Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITRIO DE TANGAR DA SERRA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO

DIONE CAMILO DANTAS JESSICA ELLENDY DE OLIVEIRA E SILVA

MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA

TANGAR DA SERRA - MT JULHO DE 2013

DIONE CAMILO DANTAS JESSICA ELLENDY DE OLIVEIRA E SILVA

MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA

Artigo apresentado disciplina Metodologia e Tcnicas de Pesquisa ministrada pela professora Cida Lima, para obteno parcial de nota no primeiro semestre do curso de graduao em Administrao, da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

TANGAR DA SERRA - MT JULHO DE 2013

METODOLOGIA E TCNICAS DE PESQUISA

SILVA, Jssica Ellendy de Oliveira DANTAS, Dione Camilo

RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de mtodos e tcnicas de pesquisa, bem como as aplicaes destes no cotidiano e suas derivaes. As orientaes aqui apresentadas so baseadas na obra (GIL, Antonio Carlos - Mtodos e tcnicas de pesquisa social. - 6. ed. - So Paulo: Atlas, 2008.).

Palavras-chave: mtodos, tcnicas de pesquisa, metodologia.

ABSTRACT This work shows the elements that compose the structure of methods and research techniques and its applications in the daily routine and derivations as well. The orientations here presented are based in the book (GIL, Antonio Carlos - Mtodos e tcnicas de pesquisa social. - 6. ed. - So Paulo: Atlas, 2008.).

Keywords: methods, research techniques, methodology

SUMRIO

INTRODUO5 1 PESQUISA...........6 2 MTODO E METODOLOGIA.........................................................................7 3 MTODOS.........................................................................................................8 3.1 MTODO INDUTIVO.......................................................................8 3.2 MTODO DEDUTIVO..................................................................... 8 3.3 MTODO DIALTICO.....................................................................8 4 TCNICAS DE PESQUISA............................................................................ 9 4.1 PESQUISA QUANTITATIVA........................................................,9 4.2 PESQUISA QUALITATIVA...........................................................9 4.3 PESQUISA EXPLORATRIA........................................................9 4.4 PESQUISA POR LEVANTAMENTO (SURVEYS)......................9 4.5 PESQUISA EXPLICATIVA...........................................................9 5 O PROCESSO DE PESQUISA....................................................................10 5.1 O QUE PESQUISAR.....................................................................10 5.2 POR QUE PESQUISAR................................................................10 5.3 PARA QUE PESQUISAR.............................................................10 6 EXECUO DA PESQUISA......................................................................10 7 COMUNICAO DOS RESULTADOS....................................................11 8 CONCLUSO..............................................................................................12

9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.........................................................13 INTRODUO

O termo metodologia origina-se do grego (methodos = caminho, ou ao longo de um caminho e logos = estudo). o estudo dos caminhos que devero ser percorridos para que seja realizada uma pesquisa. Nas cincias, metodologia o caminho que o pesquisador percorre em busca da compreenso da realidade dos fatos, do fenmeno cientfico. Pesquisar faz parte do nosso cotidiano. Diariamente fazemos todo e qualquer tipo de pesquisa. Costumamos pesquisar os preos antes de comprar um mvel, um carro, uma casa. A pesquisa visa essencialmente a produo de novo conhecimento e tem a finalidade de buscar respostas a problemas e questionamentos tericos e prticos. A pesquisa a atividade bsica da cincia, e atravs dela descobrimos a realidade.

1 ORGANIZAO FUNCIONAL DA PESQUISA

Cincia e pesquisa andam de mos dadas. Uma no pode existir sem a outra. S se faz cincia e se produz conhecimento fazendo pesquisa. Num mundo onde a participao da cincia e da pesquisa na nossa vida constante e permanente, desde o momento que acordamos at a hora de dormir, consumimos produtos e informaes que so resultados de pesquisa. Cada autor coloca o foco sobre um aspecto bem especfico da pesquisa. Gil aponta o mtodo como o caminho para se chegar ao conhecimento novo. Estudar conhecer o mundo. Podemos conhecer o mundo por meio da observao direta da realidade, isto , mediante a vivncia, a experincia; ou por meio da observao indireta da realidade, mediante a comunicao de outra pessoa, seja por palavras escritas ou faladas. Da a importncia da leitura de diferentes tipos de textos ao longo de sua formao acadmica. Para que sua formao profissional e poltica seja enriquecida, importante que comece a organizar sua biblioteca pessoal, procurando adquirir sistematicamente obras que possibilitam ampliar e explorar o conhecimento. Diversos educadores e pesquisadores afirmam que no ato de ler, trs posturas so fundamentais e devem ser assumidas, como estudante, para que a leitura seja produtiva: Compreender a mensagem, no apenas decorar. Verificar a validade e a objetividade da informao, no a aceitando sua estrutura. Questionar, buscar, perguntar sobre as informaes expostas no texto. Portanto, a compreenso, a validade, a objetividade e o questionamento so fundamentais no ato de ler. Agenda de estudos: organize a sua agenda de estudos. Faa disso um compromisso sagrado. No substitua uma atividade agendada por outra. Estabelea um horrio padro de estudos e busque cumprir essa meta. Entregue as atividades na data estipulada, pois a pontualidade faz parte do sistema de avaliao.

Preparao para o estudo: assim como no seu ambiente de trabalho, prepare o ambiente de estudo. Rena com antecedncia o material necessrio: livro, caderno de anotaes, computador, lpis, borracha e caneta, entre outros. Sente-se confortavelmente e comece as leituras e atividades agendadas para aquele momento. Dvidas e apoio: no se acanhe em pedir ajuda ao professor ou ao seu tutor. Ele um profissional habilitado e a sua funo essencial auxili-lo. Anote as dvidas e dificuldades. No acumule dvidas e busque orientao assim que elas surgirem. Exerccios e avaliaes: as atividades e avaliaes determinadas no cronograma das disciplinas so importantes para voc. uma forma de aprendizagem. No deixe de resolv-las e entreg-las na data estipulada. Procure manter a concentrao em todos os momentos. Sempre surgem novas curiosidades. Pesquise. Busque respond-las. Com as avaliaes corrigidas, procure aprender com os erros cometidos. Procure compreender onde est o erro. Esta tambm uma forma de aprender.

2 - MTODO E METODOLOGIA

A palavra mtodo vem da palavra grega methodos, formada por duas palavras met que significa no meio de; atravs, entre, acrescida de odos, que significa caminho. Assim, podemos dizer que mtodo significa ao longo do caminho, ou seja, forma de proceder ao longo de um caminho. Em cincias, mtodo a maneira, a forma que o cientista escolhe para ampliar o conhecimento sobre determinado objeto, fato ou fenmeno. uma srie de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para atingir determinado conhecimento. A cincia utiliza-se de um Mtodo que lhe prprio, o Mtodo cientfico, elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela cincia para diferenci-la no s do conhecimento comum, mas tambm das demais modalidades de expresso da subjetividade humana, como a filosofia, a arte e a religio.

3 - MTODOS 3.1 - Mtodo indutivo A induo e a deduo so duas formas diferentes de raciocinar. Na induo Mtodo indutivo o pensamento percorre um caminho partindo de fatos particulares para fatos universais. Assim, a generalizao constatada aps a observao dos dados. Na induo, o raciocnio passa por trs etapas: a observao dos fenmenos: o investigador parte da observao de fatos e fenmenos, com a finalidade de descobrir as causas de sua manifestao; a descoberta da relao entre eles: a seguir, por meio da comparao, o investigador aproxima os fatos para descobrir a relao existente entre eles; e generalizao da relao: com base na relao verificada, o investigador generaliza a relao. Exemplo clssico de raciocnio indutivo: 1 premissa: Observao do fato: Joo, Pedro, Manuel so homens mortais; 2 premissa: Descoberta da relao entre ser homem e ser mortal; O homem Joo mortal. O homem Pedro mortal. O homem Manuel mortal. 3 premissa: Generalizao da relao: todo homem mortal. Outro exemplo, bem simples, do raciocnio indutivo so os estudos feitos com uma amostra de uma populao. 3.2 - Mtodo dedutivo Na deduo, o raciocnio parte de uma premissa geral para o particular. De um principio geral, chega-se ao particular. Podemos dizer que a deduo um procedimento lgico, raciocnio pelo qual Descartes, Spinoza, Leibnitz puderam tirar de uma ou de vrias proposies, se voc quiser aprofundar seus conhecimentos. 3.3 - Mtodo dialtico Muito usado nas Cincias Sociais, o Mtodo dialtico bastante antigo, e passou por diferentes concepes ao longo da histria. Plato considerava a dialtica como a arte do dilogo. Na Antiguidade e na Idade Mdia significava lgica. Na concepo moderna, preconizada por Hegel, a lgica e a histria da humanidade seguem uma trajetria dialtica, nas quais as contradies se transcendem, mas do origem a novas contradies que passam a requerem soluo.

4 - TECNICAS DE PESQUISA 4.1 - Pesquisa quantitativa: a pesquisa quantitativa aquela que se caracteriza pelo emprego de instrumentos estatsticos, tanto na coleta como no tratamento dos dados, e que tem como finalidade medir relaes entre as variveis. Preocupa-se, portanto, com representatividade numrica, isto , com a medio objetiva e a quantificao dos resultados. Procura medir e quantificar os resultados da investigao, elaborando-os em dados estatsticos. apropriada para medir tanto opinies, atitudes e preferncias como comportamentos. Se voc quer saber quantas pessoas usam um servio ou tm interesse em saber a opinio dos usurios sobre um tipo de servio, a pesquisa quantitativa a opo mais acertada. 4.2 - Pesquisa qualitativa: pode ser definida como a que se fundamenta principalmente em anlises qualitativas, caracterizando-se, em princpio, pela noutilizao de instrumental estatstico na anlise dos dados. Esse tipo de anlise tem por base conhecimentos terico-empricos, que permitem atribuir-lhe cientificidade. 4.3 - Pesquisa exploratria: tem a finalidade de ampliar o conhecimento a respeito de um determinado fenmeno. Segundo o autor, esse tipo de pesquisa, aparentemente simples, explora a realidade buscando maior conhecimento, para depois planejar uma pesquisa descritiva. O planejamento da pesquisa exploratria bastante flexvel, j que o pesquisador no possui clareza do problema nem da hiptese a serem investigados. 4.4 - Pesquisa por levantamento (surveys): um mtodo de levantamento e anlise de dados sociais, econmicos e demogrficos e se caracteriza pelo contato direto com as pessoas. Os censos e as pesquisas polticas para avaliar a inteno de voto e a pesquisa de mercado so exemplos de surveys. Pela dificuldade em conhecer a realidade de todas as pessoas que fazem parte do universo pesquisado recomendado utilizar os levantamentos por amostragem. 4.5 - Pesquisa explicativa: pesquisa explicativa aquela centrada na preocupao de identificar fatores determinantes ou contributivos ao desencadeamento dos fenmenos. Explicar a razo do fato ou fenmeno social. Tambm importante situar o ambiente social de ocorrncia. Portanto, a realidade tempo-espao

10

fundamental na identificao de causa e efeito do evento social. Os procedimentos bsicos so: registrar, classificar, identificar e aprofundar a anlise.

5 - O PROCESSO DE PESQUISA

5.1 - O QUE PESQUISAR Para responder a este questionamento voc deve: Escolher um assunto, tema ou fenmeno a ser estudado; Fazer um levantamento de materiais bibliogrficos e documentais; Delimitar e formular um problema de pesquisa; e Elaborar a fundamentao terica. 5.2 POR QUE PESQUISAR Para responder a este questionamento voc deve refletir sobre os motivos e razes que justificam o estudo. 5.3 PARA QUE PESQUISAR Elabore os objetivos da pesquisa, na forma de objetivo geral e objetivos especficos para responder a esta pergunta. Os objetivos, como refletem os propsitos a serem alcanados, devem ser formulados usando verbos no infinitivo: identificar, analisar, avaliar, e assim por diante. Como pesquisar? Nesse momento voc toma a deciso em relao aos procedimentos metodolgicos da investigao, Nos estudos tericos, bibliogrficos e documentais os procedimentos metodolgicos ficam circunscritos definio do tipo de pesquisa [terica, bibliogrfica e documental], forma de abordar o problema [pesquisa quantitativa e/ou qualitativa], ao levantamento, anlise, discusso e interpretao da produo bibliogrfica e documental existentes sobre o tema. Nas pesquisas aplicadas necessrio escolher, alm do tipo de estudo e abordagem, a populao, amostra ou sujeitos de pesquisa, a escolha das tcnicas de coleta e anlise de dados. Quando pesquisar? Esta a deciso que determina em um perodo de tempo as atividades decididas

11

6 - A EXECUO DA PESQUISA Este o momento em que voc coloca em prtica o que foi planejado. sua aproximao com o campo de estudo, ou seja, o recorte, a delimitao terica e emprica que voc faz no seu estudo e se torna um palco de manifestaes de intersubjetividades e interaes entre pesquisador e grupos estudados, propiciando a criao de novos conhecimentos. , portanto, o espao em que o pesquisador deseja conhecer e criar novo conhecimento.

7 - COMUNICAO DOS RESULTADOS

Este o momento em que transformamos os dados coletados em informaes e conhecimento. nessa etapa que voc deve: explicar, isto , descrever, evidenciar, o que foi coletado; discutir, ou seja, comparar as ideias contrrias; e demonstrar por meio da argumentao, isto , do raciocnio lgico, a evidncia racional dos fatos de maneira ordenada. Pesquisadores aconselham que a redao do trabalho seja construda em duas etapas: preliminar e definitiva. Na etapa preliminar, acontece a reunio da documentao e dos registros dos fichamentos, das anotaes, mantendo-se a unicidade* dentro de uma lgica clara e organizada.

12

CONCLUSO Com o trabalho, conclui-se que com a grande necessidade que se tem de pesquisar todos os dias, so elaborados mtodos para que estes sejam facilitados. Assim, assume-se que aps o planejamento e execuo, os dados estaro corretos e prontos para uso em qualquer situao, sejam estas para uso pessoal ou cientfico.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

LIVROS Livro: (BOTH, Srgio Jos; SIQUEIRA, Claudineide Julio de Souza - Metodologia Cientfica: faa fcil sua pesquisa. Tangar da Serra: So Francisco, 2004) Livro: (GIL, Antonio Carlos - Mtodos e tcnicas de pesquisa social. - 6. ed. - So Paulo: Atlas, 2008.) SITES Site: http://www.metodista.br/biblioteca/abnt/abnt Site: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metolodogia-De-Pesquisa-EmAdministra%C3%A7ao/135376.html Site:http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/w/file/fetch/64878127/Willian%20Costa% 20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf

Вам также может понравиться