Вы находитесь на странице: 1из 22

Fernando Pestana - Portugus

Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas


Este curso abrange as questes de 2012 (CESPE/UnB, ESAF, FCC) que tratam de redaes corretas ou incorretas do ponto de vista da norma culta. Para resolver tais questes, o candidato precisa dominar quase todos os conceitos gramaticais: ortografia, acentuao, emprego de pronomes, verbos e conjunes, colocao pronominal, truncamento sinttico, pontuao, concordncia, regncia e crase. Como todos esses pontos dizem respeito correo gramatical, selecionei todas as questes sobre isso s as de nvel superior!!! Devido falta de videoaulas a respeito desse assunto, resolvi fazer este curso para comentar as questes preparadas por essas trs bancas no ano de 2012. Nunca mais questes desse tipo sero um problema em sua vida como concurseiro!

QUESTES DA FCC

FCC SABESP ADVOGADO 2012

1) A redao que revela adequada apreenso de ideias do texto, apresentadas de modo claro e correto, :

(A) crescente a taxa de imigrantes no Brasil, principalmente daqueles vindos dos EUA e do Japo, migrando em decorrncia da recesso que aflige os pases desenvolvidos, sobretudo esses citados. (B) A taxa de expatriados que retornam a sua origem, embora no se saiba ainda com absoluta preciso o relatrio no est finalizado , maior do que os que ficam, e o Itamaraty aconselha, com o Guia de retorno ao Brasil, para que no fiquem deprimidos. (C) A neuropsiquiatria, que descobriu a sndrome do regresso, ensina a evitar a depresso dos que voltam do Japo e se ressentem de j no encontrar no Brasil fbricas to avanadas quanto as que conheceram l. (D) A diferena de adaptao de um indivduo a um pas difere, na medida em que um pas diferente do seu exige adaptao rpida, em meses, enquanto o pas prprio no esse o tempo exigido, mas mais flexvel em torno de dois anos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) O processo de integrao de um indivduo a seu prprio pas, depois de uma estada no exterior, mais demorado do que aquele de adaptao a um pas estrangeiro, podendo gerar depresso, a chamada sndrome do regresso.

2) A frase construda de modo claro e correto :

(A) Chegou bastante atrazado, mas no apresentou nenhuma timids ao interromper o conferencista pedindo esclarecimentos sobre o qu j havia sido explicado e que ele perdeu. (B) grande a expeculao quanto taxao das matrias-prima necessrias ao setor, sem que se saiba exatamente o porqu de essa curiosidade estar sendo to disfarada. (C) As erupes atribudas ao medicamento implicaram reviso das prescries, pois imprescindvel evitar intercorrncias que possam tornar estreis futuros procedimentos. (D) Ele muito bem quisto no departamento, por isso ningum quiz checar os dados apresentados no relatrio, de cuja a aprovao, alis, todos dependiam. (E) O guia sempre se abstem de comentrios, mas hoje disse que o instrutor havia informado ao rapaz de que seu equipamento no havia sido conferido, o que geraria atraso em sua partida.

3) A frase que respeita o padro culto escrito :

(A) Tero de ser escolhidos ou o filho mais velho ou o mais novo para ocupar o lugar do pai, cuja posio solitria na direo da empresa tem de ser preservada assim, qualquer custo. (B) Sem dvida, se comporem um quadro de funcionrios bastante habilidosos no trato com os clientes, nada impedir de que sejam indicados ao prmio de melhor empresa do setor. (C) Os crticos so categricos em afirmar que os dois ltimos filmes do citado diretor iraniano so indispensvel a um entusiasta da arte cinematogrfica. (D) O ressarcimento que advier desse litgio em nada me alegrar, pois nunca tive inteno, em nenhum momento, de prejudicar quem quer que seja. (E) Caso ele se julga mau-interpretado, bom que lhe lembrem de que na ltima reunio teve a fala a mais contundente contra todos os jovens aprendizes que sempre o apoiam.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC METR/SP ADVOGADO JR. 2012

4) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) Saudoso das tradicionais viagens de trem, de onde se lembra o autor com afeto, as impresses do metr j no lhe parecem favorveis. (B) O bucolismo das paisagens rurais fixou-se no autor, tanto que ele a compara com a experincia da primeira viagem obtida no metr. (C) O autor no descarta a economia de tempo, a rapidez do metr, pois sabe das exigncias com que a vida moderna incita os transportes. (D) O progresso implica em muitas contradies, pois as mesmas razes que levam o homem a criar metrpoles os facultam a reduzi-las. (E) Ao automatismo das portas e das escadas rolantes contrapem-se, segundo o autor, os gratos predicados do mundo natural.

5) confusa e incorreta a redao da seguinte frase:

(A) No ttulo do livro de Wilcken, a expresso poeta no laboratrio alude tanto condio de cientista como de artista faces harmonizadas na personalidade de Lvi-Strauss. (B) Lvi-Strauss no achava importantes as vivncias individuais, mas ainda assim nos legou a obraprima literria que so as suas memrias. (C) O autor do texto mostra-se convencido de que, atualmente, os escritores franceses no esto sendo muito felizes na produo de biografias. (D) Diferentemente do que ocorreu com Denis Bertholet, Patrick Wilcken logrou escrever uma biografia, recentemente publicada, altura de Claude Lvi-Strauss. (E) Dificilmente um bigrafo deixa de resistir a falhas como excesso de apologia ou pendor para o escndalo, incorrendo nas mesmas medida em que o vai redigindo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC TCE/SP AGENTE DE FISCALIZAO FINANCEIRA 2012

6) Est em conformidade com o padro culto escrito a seguinte frase:

(A) Eram tantos os salvo-condutos expedidos aleatoriamente, que eles intervieram para regulamentar a sua concesso. (B) No caso de ele propuser um abatimento no aluguel, o proprietrio exigir contrapartidas. (C) Combinamos todos que, assim que o vermos chegar, apresentaremos os abaixo-assinados que exigiro dele uma atitude digna. (D) O chefe tanto se incomodou com os bate-bocas na cozinha, que explodiu: Deixem que eu fateio tudo isso sozinho! (E) Ele que mantem o arquivo em ordem, como se fosse um sentinela sempre alerta.

7) A frase redigida em conformidade com o padro culto escrito :

(A) A desobedincia s regras prescritas acabaram provocando mais leses na coluna, o que determinou a urgncia da cirurgia e a necessidade do auxlio de mais especialistas. (B) No sabia bem a que se devia, em todo aquele tumultuado processo, as mltiplas idas e vindas de documentos e pareceres tcnicos, mas acompanhou-as pacientemente. (C) Considerou indiscernvel, dado o avanado estgio de sua doena, os ltimos manuscritos do autor, o que motivou que os remetesse a colega para nova avaliao. (D) Eram vrios e bastante distintos os estudos acerca dessas produes populares, uma das quais, nas ltimas semanas, vm merecendo elogios e indicao para publicao. (E) Na concesso de bolsas de estudos oficiais, vimos que a maioria dos estudantes realmente no dispe do mais nfimo recurso, e isso foi uma das coisas que mais nos impressionaram.

8) A redao clara e correta :

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(A) Discutia ao mnimo motivo que ela podia dar, gerando ambiente de discrdia que deixava os filhos tensos temendo por desenrolar da briga, que causasse mais problemas do que eles tinham. (B) Concomitantemente indicao dos finalistas e deciso de como seria composto o jri que presidiria ltima fase da seleo, revelou-se a identidade do patrocinador que havia desejado permanecer incgnito at quase o fim do concurso. (C) Do sucesso anteriormente conhecido, prprio de recm-lanados pela gravadora, conheceu dias menos gloriosos devido o fato de seu estilo musical ser saturado e pela invaso de produes estrangeiras tambm. (D) Aquilo que se imaginava extinto no desapareceu logo, por isso fazendo a reviso dos fatos que se viu a permanncia indesejada, que mereceu tanta crtica propondo ao imediata de aniquilamento. (E) No captulo descrevendo a cena histrica da destituio do presidente, tem-se os acontecimentos e os resultados a curto e longo prazo, que definiram no s a sucesso, porm o destino do pas igualmente.

FCC TCE/AP ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO 2012

9) A frase redigida corretamente :

(A) No caso de elas virem at ns, teremos a oportunidade de esclarecer por que os documentos ainda no foram liberados, e tambm reiterar que o diretor os mantm devidamente resguardados. (B) Quanto aos fabricantes, se se contraporem deciso do juiz, tero de apresentar provas convincentes,que, segundo eles mesmos, no garantia de sortir efeito em nova deliberao. (C) Esclareo hoje, a uma semana da audincia de conciliao, que um acordo s ser aceito por meu cliente se lhe convir no s o montante da indenizao, mas tambm a forma de pagamento. (D) Quando entrevisto candidatos, sempre os arguo acerca de sua descrio quanto a assuntos profissionais, pois esse um dos quesitos avaliados no processo de asceno na empresa. (E) Ele incendia todas as reunies com essa mania de projetos mirabolantes, a ponto de sempre algum freiar sua participao em comisses de eventos.

10) A frase redigida de forma clara e correta :

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(A) Funcionrios sem acesso sala das telefonistas confirmaram que deviam ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsrio, e ningum atendendo, perdeu-se a oportunidade de prend-lo aonde estava. (B) Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilizao de tecidos com defeitos dar certo, entretanto necessrio que haja algumas reunies, sejam quem forem os consultores, para definiremse as linhas gerais do negcio. (C) Talvez alguns no deem importncia ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato que, minimiz-lo, ser abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decarem intensa e irreversivelmente. (D) Senhor Ministro, realmente confivel, segundo fontes fidedignas, os nmeros que indicam quo sria a questo que est sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolvel. (E) Visto a oportunidade imperdvel de rever as normas no mais aplicveis quele especfico grupo de infratores, os legisladores no convenceram-se da necessidade de ver postergado, no ltimo momento, as datas das primeiras reunies setoriais.

11) frase clara e correta a apresentada na seguinte alternativa:

(A) Nessa poca do ano, as enchentes, e mais do que previsveis, como todos o sabem, transformam a cidade uma paisagem horrenda. (B) A atividade docente por si s j exerce uma funo de liderana nata, e isso que s vezes a sociedade teme, pois nem todos os mestres primam por tica. (C) Com a anuncia do interessado, revisei o texto e assinalei os pontos que, a meu ver, so os mais sensveis da questo, e que efetivamente no lhe estariam a favor no caso de querer levar a juzo esse j antigo litgio. (D) Em detrimento do fenmeno de chuvas intensas, podemos destacar a significativa e essencial parceria entre distintos poderes o municipal e o estadual como avano importante na rea de prevenso de tragdias. (E) Minha expresso de compromisso para com meus pares e o rgo a que passarei a pertencer h de ser demonstrado a cada passo de minha atuao, pela qual sempre zelarei, como venho demonstrando por anos consecutivos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC MPE/RN ANALISTA 2012

12) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) Para o autor, as notcias que um velho conterrneo lhe proveu, atravs de jornais velhos, fizeram-lhe compreender que Machado de Assis tinha razo, quando se tratam de valorizar as coisas antigas. (B) Uma vez transposto para os velhos jornais, o autor reviveceu lembranas afetivas do menino que j fora, quando ento se pusera a subir nas rvores, com tantas frutas para se deliciarem. (C) O autor admite que no passado ascende, por vezes, o valor de uma revelao, sobretudo quando, distantes da nossa meninice, d-se o prazer em revivermos as sensaes mais extintas. (D) Se um jornal antigo no nos traz, propriamente, notcias, pode surgir como um canal de pulsantes lembranas, pelas quais se avivam os prazeres da nossa meninice. (E) As frutas e os passeios, que tanto desfrutou em sua meninice, parecem vivos para o autor, conquanto ele tenha acesso aos jornais antigos que lhe cedeu um velho conterrneo.

13) Deve ser corrigida, por falha estrutural, a redao da seguinte frase:

(A) O autor mostra-se algo irnico, ao sugerir que lhe chegaram novidades por meio de uma coleo de jornais bastante velhos. (B) Alia-se o autor a Machado de Assis, quando este afirma haver em casas velhas uma beleza que no provm de sua arquitetura. (C) O autor informa que aqueles jornais so de 1910; deduz-se, pois, de acordo com o texto, que os recebeu de seu amigo por volta de 1950. (D) Nas pginas amarelecidas dos jornais, o autor reencontrou, como fitas que deles se desenrolassem, cenas e prazeres de sua infncia. (E) Pondo-se a folhear, comovido, as pginas daqueles velhos jornais, uma vez que nelas reencontrou imagens que lhe pareciam perdidas.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC TRE/SP ANALISTA JUDICIRIO 2012

14) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o ltimo pargrafo do texto.

(A) Apesar de tratar do drama ocorrido com uma baleia, o cronista no deixa de aludir a circunstncias nacionais, como o impulso para as privatizaes e os custos da alta inflao. (B) Mormente tratando de uma jubarte encalhado, o cronista no obsta em tratar de assuntos da pauta nacional, como a inflao ou o processo empresarial das privatizaes. (C) V-se que um cronista pode assumir, como aqui ocorreu, o papel tanto de um reprter curioso como analisar fatos oportunos, qual seja a escalada inflacionria ou a privatizao. (D) O incidente da jubarte encalhado no impediu de que o cronista se valesse de tal episdio para opinar diante de outros fatos, haja vista a inflao nacional ou a escalada das privatizaes. (E) Ao bom cronista ocorre associar um episdio como o da jubarte com a natureza de outros, bem distintos, sejam os da economia inflacionada, sejam o crescente prestgio das privatizaes.

FCC TRT (11 R) ANALISTA JUDICIRIO 2012

15) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) Apesar de se ombrearem com outras artes plsticas, a fotografia nos faz desfrutar e viver experincias de natureza igualmente temporal. (B) Na superfcie espacial de uma fotografia, nem se imagine os tempos a que suscitaro essa imagem aparentemente congelada... (C) Conquanto seja o registro de um determinado espao, uma foto leva-nos a viver profundas experincias de carter temporal. (D) Tal como ocorrem nos espelhos da Alice, as experincias fsicas de uma fotografia podem se inocular em planos temporais. (E) Nenhuma imagem fotogrfica congelada suficientemente para abrir mo de implicncias semnticas no plano temporal.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

16) preciso reelaborar, para sanar falha estrutural, a redao da seguinte frase:

(A) O autor do texto chama a ateno para o fato de que o desejo de promover a igualdade corre o risco de obter um efeito contrrio. (B) Embora haja quem aposte no critrio nico de julgamento, para se promover a igualdade, visto que desconsideram o risco do contrrio. (C) Quem v como justa a aplicao de um mesmo critrio para julgar casos diferentes no cr que isso reafirme uma situao de injustia. (D) Muitas vezes preciso corrigir certas distores aplicando-se medidas que, primeira vista, parecem em si mesmas distorcidas. (E) Em nossa poca, h desequilbrios sociais to graves que tornam necessrios os desequilbrios compensatrios de uma ao corretiva.

FCC TJ/PE ANALISTA JUDICIRIO 2012

17) As ideias esto articuladas de modo claro e correto na seguinte frase:

(A) Mesmo sendo ele um hbil articulador e a despeito do grande prestgio de que gozava, no obteve xito na transao, pois a verdadeira natureza do negcio lhe escapara. (B) Dependendo a transao de um hbil articulador e que gozasse de grande prestgio, do mesmo modo ele no obteve xito nisso: faltara-lhe a verdadeira natureza do negcio. (C) Ele no obteve xito no processo na transao, ainda que sempre foi hbil articulador e apesar que gozava de grande prestgio, dado a verdadeira natureza do negcio, que tinha ficado obscuro para ele. (D) Sendo ele um hbil articulador e gozando de grande prestgio no obteve xito na transao, visto a verdadeira natureza do negcio ter escapado para ele. (E) No obstante o hbil articulador que era e do grande prestgio que sempre desfrutou no obteve xito na transao, deixando de ter clara a verdadeira natureza do negcio.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

18) A frase que est redigida em conformidade com o padro culto escrito :

(A) Em que pese sobre ele todas as denncias, comprovadas ou no, insiste por permanecer no cargo, desafiando o senso comum de que deveria pedir demisso. (B) Meritssimo, baseado nos documentos que vo em anexo, solicito vossa interferncia para que se apressem as providncias legais sugeridas por seu assessor. (C) Incipientes ou no nesse tipo de pesquisa, infringiram normas discutidas dias atrs, motivo pelo qual no lhes dei endosso, sabendo que a maior parte deles o deseja muito. (D) No sei das causas que lhes impediram de questionar o modo que foi discutido o dissdio, mas acho que os representantes da classe sabem o porqu disso. (E) No estranho, a meu ver, essa postergao, principalmente se levar em conta a hesitao que manifestaram anteriormente sobre a data do encontro.

19) A frase que est em conformidade com o padro culto escrito :

(A) Impingiu os filhos, sem grande discrio, convenhamos, a ideia de que a melhor soluo seria encaminh-los a um curso profissionalizante dali a dois semestres. (B) Sabia que nada poderia sortir tanto efeito quanto a promessa de que, em sendo necessrio, seria, e sem resqucio de dvida, o depositrio da causa de seus concidados. (C) Reteve os documentos para fazer a resciso dos novos discidentes, mas no suspendeu os privilgios dos que lhe tinham prestado servios at aquele momento. (D) Ele aquele a quem os astros nunca favoreceram, por isso diz que, se algum lhe previr benesses de uma conjuno astral, reivindicar o direito de digladiar com ele. (E) Fosse quais fossem as questes a serem debatidas, os funcionrios cujos salrios estavam atrasados combinaram no interpelar, mas tambm no transigir com a chefia.

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC TRE/CE ANALISTA JUDICIRIO 2012

20) O livre comentrio sobre o filme Match Point que foi redigido com clareza, correo e lgica est em:

(A) Com o grande sucesso de crtica e pblico alcanados quando foi exibido em Cannes, Match Point, a despeito de outros projetos realizados pelo cineasta, medida em que obteve considervel retorno financeiro, configura-se, assim, como um dos filmes mais sombrios feito por Woody Allen. (B) Match Point, um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, cujo grande sucesso de crtica e pblico foram alcanados quando exibido em Cannes, a despeito de outros projetos realizados pelo cineasta, obteve considervel retorno financeiro. (C) Um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, Match Point, cujo o grande sucesso de crtica e pblico seriam alcanados em sua exibio em Cannes, difere de outros projetos realizados pelo cineasta, conquanto obteve considervel retorno financeiro. (D) Match Point, um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, alcanou grande sucesso de crtica e pblico quando foi exibido em Cannes e, ao contrrio de outros projetos realizados pelo cineasta, obteve considervel retorno financeiro. (E) A despeito de ser um dos filmes mais sombrios feitos por Woody Allen, quando foi exibido em Cannes Match Point, diferentemente de outros projetos realizados pelo cineasta, que obteve considervel retorno financeiro, alcana grande sucesso de crtica e pblico.

FCC TRT (6 R) ANALISTA JUDICIRIO 2012

21) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: O articulista da Folha de S. Paulo

(A) propugna de que tanto o liberalismo quanto o atesmo podem convergir, para propiciar a questo do ensino pblico da religio. (B) defende a tese de que no cabe ao Estado, inclusive por razes econmicas, promover o ensino religioso nas escolas pblicas. (C) prope que se estenda bancada religiosa a deciso de aceitar ou rejeitar, segundo seus interesses, o ensino privado da religio.

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D) argumenta que no caso do ensino religioso, acatado pelos liberais, no se trata de ser a favor ou contra, mas arguir a real competncia. (E) insinua que o ensino pblico da religio j se faz a contento, por que as emissoras de comunicao intentam-no em grande escala.

FCC TJ/RJ ANALISTA JUDICIRIO 2012

22) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) Habitualmente humorista, nem por isso Lus Fernando Verssimo se exime ao tecer crticas srias, postulando assim um equilbrio entre o riso e a conteno jocosa. (B) O homem ainda est longe de ratificar o alcance da descoberta do DNA, onde as projees mais ousadas fazem lembrar a fico cientfica, ou mesmo muito alm dela. (C) Interessou ao autor debater, uma vez mais, a eterna cisnia entre esquerda e direita, a estar sendo alimentada pela evoluo das descobertas do DNA e pelas projees de onde derivam. (D) Ao se reportar s posies de direita e de esquerda, o autor identificou contradies em ambas, deixando claro que a nenhuma cabe reivindicar o mrito da coerncia absoluta. (E) As moscas, quem diria, ostentam nossa mesma estrutura gentica, afirma o autor, mas nem sequer se comprazem ou o lamentam, pois no implicam nada que no lhes diga respeito.

23) preciso corrigir, por falhas diversas, a seguinte frase:

(A) Quem ouve mal no tem necessariamente mau ouvido; pode ter sido afetado pelo desconhecimento de um contexto determinado. (B) Quem no destorce o que ouviu de modo torto acaba por permanecer longe do caminho reto da compreenso. (C) Pelos sons exticos das palavras, nos impregnamos da melodia potica a cujo encanto se rendem, imantados, os nossos ouvidos. (D) H sons indiscriminveis, como os que se apanha do rdio mau sintonizado ou de uma conversa aliatria, entre terceiros.

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) possvel elaborar-se uma longa lista de palavras e expresses em cuja recepo sonora verificam-se os mais curiosos equvocos.

FCC TRE/PR ANALISTA JUDICIRIO 2012

24) Considerado o padro culto escrito, a frase que NO exige correo :

(A) No memorial do professor est registrado que ingressou para a universidade em idade inferior determinada pela lei. (B) O fato que o acusado se recusa a dar detalhes o que mais pesar na deciso dos jurados. (C) O movimento que me filiei nos anos 70 foi grandemente responsvel pela renovao da pintura no Brasil. (D) Esta , enfim, a parca remunerao da qual arco totalmente com as despesas da casa. (E) Os valores por que tantos lutaram e morreram no sero jamais esquecidos, pois nossa gerao se dedicar a relembr-los a cada passo.

25) A frase construda em conformidade com o padro culto escrito :

(A) Qualquer que sejam os motivos alegados pela comisso para justificar o atraso, lhe devem ser repassadas as anotaes acerca dos itens em que houve perda do prazo de entrega anteriormente acordado. (B) Demos a eles a notcia que mais almejam e passeamos nosso olhar sobre seus semblantes: o que veremos surpreender, pois ser muito mais do que algum possa supor. (C) O empreiteiro jura que reconstre a laje danificada em poucos dias, mas existe, na avaliao do engenheiro e do arquiteto, srias dvidas quanto possibilidade de isso ser possvel. (D) Pelo que tudo indica, os responsveis pela empresa ho de questionar a advertncia que lhes foi feita pelo setor de cobranas, que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendncia. (E) Registram-se em livros de histria que aqueles artesos eram bastante hbeis com as ferramentas que eles mesmo produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material.

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

26) A frase que respeita o padro culto escrito :

(A) Tudo que fizeram afim de angariar a simpatia do diretor pela proposta no deu bons frutos, por isso no lhes restaram, conforme estavam todos de acordo, outra idia a no ser agregar valor ao projeto inicial. (B) Os jornalistas no creem que existam documentos esprios em meio queles j examinados, e isso por que j haviam feito cuidadosa checagem, todavia, a transparncia impondo, voltaro a tarefa de imediato. (C) A questo ficou cada vez mais descaracterizada quando, logo depois da visita o antroplogo defendeu que aquelas dificuldades no se restringiam para as naes indgenas daquela regio, sendo mais universal. (D) A manuteno e apoio ao grupo de escoteiros dependem dele aceitar a contrapartida dos empresrios, que no , alis, nada abuso, visto que eles executam as tarefas solicitadas cotidianamente, sem desgaste exaustivo. (E) No obstante a grande aprovao recebida pelos candidatos da legenda, no se ignora que, se no revirem suas plataformas, cujas bases tm fragilidades que s h pouco os analistas expuseram, sairo lesados em futuro bem prximo.

FCC TRF (2 R) ANALISTA JUDICIRIO 2012

27) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o autor dessa crnica:

(A) O poeta Drummond escreveu num poema o verso Ilhas perdem o homem, o que significa estar contraditrio com o que especula diante das ilhas neste seu outro texto. (B) Ilhas perdem o homem asseverou Drummond num poema seu, manifestando sentimento bem diverso do que expe nessa crnica de Passeios na ilha. (C) Ao contrrio do que defende na crnica, h um poema de Drummond cujo o verso Ilhas perdem o homem redunda num paradoxo diante da mesma. (D) Paradoxal, o poeta Drummond autor de um verso (Ilhas perdem o homem") de flagrante contraste ao que persigna numa crnica de Passeios na ilha. (E) Se nessa crnica Drummond enaltece o ilhamento, num poema o verso Ilhas perdem o homem se compraz ao agrupamento, no solido humana.

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

28) preciso reconstruir, devido m estruturao, a seguinte frase:

(A) A posio de Paraty possibilitou-lhe a proeminncia econmica de que gozou durante os ciclos econmicos do ouro e do caf, pelo menos at o ano de 1855. (B) A passagem do tempo, que pode ser ingrata em muitas situaes, acabou conferindo a Paraty os encantos histricos de uma cidade que se preservou durante seu longo esquecimento. (C) A Associao Casa Azul, nesse texto promocional, apresenta-se como instituio cuja finalidade precpua a preservao da cidade histrica de Paraty. (D) Caso no haja controle de iniciativa oficial ou particular, a cidade de Paraty desfruta da condio de ser um polo turstico, o que tambm constitui um risco de degradao. (E) A referncia a caminhos de pedra que impedem a pressa no s uma imagem potica relativa ao tempo: reporta-se ao calamento fsico das speras ruas de Paraty.

29) Aqui, nesta casa, criamos projetos e atividades que mantenham o tecido urbano e social de Paraty em harmonia.

A frase acima foi reelaborada, sem prejuzo para a correo e a coerncia, nesta nova redao:

(A) para manter em harmonia o tecido urbano e social de Paraty que se criam projetos e atividades nesta casa. (B) A fim de que se mantenham o tecido urbano e social de Paraty em harmonia que criamos nesta casa projetos e atividades. (C) So projetos e atividades que criamos nesta casa com vistas a harmonia aonde se mantenha o tecido urbano e social de Paraty. (D) Nesta casa, cria-se projetos e atividades visando manter-se o tecido urbano e social de Paraty de modo harmonioso. (E) Os projetos e atividades criados nesta casa para se manter em harmonia tanto o tecido urbano quanto o social de Paraty.

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

30) O emprego, a grafia e a flexo dos verbos esto corretos em:

(A) A revalorizao e a nova proeminncia de Paraty no prescindiram e no requiseram mais do que o esquecimento e a passagem do tempo. (B) Quando se imaginou que Paraty havia sido para sempre renegada a um segundo plano, eis que ela imerge do esquecimento, em 1974. (C) A cada novo ciclo econmico retificava-se a importncia estratgica de Paraty, at que, a partir de 1855, sobreviram longos anos de esquecimento. (D) A Casa Azul envidar todos os esforos, refreando as aes predatrias, para que a cidade no sucumba aos atropelos do turismo selvagem. (E) Paraty imbuiu da sorte e do destino os meios para que obtesse, agora em definitivo, o prestgio de um polo turstico de inegvel valor histrico.

FCC TST ANALISTA JUDICIRIO 2012

31) Est inteiramente clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) O autor um mdico j notrio por cujas observaes em programas de televiso, inclusive uma famosa campanha antitabagista. (B) O autor um mdico experiente, que se vale de sua fluncia verbal tanto na imprensa escrita como na televiso. (C) Muita gente identifica o autor enquanto um mdico capaz, alm de saber comentar assuntos vrios, mesmo sendo opinativo. (D) Ao autor muitos j se inflamaram por conta de suas opinies radicais com que se dissuadiram tantos fumantes. (E) Buscando um equilbrio diante da medicina e da comunicao, o autor investe em temas to cientficos quanto leigos.

16

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC TRF (5 R) ANALISTA JUDICIRIO 2012

32) Devemos evitar, especialmente, posturas que venham a contribuir ainda que indiretamente para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos.

Mantendo-se a correo e a lgica, uma redao alternativa para a frase acima est em:

(A) Deve ser especialmente evitada posturas que possam contribuir, embora de maneira apenas indireta, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos. (B) Posturas que contribuem, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, devem ser especialmente evitados, ainda que indiretamente. (C) Ainda que contribua, apenas indiretamente, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, tais posturas devem ser especialmente evitadas. (D) Posturas que contribuam, mesmo que de maneira indireta, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, devem ser especialmente evitadas. (E) Conquanto contribuam apenas de modo indireto, posturas que estabeleam elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, devem ser especialmente evitados.

FCC MPE/AP ANALISTA MINISTERIAL 2012

33) O comrcio interno europeu, em intenso crescimento a partir do sculo XI, havia alcanado um elevado grau de desenvolvimento no sculo XV, quando as invases turcas comearam a criar dificuldades crescentes s linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas.

Uma nova redao para a frase acima que mantm a correo e, em linhas gerais, o sentido original :

(A) Tendo alcanado um elevado grau de desenvolvimento no sculo XV, o comrcio interno europeu, que estava em intenso crescimento mesmo a partir do sculo XI, j comeando as invases turcas a

17

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

criarem dificuldades crescentes aos produtos de alta qualidade, inclusive manufatura, em suas linhas orientais de abastecimento. (B) A partir do sculo XI, o comrcio interno europeu, em intenso crescimento, alcanou um elevado grau de desenvolvimento quando, no sculo XV, haviam dificuldades crescentes, que comearam a serem criadas pelas invases turcas, com as linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas. (C) No sculo XV, no momento em que dificuldades crescentes s linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas, comearam a ser criadas pelas invases turcas, j havia alcanado o comrcio europeu, em intenso crescimento desde o sculo XI, um elevado grau de desenvolvimento. (D) Quando no sculo XV comeou-se a criar dificuldades crescentes s linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, mesmo manufaturas, com as invases turcas, medida em que havia alcanado o comrcio europeu, em intenso crescimento desde o sculo XI, um elevado grau de desenvolvimento. (E) Ao comear as invases turcas, no sculo XV, criando dificuldades crescentes s linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive as manufaturas, o comrcio interno europeu, em cujo intenso crescimento j havia alcanado um alto grau de desenvolvimento, desde o sculo XI.

FCC TCE/AM ANALISTA TCNICO DE CONTROLE EXTERNO 2012

34) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) Muitas das observaes de Joaquim Nabuco naqueles idos do sculo passado at parecem que se constituem verdades plenas para o nosso dia a dia, atualmente. (B) O autor no hesita entre estabelecer uma importncia maior para o tipo de poltica que caracteriza os ingleses, em detrimento da praticada pelos americanos. (C) No difcil imaginar o que diria hoje Joaquim Nabuco a respeito da importncia, mais e mais decisiva, que as campanhas publicitrias vm assumindo nos perodos eleitorais. (D) Uma das teses interessantes desse texto se podem notar onde o autor defende a ideia de que nem mesmo a moralidade da vida poltica atingida pelo rigor da vida pblica. (E) A Histria acabou comprovando a suspeio do autor de que at mesmo um candidato Presidncia no restaria inclume aos ataques provenientes de sua vida pessoal.

18

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

35) necessrio corrigir a m estruturao da seguinte frase:

(A) No h dvida de que os Estados Unidos so um pas a ser visitado e conhecido por quantos admirem os avanos possibilitados pela industrializao. (B) Embora sejam duras, as restries que faz Joaquim Nabuco a aspectos da vida americana, haja vista as que digam respeito moralidade pblica e privada. (C) A comparao da vida americana com uma torre de Babel bem-sucedida releva o fato de que a confuso de valores, nos Estados Unidos, no tem obstado o progresso do pas. (D) Faltariam aos americanos, na opinio de Joaquim Nabuco, o desprendimento e a transparncia dos valores que caracterizam a poltica praticada na Inglaterra. (E) O autor do texto demonstra bastante severidade ao avaliar o nvel intelectual dos Estados Unidos, sugerindo que seria irrelevante a contribuio desse pas para a cultura mundial.

36) Est correta a flexo de todas as formas verbais em:

(A) Se no deterem a escalada da censura moralista, os Estados Unidos tornar-se-o um pas cada vez mais problemtico em sua falsa ortodoxia de valores. (B) Quando todos convirmos em que necessria uma linha divisria entre a moral pblica e a privada, nossos valores tero maior legitimidade. (C) Toda promessa hipcrita que advir de uma falsa moralidade dever ser denunciada pelos eleitores, para que se eleve o nvel das campanhas eleitorais. (D) Os candidatos sempre se entreteram com os nmeros das campanhas, sem atinar com a qualidade das teses e a possibilidade de cumprimento das promessas. (E) Quando revirmos os valores morais que sempre costumamos defender, dar-nos-emos conta de quantos deles no deveriam merecer nosso crdito.

19

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC ISS/SP AUDITOR-FISCAL TRIBUTRIO MUNICIPAL 2012

37) Considerado o padro culto escrito, a alternativa que apresenta frase correta :

(A) As terras de que essa espcie de vinho provm so as do tipo mais recomendveis para a cultura da videira, motivo pelo qual so to valorizadas e desejadas por viticultores. (B) Depois de muita hesitao, convim com as condies da compra e assinei um documento, cuja linguagem bastante tcnica, declarando irrevogveis as clusulas do contrato. (C) Por mais que queiramos negar envolvimento dos menores no distrbio, podem haver fatos que desconheamos, por isso acataremos as orientaes que advenham do episdio. (D) Pelo que dissestes sobre a incrustao das joias, mereces parabns, e tambm pela competncia, pois, sem t-las sequer mostrado interessada, a tornou uma feliz compradora. (E) A especialista qual se deve as pesquisas educacionais diz que cada uma das escolas que se proporam a fornecer dados declararam o motivo particular que as ps em movimento.

38) A frase que se apresenta redigida de forma clara e correta :

(A) O indivduo contribui com a cidadania, quando se posiciona a favor dos direitos, porm corrompe com a tica, se fizer contra os preceitos morais. (B) No quero e no devo contar qual foi a confuso em que me meti, nem porque idas e vindas acabei percebendo o real perigo que corria. (C) Todos estando bastante, ou excessivamente, contrariados, nesse diapaso nada se podia fazer para acalmar o representante dos funcionrios, cujo apoio sustentaria o evento. (D) O debate seguia acalorado entre o jornalista e o entrevistado, sendo por essa razo o convite feito a um mediador, pois de sua presena dependia o impasse. (E) Pior do que hostiliz-los fazer os trabalhadores acreditarem que qualquer outro modo de reconhecimento pelo seu esforo, que no seja a justa remunerao, to honesto quanto ela.

20

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FCC BB ENFERMEIRO DO TRABALHO 2012

39) A prtica do desenho de letras favoreceria a atividade cerebral em regies ligadas ao processamento visual.

Uma nova, correta e coerente redao para a frase acima ser:

(A) O processamento visual faz com que a atividade cerebral de certas regies favorea a prtica do desenho de letras. (B) Nas regies relacionadas ao processamento visual, a atividade cerebral seria beneficiada pela prtica do desenho de letras. (C) Quando implementado como atividade cerebral, o processamento visual favorecer a prtica do desenho de letras. (D) O desenho de letras, praticado de modo a conjugar-se ao processamento visual, seria favorecido pela atividade cerebral. (E) A atividade cerebral aperfeioaria, em regies ligadas ao processamento visual, a prtica do desenho de letras.

40) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) Repugna-se Voltaire que sejam aplicadas to duras penas pessoas cuja culpa maior consiste em sofrerem de carncias diversas. (B) O incidente de Lyon, de cuja vtima acabou sendo uma pobre moa, revoltou Voltaire, que alis questionou seus efeitos. (C) Voltaire analisa tanto quanto as condies sociais as condies econmicas, para avaliar sua justa contraposio em cada caso. (D) Quando os interesses econmicos do patro se fazem pesar, nem sempre a aplicao de uma pena drstica chega s suas causas. (E) A aplicao dos criminosos de leis desumanas pode redundar no na correo, mas no agravamento e na multiplicao dos crimes.

21

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

GABARITO:

1) E 2) C 3) D 4) E 5) E 6) A 7) E 8) B 9) A 10) B 11) C 12) D 13) E 14) A 15) C 16) B 17) A 18) C 19) D 20) D 21) B 22) D 23) D 24) E 25) D 26) E 27) B 28) D 29) A 30) D 31) B 32) D 33) C 34) C 35) B 36) E 37) B 38) E 39) B 40) E

22

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Вам также может понравиться