Вы находитесь на странице: 1из 5

[Digitetexto]

Jornal

OitavaEdio

N 2 - 2013

EmFoco
Leia nesta edio
Primeiras Palavras O jornal do Cento Comunitrio Castelinho fica feliz em apresentar sua oitava edio. Nesta edio teremos fotos das atividades do CCA, CJ, MSE e NCI, data das inscries, convite para a Festa Julina e muito mais! Fique atento e no perca esta edio! Gostaramos de receber os seus comentrios. Escreva para: CCA - Castelinho Rua Jos Alves Fidalgo, 170, V. Missionria, So Paulo, SP, CEP 04428-020. Comentrio sobre a Comentrio sobre a presena nos encontros de presena famlia nos encontros de famlia Ns do Castelinho temos nos Ns do Castelinho temos noso preocupado muito com preocupado muito com o nmero de famlias que tm nmero de famlias que tm participado dos encontros participado encontros familiares, dos principalmente familiares, principalmente dos pais de adolescentes de dos de adolescentes de 11 pais a 15 anos, os pais 11 a 15 anos, os pais agem agemcomo se os filhos j como se caminhar os filhos pudessem semja pudessem caminhar sem a ajuda deles no entanto, ajuda no entanto, neste deles momento que eles neste momentodeque elese mais precisam dilogo mais de dilogo e de precisam suas presenas. O de suas presenas. O adolescente preciso da adolescente preciso da presena da famlia. presena da famlia. Inscries As inscries para o CCA e CJ acontecem todas as quartas-feiras no Centro Comunitrio Castelinho. Para o CCA as inscries so realizadas a partir das 8 horas para crianas de 6 a 14 anos, e para o CJ para Cursos Profissionalizantes acontecem a partir das 13 horas para adolescentes e adultos de 15 a 23 anos Encontro de Famlias CCA Maio No dia 22 de Maio tivemos o quarto Encontro de Famlia. Nesse encontro foram abordadas com os pais questes como: os passeios, horrios, participao dos pais no Projeto Afeto e Proteo do Instituto Criana Vida, etc. A participao dos pais e responsveis foi fundamental para o andamento das reunies assim como a participao de algumas crianas do Grupo 3 do Educador Clayton que apresentaram para os pais a msica tema da Marcha do Dia 18 de Maio

Encontros mensais de famlia - Voc participa da vida de seus filhos?


Parceiras com outras ONGs tm favorecido passeios e projetos interessantesno Castelinho Ganhamos mais uma camisa assinada pelo jogador de futebol - CAF Marcha contra a explorao sexual, terceiro ano de participao neste projeto nacional Dia do Desafio Ajudamos So Paulo a melhorar sua participao no Ranking Mundial

Aqurio de So Paulo As crianas do CCA no ms de Maio foram visitar o Aqurio de So Paulo. O Centro Comunitrio Castelinho atravs de um projeto chamado Animais do Gelo em parceria com a Fundao Abrinq tornou est visita possvel. As crianas ficaram encantadas por terem a oportunidade de ter visto tantos animais diferentes.

Destaques individuais:
Dia do Desafio Pg. - 2 Fundao Abrinq Pg. 03 Copa Danone Pg. 04 Frum de Enfrentamento Violncia Pg. 05

Tivemos tambm durante o ms de Maio no dia 29 o Afeto e Proteo no CCA. Encontro de Famlias CCA - Junho Em junho tambm aconteceram os encontros do ICV no dia 20 junho

Pinteo 7

Festa Julina Dia: 06 de julho Horrio: das 11h00 s 16h00 Venha Participar!

E o encontro geral no dia 26 de junho

Jornal Centro Comunitrio Castelinho

Pgina 2 de 5

Dia do Desafio
Aconteceu no Centro Comunitrio Castelinho mais uma edio do Dia do Desafio, no dia 29 de Maio em parceria com o SESC Santo Amaro. Criado no Canad o Dia do Desafio uma campanha de incentivo prtica regular de atividades fsicas em benefcio da sade que aconteceu anualmente na ultima quarta-feira do ms de Maio por meio de aes comunitrias. Integrados por um s Atividades desenvolvidas no Dia do Desafio com a integrao dos Servios CCA e CJ. objetivo os servios do CCA, CJ e NCI realizaram vrias atividades, como por exemplo: Afromix, Vlei adaptado, Batata Quente, Dana das Cadeiras, Carimbo, Pula Corda, Amarelinha, Xadrez e Dama e entre outras atividades. Foi um dia que mudou a rotina de todos no Castelinho e as crianas adoraram este dia. Confira algumas fotos desta atividade:

Dias Temticos Centro da Juventude


No decorrer dos meses o servio do CJ elabora dias temticos para cada ms. No ms de Maio o tema da semana temtica foi a Sexualidade. Reunidos em grupos os jovens recebiam orientaes, participavam de discusses e atividades dinmicas, utilizando as tcnicas apropriadas atravs da parceria com o projeto do Instituto Kaplan.

As Borboletas
As borboletas so to lindas, batem as asas sem parar. So to belas e coloridas Que me olhos chegam a encantar. As borboletas batem as asas, Para l e para c, E no param de voar, Continuam sem parar.

Projeto: Leitura e Poesias


Na edio passada do jornal do Centro Comunitrio Castelinho escrevemos uma matria sobre os projetos dos trs educadores do CCA. Um desses projetos se chama Leitura e Poesias, coordenado pela Educadora Maria Anglica. O projeto tem por objetivo estimular a escrita, leitura, criatividade das crianas que muitas das vezes no tem o hbito de escrever, conhecer as estruturas de uma poesia. Nesta e nas prximas edies voc poder ler algumas poesias escritas pelas prprias crianas. Confira dois dos poemas escolhidos: A nossa AMIZADE Autor: Lucas Henrique CCA Meu amigo do peito Voc sempre comigo est Com a nossa amizade, O infinito vamos conquistar. Como o Planeta precisa do Sol, Eu preciso de voc. Como um vazio no meu peito, Voc alegra meu corao. Voc me faz rir e tambm chorar, Mas em uma coisa eu posso confiar... De voc eu nunca vou me separar.

Autor: Mikaela CCA

Pgina 3 de 5
No decorrer do ano de 2012 os Educadores do CCA trabalharam com as crianas dois projetos chamados: Design For Change e Desenhando Mudanas. Esses projetos inicialmente visavam a identificao de problemas que estavam acontecendo na comunidade, desde uma luz queimada at a um terreno abandonado. Foi realizado um estudo de cada problema que as crianas apontavam. Um desses problemas foi a reinvidicao de pintura da faixa de pedestre na Avenida Yervant Kissajikian em frente Padaria Constncia. A Avenida Yervant considerada uma das principais avenidas localizadas no Bairro de Cidade Ademar. Para dar incio a essa reivindicao foi reunido fotografias, abaixo assinados, desenhos e fotos das maquetes, todo o material obtido desde o incio do projeto e feito um portflio que mostrava, contava e apresentava etapa por etapa. Aps juntar todo esse material, foi escrita uma carta e encaminhado

Jornal Centro Comunitrio Castelinho


junho com todo o material pesquisado para a CET. Em cerca de um ms e meio a CET analisou o projeto e nos enviou outra carta como resposta, dizendo que iriam averiguar essa falha que estava ocorrendo na faixa de pedestres e aps a constatao ser feito o devido reparo. Esperamos que nosso trabalho tenha chamado a ateno e que o reparo seja feito o mais rpido possvel.

Companhia de Engenharia de Trfego e Subprefeitura da Cidade Ademar

Fundao Abrinq: Animais do Gelo e Palestra das Irms Klink


No ano de 2013 o CCA Castelinho est participando do Projeto: Animais do Gelo da Fundao Abrinq. Este projeto est sendo desenvolvida com crianas de 06 a 08 anos com a Educadora Alessandra que est tendo formao para este projeto. O projeto tem como objetivo conscientizar as crianas sobre a preservao do ambiente, conhecer os animais que vivem na Antrtica e a importncia do Brasil na preservao deste ambiente. No decorrer dos meses, foram feitas vrias atividades em sala como por exempo: a criao de peixes e baleias em EVA e papel, leitura do livro Frias na Antrtica, confeco de animais que vivem no gelo em massinhas de modelar, levaram alguns bichinhos de pelcia para a casa e fizeram um relato junto com a famlia como partes da experincia do projeto assistiram alguns filmes relacionados com a Antrtica, pintaram a parede do Parquinho no Castelinho com o tema do projeto e entre outras coisas. Este projeto da Fundao Abrinq e da parceria com a Danoninho Ice tem sido maravilhoso para o Castelinho. Como parte deste projeto houve uma Palestra das Irms Klink que so as personagens reais e principais deste projeto, pois atravs de viagens e experincias na Antrtica este projeto foi criado junto com o livro Frias na Antrtica. A Palestra foi realizada no dia 21 de Junho no Centro Comunitrio Castelinho e teve a participao de outros trs CCAs: Cruz de Malta, ACM Jabaquara e Vivenda da Criana; As crianas ficaram surpresas com a presena das irms Klink, adoraram as fotos e histrias contadas por elas, fizeram inmeras perguntas tornando a palestra um sucesso tanto para as crianas, quanto para os adultos que tambm gostaram. Ns do CCA Castelinho gostaramos de agradecer a Fundao Abrinq, Danoninho Ice e as Irms Klink pela iniciativa do projeto que tem estrema importncia para as crianas e para os Educadores. Veja a seguir algumas fotos da palestra a das atividades:

Jornal Centro Comunitrio Castelinho

Pgina 4 de 5
farinha de trigo. Aps bater acrescente a farinha at deixar no ponto e coloque para descansar por 1 hora. Divida a massa do tamanho que preferir e enrole. Deixa descansar por mais 20 minutos na forma untada e enfarinhada e leve ao forno por 45 minutos.

Receita Po de Cenoura
Aprenda a fazer um delicioso Po de Cenoura que foi feito aqui no Castelinho pela Chefe de Cozinha Rosilda. Veja a seguir os ingredientes necessrios: 1 xcara (ch) de leo 2 colheres (sopa) de acar 3 ovos 1 colher (sopa) de sal

1 quilo de cenoura cozida 3 tabletes de fermento (45 gramas) Farinha at dar o ponto

Po de Cenoura

Modo de Preparo Bata todos os ingredientes, menos a

Marcha do Dia 18 de Maio


No dia 17 de Maio os servios do Centro Comunitrio Castelinho participaram da Marcha Contra o Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. As crianas do CCA saram para as ruas com os Educadores entregando flores (smbolo do Dia 18 de Maio) para a populao, tornando possvel a conscientizao. Antes a marcha as crianas voltaram para o Castelinhoapresentaram a msica criada para homenagear a menina Araceli Crespo, para o grupo da Terceira Idade.

Copa Danone
Mais uma vez o Castelinho foi campeo da torcida de Copa Danone! No dia 9 de Maio na USP foi realizado o campeonato da Copa Danone em parceria com a Fundao Abrinq, que acontece anualmente entre times de vrios Estados. Este ano o campeo foi o time de Minas Gerais que ir representar o Brasil no Mundial em Londres. As crianas do CCA se divertiram muito neste dia e gritaram muito tambm, no a toa que ganhamos a camisa assinada pelo jogador Cafu.

Pgina 5 de 5
Passeio para o Circo Spacial
No ms de Junho, as crianas do CCA Castelinho foram para um passeio incrvel! As crianas adoraram o espetculo, dentre muitas atraes elas puderam ver: o show de mgica, acrobatas, malabares, contorcionismo e muitas outras coisas! Veja algumas fotos deste passeio.

Jornal Centro Comunitrio Castelinho

Frum de Enfrentamento Violncia contra Crianas e Adolescentes


No dia 27 de Maio, funcionrios de Centro Comunitrio Castelinho participaram do Frum de Enfrentamento Violncia contra Crianas e Adolescentes. O Castelinho um dos organizadores deste frum que contou com a presena de outros CCAs de Cidade Ademar e Pedreira. Neste dia as crianas do Educador Clayton fizeram uma apresentao musical com a msica tema do Dia 18 de Maio. Apesar do nervosismo, as crianas adoraram ter a oportunidade de se apresentarem e de serem aplaudidos e foi muito bonito.

SMSE Grupo de Famlias


O Servio de Medidas Socioeducativas reuniu-se com os pais de alguns adolescentes no ms de Maio.

NCI Aula de Dana


Nesse ms de Maio tivemos no Castelinho aula de dana para o Ncleo de Convivncia do Idoso. Foi uma tarde muito agradvel na qual os idosos aprenderem alguns ritmos de dana. Veja as fotos desta atividade a seguir:

Na Festa Julina teremos o sorteio de uma BICICLETA e muitos outros prmios, NO PERCA!

Вам также может понравиться