Вы находитесь на странице: 1из 18

Procariontes x Eucariontes Auttrofos x Heterotrfos

Clula:
menor poro de matria viva Unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos

Os seres vivos so constitudos de clulas. Os vrus no possuem clulas, porm so capazes de se reproduzir e sofrer alteraes no seu material gentico. H uma discusso se eles so ou no seres vivos.

A clula a menor parte dos seres vivos com forma e funo definidas. A clula a unidade estrutural dos seres vivos, isolada ou junto com outras clulas, forma todo o ser vivo ou parte dele. Possui o "material" necessrio para realizar as funes de um ser vivo, como nutrio, produo de energia e reproduo.

Portanto o organismo pode ser considerado como uma sociedade de clulas, onde cada uma desempenha sua prpria funo.

Formas: Unicelulares Pluricelulares

Unicelulares: Tem a clula como sendo o prprio organismo, ou seja, a nica clula responsvel por todas as atividades vitais, como por exemplo, alimentao, liberao de excretas, reproduo e trocas gasosas.

Pluricelulares: So formados por muitas clulas (TRILHES). Apresenta o corpo com tecidos, rgos e sistemas

Classificao das clulas:


Acelulares: Vrus (no possuem clulas) Clulas Incompletas: Algumas Bactrias Clulas Completas: Procariontes: (sem carioteca ou membrana) Eucariontes: (com carioteca).

Carioteca: A carioteca um tipo de membrana plasmtica composta por duas membranas lipoproteicas. Essa membrana possui vrios poros em sua superfcie. Esses so compostos por uma complexa estrutura proteica que funciona como uma vlvula que escolhe que substncia deve entrar e qual deve sair.

Procariontes:
O material gentico no delimitado por uma membrana. No possui algumas organelas como o Complexo de Golgi, mitocndria, fuso mittico.

Conta apenas com o ribossomo.

Ex: Bactrias e Cianobactrias (Algas Azuis)

Clula Procarionte:

Clula Eucarionte Animal:

Clula Eucarionte Vegetal:

Eucariontes:

Inclui todos os seres vivos com clulas eucariticas, que contm carioteca, onde o ncleo celular revestido por uma membrana, separando o DNA do citoplasma.
Possuem organelas e DNA associado protenas, responsveis pelos genes contidos neste. Variam desde unicelulares pluricelulares. Protistas, Fungos, Plantas e Animais.

Hetertrofos x Autotrfos
Autotrfos:
o nome dado qualidade do ser vivo de produzir seu prprio alimento a partir da fixao de dixido de carbono, por meio de fotossntese ou quimiossntese. Os seres vivos com essa caracterstica so chamados de auttrofos ou autotrficos. Entre eles bactrias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas.

Quimiossntese:
Ocorre atravs da produo de matria orgnica atravs da oxidao de substncias minerais, sem recorrer luz solar.

Heterotrofismo est atribudo ao ser vivo que no possui a capacidade de produzir glicose a partir da fotossntese. Se alimenta de outros seres vivos auttrofos, direta ou indiretamente, em contraposio de autotrofismo. O heterotrofismo resume basicamente em um ser que necessita de outro ser para se alimentar e sobreviver. Os animais e os fungos so hetertrofos.

Fotossntese um processo fsico-qumico a nvel celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, em que eles utilizam dixido de carbono e gua, para obter glicose atravs da energia da luz. 12H2O + 6CO2 O2 + 6H2O + C6H12O6.

Вам также может понравиться