Вы находитесь на странице: 1из 25

C o n s u lto r ia e S e r v i o s d e E n g e n h a r ia .

c s e @ b e ls o l.c o m .b r - fo n e : ( 3 5 ) 3 7 1 2 - 4 1 7 5 - fa x : ( 3 5 ) 3 7 1 4 - 2 3 4 9
R u a G u a ic u r u s , 4 6 0 - V ila T o g n i - P o o s d e C a ld a s - M .G . c e p :3 7 7 0 4 3 4 7

_____________________________________________________________________________ 1 CHOQUE ELTRICO Em termos de riscos fatais, o choque eltrico, de um modo geral, pode ser analisado sob dois aspectos:

Correntes de choques de baixa intensidade, sendo o efeito mais grave a considerar o da fibrilao ventricular; Correntes de choques de alta intensidade, proveniente de acidentes de alta tenso, sendo o efeito trmico o mais grave.

Numa cidade, a populao vive dentro de um circuito eltrico. H redes eltricas energizadas por todos os lados. (paredes, tetos, piso, equipamentos, etc.) Devido ao gigantismo da rede eltrica, o choque um evento corriqueiro e cada pessoa j recebeu, pelo menos um choque, muitos destes com sequlas. Ao circular pelo corpo humano, a corrente eltrica produz uma sensao desconfortvel sentida pelo organismo, o que torna o choque eltrico mais perigoso que outros riscos fsicos, como o fio, calor ou rudo. Para qualificar melhor os riscos e a gravidade do problema, so apresentados alguns dados estatsticos:
43% dos acidentes ocorrem na residncia; 30% nas empresas; 27% no foram especificadas.

Os efeitos das perturbaes do choque eltrico dependem:


Percurso da corrente eltrica pelo corpo humano; Intensidade da corrente eltrica; Tempo de durao do choque eltrico; rea de contato do choque eltrico; Presso do contato; Espcie da corrente; Freqncia;

Tenso; Espraiamento da corrente de choque pelo corpo humano; Condies da pele do indivduo; Regio do choque no corpo humano; Constituio fsica do indivduo; Estado de sade do indivduo; Outras condies, ex: quanto a prteses metlicas marcapasso, transplante, etc.

internas,

As perturbaes e sintomas no indivduo: Ao passar pelo corpo humano, a corrente eltrica causa um conjunto de perturbaes de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo animal e humano desde uma ligeira contrao superficial at uma violenta contrao muscular, ocasionando morte instantnea. Tais distrbios esto detalhados a seguir:

Inibio dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respirao produzindo parada respiratria; Alterao no ritmo cardaco podendo produzir fibrilao ventricular e uma conseqente parada cardaca; Queimaduras profundas, produzindo necrose do tecido, ossos, msculo, rgos, etc; Alteraes do sangue provocadas por efeitos trmicos eletrolticos da corrente eltrica; Perturbao no sistema nervoso; Seqelas em vrios rgos do corpo humano: renais mentais; Contraes musculares; Eletrlise no sangue; Reteno sangnea.

Estatisticamente, as incidncias em ordem decrescentes dos choques eltricos no corpo humano, esto assim relacionadas: mos, braos, costas, cabeas, pernas, troncos, etc. Espraiamento da corrente do choque eltrico Em conseqncia da diferena de resistncia eltrica e de sees transversais das vrias regies do corpo humano, a corrente que provoca o

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


2

choque eltrico sofre, dentro de diferenciada, isto , um espraiamento.

um

indivduo,

uma

distribuio

Evidentemente, em decorrncia disto, as vrias regies do corpo humano, para uma corrente de choque, ficam sujeitas a diferentes densidades de correntes. Deste modo os efeitos trmicos so mais intensos nas regies de alta densidade de corrente. Macro choque: definido quando a corrente entra, pela pele, invade o corpo e sai novamente pela pele (choque comum). Micro choque: o que ocorre no interior do corpo humano, provocado por defeito em equipamento mdico-hospitalar. (equipamento invasivo). Tipos de choque: Choque Esttico: devido ao efeito capacitivo (atrito com o ar gera cargas eltricas), ou seja, o choque produzido por eletricidade esttica, cuja durao pequena, o suficiente para descarregar a carga da eletricidade contida no elemento energizado, podendo no provoca efeitos danosos ao corpo, devido a curtssima durao. ex: linhas de distribuio e transmisso desligada, veculos que se movem em climas secos. Soluo: colocar no veculo uma corrente ou fita metlica que fica arrastando no solo, aterrar em construo. Choque dinmico: o choque tradicional, ou seja, surge pelo contato direto da pessoa com a parte energizado da instalao, durando enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


3

As conseqncias irreparveis.

podem

ser

pequenas

contraes

ou

at

leses

Descargas atmosfricas (raios) Raios podem incidir diretamente ou indiretamente com uma pessoa, gerando tenso de passo e toque, causando queimaduras graves e at morte imediata. No gado a tenso de passo se transforma em tenso de pata. A tenso de pata maior que a tenso de passo no homem, pois no gado a corrente de choque passa pelo corao e por isso o gado esta mais sujeito a fibrilao ventricular. rea de Contato Quanto maior a rea de contato com circuito energizado, maior ser a corrente de choque e, em conseqncia, maiores danos. Quando a rea de contato muito pequena, nesta regio a densidade de corrente grande, produzindo queimaduras na pele. Quanto maior a presso (fora) do contato na rea do corpo humano com o eletrodo energizado, maior ser a corrente de choque eltrico. Durao do choque eltrico: Para uma mesma corrente eltrica passando pelo corpo de uma maneira geral, quanto mais tempo persistir o choque eltrico, maiores so os danos e as suas conseqncias. Na maioria das vezes, a prpria contrao muscular, devido ao choque eltrico, produz movimentos bruscos, livrando a pessoa do choque eltrico. Este caso ocorre em todas os nveis, porm mais marcante no choque eltrico de alta tenso. Outras vezes, o prprio desmaio, por ao da queda do corpo, livra a pessoa do choque eltrico. O acidente com maior perigo e conseqncias graves quando a pessoa fica inevitavelmente presa ao circuito eltrico.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


4

Intensidade de corrente do choque eltrico: A intensidade da corrente depende da tenso, das condies da resistncia eltrica (pele da pessoa, rea de contato, percurso da corrente eltrica), e o tempo de atuao. Porm as perturbaes produzidas pelo choque eltrico dependem somente dessa intensidade que atravessa o corpo, e no da tenso do circuito responsvel por essa corrente. Tipo de corrente do choque eltrico: - Corrente alternada senoidal = mais comum - Corrente contnua (12V - brinquedos), (48V - telefone) (transmisso Itaipu 600Kv) - Corrente exponencial - Corrente forma retangular - Corrente forma dente de serra. Tenso do choque eltrico: A forma de onda da corrente de choque a mesma da tenso de trabalho do circuito energizado. A tenso eltrica que mais causa morte a baixa tenso (127/220), sendo a grande vil de causar morte neste nvel de tenso a fibrilao ventricular do corao. Efeito Skim Com o aumento da freqncia eltrica, as cargas eltricas tendem a percorrer caminhos mais perifricos da seo transversal do condutor. Este fenmeno o efeito SKIN, ou pelicular. Portanto o choque em alta freqncia faz com que a corrente eltrica percorra a regio superficial do corpo. (derme da pele). Neste caso, como a corrente no passa no interior do corpo, os msculos internos e o corao esto livres dos efeitos e sintomas do choque eltrico.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


5

Pessoas que trabalham com equipamento que operam com altas freqncias no devem usar objetos metlicos, isto porque o choque eltrico produz campos magnticos em alta freqncia com um poder extremamente elevado de gerar tenses induzidas em materiais metlicos. Estas tenses induzidas geram correntes que elevam a altssimas temperaturas os metais no corpo, com as conseqentes queimaduras. (estas pessoas devero usar objetos plsticos). Choque eltrico em alta tenso O choque neste nvel de tenso fulminante, causando quase sempre a morte, o efeito mais drstico a morte pr queimaduras. Muitas pessoas sobrevivem ao choque de alta tenso, isto se deve contrao muscular, tirando e jogando a vtima longe. A queimadura produz danos e seqelas, tais como: Perda da massa muscular Perda da massa ssea Perda da coordenao motora Perda da sensibilidade Perda da memria Atrofia Problemas mentais

Pele humana A pele humana equivale a 14% do peso do corpo humano e, composta de duas partes: epiderme e derme. A epiderme a parte externa da pele composta por glndulas e pelos, com constituio seca e escamosa. Deste modo, mal condutora, sendo sua resistncia eltrica variando como o estado da umidade no local do contato como o circuito energizado. A derme constituda de vasos e nervos, com isto boa condutora. pela derme que o choque de alta freqncia percorre, se esse for elevado, toda a derme a queimadura dissolvida, tornando-se uma pasta gelatinosa.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


6

A epiderme perde a aderncia com o corpo, ficando flcida e cada. A impedncia da pele depende de: Tenso de contato Freqncia eltrica Tempo de choque Umidade da pele rea de contato Temperatura da pele Tipo de pele.

As caractersticas de pele diferenciam de indivduo para indivduo, influenciando a circulao de corrente sob o corpo de cada pessoa. Diversos so os fatores que iro influenciar nesta capacidade de conduo como: A Espessura da pele, onde a pele grossa mais isolante que uma pela fina. Por este motivo que os eletricistas calejados quase no sentem o choque. A umidade, onde uma pele mida se torna excelente condutora de eletricidade, principalmente se estiver molhada de suor que, pela presena de sal, mais condutora ainda. Isso torna o choque nas condies de um banho, extremamente perigoso, pois as correntes podem ser dezenas de vezes maiores do que em condies normais. Presena de Cortes, onde coloca a pela molhada do nosso corpo, formado por fluidos sanguneos ou outros interiores, em contato direto com a eletricidade, aumentando em muito a intensidade do choque eltrico. Exposio a partes mais Sensveis, onde um choque nos dedos (pele mais grossa) apresentar uma intensidade menor do que em partes onde a pele mais fina, sensvel e mida. Geralmente a exposio ocorre quando o tcnico utiliza o auxlio da boca para segurar um fio.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


7

Classificao da pele humana A pele humana praticamente limita a corrente e o choque, a pele classificada em funo do seu grau de umidade, isto : condio

BB1 BB2 BB3 BB4

- pele seca, pela mida, pele molhada e pelo imersa na gua.

Para as mesmas condies da pele humana, o aumento da tenso eltrica diminui a resistncia do corpo humano, aumentando, tambm o choque eltrico. A curva de segurana da tenso do choque de acordo com a classificao da pele pode ser vista na Figura 1.

Figura 1 Curvas de segurana S de tenso para cada condio da pele humana. Para a situao do tipo de atividade que deixa a pele na condio BB4, a tenso de alimentao das instalaes ou equipamentos eltricos de 12V. As luminrias imersas na gua da piscina devem ter as lmpadas alimentadas por um circuito de 12V. Nesta condio, em caso de um choque acidental, no haver risco de fibrilao ventricular. Com a pele na condio BB3, os equipamentos ao seu alcance devem ter tenso no mximo 25V.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


8

Condio BB2 tenso mxima 50V. Os choques analisados neste item so para toques acidentais diretos na parte energizado da rede, equipamentos ou circuitos da instalao eltrica. Freqncia da corrente de choque eltrico O Limiar de Sensao da corrente cresce com um aumento da freqncia, ou seja, correntes com freqncias maiores so menos sentidas pelo organismo, estas correntes de altas freqncias acima 100000 Hz, cujos efeitos se limitam ao aquecimento so amplamente utilizadas na medicina como fonte de febre artificial. Nessas condies pode-se fazer circular at 1A sobre o corpo humano sem causar perigo. Na Figura 2 temos o comportamento da contrao muscular para uma corrente eltrica senoidal de mesma amplitude, mas com freqncia variada.

Figura 2 Contraes musculares x freqncia para corrente eltrica Observa-se a resposta distinta do msculo frente variao da freqncia para a mesma condio do choque eltrico Na Figura 3 temos os valores da corrente de choque eltrico senoidal versus freqncia, para as mesmas condies de contrao muscular. Figura 3 - Corrente eltrica x freqncia para a mesma

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


9

Contrao muscular Curva 1 mostra o limite convencional das intensidades de corrente eltrica do choque que no resulta nenhuma percepo. Curva 2 incio da percepo para 50% das pessoas. Curva 3 incio da percepo para 99,5% das pessoas. Curva 4 corrente de largar para 99,5% das pessoas. Curva 5 corrente de largar para 50% das pessoas. Curva 6 corrente de no largar para 99,5% das pessoas. As correntes de choque menores que as demarcadas na curva um no provocam percepo na pessoa. Nota-se que as freqncias de 50 ou 60Hz, no so favorveis ao ser humano, com respeito a contrao muscular devido a corrente de choque eltrico. As condies de corrente de no largar em DC e na freqncia de 10Khz, so as mesmas. 1.1 Efeitos do Choque Eltrico Contrao muscular pelo choque eltrico Todo msculo percorrido por uma corrente eltrica sofre um estmulo que provoca a sua contrao. A fora da contrao muscular depende da intensidade e do tipo da corrente de choque eltrico. Tetanizao do msculo pelo choque eltrico A tetanizao a paralisao (crispao) do msculo causado pela intensa contrao muscular devido ao choque eltrico, mesmo cessado o choque

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


10

eltrico o msculo persiste paralisado por um certo tempo. A tetanizao uma cimbra no msculo causada pelo choque eltrico. Queimaduras devido ao choque eltrico. Quando uma corrente eltrica passa atravs de uma resistncia eltrica liberada energia calorfica, denominado efeito Joule, Conforme indica a Equao 01. calorfica = R. Ichoque. tchoque (Equao 01) R = Resistncia eltrica () do corpo humano. calorfica = energia calorfica liberada no corpo humano (J) Ichoque = corrente eltrica de choque (A) tchoque = tempo de choque (S). O calor liberado aumenta a temperatura da parte atingida do corpo humano, podendo produzir vrios efeitos e sintomas, tais como:
Queimaduras de 1, 2 ou 3 graus nos msculos do corpo. Aquecimento do sangue, com sua conseqente dilatao, Aquecimento podendo provocar o derretimento dos

ossos

cartilagens. Queima das terminaes nervosas e sensoriais da regio atingida. Queima das camadas adiposas ao longo da derme, tornando-as gelatinosas. As condies acima no acontecem individualmente, mas sim associadas. Como o efeito trmico depende da corrente ao quadrado, e a corrente para o choque de alta tenso grande, seu poder de queima bastante grande. O choque em alta tenso queima, danifica, fazendo buracos na pele, nos pontos de entrada e sada de tenso da corrente pelo corpo humano. As vtimas de choque de alta tenso morrem devido, principalmente, s queimaduras, e as que sobrevivem ficam com seqelas, tais como:
perda da massa muscular, perda parcial dos ossos, diminuio, atrofia muscular,

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


11

perda da coordenao motora, cicatrizes, etc.

Os efeitos trmicos produzem queimaduras internas, no corpo humano de difcil diagnstico, produzindo necrose, com conseqente gangrena, devendo ser extirpado. Toda queimadura facilita a infeco, pois abaixa a imunidade da pele. Choques eltricos em baixa tenso tem pouco poder trmico. Parada respiratria O choque eltrico com corrente menor do que a do limite de fibrilao ventricular do corao, com o passar do tempo, produz comprometimento na capacidade respiratria, devida fadiga e tensionamento do msculo diafragma. O diafragma um msculo transverso, que divide a regio torcica e abdominal, e responsvel pelos movimentos que promovem o enchimento de ar nos pulmes. Se o choque for maior, o tensionamento exagerado produz a tetanizao do diafragma, e em conseqncia a parada respiratria. Se o corao continuar funcionando, a circulao ser s de sangue venoso, o que deixa a vtima em estado de morte aparente. Neste caso, deve-se recorrer respirao artificial. Parada cardaca devido ao choque eltrico. O choque eltrico com correntes elevadas produz a tetanizao das fibras musculares do tecido do corao, deixando o corao preso: a parada cardaca. Eletrlise no sangue O corpo humano constitudo de 70% de matria lquida, que tem dissolvido, ou em suspenso, vrios tipos de sais minerais. O choque em corrente contnua provoca o efeito da aglutinao dos sais, fenmeno este conhecido por eletrlise.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


12

A eletrlise ocorre no sangue e no plasma lquido de todo o corpo no sangue este efeito pode ocasionar:
Mudana da concentrao de sais minerais, produzindo desequilbrio no corpo humano (mudana no equilbrio de K+ no

sangue). Glutinao de sais, produzindo bolinhas que provocam cogulos no sangue, provocando trombose. Em AC, o efeito de eletrlise muito pequeno podendo ser desconsiderado. Danos no crebro Muitos acidentes ocorrem com choque eltrico na parte superior da cabea. A corrente eltrica, passando atravs do crebro, pode produzir efeitos diversos tais como: Inibio do crebro Dessincronizao nos seus comandos Edema Isquemia Aquecimento Dilatao

Dependendo do choque podem danificar regies produzindo seqelas tais como: Perda da memria Perda do raciocnio Perda da fala Comprometimento nos movimentos Perda da viso, etc. Danos renais A corrente eltrica ao passar pelos rins pode comprometer o funcionamento deste rgo, com os seguintes efeitos:
Insuficincia renal Eneuresia (incontinncia urinria).

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


13

Os choques eltricos que produzem queimaduras em tecidos internos liberam grande quantidade de meoglobina, que uma substncia txica para os rins, acarretando a insuficincia renal. Os problemas renais geralmente aparecem depois de certo tempo, ficando difcil fazer a correlao do efeito com o choque eltrico. 1.2 Estado de sade do indivduo O estado fsico psicolgico de uma pessoa influi na reao ao choque: ansiedade, angstia, calafrios, febres influenciam na qualidade da pele. O perfil da pessoa: idade, tamanho, peso, sexo, etc. ex: uma pessoa gorda, baixinha e com trax largo suporta bem o choque eltrico. Arco Eltrico ou Arco Voltaico: Acidente na rede eltrica provoca arcos voltaicos, que pode queimar a pele ou cegar a vtima, queimadura de fora para dentro, ao contrrio da corrente eltrica. 1.3 Choques eltricos especiais: So causados acidentalmente nas pessoas sob certas circunstncias tais como:

Choque no local do corte da pele; Pessoas com prteses internas metlicas; Gravidez; Marca-passo; Durante cirurgias; Durante exames invasivos, etc.

A grande barreira da corrente eltrica de choque a pele humana, portanto se o choque ocorrer no local do corte no corpo a corrente ser muito maior. Prtese causa queimaduras. Gravidez pode ocorrer fibrilao ventricular no feto. Muitos efeitos e danos do choque eltrico ainda so desconhecidos, principalmente aqueles com reflexos posteriores.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


14

Riscos do choque eltrico: Os riscos so grandes devido a corrente eltrica do choque ser: - Invisvel; - Inodora - Incolor Os efeitos podem ser imediatos ou a posteriori. 1.4 Aterramento Eltrico Deve cumprir a finalidade principal de:
Sensibilizar a proteo para que sua atuao seja eficiente e segura. Os potenciais de toque e passo sejam menores que os limites da

fibrilao ventricular. Escoar as cargas estticas, equalizando os potenciais. Choque eltrico direto: Seu efeito depende:

Resistncia Resistncia Resistncia Resistncia

eltrica do corpo humano do calado da terra do contato

Choque eltrico indireto: o que ocorre em regies que no esto energizadas diretamente, ocorrem devido a curto-circuito. ex: tenso de toque e passo. 1.5 Corao Humano Clula a menor estrutura viva, nasce, cresce e morre para se manter viva recebe nutrientes e oxignio 0. Exemplo Figura 4.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


15

Figura 4 - Clula O sangue o agente que possibilita o transporte dos nutrientes e oxignio s clulas e o recolhimento dos resduos e gs carbnicos (CO). Por ser um lquido com grande concentrao de sais minerais, o sangue um condutor de eletricidade. Por este motivo, a corrente eltrica do choque invade todos os rgos. H duas categorias de sangue:
Sangue arterial: rico em 02 e pobre em C02, tem colorao vermelho

intenso. Sangue venoso: rico em C02 e pobre em 02, tem colorao vermelho escuro. Os Pulmes tem a finalidade de efetuar a hematose, isto , a troca de C02, pelo 02 no sangue, ou seja, o pulmo o rgo que transforma o sangue venoso em sangue arterial. Corao humano uma bomba hemo-hidrulica que bombeia o sangue para todo o corpo, promovendo uma perfeita irrigao das clulas. Portanto o funcionamento adequado de qualquer clula depende da bomba cardaca. O corao humano formado por trio (direito e esquerdo).e Ventrculo (direito e esquerdo), podendo ser observado nas Figuras 5 e 6.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


16

Figura 5 Corao humano com o pulmo.

Figura 6 Corao humano completo. No h comunicao entre as cavidades do lado direito e esquerdo do corao. A passagem do trio direito ao ventricular direito pela vlvula unidirecional tricspide. A passagem do trio esquerdo ao ventricular esquerdo pela vlvula unidirecional mitral. A contrao do trio direito e esquerdo ocorrem simultaneamente (distole). A contrao do ventrculo direito e esquerdo ocorrem simultaneamente (sstole). Ventricular: Maior problema de enfarte. Msculos mais solicitados.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


17

As fibras musculares que revestem as paredes dos ventrculos do corao so muito mais fortes, trabalham o tempo todo, tendo, consequentemente, um alto consumo energtico. Pulsaes mdias 70 a 80 por minuto. O funcionamento mecnico do corao controlado e comandado eletricamente por dois geradores eletroqumicos:
NDULO SINO ATRIAL (NSA): cavidade trio direito (superior) NDULO TRIO VENTRICULAR (NAV): cavidade trio direito (inferior)

O NAV gerador de reserva que acompanha os sinais do NSA. Prximo a (NAV) esta o feixe de His de onde parte uma rede de terminaes que se ligam a cada fibra muscular da parede do ventrculo (Rede de Purkinje). O NSA um gerador eltrico que, quimicamente, processa os ions Na+ e K+, alternando-os e emitindo o pulso eltrico, que ao passar pelas paredes dos trios produzem, por efeito de um choque eltrico, contraes simultneas, impulsionando o sangue aos ventrculos. Em seguida o sinal eltrico captado pelo feixe de His e distribudo pela rede de Purkinje a todo o ventrculo. Estes se contraem ao receberem de maneira sincronizada o sinal eltrico, promovendo a contrao, conforme demonstrado nas Figuras 7, 8 e 9.

Figura 7 Gerador eltrico NSA.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


18

Figura 8 Transmisso do sinal eltrico pelas parcelas do corao .

Figura 9 Esquema eltrico do corao Em anlise s do ventrculo, este se comporta como um circuito eltrico, conforme Figura 10.

Figura 10 Anlogo Eltrico O NSA e o NAV esto em paralelo, o NSA opera impondo o sinal. O NAV se mantm em sincronismo, porm a vazio. As linhas de transmisso representam a rede de Pukinje e as barras de cargas so o consumo de cada fibra muscular dos ventrculos. Os sinais eltricos percorrem o corao com velocidades diferentes, pois as paredes do corao so formadas por tecidos que contm substncias e plasmas com concentraes de sais diversos.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


19

Em funo da variao de velocidade, tambm muda de forma. Exemplo Figuras 11,12 e 13.

Figura 11 Pontos enumerados no corao. .

Figura 12 Velocidade de propagao do sinal eltrico emitido pelo NSA(30).

Figura 13 Formas do sinal eltrico no corao

Eletrocardiograma (ECG)

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


20

O pulso eltrico proveniente do NSA e que percorre o corao, ultrapassa os limites deste, chegando flor da pele. Se este micro sinal for amplificado e registrado, teremos o seguinte sinal, dado pela Figura 14.

.Figura 14 Eletrocardiograma do ciclo cardaco Como o sinal de tenso eltrica captada na pele muito pequeno, qualquer problema de contato no eletrodo distorce o sinal. Antes de colocar o eletrodo a regio deve ser limpa com lcool para retirar gordura e suor, e aplicar uma pasta com funo condutora e umidificadora. Fases do ciclo cardaco Observando as Figuras 15 e 16 possvel perceber trs fases distintas: Onda P, que correspondente fase de contrao dos trios seus msculos no so muito forte porque sua funo apenas fazer o sangue passar para os ventrculos; Onda do complexo Q R S que corresponde a contrao dos ventrculos. So msculos mais fortes e que produzem a presso arterial. (este perodo conhecido como refratrio); Potencial em torno de - 90mV; Onda T corresponde fase onde se processa a repolarizao das fibras musculares do ventrculo. Ao final deste perodo as fibras musculares esto novamente prontas. Este perodo de repolarizao conhecido como vulnervel, tanto para choque eltrico como para diagnstico de doenas cardacas.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


21

Figura 15 Perodos refratrio e vulnervel do corao

Figura 16 Presso arterial Fibrilao Ventricular do Corao Muitas so as vtimas fatais da fibrilao ventricular do corao produzida pelo choque eltrico. Parada cardaca - falta total de funcionamento do corao - sangue no bombeado, presso cai a zero, pessoa perde o sentido. A fibrilao ventricular o corao fica tremulando desordenadamente, podendo ser observado na Figura 17, a vtima permanece em estado de morte aparente, se providncias imediatas no forem tomadas, dentro de 4 minutos comeam os danos cerebrais, j no estado de irreversibilidade. Como as fibras musculares que compem as paredes do ventrculo do corao no mais recebem nutrientes e oxignio, elas se exaurem completamente, passando para o estado de parada cardaca, isto , da morte definitiva. Este processo ocorre na faixa de tempo entre 9 e 12 minutos.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


22

Figura 17 - EGG e presso arterial do corao em fibrilao ventricular. Atualmente, cogitam-se trs teorias para explicar a fibrilao ventricular decorrente do choque eltrico: 1) Teoria da vibrao distinta das camadas estratificadas das paredes dos ventrculos. A explicao na qual fundamenta-se esta teoria que a parede do corao formada por diversos tecidos diferentes superpostos. Quando uma CA da ordem de 60Hz passa pelo corao os tecidos respondem vibrando de maneira distinta, prejudicando a repolarizao, no deixando que a onda T ocorra. Este estado catico de polarizao irreversvel, com perda total do sincronismo das contraes comandadas pelo NSA. Para correntes de choques grandes os efeitos mais drsticos so: tetanizao e queimaduras. Para correntes pequenas o maior perigo a fibrilao ventricular. 2) Teoria do despertar simultneo dos marcapassos ectpicos naturais do corao. Pesquisas comprovam ser o feixe de His alterado em funo de corrente de choque, estimulando os diversos marcapassos naturais do corao. 3) Teoria da reentrada das fibras dos ventrculos. Quando a pessoa recebe um choque, a corrente eltrica passa diferenciadamente pelos ramos de conduo e se superpem ao pulso eltrico da conduo normal do NSA. Este estado anrquico deixa as fibras polarizadas caoticamente, perdendo a cadncia sincronizante. Desfribrilador Eltrico:

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


23

Como a fibrilao ventricular irreversvel naturalmente, faz-se necessrio o emprego de tcnicas para que o corao retome o seu ritmo normal. Muitas pesquisas, drogas foram usadas, mas o mtodo em que obteve sucesso foi o desfibrilador eltrico, que nada mais do que um capacitor a ser descarregado no acidentado. C = 10 F a 50F E = 2kV a 9kV I = 1 a 30 A t = 10ms Com a avalanche rpida de corrente unidirecional, obriga as fibras musculares do ventrculo a ficarem polarizadas, voltando a obedecer ao sinal emitido pelo NSA. Esta corrente de descarga do capacitor produz no corao e msculos adjacentes contraes violentssimas que em conseqncia pode produzir irregularidades momentneas ou permanentes. A regulagem do aparelho feita pela energia armazenada no capacitor, conforme exemplo abaixo.

Figura 18 Desfribrilador Eltrico A densidade de corrente tima e a que produz a maior probabilidade de reverter a fibrilao do corao depende de:

Estado clnico do corao Tamanho do corao permetro do trax. Peso do corao Idade da vtima Qualidade da pele Peso da vtima

A eficcia da cardioreverso depende:

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


24

Rapidez dos primeiros socorros Eficincia da massagem cardaca Estado de sade da vtima Tempo de utilizao do desfribrilador. Bom funcionamento do desfribrilador.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


25

Вам также может понравиться