Вы находитесь на странице: 1из 8

artigo original

Uso de indicadores na gesto de um centro cirrgico*


Use of indicators in surgical center management

RESUMO O objetivo deste trabalho propor um modelo de avaliao das atividades do centro cirrgico do hospital a partir de um conjunto de indicadores, classificados conforme o modelo de Donabedian em indicadores de estrutura, de processo e de resultados. Procurou-se abranger o maior numero possvel de variveis mensurveis e controlveis, sem contudo criar-se um modelo de avaliao complexo que demandasse muito tempo e trabalho para sua concretizao. A grande maioria dos indicadores apontados deriva de dados que hoje j so coletados pela maioria dos hospitais para a elaborao de relatrios e boletins oficiais. A construo desse conjunto de indicadores e sua fidedignidade dependem basicamente da qualidade do sistema de produo e coleta de dados, o que deriva do preenchimento criterioso das fichas, boletins, relatrios e histrias clnicas. Esse modelo de avaliao necessita a colaborao e a participao de todos os profissionais que exercem suas funes no ambiente do Centro Cirrgico e reas afins. ABSTRACT The aim of this paper is to propose an evaluation model for the activities of a hospital surgical center, based on a group of indicators classified as structure, process and outcome indicators, according to Donabedians model. This study tried to cover as many control and measure variables as possible without creating a much too complex evaluation model that could take a lot of time and work to be processed. Most indicators shown are derived from data currently collected by most hospitals to prepare records and official reports. Setting-up this group of indicators and their accuracy will depend basically on the quality of the system of data production and collection, such quality depending on the careful filling out of bulletins, reports, and clinical records. This evaluation model requires the cooperation and participation of all professionals that work in the surgical center and related areas.

Ivomar Gomes Duarte1 Deborah Pimenta Ferreira2

Palavras-chave Gerenciamento de Centro Cirrgico. Indicadores de Qualidade. Estrutura. Processo. Resultados. Keywords Surgical center management. Quality indicators. Structure. Process. Outcomes.

Conflito de interesse: nenhum declarado. Financiador ou fontes de fomento: nenhum declarado. Data de recebimento do artigo: 27/ 3 / 2006. Data da aprovao: 21 / 7/ 2006.

1. Mdico Sanitarista e Mestre em Administrao de Empresas pela EAESP-FGVSP. 2. Mdica especialista em Administrao Hospitalar e de Servios de Sade (FSP-USP) e Doutora pela Disciplina de Informtica Mdica da Faculdade de Medicina da USP.

Endereo eletrnico: igduarte@uol.com.br / dpf23@terra.com.br


RAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

63

INTRODUO O centro cirrgico, por suas particularidades e caractersticas, constitui uma das unidades mais complexas do ambiente hospitalar, conseqncia dos equipamentos e da tecnologia disponvel, da variao intrnseca nos seus principais processos, de uma complicada logstica para o suporte de seu funcionamento e, principalmente, pelo risco de morte sempre presente. Na sua rotina de funcionamento ocorrem vrios processos e subprocessos, direta ou indiretamente ligados produo das cirurgias, tanto no prprio ambiente do centro cirrgico como em outros ambientes do hospital e at fora deste. Pode-se apontar, como exemplo, os processos referentes aos servios de apoio, tais como: diagnstico por imagem; patologia clnica; anatomia patolgica; esterilizao de material; logstica de suprimentos, materiais e medicamentos; banco de sangue; RPA (recuperao ps-anestsica), entre outros. Assim sendo, percebe-se que o bom desempenho de um centro cirrgico est diretamente relacionado com a qualidade de seus prprios processos e com os processos dos servios que o apiam, como conseqncia de uma combinao entre instalaes fsicas, tecnologia e equipamentos adequados, operados por mo de obra habilitada, treinada e competente. Para o acompanhamento das atividades de um centro cirrgico visando sua gesto, torna-se necessrio o desenvolvimento de um modelo de avaliao baseado em critrios previamente escolhidos. Avaliar segundo quais critrios? Critrios que atendam qual parte interessada: o corpo clnico ou os pacientes? Atendam os financiadores, os dirigentes ou os acionistas?

Mais do que avaliar aspectos estruturais do hospital, o objetivo deste artigo apontar um conjunto de indicadores que possa servir de subsdio para a avaliao da qualidade e produtividade de um centro cirrgico, principalmente no que se refere aos processos e aos resultados, e que venha atender s expectativas de todas as partes interessadas. REFERENCIAL TERICO Aurelio (1986)(1) define qualidade como propriedade, atributo ou condio das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza, tendo como sinnimos dom, virtude, dote ou disposio moral. Entretanto, a definio de qualidade, quando aplicada aos servios de sade, torna-se questo bastante controversa, em decorrncia das caractersticas dessa prestao de servios e das peculiaridades do setor, que implica escolha ou distino de atributos, envolvendo questes de natureza tica, poltica e at ideolgica. Como referencial deste trabalho, optamos por adotar a definio apresentada por Donabedian (1990)(2), qualidade no campo da sade deve ser entendida como a obteno dos maiores benefcios, com os menores riscos e custos para os usurios. Esses benefcios se definem em funo do equilbrio entre os recursos disponveis e os valores sociais existentes na comunidade. Qualidade e produtividade constituem termos j incorporados ao cotidiano da maioria das organizaes desde meados dos anos 90, inclusive nas do setor sade, e dadas as exaustivas discusses sobre esse tema, o mesmo acabou virando moda nessa dcada. Se a definio de qualidade polmica, definir-se produtividade no setor

sade, onde culturalmente a vida no tem preo, torna-se tarefa mais difcil ainda. Pode-se aceitar a definio de produtividade, segundo Moreira (1991)(3), como um melhor aproveitamento de recursos na produo de bens ou servios necessrios comunidade. Nesse sentido, aumentar a produtividade pode ser entendida como produzir o mesmo volume com a racionalizao do uso dos recursos, ou ento aumentar a produo utilizando-se da mesma quantidade de recursos disponveis. Definidas qualidade e produtividade, cabe agora desenhar-se os instrumentos para a avaliao, denominados indicadores, que podem ser entendidos como representaes quantitativas de resultados, situao ou ocorrncias, constituindo-se em poderosa ferramenta gerencial para o monitoramento, a mensurao e avaliao da qualidade e produtividade. O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado no Brasil a partir do inicio da dcada de 90, desde seu inicio deu grande nfase ao uso de indicadores como instrumentos de gesto, tendo o IPEA Instituto de Pesquisas Econmico Aplicadas desenvolvido modelos para a gerao de indicadores de qualidade e produtividade vlidos para todos os setores da economia brasileira. Conforme acentuado no-texto base do PBQP (1991)(4) elaborado pelo IPEA, sem indicadores no h gesto e sem gesto no h qualidade. INDICADORES A utilizao de indicadores na economia, em finanas, demografia e, principalmente, em gesto vem cada vez mais se difundindo, entre outros motivos, como conseqncia da difuso de tecnologias da informao. Essa utiliRAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

64

zao permite o estabelecimento de padres e facilita a anlise de tendncias ao longo do tempo. Torna a gesto mais objetiva, monitora com mais eficcia os eventos e fornece informaes para a correo de rumos quando necessrio. Nesse sentido, para o bom gerenciamento de uma unidade de centro cirrgico, constitui elemento fundamental para a tomada de deciso, o acesso s informaes obtidas por medies padronizadas e estruturadas apresentadas como um Painel de bordo ou um conjunto de indicadores. Atualmente, esse conceito de painel de bordo muitas vezes utilizado como traduo do balanced scorecard (BSC). Essa metodologia foi desenvolvida por Kaplan e Norton(5), no incio da dcada de 90, e desde ento j publicaram quatro livros e diversos artigos sobre o assunto. Resumidamente, o BSC pode ser considerado uma mistura de mtodo de gesto e ferramenta de avaliao. Os autores observaram que acompanhar apenas os indicadores financeiros, como era a prtica na maioria das organizaes, funcionava para a Era industrial, porm, j no era suficiente para as necessidades atuais. O painel de bordo (ou o balanced scorecard, como chamam os autores) inclui indicadores financeiros que mostram os resultados alcanados e so complementados com outros indicadores: em relao aos clientes, processos internos e atividades de desenvolvimento e crescimento, que so direcionadores do desempenho financeiro futuro. Assim, os gestores podem analisar e acompanhar o desempenho de seu negcio atravs de quatro importantes perspectivas, relacionadas entre si, permitindo uma viso global. Condio importante para a construo de indicadores a obteno de
RAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

dados e informaes fidedignas, resultantes da anotao sistemtica das ocorrncias e dos eventos relativos ao funcionamento do centro cirrgico. Tal situao somente ser obtida a partir do convencimento dos mdicos, dos enfermeiros, do pessoal de enfermagem e demais colaboradores que executam suas tarefas no setor, da importncia de relatrios bem elaborados e das anotaes precisas.

Condio importante para a construo de indicadores a obteno de dados e informaes fidedignas, resultantes da anotao sistemtica das ocorrncias e dos eventos relativos ao funcionamento do centro cirrgico.

Estudo realizado por Galvo (2001)(6) em dois hospitais, referente ao papel da auditoria de enfermagem na reduo dos desperdcios de materiais e medicamentos nesses servios, detectou falhas na cobrana de materiais e medicamentos e tambm desperdcios ocasionados pela ausncia de registros de enfermagem. Nas consideraes finais de seu trabalho a autora reafirma a importncia do correto preenchimento dos pronturios e das fichas hospitalares, o que alm de minimizar desperdcios, traz benefcios para a qualidade do atendimento ao paciente, para a profisso de enfermagem e mdica e para o ensino e pesquisa. To importante quanto a preocupao com a construo e com a amplitude dos indicadores, a monitorao tambm o principal fator para o sucesso da avaliao da qualidade e da produtividade. Conforme Malik (1996)(7), monitorar significa basicamente definir o que mais importante saber, o que mais interfere nos demais resultados. Significa, mais exatamente, identificar os indicadores crticos e ter maneiras de acompanh-los no tempo. Donabedian (1993)(8) construiu um modelo de avaliao da qualidade dos servios de sade classificando seus atributos segundo trs grandes categorias, a saber: estrutura, processo e resultados. Nesse modelo, por estrutura compreende-se as instalaes fsicas, os recursos financeiros, os materiais e equipamentos disponveis, a estrutura administrativa e seu correspondente organograma e, principalmente, os recursos humanos e suas habilitaes. Processos constituem todas as atividades voltadas aos objetivos da organizao, no caso realizadas em prol do paciente, sendo os denominados

65

processos-meio (esterilizao de material, preparao da sala cirrgica, por ex.) realizados, na maioria das vezes, longe do paciente, e processos finalsticos (anestesia, cirurgia, por exemplo) realizados junto ao paciente. Os produtos e servios decorrentes desses processos constituem no modelo do autor os chamados resultados. Nesse sentido, visando sistematizar a avaliao do centro cirrgico sugerida por este trabalho, mantendo-se dentro do modelo elaborado por Donabedian, bem como na viso das perspectivas do BSC, apresentam-se a seguir os indicadores propostos divididos segundo as perspectivas e categorias: 1. INDICADORES DE ESTRUTURA (so divididos nas perspectivas PESSOAS e PROCESSOS DE APOIO) A complexidade do trabalho mdico e do pessoal auxiliar no ambiente do centro cirrgico exige um grau de conhecimento, treinamento e um conjunto de habilidades, que obriga toda instituio hospitalar sria a exigir a avaliao pelo menos formal desses requisitos dos seus colaboradores. Assim que os primeiros indicadores de estrutura que se sugere sejam monitorados na unidade de centro cirrgico referem-se aos seus recursos humanos, conforme se segue: PERCENTUAL DE CIRURGIES COM
TITULO DE ESPECIALISTA (PESSOAS)

do avaliar requisitos da estrutura, como, por exemplo, avaliar a disponibilidade de equipamentos ( PROCES SOS DE APOIO). 2.
INDICADORES DE PROCESSOS

Um importante indicador

CIRUR-

GIAS SUSPENSAS POR FATORES HOSPITALARES EXTRAPACIENTE vem sendo uti-

lizado por revelar o grau de organizao do centro cirrgico, bem como do funcionamento de vrios setores do hospital, pois envolve o monitoramento de vrios processos e subprocessos. Para a construo desse indicador devem ser considerados todos os motivos de suspenso de cirurgias ligados ao hospital e sobre os quais este pode atuar, tais como: falta de roupa, atraso do mdico, falta de preparo do paciente, falta de jejum, no realizao de exames prvios, extravio de radiografias e outros eventos passveis de controle, reduo ou eliminao. O seguimento e correo das principais causas hospitalares de suspenso de cirurgia podem significar reduo de desperdcios, aumento da qualidade e da produtividade. Alm destes, outros indicadores de processos no centro cirrgico devem ser acompanhados, principalmente aqueles que medem os devidos cuidados com a documentao, com o adequado preenchimento dos impressos e formulrios e o cuidado com a coleta de dados, pois essa fonte de informaes ser a base para a construo dos indicadores. Como indicadores desse grupo sugere-se:
PERCENTUAL DE PREENCHIMENTO ADEQUADO DO RELATRIO CIRRGICO PERCENTUAL DE PREENCHIMENTO

Um dos atributos mais monitorados em reas crticas dos servios hospitalares, entre as quais o centro cirrgico, diretamente ligados aos processos, a varivel tempo, com a qual se pode construir inmeros indicadores, dentre eles os seguintes: TEMPO MDIO DE PREPARO DO PACIENTE; TEMPO MDIO DE LIMPEZA DA SALA NO INTERVALO ENTRE DUAS CIRURGIAS; TE MPO MDIO DE EXECUO DE
EXAME RADIOLGICO INTRA-OPERATRIO;

TEMPO MDIO DE ATRASO NO INCIO TEMPO MDIO DE PERMANNCIA NA

DAS CIRURGIAS; RECUPERAO PS-ANESTSICA.

Outra mensurao importante com o uso de indicadores dessa categoria a avaliao da produtividade do centro cirrgico expressa nos seus ndices de utilizao, conforme exemplos abaixo: TAXA DE UTILIZAO OU OCUPAO
(TEMPO TOTAL DE SALA UTILIZADO / TEMPO DE SALA DISPONVEL)

NMERO DE SALAS EM UTILIZAO / NUMERO DE CIRURGIAS POR SALA

NMERO TOTAL DE SALAS EXISTENTES CIRRGICA POR DIA (DIVIDIR POR PORTES?)

NUMERO DE HORAS UTILIZADAS POR NUMERO DE CIRURGIAS REALIZADAS

HORAS DISPONVEIS POR PERIODO POR MS POR MDICO OU POR EQUIPE

PERCENTUAL DE ANESTESISTAS COM PERCENTUAL DE ENFERMEIROS COM PRESENA DE ENFERMEIRO DURAN-

TITULO DE ESPECIALISTA (PESSOAS) TITULO DE ESPECIALISTA (PESSOAS) TE TODO O PERIODO DE FUNCIONAMENTO (PROCESSOS FINALSTICOS?)

HORAS DE TREINAMENTO /FUNCIO-

NRIO /ANO (PESSOAS)

ADEQUADO DA FICHA ANESTSICA PERCENTUAL DE PREENCHIMENTO

Outros indicadores podem ser construdos a critrio da organizao, visan-

ADEQUADO DA FOLHA DE DBITOS

Importa tambm acompanhar questes referentes formalizao dos processos administrativos do centro cirrgico, como, por exemplo, a elaborao e reviso das normas e rotinas operacionais que regulam o funcionamento do setor, acompanhando os seguintes indicadores: PERCENTUAL DE ROTINAS TCNICAS DO CENTRO CIRRGICO NORMALIZADAS;
RAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

66

PERCENTUAL DE PROCESSOS ADMI-

NISTRATIVOS ROTINIZADOS; PERCENTUAL DE CUMPRIMENTO DA AGENDA CIRRGICA; PERCENTUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRO (POP) DESCRITOS.

sempre oportuno apontar que quanto mais organizado e estruturado est um setor, observam-se mais rotinas normalizadas e procedimentos operacionais descritos e manualizados e ainda um maior conhecimento dessas normas e rotinas por parte dos funcionrios. Nestes casos os processos tendem a ocorrer com maior previsibilidade. A anlise dos processos deve pautar-se na busca da melhoria contnua, ter carter peridico, sistemtico e ter seus resultados sempre divulgados s partes interessadas. Da avaliao, quando necessrio, devem resultar propostas de aperfeioamento ou de redesenho dos processos, visando melhorar a qualidade no atendimento ofertado ao paciente, bem como a produtividade do setor. 3.
INDICADORES DE RESULTADOS

da presteza no atendimento, etc. Porm, este no o escopo deste artigo, que visa apresentar um modelo que busca avaliar os resultados das atividades do centro cirrgico, e no o resultado das cirurgias. Diferentemente dos resultados da assistncia mdica e de enfermagem global da instituio que tem como seus pontos extremos a cura e o bito, a avaliao dos resultados no centro cirrgico refere-se tambm avaliao dos processos de apoio, em que se destaca, como indicador, a TAXA DE INFECO HOSPITALAR DOS PACIENTES CIRRGICOS.

Tambm de grande importncia o acompanhamento pelos hospitais da TAXA DE MORTALIDADE OPERATRIA, considerada por alguns autores como um indicador de qualidade da assistncia, principalmente quando essas taxas podem ser comparadas com as taxas de vrios outros servios com perfis de clientela semelhante ou com grupos homogneos de hospitais.

Sabemos que o sucesso ou insucesso de uma cirurgia no depende apenas das condies estruturais do centro cirrgico e das reas de apoio. Estrutura de qualidade no garante qualidade nos processos, bem como processos de qualidade no so garantia de bom resultado, principalmente, nos servios de sade. Alm de aspectos relativos estrutura e aos processos, o resultado de uma cirurgia depende de fatores ligados constituio fsica e fisiolgica do paciente, da patologia e da gravidade do caso, da conduo clnica e indicao da cirurgia, da habilidade e percia dos profissionais (cirurgio, anestesista, enfermeira, etc.),
RAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

Outro indicador relevante, este de apurao mais delicada e freqentemente restrita Comisso de tica Mdica do hospital e o levantamento do NMERO DE REINTERVENES CIRRGICAS NO PROGRAMADAS, ocasionadas por falha tcnica ou acidente fortuito, como, por exemplo: obstruo ou perda de sonda, presena de instrumental na cavidade, deiscncia de pontos, leso em rgo adjacente durante o procedimento cirrgico, etc. Avaliar a qualidade do ato mdico no constitui habito no Brasil, nem h exigncia de habilitao especifica. Em tese todo e qualquer graduado em medicina, em qualquer faculdade ou escola mdica do pas, pode realizar ato mdico de qualquer especialidade, inclusive fazer uma cirurgia. Rompendo essa tradio e iniciando na prtica a avaliao do ato mdico, o sistema de indicadores implantado pelo Hospital de Clnicas de Porto Alegre da Faculdade de Medicina da UFRGS monitora, como um dos 35 indicadores selecionados para seu Programa de Qualidade, a anlise dos Exames Anatomopatolgicos com diagnostico de neoplasia com as margens comprometidas, conforme Kluck et al. (2002)(9).

A anlise dos processos deve pautar-se na busca da melhoria contnua, ter carter peridico, sistemtico e ter seus resultados sempre divulgados s partes interessadas.
Nesse sentido o QI Project Quality Indicator Project capitaneado pela Maryland Hospital Association(10), projeto que busca a melhoria continua da qualidade da assistncia hospitalar mediante a comparao de indicadores de qualidade de hospitais distribu-

67

dos por todo o mundo, inclusive contando com a participao de alguns hospitais brasileiros, tem entre seus vrios indicadores a apurao da mortalidade operatria, estratificando os pacientes segundo o critrio de classificao do estado fsico (ASA), adotado pela American Society of Anestesiologists para a avaliao pr-anestsica do paciente cirrgico(11), conforme os quadros 1 e 2. Essa estratificao na construo desse indicador permite maior comparabilidade do mesmo, quer seja para a montagem de sries histricas, internamente em cada um dos servios cirrgicos ou ainda para utilizao em sistemas de comparaes de indicadores entre vrios servios. Cabe, por oportuno, destacar a utilizao de uma das sete ferramentas da qualidade, a estratificao, como uma forma de percepo de um evento com maior detalhamento e focalizao de problemas, facilitando a identificao de oportunidades para melhoria ou mesmo para a realizao de aes corretivas. Alm dos resultados relativos aos pacientes, um conjunto de outros resultados pode ser avaliado segundo o interesse da instituio. Resultados financeiros so fundamentais para os hospitais privados, lucrativos ou no, cabendo a construo de indicadores de faturamento e glosas pelas fontes pagadoras, custo por internao e outros. INDICADORES FINANCEIROS (exemplos): Receita bruta (valor faturado) referente apenas ao centro de custo do CC Glosas ou taxa de glosa (glosa/faturamento x 100) Custo dos servios prestados Retorno do investimento (lucro lquido /ativo total)

Para que esses indicadores sejam obtidos sistematicamente em relao ao Centro Cirrgico, fundamental que se tenha uma poltica de gesto financeira baseada em centro de custos, com registros adequados de todos os processos e procedimentos e seja adotada uma metodologia para a anlise de custos. Por outro lado resultados referentes gesto de pessoas interessam ao conjunto de hospitais e a maioria deles j acompanha, como rotina, as TAXAS DE ACIDENTE DO TRABALHO, DE ABSENTEISMO, ROTATIVIDADE DA FORA DE TRABALHO, entre outros indicadores. Nogueira (1996)(12) prope estratificar os dados de absentesmo por categoria profissional, por turno e por dia da semana e exemplifica com a taxa

de absentesmo entre os auxiliares de enfermagem da pediatria do turno da noite s segundas-feiras. Infere-se que a taxa de absentesmo entre os auxiliares de enfermagem do turno diurno aos sbados ser com grande probabilidade diferente do indicador anterior, se no numericamente, pelo menos pelos seus motivos. O mesmo raciocnio parece valer para alguns dos indicadores de resultados, sugerindo sua estratificao. Pode-se segmentar, por exemplo, os pacientes ASA 1 ou 2 segundo o sexo, ou ainda segundo faixa etria. Desse modo poderemos construir a Taxa de Mortalidade Operatria de Pacientes ASA 1 do sexo masculino, com idade entre 18 /45 anos ou a Taxa de Mortalidade Operatria de Paciente ASA 2 do sexo feminino com mais de 50

QUADRO 1 PACIENTES CIRRGICOS Classificao ASA segundo estado fsico

ASA-1 Nenhum distrbio orgnico, fisiolgico ou bioqumico salvo a patologia cirrgica; ASA-2 Alteraes orgnicas leves ou moderadas; ASA-3 Alteraes orgnicas intensas; ASA-4 Alteraes orgnicas graves. Risco de morte alto; ASA-5 Paciente em estado crtico, com baixa probabilidade de sobreviver 24 horas sem a interveno cirrgica; ASA-6 Paciente em morte cerebral, cujos rgos sero removidos para transplante.
Fonte: ASA American Society of Anesthesiologists, Physical Status Classification System, 2003.

QUADRO 2 MORTALIDADE OPERATRIA ESTRATIFICADA, segundo classificao ASA

TAXA TAXA TAXA TAXA TAXA


Fonte: QIProject, 2002.

de de de de de

mortalidade mortalidade mortalidade mortalidade mortalidade

operatria operatria operatria operatria operatria

em em em em em

pacientes pacientes pacientes pacientes pacientes

ASA ASA ASA ASA ASA

1; 2; 3; 4; 5.

68

RAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

anos, por exemplo, e compar-las com o mesmo indicador de outros servios que tenham sido elaborados de forma idntica. Pelo exemplo, percebe-se que quanto maior a estratificao ou a segmentao dos atributos, mais especfica e mais focada ficar a observao, tornando o indicador mais comparvel. CONCLUSES Conforme Nicz (1995)(13), procurase hoje, cada vez mais, concentrar a avaliao nos resultados e menos na estrutura e no processo, mais fceis de serem analisados, mas que no garantem a qualidade final da assistncia. No entanto, na avaliao dos resultados cirrgicos, muitas vezes as anlises apontam para questes ligadas estrutura, tais como, organizao hospitalar, equipamentos, habilitao e percia do cirurgio, bem como apontam para processos de apoio e finalsticos, organizados e rotinizados, como por exemplo, esterilizao de material, manuteno e calibragem de equipamentos, preenchimento adequado das fichas e formulrios, entre outros. importante ressaltar, porm, sem construir um crculo vicioso de argumentao, que se por um lado as estruturas e processos adequados no so suficientes para garantir resultados de qualidade, dificilmente se obter resultados satisfatrios baseados em estruturas e processos inadequados. Assim a monitorao das principais atividades do centro cirrgico mediante indicadores exige a analise combinada de vrios deles para um efetivo acompanhamento, semelhante ao painel de bordo de um avio, que fornece ao piloto um conjunto de informaes necessrias para a decolagem, o vo e o pouso no seu destiRAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

no. Conforme Bittar (2001)(14), desnecessrio enfatizar a importncia da utilizao de indicadores que meam a qualidade e quantidade do que realizado em termos de programas e servios de sade e que os mesmos cubram todos os seus componentes, como a estrutura, os processos e resultados. Por seu impacto na melhoria da qualidade do atendimento e na produtividade, os eventos de capacitao e treinamento dos funcionrios de todas as categorias exigem uma monitorao constante. No centro cirrgico temos pessoas agindo (agentes) sobre outras pessoas (pacientes) em situaes crticas. Conforme o Manual do Programa de Controle da Qualidade Hospitalar, da Associao Paulista de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo, as organizaes de sade e os hospitais mais do que quaisquer outras empresas so feitos de pessoas. So as pessoas que trabalham em um e outro hospital que os diferenciam entre si. Assim o fator diferencial entre as empresas, principalmente do setor sade, o potencial humano que elas dispem(15). Com o avano da informtica e o desenvolvimento de novos sistemas hospitalares, a disponibilidade de um conjunto de informaes e dados estratificados para a construo de indicadores vem aumentando significativamente, possibilitando ao gerente do centro cirrgico melhores condies de identificar corretamente um eventual problema ou desvio de rota, podendo implementar com mais segurana as medidas adequadas. Nesse sentido a construo de um painel de bordo a partir de um conjunto de indicadores poder constituir-se em importante ferramenta na gesto do centro cirrgico.

Percebe-se que quanto maior a estratificao ou a segmentao dos atributos, mais especfica e mais focada ficar a observao, tornando o indicador mais comparvel.
Do apresentado, fica evidente que a estratificao dos pacientes segundo o critrio ASA, pelo menos, constitui importante medida visando facilitar a comparabilidade entre os indicadores coletados e construdos em vrios servios, como j vem sendo realizado pelo QI Project da Maryland Hospital Association. Conclui-se tambm que a avaliao mediante um conjunto estruturado de indicadores, conforme alguns exemplos anteriormente apontados, abre caminho para a reviso crtica nos principais processos e rotinas envolvidas na produo cirrgica do hospital e causar maior ou menor impacto na medida em que consiga envolver o maior nmero de profissionais de todas as categorias que exercem suas funes no ambien-

69

te do centro cirrgico ou relacionados ao mesmo, na analise desses indicadores e nas questes referentes a qualidade e produtividade hospitalar. REFERNCIAS
1. Novo Dicionrio Aurelio, 2a edio revista e ampliada Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 2. Donabedian A. Garantia y monitoria de calidad de la atencion mdica: un texto introductrio, Instituto Nacional de Salud Publica. Mxico, 1990. 3. Moreira DA. Medida da produtividade na empresa moderna. So Paulo: Pioneira, 1991. 4. PBQP. Critrios para a gerao de indicadores de qualidade e produtividade no servio pblico. Braslia: IPEA/Ministrio de Economia, Fazenda e Planejamento, 1991.

5. Kaplan RS, Norton DP. The Balanced Scorecard Measures that drive performance. Harvard Business Review, Jan-Feb, 1992. Localizado pelo Google Acadmico, Acesso em maio/01/2006. 6. Galvo CR. Estudo do papel da auditoria de enfermagem para a reduo dos desperdcios em materiais e medicamentos O MUNDO DA SADE, 2001;26(2). 7. Malik AM. Avaliao, qualidade e gesto, So Paulo, Editora Senac, 1996. 8. Donabedian A. PROAHSA Seminrio Internacional sobre Qualidade em Instituies de Sade. Volume 1. PROAHSA/FSP-USP. So Paulo, 1993. 9. Kluck M, Guimares JR, Ferreira J, Prompt CA. A gesto da qualidade assistencial no Hospital das Clnicas de Porto Alegre: implementao e validao de indicadores Rev Adm Saude. 2002; 4(16):27-32.

10. QIProject. Maryland Hospital Association EUA. Disponvel em: <http://www.qiproject.org> acesso maio, 02, 2003. 11. ASA. American Society of Anestesiologists Disponvel em <http://www.asahq.org/clinical/ physicalstatus.htm> Acesso, maio, 02, 2003. 12. Nogueira LC. Gerenciando pela qualidade total na sade Fundao Christiano Ottoni Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 1996. 13. Nicz LF. A gesto da informao e da qualidade in Castelar RM, Mordelet P, Grabois V. Gesto Hospitalar Um desafio para o hospital brasileiro Cooperao Brasil-Frana. Rio de Janeiro: Editora ENSP, 1995. 14. Bittar OJNV. Indicadores de qualidade e quantidade em sade. Rev Adm Sade 2001;3(12):218. 15. Programa CQH Manual de orientao aos hospitais participantes. So Paulo: Editora Atheneo, 3a edio, 2001.

Assinatura
Desejo fazer uma assinatura anual da RAS, a partir da edio ______________________.
(indicar o nmero)

Para tanto, anexo cheque no valor de R$ 48,00, nominal Redprint Editora Ltda.
Nome ___________________________________________________________________________________________________ Especialidade ____________________________________________________________________________________________ Endereo ________________________________________________________________________________________________ CEP _________________ Cidade __________________________ Estado__________ Data _________________
Enviar esta ficha preenchida, assim como o cheque respectivo, para Redprint Editora Ltda., Rua Domingos de Morais, 2.777 13 04035-001 So Paulo, SP.

______________________________________ Assinatura
RAS _ Vol. 8, No 31 Abr-Jun, 2006

70

Вам также может понравиться