Вы находитесь на странице: 1из 10

ASTRONOMIA

ASTRONOMIA ESTELAR

AULA 5

1. O Sol nossa estrela


O Sol, nossa fonte de luz e de vida, a estrela mais prxima de ns, e a que melhor conhecemos. Basicamente, uma enorme esfera de gs incandescente, em cujo ncleo acontece a gerao de energia atravs de reaes termonucleares. O estudo do Sol serve de base para o conhecimento das outras estrelas, que de to distantes aparecem para ns como meros pontos de luz.Apesar de parecer to grande e brilhante (seu brilho aparente 200 bilhes de vezes maior do que o de Srius, a estrela mais brilhante do cu noturno), na verdade o Sol uma estrela bastante comum. Suas principais caractersticas so:

Foto do Sol na linha H do Hidrognio

MASSA (Terra = 1) RAIO EQUATORIAL (km) RAIO EQUATORIAL (Terra = 1) DENSIDADE MDIA (g/cm3) PERODO DE ROTAO (dias) VELOCIDADE DE ESCAPE (km/s) MAGNITUDE (Vo) TEMPERATURA SUPERFICIAL MDIA IDADE (bilhes de anos)

332830 695000 108.97 1.410 25-36* 618.02 -26.8 6000C 4.5

Algumas das caractersticas listadas acima so obtidas mais ou menos diretamente. Por exemplo, a distncia do Sol, chamada Unidade Astronmica, medida por ondas de radar direcionadas a um planeta em uma posio favorvel de sua rbita (por exemplo Vnus, quando Terra e Vnus esto do mesmo lado do Sol e alinhados com ele). O tamanho do Sol obtido a partir de seu tamanho angular e da sua distncia. A massa do Sol pode ser medida a partir do movimento orbital da Terra (ou de qualquer outro planeta) usando a terceira lei de Kepler. Sabendo ento sua massa e seu raio temos a densidade mdia do Sol. Pela densidade mdia podemos inferir sua composio qumica mdia. Outras caractersticas so determinadas a partir de modelos. Por exemplo, a equao de equilbrio hidrosttico, descrita no captulo Evoluo Estelar, permite determinar a presso e a temperatura no centro do Sol, supondo que elas tm que ser extremamente altas para suportar o peso das camadas mais externas.

Foto do Sol na linha de 584 do hlio (HeI), obtida pelo satlite SOHO (The Solar and Heliospheric Observatory), da ESA/NASA

2. Estrutura do Sol
O modelo representado na figura mostra as principais regies do Sol. A fotosfera, com cerca de 330 km de espessura e temperatura de 5800 K, a camada visvel do Sol. Logo abaixo da fotosfera se localiza a zona convectiva, se estendendo por cerca de 15% do raio solar. Abaixo dessa camada est a zona radiativa, onde a energia flui por radiao. O ncleo, com temperatura de cerca de 10 milhes de graus Kelvin, a regio onde a energia produzida, por reaes termo-nucleares. A cromosfera a camada da atmosfera solar logo acima da fotosfera. Ela tem cor avermelhada e visvel durante os eclipses solares, logo antes e aps a totalidade. Estende-se por 10 mil km acima da fotosfera e a temperatura cresce da base para o topo, tendo um valor mdio de 15 mil K. Ainda acima da cromosfera se encontra a coroa, tambm visvel durante os eclipses totais. A coroa se estende por cerca de dois raios solares.

O interior do Sol pode ser dividido em trs camadas principais: ncleo Zona radiativa Zona convectiva

3. A fotosfera
A fotosfera do Sol tem a aparncia da superfcie de um lquido em ebulio, cheia de bolhas, ou grnulos. Este fenmeno chamado de granulao fotosfrica. Os grnulos tm em torno de 1500 km de dimetro, e duram cerca de 10 min cada. Eles marcam os topos das colunas convectivas de gs quente, que se forma na zona convectiva, logo abaixo da fotosfera. As regies escuras entre os grnulos so regies onde o gs mais frio e mais denso escorrem para baixo. O fenmeno fotosfrico mais notvel o das manchas solares, regies irregulares que aparecem mais escuras do que a fotosfera circundante e que muitas vezes podem ser observadas mesmo a olho nu, embora olhar diretamente para o Sol s no perigoso quando ele est no horizonte. As manchas foram registradas na China j no ano 28 a.C., mas seu estudo cientfico comeou com o uso do telescpio, sendo observadas (por projeo da imagem do Sol) por Galileo e Thomas Harriot (1560-1621) j em 1610, e por Johannes (1587-1616) e David Fabricius (1564-1617) e por Christoph Scheiner (1575-1650) em 1611. So constitudas de duas partes: a umbra, parte central mais escura, com temperaturas em torno de 3800 K, e a penumbra, regio um pouco mais clara e com estrutura radial em torno da umbra. As manchas solares tendem a se formar em grupos, e esto associadas a intensos campos magnticos no Sol. As manchas solares seguem um ciclo de 11 anos em que o nmero de manchas varia entre mximos e mnimos.

A energia do Sol vem de reaes termonucleares (convertendo hidrognio em hlio) no ncleo onde a temperatura 15 a 25 milhes de graus. Os ftons produzidos nas reaes nucleares so sucessivamente absorvidos e retransmitidos atravs da zona radiativa at que chegam regio convectiva. Esse processo leva cerca de 1 milho de anos. A
energia irradiada pela camada radiativa, levada para a superfcie, na fotosfera, em um processo chamado de transmisso por conveco. Nessa regio colunas de plasma quente, algumas com 1000km, sobem com velocidades de 40km/s.

4. A cromosfera
A cromosfera do Sol normalmente no visvel, porque sua radiao muito mais fraca do que a da fotosfera. Ela pode ser observada, no entanto, durante os eclipses, quando a Lua esconde o disco da fotosfera. Uma fotografia do Sol tirada com filtro deixa passar apenas a luz da cromosfera, e permite ver que a

Foto do eclipse total de 4 de novembro de 1994, obtida pelos autores em Santa Catarina, Brasil, mostrando a cromosfera.

cromosfera tem uma aparncia ondulada devido presena de estruturas chamadas espculas, jatos de gs que se elevam a at 10 mil km acima da borda da cromosfera, e duram poucos minutos. As espculas, observadas contra o disco do Sol, aparecem como filamentos escuros; nas bordas, aparecem como labaredas brilhantes. A temperatura na cromosfera varia de 4300 K na base a mais de 40 000 K a 2500 km de altura. Esse aquecimento da cromosfera deve ter uma fonte de energia que no so os ftons produzidos no interior do Sol, pois se a energia fosse gerada por ftons a cromosfera deveria ser mais fria do que fotosfera, ento mais quente. Atualmente se pensa que a fonte de energia so campos magnticos variveis formados na fotosfera e transportados para a coroa por correntes eltrica, deixando parte de sua energia na cromosfera.

O EQUILBRIO DO SOL
A figura esquerda representa a fase de formao do Sol, quando ele estava contraindo-se para atingir seu tamanho presente. O gs aquecido vai sendo atrado para o ncleo do sol at que a fuso nuclear de hidrognio em hlio comeou. A figura direita representa a fase atual do Sol. Nesse estgio, o intenso calor dentro do ncleo produz uma presso externa que equilibra a fora gravitacional do sol. Os astrnomos calculam que o sol formou aproximadamente 4.5 bilhes anos atrs e est atualmente no meio de seu ciclo. Quando o Sol completar a fuso do hidrognio em seu ncleo em hlio, se transformar numa gigante vermelha. Esta fase dever ser relativamente breve, em torno de 1,5 bilho de anos. Na fase seguinte o Sol se tornar uma estrela an branca com um tamanho aproximadamente igual ao da Terra.

5. A Coroa
A cromosfera gradualmente se funde na coroa, a camada mais externa e mais rarefeita da atmosfera do Sol. A coroa tambm melhor observada durante eclipses, pois apesar de ter um brilho equivalente ao da lua cheia, ela fica obscurecida quando a fotosfera visvel. O espectro da coroa mostra linhas muito brilhantes que, at 1940, no eram conhecidas. Atualmente sabemos que elas so produzidas por tomos de ferro, nquel, nenio e clcio altamente ionizados, e no por algum elemento estranho, como anteriormente foi pensado. O fato de existirem esses elementos vrias vezes ionizados na coroa implica que sua temperatura deve ser muito alta, pois necessria muita energia para arrancar muitos eltrons de um tomo. A coroa deve ter uma temperatura em torno de 1 milho de graus Kelvin. A elevao da temperatura na coroa deve ter origem no mesmo processo fsico que aquece a cromosfera: transporte de energia por correntes eltricas induzidas por campos magnticos variveis. Da coroa emana o vento solar, um fluxo contnuo de partculas emitidas da coroa que acarretam uma perda de massa por parte do sol em torno de por ano. O vento solar que atinge a Terra capturado pelo campo magntico da Terra, formando o cinturo de Van Allen, na magnetosfera terrestre. Este cinturo, descoberto pelo fsico americano James Alfred Van Allen (1914-) em 1958, s permite que as partculas carregadas entrem na atmosfera da Terra pelos plos, causando as auroras, fenmenos luminosos de excitao e desexcitao dos tomos de oxignio. Alm das partculas do vento solar, existem grandes ejees de massa associadas s proeminncias, que quando atingem a Terra causam danos s redes eltricas e aos satlites. O ltimo mximo do ciclo de 11 anos ocorreu em 1989, e logo aps uma grande proeminncia solar, a rede

Esta sucesso de imagens do Sol, na freqncia da luz ultravioleta, foi feita pelo Observatrio Solar e Heliosfrico (SOHO) astronave. Uma "proeminncia eruptiva" de 60.000C gs, ao longo de 80.000 milhas, foi lanada a uma velocidade de pelo menos 15.000 milhas por hora. A proeminncia gasosa mostrada esquerda em cada imagem. Estas erupes acontecem quando uma quantia significativa de protoplasma mais frio e denso ou gs ionizado escapa da regio que normalmente est fechado, Erupes deste tipo podem produzir efeitos perceptveis no prximo ambiente de Terra, afetando as comunicaes e sistemas de navegao.

eltrica na provncia de Quebec, no Canad, sofreu uma grande sobrecarga

eltrica que causou vrios danos aos equipamentos. Algumas regies da provncia ficaram at duas semanas sem luz eltrica. Em 1994, o satlite de comunicaes E2 teve alguns circuitos queimados por uma sobrecarga esttica, tambm associada com a ejeco de uma nuvem de plasma solar. O prximo mximo do ciclo solar deve ocorrem no ano 2000.

6. A energia do Sol
To logo foi conhecida a distncia do Sol, em 1673, foi possvel determinar a sua luminosidade, que a potncia que ele produz. As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do sol uma potncia (energia/segundo) de 1400 watts [James Watt (1736-1819)], ou seja, a potncia de 14 lmpadas de 100 watts. Por essa potncia recebida na Terra, determina-se a luminosidade do Sol em watts. Essa quantidade de energia corresponde queima de 10 milhes de vezes a produo anual de petrleo da Terra. J no sculo XIX os astrnomos sabiam que essa energia no poderia ser gerada por combusto, pois a energia dessa forma poderia manter o Sol brilhando por apenas 10 mil anos. Tampouco o colapso gravitacional, fonte de energia proposta pelo fsico alemo Hermann Ludwig Ferdinand von Helmholtz (1821-1894) em 1854, resultou eficiente, pois a energia gravitacional poderia suprir a luminosidade do Sol por 20 milhes de anos, e evidncias geolgicas indicam qe o Sol tem uma idade de bilhes de anos. Em 1937 Hans Albrecht Bethe (1906-) props a fonte hoje aceita para a energia do Sol: as reaes termo-nucleares, na qual quatro prtons so fundidos em um ncleo de hlio, com liberao de energia. O Sol tem hidrognio suficiente para alimentar essas reaes por bilhes de anos. Gradualmente, medida que diminui a quantidade de hidrognio, aumenta a quantidade de hlio no ncleo. Veja mais sobre este assunto no captulo sobre estrelas.

10. As Estrelas
Estrelas so grandes corpos celestes compostos de gases quentes que emitem radiao eletromagntica, em especial a luz, como resultado das reaes que ocorrem em seu interior. So corpos celestes de forma esfrica que irradiam luz, com massa na faixa de 0,1 a 100 vezes do Sol. Elas se agrupam pela atrao gravitacional em sistemas gigantescos que so as galxias. O Universo contm

As Pliades so um grupo de estrelas na constelao do Touro, que constituem um conjunto estelar aberto e das quais sete so facilmente visveis a olho nu. O nome, dado pelos antigos gregos, o das filhas de Atlas e Plione; segundo o mito, o caador rion, apaixonado por elas, passou anos atrs das jovens at o momento em que os deuses as trouxeram metamorfoseadas, primeiro em pombas e finalmente em

aproximadamente 100 bilhes de galxias, embora s uma pequena parte seja visvel a olho nu. Dentro delas, as estrelas podem ser solitrias, como o caso do Sol, ou se reunir em pares, trios ou quartetos. Tambm existem ajuntamentos de at um milho de estrelas, chamados aglomerados estelares.

As estrelas nascem de gigantescas nuvens de gs e poeira que, sob a ao de sua prpria gravidade, encolhem at atingir presso e temperatura extremamente altas que desencadeiam reaes nucleares em seu interior. Essas reaes transformam o hidrognio, que a matria-prima bsica de todos os astros, em outros elementos qumicos, principalmente em hlio, carbono e oxignio.

A estrela permanece a maior parte de sua vida - milhes ou bilhes de anos nesse estgio, conhecido como seqncia principal. Suas caractersticas vo depender de sua massa. Quanto maior ela for, maior a temperatura, a luminosidade e a quantidade de energia que emite. Com exceo do Sol, as estrelas parecem estar fixas, mantendo a mesma forma no cu ano aps ano. Na realidade esto em movimento rpido, mas a distncias to grandes que sua mudana relativa de posio s percebida atravs dos sculos. Calcula-se que o nmero de estrelas visveis da Terra a olho nu de cerca de 8 mil, das quais 4 mil esto no hemisfrio Norte do cu e 4 mil no hemisfrio Sul. Em qualquer momento durante a noite, em ambos os hemisfrios s so visveis 2 mil estrelas. As demais se ocultam na neblina atmosfrica, sobretudo, prximo ao horizonte, e na luz plida do cu. Os astrnomos calculam em centenas de milhes o nmero de estrelas da Via Lctea, a galxia a que pertence o Sol. A Via Lctea apenas uma das milhares de galxias visveis pelos potentes telescpios modernos. As estrelas visveis individualmente no cu so as que esto mais prximas do Sistema Solar na Via Lctea. A mais prxima de nosso Sistema Solar a Prxima do Centauro, uma das componentes da estrela tripla Alfa do Centauro. As estrelas se compem sobretudo de hidrognio e hlio, com quantidades

variveis de elementos mais pesados. As maiores que se conhecem so supergigantes com dimetros 400 vezes maiores que o do Sol. J as estrelas conhecidas como ans-brancas podem ter dimetros de apenas um centsimo do dimetro do Sol. Mais da metade das estrelas do firmamento so membros de sistemas de duas estrelas (binrias) ou de sistemas mltiplos. Algumas estrelas duplas prximas aparecem separadas quando so observadas atravs de telescpios. A maioria detectada como dupla s por meio de espectroscpios. provvel que todas as estrelas, incluindo o Sol, variem ligeiramente de brilho com certa periodicidade. Essas variaes apenas so mensurveis. No entanto, algumas estrelas mudam muito de brilho e so denominadas estrelas variveis. As mais espetaculares so as novas e supernovas. Muitas estrelas variveis mudam seu brilho porque oscilam, isto , se expandem ou se contraem, como um balo. As variaes so de interesse extraordinrio porque s se produzem por alguma peculiaridade de sua estrutura interna, a qual se desenvolve com o tempo. As estrelas variveis podem, assim, conter informaes sobre a evoluo estelar.

Com os radio telescpios tem sido possvel descobrir numerosas fontes distantes de radiopulsos, qualificadas como pulsares. Os indcios sugerem que os pulsares so estrelas de nutrons que giram e tem dimetros de cerca de 16 km. Sua densidade to grande que se uma pluma fosse feita de um material semelhante teria uma massa de 91 mil toneladas.

Novas, supernovas e hipernovas No estgio posterior, a massa tambm determina como as estrelas vo sair da seqncia principal, depois de esgotar todo o hidrognio. De maneira geral, todos os astros aceleram sua produo de energia e inflam, tornandose gigantes por milhares ou milhes de anos. Os que tm massa relativamente pequena, caso do Sol e da maioria dos astros, depois de passar por cerca de 10 bilhes de anos na seqncia principal, saem desse estgio, numa espcie de exploso lenta, batizada de nova. O resultado de uma nova a ejeo da maior parte da massa para o espao, gerando uma concha imensa no vazio, chamada nebulosa planetria. O ncleo que resta pode ter o tamanho da Terra e se denomina an branca. Numa nica galxia ocorrem milhares de novas todos os anos. J os astros de massa grande, dez ou mais vezes superiores do Sol, inflam, voltam a encolher rapidamente e, ento, estouram numa exploso imensa, chamada de supernova. Seu brilho equivale ao de 100 bilhes de estrelas comuns em conjunto. A cada ano acontecem apenas dois ou trs superestouros em cada galxia. Tambm nesse caso, sobra um ncleo, s que muito mais denso que as ans brancas. H dois nveis de densidade. No patamar mais baixo, surge um caroo com cerca de 10 km de raio chamado estrela de nutron, ou pulsar. Quase totalmente sem luz, ela dispara apenas um facho de radiao pelos plos, que pode ser luminoso ou ter a forma de ondas de rdio, raios ultravioleta ou raios X. Num grau mais alto de concentrao da matria, tem-se um buraco negro, com apenas 3 km de raio.

Diagrama HR:

Evoluo de estrelas do tipo do Sol


Raio Estgio Tempo aproximado para o prximo estgio (em anos)
10 8

Objeto
(em raios solares)

Temperatura central (106 K)

Temperatura na superfcie (K)

Densidade no centro (kg/m3)

(km)

7 8 9 10 11 12

10

15 50 100
7

6000 4000 4000 5000 4000 100,000 3000 50,000 Close to 0

10 10 10 10 10 10 10

5 7

7 10 2 10 7 10 7 10 4 10 10
4

5 6

1 3 100 10 500 0.01

Seqncia principal Ramo das subgigantes Helium flash Ramo Horizontal Asymptotic giant branch Ncleo carbnico Nebulosa planetria* An branca An preta

10 10

8 7 8

7 6 8

5 10 10 10
4

200 250 300

10

-17

7 10 10 10
4 4

1000 0.01 0.01

13 14

100 Close to 0

10 10

10 10

Exerccios

Aulas 2 e 3 (F1)

1. Mencione as caractersticas dinmicas que so regulares (semelhanas) entre os componentes do Sistema Solar, que levaram atual proposta de teoria de formao. 2. Considerando a teoria de formao de estrelas como o Sol, comum encontrar-se estrelas recm formadas isoladas? Por qu? 3. Qual seria a explicao para o fato de no se ter formado um planeta na regio interior rbita de Mercrio? 4. Qual o fator determinante para a diferenciao entre planetas telricos e planetas jovianos? 5. Por quais processos a matria da nebulosa solar primitiva se concentrou principalmente no centro e no plano equatorial? 6. Quais as limitaes observacionais em se detectar um sistema planetrio em outras estrelas? 7. Qual a fonte de energia das estrelas? 8. Mostre que na fuso nuclear do H em He existe liberao de energia, (que percentagem da massa envolvida na reao transformada em energia?) 9. O que escala de tempo trmico? Escala de tempo nuclear? 10. 9- Desenhe um diagrama H-R o mais detalhado que voc puder e localize nele o Sol. 11. Descreva resumidamente (em um pargrafo) a evoluo das estrelas aps o estgio de Sequncia Principal. Quais so os finais possveis da vida das estrelas? 9

OBA-7 (nvel 3) Questo 8

Uma revoluo da Astronomia foi exatamente a possibilidade de anlise da luz recebida das estrelas e com isto podermos saber, por exemplo, quais elementos qumicos esto presentes em sua atmosfera. Chamamos de espectro de uma estrela decomposio da luz de uma estrela ao fazer esta luz passar por um prisma, por exemplo. J h muito tempo a classificao espectral se baseia na variao da temperatura superficial das estrelas. Ao se arranjar os grupos formados na classificao inicial segundo este novo critrio de temperatura, os tipos espectrais se distriburam da seguinte maneira: O, B, A, F, G, K, M onde o tipo O corresponde s estrelas mais quentes, e as do tipo M, s mais frias. Este sistema comumente chamado de sistema MKK (Morgan, Keenan e Kelman) de classificao espectral. As sete letras acima formam o ncleo da classificao que composta ao todo por treze letras. Cada tipo espectral ainda subdividido em dez partes e so denominados por nmeros arbicos (e.g.: A3, K7, M1). O Diagrama de Hertzsprung Russell, conhecido como diagrama HR, foi construdo independentemente pelo dinamarqus Ejnar Hertzsprung (18731967), em 1911, e pelo americano Henry Norris Russell (1877-1957), em 1913, como uma relao existente entre a luminosidade de uma estrela e sua temperatura superficial. Hertzsprung descobriu que estrelas da mesma cor podiam ser divididas entre luminosas, que ele chamou de gigantes, e estrelas de baixa luminosidade, que ele chamou de ans. Desta forma, o Sol e a estrela Capela tm a mesma classe espectral, isto , a mesma cor, mas Capela, uma gigante, cerca de 100 vezes mais luminosa que o Sol. Tanto a luminosidade (ou magnitude absoluta) como a temperatura superficial de uma estrela, so caractersticas facilmente determinveis para estrelas de distncias conhecidas: a primeira pode ser encontrada a partir da magnitude aparente, e a segunda a partir de sua cor ou tipo espectral. Nesses diagramas adotada a conveno de que a temperatura cresce para a esquerda, e a luminosidade para cima. A primeira coisa que se nota em um diagrama HR, que as estrelas no se distribuem igualmente nele, mas se concentram em algumas partes. A maior parte das estrelas est na assim chamada seqncia principal. O fator que determina onde uma estrela se localiza na seqncia principal a sua massa: estrelas mais massivas so mais quentes e mais luminosas. As estrelas da seqncia principal tm, por definio, classe de luminosidade V, e so chamadas de ans. Um nmero substancial de estrelas tambm se concentra acima da seqncia principal, na regio superior direita (estrelas frias e luminosas). Essas estrelas so chamadas gigantes, e pertencem classe de luminosidade II ou III. Bem no topo do diagrama existem algumas estrelas ainda mais luminosas: so chamadas supergigantes, com classe de luminosidade I. Finalmente, algumas estrelas se concentram no canto inferior esquerdo (estrelas quentes e pouco luminosas): so chamadas ans brancas. Apesar do nome, essas estrelas na verdade cobrem um intervalo de temperatura e cores que abrange desde as mais quentes, que so azuis ou brancas, e tm temperatura superficiais de at 140 000 K, at as mais frias, que so vermelhas, e tm temperaturas superficiais de apenas 3500 K
. Observao: A luminosidade 1 a luminosidade do Sol.

Pergunta 8a) De acordo com a figura associe os nomes das reas assinaladas como A, B e C aos grupos de estrelas conhecidos como gigantes vermelhas, ans brancas e seqncia principal Pergunta 8b) Determine em qual faixa espectral se localiza uma estrela bem mais quente que o Sol e quando ainda esto na fase de queima de Hidrognio. Pergunta 8c) Explique porque a idia de evoluo estelar (isto , a idia de que as estrelas mudam de aspecto ao longo de suas vidas) nasceu da montagem do Diagrama H-R. Pergunta 8d) Em sua evoluo o Sol passar pelos trs estgios definidos pelos grupos A, B e C. Determine esta seqncia e diga em qual regio do grfico ele permanecer por menos tempo.

10

Вам также может понравиться