Вы находитесь на странице: 1из 12

A UTILIZAO DOS MATERIAIS MANIPULATIVOS NAS AULAS DE MATEMTICA Alan Kardec Carvalho Sarmento UFPI - Universidade Federal do Piau

Alka.sac@hotmail.com RESUMO Durante muito tempo o ensino de Matemtica se caracterizou pelo predomnio de aulas expositivas, de modo geral, o professor ao chegar sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explanao acerca do mesmo para posteriormente exigir do aluno que respondesse uma lista de exerccios reproduzindo aquilo que foi exposto. O bom professor se caracterizava pela habilidade expor com maior clareza o tema em estudo. Atualmente, por meio de estudos no campo da Educao Matemtica, este no mais o nico modelo de ensino presente. Outras tendncias tem se estabelecido como alternativas viveis no ensino de Matemtica como a histria da Matemtica, a resoluo de problemas, modelagem Matemtica dentre outras. O objetivo geral deste trabalho refletir sobre a utilizao de materiais manipulativos como recurso didtico para o ensino de Matemtica na escola Fundamental. O estudo tem por base os princpios do construtivismo de Piaget, por ser esta uma das tendncias atuais para o ensino desta disciplina que tem apresentado bons resultados, principalmente no ensino fundamental. A presente comunicao o resultado de uma pesquisa bibliogrfica com base nos seguintes autores: Carvalho (1990), DAmbrsio (1990), Imbernn (2002), Lara (2003), Neto (1988) Ol Scovsmose (2004), Pais (2005) e Brasil (1997). A utilizao dos materiais manipulveis uma possibilidade muito rica de contextualizar os contedos matemticos, relacionando com situaes mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino. Palavras Chaves: Ensino de Matemtica, Materiais manipulativos, Construtivismo

Introduo Para fundamentar este estudo que tem por objetivo geral refletir sobre a utilizao de materiais manipulativos como recurso didtico para o ensino de Matemtica na escola Fundamental, nos apoiaremos na pedagogia construtivista baseados nos estudos da epistemologia gentica de Piaget, cujas principais caractersticas so: a) A construo do pensamento lgico/Matemtico com o auxilio de materiais concretos. b) A concepo da matemtica como uma construo humana. c)

Prioriza o processo no o produto. d) Aprender a aprender. e) desenvolver o pensamento lgico formal. f) Toma a Psicologia como ncleo central de orientao pedaggica, isto , os alunos constroem seus conhecimentos matemticos de acordo com os nveis de desenvolvimento da sua Inteligncia e o erro visto como uma manifestao positiva de grande valor pedaggico. A base da Teoria de Piaget (1971) a idia de equilbrio. Para ele, todo organismo procura manter um estado de equilbrio ou de adaptao do seu meio agindo no sentido de superar a perturbao estabelecida pela relao com o meio, este processo de equilibrao e desequilibrao dinmico e busca constantemente a passagem de um estado superior de equilbrio, denominado por Piaget de equilibrao majorante. este movimento que determina o desenvolvimento cognitivo do indivduo. Dois mecanismos so acionados para alcanar um novo estgio cognitivo: a assimilao que permite o indivduo atribuir significados a partir de suas experincias anterior aos elementos do ambiente com o qual interage, neste caso as estruturas dos indivduos no so alteradas. O segundo mecanismo chamado de acomodao ocorre quando os indivduos so impelidos a se modificarem e se transformarem para atender as demandas do meio ambiente. Por isto, uma aula onde os alunos dispem de materiais para manipular, ter maiores chances de sucesso, tendo em vista as reais possibilidades dos alunos desenvolverem aes que lhes propiciem a construo de um saber consistente e significativo. De acordo com os PCNs de Matemtica (BRASIL, 1998, p. 57), um dos princpios norteadores do ensino de matemtica no Ensino Fundamental a utilizao dos recursos didticos numa perspectiva problematizadora. Sobre esta questo diz:
Os [...] Recursos didticos como livros, vdeos, televiso, rdio, calculadora, computadores, jogos e outros materiais tm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situaes que levem ao exerccio da anlise e da reflexo. (grifo nosso)

Isto significa que o ensino de matemtica com materiais manipulativos no deve se reduzir a uma transposio meramente qualitativa. O aluno precisa ser capaz de estabelecer semelhanas e diferenas, perceber regularidades e singularidades, estabelecer relaes com outros conhecimentos e com a vida cotidiana e compreender as

representaes simblicas da matemtica. O uso do material manipulativo requer um planejamento minucioso tendo em vista os objetivos que se deseja alcanar. Um mesmo material pode servir para a realizao de diferentes atividades com diferentes nveis de complexidade visando objetivos diferentes em espaos e momentos diversos, por isso importante conhecer as possibilidades de uso buscando uma adequao aos interesses previstos no planejamento. A escolha dos materiais a serem utilizados numa determinada aula depende de vrios fatores: De ordem didtica: adequao ao contedo, aos objetivos e metodologia. De ordem prtica: o material est disponvel? possvel adquiri-lo? Est em condies de uso? De ordem metodolgica: coerente com o nvel de aprendizagem dos alunos? Seu manuseio oferece algum tipo de risco para as crianas? Tem domnio dos procedimentos? Outro aspecto importante a ser observado nesta proposta est relacionado ao tempo, geralmente, a utilizao desse tipo de recurso exige maior disponibilidade de tempo, pois necessrio considerar o ritmo de aprendizagem de cada indivduo A forma de abordagem com material concreto requer ateno especial. Carvalho (1990. p. 107) defende uma ao centrada no no objeto, mas nas operaes que se realizam sobre ele:
Na manipulao do material didtico a nfase no est sobre os objetos e sim sobre as operaes que com eles se realizam. Discordo das propostas pedaggicas em que o material didtico tem a mera funo ilustrativa. O aluno permanece passivo, recebendo a ilustrao proposta pelo professor respondendo sim ou no a perguntas feitas por ele.

O manuseio de materiais concretos, por um lado, permiti aos alunos experincias fsicas medida que este tem contado direto com os materiais, ora realizando medies, ora descrevendo, ou comparando com outros de mesma natureza. Por outro lado permiti-lhe tambm experincias lgicas por meio das diferentes formas de representao que possibilitam abstraes empricas e abstraes reflexivas, podendo evoluir para generalizaes mais complexas.

Ensinando Matemtica com Materiais Manipulativos. Apresentamos a seguir uma proposta de ensino com base na manipulao de recursos materiais fundamentado nos seguintes autores: Carvalho (1990), Dambrsio (1990), Imbernn (2002), Lara (2003), Neto (1988) Ol Scovsmose. (2005) e na nossa experincia como professor de Matemtica. a) Inicialmente os alunos manuseiam livremente os objetos concretos. Nesta etapa pretende-se aproximar os estudantes dos materiais que sero utilizados, um momento de explorao, visualizao e reconhecimento; b) So realizadas as aes programadas visando obteno das relaes qualitativas e/ou quantitativas preditas nos objetivos; c) Por meio das interaes aluno-objeto-contedo-professor buscar a interiorizao das relaes percebidas na fase anterior; d) Aquisio e formulao do conceito buscando relacionar com os conceitos anteriores e aplicando-os em outras situaes. Esta proposta prev a manipulao de materiais construdos, porm, possvel iniciar os estudos a partir da consecuo e confeco de materiais onde os alunos fazem parte de todo o processo, nos dois casos, h uma maior interatividade dos alunos com os alunos e destes com o professor, e um maior engajamento com a atividade proposta A utilizao dos materiais manipulativos oferece uma srie de vantagens para a aprendizagem das crianas entre outras, podemos destacar: a) Propicia um ambiente favorvel aprendizagem, pois desperta a curiosidade das crianas e aproveita seu potencial ldico; b) Possibilita o desenvolvimento da percepo dos alunos por meio das interaes realizadas com os colegas e com o professor; c) Contribui com a descoberta (redescoberta) das relaes matemticas subjacente em cada material; d) motivador, pois dar um sentido para o ensino da matemtica. O contedo passa a ter um significado especial; e) Facilita a internalizao das relaes percebidas. Nesta perspectiva, compreendemos que isto facilita na formulao de conceitos e nas relaes destes com os conceitos anteriores e com as experincias do cotidiano. Contudo, no queremos afirmar que somente com o uso de material manipulvel possvel contextualizar os conhecimentos matemticos. Compreendemos tambm que esta uma forma bastante significativa para o desenvolvimento global do educando, o que corroborado por DAmbrsio (1996, p.98) ao afirmar que, [...] o carter (2004), Pais

experimental da matemtica foi removido do ensino e isso pode ser reconhecido como um dos fatores que mais contriburam para mau rendimento escolar. Esse mesmo autor enfatiza (1996, p. 95):

Uma das coisas mais notveis com relao atualizao e ao aprimoramento de mtodos que no h uma receita. Tudo o que se passa na sala de aula vai depender dos alunos e do professor, de seus conhecimentos matemticos e principalmente do interesse do aluno.

Portanto, acreditamos que esta tendncia no ensino da Matemtica vem ao encontro dos anseios dos professores e dos alunos que buscam meios alternativos de trabalhar na sala de aula, embora ultimamente a centralidade do ensino de Matemtica no mbito das disciplinas que compem a matriz curricular das escolas do Brasil, tem levado os professores dessa disciplina a um estado de stress e flutuao no que diz respeito sua prtica docente. O Laboratrio de Matemtica Quando se pensa em um laboratrio, geralmente o que vem nossa mente a ideia de um espao especfico, com muitos instrumentos para serem manipulados que permitiram grandes descobertas cientficas, todavia a nossa viso de laboratrio se distancia deste paradigma, trata-se da construo e utilizao de materiais concretos que podem ser manipulados pelos alunos com a finalidade de estudo da matemtica por meio de uma anlise qualitativa e quantitativa desses recursos. Nesta perspectiva, percebemos duas das dificuldades mais freqentes, nesta metodologia: a) Nem sempre a escola ou os alunos dispem do material selecionado. Esta uma das maiores dificuldades, pois alguns materiais podem custar caro para o oramento da escola. Neste caso podemos apontar pelo menos duas alternativas: a substituio por outro material disponvel que atenda aos objetivos da aula, ou a confeco de recursos alternativos com material reciclvel tais como garrafas plsticas, caixas de papelo, embalagens diversas, madeiras, tampinhas, ou materiais de baixo custo como isopor, cola, papel carto, cartolina, tintas, colees, rgua, esquadro,

transferidor, palitos de picol, espetinhos, bolas de isopor, massa de modelar, etc. Neste sentido entendemos como positivo a participao efetiva dos alunos no processo de concepo e confeco dos materiais, um momento rico que pode ser explorado observando as diversas dimenses do ensino. A idia confeccionar diversos artefatos elaborados em conjunto com os alunos com os materiais disponveis. Ernesto Rosa Neto, nesta mesma linha enfatiza: A ao de produzir o material mais importante que o prprio material produzido (ROSA NETO, 1988, p. 45) b) Desenvolver atividades que vo alm da dimenso ilustrativa, contribuindo com a formao de conceitos, a compreenso das representaes simblicas, a relao com conceitos j existentes e a vinculao com o cotidiano dos alunos, que funcione como apoio na passagem de um pensamente concreto para o abstrato, ou seja, promover atividades que desenvolvam o raciocnio hipottico, oportunizando abstraes empricas e abstraes reflexivas. Requer que cada professor, comprometido com sua formao, realize pesquisas, no sentido de adquirir as competncias profissionais necessrias ao exerccio do magistrio. Seguindo esse pensamento, nos apoiamos em Imbernn (2002, p. 32) quando discute a questo das competncias profissionais, para ele, A competncia profissional, necessria em todo processo educativo, ser formada em ltima instncia na interao que se estabelece entre professores, interagindo na prtica de sua profisso. A seguir, apresentamos de modo exemplificativo alguns materiais que podem fazer parte de um pequeno laboratrio de matemtica. O baco O baco um instrumento mecnico usado para contar; realizar operaes de adio, subtrao, diviso, multiplicao e razes quadradas. Ele no uma calculadora no sentido da palavra que hoje usamos, mas um excelente recurso para o ensino da matemtica. H vrios tipos diferentes de bacos, mas todos obedecem basicamente aos mesmos princpios. Vamos nos referir ao mais simples deles. Numa base de madeira ou outro material consistente so fixados algumas artes, nas quais devem ser colocados dez discos com que precisam correr livremente. Cada uma das artes representa uma ordem do Sistema De Numerao Decimal. Considerando da direita para a esquerda, a 1 arte representa as unidades; a 2 arte representa as dezenas; a do 3, as centenas e assim por

diante. (veja a foto n 1)


FOTO N 1: O BACO Fonte: arquivo de fotos do pesquisador

A dinmica do baco permite compreender facilmente as regras do Sistema de Numerao Decimal facilitando o entendimento de idias complexas coma a de valor posicional entre outros. Os Blocos Lgicos Os blocos lgicos um conjunto formado por 48 peas, geralmente confeccionado em madeira e possuem quatro caractersticas: (veja a foto n 2)

Formas: Quadrados Tringulos Retngulos

Tamanhos: Grande Pequeno

Cores Azul Vermelho Amarelo

Espessuras: Grosso Fino

FOTO N 2: Blocos lgicos

Fonte: arquivo de fotos do pesquisador

As peas geomtricas blocos lgicos foram criadas na dcada de 50 pelo matemtico hngaro Zoltan Paul Dienes e so consideradas bastante eficientes no exerccio da lgica e no desenvolvimento do aluno para que evoluam no raciocnio abstrato. Com os blocos lgicos possvel, por exemplo, ensinar operaes bsicas para a aprendizagem da Matemtica, como a classificao, correspondncia e seriao, que, no futuro, certamente vai facilitar a vida dos alunos no estudo dos nmeros, operaes, equaes e outros conceitos. O Material Dourado ou Montessori O material Dourado constitudo por cubinhos, barras, placas e cubo, que representam respectivamente (veja a foto n 3):

CUBO

PLACAS

BARRAS

CUBINHOS

1 milhar 10 centenas 100 dezenas 1000 unidades

1 centena 10 dezenas 100 unidades

1 dezena 10 unidades

1 unidade

FOTO N 3: Material Dourado de Montessori

Fonte: arquivo de fotos do pesquisador

Crditos: Arlindo Neto

O Material Dourado de Montessori contribui com o ensino e a aprendizagem do Sistema de Numerao Decimal e operaes fundamentais. Com o Material Dourado, as relaes numricas abstratas passam a ter uma imagem concreta. Por isso facilita a compreenso dos algoritmos, e vai alm: permite um notvel desenvolvimento do raciocnio e um aprendizado significativo e mais estimulante. Observe que o cubo formado por 10 placas, que a placa formada por 10 barras e a barra formado por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numerao. Voc pode construir um material semelhante, usando cartolina. Os cubinhos so substitudos por quadradinhos de lado iguais a um cm, por exemplo. As barrinhas so substitudas por retngulos de 1 cm por 10 cm a as placas so substitudas por quadrados de lado iguais a 10 cm. Os Materiais Diversos No cotidiano do professor e do estudante, muitos objetos, que s vezes passam despercebidos, podem ser utilizados como excelentes recursos didticos no ensino da matemtica. Folders contendo preos e quantidades, cartazes, jornais, revistas, balanas, instrumentos de medidas como rgua, escala mtrica, fita mtrica, transferidor, compasso, esquadro, garrafas pets, embalagens diversas, utenslios domsticos e

escolares, elementos naturais, so alguns dos diversos materiais encontrados facilmente e a custo zero que podem e devem ser utilizados nas aulas de matemtica. Sua utilizao facilita o processo de aprendizagem porque permite ao estudante vivenciar e redescobrir as propriedades matemticas inerentes a cada um deles construindo, de maneira slida, os conceitos matemticos. Nesse sentido, fica mais fcil para o aluno realizar a transio de um conhecimento prtico para um conhecimento cientfico expresso por meio da linguagem matemtica, pois d sentido a esse conhecimento. (veja a foto n 4)

FOTO N 4: Objetos diversos encontrados no cotidiano.

Fonte: arquivo de fotos do pesquisador

Crditos: Arlindo Neto

A utilizao desses materiais no anula ou diminui a importncia do livro didtico e dos exerccios, to comum nas aulas de matemtica, pelo contrrio, o que deve buscar a integrao desses elementos, dessa forma no se reduz o conhecimento ao praticismo nem a teorismo, mas desenvolve uma prxis que d sentindo ao que se apreende na escola. Considerando o desenvolvimento psicogentico dos estudantes, podemos verificar que, a utilizao dos materiais manipulativos vai diminuindo medida que as crianas vo avanando na idade podendo cada vez mais atuar num nvel maior de abstrao, todavia a presena de matria concreto no ensino sempre contribuir. Discos De Fraes Os discos de fraes um material de fcil confeco e de baixssimo custo. Ele poder ser feito em papel carto ou cartolina. Inicialmente os alunos fazem dez crculos de mesmo raio (8 cm, por exemplo) e cores diferentes. Com o auxlio do transferidor e do compasso, dividem os discos em partes iguais de acordo com as fraes desejadas. (veja a foto n 5).

10

FOTO N 3: Discos de Fraes.

Fonte: arquivo de fotos do pesquisador

O Tangram O Tangram um quebra-cabea construdo a partir de um quadrado divido em sete partes sendo cinco tringulos (2 grandes, 1 mdio e 2 pequenos) um quadrado e um paralelo gramo. (veja a foto n 6)

FOTO N 6: Figuras construdas a partir do TANGRAM

Fonte: arquivo de fotos do pesquisador

11

Conta a lenda chinesa que a milhares de anos um filsofo chins carregava um ladrilho nas mos, quando de repente, num descuido, o ladrilho caiu no cho e partiu-se em sete pedaos, sendo dois tringulos grandes, dois tringulos pequenos, um tringulo mdio, um quadrado e um paralelogramo. Tentando montar novamente o ladrilho, ele se surpreendeu com as figuras que foram surgindo: figuras humanas, figuras de animais e objetos diversos, dessa forma surgiu o tangram. O uso do Tangram nas aulas de matemtica contribui com o desenvolvimento do raciocnio lgico do estudante, desenvolvendo o senso de espao, pois seu manuseio exige pacincia e imaginao na formao das figuras, estimulando a criatividade de maneira divertida e coletiva O Tangram pode ser utilizado em diversos momentos do ensino da matemtica, desde o ensino infantil ao ensino fundamental e mdio, com ele podemos aprender no somente as principais formas geomtricas, alm disso, possvel estudar medidas de superfcies, figuras equivalentes e propriedades de algumas figuras geomtricas. Consideraes Finais Portanto, o estudo realizado permite-nos as seguintes concluses: O modelo de ensino que leva em conta o carter experimental da matemtica torna-se mais significativo uma vez que leva ao estudante desta disciplina associar este conhecimento sua vida cotidiana ao tempo em que funciona como uma ponte para a transio do pensamento concreto para o abstrato, contribudo com a organizao do pensamento matemtico e com o desenvolvimento do raciocnio lgico. O trabalho do professor no consiste exatamente em ensinar os alunos, mas, atuando como mediador nesse processo deve desenvolver mecanismo que facilitem a aprendizagem. Seu trabalho se difere do matemtico na intencionalidade, enquanto este busca um saber cientfico, sistematizado por meio de uma linguagem especfica e complexa e preocupado com sua estruturao, o professor busca aproximar este saber da comunidade em geral, dando a ele um sentido especial e uma razo de ser. A utilizao dos materiais manipulveis uma possibilidade muito rica de contextualizar os contedos matemticos, relacionando com situaes mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino. Este o

12

grande desafio da educao matemtica. Referncias BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Braslia. MEC/SEF, 2001. CARVALHO, D. L. de: Metodologia do Ensino da Matemtica. So Paulo: Cortez, 1990. DAMBRSIO, U. Etnomatemtica. So Paulo: tica, 1990. IMBERNN, Francisco. Formao docente e profissional: Formar-se para a mudana e a incerteza. So Paulo: Cortez, 2002 LARA, I. C. M. de. Jogando Com a Matemtica. So Paulo: Rspel, 2003. NETO, E. R: Didtica da Matemtica. So Paulo: tica, 1988. OL SCOVSMOSE. Matemtica em ao. In BICUDO, M. A. V; BORBA M de C. (org.). Educao Matemtica: Pesquisa em Movimento. So Paulo: Cortez, 2004. PAIS, L. C. Didtica da Matemtica: Uma anlise da influncia francesa, Belo Horizonte: Autntica, 2005.

Вам также может понравиться