Вы находитесь на странице: 1из 27

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

TTULO I DISPOSIES GERAIS CAPTULO I PROPSITO E ABRANGNCIA


Art. 1 - O objetivo deste Cdigo de Regulao e Melhores Prticas (Cdigo) estabelecer parmetros pelos quais as atividades das Instituies Participantes abaixo definidas, relacionadas constituio e funcionamento de fundos de investimento (Fundos de Investimento ou Fundos), devem se orientar, visando, principalmente, a estabelecer: I. II. III. a concorrncia leal; a padronizao de seus procedimentos; a maior qualidade e disponibilidade de informaes sobre Fundos de Investimento, especialmente por meio do envio de dados pelas Instituies Participantes ANBID; e a elevao dos padres fiducirios e a promoo das melhores prticas do mercado.

IV.

Art. 2 - A observncia dos princpios e regras deste Cdigo ser obrigatria para as Instituies Participantes, assim entendidas as instituies filiadas Associao Nacional dos Bancos de Investimento ANBID, bem como as instituies que, embora no associadas, expressamente aderirem a este Cdigo mediante a assinatura do competente termo de adeso, observados, em ambos os casos, os procedimentos descritos nos pargrafos 3 a 6 abaixo. 1. As Instituies Participantes esto sujeitas s disposies tratadas no presente Cdigo caso desempenhem uma ou mais das seguintes atividades: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. administrao de Fundos de Investimento; gesto de carteira de Fundos de Investimento; consultoria de Fundos de Investimento; distribuio de cotas de Fundos de Investimento; tesouraria de Fundos de Investimento; controle de ativos de Fundos de Investimento; controle do passivo de Fundos de Investimento; e custdia de ativos de Fundos de Investimento.

2. As instituies no filiadas que desejarem aderir a este Cdigo devero passar previamente por um processo de anlise de exigncias obrigatrias, a cargo da Diretoria da ANBID, conforme previsto no estatuto da Associao e no seu stio na rede mundial de computadores.
2

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

3. Para aderir a este Cdigo, todas as instituies aprovadas no processo preliminar previsto no estatuto da ANBID e no pargrafo 2 deste artigo devero atender s seguintes exigncias mnimas, cuja anlise compete ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas de Fundos de Investimento referido no Captulo XVI deste Cdigo (Conselho de Regulao e Melhores Prticas): I. envio da poltica formal de deciso de investimentos e de seleo e alocao de ativos utilizada pela Instituio Participante; envio da metodologia de gesto de riscos utilizada pela Instituio Participante; envio do plano de continuidade de negcios; envio da poltica de segurana da informao; e declarao atestando que as reas internas de compliance, gesto de risco e marcao a mercado no esto subordinadas rea de gesto de recursos ou a qualquer rea comercial.

II. III. IV. V.

4. A adeso de que trata o pargrafo 3 deste artigo ser considerada efetivada aps manifestao favorvel da maioria simples dos membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, sendo facultada instituio a celebrao de um termo de adequao (Termo de Adequao) para o atendimento integral das exigncias mnimas ali previstas. 5. O Termo de Adequao poder ser celebrado pela respectiva instituio, a critrio exclusivo do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, no caso da impossibilidade sanvel de atendimento a todas as exigncias mnimas previstas no pargrafo 3 deste artigo. 6. Para os fins deste Cdigo, a instituio signatria de Termo de Adequao ser considerada como Instituio Participante, e a inobservncia dos termos e prazos acordados no respectivo Termo de Adequao a sujeitar s penalidades previstas neste Cdigo, aps processo conduzido nos termos do Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas.

Art. 3 - As Instituies Participantes, submetidas ao reguladora e fiscalizadora do Conselho Monetrio Nacional, do Banco Central do Brasil e da Comisso de Valores Mobilirios, concordam expressamente que o adequado desempenho de suas atividades relacionadas aos Fundos de Investimento excede o limite de simples observncia das normas legais e regulamentares que lhes so aplicveis, devendo, dessa forma, submeter-se tambm aos procedimentos estabelecidos por este Cdigo. Pargrafo nico - O presente Cdigo no se sobrepe legislao e regulamentao vigentes, ainda que venham a ser editadas normas, aps o incio de sua vigncia, que sejam contrrias s disposies ora trazidas. Caso haja contradio entre regras estabelecidas neste Cdigo e normas legais ou regulamentares, a respectiva disposio deste Cdigo dever ser desconsiderada, sem prejuzo das demais regras neste contidas.

Art. 4 - As Instituies Participantes, ao aderirem a este Cdigo, devem adotar suas disposies como declarao de princpios que nortearo o exerccio das atividades previstas no pargrafo 1 do art. 2 deste Cdigo.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

Art. 5 - As Instituies Participantes devem assegurar que o presente Cdigo seja tambm observado por todos os integrantes do seu conglomerado ou grupo financeiro que estejam autorizados no Brasil a desempenhar qualquer das atividades previstas no pargrafo 1 do art. 2 . Tal obrigao no implica o reconhecimento, por parte das Instituies Participantes, da existncia de qualquer modalidade de assuno, solidariedade ou transferncia de responsabilidade entre estes integrantes. Entretanto, todas as referidas entidades estaro sujeitas s regras e princpios estabelecidas pelo presente Cdigo. 1. Para os fins previstos neste artigo, considera-se pertencente ao mesmo conglomerado financeiro ou grupo financeiro qualquer sociedade controlada, controladora ou sob controle comum das Instituies Participantes. 2. Caso a Instituio Participante no associada ANBID queira cancelar sua adeso ao presente Cdigo, dever requer-lo por meio de carta dirigida ao Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas. Tal pedido somente ser deferido no caso de a Instituio Participante no possuir qualquer obrigao pendente com a ANBID, inclusive oriunda de processos conduzidos no mbito de suas atividades de regulao e melhores prticas. 3. Na hiptese de cancelamento da adeso da Instituio Participante, independentemente do motivo, a Instituio Participante deve comunicar o fato aos cotistas dos Fundos de Investimento por ela administrados, por meio de correspondncia com aviso de recebimento, sendo que o cancelamento apenas ser efetivo aps a comprovao ANBID do envio de tal correspondncia, sendo ainda reservado ANBID o direito de divulgar o fato em seus meios de comunicao.

CAPTULO II PRINCPIOS GERAIS


Art. 6 - As Instituies Participantes devem observar, na esfera de suas atribuies e responsabilidades em relao aos Fundos de Investimento, as seguintes regras de regulao e melhores prticas: I. desempenhar suas atribuies buscando atender aos objetivos descritos no regulamento e prospecto do Fundo de Investimento, se for o caso, referidos no art. 8 deste Cdigo, bem como a promoo e divulgao de informaes a eles relacionadas de forma transparente, inclusive no que diz respeito remunerao por seus servios, visando sempre ao fcil e correto entendimento por parte dos investidores; cumprir todas as suas obrigaes, devendo empregar, no exerccio de sua atividade, o cuidado que toda pessoa prudente e diligente costuma dispensar administrao de seus prprios negcios, respondendo por quaisquer infraes ou irregularidades que venham a ser cometidas durante o perodo em que prestarem algum dos servios previstos no pargrafo 1 do art. 2 deste Cdigo; evitar prticas que possam ferir a relao fiduciria mantida com os cotistas dos Fundos de Investimento; e evitar prticas que possam vir a prejudicar a indstria de Fundos de Investimento e seus participantes, especialmente no que tange aos deveres e direitos relacionados s atribuies

II.

III.

IV.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

especficas de cada uma das Instituies Participantes, estabelecidas em contratos, regulamentos e na legislao vigente. Pargrafo nico - Entende-se por relao fiduciria a relao de confiana e lealdade que se estabelece entre os cotistas dos Fundos de Investimento e a Instituio Participante, no momento em que confiada mesma a prestao de servio para a qual foi contratada.

TTULO II FUNDOS DE INVESTIMENTO CAPTULO III REGISTRO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO NA ANBID
Art. 7 - Os Fundos de Investimento disciplinados no presente Cdigo devem ser registrados na ANBID no prazo mximo de 10 (dez) dias, contados da data de: I. II. III. incio de captao; associao da instituio administradora do Fundo de Investimento ANBID; ou adeso da instituio administradora do Fundo de Investimento ao presente Cdigo.

Art. 8 - Para o registro dos Fundos de Investimento na ANBID, deve ser encaminhado pedido especfico acompanhado dos seguintes documentos: I. II. III. IV. prospecto do Fundo de Investimento, quando for o caso (Prospecto); regulamento do Fundo de Investimento (Regulamento); comprovante de pagamento da taxa de registro; e formulrio de cadastro.

1. A rea Tcnica de Fundos de Investimento (rea Tcnica), a Comisso de Acompanhamento de Fundos de Investimento (Comisso de Acompanhamento) e/ou o Conselho de Regulao e Melhores Prticas, tratados, respectivamente, nos Captulos XIV, XV e XVI deste Cdigo, podem solicitar s Instituies Participantes alteraes no contedo dos documentos de registro, visando a melhor adequlos s disposies do presente Cdigo, devendo ser enviadas as verses atualizadas destes documentos ANBID em at 15 (quinze) dias da data de solicitao, caso as alteraes no dependam de assembleia. Caso haja necessidade de assembleia, esta deve ser convocada em at 15 (quinze) dias do envio da referida notificao, com o envio das alteraes solicitadas ANBID em at 15 (quinze) dias contados de sua realizao. 2. Qualquer alterao das caractersticas do Fundo de Investimento que resulte em mudana nas informaes contidas nos documentos de registro torna obrigatrio o envio de verso atualizada destes ANBID, em at 10 (dez) dias contados da data de atualizao dos mesmos junto CVM.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

3. A rea Tcnica, a Comisso de Acompanhamento e/ou o Conselho de Regulao e Melhores Prticas podem solicitar s Instituies Participantes informaes adicionais para o registro, as quais devero ser disponibilizadas dentro do prazo de 15 (quinze) dias contados da data de solicitao, prorrogveis por mais 15 (quinze) dias.

Art. 9 - O registro de um Fundo de Investimento na ANBID implica o pagamento de taxa de registro e, a partir de ento, o pagamento de taxa de manuteno do Fundo de Investimento na Base de Dados definida no pargrafo nico do art. 11, de acordo com os valores e freqncia determinados pela Diretoria da ANBID, sendo que esta poder instituir taxa de registro adicional para anlise de documentos nos casos previstos no pargrafo 2 do art. 8 . Pargrafo nico - Os valores das taxas mencionadas no caput podem ser revistos a qualquer tempo.

Art. 10 - Os prazos previstos neste Captulo podem ser prorrogados em situaes excepcionais devidamente justificadas, ouvidos a Comisso de Acompanhamento e o Conselho de Regulao e Melhores Prticas.

CAPTULO IV ENVIO DE INFORMAES BASE DE DADOS DA ANBID


Art. 11 - O registro de Fundo de Investimento na ANBID implica a necessidade de envio das informaes que compem a Base de Dados abaixo definida, segundo diretrizes especficas do Conselho de Regulao e Melhores Prticas. Pargrafo nico - A Base de Dados consiste no conjunto de informaes relativas aos Fundos de Investimento, armazenadas de forma estruturada na ANBID (Base de Dados).

Art. 12 - A multa por inobservncia de prazos estabelecida no inciso II do art. 62 se aplica ao envio de informaes peridicas dos Fundos Base de Dados. 1. Cabe ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas expedir diretrizes especficas, definindo, inclusive, seus prazos. 2. Cabe Diretoria da ANBID fixar o valor e forma de aplicao de multas por descumprimento das disposies deste Captulo e do Captulo III.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO V PROSPECTO
Art. 13 - As Instituies Participantes devem tomar providncias para que sejam disponibilizados aos investidores, quando de seu ingresso nos Fundos de Investimento, Prospectos atualizados e compatveis com o Regulamento dos Fundos de Investimento. Pargrafo nico - O Prospecto ser facultativo nos casos previstos pela regulamentao.

Art. 14 - O Prospecto deve conter as principais caractersticas do Fundo de Investimento, dentre as quais as informaes relevantes ao investidor sobre polticas de investimento, riscos envolvidos, bem como direitos e responsabilidades dos cotistas, devendo conter, no mnimo, os elementos obrigatrios, conforme descrito a seguir: I. Informaes do Fundo de Investimento: a) denominao; b) classificao ANBID; c) base legal; d) prestadores de servios: (i) administrador; (ii) gestor; (iii) custodiante; (iv) distribuidor; (v) responsvel pelos servios de registro escritural de cotas; e (vi) auditor; e e) poltica de divulgao de informaes;

II.

objetivo de investimento: descrever, obrigatoriamente, os objetivos de investimento do Fundo de Investimento, mencionando, quando for o caso, metas e parmetros de performance; poltica de investimento: descrever, obrigatoriamente, como o Fundo de Investimento pretende atingir o seu objetivo de investimento, identificando as principais estratgias tcnicas ou prticas de investimento a serem utilizadas, os tipos de ttulos e valores mobilirios nos quais o Fundo de Investimento pode investir (incluindo derivativos e suas finalidades), polticas de seleo e alocao de ativos e, quando for o caso, polticas de concentrao. Tambm devero ser definidas as faixas de alocao de ativos e os limites de concentrao e alavancagem, quando for o caso; fatores de risco: indicar, obrigatoriamente, todo e qualquer fato relativo ao Fundo de Investimento que possa, de alguma forma, afetar a deciso do potencial investidor no que diz respeito aquisio das cotas do Fundo de Investimento. Dentre os fatores de risco devem constar ainda as seguintes informaes:

III.

IV.

a) risco de mercado: descrever os principais fatores de risco que possam afetar preo ou retorno dos ativos integrantes da carteira do Fundo de Investimento, bem como as principais condicionantes desses fatores de risco; b) risco de crdito: especificar os possveis riscos do emissor e da contraparte das operaes realizadas pelo Fundo de Investimento;

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

c) risco de liquidez: descrever as condies de liquidez dos mercados e seus efeitos sobre os ativos componentes da carteira do Fundo de Investimento e as condies de solvncia do Fundo de Investimento; d) risco proveniente do uso de derivativos: descrever os riscos associados ao uso de derivativos e, quando for o caso, a possibilidade de verificao de patrimnio lquido negativo para o Fundo de Investimento. Nessa hiptese, dever ser utilizado o aviso correspondente na capa do Prospecto; e e) riscos especficos: descrever, quando houver, outros riscos que possam afetar a performance do Fundo de Investimento; V. gerenciamento de riscos: a descrio do sistema de gerenciamento de risco utilizado para o Fundo de Investimento; pblico alvo: descrever a quem o Fundo de Investimento pode interessar, bem como descrever, obrigatoriamente, as necessidades do investidor que o Fundo de Investimento visa a atender; regras de movimentao: indicar, obrigatoriamente, carncias e procedimentos de aplicao e resgate, bem como indicar onde o cotista poder obter as informaes referentes a valores de movimentao; poltica de distribuio de resultados, se aplicvel: informar, obrigatoriamente, prazos e condies de pagamento; taxas: informar, obrigatoriamente, os valores da taxa de administrao e a taxa de performance, quando for o caso, e de ingresso e sada, se houver, ou outra taxa que venha a ser cobrada pela indstria de Fundos de Investimento, especificando a forma de apropriao e pagamento; breve histrico do administrador e do gestor: recomenda-se a incluso de breve histrico do administrador e do gestor; regras de tributao do Fundo de Investimento: devem ser, obrigatoriamente, includas as regras de tributao do Fundo de Investimento na data do Prospecto; atendimento ao cotista: especificar, obrigatoriamente, onde o investidor poder obter o Regulamento, o histrico de performance, eventuais informaes adicionais ou fazer reclamaes e sugestes; e Poltica de Exerccio de Direito de Voto em Assembleias (Poltica de Voto): em conformidade com o disposto no Captulo VIII.

VI.

VII.

VIII.

IX.

X.

XI.

XII.

XIII.

Art. 15 - Na capa dos Prospectos dos Fundos de Investimento administrados pelas Instituies Participantes, que sejam elaborados em conformidade com todos os requisitos estabelecidos neste Cdigo, devem ser impressas a logomarca da ANBID, acompanhada de texto obrigatrio, na forma disposta no pargrafo 1 deste artigo, utilizada para demonstrao do compromisso das Instituies Participantes com o cumprimento e observncia das disposies do presente Cdigo (Selo ANBID) e a data do Prospecto.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

1. O texto obrigatrio do Selo ANBID ter o seguinte teor: PROSPECTO DE ACORDO COM O CDIGO ANBID DE REGULAO E MELHORES PRTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO. 2. Deve ser impresso com destaque na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, aviso com o seguinte teor: ESTE PROSPECTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAES NECESSRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIES DO CDIGO ANBID DE REGULAO E MELHORES PRTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO, BEM COMO DAS NORMAS EMANADAS DA COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS. A AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS COTAS DESTE FUNDO DE INVESTIMENTO NO IMPLICA, POR PARTE DA COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS OU DA ANBID, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAES PRESTADAS, OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR OU DAS DEMAIS INSTITUIES PRESTADORAS DE SERVIOS. 3. Quando for o caso, e de acordo com o nvel de exposio a risco de cada Fundo de Investimento, devem ser ainda impressos, obrigatoriamente, com destaque, na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, um dos seguintes avisos ou avisos semelhantes que expressem o mesmo teor: ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA POLTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATGIAS, DA FORMA COMO SO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS; ou ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA POLTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATGIAS, DA FORMA COMO SO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS; ou ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DA SUA POLTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATGIAS, DA FORMA COMO SO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQENTE OBRIGAO DO COTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS. 4. Devem ainda ser impressos, com destaque na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, os seguintes avisos ou avisos semelhantes com o mesmo teor: O INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE O GESTOR DA CARTEIRA MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NO H GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO DE INVESTIMENTO E PARA O INVESTIDOR; O FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO NO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR DO FUNDO, DO GESTOR DA CARTEIRA, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRDITOS FGC; A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA; e AS INFORMAES CONTIDAS NESSE PROSPECTO ESTO EM CONSONNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, MAS NO O SUBSTITUEM. RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE PROSPECTO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL
9

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

ATENO PARA AS CLUSULAS RELATIVAS AO OBJETIVO E POLTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, BEM COMO S DISPOSIES DO PROSPECTO E DO REGULAMENTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE O FUNDO EST EXPOSTO.

CAPTULO VI PUBLICIDADE E DIVULGAO DE MATERIAL TCNICO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO


Art. 16 - A divulgao de publicidade ou material tcnico pelas Instituies Participantes deve obedecer s disposies trazidas pela legislao e regulamentao vigente aplicvel, bem como s diretrizes especficas elaboradas pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, que complementam este Cdigo.

Art. 17 - Todo o material publicitrio ou tcnico dos Fundos de Investimento de responsabilidade de quem o divulga, inclusive no que se refere conformidade de tal material com as normas do presente Cdigo. Caso a divulgao seja feita por um prestador de servio, este deve obter, antes da divulgao, aprovao expressa do administrador do Fundo de Investimento.

Art. 18 - Considerando que o registro de um Fundo de Investimento na ANBID pressupe a adeso da Instituio Participante totalidade das normas do presente Cdigo, os materiais publicitrios ou tcnicos divulgados pelos Fundos de Investimento podem ser analisados pela ANBID a partir de denncias formuladas por Instituies Participantes, devendo tais denncias atender ao disposto no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas.

CAPTULO VII MARCAO A MERCADO


Art. 19 - As Instituies Participantes devem adotar a Marcao a Mercado (MaM) no registro dos ativos financeiros e valores mobilirios componentes das carteiras dos Fundos de Investimento que administrem. 1. A MaM consiste em registrar todos os ativos, para efeito de valorizao e clculo de cotas dos Fundos de Investimento, pelos respectivos preos negociados no mercado em casos de ativos lquidos ou, quando este preo no observvel, por uma estimativa adequada de preo que o ativo teria em uma eventual negociao feita no mercado. 2. A MaM tem como principal objetivo evitar a transferncia de riqueza entre os cotistas dos Fundos de Investimento, alm de dar maior transparncia aos riscos embutidos nas posies, uma vez que as oscilaes de mercado dos preos dos ativos, ou dos fatores determinantes destes, estaro refletidas nas cotas, melhorando assim a comparabilidade entre suas performances.

Art. 20 - Caber ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas expedir diretrizes que devero ser observados pelas Instituies Participantes no que se refere MaM.
10

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO VIII POLTICA DE EXERCCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS


Art. 21 - O presente Captulo aplica-se aos Fundos de Investimento cuja poltica de investimento autorize a alocao em ativos financeiros que contemplem o direito de voto em assembleias. 1. Excluem-se desta disciplina: I. Fundos de Investimento exclusivos ou restritos, desde que aprovada, em assembleia, a incluso de clusula no regulamento destacando que o gestor no adota a Poltica de Voto para este Fundo; ativos financeiros de emissor com sede social fora do Brasil; e certificados de depsito de valores mobilirios - BDRs.

II. III.

2. O Prospecto ou o Regulamento, caso no exista Prospecto, do Fundo de Investimento deve informar que o gestor adota Poltica de Voto, fazer referncia ao stio na rede mundial de computadores onde esta pode ser encontrada em sua verso integral e descrever de forma sumria a que se destina a Poltica de Voto, com a impresso do seguinte aviso ou aviso semelhante com o mesmo teor: O GESTOR DESTE FUNDO ADOTA POLTICA DE EXERCCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS, QUE DISCIPLINA OS PRINCPIOS GERAIS, O PROCESSO DECISRIO E QUAIS SO AS MATRIAS RELEVANTES OBRIGATRIAS PARA O EXERCCIO DO DIREITO DE VOTO. TAL POLTICA ORIENTA AS DECISES DO GESTOR EM ASSEMBLEIAS DE DETENTORES DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS QUE CONFIRAM AOS SEUS TITULARES O DIREITO DE VOTO. 3. Cabe ao administrador, desde que requisitado pelo gestor, dar representao legal para o exerccio do direito de voto em assembleias dos ativos financeiros detidos pelo Fundo de Investimento, conforme Poltica de Voto adotada pelo gestor, de acordo com os requisitos mnimos exigidos por este Cdigo e pelas diretrizes fixadas pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas.

Art. 22 - O exerccio do direito de voto em assembleia atribuio da Instituio Participante responsvel pela gesto dos Fundos de Investimento definidos no art. 21, devendo ser parte integrante da poltica de investimento do fundo, e deve ser exercido de forma diligente, como regra de boa governana. 1. A Instituio Participante responsvel pela gesto de Fundos de Investimento includos no conceito do art. 21 deve adotar uma Poltica de Voto em conformidade com as diretrizes elaboradas pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas. 2. A Poltica de Voto deve ser formalizada em documento especfico e registrada na ANBID, pela Instituio Participante gestora, sempre em sua verso integral e atualizada, ficando disponvel para consulta pblica.

11

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

Art. 23 - Antes do registro da Poltica de Voto na ANBID, o gestor deve acordar com o administrador do Fundo de Investimento as condies operacionais que viabilizem o seu exerccio. A partir de ento, cabe ao administrador dar condies para o exerccio da Poltica de Voto, na forma por ela especificada.

TTULO III SERVIOS CAPTULO IX ADMINISTRAO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO


Art. 24 - A administrao do Fundo de Investimento compreende o conjunto de servios relacionados direta ou indiretamente ao funcionamento e manuteno do Fundo. 1. A Instituio Participante que exercer a administrao do Fundo de Investimento, e, cumulativamente, todas as atividades previstas no pargrafo 1 do art. 2 deve faz-lo de acordo com as previses deste Cdigo, respondendo integralmente por tais atividades. 2. A Instituio Participante que exercer a administrao do Fundo de Investimento e, representando-o, contratar prestador de servio habilitado para as atividades previstas no pargrafo 1 do art. 2, dever incluir no contrato a descrio da(s) atividade(s) exercida(s) por cada uma das partes, e a obrigao de cumprir suas tarefas em conformidade com as disposies deste Cdigo. 3. Cabe ainda ao administrador: I. Para as atividades previstas no pargrafo 1 do art. 2, incisos II, V, VI, VII e VIII, contratar somente prestadores de servio aderentes a este Cdigo ou ao Cdigo ANBID de Regulao e Melhores Prticas para Servios Qualificados ao Mercado de Capitais, se for o caso, ressalvado o previsto no art. 27 deste Cdigo; e Na contratao de prestador de servio para as demais atividades previstas no pargrafo 1 do art. 2, incluir no contrato entre as partes a obrigao de cumprir tais tarefas em conformidade com as disposies deste Cdigo.

II.

4. As Instituies Participantes somente podero administrar Fundos de Investimento exclusivos constitudos sob a forma de condomnios fechados, se houver, no mximo, uma nica amortizao das cotas de tais Fundos a cada perodo de 12 (doze) meses. 5. No se aplica o disposto no pargrafo 4 acima: I. aos Fundos de Investimento em Aes e aos Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Aes; aos Fundos de Investimento em Direitos Creditrios e aos Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditrios; e aos Fundos de Investimento no compreendidos na disciplina deste Cdigo, tais como os Fundos de Investimentos em Participaes e Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participaes, bem como os Fundos de Investimento Imobilirios e os Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Imobilirios.
12

II.

III.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

Art. 25 - A Instituio Participante administradora de Fundo de Investimento que, representando-o, contratar prestador de servio para a atividade de gesto, dever especificar, no contrato entre as partes, os procedimentos que devero ser aplicados nos casos de desenquadramento da carteira do Fundo de Investimento em relao ao seu Regulamento, legislao e s normas da CVM, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da ANBID, especialmente no que se refere: I. II. comunicao de tais eventos entre o administrador e gestor; aos mecanismos de registro e guarda, tanto pelo administrador, quanto pelo gestor, dos documentos e demais informaes referentes ao fato; e s providncias previstas visando ao reenquadramento do respectivo Fundo de Investimento.

III.

Art. 26 - A Instituio Participante administradora de Fundo de Investimento que, representando o Fundo, contratar prestadores de servio, deve manter poltica interna para seleo desses prestadores de servio (due diligence). Pargrafo nico - A poltica prevista no caput deste artigo deve ser formalizada e descrita em documento especfico, devendo adotar mecanismos que avaliem a capacidade do prestador de servio de cumprir as normas legais e da regulao e melhores prticas.

Art. 27 - Caso a Instituio Participante administre fundo exclusivo em que a gesto seja exercida pelo prprio cotista, legalmente habilitado e formalmente constitudo como tal, fica o administrador dispensado, com relao a este Fundo de Investimento, de: I. aplicar a poltica interna para seleo de prestadores de servio definida no art. 26 do presente Cdigo; e exigir que o gestor seja aderente a este Cdigo.

II.

CAPTULO X GESTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO


Art. 28 - A gesto compreende o conjunto de decises que, executadas com observncia dos termos do Regulamento e do Prospecto, determinam a performance do Fundo de Investimento. 1. A gesto dos Fundos de Investimento deve ser exercida por gestor que esteja devidamente autorizado pela CVM para o exerccio da atividade de administrao de carteira de valores mobilirios. 2. A Instituio Participante gestora do Fundo de Investimento responsvel: I. pelas decises de investimento e desinvestimento, segundo a poltica de investimento estabelecida nos respectivos Regulamentos e Prospectos;

13

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

II.

pelas respectivas ordens de compra e venda de ativos financeiros e demais modalidades operacionais; e pelo envio das informaes relativas a negcios realizados pelo Fundo de Investimento ao administrador do Fundo ou ao prestador de servio contratado para tal.

III.

Art. 29 - O Regulamento e o Prospecto dos Fundos de Investimento devem indicar o gestor do respectivo Fundo de Investimento, bem como fazer meno sua qualificao e registro junto CVM. Pargrafo nico - Alm de figurar no Regulamento e no Prospecto, deve haver contrato especfico formalizando a relao entre gestor e administrador, se este ltimo no for o responsvel pela gesto do Fundo de Investimento.

Art. 30 - Sem prejuzo das determinaes contidas no art. 28, o Regulamento pode prever a existncia de Conselho Consultivo, Comit Tcnico ou Comit de Investimentos, no formato definido na regulamentao vigente, pelos quais o cotista pode encaminhar sugestes relativas aplicao da poltica de investimento ao gestor, desde que sem interferncia na gesto do Fundo de Investimento. Pargrafo nico - As sugestes de tais organismos devem ser sempre formalizadas em ata e comunicadas ao administrador do Fundo de Investimento e, caso este no seja tambm responsvel pela gesto da carteira do Fundo, ao respectivo gestor.

Art. 31 - O Regulamento de um Fundo de Investimento deve ser claro e objetivo quanto poltica de investimentos, incluindo as faixas de alocao de ativos, limites de concentrao e a maneira pela qual se d o processo de anlise e seleo dos mesmos, sendo vedado estabelecer: I. exceo a parmetros objetivos da poltica de investimentos, mesmo que vinculada anuncia dos cotistas; e a possibilidade de realizao de operaes no previstas ou vedadas de forma objetiva, sem que haja a respectiva alterao no Regulamento, includa a a mudana nas faixas de alocao de ativos, mesmo que as operaes de que ora se trata sejam pontuais e praticadas com autorizao expressa dos cotistas.

II.

14

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO XI DISTRIBUIO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO


Art. 32 - Caracteriza-se como distribuio de Fundos de Investimento, para os efeitos desse Cdigo, a oferta de cotas de Fundo de Investimento a investidor ou potencial investidor, de forma individual ou coletiva, resultando ou no em captao de recursos para o Fundo de Investimento. 1. A publicidade e o envio de informaes sobre o Fundo de Investimento, de forma espordica ou continuada, deve incluir informaes de como o investidor, ou potencial investidor pode contatar o(s) distribuidor(es) autorizado(s). 2. Apresentaes tcnicas, sem o objetivo de ofertar cotas de Fundo de Investimento, no configuram atos de distribuio. 3. A distribuio de cotas de Fundos de Investimento deve ser exercida por distribuidor habilitado e autorizado pela CVM para o exerccio de tal atividade. 4. responsabilidade do distribuidor, em relao a seus clientes: I. a prestao adequada de informaes sobre o Fundo de Investimento, esclarecendo suas dvidas e recebendo reclamaes; o fornecimento de Prospectos, Regulamentos, termo de adeso e demais documentos obrigatrios; o controle e manuteno de registros internos referentes compatibilidade entre as movimentaes dos recursos dos clientes e sua capacidade financeira e atividades econmicas, nos termos das normas de proteo e combate lavagem de dinheiro ou ocultao de bens, direitos e valores; e o atendimento aos requisitos da regulao e da regulao e melhores prticas em relao adequao dos investimentos recomendados (suitability).

II.

III.

IV.

Art. 33 - As Instituies Participantes que atuam na distribuio de cotas de Fundos de Investimento via agncias, no varejo, devem atender a padres mnimos de informaes aos investidores, de acordo com o canal utilizado, na forma do disposto neste artigo. 1. Os stios na rede mundial de computadores disponibilizados pelas Instituies Participantes devem ter seo exclusiva sobre Fundos de Investimento, com o seguinte contedo mnimo sobre cada Fundo de Investimento: I. II. III. IV. V. descrio e objetivos de investimento; pblico alvo; poltica de investimento; escala de perfil de risco segundo metodologia prpria; condies de aplicao, amortizao (se for o caso) e resgate (cotizao);
15

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

VI.

limites mnimos e mximos de investimento e valores mnimos para movimentao e permanncia no Fundo de Investimento; taxa de administrao, de performance e demais taxas; tributao aplicvel; rentabilidade, observado o art. 16 das Diretrizes de Publicidade e Divulgao de Material Tcnico; avisos com o seguinte teor:

VII. VIII. IX.

X.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR DO FUNDO, DO GESTOR DA CARTEIRA, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO, OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRDITO FGC; A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA; e RECOMENDVEL A LEITURA CUIDADOSA DO PROSPECTO E REGULAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO PELO INVESTIDOR AO APLICAR SEUS RECURSOS; XI. referncia ao local de acesso ao Prospecto, Regulamento, lminas descritivas e com explicitao do telefone da central de atendimento aos investidores; e link para o portal de (www.comoinvestir.com.br). educao financeira da ANBID Como Investir

XII.

2. Na rede de agncias, deve-se manter disposio: I. dos interessados, material impresso, ou passvel de impresso, atualizado, com o mesmo contedo mnimo obrigatrio descrito para a seo exclusiva de Fundos de Investimento no stio na rede mundial de computadores; e dos gerentes, ambiente com seo exclusiva, seja na rede mundial de computadores, na rede interna, ou ainda em outra forma de comunicao interna adotada pelas Instituies Participantes, que permita o acesso seo com o contedo descrito no pargrafo 1.

II.

3. Adicionalmente, obrigatrio afixar nas agncias, em local visvel e de fcil acesso ao pblico, tabela contendo: I. II. III. categoria ANBID dos Fundos de Investimento distribudos na agncia; telefone da central de atendimento aos investidores; e ao final da tabela, valendo para todas as categorias de Fundos de Investimento ali contidas: a) Selo ANBID; b) avisos contidos no inciso X, do pargrafo 1;

16

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

c) a incluso facultativa, na tabela referida neste pargrafo, de outros produtos de investimentos distribudos; e d) avisos com o seguinte teor: TODAS AS INFORMAES SOBRE OS PRODUTOS, BEM COMO O REGULAMENTO E O PROSPECTO AQUI LISTADOS, PODEM SER OBTIDAS COM SEU GERENTE OU EM NOSSO SITE NA INTERNET.

Art. 34 - As Instituies Participantes que distribuem cotas de Fundos de Investimento via agncias, no varejo, devem dispor de central de atendimento aos investidores, e central de atendimento aos gerentes, devendo os profissionais destas centrais possuir a Certificao Profissional ANBID Srie 20 (CPA-20), nos termos do Cdigo de Regulao e Melhores Prticas da ANBID para o Programa de Certificao Continuada.

Art. 35 - Nos contratos de distribuio em que figurarem Instituies Participantes, dever obrigatoriamente constar disposio estabelecendo que o distribuidor deve dar conhecimento ao investidor, na forma que julgar pertinente, desde que acessvel ao cotista, dos seguintes teores, conforme o caso: I. que o distribuidor pode receber remunerao de distribuio dos administradores dos Fundos de Investimento em que seus clientes aplicarem recursos, seja na forma de investimento direto, seja por meio de conta e ordem; ou que o administrador de Fundo de Investimento em cotas, objeto da aplicao do cliente, pode receber remunerao de distribuio relativa ao investimento que o Fundo de Investimento em cotas faz em Fundos de Investimento administrados por terceiros; e que, em ambos os casos, esta remunerao pode ser diferenciada em funo dos diversos Fundos de Investimento recebendo aplicaes.

II.

III.

Art. 36 - vedada a utilizao de qualquer instituto jurdico ou estrutura de produto, cuja implicao econmica, de forma direta ou indireta, resulte em desconto, abatimento ou reduo artificial de taxa de administrao, performance e/ou qualquer outra taxa que venha a ser cobrada pela indstria de Fundos de Investimento.

17

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO XII DEVER DE VERIFICAR A ADEQUAO DOS INVESTIMENTOS RECOMENDADOS (SUITABILITY)


Art. 37 - Sem prejuzo do disposto no pargrafo 2 do art. 24, as Instituies Participantes administradoras de Fundos de Investimento devero adotar procedimentos formais, estabelecidos de acordo com critrios prprios, que possibilitem verificar que as instituies responsveis pela distribuio de Fundos de Investimento tenham procedimentos que verifiquem a adequao dos investimentos pretendidos pelo investidor a seu perfil de investimentos. 1. Na distribuio de Fundos de Investimento, dever ser adotado processo de coleta de informaes dos investidores, que permita a aferio apropriada da situao financeira do investidor, sua experincia em matria de investimentos e seus objetivos de investimento. 2. A coleta de informaes previstas no pargrafo 1 deste artigo dever fornecer informaes suficientes para permitir a definio de um perfil de investimento para cada cliente (Perfil). 3. O Perfil dever possibilitar a verificao da adequao dos objetivos de investimento dos clientes composio das carteiras por eles pretendidas/detidas em cada Instituio Participante.

Art. 38 - Caso seja verificada divergncia entre o Perfil identificado e a efetiva composio da carteira pretendida/detida pelo cliente, devero ser estabelecidos procedimentos, junto ao cliente, para tratamento de tal divergncia.

Art. 39 - As Instituies Participantes administradoras de Fundos de Investimento referidas no art. 37 deste Cdigo devero adotar controles internos que permitam a verificao da efetividade dos procedimentos acima determinados. Pargrafo nico. Tais controles devem ser suficientes para elaborao de laudo descritivo de avaliao que dever ser enviado anualmente ANBID pelas Instituies Participantes administradoras de Fundos de Investimento referidas no art. 37 deste Cdigo at o ltimo dia til do ano civil.

Art. 40 - Quando se tratar da distribuio de Fundos de Investimento via agncias, no varejo, devero ser adotados os procedimentos mencionados nos arts. 37 a 39 acima apenas para os cotistas dos Fundos de Investimento pertencentes s categorias Aes, Multimercado, e, no caso de cotistas de Fundos de Investimento pertencentes categoria Renda Fixa, apenas para aqueles com o atributo Crdito Privado. Pargrafo nico - Os procedimentos mencionados no caput devem permitir a elaborao de laudo descritivo de avaliao, que igualmente dever ser enviado anualmente ANBID pelas Instituies Participantes administradoras de Fundos de Investimento referidas no art. 37 deste Cdigo at o ltimo dia til do ano civil.

18

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO XIII DEMAIS SERVIOS


Art. 41 - Os servios de tesouraria, controle de ativos, controle de passivos e custdia de ativos de Fundos de Investimento devem ser exercidos na forma prevista por este Cdigo, no Cdigo ANBID de Regulao e Melhores Prticas para Servios Qualificados ao Mercado de Capitais e demais dispositivos legais e regulamentares, no que couber. Pargrafo nico - Ressalvada a hiptese prevista no pargrafo 3 do art. 24, a Instituio Participante que exercer a atividade de controle de ativos, controle de passivos e custdia de ativos para Fundos de Investimento administrados por outra Instituio Participante, s pode faz-lo caso o gestor do Fundo seja tambm Instituio Participante.

TTULO IV COMPONENTES ORGANIZACIONAIS DA ANBID PARA REGULAO E MELHORES PRTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CAPTULO XIV REA TCNICA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO
Art. 42 - Compete rea Tcnica, composta por funcionrios da ANBID: I. supervisionar o atendimento, pelas Instituies Participantes, das regras estabelecidas no presente Cdigo, elaborando relatrio especfico, quando for o caso, especialmente quando houver indcios de qualquer violao s disposies do presente Cdigo; receber, observado o disposto no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, denncias de descumprimento das regras estabelecidas no presente Cdigo formuladas contra as Instituies Participantes e elaborar relatrio especfico sobre o fato; enviar carta de recomendao s Instituies Participantes, quando julgar necessrio, na forma do disposto no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas; e encaminhar Comisso de Acompanhamento os relatrios referidos no inciso I e II deste artigo, para as providncias cabveis.

II.

III.

IV.

1. Os relatrios referidos nos incisos I e II deste artigo devero conter a anlise da rea Tcnica sobre o ocorrido e, se for o caso, as recomendaes cabveis. 2. No exerccio de suas atribuies, a rea Tcnica poder requerer informaes e esclarecimentos, por escrito, s Instituies Participantes.

Art. 43 - A rea Tcnica est subordinada Comisso de Acompanhamento, que dever orient-la e estabelecer as diretrizes necessrias sua atuao.
19

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO XV COMISSO DE ACOMPANHAMENTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO


Art. 44 - Compete Comisso de Acompanhamento: I. II. conhecer, analisar e aprovar os relatrios elaborados pela rea Tcnica; encaminhar, aps a respectiva anlise, ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas, os relatrios elaborados pela rea Tcnica; orientar a rea Tcnica, inclusive fixando-lhe atribuies, em todos os aspectos necessrios consecuo dos objetivos estabelecidos neste Cdigo; e requerer explicaes, informaes e esclarecimentos adicionais acerca da observncia das normas e princpios determinados neste Cdigo.

III.

IV.

Art. 45 - A Comisso de Acompanhamento ser composta de 12 (doze) membros, sendo um Presidente e um Vice-Presidente, indicados pela Comisso de Administrao de Recursos de Terceiros da ANBID e nomeados pela Diretoria da ANBID, dentre indivduos de ilibada reputao e idoneidade moral, com notrios conhecimentos sobre as operaes regidas pelo presente Cdigo. 1. O Presidente e o Vice-Presidente da Comisso de Acompanhamento sero escolhidos pela Diretoria da ANBID, dentre os membros indicados pela Comisso de Administrao de Recursos de Terceiros da ANBID. 2. O mandato dos membros da Comisso de Acompanhamento ser de 2 (dois) anos, sendo admitida a reconduo. 3. Os membros da Comisso de Acompanhamento sero investidos nos respectivos cargos pelo Presidente da ANBID mediante a assinatura dos competentes termos de posse. 4. Os membros da Comisso de Acompanhamento permanecero nos respectivos cargos at a posse dos novos membros. 5. No caso de vacncia, a Diretoria da ANBID nomear, de acordo com a indicao da Comisso de Administrao de Recursos de Terceiros da ANBID, novo membro para cumprir o restante do mandato.

Art. 46 - A Comisso de Acompanhamento reunir-se- mensalmente em carter ordinrio e, extraordinariamente, sempre que necessrio, por convocao de seu Presidente, ou, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, sempre que lhe for encaminhado relatrio pela rea Tcnica com a recomendao de instaurao de processo. Pargrafo nico - As reunies da Comisso de Acompanhamento sero presididas por seu Presidente, ou, na ausncia deste, pelo Vice-Presidente, ou por outro membro designado pela Comisso de Acompanhamento, sendo secretariadas pelo Gerente de Superviso de Fundos de Investimento.
20

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

Art. 47 - As deliberaes da Comisso de Acompanhamento sero tomadas pelo voto da maioria dos presentes.

Art. 48 - As reunies da Comisso de Acompanhamento somente sero instaladas com a presena de, no mnimo, 5 (cinco) membros. 1. No atingido o quorum em primeira convocao, a reunio da Comisso de Acompanhamento ser instalada, em segunda convocao, 30 (trinta) minutos aps o horrio designado para a reunio, com a presena de, no mnimo, 3 (trs) de seus membros. 2. No atingido o quorum em segunda convocao, ser convocada nova reunio da Comisso de Acompanhamento pelo seu Presidente. 3. Ocorrendo empate nas deliberaes da Comisso de Acompanhamento, a matria ser submetida deliberao do Conselho de Regulao e Melhores Prticas.

Art. 49 - Os membros da Comisso de Acompanhamento podero se declarar impedidos de votar nas deliberaes da Comisso. 1. Fica facultado aos membros da Comisso de Acompanhamento, interessados nos assuntos em pauta, requerer o impedimento de qualquer dos respectivos membros de votar nas deliberaes da Comisso. 2. A declarao e o requerimento de impedimento de que tratam este artigo devero ser devidamente justificados, cabendo sua apreciao ao Presidente da Comisso de Acompanhamento. Na ausncia do Presidente, essa atribuio caber ao Vice-Presidente.

Art. 50 - Nenhuma deciso tomada pela Comisso de Acompanhamento exime as Instituies Participantes de suas responsabilidades legais e/ou regulamentares.

Art. 51 - Os membros da Comisso de Acompanhamento no recebero qualquer espcie de remunerao pelo exerccio de suas atribuies.

21

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

CAPTULO XVI CONSELHO DE REGULAO E MELHORES PRTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO


Art. 52 - Compete ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas: I. conhecer e analisar os relatrios que lhe forem encaminhados pela Comisso de Acompanhamento; instaurar, sempre motivadamente, na forma prevista no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, os processos por descumprimento das disposies do presente Cdigo; conhecer e julgar, em instncia nica, os processos referidos no inciso II deste artigo, impondo as penalidades cabveis; emitir deliberaes (Deliberaes); emitir pareceres de orientao (Pareceres de Orientao); decidir sobre pedidos de dispensa de qualquer procedimento e/ou exigncia previsto neste Cdigo; requerer, s Instituies Participantes, explicaes informaes e esclarecimentos adicionais acerca da observncia das regras e princpios determinados neste Cdigo; instituir mecanismos de superviso a serem desempenhados pela rea Tcnica; analisar o cumprimento das exigncias mnimas previstas no pargrafo 3 do art. 2 deste Cdigo; e aprovar a celebrao de Termo de Adequao entre a ANBID e as Instituies Participantes, para implementao dos requisitos necessrios adeso ao presente Cdigo.

II.

III.

IV. V. VI.

VII.

VIII. IX.

X.

1. As Deliberaes tero carter vinculante, sendo de observncia obrigatria pelas Instituies Participantes, e tero como objeto a interpretao e o esclarecimento das regras e princpios deste Cdigo. 2. Os Pareceres de Orientao, assim como as cartas de recomendao, no tero efeito vinculante, possuindo carter de mera recomendao. 3. As Deliberaes e os Pareceres de Orientao sero divulgados atravs dos meios de comunicao da ANBID.

Art. 53 - O Conselho de Regulao e Melhores Prticas ser composto de 22 (vinte e dois) membros, sendo um Presidente e um Vice-Presidente, indicados na forma prevista nos pargrafos 1 e 2 deste
22

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

artigo, e nomeados pela Diretoria da ANBID dentre indivduos de ilibada reputao e idoneidade moral, e com notrios conhecimentos acerca das operaes de que trata o presente Cdigo. 1. Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero indicados de acordo com os seguintes critrios: I. 8 (oito) de seus membros sero indicados pela Diretoria da ANBID, escolhidos dentre profissionais da rea de administrao de recursos de terceiros; 12 (doze) de seus membros sero indicados por outras instituies vinculadas atividade de administrao de recursos de terceiros, escolhidas pela Diretoria da ANBID; e o Presidente e o Vice-Presidente da Comisso de Acompanhamento so membros natos do Conselho, sem direito a voto.

II.

III.

2. O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero indicados pela Diretoria da ANBID. 3. O mandato dos membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas ser de 2 (dois) anos, sendo admitida a reconduo. 4. Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas permanecero nos respectivos cargos at a posse dos novos membros. 5. Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero investidos nos respectivos cargos pelo Presidente da ANBID mediante a assinatura dos competentes termos de posse. 6. No caso de vacncia, ser indicado, de acordo com o disposto no pargrafo 1 deste artigo, novo membro para cumprir o restante do mandato.

Art. 54 - O Conselho de Regulao e Melhores Prticas reunir-se- ordinariamente a cada 3 (trs) meses e, extraordinariamente, sempre que necessrio, por convocao de seu Presidente, ou, no prazo de 30 (trinta) dias, sempre que lhe for encaminhado algum relatrio pela Comisso de Acompanhamento. 1. As reunies do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero convocadas por seu Presidente, ou pelo seu substituto, nos termos do presente Cdigo. 2. As reunies do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero presididas por seu Presidente, sendo secretariadas pelo Superintendente de Superviso de Mercados. 3. Na ausncia do Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, as reunies sero presididas pelo seu Vice-Presidente, e, na ausncia deste ltimo, por qualquer outro membro presente reunio, a ser indicado por ordem de idade.

Art. 55 - As reunies do Conselho de Regulao e Melhores Prticas somente sero instaladas com a presena de, no mnimo 8 (oito) membros.

23

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

1. No atingido o quorum em primeira convocao, a reunio do Conselho de Regulao e Melhores Prticas ser instalada, em segunda convocao, 30 (trinta) minutos aps o horrio designado para a reunio, com a presena de, no mnimo, 4 (quatro) de seus membros. 2. No atingido o quorum em segunda convocao, ser convocada nova reunio do Conselho de Regulao e Melhores Prticas pelo seu Presidente.

Art. 56 - As deliberaes do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero tomadas pelo voto da maioria dos presentes, cabendo o voto de desempate, se for o caso, ao Presidente. 1. O Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas no ter direito de voto, salvo nos casos de desempate, conforme previsto no caput deste artigo. Na ausncia do Presidente, o voto de desempate caber ao Vice-Presidente, e, na ausncia deste ltimo, ao membro que o estiver substituindo nos termos deste Cdigo. 2. Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas podero se declarar impedidos de votar nas deliberaes do Conselho de Regulao e Melhores Prticas. 3. Fica facultado aos membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, bem como s Instituies Participantes, requerer o impedimento de qualquer dos respectivos membros de votar nas deliberaes do Conselho de Regulao e Melhores Prticas. 4. A declarao e o requerimento de impedimento de que tratam os pargrafos 2 e 3 deste artigo devero ser devidamente justificados, cabendo sua apreciao pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, suprindo-se a sua eventual ausncia de acordo com o disposto neste Cdigo. 5. Caso, em razo das regras de suprimento de ausncia determinadas neste Cdigo, a presidncia da reunio ocasio esteja a cargo de membro autodeclarado impedido, a deciso caber a um dos demais membros presentes, a ser escolhido por ordem de idade. 6. Se, em decorrncia da declarao ou do requerimento de impedimento de que tratam os pargrafos 2 e 3 deste artigo, no for atingido o quorum de 4 (quatro) membros, ser convocada nova reunio para deliberar sobre a matria.

Art. 57 - Nenhuma deciso tomada ou penalidade aplicada pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas eximir as Instituies Participantes de suas responsabilidades legais e/ou regulamentares.

Art. 58 - Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas no recebero qualquer espcie de remunerao pelo exerccio de suas atribuies.

24

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

TTULO V DISPOSIES GERAIS CAPTULO XVII INSTAURAO, CONDUO E JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE REGULAO E MELHORES PRTICAS E CELEBRAO DE TERMOS DE COMPROMISSO
Art. 59 - A instaurao, conduo e julgamento do processo, bem como a proposta e celebrao de Termo de Compromisso sero disciplinadas pelo Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas. Pargrafo nico - Na hiptese de conflito entre as normas contidas neste Cdigo e as regras previstas no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, prevalece o disposto no presente Cdigo.

CAPTULO XVIII PENALIDADES


Art. 60 - As Instituies Participantes que descumprirem os princpios e normas estabelecidos no presente Cdigo estaro sujeitas imposio das seguintes penalidades: I. advertncia pblica do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, a ser divulgada nos meios de comunicao da ANBID; multa no valor de at 100 (cem) vezes o valor da maior mensalidade recebida pela ANBID; proibio temporria, divulgada nos meios de comunicao da ANBID, do uso dos dizeres e do Selo ANBID previsto no art. 15 deste Cdigo em qualquer dos Regulamentos e outros materiais de divulgao dos Fundos de Investimento que administrem; e desligamento da ANBID, divulgado nos meios de comunicao da ANBID.

II. III.

IV.

1. A imposio da penalidade de desligamento da ANBID dever ser referendada pela Assembleia Geral da ANBID. 2. Tratando-se de Instituio Participante no associada, a penalidade de desligamento da ANBID ser substituda pela revogao do respectivo termo de adeso ao presente Cdigo, sendo que a citada deciso poder ser tomada pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, no precisando ser referendada pela Assembleia Geral da ANBID. 3. Nos casos de aplicao da penalidade prevista no inciso III deste artigo, a Instituio Participante dever se abster da utilizao do Selo ANBID nos materiais e documentos ali elencados imediatamente a partir da data da deciso suspensiva emitida pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, devendo observar a penalidade por todo o prazo estipulado na deciso.

25

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

Art. 61 - Na imposio das penalidades previstas no art. 60, o Conselho de Regulao e Melhores Prticas considerar como circunstncia agravante o descumprimento de obrigaes assumidas no Termo de Compromisso celebrado na forma prevista no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas.

Art. 62 - Sem prejuzo das demais disposies deste Captulo, a rea Tcnica da ANBID poder aplicar multas s Instituies Participantes que descumprirem disposies objetivas deste Cdigo, nos seguintes casos e valores: I. no caso de ausncia de qualquer dos requisitos obrigatrios determinados por este Cdigo para o Prospecto ou outros documentos relativos ao Fundo de Investimento, como, por exemplo, peas de publicidade, multa no valor correspondente taxa de registro vigente; e no caso de inobservncia de qualquer dos prazos estabelecidos neste Cdigo, multa no valor de 10% (dez por cento) da taxa de registro vigente por dia de atraso.

II.

1. No caso de reincidncia das infraes a que se refere o inciso I deste artigo, a multa dever ser elevada ao dobro da taxa de registro vigente, desde que tal reincidncia no se refira a um mesmo documento. 2. A multa a que se refere o inciso II deste artigo limitada ao valor equivalente a 30 (trinta) dias de atraso.

CAPTULO XIX DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS


Art. 63 - Qualquer modificao das disposies contidas neste Cdigo compete, exclusivamente, Diretoria da ANBID, ad referendum da Assembleia Geral da ANBID.

Art. 64 - As Instituies Participantes devem ter devidamente implementados, por ocasio da entrada em vigor deste Cdigo, os ajustes necessrios nos Regulamentos e Prospectos dos Fundos de Investimento para atender aos arts. 21, 22 e 23, do Captulo VIII Poltica de Exerccio de Direito de Voto em Assembleias.

Art. 65 - Em relao s regras definidas no Captulo XII Dever de Verificar a Adequao dos Investimentos Recomendados (Suitability), quando aplicveis distribuio de Fundos de Investimento nos termos dos arts. 37 a 39, as Instituies Participantes tm at: I. o ltimo dia til do ms de junho de 2009, para desenvolver uma metodologia prpria, nos termos do Captulo XII; e

26

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento

II.

o ltimo dia til do ms de dezembro de 2009, para registrar na ANBID um cronograma de implementao da metodologia adotada.

Pargrafo nico - Em relao s regras definidas no Captulo XII Dever de Verificar a Adequao dos Investimentos Recomendados (Suitability), quando aplicveis distribuio de Fundos de Investimento via agncias, no varejo, nos termos dos art. 40, as Instituies Participantes devero ter j devidamente registrados na ANBID os cronogramas de implementao de suas metodologias, por ocasio da entrada em vigor deste Cdigo.

Art. 66 - Os prazos de que tratam os dispositivos deste Cdigo comeam a correr a partir do primeiro dia til aps a cincia do interessado e se encerram no dia do vencimento. Pargrafo nico - Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em feriados bancrios, sbados, domingos ou em dia em que no houver expediente na ANBID ou este for inferior ao normal.

Art. 67 - Todos os componentes organizacionais da ANBID mencionados no presente Cdigo, sejam funcionrios da ANBID ou representantes indicados pelas Instituies Participantes ou demais entidades, devero guardar absoluto sigilo sobre informaes e documentos a que tenham conhecimento em razo de suas funes.

Art. 68 - A adeso ao presente Cdigo implicar a adeso automtica ao Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, que dispe sobre a conduo de processos sancionadores para apurao de descumprimento s regras estabelecidas nos Cdigos de Regulao e Melhores Prticas da ANBID.

Art. 69 - O presente Cdigo entra em vigor em 17 de fevereiro de 2009.

27

Вам также может понравиться