado nmero de indivduos a consumir o respectivo capital, ou seja, os fundos destinados manuteno do trabalho produtivo, que a frugalidade e o adequado emprego dos capitais por parte dos

50 51

Cfr. Riqueza das Naes, II, 284/285. Cfr. Riqueza das Naes, I, 582 e 599.

36

37

indivduos no seja suficiente para compensar a perda e degradao do produto originadas por esse violento e forado abuso .
52

Esta apreciao de Adam Smith poder aplicar-se ainda hoje a muitos estados dominados por oligarquias corruptas e por ditadores sem escrpulos, mas no sero inteiramente adequadas situao dos estados democrticos em pases de economias complexas e desenvolvidas. Por outro lado, de salientar a preocupao de Smith em responsabilizar o estado por uma srie de servios pblicos, deixando claro que dever do soberano: a criao e a manuteno daqueles servios e instituies que, embora possam ser altamente benficos para uma sociedade, so, todavia, de uma natureza tal que o lucro jamais poderia compensar a despesa para qualquer indivduo ou pequeno nmero de indivduos, no se podendo, portanto, esperar a sua criao e manuteno por parte de qualquer indivduo ou pequeno nmero de indivduos. A concretizao deste dever exige despesas de variadssimos graus nos diferentes perodos da sociedade. Depois das instituies pblicas e dos servios pblicos necessrios para a defesa da sociedade e para a administrao da justia acrescenta Smith os outros servios e instituies deste tipo so fundamentalmente aqueles criados com vista a facilitar o comrcio da sociedade e a promover a instruo do povo. E acrescenta, num toque de grande modernidade: As instituies de instruo so de dois tipos: as que visam a instruo da juventude e as que visam a de pessoas de todas as idades.53 A verdade que, entre os neoliberais de hoje, no falta quem considere demasiado permissivo e perigoso o critrio de Smith para delimitar a aco do estado:

Quase no h nenhuma actividade escreveu Milton Friedman em 1976 que no se tenha considerado adequada interveno do estado de acordo com os argumentos de Smith. fcil afirmar, como o faz Smith mais de uma vez, que h efeitos externos que colocam uma actividade ou outra na esfera do interesse pblico, e no na esfera do interesse de algum indivduo ou algum nmero pequeno de indivduos. No h critrios objectivos amplamente aceites para avaliar tais asseres, para medir a grandeza dos efeitos externos, para identificar os efeitos externos das aces governamentais e compar-los com os efeitos externos que se produziriam se se deixassem as coisas em mos privadas. A anlise

52 53

Cfr. Riqueza das Naes, I, 582 e 599/600. Cfr. Riqueza das Naes, II, 333.

37

38

superficialmente cientfica de custo-benefcio erigida com base em Smith transformou-se numa formidvel Caixa de Pandora.
54

Escrevendo quando o estado capitalista dava os primeiros passos, a anlise de Adam Smith sobre a origem e a evoluo do estado assenta numa interpretao histrica. Certos trechos de Riqueza das Naes lembram alguns trabalhos de Engels sobre este mesmo tema. Como a avareza e a ambio nos ricos e o dio ao trabalho e a tendncia para a preguia nos pobres escreve ele constituem as paixes que predispem ao ataque propriedade, como a propriedade dos ricos provoca a indignao dos pobres que muitas vezes so levados pela necessidade e influenciados pela inveja a apropriar-se dos seus bens, compreende-se a necessidade do estabelecimento de um governo civil e compreende-se que uma das funes do estado seja a da administrao exacta da justia, uma vez que s com a proteco do magistrado civil que o dono dessa valiosa propriedade, adquirida com o trabalho de muitos anos ou, talvez, de muitas geraes, poder dormir em segurana. A aquisio de propriedades valiosas e vastas conclui Adam Smith exige, necessariamente, o estabelecimento de um governo civil. Quando no h propriedades ou, pelo menos, propriedades que excedam os dois ou trs dias de trabalho, o governo civil no ser to necessrio.55 Particularmente elucidativos do que se diz atrs so os trechos seguintes: Como, entre caadores, raramente existe a propriedade ou, pelo menos, propriedades superiores a dois ou trs dias de trabalho, raramente existe qualquer magistrado, ou qualquer administrao regular da justia. Escreve mais frente Smith:
na era dos pastores, no segundo perodo da sociedade, que surge pela primeira vez a desigualdade de fortuna, introduzindo no seio dos homens um grau de autoridade e subordinao anteriormente impossvel de existir. Introduz, assim, em certa medida, esse governo civil indispensvel sua prpria manuteno e parece t-lo feito naturalmente, independentemente, mesmo, da verificao dessa necessidade. Esta verificao vai acabar, sem dvida, por contribuir muito para a manuteno e consolidao dessa autoridade e subordinao. Os ricos especialmente esto necessariamente interessados em manter esse estado de coisas, nico capaz de lhes assegurar os seus prprios benefcios. Os menos ricos unem-se na defesa dos mais ricos no que se refere sua propriedade para que, por
54

Apud G. FEIWEL, Equilibrium business cycle theory and the real world, em Economia, vol. 8, n 2, Maio/1984, 146. Cfr. Riqueza das Naes, II, 316.

55

38

39

sua vez, estes se unam na defesa da propriedade daqueles. Todos os pastores e criadores menores sentem que a segurana dos seus prprios rebanhos dependem da segurana dos rebanhos dos pastores e criadores mais prsperos, que a manuteno da sua menor autoridade depende da manuteno da autoridade superior e que da sua subordinao depende o poder de, por seu turno, subordinar outros que lhe so inferiores. Constituem uma espcie de aristocracia que tem todo o interesse em defender a propriedade e em apoiar a autoridade do seu pequeno soberano a fim de este poder defender a sua prpria propriedade e apoiar a sua autoridade.
56

Logo a seguir, Adam Smith torna bem clara a sua concepo do estado enquanto instrumento de defesa dos proprietrios contra aqueles que no dispem da propriedade do capital. Na esteira de Locke (Civil Government, 94: o governo no tem qualquer outro objectivo que no seja a preservao da propriedade), Smith defende que o governo civil, na medida em que institudo com vista segurana da propriedade, , na realidade, institudo com vista defesa dos ricos em prejuzo dos pobres, ou daqueles que possuem alguma propriedade em detrimento daqueles que nada possuem.57 So afirmaes como esta que justificam a tese de Mark Blaug segundo a qual, nesta Parte II do Captulo I do Livro V de Riqueza das Naes, Smith apresenta uma teoria marxista do estado.58 E talvez esta leitura permita compreender melhor a coerncia da rejeio, por parte de Smith, de qualquer interveno do estado com vista correco das injustias: exactamente porque sabe qual o verdadeiro papel do estado e aceita que ele deve cumprir a sua funo, que a defesa dos ricos em prejuzo dos pobres, ou daqueles que tm alguma propriedade em detrimento daqueles que nada possuem. Por outro lado, como j vimos, resulta dos seus escritos a ideia (comum aos autores da escola clssica) de que a propriedade (a acumulao do capital) o fruto da frugalidade e da prudncia de alguns, adquirida com o trabalho de muitos anos ou, talvez, de muitas geraes.

56 57 58

Cfr. Riqueza das Naes, II, 315 e 321/322.

Cfr. Riqueza das Naes, II, 322. Cfr. M. BLAUG, Economic Theory...., 61. tambm de Mark Blaug este comentrio: Quando lemos as suas anlises sobre a evoluo do governo civil, da justia, das foras armadas e da famlia, torna-se evidente que ele tinha ideias claras sobre a natureza do processo histrico. Como outros autores escoceses da poca, v.g. Adam Ferguson, John Millar, Willam Robertson e mesmo David Hume, ele expe uma filosofia da histria que atribui uma importncia fundamental natureza e distribuio da propriedade. No exagerado descrever estes homens como os precursores da concepo materialista da histria.

39

40

Adam Smith pensa, alm disso, que todos podem ser proprietrios, mesmo o mais pobre dos homens, se for frugal e industrioso. Dir-se-ia que o dio ao trabalho e a tendncia para a preguia e para o cio nos pobres que explicam as diferenas sociais, que no seriam, alis, to gritantes como poderiam sugerir certas passagens de Riqueza das Naes. O melhor lermos o que escreve o prprio Adam Smith:
Nas naes civilizadas e prsperas, embora um grande nmero de pessoas no exera qualquer actividade e muitas delas consumam o produto de dez vezes, frequentemente de cem vezes, mais trabalho do que aquelas que as exercem, ainda assim o produto de todo o trabalho da sociedade to grande que, em geral, se encontram abundantemente providas, e um trabalhador, ainda que da classe mais baixa e mais pobre, se for frugal e industrioso, poder usufruir de uma quota-parte maior de bens necessrios vida e ao conforto do que qualquer selvagem .
59

ainda Smith quem escreve:


O estmago do rico est em proporo com os seus desejos e no comporta mais que o do aldeo grosseiro. (...) Uma mo invisvel parece for-los [aos ricos] a concorrer para a mesma distribuio das coisas necessrias vida que se teria verificado se a terra tivesse sido dada em igual poro a cada um dos seus habitantes; e assim, sem ter essa inteno, sem mesmo o saber, o rico serve o interesse social e a multiplicao da espcie humana. A Providncia, distribuindo, por assim dizer, a terra entre um pequeno nmero de homens ricos, no abandonou aqueles a quem parece ter-se esquecido de atribuir um lote, e eles tm a sua parte em tudo o que ela produz. (...) Quanto ao que constitui a verdadeira felicidade, no so inferiores em nada queles que parecem colocados acima deles. Todos os escales da sociedade esto ao mesmo nvel pelo que respeita ao bem-estar do corpo e serenidade da alma, e o mendigo que se aquece ao sol ao longo de uma sebe possui ordinariamente aquela tranquilidade que os reis sempre perseguem
60

.[sublinhado nosso]

Dominado pela viso fisiocrtica de uma sociedade que funciona perfeitamente por si, como um organismo natural na qual no deve tocar-se para a no descontrolar , Smith alicera a sua filosofia social em dois valores fundamentais: a confiana no sistema de liberdade natural e a aceitao da justia realizada pela mo invisvel. E no se comove com as desigualdades: aos pobres
59 60

Cfr. Riqueza das Naes, I, 70/71. Trecho da Theory of Moral Sentiments, apud H. DENIS, Histoire..., cit., 191.

40

41

pertence a serena e tranquila felicidade de poderem aquecer-se ao sol ao longo de uma sebe, felicidade que os reis sempre perseguem...

10- Referncias
ARAJO, Fernando. Adam Smith O conceito mecanicista de liberdade Coimbra: Almedina, , 2001. BLAUG, Mark. Histria do Pensamento Econmico. vol. I.[S.I.: s.n.], 1989. DENIS, Henri. Histoire de la Pense conomique. 2 ed. Paris: PUF, 1977. DOBB, Maurice. Teorias do Valor e Distribuio desde Adam Smith. Lisboa: Presena, 1977. LARANJEIRO, Carlos. Capital, juro e lucro. Boletim de Cincias Econmicas. Coimbra, 1985. MARX, Karl. Grundrisse, trad. franc.,vol. 1 (Chapitre de lArgent), Union Gnrale dditions, ditions Anthropos, Col. 10/18, Paris, 1968. _____ O Capital. Vol. II. Lisboa: Avante, 1983. MEEK, Ronald. Economia e ideologia. Barcelona: Ariel, 1972. _____ Studies in the Labour Theory of Value. 2 ed. Londres: Lawrence and Wishart, 1979. NAPOLEONI, Claudio. Fisiocracia, Smith. Barcelona: Oikos-Tau, 1974; _____. O valor na cincia econmica. Lisboa : Ed. Presena, 1980; _____. Discorso sulleconomia politica. Turim : Boringhieri, 1985. SOARES, Rogrio. Direito Pblico e Sociedade Tcnica. Coimbra : Atlntida, 1969. SCHUMPETER, Joseph. Historia del Analisis Econmico. Barcelona: Ed. Ariel, 1971. SMITH, Adam. Riqueza das Naes. Lisboa : Ed. Fundao Calouste Gulbenkian, 1981 e 1983. 2 vols.

41

Вам также может понравиться