Вы находитесь на странице: 1из 27

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FEBRE TIFOIDE E PARATIFOIDE


Bioestatstica e Epidemiologia

Caio Menezes Galvo

DTA

Doenas de Transmisso Alimentar (e hdrica) so as doenas ocasionadas pela ingesto de alimentos e/ou gua contaminados por microrganismos, toxinas e outros agentes qumicos ou fsicos. As principais doenas de veiculao hdrica e/ou alimentar so as causadas por agentes biolgicos, como a amebase, a giardase, a hepatite viral do tipo A, as gastroenterites, a clera e as febres tifoide e paratifoide.

FEBRE TIFOIDE

Doena bacteriana aguda Baixos nveis socioeconmicos, associada s precrias condies de saneamento, abastecimento de gua, higiene pessoal e ambiental. 1880 - 1 registro da febre tifoide, conhecida como bacilo de Elberth 1907 - Mary Mallon (a original "Maria Tifoide") foi o primeiro portador assintomtico a ser identificado aps uma epidemia, nos EUA.

TIFOIDE

etiologia

Salmonella enterica sorotipo Typhi Famlia Enterobacteriaceae Possui alta infectividade Baixa patogenicidade Alta virulncia Patgeno estritamente adaptado ao homem: nico hospedeiro e reservatrio

TIFOIDE

etiologia

Tempo de sobrevida
ESGOTO GUA DOCE GUA DO MAR 40 dias 3 a 4 semanas Necessria altssima contaminao At 4 semanas At 2 meses Sobrevida alta, maior que a vida til desses

OSTRAS, MARISCOS E OUTROS LATICNIOS CARNES E ENLATADOS

TIFOIDE

transmisso

Indireta
A principal forma de contgio pela ingesto de gua e alimentos contaminados, atravs do contato com urina ou fezes humanas contendo a bactria.

Direta
Pode ocorrer um contgio direto pela mo levada boca em situaes de mo suja de fezes, urina, secreo respiratria, vmito ou pus contaminados, mas essa forma de contgio bastante rara.

TIFOIDE

transmisso

Perodo de Transmissibilidade

A vtima elimina a bactria nas fezes e na urina, independentemente de apresentar os sintomas da doena. O tempo de eliminao das bactrias pode ser de at trs meses. Existe a condio de portador crnico (2 a 3%)

Perodo de Incubao (PI)

Depende da dose infectante, comumente de 1 a 3 semanas (mdia 2 semanas)

TIFOIDE

sintomas

Febre alta Cefalia Astenia Dor abdominal Falta de apetite Hepatoesplenomegalia Exantema membros superiores Diarria Tosse seca Constipao intestinal

TIFOIDE complicaes

Trombose femoral Abscessos sseos Enterorragia Miocardite Tfica Perfurao intestinal Peritonite

TIFOIDE

diagnstico

O diagnstico clnico-epidemiolgico e laboratorial. Esse ltimo baseia-se no isolamento e identificao da Salmonella typhi, nas diferentes fases clnicas:

Hemocultura, com maior positividade

na primeira e na segunda semanas; Coprocultura, da segunda quinta semana; Mielocultura, cuja positividade ocorre durante todo o perodo da doena.

TIFOIDE

tratamento

Quase sempre ambulatorial, basicamente com antibiticos e reidratao. Em casos excepcionais, preciso internao para hidratao e administrao venosa de antibiticos. Sem tratamento antibitico adequado, a doena pode ser fatal em at 15% dos casos. Cloranfenicol ainda considerada a droga de primeira escolha. Recomenda-se repouso e dieta, evitando alimentos hipercalricos ou hiperlipdicos.

TIFOIDE

epidemiologia

Distribuio mundial
Sem variao cclica ou sazonalidade Saneamento e hbitos de higiene Faixa etria entre 15 e 45 anos de idade (reas endmicas) A taxa de ataque diminui com a idade A OMS estima entre 16 e 33 milhes de casos de febre tifoide por ano.

Em 2000, foram 21,6mi de casos, resultando em 216.500 mortes.

Brasil
Forma endmica - Norte e Nordeste Declnio do coeficiente de incidncia Leve aumento da letalidade

TIFOIDE
Objetivos

epidemiologia

Reduzir a incidncia e letalidade Conhecer o comportamento da doena Controlar surtos Impedir ou dificultar a propagao da doena Documentar a disseminao Identificao dos fatores de risco

TIFOIDE

epidemiologia
Mapa de reas de riscos para Febre Tifoide

rea de Risco

Fonte: SINAN - Ministrio da Sade

TIFOIDE

epidemiologia

Distribuio dos bitos por Febre Tifoide - Brasil 2007 a 2011

Fonte: SINAN - Ministrio da Sade

TIFOIDE

epidemiologia

Casos confirmados de Febre Tifoide - Brasil 2000 a 2010

Fonte: SINAN - Ministrio da Sade

TIFOIDE

epidemiologia
bitos por Febre Tifoide - Brasil 2000 a 2010

Fonte: SINAN - Ministrio da Sade

TIFOIDE

epidemiologia
CASOS CONFIRMADOS

Casos confirmados de Febre Tifoide - Brasil 1999 a 2007


ANO

1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

5 69 380 863 870 571 494 601 399

Fonte: SINAN - Ministrio da Sade

TIFOIDE
Vacinao

preveno

Vacinas Typhim e Vivotif No apresentam valor prtico para o controle de surtos por no possurem

alto poder imunognico e conferirem imunidade de curta durao.

TIFOIDE
Aes

preveno

Saneamento bsico (abastecimento de gua potvel,

manejo de gua pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, coleta e tratamento de resduos slidos); Distribuio do hipoclorito de sdio, como paliativo; Campanhas de educao sanitria; Cuidados no manuseio e preparao de alimentos nas casas; Cuidados com alimentos na rua, quanto a condies adequadas de preparo e higiene (preferncia a pratos preparados na hora, por fervura, e servidos ainda quentes).

FEBRE PARATIFOIDE

A febre paratifide considerada uma doena similar, mais rara e de menor gravidade, sendo ocasionada pela bactria Salmonella Paratyphi A, B ou C.

PARATIFOIDE transmisso

Perodo de Transmissibilidade

Desde o incio da doena at 2 semanas aps a cura clnica. possvel o estado de portador permanente.

Perodo de Incubao (PI)

Varia conforme o tipo. Tipos A e C: de quatro a dez dias. Tipo B: manifesta-se em menos de 24 horas.

PARATIFOIDE

sintomas

Febre Vmito Cefalia Astenia Boca amarga Indisposio gstrica Esplenomegalia Diarria

PARATIFOIDE diagnstico

O diagnstico feito pelo exame de sangue e pelas pesquisas de bacilos nas fezes.

PARATIFOIDE tratamento

O tratamento medicamentoso azitromicina e ciprofloxacino so bastante eficientes contra a salmonela. Graas a esses antibiticos e as novas tcnicas de diagnstico a mortalidade caiu para menos de 1%. Outras opes incluem cloranfenicol e co-trimoxazol.

PARATIFOIDE

preveno

Como a pessoa infectada sem sintomas (portador), no facilmente diagnosticada e tratada, a gua e os alimentos podem ser potencialmente contaminados e, portanto, medidas sanitrias e de higiene so fundamentais para o controle da doena. importante identificar a causa para evitar endemias. No Brasil, carnes e ovos contaminados so as principais causas.

bibliografia
Portal da Sade - Governo Federal: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude Manual Integrado de Vigilncia e Controle da Febre Tifoide - Ministrio da Sade Manual de Doenas Transmitidas por Alimentos - Unidade de Doenas de Veiculao Hdrica e Alimentar (UHA), Coordenao Geral de Doenas Transmissveis (CGDT), Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS), Ministrio da Sade Vigilncia Epidemiolgica da Febre Tifoide - Unidade de Doenas de Veiculao Hdrica e Alimentar (UHA), Coordenao Geral de Doenas Transmissveis (CGDT), Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS), Ministrio da Sade Manual das Doenas Transmitidas por Alimentos e gua - Secretaria de Estado da Sade de So Paulo (SES/SP), Coordenadoria de Controle de Doenas (CCD), Centro de Vigilncia Epidemiolgica (CVE), Centro de Vigilncia Sanitria (CVS), Instituto Adolfo Lutz (IAL), Instituto de Infectologia Emlio Ribas (IIER) Secretaria Municipal da Sade da Prefeitura da Cidade de So Paulo: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude Patologia de Febres Hemorrgicas - Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo

Вам также может понравиться