Вы находитесь на странице: 1из 55

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR

OR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

AULA 03 DO CRIME PARTE 03


Caros alunos,

Hoje finalizaremos a parte do Cdigo Penal que trata sobre a teoria do crime e, com certeza, ao final da aula voc j ter garantido importantes pontos na sua prova. Bons estudos!!! ********************************************************

3.1 TENTATIVA
3.1.1 CONCEITO Como vimos no final da aula passada, o crime possui um caminho que se denomina iter criminis. Ele composto da cogitao, preparao, execuo e consumao, das quais apenas as duas ltimas tm importncia para o estudo da tentativa. Digo isto, pois o legislador deixa claro no Cdigo Penal que tentativa o incio da execuo de um crime que somente no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Observe: Art. 14 - Diz-se o crime: [...] II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. A tentativa, muitas vezes, recebe outras denominaes, tais como crime imperfeito ou crime incompleto, em oposio ao crime consumado, reconhecido como completo ou perfeito.

A TENTATIVA A REALIZAO INCOMPLETA DO TIPO PENAL, DO MODELO DESCRITO NA LEI. NA TENTATIVA, H PRTICA DE ATO DE EXECUO, MAS NO CHEGA O SUJEITO CONSUMAO POR CIRCUNSTNCIAS INDEPENDENTES DE SUA VONTADE.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 3.1.2 ELEMENTOS DA TENTATIVA De forma bem objetiva, pode-se dizer que 03 elementos compem a estrutura do crime tentado. So eles: 1. INCIO DA EXECUO; 2. AUSNCIA DE CONSUMAO POR CIRCUSTNCIAS ALHEIAS VONTADE; 3. DOLO DE CONSUMAO. Observe, caro(a) aluno(a), que uma caracterstica fundamental da tentativa o dolo da consumao, ou seja, o agente QUERIA, TINHA VONTADE de alcanar a consumao, mas por circunstncias que no havia previsto, no consegue atingir seu objetivo. Aqui surge um importante questionamento que deve ser estudado com muita ateno: cabvel a tentativa no dolo eventual?

PARA LEMBRAR: NO DOLO EVENTUAL, O SUJEITO PREV O RESULTADO E, EMBORA NO O QUEIRA PROPRIAMENTE ATINGIR, POUCO SE IMPORTA COM A SUA OCORRNCIA (EU NO QUERO, MAS SE ACONTECER, PARA MIM TUDO BEM, NO POR CAUSA DESSE RISCO QUE VOU PARAR DE PRATICAR MINHA CONDUTA; NO QUERO, MAS TAMBM NO ME IMPORTO COM A SUA OCORRNCIA)

A doutrina extremamente divergente neste ponto, mas, com foco na sua PROVA, o que necessrio conhecer o entendimento das bancas segundo o qual CABVEL A TENTATIVA NOS CASOS DE DOLO EVENTUAL. Este o entendimento que vem sendo seguido pela maioria dos Tribunais. Veja: TJMA - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO: RSE 137722007 MA No cabe a desclassificao do crime de tentativa de homicdio, quando presente o dolo eventual na conduta do acusado, porquanto, o tipo penal no faz diferenciao em relao ao dolo direto.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO TJDF - RECURSO 20030510017029 DF EM SENTIDO ESTRITO : RECSENSES

PROCESSUAL PENAL. TENTATIVA DE HOMICDIO SIMPLES. [...] 2. AO DESFERIR TIROS NO TRAX DA VTIMA, REGIO DE LETALIDADE IMEDIATA, FICA EVIDENCIADO, NO MNIMO, O DOLO EVENTUAL, RAZO PELA QUAL IMPOSSVEL EXCLUIR ANTECIPADAMENTE O NIMO DO DELITO.

3.1.3 ESPCIES DE TENTATIVA A tentativa apresenta a seguinte diviso: TENTATIVA BRANCA OU INCRUENTA O agente no atinge o objeto material. Imagine que Tcio est com uma blusa branca, perfeitamente lavada pela sua me. Ao encontrar Mvio, este comea a atirar e Tcio comea a correr. Nenhum tiro acertado, logo o que era branco permanece branco, pois o objeto no foi atingido. TENTATIVA VERMELHA OU CRUENTA Diferentemente da tentativa branca, aqui a vtima atingida, mas o delito no se consuma. TENTATIVA PERFEITA Neste tipo de tentativa fica caracterizada a INCOMPETNCIA do agente, ou seja, o autor do delito utiliza TODOS os meios executrios disponveis e, mesmo assim, no atinge a consumao. o caso do indivduo que, portando um revolver com 06 cartuchos, utiliza todos, mas no consegue atingir a vtima em um ponto letal. TENTATIVA IMPERFEITA O agente inicia a execuo, mas no utiliza todos os meios de que dispe. o caso do indivduo que comea a atirar e, no 3 disparo, interrompido pela chegada de policiais que estavam passando pelo local.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 3.1.4 PUNIBILIDADE DA TENTATIVA

Ao punir a tentativa, o Direito est protegendo um bem jurdico, ainda que este no tenha corrido perigo de maneira efetiva, mas pelo simples fato de a tentativa poder vir a proporcionar a vivncia do perigo. A ordem jurdica teme pelo sujeito passivo, mesmo que este no tenha sentido temor algum e nem tenha percebido a ameaa. Duas teorias existem a respeito da punibilidade da tentativa. A subjetiva prega a aplicao da mesma pena que a do delito consumado, fundamentando-se na vontade do autor, contrria ao direito. Diferentemente, a objetiva prope para a tentativa pena menor que a do crime consumado, j que a leso menor ou no ocorreu qualquer resultado lesivo ou perigo de dano. Foi esta a adotada pelo Cdigo Penal ao determinar que: Art. 14 [...] Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros A reduo da pena concernente tentativa deve resultar das circunstncias da prpria tentativa. Isto quer dizer que no devem ser consideradas na reduo da pena as atenuantes ou agravantes porventura existentes, mas sim o iter criminis percorrido pelo agente em direo consumao do delito. A diminuio entre os limites legais deve ter como fundamento elementos objetivos, ou seja, a extenso do iter criminis percorrido pelo agente, graduando-se o percentual em face da maior ou menor aproximao da meta objetivada. Ou seja, quanto mais o agente se aprofundou na execuo, quanto mais se aproximou da consumao, menor a reduo. Na hiptese de homicdio, tem-se considerado em especial a reduo mxima para a tentativa branca e tambm a maior ou menor gravidade da leso efetiva para a dosagem da pena na tentativa. A lei prev excees regra geral no art. 14, pargrafo nico, cominando a mesma pena para a consumao e a tentativa do resultado lesivo. cominada a mesma sano, por exemplo, para a evaso ou tentativa de evaso com violncia do preso (art. 352), para a conduta de votar ou tentar votar duas vezes (art. 309 do Cdigo Eleitoral) etc. Veja:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Art. 352 - Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivduo submetido a medida de segurana detentiva, usando de violncia contra a pessoa: Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da pena correspondente violncia.

Afora as excees expressas, obrigatria a reduo da pena entre os limites de um e dois teros. Podemos resumir:

PROXIMIDADE DA CONSUMAO
DIMINUIO MNIMA DA PENA

DIMINUIO MXIMA DA PENA

3.1.5 CRIMES QUE NO ADMITEM TENTATIVA A regra geral a de que os crimes dolosos so compatveis com a tentativa, pouco importando se so materiais formais ou de mera conduta. A ttulo de exemplo, imagine que Mvio e Tcia decidem realizar um show de sexo explcito em uma praa pblica. No momento em que vo tirar a ltima pea de roupa, so abordados e presos por policiais. Neste caso, as condutas se enquadram como tentativa de ato obsceno (crime de mera conduta). Sendo assim, REPITO, a regra geral a COMPATIBILIDADE dos delitos com a tentativa. Algumas espcies de infraes penais, entretanto, no admitem tentativa. So elas:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 1. CRIMES CULPOSOS Como vimos, no se admite tentativa no crime culposo, pois este s se consuma com a ocorrncia do resultado naturalstico. Pode-se, porm, falar em tentativa na culpa imprpria, uma vez que, nessa hiptese, o agente visa o evento que no vem a ocorrer por circunstncias alheias sua vontade. Ocorre na realidade um crime doloso tentado que, por ter sido executado por erro ou excesso culposo, tem o tratamento do crime culposo por disposio legal. 2. CRIMES PRETERDOLOSOS Tambm j tratamos deste delito e sabemos que ele, por se caracterizar pela culpa no resultado, no admite tentativa. ela possvel, porm, nos crimes qualificados pelo resultado em que este abrangido pelo dolo do sujeito. Assim, se em um roubo o sujeito tentar matar a vtima, h tentativa de crime qualificado pelo resultado. 3. CRIMES UNISUBSISTENTES Tambm chamado de crime nico, aquele em que a conduta exteriorizada mediante um nico ato, no se podendo falar em iter criminis e, consequentemente, na ocorrncia da tentativa. o caso do delito de desacato cometido verbalmente: ao ser dita a palavra empregada, com a finalidade de menosprezar a funo pblica, consumado est o crime. 4. CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS Os crimes omissivos puros tambm no admitem a tentativa, pois no se exige um resultado naturalstico decorrente da omisso. Se o sujeito deixou escoar o momento em que deveria agir, ocorreu a consumao; se ainda pode atuar, no h que se falar em tentativa. Ateno que nos crimes omissivos imprprios, admite-se a tentativa. A me que, desejando a morte do filho recm-nascido, deixa de aliment-lo, sendo a vtima socorrida por terceiro, pratica tentativa de infanticdio. 5. CONTRAVENES PENAIS Segundo a Lei de Contravenes Penais (que no importa para a sua prova), NO ADMITIDA A TENTATIVA PARA AS CONTRAVENES PENAIS. 6. CRIMES CONDICIONADOS So aqueles que dependem do cumprimento de uma condio para que possam ser punidos. Um exemplo claro o crime de participao em suicdio. Exemplo: Tcio, percebendo que seu cunhado est na janela, comea a gritar: PULA! PULA! PULA! PULA!. Se o cunhado no pular, no h Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 6

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO delito, pois s h punio se resultar em morte ou leso corporal grave. 7. CRIMES HABITUAIS Entende a doutrina majoritria NO ser possvel a tentativa nos crimes habituais. Ex: Tentativa de curandeirismo. 8. CRIMES DE ATENTADO Fala-se em crime de atentado ou de empreendimento quando a tentativa punida com a mesma pena do crime consumado. Exemplo: art. 352, do CP. Resumindo: NO ADMITEM TENTATIVA:
1. P RETERDOLOSOS 2. U NISUBSISTENTES 3. C ULPOSOS;

PARA MEMORIZAR!!!

4. C ONTRAVENES PENAIS; 5. A TENTADO 6. C ONDICIONADOS 7. H ABITUAIS 8. O MISSIVOS PRPRIOS;

3.1.6 DESISTNCIA VOLUNTRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ Imagine que Tcio, a fim de ocupar a vaga de presidente em uma empresa, ministra veneno para Mvio. Este ingere o veneno e comea a perder os sentidos. Se neste momento Tcio j respondesse, de qualquer forma, pela execuo, o que o levaria a interromper o feito, dando, por exemplo, um antdoto para Mvio? Exatamente para estimular esta interrupo e impedir o resultado naturalstico advindo da execuo, o legislador optou por colocar um dispositivo no Cdigo Penal prevendo que caso haja a desistncia do prosseguimento na ao ou o impedimento do resultado, responder o agente SOMENTE pelos seus atos j praticados. Observe:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. Deste supracitado artigo, surgem os conceitos da desistncia voluntria e do arrependimento eficaz, que so formas da chamada tentativa abandonada, assim denominada porque a consumao do crime no ocorre em razo da VONTADE DO AGENTE. Vamos estudar cada um destes institutos: 1. DESISTNCIA VOLUNTRIA O agente, por ato voluntrio, interrompe a execuo do crime, abandonando a prtica dos demais atos necessrios e que estavam sua disposio para a consumao. Observe, caro(a) concurseiro(a), que em nenhum momento ocorre de o agente NO PODER PROSSEGUIR na execuo, e este entendimento importantssimo para a sua PROVA. Exemplificando: Imagine que Tcio prende Mvio (esse Mvio sofre...) em uma parede e comea a atirar de uma distncia de 50 metros, errando o primeiro disparo. Efetua o segundo disparo de 25 m e tambm erra. Nervoso, resolve se posicionar a 1 metro de Mvio e, ao encostar a arma em sua cabea, v a foto da filha da vtima cada no cho. Comovido, e ainda com 05 cartuchos no revlver, desiste da ao. Neste caso, temos a desistncia voluntria. Sendo assim, entenda e GUARDE PARA SUA PROVA:

DESISTNCIA VOLUNTRIA QUANDO O AGENTE DIZ: POSSO PROSSEGUIR, MAS NO QUERO. TENTATIVA QUANDO O AGENTE DIZ: QUERO PROSSEGUIR, MAS NO POSSO.

2. ARREPENDIMENTO EFICAZ Diferentemente do que ocorre na desistncia voluntria, o agente pratica todos os atos suficientes consumao do delito, mas adota providncias para impedir o resultado. o caso do exemplo que vimos no incio deste tpico em que Tcio d veneno para Mvio. Ao ingerir o veneno, Mvio s no morre se Tcio der a ele o antdoto. Se Tcio age desta forma e impede a morte, operou-se o arrependimento eficaz. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 8

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO importante ressaltar que o arrependimento eficaz s possvel nos crimes materiais, pois o CP claro o dizer impede que o resultado se produza. Logo, se o resultado relevante ao fato, obviamente, no h que se falar em delitos formais ou de mera conduta. 3.1.6.1 REQUISITOS Ainda dentro do assunto desistncia voluntria e arrependimento eficaz, preciso citar que existem dois requisitos a serem cumpridos para que o agente seja beneficiado pelo disposto no artigo 15. So eles: 1. VOLUNTARIEDADE Idia originada da mente do agente. 2. EFICCIA Tem que impedir o resultado. Se tentou impedir, mas no conseguiu...Azar o dele... 3.1.6.2 EFEITOS A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz no so causas de diminuio da pena e sim de atipicidade. Mas como assim professor? Quer dizer que ele no vai ser punido? Claro que vai, mas no de forma tentada pelo delito, mas somente pelos atos j praticados. Nos exemplos citados referentes a disparo de arma de fogo, por exemplo, no responder o agente por tentativa de homicdio e sim por leses corporais.

EXISTEM ALGUMAS CORRENTES QUE NO CONSIDERAM OS INSTITUTOS DA DESISTNCIA VOLUTRIA E DO ARREPENDIMENTO EFICAZ COMO FORMA DE AFASTAR A TIPICIDADE. E O QUE ISSO IMPORTA? ABSOLUTAMENTE NADA, POIS PARA SUA PROVA:

A DESISTNCIA VOLUNTRIA E O ARREPENDIMENTO EFICAZ AFASTAM A TIPICIDADE, RESPONDENDO O AGENTE PELOS ATOS J PRATICADOS.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

3.2 ARREPENDIMENTO POSTERIOR


3.2.1 CONCEITO Sobre o tema, dispe o Cdigo Penal da seguinte forma: Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. O chamado arrependimento posterior CAUSA DE DIMINUIO DA PENA, diferentemente do que vimos na desistncia voluntria e no arrependimento eficaz. Ocorre quando o agente, nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, voluntariamente e at o recebimento da denncia ou queixa, restitui a coisa ou repara o dano provocado por sua conduta. Segundo entendimento doutrinrio e jurisprudencial, o arrependimento posterior pode ocorrer em qualquer espcie de crime e no somente nos delitos contra o patrimnio. Basta, como deixa claro o texto legal, que exista um dano passvel de reparao. Observe o que diz sobre o tema o STJ, deixando claro o que arrependimento posterior e a OBRIGATORIEDADE da diminuio da pena:
STJ - RECURSO ORDINARIO EM HABEAS CORPUS: RHC 20051 RJ 2006/0181741-0 RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. DIREITO PROCESSUAL PENAL. CRIMES DE ESTELIONATO E FORMAO DE QUADRILHA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. DEPOIMENTO CONTIDO NOS AUTOS PELA PRPRIA VTIMA QUE ATESTA QUE O DANO FOI REPARADO VOLUNTARIAMENTE PELO PACIENTE. INCIDNCIA OBRIGATRIA DA CAUSA DE DIMINUIO DE PENA. 1. O arrependimento posterior causa de diminuio de pena objetiva, bastando para a sua configurao seja voluntrio e realizado antes do recebimento da denncia, mediante a devoluo ou reparao integral do bem jurdico lesado. 2. Na hiptese, observa-se, mormente da leitura do termo de declaraes prestado pela prpria vtima, que o recorrente, voluntariamente e logo aps os fatos narrados na denncia, restituiu, relativamente ao crime de estelionato, os bens havidos de forma indevida e fraudulenta 3. Recurso provido para, mantida a condenao do recorrente, determinar ao juzo sentenciante que realize nova dosimetria da pena, relativamente ao crime de estelionato a ele imputado, na qual dever incidir a causa de diminuio da pena do arrependimento posterior prevista no art. 16, do Cdigo Penal.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

10

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Antes de prosseguirmos, uma pequena observao:

CONHECER PARA ENTENDER A DENNCIA E A QUEIXA SO OS PEDIDOS INICIAIS PARA QUE O ESTADO PROMOVA UMA AO PENAL. DIANTE DOS ELEMENTOS APRESENTADOS PELO INQURITO POLICIAL OU PELAS INFORMAES QUE RECEBEU, O RGO DO MINISTRIO PBLICO FORMA A SUA CONVICO E PROMOVE A AO PENAL PBLICA COM O OFERECIMENTO DA DENNCIA. A QUEIXA A DENOMINAO DADA PELA LEI PETIO INICIAL DA AO PENAL PRIVADA INTENTADA PELO OFENDIDO OU SEU REPRESENTANTE LEGAL.

3.2.1.1 REQUISITOS Para que o arrependimento posterior seja aceito, os seguintes requisitos devem ser cumpridos, CUMULATIVAMENTE: 1. CRIME SEM VIOLNCIA OU GRAVE AMEAA Imagine que Tcio, querendo furtar uma loja, quebra uma janela de vidro, depois explode duas portas de madeira, mata trs cachorros e, por fim, estrangula o gato da dona da loja. Neste caso, ser possvel a aplicao do instituto do arrependimento posterior? Claro que sim, pois houve violncia contra a COISA e no contra a pessoa. 2. REPARAO VOLUNTRIA, PESSOAL E INTEGRAL O agente no pode ser coagido a reparar o dano, o que no quer dizer que no pode ter sido induzido por outra pessoa a tal ato. Aqui no importa se a idia surgiu ou no da mente do agente. Basta que a reparao seja voluntria. A reparao deve ser pessoal, ou seja, no pode o pai do criminoso querer restituir, por exemplo, uma quantia furtada. Mas professor, como saber se no foi o pai do agente que deu o dinheiro para ele devolver? Boa pergunta, mas com certeza a banca no vai cobrar este subjetivo conhecimento de voc! Fique tranquilo (a). Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 11

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Por fim, no basta reparar ou restituir parcela do que foi lesado. 3. LIMITE TEMPORAL A reparao do dano ou restituio da coisa deve ocorrer antes do RECEBIMENTO da denncia ou queixa. Agora que j conhecemos a desistncia voluntria, o arrependimento eficaz e o arrependimento posterior, podemos resumir:

DESISTNCIA VOLUNTRIA

EXCLUI A TIPICIDADE, RESPONDENDO O AGENTE PELOS ATOS J PRATICADOS

ARREPENDIMENTO EFICAZ

ARREPENDIMENTO POSTERIOR

OBRIGATORIAMENTE DIMINUI A PENA

E ainda:
DESISTNCIA VOLUNTRIA ARREPENDIMENTO EFICAZ ARREPENDIMENTO POSTERIOR

INCIO DA EXECUO

FIM DA EXECUO

CONSUMAO DO CRIME

RECEBIMENTO DA DENNCIA OU QUEIXA

3.3 CRIME IMPOSSVEL


3.3.1 CONCEITO Crime impossvel, tambm chamado pela doutrina de quase-crime, tentativa inadequada ou inidnea, na conceituao de Fernando Capez, " aquele que, pela ineficcia total do meio empregado ou pela impropriedade absoluta do objeto material impossvel de se consumar". Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 12

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO O renomado jurista Antonio Jos Miguel convencionou chamar de crime impossvel "a atitude do agente, quando o objeto pretendido no pode ser alcanado dada a ineficcia absoluta do meio, ou pela absoluta impropriedade do objeto". Por sua vez, para reforar as definies aqui apresentadas, o art. 17 do Cdigo Penal dispe que: "Art. 17. No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime." Diante dos conceitos apresentados, caro aluno, existe alguma semelhana entre o crime tentado e o crime impossvel? A resposta positiva, pois nos dois a execuo da conduta criminosa no alcana a consumao. Entretanto, as diferenas so bem claras. Na tentativa, a consumao plenamente possvel, a qual s no ocorre por circunstncias alheias vontade do agente. Diferentemente, no crime impossvel a consumao nunca pode ocorrer, seja em razo da ineficcia absoluta do meio, seja por fora da impropriedade absoluta do objeto. 3.3.2 TEORIA ADOTADA PELO CDIGO PENAL O Cdigo Penal, ao tratar do crime impossvel, resolveu adotar a chamada teoria objetiva temperada ou intermediria. Segundo esta teoria, para a configurao do crime impossvel, os meios empregados e o objeto do crime devem ser ABSOLUTAMENTE inidneos a produzir o resultado. Inidoneidade absoluta aquela em que o crime nunca poderia chegar a ser consumado. Exemplo tradicional na doutrina o indivduo que falsifica grosseiramente uma nota e tenta comprar algo com ela. Voc, caro aluno, aceitaria as notas abaixo?

Claro que no, nem voc, nem ningum. Logo, hiptese de CRIME impossvel. Diferentemente, se lhe apresentada a seguinte nota:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

13

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

Embora seja falsa, a diferenciao no possvel por um simples olhar. Logo, no caracteriza o crime impossvel. Neste sentido j se pronunciou o STJ:

STJ - HC 45.616/SP 09/08/2007 PENAL. HABEAS CORPUS. TENTATIVA DE FURTO. CRIME IMPOSSVEL. ORDEM DENEGADA. 1. O crime impossvel somente se caracteriza quando o agente, aps a prtica do fato, jamais poderia consumar o crime pela ineficcia absoluta do meio empregado ou pela absoluta impropriedade do objeto material, nos termos do art. 17 do Cdigo Penal. 2. A ao externa alheia vontade do agente, impedindo a consumao do delito aps iniciada a execuo, caracteriza a tentativa (art. 14, II, do CP). 3. Ordem denegada 3.3.3 ESPCIES DE CRIME IMPOSSVEL A leitura atenta do artigo 17 nos traz duas espcies de crime impossvel: POR INEFICCIA ABSOLUTA DO MEIO; POR IMPROPRIEDADE ABSOLUTA DO OBJETO.

Ocorre o primeiro caso, segundo o Ilustre DAMASIO, quando o meio executrio empregado pelo insciente pseudo autor, pela sua natureza, absolutamente incapaz de causar o resultado (ausncia de potencialidade lesiva). O exemplo por ele apresentado do sujeito que, por erro, desejando matar a vtima mediante veneno, coloca acar em sua alimentao, pensando tratar-se de arsnico. Outro exemplo clssico na doutrina o da tentativa de homicdio com a utilizao de revlver sem munio ou de armas cujas cpsulas j foram deflagradas.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

14

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Inclui-se nessa hiptese, ainda, a chamada tentativa irreal ou supersticiosa, cujo exemplo do agente que deseja matar a vtima mediante ato de magia ou bruxaria. Na segunda parte do artigo 17, encontra-se a ocorrncia do crime impossvel: o objeto material incidir o comportamento no existe ou, pela sua torna-se absolutamente impossvel a produo do circunstncias desconhecidas pelo agente. segunda hiptese de sobre o qual deveria situao ou condio, resultado visado, por

Assim, h integral impropriedade do objeto quando o bem jurdico inexistente. Ocorre, por exemplo, quando a mulher erroneamente acredita estar grvida e, desejando se livrar do feto, faz uso de prticas abortivas. Outro exemplo bastante utilizado na doutrina o caso do sujeito que, desejando matar a vtima, efetua disparos em direo a um cadver. Fica claro, neste caso, que o bem jurdico protegido, a vida, j no existe. Agora, pergunto, Futuro Aprovado: Imaginemos que Tcio tenta furtar Mvio, mas ao colocar a mo no bolso direto, no consegue pegar o objeto, pois este estava no esquerdo. Neste caso, como Tcio tentou pegar o celular em um bolso que nada tinha, caso de crime impossvel? A resposta negativa, pois o objeto material existia e, nesta situao, estamos diante de uma impropriedade RELATIVA do objeto. Como o Cdigo Penal exige impropriedade ABSOLUTA, no ser caso de crime impossvel, mas tentado. E no caso do roubo, se o indivduo no possui nenhum bem a ser roubado? crime impossvel? No, pois para a sua PROVA, deve-se seguir o entendimento do STJ: STJ - REsp 897.373/SP 03/04/2007 RECURSO ESPECIAL. PENAL. ROUBO. CRIME COMPLEXO. AUSNCIA DE BENS. TENTATIVA. INEXISTNCIA DE CRIME IMPOSSVEL. DIVERGNCIA JURISPRUDENCIAL COMPROVADA. 1. A divergncia jurisprudencial restou devidamente comprovada. 2. Tratando-se o crime de roubo, tem-se por iniciada a execuo to-logo praticada a violncia ou grave ameaa vtima. O fato de inexistir bens materiais em poder da vtima, no desnatura a ocorrncia do crime em sua modalidade tentada.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

15

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Para finalizar, um ltimo caso prtico. Imaginemos que Tcio entra em um supermercado repleto de cmeras e seguranas. Mesmo assim, resolve colocar um produto no bolso a fim de no ser cobrado por ele. Devido ao monitoramento, descoberto e levado polcia. Neste caso, devido ao monitoramento, caso de crime impossvel? A resposta negativa e novamente o STJ j se pronunciou sobre o caso: STJ - REsp 911.756/RS 17/04/2008 1. Cinge-se a controvrsia configurao ou no de crime impossvel na hiptese em que o agente, ao tentar sair do estabelecimento comercial com produtos pertencentes a este, detido por seguranas, em decorrncia da suspeita de funcionrios da empresa. 2. No caso dos autos, o fato de o agente ter sido vigiado pelo segurana do estabelecimento no ilide, de forma absolutamente eficaz, a consumao do delito de furto, pois existiu o risco, ainda que mnimo, de que o agente lograsse xito na consumao do furto e causasse prejuzo vtima, restando frustrado seu intento por circunstncias alheias sua vontade. 3. Desta maneira, no se pode reconhecer, nesta situao, a configurao de crime impossvel pela absoluta ineficcia do meio empregado, mas sim a tentativa de furto. O crime impossvel somente se caracteriza quando o agente, aps a prtica do fato, jamais poderia consumar o crime pela ineficcia absoluta do meio empregado ou pela absoluta impropriedade do objeto material, nos termos do art. 17 do Cdigo Penal.

3.4 ILICITUDE
3.4.1 CONCEITO Ilicitude a relao de antagonismo que se estabelece entre a conduta humana voluntria e o ordenamento jurdico, de modo a causar leso ou perigo de leso a um bem jurdico tutelado. Entretanto, nem toda conduta que se enquadra perfeitamente no ordenamento jurdico penal deve ser punida. Imagine, por exemplo, que Tcio chega em casa e percebe que h um bandido com uma arma, prestes a assassinar sua esposa. Diante de tal fato, pega sua arma e mata o invasor. Nesta situao, podemos dizer que Tcio deve ser punido? Claro que no, pois a conduta dele aceitvel. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 16

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO O que ele deveria fazer? Deixar a esposa morrer? A resposta, obviamente, negativa. Sendo assim, existem determinadas situaes que excluem a ilicitude da conduta, e a elas, IMPORTANTSSIMAS PARA SUA PROVA, d-se o nome de CAUSAS DE EXCLUSO DA ILICITUDE. Vamos estud-las!!! 3.4.2 CAUSAS DE EXCLUSO DA ILICITUDE A maioria das causas excludentes de ilicitude est presente no Cdigo Penal. Estas causas recebem a denominao de LEGAIS e dividem-se em genricas e especficas. As causas genricas so aquelas presentes no artigo 23 do CP, as quais iremos estudar uma a uma. So elas: ESTADO DE NECESSIDADE; LEGTIMA DEFESA; ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL; EXERCCIO REGULAR DO DIREITO.

As chamadas causas especficas, que no so de grande relevncia para concursos pblicos, so aquelas que esto previstas na parte especial do Cdigo Penal e so referentes a delitos especficos, como no caso do artigo 142 que versa sobre a injria e a difamao. Observe: Art. 142 - No constituem injria ou difamao punvel: I - a ofensa irrogada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador; II - a opinio desfavorvel da crtica literria, artstica ou cientfica, salvo quando inequvoca a inteno de injuriar ou difamar; III - o conceito desfavorvel emitido por funcionrio pblico, em apreciao ou informao que preste no cumprimento de dever do ofcio. Alm das causas legais, a doutrina e a jurisprudncia vm admitindo causas de excluso da ilicitude que no encontram previso direta em lei, conhecidas como supralegais. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 17

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Na verdade, aqui no se trata de uma atuao extralegal, mas de uma extenso das normas, pois, nas lies de Mezger, Nenhuma lei esgota a totalidade do direito. Para os que admitem as causas supralegais, a que aceita por todos e importa para sua PROVA diz respeito ao consentimento do ofendido. Sendo assim, um indivduo que faz uma tatuagem em outro no comete leso corporal, pois est amparado no consentimento do ofendido como causa supralegal de excluso da ilicitude. Do exposto, podemos resumir:
ESTADO DE NECESSIDADE GENRICAS LEGTIMA DEFESA ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL LEGAIS EXERCCIO REGULAR DO DIREITO

ESPECFICAS EXCLUDENTES DE ILICITUDE

PREVISTAS NA PARTE ESPECIAL DO CDIGO PENAL. EXEMPLOS: Art. 128 / Art. 142 / Art. 146, pargrafo 3.

SUPRALEGAIS

CONSENTIMENTO DO OFENDIDO

3.4.3 ESTADO DE NECESSIDADE Estado de necessidade o sacrifcio de um interesse juridicamente protegido para salvar de perigo atual e inevitvel o direito do prprio agente ou de terceiros. causa de excluso de ilicitude, desde que outra conduta, nas circunstncias reais, no fosse razovel exigir. Existem duas teorias adotadas mundialmente quanto ao Estado de Necessidade. Uma delas a chamada "Teoria Unitria", adotada no Brasil, que determina um Estado de necessidade excludente da antijuridicidade. A Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 18

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO outra conhecida por "Teoria Diferenciadora", segundo a qual o Estado de Necessidade ora exclui a antijuridicidade, ora a culpabilidade.
PARA A SUA PROVA, O IMPORTANTE VOC SABER QUE O BRASIL ADOTA A TEORIA UNITRIA E QUE O ESTADO DE NECESSIDADE EXCLUDENTE DE ILICITUDE (OU ANTIJURIDICIDADE).

Um exemplo de estado de necessidade amplamente tratado na doutrina o dos dois nufragos que avistam uma tbua de madeira capaz de suportar o peso s de um indivduo. Durante a briga pela madeira, A deixa B morrer afogado a fim de se salvar. Neste caso, podemos dizer que A agiu em estado de necessidade. Perceba que no estado de necessidade no h, como vemos, uma agresso a um direito, mas um choque, em que algum, na defesa de direito prprio ou alheio, se v na contingncia de praticar fato considerado criminoso, a fim de salv-lo de perigo atual e iminente que no provocou por sua vontade, no sendo justo exigir-se o sacrifcio desse direito. Encontra-se disposto no artigo 24 do Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros.

3.4.3.1 REQUISITOS A anlise do artigo supracitado revela a existncia de dois momentos distintos QUE DEVEM SER SOMADOS para a correta verificao da ocorrncia do estado de necessidade. So eles: 1. Situao de Necessidade Que depende de: Professor: Pedro Ivo PERIGO ATUAL; PERIGO NO PROVOCADO VOLUNTARIAMENTE; AMEAA A DIREITO PRPRIO OU ALHEIO; AUSNCIA DE DEVER LEGAL DE ACEITAR O PERIGO. www.pontodosconcursos.com.br 19

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 2. Fato necessitado A conduta tpica em face do perigo tem como requisitos: INEVITABILIDADE DO PERIGO POR OUTRO MODO; PROPORCIONALIDADE. 3.4.3.2 SITUAO DE NECESSIDADE Existncia de perigo atual Perigo a exposio do bem jurdico a uma situao de probabilidade de dano. Sua origem pode vir de um fato da natureza, de seres irracionais (como um cachorro) ou mesmo da atividade humana. Atual o que est acontecendo, o perigo concreto, imediato, no se admitindo o uso de tal excludente quando se trata de perigo remoto, ou seja, de perigo passado. Proteo de direito prprio ou alheio necessrio que o bem a ser salvo esteja protegido pelo ordenamento jurdico, pois, do contrrio, no poder alegar estado de necessidade. Exemplo: Um preso no pode matar o carcereiro sob o pretexto de exerccio do seu direito de liberdade. Perigo no provocado voluntariamente A pessoa que deu origem ao perigo no pode invocar a excludente para sua prpria proteo, pois seria injusto e despropositado. o caso, por exemplo, do indivduo que pe fogo em uma lancha por imprudncia e depois mata o outro viajante afogado a fim de ficar com a nica bia existente. Inexistncia do dever legal de enfrentar o perigo Deve inexistir o dever legal de enfrentar o perigo, pois caso a lei o determine, este deve tentar salvar o bem ameaado sem destruir qualquer outro, mesmo que para isso tenha que correr os riscos inerentes sua funo. Exemplificativamente, no pode um bombeiro, para salvar um morador de uma casa em chamas, destruir a residncia vizinha, quando possvel faz-lo de forma menos lesiva, ainda que mais arriscada sua pessoa.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

20

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 3.4.3.3 FATO NECESSITADO
NO ME MATE!!! PULE A CERCA!

Inevitabilidade do perigo Somente se admite o sacrifcio do bem quando o perigo for inevitvel, bem como seja necessrio a leso a bem jurdico de outrem para escapar da situao perigosa. Exemplo: Se para fugir do ataque de um boi bravio de R$500.000,00 o agende puder facilmente pular uma cerca, no est autorizado a matar o animal. Proporcionalidade do sacrifcio Exige que o agente aja de acordo com a razoabilidade do sacrifcio, ou seja, deve-se buscar sacrificar um bem de menor importncia para salvar um bem de maior ou igual valor. Exemplo: Entre uma vida e o patrimnio, sacrifica-se o patrimnio. Mas e se o indivduo, visando proteger bem prprio ou de terceiro, sacrifica outro bem jurdico de maior valor? Neste caso, no h excluso do crime. mantida a tipicidade, mas possvel a diminuio de pena nos termos do pargrafo 2 do artigo 23: 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. Observe que no supra dispositivo legal no h OBRIGATORIEDADE da diminuio de pena, mas simplesmente a POSSIBILIDADE do magistrado, avaliando o caso, aplicar tal reduo.

3.4.4 LEGTIMA DEFESA A legtima defesa a segunda causa de excluso da antijuridicidade prevista pelo artigo 23 do Cdigo Penal, e est regulada no artigo 25 do mesmo ordenamento: Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Segundo NUCCI, a defesa necessria empreendida contra agresso injusta, atual ou iminente, contra direito prprio ou de terceiro, usando, para tanto, moderadamente, os meios necessrios. E continua: Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 21

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Valendo-se da legtima defesa, o indivduo consegue repelir as agresses a direito seu ou de outrem, substituindo a atuao da sociedade ou do Estado, que no pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, atravs dos seus agentes. A ordem jurdica precisa ser mantida, cabendo ao particular assegur-la de modo eficiente e dinmico. A anlise do artigo 25 revela que a legtima defesa deve atender, CUMULATIVAMENTE, aos seguintes requisitos: AGRESSO INJUSTA; AGRESSO ATUAL OU IMINENTE; DEFESA DE DIREITO PRPRIO OU ALHEIO; REAO COM OS MEIOS NECESSRIOS; USO MODERADO DOS MEIOS NECESSRIOS.

Resumindo:
INJUSTA AGRESSO REQUISITOS DA LEGTIMA DEFESA EMPREGO DOS MEIOS REAO NECESSRIOS USO MODERADO DOS MEIOS ATUAL OU IMINENTE CONTRA DIREITO PRPRIO OU ALHEIO

3.4.4.1 AGRESSO INJUSTA Agresso o comportamento humano capaz de gerar leso ou provocar um perigo concreto dano. Trata-se de atividade exclusiva do ser humano, no podendo ser efetuada por um animal, por exemplo. Sendo assim, se um indivduo atacado por um animal e o mata, regra geral, pode ser caracterizado o estado de necessidade, mas no a legtima defesa. Dito isto, pergunto: Imagine que Tcio faz um treinamento intensivo para que seu cachorro aprenda a atacar os outros quando ordenado. Em determinado momento, ao encontrar Mvio, ordena ao co o ataque. Mvio, utilizando seu canivete, mata o cachorro. Neste caso, est caracterizado o estado de necessidade ou a legtima defesa? Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 22

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Para esta situao particular, temos a LEGTIMA DEFESA, pois Tcio utiliza o cachorro como se fosse uma arma e obriga Mvio a repelir injusta agresso. 3.4.4.2 AGRESSO ATUAL OU IMINENTE A agresso humana injusta e real deve ser marcada pela atualidade ou pela iminncia. Significa que a mesma dever estar ocorrendo ou prestes a acontecer, e nunca quando j terminada. Aqui encontramos uma diferena com relao ao dispositivo que trata do estado de necessidade. Neste, temos a obrigatoriedade do perigo ATUAL, enquanto na legtima defesa pode ser ATUAL ou iminente. 3.4.4.3 AGRESSO ATUAL OU IMINENTE A ao de defesa promovida em face da agresso deve ser praticada com vontade de defesa. Isto indica a inteno do agredido de se defender ou de defender um bem jurdico de terceiro. Agora me responda: A vida um bem jurdico? Claro que sim... Sendo assim, imagine que Tcio, mdico, percebe que Mvio vai injetar uma quantidade to grande de drogas que facilmente o levaria a morte. Visto isso, tentando impedir a situao, bate em Mvio a fim de que este desmaie e deixe de ingerir a substncia. Neste caso, est configurada a LEGTIMA DEFESA? A resposta POSITIVA, pois Tcio est defendendo um bem jurdico de terceiro (A VIDA) que no momento sofre agresso. 3.4.4.4 REAO COM OS MEIOS NECESSRIOS Meios necessrios so todos aqueles suficientes a repulsa da agresso injusta que est ocorrendo ou prestes a ocorrer. Ensina a doutrina majoritria que os meios necessrios, alm de suficientes, devem estar disponibilizados no momento da agresso, existindo, em todo caso, a observncia da proporcionalidade entre o bem jurdico a que se visa resguardar e a repulsa contra o agressor. Se um indivduo joga uma pedra e como resposta obtm um tiro de bazuca na testa, obviamente que no h proporcionalidade. Corroborando tal posicionamento, vem a calhar a opinio sempre abalizada do professor Heleno Cludio Fragoso: Empregar moderadamente os meios necessrios significa usar os meios disponveis, na medida em que so necessrios para repelir a agresso. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 23

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Devero aqui considerar-se as circunstncias em que a agresso se fez, tendo-se em vista a sua gravidade e os meios de que o agente podia dispor. importante ressaltar que o meio necessrio, desde que seja o nico disponvel ao agente para repelir a agresso, pode ser desproporcional em relao a ela, se empregado MODERADAMENTE. o caso, por exemplo, do indivduo que, ao ser atacado com uma barra de ferro, utiliza uma arma de fogo, meio de defesa que estava ao seu alcance. 3.4.4.5 USO MODERADO DOS MEIOS NECESSRIOS Alm do emprego do meio adequado, imprescindvel que se faa o uso com moderao, a fim de no se incorrer no chamado excesso de legtima defesa. 3.4.4.6 LEGTIMA DEFESA PUTATIVA (IMAGINRIA) aquela em que, devido a um erro, o agente acredita existir injusta agresso, atual ou iminente a direito seu ou de outrem. o exemplo mais do que j tratado em que Mvio coloca a mo no bolso para pegar um leno e Tcio, achando que ele vai retirar uma arma, efetua disparos. Neste caso, NO OCORRE A EXCLUSO DA ILICITUDE.
LEGTIMA DEFESA REAL X LEGTIMA DEFESA PUTATIVA
A LEGTIMA DEFESA PUTATIVA, TECNICAMENTE, NO CARACTERIZA LEGTIMA DEFESA, ISTO , CAUSA DE EXCLUSO DA ANTIJURIDICIDADE. NA VERDADE, A DENOMINADA LEGTIMA DEFESA PUTATIVA CARACTERIZA ERRO DE TIPO, OU SEJA, O AGENTE TEM UMA FALSA PERCEPO DA REALIDADE QUE FAZ COM QUE O MESMO PENSE QUE EST AGINDO EM UMA SITUAO DE LEGTIMA DEFESA, QUANDO, DE FATO, NO EST SOFRENDO AGRESSO ALGUMA. A LEGTIMA DEFESA PUTATIVA EXCLUIR O DOLO, ISTO , O FATO TPICO, MAS NO A ANTIJURIDICIDADE DA CONDUTA.

3.4.5 ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL Diferentemente do que fez com o "estado de necessidade" e com a "legtima defesa", o Cdigo Penal no definiu o conceito de "estrito cumprimento de dever legal", limitando-se a dizer que:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

24

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Art. 23. No h crime quando o agente pratica o fato: [...] III em estrito cumprimento de dever legal... Sua conceituao, porm, dada pela doutrina, como, por exemplo, Fernando Capez, que assim define o estrito cumprimento do dever legal: " a causa de excluso da ilicitude que consiste na realizao de um fato tpico, por fora do desempenho de uma obrigao imposta por lei, nos exatos limites dessa obrigao". Em outras palavras, a lei no pode punir quem cumpre um dever que ela impe. Dentro desse conceito, importante atentar para duas expresses: "dever legal" e "cumprimento estrito". O que vem a ser "dever legal"? Como a prpria expresso sugere, uma obrigao imposta por lei, significando que o agente, ao atuar tipicamente, no faz nada mais do que cumprir uma obrigao. Mas para que esta conduta, embora tpica, seja lcita, necessrio que esse dever derive, direta ou indiretamente, de "lei". O que significa, por sua vez, o "cumprimento estrito"? Quando a lei impe determinada obrigao, existem limites, parmetros, para que tal obrigao seja cumprida, isto , a lei s obriga ou impe dever at certo ponto e o agente obrigado s dever proceder at esse exato limite imposto pela lei. Dessa forma, exige-se que o agente tenha atuado dentro dos rgidos limites do que obriga a lei ou determina a ordem que procura executar o comando legal. Fora desses limites, desaparece a excludente, surgindo, ento, o abuso ou excesso. Exemplo clssico de estrito cumprimento de dever legal o do policial que priva o fugitivo de sua liberdade ao prend-lo em flagrante. Nesse caso, o policial no comete crime de constrangimento ilegal ou abuso de autoridade, por exemplo, pois que ao presenciar uma situao de flagrante delito, a lei obriga que o policial efetue a priso do respectivo autor, preenchido, portanto, o requisito do dever legal. Por outro lado, necessrio tambm que o policial se limite a cumprir exatamente o que a lei lhe impe, isto , que o cumprimento desse dever cinja-se estritamente ao imposto por tal lei. Assim, basta que o policial prenda o agente flagrado, privando sua liberdade. Haveria abuso ou excesso se o policial, depois de contido o sujeito, continuasse desnecessariamente a fazer uso da fora ou de ofensas fsicas contra aquele. Outro exemplo tradicional o do oficial de justia que retira da casa de algum objetos de sua propriedade em cumprimento de mandado de penhora contra aquela pessoa. Ora, por um lado, h o dever legal de assim Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 25

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO agir, pois que o mandado judicial entregue ao oficial de justia impe-lhe o dever de cumpri-lo, no havendo, portanto, crime de roubo, embora a conduta seja tpica. Da mesma forma, necessrio que o oficial de justia permanea nos limites rgidos do que lhe imps o mandado. Assim, haveria o excesso por parte do servidor se, por exemplo, alm da penhora e seqestro de um quadro valioso, de propriedade do executado, aquele resolvesse penhorar e seqestrar tambm outro bem do executado no relacionado no "mandado judicial", apenas por imaginar que futuramente teria que voltar quela residncia para fazer "reforo de penhora". 3.4.5.1 ELEMENTO SUBJETIVO Assim como as demais excludentes de ilicitude, o estrito cumprimento do dever legal exige que o agente tenha conscincia de que age sob essa causa de justificao. Em outras palavras, preciso que o agente que praticou a conduta tpica tenha atuado querendo pratic-la, mas com a conscincia de que cumpria um dever imposto pela lei. Dessa forma, se, por exemplo, o delegado de polcia, querendo vingar-se de seu desafeto, prende-o sem qualquer justificativa, amedrontando-o pelo fato de "ser delegado" e descobre, posteriormente, que j existia mandado de priso preventiva contra aquele cidado, cabendo a ele, delegado, cumpri-lo, nem por isso sua conduta deixa de ser criminosa, porque atuou sem a conscincia e sem a inteno de cumprir o seu dever. pela necessidade desses elementos subjetivos que no possvel a ocorrncia do estrito cumprimento de dever legal na prtica de condutas tpicas culposas, mas apenas em condutas dolosas. Alis, todas as excludentes de ilicitude s podem ser verificadas em crimes dolosos. 3.4.5 EXERCCIO REGULAR DE DIREITO Trataremos agora da ltima excludente de ilicitude, presente no final do artigo 23 do CP nos seguintes termos: Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: [...] III [...] no exerccio regular de direito.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

26

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO O exerccio regular de direito pressupe uma faculdade de agir atribuda, regra geral, pelo ordenamento jurdico a alguma pessoa, pelo que a prtica de uma ao tpica no configuraria um ilcito. Mirabete cita como exemplos de exerccio regular de direito: A correo dos filhos por seus pais; Priso em flagrante por particular; No expulsar, quando da invaso da propriedade. Em qualquer caso, no se pode ultrapassar os limites que a ordem jurdica impe ao exerccio do direito. Caso os pais, a pretexto de corrigir os filhos, incorram em maus-tratos, respondero pelo crime. 3.4.5.1 OFENDCULOS Ofendculos so aparatos defensivos da propriedade (cacos de vidro no muro, cercas de arame farpado, maanetas eletrificadas etc.). Embora doutrina, exerccio elemento sejam considerados, por parte da como legtima defesa, so, na verdade, regular de um direito, pois faltaria o subjetivo da defesa agresso.

Tambm se consideram exerccio regular de direito as leses ocorridas na prtica de esportes violentos, desde que tolerveis e dentro das regras do esporte. 3.4.6 ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL REGULAR DO DIREITO X EXERCCIO

Sabemos que tanto o estrito cumprimento de dever legal quanto o exerccio regular do direito so causas excludentes de ilicitude. Todavia, estes dois importantes institutos do Direito Penal possuem diferenas claras. So elas:

DIFERENCIAES

ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL

EXERCCIO REGULAR DO DIREITO FACULTATIVA O AGENTE EST AUTORIZADO A AGIR PELO ORDENAMENTO JURDICO, MAS A ELE PERTENCE A

NATUREZA

COMPULSRIA O AGENTE EST OBRIGADO A CUMPRIR O MANDAMENTO LEGAL

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

27

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO
OPO DE EXERCER DIREITO ASSEGURADO. O

ORIGEM

O DEVER DE AGIR TEM ORIGEM EXCLUSIVAMENTE NA LEI

O DIREITO CUJO EXERCCIO SE AUTORIZA PODE ADVIR DA LEI, DE REGULAMENTOS E, PARA PARTE DA DOUTRINA, AT MESMO DOS COSTUMES.

3.4.7 LEGTIMA DEFESA

ESTADO DE NECESSIDADE

Dentre as vrias questes que aparecem em PROVA exigindo o conhecimento das causas excludentes de ilicitude, sem dvida, uma que disputa a preferncia dos examinadores a que tenta confundir os candidatos com os conceitos de legtima defesa e estado de necessidade. Para que voc no erre em prova, vou apresentar essas diferenas neste tpico a fim de que voc no se confunda. Vamos comear: A) NO ESTADO DE NECESSIDADE, H UM CONFLITO ENTRE DOIS BENS JURDICOS EXPOSTOS A PERIGO; NA LEGTIMA DEFESA, UMA REPULSA A ATAQUE; B) NO ESTADO DE NECESSIDADE, O BEM JURDICO EXPOSTO A PERIGO; NA LEGTIMA DEFESA, O DIREITO SOFRE UMA AGRESSO ATUAL OU IMINENTE; C) NO ESTADO DE NECESSIDADE, O PERIGO PODE OU NO ADVIR DA CONDUTA HUMANA; NA LEGTIMA DEFESA, A AGRESSO S PODE SER PRATICADA POR PESSOA HUMANA; D) NO ESTADO DE NECESSIDADE, A CONDUTA PODE SER DIRIGIDA CONTRA TERCEIRO INOCENTE; NA LEGTIMA DEFESA, SOMENTE CONTRA O AGRESSOR; E) NO ESTADO DE NECESSIDADE, A AGRESSO NO PRECISA SER INJUSTA; NA LEGTIMA DEFESA, POR OUTRO LADO, S EXISTE SE HOUVER INJUSTA AGRESSO (EXEMPLO: DOIS NUFRAGOS DISPUTANDO A TBUA DE SALVAO. UM AGRIDE O OUTRO PARA FICAR COM ELA, MAS NENHUMA AGRESSO INJUSTA). Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 28

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

3.5 EXCESSO
H determinadas situaes nas quais o agente, baseado em uma excludente de ilicitude, age com excesso, ou seja, ultrapassa as barreiras do aceitvel. Sendo assim, o Cdigo Penal, depois de apresentar as excludentes de ilicitude, dispe, no pargrafo nico do artigo 23, que: Art.23[...] Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. A expresso em qualquer das hipteses deste artigo indica a penalizao do excesso, doloso ou culposo, em todas as causas legais genricas de excluso de ilicitude. Podemos exemplificar: EXCESSO NO ESTADO DE NECESSIDADE O indivduo, tentando fugir do ataque de um co feroz, quebra o vidro de um carro, quando podia resguardar-se em uma casa que tinha sua disposio. O excesso no estado de necessidade recai na expresso nem podia de outro modo evitar, presente no artigo 24 do CP. EXCESSO NA LEGTIMA DEFESA Mvio, comea a jogar pedras em Tcio. Este por sua vez, pega a arma e efetua 14 disparos sendo 05 na cabea. O excesso na legtima defesa ocorre quando o agente utiliza meios desnecessrios ou emprega os meios sem moderao. EXCESSO NO ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL Tcio, policial, usa a fora para prender Mvio e continua agredindo o agente depois de preso. O excesso no estrito cumprimento do dever legal resulta da no observncia, pelo agente, dos limites definidos pela lei. EXCESSO NO EXERCCIO REGULAR DE DIREITO Tcio, visando boa educao de seu filho, Mvio, resolve, no exerccio regular do direito de corrigir o comportamento da criana, utilizar uma barra de ferro a ttulo de castigo fsico. O excesso no exerccio regular de direito decorre da utilizao abusiva do direito consagrado pelo ordenamento jurdico. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 29

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Do exposto at agora, podemos resumir:

EXCESSO
NO ESTADO DE NECESSIDADE, RECAI NA EXPRESSO NEM PODIA DE OUTRO MODO EVITAR. NA LEGTIMA DEFESA, OCORRE QUANDO O AGENTE UTILIZA MEIOS DESNECESSRIOS OU EMPREGA OS MEIOS SEM MODERAO. NO ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, RESULTA DA NO OBSERVNCIA, PELO AGENTE, DOS LIMITES DEFINIDOS PELA LEI. NO EXERCCIO REGULAR DE DIREITO, DECORRE DO EXERCCIO ABUSIVO DO DIREITO CONSAGRADO PELO ORDENAMENTO JURDICO.

3.5.1 ESPCIES DE EXCESSO DOLOSO OU CONSCIENTE o excesso voluntrio. O agente dolosamente extrapola os limites legais. o caso, por exemplo, de um indivduo que desarma um bandido e, posteriormente, com o ladro j imobilizado, dispara dois tiros em sua cabea. CULPOSO OU INCONSCIENTE o excesso que deriva de culpa (negligncia, impercia ou imprudncia) em relao moderao e, para alguns doutrinadores, tambm quanto escolha dos meios necessrios. O agente, assim, responde por crime culposo. Exemplo: Tcio, visando defender-se de tapas efetuados por uma mulher, empurra Mvia que tropea, cai e bate com a cabea, vindo a falecer.

Para finalizar, observe o que o STF dispe sobre o tema: "Depois da Reforma Penal em 1984, segundo o pargrafo nico do art. 23 do CP, o agente responder pelo excesso doloso ou culposo em qualquer das causas de excluso de ilicitude. Desde ento, tornou-se obrigatrio o questionamento do excesso doloso ou culposo, sempre que o Conselho de Sentena negar, na excludente da legtima defesa, o uso dos meios necessrios ou a moderao no emprego dos meios. Pela ordem de precedncia, questiona-se em primeiro lugar o excesso doloso, porquanto o Jri, at ali, negou a legtima defesa, Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 30

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO prevalecendo ainda a prtica do fato criminoso a ttulo de dolo, pois ao nica. Respondido afirmativamente, estar o ru condenado por crime doloso. Negado, questiona-se o excesso culposo. Negado ambos, o ru estar absolvido, pois o Jri reconheceu o excesso casual. Se o Juiz Presidente deixa de questionar o excesso doloso, indagando apenas o excesso culposo, ocorrer nulidade por deficincia dos quesitos, independentemente de protesto no momento prprio, pois se trata de quesito obrigatrio. Tem incidncia a Smula 156 do STF" (n 697023711, Rel. Des. Danbio Edon Franco. j. 25.6.97, DJ 8.8.97, p. 31). ************************************************************ Parabns! Chegamos ao trmino de mais uma aula. Para complementar o seu aprendizado, apresento abaixo um resumo sobre os principais temas abordados at agora (Teoria do Crime). Abraos e bons estudos, Pedro Ivo

"No tenhamos pressa, mas no percamos tempo." (Jos Saramago)

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

31

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

RESUMO
TEORIA GERAL DO CRIME 01) Sujeito ativo do crime: quem pratica o fato descrito na norma penal incriminadora; s o Homem possui a capacidade para delinqir. 02) Capacidade penal: o conjunto das condies exigidas para que um sujeito possa tornar-se titular de direitos ou obrigaes no campo de Direito Penal. 03) Sujeito passivo do crime: o titular do interesse cuja ofensa constitui a essncia do crime. 04) Objeto do delito: aquilo contra que se dirige a conduta humana que o constitui. 05) Crimes comuns e especiais: Comuns so os descritos no Direito Penal comum; especiais, os definidos no Direito Penal especial. 06) Crimes comuns e prprios: Comum o que pode ser praticado por qualquer pessoa; Ex: furto, estelionato, homicdio, etc.; Crime prprio o que s pode ser cometido por uma determinada categoria de pessoas, pois pressupe no agente uma particular condio ou qualidade pessoal. Ex: Crimes praticados por funcionrios contra a Administrao Pblica. 07) Crimes materiais, formais e de mera conduta: Os crimes materiais, formais e de mera conduta so assim classificados em relao ao seu resultado. Crime material aquele em que h necessidade de um resultado externo ao, descrito na lei, e que se destaca lgica e cronologicamente da conduta (ex.: no homicdio: morte). Crime formal aquele em que no h necessidade de realizao daquilo que pretendido pelo agente e o resultado jurdico previsto no tipo ocorre em concomitncia com o desenrolar da conduta (ex: no delito de ameaa, a consumao d-se com a prtica do fato, no se exigindo que a vtima realmente fique intimidada; no de injria, suficiente que ela exista, independentemente da reao psicolgica do indivduo).

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

32

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO No crime de mera conduta, a lei no exige qualquer resultado naturalstico, contentando-se com a ao ou omisso do agente. Em outras palavras, o crime classificado como sendo de mera conduta quando no relevante o resultado material (ex.: violao de domiclio, ato obsceno, omisso de notificao de doena e a maioria das contravenes). 08) Crimes comissivos: So os praticados mediante ao; o sujeito faz alguma coisa. 09) Crimes omissivos: So os praticados mediante inao; o sujeito deixa de fazer alguma coisa; podem ser: a) omissivos prprios: So os que se perfazem com a simples absteno da realizao de um ato, independentemente de um resultado posterior. b) omissivos imprprios: So aqueles em que o sujeito, mediante uma omisso, permite a produo de um resultado posterior, que os condiciona. 10) Crimes permanentes: So os que causam uma situao danosa ou perigosa que se prolonga no tempo; o momento consumativo se protrai no tempo. Ex: Sequestro, crcere privado; 11) Crime continuado: Diz-se que h crime continuado quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser tidos como continuao do primeiro . 12) Crimes habitual e profissional: Habitual a reiterao da mesma conduta reprovvel, de forma a constituir um estilo ou hbito de vida. Ex: curandeirismo. 13) Elementos do fato tpico (de forma geral): Para a integrao do fato tpico, concorre, primeiramente, uma ao ou omisso, uma vez que, consistindo na violao de um preceito legal, supe um comportamento humano; A ao humana, porm, no suficiente para compor o primeiro requisito do crime; necessrio um resultado; Todavia, entre a conduta e o resultado se exige uma relao de causalidade; finalizando, para que um fato seja tpico, necessrio que os elementos acima expostos estejam descritos como crime. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 33

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Resumindo: Elementos do fato tpico: 1-Conduta - toda ao humana ou omisso consciente e dirigida a uma finalidade; dolosa ou culposa. A princpio, pune-se apenas quando h vontade (dolo), porm, como exceo, pune-se quando no h vontade, mas h negligncia. 2-Nexo Causal - a relao de causa e efeito entre a conduta e o resultado; 3-Resultado - a modificao do mundo exterior causada pela conduta. 4-Tipicidade - a correspondncia exata, a adequao perfeita entre o fato natural, concreto e a descrio contida na norma penal incriminadora. 14) Tipo: o conjunto dos elementos descritivos do crime contidos na lei penal; varia segundo o crime considerado. Crime Doloso 15) Conceito: Dolo a vontade de concretizar as caractersticas objetivas do tipo; constitui elemento subjetivo do tipo (implcito). 16) Elementos do dolo: Presentes os requisitos da conscincia e da vontade, o dolo possui os seguintes elementos: a) conscincia da conduta e do resultado; b) conscincia da relao causal objetiva entre a conduta e o resultado; c) vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. 17) Dolo direto e indireto: No dolo direto, o sujeito visa a certo e determinado resultado. Ex: o agente desfere golpes de faca na vtima com inteno de mat-la, projetando-se de forma direta no resultado morte; H dolo indireto quando a vontade do sujeito no se dirige a certo e determinado resultado; possui duas formas: a) dolo alternativo: quando a vontade do sujeito se dirige a um outro resultado; ex: o agente desfere golpes de faca na vtima com inteno alternativa de ferir ou matar;

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

34

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO b) dolo eventual: ocorre quando o sujeito assume o risco de produzir o resultado, isto , admite e a aceita o risco de produzi-lo. 18) Dolo genrico e especfico: dolo genrico a vontade de realizar fato descrito na norma penal incriminadora; dolo especfico a vontade de praticar o fato e produzir um fim especial. Crime Culposo 19) Noo: Quando se diz que a culpa elemento do tipo, faz-se referncia inobservncia do dever de diligncia; A todos no convvio social determinada a obrigao de realizar condutas de forma a no produzir danos a terceiros; o denominado cuidado objetivo. A conduta torna-se tpica a partir do instante em que no se tenha manifestado o cuidado necessrio nas relaes com outrem, ou seja, a partir do instante em que no corresponda ao comportamento que teria adotado uma pessoa dotada de discernimento e prudncia, colocada nas mesmas circunstncias que o agente. A inobservncia do cuidado necessrio objetivo o elemento do tipo. 20) Elementos do fato tpico culposo: So seus elementos a conduta humana e voluntria de fazer ou no fazer, a inobservncia do cuidado objetivo manifestada atravs da imprudncia, negligncia ou impercia, a previsibilidade objetiva, a ausncia de previso, o resultado involuntrio, o nexo de causalidade e a tipicidade. 21) Imprudncia: a prtica de um fato perigoso; ex: dirigir veculo em rua movimentada com excesso de velocidade. 22) Negligncia: a ausncia de precauo ou indiferena em relao ao ato realizado; ex: deixar arma de fogo ao alcance de uma criana. 23) Impercia: a falta de aptido para o exerccio de arte ou profisso. 24) Culpa consciente e inconsciente: Na inconsciente, o resultado no previsto pelo agente, embora previsvel; a culpa comum que se manifesta pela imprudncia, negligncia ou impercia. Na consciente, o resultado previsto pelo sujeito, que espera levianamente que no ocorra ou que pode evit-lo. 25) Culpa prpria e imprpria: Culpa prpria a comum, em que o Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 35

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO resultado no previsto, embora seja previsvel; nela, o agente no quer o resultado nem assume o risco de produzi-lo; na imprpria, o resultado previsto e querido pelo agente, que labora em erro de tipo inescusvel ou vencvel. 26) Compensao e concorrncia de culpas: A compensao de culpas incabvel em matria penal; no se confunde com a concorrncia de culpas; Suponha-se que 2 veculos se choquem num cruzamento, produzindo ferimentos nos motoristas e provando-se que agiram culposamente; trata-se de concorrncia de culpas; os dois respondem por crime de leso corporal culposa. Crime Preterdoloso 27) Conceito: Podemos conceituar como crime preterdoloso aquele em que h dolo na conduta inicial do agente e o resultado desta diverso do almejado por este, em outras palavras, o agente ao agir dolosamente obtm um resultado lesivo diferente do almejado, mais gravoso - o que ocorre quando o agente quer o mnimo de dano vtima, contudo lhe causa dano desastroso, como, por exemplo, uma leso corporal seguida de morte. Portanto, ao final, conclumos que nos crimes preterdolosos h um misto de dolo na conduta inicial e a culpa no resultado.

Erro de Tipo 28) Conceito: o que incide sobre as elementares ou circunstncias da figura tpica, sobre os pressupostos de fato de uma causa de justificao ou dados secundrios da norma penal incriminadora. o que faz o sujeito supor a ausncia de elemento ou circunstncia da figura tpica incriminadora ou a presena de requisitos da norma permissiva. Ex: Sujeito dispara um tiro de revlver no que supe ser uma animal bravio, vindo a matar um homem; o erro de tipo pode ser essencial e acidental. 29) Efeito: O erro de tipo exclui sempre o dolo, seja evitvel ou inevitvel; como o dolo elemento do tipo, a sua presena exclui a tipicidade do fato doloso, podendo o sujeito responder por crime culposo, desde que seja tpica a modalidade culposa.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

36

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 30) Descriminantes putativas: Ocorrem quando o sujeito, levado a erro pelas circunstncias do caso concreto, supe agir em face de uma causa excludente de ilicitude. possvel que o sujeito, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, suponha encontrar-se em face de estado de necessidade, de legtima defesa, de estrito cumprimento do dever legal ou do exerccio regular de direito; quando isso ocorre, aplica-se o disposto no art. 20, 1, 1 parte: isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. 31) Erro provocado por terceiro: Responde pelo crime o terceiro que determina o erro (20, 2). 32) Erro sobre objeto: Ocorre quando o sujeito supe que sua conduta recai sobre determinada coisa, sendo que na realidade incide sobre outra. o caso do sujeito subtrair acar supondo tratar-se de farinha. 33) Erro sobre pessoa: Ocorre quando h erro de representao, em face do qual o sujeito atinge uma pessoa supondo tratar-se da que pretendia ofender; ele pretende atingir certa pessoa, vindo a ofender outra inocente, pensando tratar-se da primeira. 34) Erro na execuo (aberratio ictus): Ocorre quando o sujeito, pretendendo atingir uma pessoa, vem a ofender outra. H disparidade entre a relao de causalidade pretendida pelo agente e o nexo causal realmente produzido. Ele pretende que, em conseqncia de seu comportamento, seja produzido um resultado contra Antnio. Realiza a conduta e causa evento contra Pedro. Crime Consumado 35) Conceito: Determina o art. 14, I, do CP, que o crime se diz consumado quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal; A noo da consumao expressa total conformidade do fato praticado pelo agente com a hiptese abstrata descrita pela norma penal incriminadora. 36) A consumao nos crimes materiais: Nos crimes materiais, de ao e resultado, o momento consumativo o da produo deste; assim, consuma-se o homicdio com a morte da vtima. 37) Crimes culposos: A consumao ocorre com a produo do resultado; Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 37

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO assim, no homicdio culposo, o momento consumativo aquele em que se verifica a morte da vtima. 38) Crimes de mera conduta: A consumao se d com a simples ao; na violao de domiclio, uma das formas de consumao a simples entrada. 39) Crimes formais: A consumao ocorre com a conduta tpica imediatamente anterior fase do evento, independentemente da produo do resultado descrito no tipo. 40) Crimes permanentes: A consumao se protrai no tempo desde o instante em que se renem os seus elementos at que cesse o comportamento do agente. 41) Crime omissivo prprio: Tratando-se de crime que se perfaz com o simples comportamento negativo (ou ao diversa), no se condicionando produo de um resultado ulterior, o momento consumativo ocorre no instante da conduta. 42) Crime omissivo imprprio: A consumao se verifica com a produo do resultado, visto que a simples conduta negativa no o perfaz, exigindo-se um evento naturalstico posterior. 43) Iter Criminis: o conjunto das fases pelas quais passa o delito; compese das seguintes etapas: a) cogitao; b) atos preparatrios; c) execuo; d) consumao. Tentativa 44) Conceito: a execuo iniciada de um crime que no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Seus elementos so o incio da execuo e a no-consumao por circunstncias alheias vontade do agente. 45) Tentativa perfeita e imperfeita: Quando o processo executrio interrompido por circunstncias alheias vontade do agente, fala-se em tentativa imperfeita ou tentativa propriamente dita. www.pontodosconcursos.com.br 38

Professor: Pedro Ivo

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Quando a fase de execuo integralmente realizada pelo agente, mas o resultado no se verifica por circunstncias alheias sua vontade, diz-se que h tentativa perfeita ou crime falho. 46) Infraes que no admitem tentativa: 1. Crimes culposos; 2. Crimes preterdolosos; 3. Crimes unisubsistentes; 4. Crimes omissivos prprios; 5. Contravenes penais; 6. Crimes condicionados; 7. Crimes habituais. 47) Aplicao da pena: Pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. A diminuio de um a dois teros no decorre da culpabilidade do agente, mas da prpria gravidade do fato constitutivo da tentativa. Quanto mais o sujeito se aproxima da consumao, menor deve ser a diminuio da pena (1/3). Quanto menos ele se aproxima da consumao, maior deve ser a atenuao (2/3). 48) Desistncia voluntria: Consiste numa absteno de atividade: o sujeito cessa o seu comportamento delituoso; assim, s ocorre antes de o agente esgotar o processo executivo. 49) Arrependimento eficaz: Tem lugar quando o agente, tendo j ultimado o processo de execuo do crime, desenvolve nova atividade impedindo a produo do resultado. 50) Arrependimento posterior: Nos termos do art. 16 do CP, nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. 51) Crime impossvel: tambm chamado de quase-crime; tem disciplina jurdica contida no art. 17 do CP: no se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

39

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO H dois casos de crime impossvel: a) por ineficcia absoluta do meio; b) por impropriedade absoluta do objeto; D-se o primeiro quando o meio empregado pelo agente, pela sua prpria natureza, absolutamente incapaz de produzir o evento; Ex.: o agente, pretendendo matar a vtima mediante veneno, ministra acar em sua alimentao, supondo-o arsnico. D-se o segundo caso quando inexiste o objeto material sobre o qual deveria recair a conduta ou quando, pela situao ou condio, torna-se impossvel a produo do resultado visado pelo agente. Nos dois casos, no h tentativa por ausncia de tipicidade. Para que ocorra o crime impossvel, preciso que a ineficcia do meio e a impropriedade do objeto sejam absolutas; se forem relativas, haver tentativa. 52) Antijuricidade: a contradio do fato, eventualmente adequado ao modelo legal, com a ordem jurdica, constituindo leso a um interesse protegido. 53) Causas de excluso da antijuricidade: A antijuricidade pode ser afastada por determinadas causas, as determinadas causas de excluso de antijuricidade. Quando isso ocorre, o fato permanece tpico, mas no h crime. Excluindo-se a ilicitude, e sendo ela requisito do crime, fica excludo o prprio delito e, em conseqncia, o sujeito deve ser absolvido. So causas de excluso de antijuricidade, previstas no art. 23 do CP: 1 - ESTADO DE NECESSIDADE; 2 - LEGTIMA DEFESA; 3 - ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL; 4 - EXERCCIO REGULAR DE DIREITO. 54) Estado de necessidade: uma situao de perigo atual de interesses protegidos pelo direito, em que o agente, para salvar um bem prprio ou de terceiro, no tem outro meio seno o de lesar o interesse de outrem; perigo Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 40

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO atual o presente, que est acontecendo; iminente o prestes a desencadearse. 55) Legtima defesa: Nos termos do art. 25 do CP, entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente os meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. 56) Estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de direito: Determina o art. 23, III, do CP, que no h crime quando o sujeito pratica o fato em estrito cumprimento do dever legal. causa de excluso da antijuricidade. O art. 23, III, parte final, do CP, determina que no h crime quando o agente pratica o fato no exerccio regular de direito. Desde que a conduta se enquadre no exerccio de um direito, embora tpica, no apresenta o carter de antijurdica.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

41

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA

DO CRIME

Art. 14 - Diz-se o crime: Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. Desistncia voluntria e arrependimento eficaz Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. Arrependimento posterior Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Crime impossvel Art. 17 - No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. Excluso de ilicitude Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. Excesso punvel www.pontodosconcursos.com.br 42

Professor: Pedro Ivo

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Estado de necessidade Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. Legtima defesa Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

43

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

EXERCCIOS
1. (CESPE / Analista - STM / 2011) Por expressa disposio legal, no h crime quando o agente pratica o fato no exerccio regular de direito ou em estrito cumprimento de dever legal.

GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Questo simples e que exige o conhecimento do art. 23 do Cdigo Penal:

Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito

2. (CESPE / Analista TJ-ES / 2011) Na tentativa perfeita, tambm denominada quase-crime, o agente realiza todos os atos executrios, mas no atinge a consumao por circunstncias alheias sua vontade.

GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Pegadinha da banca! Na prova em que a questo foi exigida, muitos candidatos consideraram que a assertiva estava correta, pois traz a definio exata de tentativa perfeita. Ocorre, todavia, que a tentativa perfeita no denominada quase-crime, mas crime falho. A denominao quase crime atribuda ao crime impossvel.

3. (CESPE / PC PB / 2009) Um indivduo, portador do vrus da AIDS, manteve regularmente relaes sexuais com sua namorada, com a inteno de mat-la por meio do contgio da doena. A namorada no tinha conhecimento do estado patolgico de seu parceiro. Dias aps, foi constatado, por meio de exames mdicos e laboratoriais, que houve efetivamente a transmisso do vrus, apesar de os efeitos da doena Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 44

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO ainda no terem se manifestado, no impedindo, portanto, o desempenho das atividades cotidianas da pessoa infectada. Nessa situao hipottica, o indivduo portador do vrus:

A) no cometeu ilcito penal, uma vez que se trata de crime impossvel. B) cometeu tentativa de homicdio. C) cometeu o crime de perigo para a vida ou sade de outrem. D) cometeu o crime de perigo de contgio venreo. E) cometeu o crime de perigo de contgio de molstia grave.

GABARITO: B COMENTRIOS: Esta situao no muito comum em provas, mas, como abrange uma parte importante da matria, resolvi coloc-la. Qual era a VONTADE do agente? MATAR A NAMORADA. Ele conseguiu? No, por fatores alheios sua vontade (no importa quais so esses fatores). Logo, responde por: TENTATIVA DE HOMICDIO!!! Este deve ser o raciocnio utilizado em sua prova.

4. (CESPE / PC-DF / 2005) Entre as alternativas abaixo, correto afirmar que os ofendculos excluem: a) o nexo causal; b) a culpabilidade; c) a imputabilidade; d) a ilicitude; e) a culpa.

GABARITO: D COMENTRIOS: Ofendculos so artefatos utilizados para o resguardo do patrimnio, tais como cercas eltricas, cacos de vidro etc. Se um indivduo

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

45

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO tenta invadir uma casa e morre com a alta voltagem da cerca, os donos da propriedade estaro amparados e a ilicitude da conduta ser excluda.

5. (CESPE / Polcia Federal / 2009) Para que se configure a legtima defesa, faz-se necessrio que a agresso sofrida pelo agente seja antijurdica, contrria ao ordenamento jurdico, configurando, assim, um crime. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A legtima defesa encontra previso no art. 25 do Cdigo Penal: Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. O que exige o dispositivo legal que a agresso seja INJUSTA e no, necessariamente, ANTIJURDICA. 6. (CESPE / OAB / 2009) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Reproduz o art. 24 do Cdigo Penal: Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se.

7. (CESPE / OAB / 2009) Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa. GABARITO: ERRADA

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

46

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO COMENTRIOS: O Cdigo Penal, no artigo 23, elenca as causas de excluso da ilicitude, quais sejam, estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de direito. Existem outras causa que excluem a ilicitude, que no so encontradas na lei, so as chamadas causas supralegais de excluso de ilicitude como o consentimento do ofendido e para alguns a inexigibilidade de conduta diversa. Grande parte da doutrina considera a inexigibilidade de conduta diversa como uma causa de excluso da culpabilidade e este o entendimento das bancas de prova. 8. (CESPE / OAB / 2009) Um bombeiro em servio no pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nos termos do art. 24 1, no pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 9. (CESPE / OAB / 2009) Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Reproduz perfeitamente o art. 25 do cdigo Penal: Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. 10. (CESPE / OAB / 2009) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo exige do candidato o conhecimento do art. 15 do Cdigo Penal que trata da desistncia voluntria e do arrependimento eficaz. Segundo o dispositivo legal no ocorre reduo de pena, mas sim responde o agente pelos atos j praticados. Observe:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

47

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. 11. (CESPE / OAB / 2009) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O arrependimento eficaz e a desistncia voluntria so espcies de tentativa abandonada ou qualificada. Nelas o resultado no se produz por fora da vontade do agente, ao contrrio da tentativa, em que atuam circunstncias alheias e essa vontade. Pressupe um resultado que o agente pretendia produzir, mas que, em um segundo momento, desistiu ou se arrependeu. Segundo a doutrina majoritria, passam pelas trs fases descritas na questo: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. 12. (CESPE / OAB / 2009) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nos crimes de mera conduta e nos crimes formais a consumao INDEPENDE do resultado, logo no h que se falar em arrependimento eficaz. 13. (CESPE / OAB / 2009) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Tenta confundir o candidato arrependimento eficaz e arrependimento posterior. com os conceitos de

No arrependimento eficaz responde o agente pelos atos j praticados enquanto no arrependimento posterior, diferentemente do disposto na assertiva, cabvel uma reduo de pena de um a dois teros. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 48

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. 14. (CESPE / OAB / 2009) O crime de homicdio no admite tentativa branca. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Tentativa branca sinnima de tentativa acabada, perfeita ou crime falho. aquela da qual no resulta nenhum dano ao bem jurdico visado pelo agente. Exemplo: Paulo saca de seu revlver e atira contra Tcio, disparando todos os seis cartuchos do tambor, com o objetivo de mat-lo, contudo nenhum dos disparos acerta a vtima. No caso apresentado, responder o agente pela tentativa de homicdio o que torna incorreta a questo. 15. (CESPE / Procurador-BACEN / 2009) Em crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa a pessoa, a pena ser reduzida de um a dois teros se, por ato voluntrio do agente, for reparado o dano ou restituda a coisa at o recebimento da denncia ou da queixa. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Enuncia perfeitamente o arrependimento posterior previsto no art. 16 do Cdigo Penal: Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. 16. (CESPE / Analista judicirio TRE-MA / 2009) Tentativa imperfeita ocorre quando o agente pratica todos os atos de execuo, mas no chega a atingir a vtima. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo trata da tentativa branca e no da imperfeita. Nesta ltima o agente inicia a execuo, mas no utiliza todos os meios de que dispe. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 49

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO o caso do indivduo que comea a atirar e, no 3 disparo, interrompido pela chegada de policiais que estavam passando pelo local. 17. (CESPE / MPU / 2010) No sistema penal brasileiro, o arrependimento posterior, a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz so causas obrigatrias de diminuio de pena, previstas na parte geral do Cdigo Penal, exigindo-se, para sua incidncia, que o fato delituoso tenha sido cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz caracterizam-se, respectivamente, quando o agente , voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza. Quando cabvel a aplicao dos citados institutos, o agente s responde pelos atos j praticados e indiferente que tenha havido violncia ou grave ameaa. O arrependimento posterior tem sua definio no art. 16 do CP segundo o qual nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Do exposto, percebe-se que apenas o arrependimento posterior constitui causa de diminuio da pena. 18. (CESPE / Analista Judicirio TRE-MT / 2010) Pode alegar estado de necessidade quem tem o dever legal de enfrentar o perigo, desde que demonstre que praticou o fato para salvar de perigo atual direito prprio cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme preceituado no 1 do art. 24 do Cdigo Penal, no pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. Assim, bombeiros, salva-vidas e policiais, dentre outros, por fora de mandamento legal, possuem o dever de enfrentar situaes perigosas. 19. (CESPE / Analista Judicirio TRE-MT / 2010) Agindo o sujeito ativo em legtima defesa, havendo excesso em sua conduta, ele somente responder pelo excesso se o praticar de forma dolosa, no havendo a previso de responsabilidade pelo excesso culposo. GABARITO: ERRADA.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

50

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO COMENTRIOS: Dispe o art. 23, pargrafo nico, que o agente, em qualquer das hipteses do artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Essa regra vlida para as quatro excludentes de antijuridicidade, quais sejam, estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de direito. 20. (CESPE / Administrao PM-DF / 2010) Em relao ao estado de necessidade, que constitui uma das causas excludentes de antijuridicidade, o direito penal brasileiro adotou a teoria unitria. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O Cdigo Penal brasileiro adotou a teoria unitria, na qual todo estado de necessidade justificante, ou seja, afasta a ilicitude do fato tpico praticado pelo agente. J na teoria diferenciadora faz-se a distino entre estado de necessidade justificante (excludente de ilicitude) e o exculpante (excludente de culpabilidade), atravs de ponderao de bens. 21. (CESPE / Procurador-BACEN / 2009) Se, em um supermercado dotado de sistema eletrnico de vigilncia, um cliente colocar diversos objetos do estabelecimento dentro de sua bolsa, com inteno de subtra-los para si, a simples presena do sistema eletrnico de vigilncia no supermercado tornar o crime impossvel. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo entendimento jurisprudencial, a existncia de um sistema eletrnico de vigilncia no suficiente para a caracterizao do crime impossvel. 22. (CESPE / Analista - STM / 2011) No ordenamento jurdico nacional, admitem-se, de forma expressa, as causas supralegais de excluso de antijuridicidade. GABARITO: ERRADA COMENTRIAS: No se pode falar em previso legal de causa "supralegal", j que so causas, como o prprio nome diz, que no esto presentes no ordenamento jurdico. Um exemplo de causa supralegal o consentimento do ofendido.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

51

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS


1. (CESPE / Analista - STM / 2011) Por expressa disposio legal, no h crime quando o agente pratica o fato no exerccio regular de direito ou em estrito cumprimento de dever legal.

2. (CESPE / Analista TJ-ES / 2011) Na tentativa perfeita, tambm denominada quase-crime, o agente realiza todos os atos executrios, mas no atinge a consumao por circunstncias alheias sua vontade.

3. (CESPE / PC PB / 2009) Um indivduo, portador do vrus da AIDS, manteve regularmente relaes sexuais com sua namorada, com a inteno de mat-la por meio do contgio da doena. A namorada no tinha conhecimento do estado patolgico de seu parceiro. Dias aps, foi constatado, por meio de exames mdicos e laboratoriais, que houve efetivamente a transmisso do vrus, apesar de os efeitos da doena ainda no terem se manifestado, no impedindo, portanto, o desempenho das atividades cotidianas da pessoa infectada. Nessa situao hipottica, o indivduo portador do vrus:

A) no cometeu ilcito penal, uma vez que se trata de crime impossvel. B) cometeu tentativa de homicdio. C) cometeu o crime de perigo para a vida ou sade de outrem. D) cometeu o crime de perigo de contgio venreo. E) cometeu o crime de perigo de contgio de molstia grave.

4. (CESPE / PC-DF / 2005) Entre as alternativas abaixo, correto afirmar que os ofendculos excluem: a) o nexo causal; b) a culpabilidade; c) a imputabilidade; d) a ilicitude; e) a culpa. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 52

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO

5. (CESPE / Polcia Federal / 2009) Para que se configure a legtima defesa, faz-se necessrio que a agresso sofrida pelo agente seja antijurdica, contrria ao ordenamento jurdico, configurando, assim, um crime. 6. (CESPE / OAB / 2009) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 7. (CESPE / OAB / 2009) Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa. 8. (CESPE / OAB / 2009) Um bombeiro em servio no pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. 9. (CESPE / OAB / 2009) Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. 10. (CESPE / OAB / 2009) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros. 11. (CESPE / OAB / 2009) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. 12. (CESPE / OAB / 2009) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. 13. (CESPE / OAB / 2009) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

53

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO 14. (CESPE / OAB / 2009) O crime de homicdio no admite tentativa branca. 15. (CESPE / Procurador-BACEN / 2009) Em crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa a pessoa, a pena ser reduzida de um a dois teros se, por ato voluntrio do agente, for reparado o dano ou restituda a coisa at o recebimento da denncia ou da queixa. 16. (CESPE / Analista judicirio TRE-MA / 2009) Tentativa imperfeita ocorre quando o agente pratica todos os atos de execuo, mas no chega a atingir a vtima. 17. (CESPE / MPU / 2010) No sistema penal brasileiro, o arrependimento posterior, a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz so causas obrigatrias de diminuio de pena, previstas na parte geral do Cdigo Penal, exigindo-se, para sua incidncia, que o fato delituoso tenha sido cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa. 18. (CESPE / Analista Judicirio TRE-MT / 2010) Pode alegar estado de necessidade quem tem o dever legal de enfrentar o perigo, desde que demonstre que praticou o fato para salvar de perigo atual direito prprio cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 19. (CESPE / Analista Judicirio TRE-MT / 2010) Agindo o sujeito ativo em legtima defesa, havendo excesso em sua conduta, ele somente responder pelo excesso se o praticar de forma dolosa, no havendo a previso de responsabilidade pelo excesso culposo. 20. (CESPE / Administrao PM-DF / 2010) Em relao ao estado de necessidade, que constitui uma das causas excludentes de antijuridicidade, o direito penal brasileiro adotou a teoria unitria. 21. (CESPE / Procurador-BACEN / 2009) Se, em um supermercado dotado de sistema eletrnico de vigilncia, um cliente colocar diversos objetos do estabelecimento dentro de sua bolsa, com inteno de subtra-los para si, a simples presena do sistema eletrnico de vigilncia no supermercado tornar o crime impossvel. 22. (CESPE / Analista - STM / 2011) No ordenamento jurdico nacional, admitem-se, de forma expressa, as causas supralegais de excluso de antijuridicidade. Professor: Pedro Ivo www.pontodosconcursos.com.br 54

ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFT CURSO ON-LINE CURSO DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS POLCIA FEDERAL PROFESSOR PROFESSOR PEDRO PEDRO IVO IVO GABARITO 1-C 6-C 11-C 16-E 21-E 2-E 7-E 12-E 17-E 22-E 3-B 8-C 13-E 18-E ***** 4-D 9-C 14-E 19-E ***** 5-E 10-E 15-C 20-C *****

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

55

Вам также может понравиться