Вы находитесь на странице: 1из 12

Universidade de So Paulo Faculdade de Medicina

ATENO PRIMRIA SADE I MSP 0640

Prof. Dr. Paulo Eduardo Elias 2011 Paulo Eduardo Elias Ana Luiza Viana

O QUE SO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SADE ?

SISTEMA DE SADE
Sistemas de sade so construes sociais cujo objetivo garantir meios adequados para que os indivduos faam f frente t a riscos i sociais i i , como o de d adoecer d e necessitar it de d assistncia, para os quais, por meios prprios, no teriam condies de prover. Desta forma, os sistemas de sade tm como compromisso primordial garantir o acesso aos bens e servios disponveis em cada sociedade para a manuteno e a recuperao da sade dos indivduos.

COMO SO FINANCIADOS OS SISTEMAS DE SADE ?

FINANCIAMENTO

Os sistemas de sade so financiados exclusivamente por recursos pblicos (impostos)ou fundos privados (desembolso direto, co-pagamento) e, alternativamente, por um mix destas fontes.

QUAIS OS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE SADE?

COMPONENTES
Os sistemas de sade so compostos de estruturas com atividades bastante distintas, porm conexas, que podem ser classificadas em Dois g grandes g grupos: p as estruturas assistenciais e as de funo do Sistema. ASSISTENCIAIS: rede de servios (hospitais, ambulatrios, consultrios, laboratrios clnicos e radiolgicos) e pessoal de sade (profissionais e tcnicos com formao especfica (p p em sade e Trabalhadores em sade) Funo de produzir servios de sade. FUNES: sistemas de planejamento, informao, controle e avaliao. Atividade de organizao e regulao do funcionamento do sistema.

COMO FUNCIONAM OS SISTEMAS DE SADE?

FUNCIONAMENTO
A noo de sistema de sade exige organizao dos componentes, tendo como elemento direcionador a integrao ou articulao das unidades. A organizao implica diminuio do grau de entropia intra e interunidades, acarretando diminuio no grau de liberdade de instituies, profissionais e usurios. Instituies: escolha do perfil de procedimentos a realizar; Profissionais: procedimentos e rotinas adotadas como por exemplo os protocolos clnicos; Usurios: regra para acessar os servios disponveis (portas de entradas e sadas para se locomover no sistema) racionalizar o acesso aos servios.

SISTEMA DE SADE
So vrias as maneiras adotadas pelos sistemas de sade para racionalizar o acesso aos servios de sade. Contudo, a forma adotada inicialmente pelo NHS ingls se consagrou e passou a ser referncia no debate sobre o tema. Ela adota trs nveis de ateno e distribui os servios entre eles. A lgica subjacente a esta racionalizao econmica, mas tambm bastante operacional ao permitir a hierarquizao da tecnologia material para as aes de sade em situaes bastante diversas de sua oferta, bem como a distribuio dos eventos a serem atendidos segundo sua freqncia na populao.

Pirmide do Sistema de Sade


Esferas de Atendimento Tercirio Locais de Atendimento
Hospitais Especializados

Secundrio

Hospitais Gerais e Ambulatrios Especializados

C t Centros d Sade, de S d UBS e Consultrios

Primrio Domicilio

COMO O SISTEMA DE SADE NO BRASIL?

SISTEMA DE SADE NO BRASIL

A Constituio Federal de 1988 consagra a sade como Direito de todos e dever do Estado e institui o Sistema nico de Sade mas, tambm legitima a atuao do setor privado de sade que se arregimenta no Sistema Supletivo de Assistncia Mdica. O Sistema de Sade Brasileiro constitudo por pelo menos dois subsistemas: um governamental (SUS) e outro privado (SSAM)

QUAIS OS PRINCPIOS DO SUS?

PRINCPIOS DO SUS

UNIVERSALIDADE NO ACESSO IGUALDADE NO TRATAMENTO EQUIDADE NA DISTRIBUIO DE RECURSOS

COMO O SUS FINANCIADO?

FINANCIAMENTO DO SUS
Conta com recursos das trs esferas de governo: Unio, Estados e Municpios (solidariedade dos entes federados); UNIO: recursos do tesouro (impostos e contribuies) ESTADOS: recursos prprios (impostos estaduais) e transferncias da Unio (Fundo de Participao dos Estados) MUNICPIOS: recursos prprios (impostos municipais), transferncias da Unio (Fundo de Participao dos Municpios).

QUAL A ESTRUTURA DO SUS?

ESTRUTURA DO SUS
ASSISTENCIAIS Hospitais: rede prpria (principalmente, estadual e municipal) e rede contratada (segmento lucrativo e no lucrativo); Ambulatrios Especializados; Unidade Bsica de Sade/Centros de Sade; Servios de Diagnose e Teraputica (radiologia e laboratrios clnicos) FUNES Ministrio da Sade e Secretarias Estaduais e Municipais de Sade (sistemas de planejamento, informao, controle e avaliao) Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) e Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS)

O QUE O SISTEMA SUPLETIVO DE ASSISTNCIA MDICA?

10

BREVE RESUMO SOBRE O SSAM


Sistema privado de sade que pela Constituio deveria ser complementar ao SUS; Financiado por meio do desembolso direto (pagamento com recursos prprios pelo adquirente do plano) ou por renncia fiscal: abatimento do imposto de renda devido para pessoa fsica (integral) ou jurdica (95%). Organiza-se em vrias modalidades sendo as principais: medicina de grupo, seguro sade, cooperativas mdicas e auto-gesto; Objetivam o lucro ou a prestao de servios de sade para comunidades fechadas.

ESTRUTURA DO SSAM
ASSISTENCIAIS Hospitais: rede prpria e rede contratada (segmento lucrativo e no lucrativo); Servios Clnicos Especializados e Ambulatrios Consultrios; Servios de Diagnose e Teraputica (radiologia e laboratrios clnicos) FUNES Operadoras de planos, unidades de auto-gesto e cooperativas *Seguro Sade no possu estrutura prpria e apenas disponibiliza toda a
rede privada de servios disponveis.

11

Quadro Resumo da Estrutura e dos Servios


SUS SSAM
Modalidades: planos de sade; seguro-sade; cooperativa mdica; auto-gesto Rede Prpria Federal Estadual Municipal Rede Prpria Plano de Sade Cooperativa p Mdica Auto-gesto

Rede Contratada

Hospitais Lucrativos Hospitais No Lucrativos (Santas Casas de Misericordia)

Rede Credenciada ou Contratada

Plano de Sade Cooperativa Mdica Auto-gesto

Intermediao Tipo de Equipamentos Unidades Bsicas de Sade/Centros de Sade Ambulatrios Hospitais Servios de Diagnsticos e Teraputica

Seguro-Sade

Consultrios Mdicos Ambulatrios e Servios Clnicos Hospitais Servios de Diagnsticos e Teraputica

12

Вам также может понравиться