Вы находитесь на странице: 1из 6

A arte de Bordar em Ponto Cruz.

O ponto cruz uma forma de bordar que consiste em duas laadas sobrepostas de forma obliqua formando uma cruz. um bordado fcil, mas para a sua execuo perfeita deve seguir algumas regras bsicas. Comeando pelo tecido, este deve ter espaamento suficiente para contarmos os fios sem dificuldade. O fio ou linha de bordar so escolhidos a seu gosto existem linhas especificas para este bordado, as chamadas meadas que desfiamos e normalmente usam-se 2 linhas muito fininhas para o processo. A agulha indicada deve ser curta e de cabea redonda, mais fcil bordar com agulhas assim. Este bordado regular, ou seja, todas as cruzes deste ponto devem conter o mesmo tamanho e seguir sempre na mesma direco. Portanto faz-se metade de cada cruz quatro vezes para a direita e depois completam-se as pequenas cruzes para traz, da direita para a esquerda. Como fazer: Escolha um ponto do tecido, enfie a agulha e conte dois fios mais a direita e mais acima. O numero de fios varia com o que desejar, mas deve sempre ser igual em altura e largura. Puxe dois fios por baixo do ponto em que a agulha entrou, desloque dois fios mais direita e mais acima e siga sempre assim. Para completar as cruzes saia com a agulha dois fios por baixo da ultima entrada e volte direita fazendo assim linhas obliquas, mas em sentido inverso entrando e saindo com a agulha nos mesmos furinhos que utilizou para fazer a ida. Outras formas de bordar ponto cruz: Pode-se bordar fazendo uma cruz de cada vez, mas considera-se esta forma de bordar mais dificil, mas mais vantajoso no caso de engano, pois assim ao desfazer o ponto para corrigi-lo s necessrio defazer uma cruz e no quatro. possvel bordar tambm para a esquerda, mas os pontos no fim ficam muito desordenados. Outra forma de bordar o ponto cruz na vertical, o processo o mesmo, faz-se metade de cada cruz quatro vezes, mas na vertical e depois desce para completar as quatro cruzes. O reverso deste bordado muito importante, pois deve apresentar somente filas de linhas rectas.

Conselhos: No deve utilizar fios para bordar com mais de 30 cm porque tem maior tendencia a enrrolar perdendo assim o brilho da linha e suja-se com maior facilidade. Uma vez por outra deve esticar o fio na agulha para que fique o bordado todo igual. No faa pontos com a linha esticada demais nem larga demais, quando aperta demais puxa o tecido, e se bordar com a linha larga d uma sensao de desordem no bordado. Se no fim o brodado este estiver sujo lave com sabo neutro, no esfregue o bordado e enxague com agua fria, absorva o excesso de gua com uma toalha. No aperte o bordado de forma alguma. Seque sombra e na horizontal. Ao engomar deve faz-lo do avesso da parte de traz do bordado.

BR A arte de Bordar em Ponto Cruz. O ponto cruz uma forma de bordar que consiste em duas laadas sobrepostas de forma obliqua formando uma cruz. um bordado fcil, mas para a sua execuo perfeita deve seguir algumas regras bsicas. Comeando pelo tecido, este deve ter espaamento suficiente para contarmos os fios sem dificuldade. usado o trama ou vulgarmente conhecido como quadril. O fio ou linha de bordar so escolhidos a seu gosto existem linhas especficas para este bordado, as chamadas meadas de algodo que desfiamos e normalmente usam-se 2 linhas muito fininhas para o processo. A agulha indicada deve ser curta e de cabea redonda, mais fcil bordar com agulhas assim. Este bordado regular, ou seja, todas as cruzes deste ponto devem conter o mesmo tamanho e seguir sempre na mesma direo. Portanto faz-se metade de cada cruz quatro vezes para a direita e depois completam-se as pequenas cruzes para traz, da direita para a esquerda. Como fazer: Escolha um ponto do tecido, enfie a agulha e conte dois fios mais a direita e mais acima. O nmero de fios varia com o que desejar, mas deve sempre ser igual em altura e largura. Puxe dois fios por baixo do ponto em que a agulha entrou, desloque dois fios mais direita e mais acima e siga sempre assim. Para completar as cruzes saia com a agulha dois fios por baixo da ultima entrada e volte direita fazendo assim linhas obliquas, mas em sentido inverso entrando e saindo com a agulha nos mesmos furinhos que utilizou para fazer a ida. Outras formas de bordar ponto cruz: Pode-se bordar fazendo uma cruz de cada vez, mas considera-se esta forma de bordar mais difcil, mas mais vantajoso no caso de engano, pois assim ao desfazer o ponto para corrigi-lo s necessrio desfazer uma cruz e no quatro. possvel bordar tambm para a esquerda, mas os pontos no fim ficam muito desordenados. Outra forma de bordar o ponto cruz na vertical, o processo o mesmo, faz-se metade de cada cruz quatro vezes, mas na vertical e depois desce para completar as quatro cruzes. O reverso deste bordado muito importante, pois deve apresentar somente filas de linhas rectas.

Conselhos: No deve utilizar fios para bordar com mais de 30 cm porque tem maior tendncia a enrolar perdendo assim o brilho da linha e suja-se com maior facilidade. Uma vez por outra deve esticar o fio na agulha para que fique o bordado todo igual. No faa pontos com a linha esticada demais nem larga demais, quando aperta demais puxa o tecido, e se bordar com a linha larga d uma sensao de desordem no bordado. Se no fim o bordado este estiver sujo lave com sabo neutro, no esfregue o bordado e enxugue com gua fria, absorva o excesso de gua com uma toalha. No aperte o bordado de forma alguma. Seque sombra e na horizontal. Ao engomar deve faz-lo do avesso da parte de traz do bordado.

http://www.ateliervera.com.br/pontosport/pontoscruz.php

http://pontocruzcomgraficos.blogspot.pt/2012/01/grafico-de-ponto-cruz-flor-delicada.html

http://bordadosfina.blogspot.pt/2011/04/montaje-de-bastidores-redondos-bordados.html

Nota: Pode usar este utensilio chamado bastidor para auxiliar o bordado. Ele estica o tecido e facilita a entrada e saida da agulha.

http://adelaidetrabalhosmanuais.blogs.sapo.pt/104915.html

Вам также может понравиться