Вы находитесь на странице: 1из 20

N 121

As relaes do Mercosul com Estados Unidos e China ante o deslocamento do centro dinmico mundial
15 de novembro de 2011
1

Governo Federal Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica Ministro Wellington Moreira Franco Fundao pblica vinculada Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos. Presidente Marcio Pochmann Diretor de Desenvolvimento Institucional Geov Parente Farias Diretor de Estudos e Relaes Econmicas e Polticas Internacionais, substituto Marcos Antonio Macedo Cintra Diretor de Estudos e Polticas do Estado, das Instituies e da Democracia Alexandre de vila Gomide Diretora de Estudos e Polticas Macroeconmicas Vanessa Petrelli de Correa Diretor de Estudos e Polticas Regionais, Urbanas e Ambientais Francisco de Assis Costa Diretor de Polticas Setoriais de Inovao, Regulao e Infraestrutura, substituto Carlos Eduardo Fernandez da Silveira Diretor de Estudos e Polticas Sociais Jorge Abraho de Castro Chefe de Gabinete Fbio de S e Silva Assessor-chefe de Imprensa e Comunicao Daniel Castro URL: http://www.ipea.gov.br Ouvidoria: http://www.ipea.gov.br/ouvidoria

Comunicados do Ipea Os Comunicados do Ipea tm por objetivo antecipar estudos e pesquisas mais amplas conduzidas pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, com uma comunicao sinttica e objetiva e sem a pretenso de encerrar o debate sobre os temas que aborda, mas motiv-lo. Em geral, so sucedidos por notas tcnicas, textos para discusso, livros e demais publicaes. Os Comunicados so elaborados pela assessoria tcnica da Presidncia do Instituto e por tcnicos de planejamento e pesquisa de todas as diretorias do Ipea. Desde 2007, mais de cem tcnicos participaram da produo e divulgao de tais documentos, sob os mais variados temas. A partir do nmero 40, eles deixam de ser Comunicados da Presidncia e passam a se chamar Comunicados do Ipea. A nova denominao sintetiza todo o processo produtivo desses estudos e sua institucionalizao em todas as diretorias e reas tcnicas do Ipea.

1.

Introduo1

A partir do reconhecimento das tenses globais provocadas pelo processo de deslocamento do centro dinmico dos Estados Unidos para a China, este Comunicado tem como objetivo analisar o distanciamento das relaes comerciais entre o Mercosul e o primeiro pas e o aprofundamento dessa relao com o ltimo, durante a ltima dcada (2000-2009). A situao recente do Investimento Direto Chins nos pases do Mercosul tambm ser analisada a seguir. Por problemas na inconsistncia dos dados de comrcio reportados pela Venezuela ao sistema das Naes Unidas nos anos de 2007 e 2009, a composio utilizada dos Estados partes do Mercosul somente considerou os membros atualmente plenos, ou seja, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A constituio do Mercosul transcorreu durante a predominncia hegemnica dos Estados Unidos, permeada pelo impulso das altas finanas globais comandadas pelo receiturio neoliberal. A trajetria de ampla vulnerabilidade nas economias latinoamericanas direcionou os esforos de integrao do Mercosul fundamentalmente para as relaes comerciais, no obstante esforos em outros sentidos. Antes da crise financeira internacional, a economia estadunidense apresentava sinais de certa decadncia ante o seu esvaziamento produtivo e a relativa perda, ainda que mantida a condio de referncia geral de valor, de importncia do dlar. A partir de 2008, a diminuio de influncia norte americana tornou-se mais evidente, sobretudo quando se considera o sucesso do milagre econmico chins e a trajetria asitica de atrair de forma acelerada o dinamismo da acumulao global. Este novo contexto assumiu formas visveis em fins dos anos 1990, quando se assistiu a um novo processo de reviso de ideias, induzidas pelo custoso processo de transio da ento URSS, pelo sucesso do modelo heterodoxo de desenvolvimento do leste asitico particularmente da China e pelas sucessivas crises financeiras que levaram bancarrota pases praticantes de modelos liberais, supostamente portadores de slidos fundamentos econmicos. Para o Mercosul, esse processo tem alterado as relaes comerciais dos pases do bloco com a China, em detrimento do tradicional eixo norteamericano. Alm das relaes de comrcio, ganha importncia a presena do Investimento Direto Externo (IDE) da China nos pases do bloco.
1

Colaboraram neste Comunicado a assessora-chefe Luciana Acioly e o assessor tcnico Andr Calixtre, da Assessoria Tcnica da Presidncia do Ipea (ASTEC) e o bolsista PNPD e estatstico Rubem Ceratti, da Diretoria de Estudos e Relaes Polticas e Econmicas Internacionais do Ipea (DINTE). A finalizao e traduo deste documento contaram com a colaborao da Assessoria de Comunicao do Ipea (ASCOM).

Com o esgotamento do movimento de globalizao financeira, registrada por vrias crises de dimenso internacional, sobressaiu-se rapidamente o milagre econmico chins. De um lado, o ritmo de expanso da economia chinesa permitiu que, em apenas 10 anos, a sua produo fosse triplicada, contrastando com a realidade estadunidense e de outras economias avanadas. Somente entre 1999 e 2010, por exemplo, a variao acumulada do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos foi equivalente a apenas 1/8 da verificada na China.

Grfico 01 Evoluo do ndice de variao real do Produto Interno Bruto do Mundo, dos Estados Unidos e da China (1998 = 100)

Fonte: FMI (elaborao Ipea) De outro lado, a consolidao do milagre econmico chins possibilitou ao pas asitico responder por parcela maior da produo manufatureira do mundo. Em 2009, a China foi responsvel por 18% do valor agregado industrial, enquanto, em 2000, detinha 14,5%. Ao mesmo tempo, a participao chinesa no valor adicionado mundial na indstria de transformao de alta tecnologia saltou de 4%, em 2000, para 18% em 2009. Atualmente, a China assume a condio de segunda nao mais importante do mundo na produo de material de escritrio e informtica e na produo de material de rdio, TV e comunicao e a primeira na produo de veculos automotores e nos investimentos na indstria aeroespacial, de supercomputadores e de ncleos eletrnicos, entre outras posies estratgicas mundiais. Em funo disso e considerada a paridade no poder de compra, a China deve ultrapassar os EUA durante a segunda dcada do sculo 21, embora isso no signifique o

desaparecimento das centralidades dinmicas das economias da Unio Europeia e dos Estados Unidos, destacando-se o aparecimento de um mundo multipolar. Alm da sia, especialmente a China e ndia, h tambm um espao regional capaz de gerar uma nova centralidade dinmica: o sul do continente americano, com forte importncia para a economia brasileira. Grfico 02 Evoluo da participao relativa dos Estados Unidos e da China no Produto Interno Bruto mundial (Total em PPP = 100%)

Fo nte: FMI (elaborao Ipea) * projeo O Mercosul detem maior relevncia num novo contexto mundial

multipolarizado, distinto daquele verificado durante o momento de sua constituio, em que os Estados Unidos exerciam a centralidade unipolar. Em face do avano dos pases asiticos, especialmente a China, cabe considerar os novos e atuais aspectos comerciais relacionados ao Mercosul. 2. Relaes comerciais do Mercosul com Estados Unidos e China A perda de densidade comercial das relaes dos Estados Unidos com o Mercosul e a crescente importncia comercial da China para o bloco esto expostas na evoluo da Corrente de Comrcio (soma das exportaes e importaes) entre o bloco e estes pases. Nota-se, no grfico abaixo, que a participao relativa dos EUA no comrcio com o Mercosul manifestou tendncia de queda na ltima dcada, reduzindo-se de 20% do total da corrente comercial, em 2000, para 11,6% em 2009. A evoluo da importncia da China na corrente comercial com o Mercosul foi em sentido inverso, partindo de 2,8% do 5

total, em 2000, para 12,1% em 2009, mantendo ao longo de toda a ltima dcada forte tendncia de alta e ultrapassando os Estados Unidos aps a crise de 2008.

Grfico 03 Evoluo da participao relativa dos Estados Unidos e da China na Corrente de Comrcio (exportaes+importaes) dos pases (exceto Venezuela) do Mercosul (em % e valor total)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

Essa mudana geral nas relaes comerciais importante para compreender os impactos na constituio e desenvolvimento do Mercosul da centralidade dinmica mundial estabelecida pela unipolaridade estadunidense e pelo avano do paradigma livrecambista de integrao, estabelecido desde o ps-guerra, porm intensificado na era neoliberal. No ano 2000, mais de 24% do total das exportaes do Brasil foram direcionadas aos Estados Unidos, enquanto na Argentina eram 12%; 9,3% no Uruguai e menos de 4% no Paraguai.

Grfico 04 Evoluo da participao relativa dos Estados Unidos nas exportaes totais dos pases do Mercosul (em %)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea) Nove anos depois, em 2009, a participao relativa dos EUA nas exportaes dos pases do Mercosul foi menor. O Uruguai teve a maior queda relativa (57,8%), seguido pelo Brasil (57,6%), Paraguai (56,4%) e Argentina (45%). Grfico 05 Evoluo da participao relativa dos Estados Unidos nas importaes totais dos pases do Mercosul (em %)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

Quando considerada a evoluo da participao relativa das importaes dos pases do Mercosul provenientes dos Estados Unidos, observa-se trajetria similar. No ano de 2000, as importaes provenientes dos Estados Unidos representavam 23,3% do total no Brasil, 18,9% na Argentina, 9,8% no Uruguai e 7,1% no Paraguai. Em 2009, a situao havia decado 32,2% no Brasil, 29,1% na Argentina, 16,3% no Uruguai e 39,4% no Paraguai. Grfico 06 Participao dos pases do Mercosul nas exportaes totais dos Estados Unidos. (em %)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea) Se a referncia for o peso das exportaes dos Estados Unidos para os pases do Mercosul, constata-se comportamento distinto. No ano de 2009, por exemplo, as exportaes dos EUA para o Brasil representavam 2,5% do total das vendas externas estadunidenses, enquanto, em 2000, era 2%. O peso de Uruguai e Paraguai nas exportaes dos Estados Unidos manteve-se estabilizado em 0,1% entre 2000 e 2009. No caso argentino, observa-se que a importncia do pas no total das exportaes dos Estados Unidos foi menor (de 0,6% para 0,5% no mesmo perodo de tempo).

Grfico 07 Participao dos pases do Mercosul nas importaes totais dos Estados Unidos.

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea) No que diz respeito s importaes dos Estados Unidos com origem em pases do Mercosul, percebe-se crescimento residual no caso do Brasil, estagnao na a Argentina e importaes desprezveis do Uruguai e do Paraguai. Assim, entre 2000 e 2009, a participao das importaes brasileira para os EUA passou de 1,2% para 1,3%, enquanto as da Argentina mantiveram-se em 0,3%. Uma vez tratadas as relaes comerciais dos Estados Unidos com os pases do Mercosul em termos agregados, apresenta-se a parcela dos produtos primrios e intensivos em recursos naturais presentes nas exportaes para os EUA realizadas pelo Mercosul. Em 2009, 54,5% das exportaes dos pases do bloco eram constitudos por produtos primrios e intensivos em recursos minerais, enquanto em 2000 eram de 31,4%.

Grfico 08 Participao dos produtos primrios e intensivos em recursos naturais no total das exportaes dos pases do Mercosul para os Estados Unidos (em %)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea) O movimento de primarizao da pauta de exportao dos pases do Mercosul para os Estados Unidos ocorre generalizadamente. Na Argentina passou de 64,1% para 80.9%, enquanto no Uruguai foi de 45,3% para 80,8% e no Paraguai de 76,5% para 80,9% entre os anos de 2000 e 2009.

Grfico 09 Participao dos bens e servios de alta e mdia tecnologia no total das importaes dos pases do Mercosul com origem nos Estados Unidos (em %)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

10

Por outro lado, a pauta importadora dos pases do Mercosul de bens e servios provenientes dos Estados Unidos manteve-se concentrada em produtos de alta e mdia tecnologia. Brasil e Uruguai reduziram o peso das importaes intensivas em tecnologia de 75,5% para 67,9% e de 75,1% para 74,6%, respectivamente, entre 2000 e 2009, enquanto Argentina (de 73,3% para 73,9%) e Paraguai (de 66,9% para 76,9%) aumentaram no mesmo perodo de tempo. Uma vez descrita brevemente a evoluo das relaes comerciais dos pases do Mercosul com Estados Unidos, cabe considerar tambm a trajetria simultnea do comrcio desses pases com a China. Nesse caso, a Argentina e o Brasil foram os pases do Mercosul que mais ampliaram o peso de suas exportaes para a China. Entre 2000 e 2009, as exportaes destinadas China passaram de 2% para 13% no Brasil e de 3% para 7% na Argentina. Os demais pases do bloco no apresentaram grande alterao. No Uruguai, a exportao manteve-se em 4% e no Paraguai passou de 0,7% para 1%. Grfico 10 Participao da China nas exportaes totais dos pases do Mercosul (em %)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

Em relao participao dos fluxos de importao do Mercosul com origen nos productos chineses, observa-se, tambm, crescimento importante na ltima dcada. O Paraguai se destaca como o pas de mayor participacin chinesa em sua pauta importadora (29,6%), seguido por Argentina (13,4%), Brasil (12,5%) e Uruguai (11,8%). Em suma,

11

todos os pases apresentaram crescimento da participao chinesa bastante pronunciado tanto nas exportaes como nas importaes. Grfico 11 Participao da China nas importaes totais dos pases do Mercosul (em %)
35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Argentina Brasil 2000 Paraguai 2009 Uruguai 4,6% 2,2% 13,4%

29,6%

12,5%

11,5%

11,9%

3,2%

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

O mesmo no se verifica em relao ao peso dos pases do Mercosul no comercio exterior chins. Entre 2000 e 2009, as exportaes da China para os quatro pases do Mercosul modificaram-se distintamente. Cresceram 140% no Brasil, 100% no Uruguai e 50% na Argentina. Mesmo assim, a participao desses pases na pauta exportadora chinesa ainda pequena, demonstrando que a China mais importante para os pases do bloco como mercado para seus produtos do que o bloco para as exportaes chinesas.

12

Grfico 12 Participao dos pases do Mercosul nas exportaes totais da China. (%)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea) Do lado das importaes, entre 2000 e 2009, houve aumento das importaes da China provenientes do Brasil (0,7% do total para 2,8%), enquanto nos casos de Argentina e Uruguai as participaes mantiveram-se estveis. Grfico 13 Participao do Mercosul no total das importaes da China (%)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea) Na pauta de exportao do Mercosul para a China observa-se o forte peso relativo dos produtos primrios e intensivos em recursos naturais. Para os pases do bloco, esses produtos representam mais de 4/5 do total exportado entre 2000 e 2009.

13

Grfico 14 Participao dos produtos primrios e intensivos em recursos naturais no total das exportaes dos pases do Mercosul para a China (%)

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

Com relao composio das importaes chinesas com origem no Mercosul, constata-se o predomnio dos bens e servios de mdia e alta tecnologia. Esses produtos representam acima de 60% de tudo o que foi importado pelos pases do bloco. Grfico 15 Participao dos bens e servios de mdia e alta tecnologia no total importado da China pelos pases do Mercosul

Fonte: UN/Comtrade (elaborao Ipea)

As relaes comerciais entre o Mercosul, os EUA e a China seguem fortemente desequilibradas. O fator principal do desequilbrio encontra-se no desbalanceamento entre importaes e exportaes relativas aos produtos de baixo e alto valor agregado. 14

3. Trajetria do investimento direto chins no Mercosul Para alm do recente posicionamento estratgico da China nas relaes comerciais com o Mercosul, cabe tambm considerar a dinmica do investimento direto externo (IDE) daquele pas na regio. Isso porque, desde a dcada de 1990, a China vem se transformando em grande investidor global, sobretudo depois de 2003, a partir de sua poltica de Going Global. Grfico 16 China: Evoluo do estoque de investimento direto no exterior (em US$ bilhes)
300 270 240 210 180 150 120 90 60 30 0 1990

1991

1992

1993

1994

1995

1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Fo

nte: Unctad (elaborao Ipea) O avano dos investimentos externos chineses responde s alteraes na poltica externa, com o reposicionamento estratgico de suas firmas estatais, autorizadas a investir fora do pas desde 1984, quando o Ministrio do Comrcio Exterior e Cooperao Econmica definiu diretrizes de internacionalizao do seu parque produtivo. A partir da, houve vrias modificaes, sempre mais liberais, de estmulo a internacionalizao das empresas chinesas. Em 2001, com o ingresso da China na Organizao Mundial de Comrcio (OMC) e a incorporao no 11 Plano Quinquenal, os projetos de investimentos em outros pases foram ganhando maior envergadura. Tambm presses competitivas internas da economia chinesa estimularam empresas nacionais a procurarem novos mercados.

15

Grfico 17 China: distribuio do IDE entre 2005 e 2010 (em %)


11,7 frica 8,9 13,8

Amrica Latina

sia 19,5 Austrlia 11,1

Europa

EUA 10,7

Mundo rabe

24,2

Fo

nte: MOFCOM- China (elaborao Ipea) De maneira geral, o conjunto dos investimentos chineses no exterior volta-se a extrair ativos que possam atender o perfil da demanda, como, por exemplo, a escassez domstica de matria prima. Observa-se, por exemplo, que mais de 1/3 da demanda interna por energia provm do abastecimento da frica. Assim tambm se pode identificar o perfil dos investimentos chineses na Amrica Latina, em termos de complementaridade de recursos naturais. Em pases como Chile e Peru, os IDE localizam-se na absoro de cobre, enquanto em Cuba, o interesse em nquel, e na Venezuela e Equador, fortemente no petrleo. Argentina e Brasil, que permaneciam com pouca ateno dos IDE chineses, receberam volumes crescentes nos ltimos trs anos. At ento, os recursos externos chineses voltavam-se ao planejamento da atuao no parque produtivo dos dois pases. O salto atual no IDE chins encontra-se em parte associados ao excepcional crescimento do comrcio externo com Argentina e, especialmente, com o Brasil.

16

Grfico 18 China: evoluo da distribuio do IDE na Amrica latina e Caribe (em %)

Fonte: CEPAL (elaborao Ipea) De maneira geral, so investimentos orientados para reas de minerao, petrleo e gs, bem como infraestrutura (portos e ferrovia) e aquisio de terras. Tambm se deve acrescentar o adicional de investimentos na implantao de fbricas de manufaturas, inclusive automobilstica. As empresas chinesas que se integram s economias do Mercosul so estatais pertencentes as 100 maiores corporaes daquele pas, localizadas em setores estratgicos da economia. Por meio do IDE chins, nota-se o avano de fuses e aquisies de empresas nos pases do Mercosul, assim como a utilizao do mecanismo de parceira estratgica em operaes acionrias (Joint Venture) e, ainda, em segmentos novos (Greenfield). Em conformidade com a natureza do IDE chins na regio, amplia-se a capacidade do complexo exportador dos pases do bloco, aprofundando-se o aspecto integrador entre os cinco pases. Em sntese, o IDE da China no Mercosul refora ainda mais duas caractersticas histricas das economias da regio. Ou seja, a ampliao da dimenso primrio-exportadora, bem com a predominncia do capital estrangeiro como dinamizador das economias locais.

17

4. Consideraes finais O sucesso do milagre econmico chins alimenta um processo ainda indefinido de mudana da dinmica global de acumulao capitalista, porm j foi capaz de impor aos pases do Mercosul uma novidade inicialmente no imaginada, pois sua constituio ocorreu durante o exerccio fundante da hegemonia inconteste dos Estados Unidos. O contraste na evoluo das relaes comerciais entre os pases do Mercosul, Estados Unidos e China subproduto desse momento histrico. Da mesma forma, a presena crescente dos investimentos diretos externos da China nos pases do Mercosul aponta para relaes que tencionam por um novo padro produtivo e comercial aps forte eixo integrador com a economia norte-americana. Diante disso, os governos dos pases do Mercosul tm a oportunidade de rever estrategicamente o posicionamento de suas economias frente ao sucesso do milagre chins. De um lado, a trajetria das relaes comerciais e de investimento com a China tende cada vez mais a aprofundar as caractersticas histricas dos pases latino-americanas. Ou seja, a convergncia para a produo e exportao de produtos primrios e dependncia da dinmica local internacionalizao dos seus parques produtivos. De outro, a nova predominncia chinesa, que ainda no se traduziu em hegemonia, por estar em processo de construo, pode ser negociada pelos pases parceiros em melhores termos do que o ocorrido nas tenses entre a hegemonia norte-americana e a experincia nacional-desenvolvimentista na Amrica Latina. Os instrumentos polticos para garantir um caminho positivo de associao do Mercosul dinmica econmica chinesa, no entanto, so escassos e muitos deles ainda precisam ser construdos ou consolidados. Do ponto de vista das relaes comerciais, se, na dcada de 1990, os governos nacionais do Cone Sul pautavam-se pela necessidade de constituir um mercado comum a partir do processo de liberalizao comercial, hoje o aperfeioamento da integrao no Mercosul reponde necessidade de melhorar os termos da concorrncia e da insero do bloco nos fluxos de comrcio internacionais, dotando-o de instrumentos eficazes e comunitrios de regulao, o que no necessariamente se traduz em liberalizao comercial stricto sensu. Por fim, o fluxo de investimentos estrangeiros chineses tambm precisa ser acompanhado por instrumentos polticos que induzam sua aplicao em setores desejveis das economias nacionais. Sabe-se que as necessidades do investimento direto externo 18

chins esto ligadas criao de mercados cativos fornecedores de matrias primas economia chinesa, e que recentemente tem-se observado um grande fluxo desses investimentos nos pases latino-americanos, especialmente para o Brasil. Converter essa necessidade estrutural do investimento chins em recursos que positivamente induzam o desenvolvimento dos pases do Mercosul um dos desafios que precisam ser enfrentados nessa nova relao global encetada pela ascenso da China.

19

20

Вам также может понравиться