Вы находитесь на странице: 1из 126

A TRINDADE

PAI FILHO
ESPRITO SANTO

TRINDADE (Do gr. Trias, trs; do lat. Trinitatem, grupo de trs pessoas) Doutrina crist, segundo a qual a divindade, embora uma em sua essncia, subsiste nas pessoas do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O termo no se encontra nas Sagradas Escrituras. Mas as evidncias que atestam esta doutrina so, tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento, incontestveis. A palavra Trindade foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Tefilo; e, em sua forma latina, por Tertuliano. O credo Atanasiano assim se expressa acerca da doutrina da Santssima Trindade: Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a substncia.

LIO 1

A DOUTRINA DA TRINDADE
As Escrituras ensinam que Deus um, e que alm dele no existe outro Deus. Poderia surgir a pergunta: Como podia Deus ter comunho com algum antes que existissem as criaturas finitas? A resposta que a unidade divina unidade composta, e que nesta unidade h realmente trs pessoas distintas, cada uma das quais a divindade, e que, no entanto, cada uma est sumamente consciente das outras duas. Assim que vemos que havia comunho antes que fossem criadas quaisquer criaturas finitas. Portanto, Deus nunca esteve s. No o caso de haver trs Deuses, todos trs independentes e de existncia prpria. Os trs cooperam unidos e num mesmo propsito, de maneira que no pleno sentido da palavra, so um.

O Pai cria, o Filho redime, e o Esprito Santo santifica; e, no entanto, em cada uma dessas operaes divinas, as trs pessoas participam. O Filho preeminentemente o redentor, contudo, o Pai enviou o seu Filho para redimir, e no incio da misso redentora, o Filho disse: O Esprito do Senhor est sobre mim... Lc 4.18 A trindade uma comunho eterna, mas a obra da redeno do homem evocou a sua manifestao histrica. O filho entrou no mundo duma maneira nova ao tomar sobre si a natureza humana e lhe foi dado um novo nome, Jesus. O Esprito Santo entrou no mundo duma maneira nova, isto , como o Esprito de Cristo incorporado na Igreja. Mas ao mesmo tempo, todos os trs cooperam. O Pai testificou do filho, Mt 3.17; e o filho testificou do Pai, Jo 5.19. O filho

testificou do Esprito Santo, Jo 14.26, e mais tarde o Esprito testificou do filho, Jo 15.26. Ser tudo isso difcil de entender? Como poderia ser de outra maneira sendo que estamos tentando explicar a vida ntima do Deus Todo-Poderoso! A doutrina da trindade claramente uma doutrina revelada, e no doutrina concebida pela razo humana. De que maneira poderamos aprender acerca da natureza ntima da Divindade a no ser pela revelao? I Co 2.16. verdade que a palavra trindade no aparece no Novo Testamento; uma expresso teolgica, que surgiu durante o 2 sculo para descrever a Divindade. Mas assim como o planeta Jpiter existiu antes de receber ele este nome; da mesma forma a doutrina da trindade encontrava-se na Bblia muito antes de receber a terminologia.

DEFININDO A DOUTRINA DA TRINDADE Bem podemos compreender porque a doutrina da trindade era s vezes mal entendida e mal explicada. Era muito difcil achar termos humanos que pudessem expressar a unidade da Divindade e ao mesmo tempo, a realidade e distino das pessoas. Ao dar nfase sobre a realidade da Divindade de Jesus, e da personalidade do Esprito Santo, alguns escritores corriam o perigo de cair no tritesmo ( a crena em trs deuses). Outros escritores, pondo nfase sobre a unidade de Deus, corriam perigo de esquecer da distino entre as trs pessoas. Este ltimo erro comumente conhecido como sabelianismo (doutrina do bispo Sablio que ensinou que Pai, Filho e Esprito Santo so simplesmente trs aspectos ou manifestaes de Deus.

Este erro tem surgido muitas vezes na histria da Igreja e existe ainda hoje. Essa doutrina do sabelianismo claramente antibiblica e carece de aceitao, por causa das distino bblicas entre o Pai, o Filho, e o Esprito Santo. O Pai ama e envia o Filho; o Filho veio do Pai e voltou para ele. O Pai e o Filho enviam o Esprito; o Esprito intercede junto ao Pai. Se, ento, o Pai, o Filho e o Esprito Santo so apenas um Deus sob diferentes aspectos ou nomes, ento o Novo Testamento uma confuso. Por exemplo, a leitura da orao intercessria de Jo 17, com pensamento de que Pai, filho e Esprito Santo fosse uma s pessoa, revelaria o absurdo dessa doutrina, isto , seria mais ou menos isto:

Assim como eu me dei poder sobre toda a humanidade.... Eu me glorificarei na terra, cumprindo a obra que me tenho dado para fazer; agora, glorifico-me a mim mesmo com a glria minha que eu tive junto de mim mesmo antes que houvesse mundo
Como foi preservada a doutrina da Trindade de no se deslocar para os extremos, nem para o lado da Unidade (sabelianismo) nem para o lado do tritesmo (trs deuses)? Foi pela formao de dogmas, isto , interpretaes que definissem a doutrina e a cercasse contra o erro. O seguinte exemplo de dogma acha-se no Credo de Atansio, formulado durante o 5 sculo:

Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade. No confundimos as pessoas, nem separamos a substncia. Pois a pessoa do Pai uma, a do Filho outra, e a do Esprito Santo, outra. Mas no Pai, no Filho e no Esprito Santo h uma divindade, glria igual e majestade co-eterna. Tal qual o Pai, o mesmo so o Filho e o Esprito Santo. O Pai incriado, o Filho incriado, o Esprito incriado. O Pai imensurvel, o Filho imensurvel, o Esprito Santo imensurvel. O Pai eterno, o Filho eterno, o Esprito Santo eterno. E, sem embargo, no h trs eternos, mas sim um eterno. Da mesma forma, no h trs seres incriados, nem trs imensurveis, mas um incriado e um imensurvel. Da mesma maneira o Pai Onipotente. No entanto, no h trs seres Onipotentes, mas um Onipotente. Assim o Pai Deus, o Filho Deus, e o Esprito Santo Deus. No entanto no h trs Deuses, mas um Deus. Assim o Pai Senhor, o Filho Senhor, e o Esprito Santo Senhor..

Todavia no h trs Senhores, mas um Senhor. Assim como a veracidade crist nos obriga a confessar cada pessoa individualmente como sendo Deus e Senhor, assim tambm ficamos privados de dizer que haja trs Deuses ou Senhores. O Pai no foi feito de coisa alguma nem criado e nem gerado. O Filho procede do Pai somente, no foi feito, nem criado, mas sim gerado. O Esprito Santo procede do Pai e do Filho, no foi feito, nem criado, nem gerado, mas, sim, procedente. H, portanto, um Pai, no trs Pais; um Filho, no trs Filhos; um Esprito Santo, no trs Espritos Santos. E nesta Trindade no existe primeiro nem ltimo; maior nem menor. Mas todas as trs pessoas co-eternas so iguais entre si mesmas; assim atravs de tudo isso, como acima foi dito, tanto a unidade na Trindade como a Trindade na Unidade devem ser adoradas.

O credo de Atansio pode parecer um amaranhado, mas nos dias primitivos demonstrou ser um meio eficaz de preservar a declarao correta sobre verdades to preciosas e vitais para a Igreja. FUNDAMENTANDO A DOUTRINA NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO Sendo a Doutrina da Trindade concernente natureza ntima das trs pessoas da santssima Trindade, no poderia ser conhecida, seno por meio da revelao Bblica. Embora o Antigo Testamento no ensina diretamente sobre a Trindade, at porque, num mundo de tantos deuses, tornou-se necessrio acentuar em Israel, a verdade de que Deus UM, e que no havia outro alm dele. Naturalmente, se essa doutrina fosse ensinada na Antiga Aliana, teria sido mal entendida e mal interpretada.

Porm, mesmo no sendo explicitamente mencionada, ela est fundamentada tanto no Velho como no Novo Testamento, como veremos a seguir:
1. Referncias ou inferncias no Velho Testamento, Gn 1.26 (Faamos o homem), Gn 11.7 (desamos e confundamos), Is 6.8 (quem h de ir por ns?), Is 48.16 (juntamente com o seu Esprito). ELOHIM, o Deus Criador. Este nome ocorre mais de 2.700 vezes na Bblia. Literalmente, ELOHIM a forma pluralizada de ELAH ou ELOAH. Significa o Poderoso, aquele que pe o poder para fora Pode ser uma forma plural, da se infere a Doutrina da Trindade. Segundo o Pastor Gesiel Gomes, ELOHIM um vocbulo uni-plural. singular e tambm plural.

Vem de EL (o Poderoso) e ALAH (jurar). o Deus que se compromete com juramento, Hb 6. 13-18. O sufixo HIM em ELOHIM fala de pluralidade e comunho; alis, a prpria existncia divina reclama essa doutrina. A existncia divina a base do amor. O amor impossvel a um ser solitrio. Sem a Trindade o problema da revelao de Deus se tornaria extremamente complicado, e, rigorosamente, no poderia existir. A Obra da criao e da redeno resultam do amor cooperativo das trs pessoas. 2. Jesus referiu-se expressamente s trs pessoas, Jo 14.16,26. 3. O batismo cristo deve ser administrado em nome da Trindade, Mt 28.19. 4. A bno apostlica se relaciona intrinsecamente com a Trindade, II Co 13.13.

5. O ministrio terreno de Jesus foi confirmado pela Trindade, Mt 3. 16,17. 6. Todas as trs pessoas da Trindade so chamadas de Deus, I Co 1.9; Hb 1.8; At 5.3,4.
7. Nos ensinos do Apstolo Paulo, Ef 2.18; Rm 8.9; Ef 4. 4-6; I Co 2. 2,4,5. Paulo nunca cessou de crer na unidade de Deus como lhe fora ensinado desde a sua mocidade, I Tm 2.5; I Co 8.4. No entanto, pregava a divindade de Cristo, Fp 2. 6-8; I Tm 3.16 e a personalidade do Esprito Santo, Ef 4.30, e incluiu as trs pessoas na bno apostlica, II Co 13.13. 8. Nos ensinos do Apstolo Pedro, I Pe 1.2. 9. Nos ensinos do Apstolo Joo, Ap 1. 4-6. 10. Na epstola de Judas, Jd 20,21. (citados nominalmente)

ILUSTRANDO A DOUTRINA DA TRINDADE


bem possvel que at mesmo um autntico cristo encontre dificuldades para entender como trs pessoas distintas pode, ao mesmo tempo, ser um s Deus. E no de se estranhar, porque ao estudarmos sobre a Trindade estamos considerando a natureza interna do eterno Deus, algo que est muito alm do alcance da razo humana, porm, a ilustrao um meio pelo qual, pode at certo ponto, tornar-se perceptvel a ela; contudo, ao usar ilustraes no podemos esquecer o que disse um sbio da antiga Grcia: Toda a comparao manca. At as melhores so imperfeitas e inadequadas, entretanto, no deixam de fornecer uma pequena luz para o entendimento humano. Analise as ilustraes a seguir:

1. gua (Slido, lquido e gasoso) 2. Um objeto pode se manifestar quanto cor, forma e tamanho.
3. A eletricidade produz movimento, luz e calor. 4. O raio de luz composto de trs raios: O raio actnico, que invisvel; o raio lumfero, que visvel, e o raio calorfico, que produz calor que se pode sentir, mas no se v. Onde h estes trs raios, a h luz; e onde h luz, temos estes trs raios. 5. Trs palitos de fsforo, juntos produz uma s chama. 6. O tringulo tem trs lados e trs ngulos, portanto, onde h trs ngulos h um trngulo.

7. O ser humano constitudo de esprito, alma e corpo.


Concluso No cremos em trs deuses. Isto tritesmo. No cremos em mais de um Deus. Isto politesmo. Cremos em um Deus. Isto monotesmo. Este Deus em quem cremos existe essencialmente UNO e manifestamente TRINO.

LIO 2 A DOUTRINA DE DEUS PAI

TEOLOGIA

A EXISTNCIA DE DEUS
Em parte nenhuma as Escrituras Sagradas tratam de provar a existncia de Deus atravs de provas formais. Reconhece-se como fato auto-evidente e como crena natural do homem. De acordo com alguns comentaristas, a existncia de Deus uma verdade primria e fundamental, ou seja, algo caracterizado pela universalidade, necessidade e auto-evidncia. Porquanto, a idia de que Deus existe universal, est presente em qualquer cultura, povo ou poca. O propsito da Bblia no provar a existncia de Deus, e sim, exp-la, j que um dos meios da revelao de Deus. A Bblia inicia dizendo: No princpio......Deus...

SUA EXISTNCIA PROVADA


Embora as Escrituras no oferecem nenhuma demonstrao racional da existncia de Deus, abordaremos algumas provas, no objetivando convencer quem quer que seja, at porque, a f uma questo moral e no intelectual. Se a pessoa no est disposta a concordar com Deus, por de lado todas e quaisquer evidncias. Entretanto, as evidncias fortalecem a f daqueles que j crem. Onde acharemos evidncias da existncia de Deus? 1. Na criao (Argumento cosmolgico) da palavra grega cosmos, que significa mundo.

2. No desgnio (Argumento teleolgico) da palavra Teleos, que significa desgnio ou propsito

3. No homem (Argumento antropolgico) da palavra anthropos, que significa homem 4. Na histria (Argumento histrico) 5. Na crena universal (Argumento do consentimento comum)

Existem trs instrumentos Revelao de Deus . Estes so:

especiais

da

A natureza, revelando as Obras de Deus; Jesus Cristo, revelando a Pessoa de Deus e a Bblia, revelando a Palavra de Deus.

ARGUMENTO COSMOLGICO
Sem dvida, toda criatura de bom senso compreende que o Universo teve um princpio e uma causa. Ora, todo efeito deve ter tido uma causa, e o universo um efeito. Que ou quem a causa do Universo? Por outro lado, a matria no eterna. No sendo eterna, deve ter sido criada. E quem a criou? Nas palavras de Jorge W. Grey, o Universo, como o imaginamos, um sistema de milhares e milhes de galxias. Cada uma delas se compem de milhares e milhes de estrelas. Perto da circunferncia de uma dessas galxias a Via Lctea existe uma estrela de tamanho mdio e temperatura moderada, j amarelada pela velhice, que o nosso Sol. E imaginem que o Sol milhes de vezes maior que a nossa pequena terra! Prossegue o mesmo escritor: O Sol est girando numa rbita vertiginosa em direo

circunferncia da Via Lctea a 12 milhas por segundo, levando consigo a terra e todos os planetas, e ao mesmo tempo todo o sistema solar est girando num gigantesco circuito velocidade incrvel de 200 milhas por segundo, enquanto a prpria galxia, qual colossal roda gigante estelar. Calcula-se que o nmero de galxias de que se compe o universo da ordem de 500 milhes de milhes. Surge ento a questo: Como se originou tudo isso? O ARGUMENTO TELEOLGICO

Esta palavra vem do grego teleos, significa desgnio, fim). Existem trs elementos bsicos no Universo que nos obrigam a admitir a existncia de um ser Criador, os quais so: 1) A ordem; 2) O desgnio e 3) A adaptabilidade.

A ORDEM Apesar de extraordinariamente complexo, o Universo de uma ordem perfeita. Isto se observa nos corpos celestes, no sistema solar, na lei da gravitao, etc.
O DESGNIO Os desgnios da criao que se evidenciam no Universo so surpreendentes. O homem respira o ar, absorvendo o oxignio que lhe indispensvel, e devolve o ar carregado de carbono que lhe intil. Simultaneamente as plantas absorvem o dixido de carbono e expelem o oxignio. A ADAPTABILIDADE Quanto adaptabilidade, o conjunto de faculdades espontneas de que dispem o homem e as demais criaturas de se juntarem terra e esta a eles. Isto constitui a harmonia de um mundo desenhado com perfeio.

Por exemplo, os peixes se adaptam gua, as aves aos ares, o ar aos pulmes, tudo funcionando de acordo com um plano que envolve Poder, Sabedoria e Bondade. possvel excluir a presena de Deus desse panorama magnfico?
Tomemos a vida dos insetos para mais uma ilustrao. H uma espcie de escaravelho chamado Staghorn ou Chifrudo. O macho tem magnficos chifres, duas vezes mais compridos do que o seu corpo; a fmea no tem chifres. No estgio larval, eles enterram-se a si mesmos na terra e, silenciosamente, esperam na escurido pela sua metamorfose. So naturalmente meramente insetos, sem nenhuma diferena aparente e, no entanto, um deles escava para si um buraco duas vezes mais profundo do que o outro. Por que? Para que haja espao para os chifres do macho se desenvolverem com perfeio. Por que essas larvas,

aparentemente iguais, diferem assim em seus hbitos? Quem ensinou o macho a cavar o seu buraco duas vezes mais profundo do que o faz a fmea? porventura um processo racional? De maneira nenhuma. Foi o prprio Deus Criador, quem ps naquelas pequenas criaturas a percepo instintiva que lhes seria til. Sem dvida, muitos outros exemplos poderiam engrossar o argumento teleolgico ou argumento do desgnio.
O ARGUMENTO ANTROPOLGICO

Este argumento (da palavra grega antropos, que significa homem), diz respeito natureza moral do homem, cuja vida regulada por conceitos do bem e do mal, atravs da conscincia que aprova ou condena as suas aes, conforme sejam boas ou ms. A natureza do homem prova a existncia de um legislador santo e justo.

Qual a concluso que podemos tirar desse sentimento de responsabilidade? Que o legislador tambm um juiz que recompensar os bons e castigar os maus. Aquele que imps a lei finalmente defender essa lei. E no somente a natureza moral do homem testifica da existncia de Deus, mas tambm todos os aspectos da sua natureza. O salmista exclamou: ...a minha alma tem sede de Deus, Sl 42.2. Como a alma humana almejaria algo inexistente? Um erudito da Igreja primitiva, disse:

Para Ti Tu nos fizeste, e nosso corao estar inquieto enquanto no descobrir o descanso de Tua presena.

O ARGUMENTO HISTRICO
A marcha dos eventos da histria universal fornece evidncia de um Poder e duma Providncia dominante. Toda a histria bblica foi escrita para revelar Deus na histria, isto , para ilustrar a obra de Deus nos negcios humanos.

Os princpios do divino governo moral, encontram-se na histria das naes tanto quanto na experincia dos homens. (Sl 75.7; Dn 2.21)
D. S. Clarke Quem conhece um pouco da histria, sabe que a mo de Deus controla a histria da humanidade, no que diz respeito ao surgimento e declnio de naes, como Babilnia, Roma, etc.

O ARGUMENTO DA CRENA UNIVERSAL


Existe algo no homem que jamais pode ser satisfeito com o visvel e o temporal. Trata-se de algo que clama pelo espiritual e pelo eterno. Onde quer que os homens tenham estado, atravs dos milnios, esse clamor tem ecoado. Todos os homens de todas as raas clamam por Deus. E ainda que os conceitos variem drasticamente, percebe-se a existncia de uma vocao natural para o encontro o Deus Criador. Analisando os princpios bblicos conclumos que Deus real, uma Pessoa que est presente na Natureza, na Histria, na Conscincia, nas Escrituras e na experincia humana, Jo 5.39; Is 6. 1-3; Jo 1.46; Hb 11.6; Mt 7.7.

SUA EXISTNCIA NEGADA


Alguns presumem ignorar a existncia de Deus, ou contest-la. Quanto mais o homem ousa ignorar a Deus, mais brutal se demonstra. A ignorncia o induz a sentir-se e a atuar como se fosse o prprio Deus, mas a f o conduz aceitao da revelao divina e a humildade o induz a apropriar-se das bnos do verdadeiro Deus. Sabe-se que, imediatamente depois da desobedincia cometida no den, o homem procurou fugir da presena divina. Esse tem sido o comportamento humano em todas as circunstncias e lugares no decurso da histria. Um certo jovem ctico disse uma senhora de idade: Eu em certo tempo cria em Deus, mas agora, desde que estudei filosofia e matemtica, estou convencido de que Deus no mais do que uma palavra ca.

Bem, disse a senhora, verdade que eu no aprendi essas coisas, mas sendo que voc j aprendeu, voc pode me dizer: donde veio este ovo? Naturalmente de uma galinha, respondeu o jovem. E donde veio a galinha? Naturalmente dum ovo. Ento indagou a senhora, permita-me perguntar: qual existiu primeiro o ovo ou a galinha? Certamente, a galinha, respondeu o jovem. Oh, ento, a galinha existia antes do ovo? Oh, no, devia dizer que o ovo existia primeiro. Ento, eu suponho que voc quer dizer que o ovo existia antes da galinha? O moo vacilou: Bem, a senhora v, isto , naturalmente, bem, a galinha existiu primeiro. Muito bem, disse ela, quem criou a primeira galinha de que vieram todos os sucessivos ovos e galinhas? Que que a senhora quer dizer com tudo isto? Perguntou o jovem. Simplesmente isto, replicou ela: Digo que Aquele que criou o primeiro ovo ou a

primeira galinha Aquele que criou o mundo. Voc nem pode explicar, sem Deus, a existncia dum ovo ou duma galinha, e ainda quer que eu creia que voc pode explicar, sem Deus, a existncia do mundo inteiro. Como vimos, numa simples coisa evidenciamos a existncia de Deus. Portanto, antes que se diga que no h Deus, devem se analisar todos os elementos do Universo; devem-se investigar todas as foras mecnicas, eltricas, biolgicas, mentais e espirituais. Devese ter conhecimento de todos os seres e compreend-los completamente; deve-se estar em todos os pontos do espao a um s tempo, para que possivelmente Deus no esteja em alguma outra parte e assim escape sua ateno. Essa pessoa deve ser onipotente, onipresente, e eterna; de fato, essa mesma pessoa deve ser Deus antes que ela afirme dogmaticamente que no h Deus. Por isso, o nico Deus, sendo onipresente e preenchendo todo o espao, declarou:

Eu sou Deus e no h outro Deus, no h outro semelhante a mim, Is 46.9 A NATUREZA DE DEUS
Ao estudarmos a natureza de Deus, partimos do pressuposto de que se trata de matria realmente transcendental. muito importante que qualquer estudante de teologia entenda a priori que nenhuma forma de autoconfiana ou esprito de presuno subsiste diante da presena do Todo-Poderoso, cuja natureza se pretende estudar. Qualquer forma de conhecimento nesta difcil rea estar sempre subordinada revelao do Esprito Santo e das Escrituras, sem esquecermos a inegvel limitao de nosso prprio entendimento para compreender to denso mistrio.

Naturalmente o estudo da natureza de Deus h de envolver a essncia e os atributos que lhe so inerentes. Entretanto, neste tpico nos limitaremos ao estudo da sua natureza.
1. DEUS ESPRITO Jesus afirmou mulher samaritana que Deus Esprito, Jo 4.24. Sendo Deus Esprito, no tem formas humanas. Deus incorpreo. Deus Esprito, e como no sabemos coisa alguma de espritos, s o podemos conhecer o que as Escrituras revelam: a) Deus Esprito, Jo 4.24 b) Um esprito imaterial, Lc 24.39 c) Por isso proibido ao homem fabricar qualquer forma de imagem de Deus, Ex 20.4

A Bblia usa a linguagem antropomrfica, a fim de que a mente humana melhor entenda as manifestaes pessoais de Deus. A palavra antropomorfismo vem do grego ANTHROPOS ( homem); MORPH, (forma) e significa a atitude que identifica Deus com os homens, s podemos falar de Deus em termos de homens; mas precisamos tomar cuidado de no falar de Deus como sendo mero homem ampliado.
Exemplos de linguagem antropomrfica: 1. Olhos de Deus, I Rs 8.29; II Cr 16.9; Dt 11.12. 2. Ps de Deus, Gn 3.8; Sl 8.6 3. Mos de Deus, Is 65.2; Hb 1.10 4. Brao de Deus, Sl 44.3; 77.15

Deus Esprito auto-existente e auto-suficiente. Deus no se parece com ningum. Deus no necessita de ningum. Deus no depende de ningum. Deus se basta a si prprio. Ele existe e subsiste por si mesmo. Ele est acima do mundo. Ele se curva para o que se passa no cu, Sl 113.6. Ele supremo, soberano. Ele Deus.
2. DEUS INFINITO Ele no est sujeito s limitaes naturais e humanas. A sua infinitude v-se de duas maneiras: 1) Em relao ao espao. A natureza da divindade est presente de modo igual em todo espao infinito e em toda a parte do mesmo, I Rs 8.27. 2) Em relao ao tempo. Deus eterno, Ex 15.18; Dt 33.27; Ne 5.5; Sl 90.2; Jr 10.10; Ap 4. 8-10. Sendo eterno imutvel, o mesmo ontem, hoje e eternamente, Hb 13.8

3. DEUS INVISVEL Jo 1.18, Cl 1.15; Rm 1.20; I Tm 1.13

4. DEUS AUTO-EXISTENTE A declarao Eu sou o que sou, declara, pressupe e evidencia o auspicioso fato de sua Auto-existncia. Ele a razo de tudo o que existe. Deus imanente, isto , qualidade, fora permanente num ser, algo inseparvel dele, fora ou virtude interna que no se comunica a outra externamente.
5. DEUS ONIPOTENTE A Onipotncia de Deus significa que pode fazer tudo que esteja em harmonia com a sua natureza. Significa que para Deus nada ser impossvel. Ele tem controle sobre tudo, nem mesmo Satans pode fazer alguma coisa sem a sua permisso, J 1,2.

6. DEUS ONIPRESENTE Significa que o espao material no o limita em ponto algum, Gn 28.15,16; Dt 4.39; Js 2.11; Sl 139.7-10; Pv 15.3,11; Is 66.1; Jr 23. 23,24; am 9. 2-4,6; At 7. 48,49; Ef 1.23.

7. DEUS ONICIENTE Cincia universal absoluta. Significa que conhece todas as coisas, Gn 18.18,19; II Rs 8.10,13; I Cr 28.9; Sl 94.9; 139.1-16; 147.4,5; Pv 15.3; Is 29.15,16; Lc 16.15; At 15.8,18; Rm 8.27,29; I Co 3.20; II Tm 2.19; Hb 4.13; I Pe 1.2; I Jo 3.20. O conhecimento de Deus perfeito, ele no precisa arrazoar ou pesquisar as coisas, nem aprender gradualmente. Seu conhecimento do passado, do presente e do futuro instantneo.
8. DEUS SBIO A sabedoria de Deus rene a sua oniscincia e a sua onipotncia, Sl 104.24; Pv 3.19; Jr 10.12; Dn 2.20,21; Rm 11.33; I Co 1.24,25,30; 2.6,7; Ef 3.10; Cl 2.2,3.

9. DEUS SOBERANO Significa que ele tem o direito absoluto de governar e dispor de suas criaturas como lhe apraz, Dn 4.35; Mt 20.15; Rm 9.21.

Ele possui esse direito devido a sua transcendentalidade, de maneira que tudo e todos dependem dele, e ele, por sua vez, no depende de nada e nem de ningum. 10. DEUS SANTO A santidade de Deus significa que ele possui absoluta pureza moral; ele no pode pecar nem tolerar o pecado. O sentido original da palavra santo separado. Deus est separado do homem no espao (Cu e terra). Ele est separado do homem quanto natureza e carter (perfeito e imperfeito). Somente Deus santo em si mesmo, Ex 15.11; Lv 11.44,45; 20.26; Js 24.19; I Sm 2.2; Sl 5.4; 111.9; 145.17; Is 6.3; 43.14,15; Lc 1.49; Tg 1.13; I Pe 1.15,16; Ap 4.8. Deus santo de uma maneira trplice: a) Infinitamente santo b) Imutavelmente santo c) Independentemente santo

belo o cu pelo brilho do sol, da lua e das estrelas. bela a terra pelo esplendor das suas pedras, pelo vio e variedade de suas flores. belo o homem pela regularidade das suas feies, pela harmonia e perfeio das suas faculdades e sobretudo pela beleza de sua alma. Mas toda a beleza de todas as criaturas apenas uma gota em comparao com aquele oceano sem limites que a beleza de Deus. Shinibaldi 11. DEUS JUSTO Justia a santidade em ao. A justia a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com suas criaturas, Gn 18.25; Is 11.3; Sl 51.14; I Jo 1.9 Justia obedincia a uma norma reta; a conduta reta em relao a outrem. Porque o homem pecou o Deus justo justificou o pecador mediante um ato misericordioso por meio do seu Filho.

12. DEUS FIEL significa que ele absolutamente digno de confiana; as suas palavras no falharo. Seu povo pode descansar em suas promessas, Ex 34.6; Nm 23.19; Dt 4.31; Js 21.43-45; 23.14; I Sm 15.29; Jr 4.28; Is 25.1; Ez 12.25; Dn 9.4; Lc 18.7,8; Rm 3.4; 15.8; I Co 1.9; 10.13; II Co 1.20; I Ts 5.24; II Ts 3.3; II Tm 2.13; Hb 6.18; 10.23; I Pe 4.19; Ap 15.3.
13. DEUS MISERICORDIOSO Misericrdia (Do lat. miser, misria + cordis, corao) Literalmente significa ter o corao voltado misria de outrem, Tt 3.5; Lm 3.22; Dn 9.9; Jr 3.12; Sl 32.5; Is 49.13; 54.7; Sl 103.8-18; 130.7. 14. DEUS AMOR O amor o atributo de Deus em razo do qual ele deseja relao pessoal com aqueles que possuem a sua imagem e, mui especialmente, com aqueles que foram santificados em carter, feitos semelhantes a Ele, Dt 7.8; Ef 2.4; Sf 3.17; Is 49. 15,16; Rm 8.39; Os 11.4; Jr 31.3; Jo 3.16.

15. DEUS BOM - A bondade de Deus o atributo em razo do qual ele concede a vida e outras bnos s suas criaturas, Sl 25.8; Na 1.7; Sl 145.9; Rm 2.4; Mt 5.45; sl 31.19; At 14.17; Sl 68.10; 85.5 OS NOMES DE DEUS
Deus revela-se a si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome, Ex 6.3; 33.19; 34.5,6. Adorar a Deus invocar o seu nome, Gn 12.8; tem-lo, Dt 28.58; louv-lo, II Sm 22.50; glorific-lo, Sl 86.9. a) ELOHIM (Traduzido DEUS . A forma plural significa a plenitude de poder e representa a trindade.

b) JEOV (Traduzido Senhor na verso Almeida) O nome JEOV tem sua origem no verbo ser e inclui os trs tempos desse verbo, passado, presente e futuro.

O nome, portanto significa: Ele que era, que e que h de ser, em outras palavras O Eterno Aos que jazem em leitos de doena manifesta-lhes como JEOV-RAFA, O Senhor que cura, Ex 15.26. Os oprimidos pelo inimigo invocam a JEOVNISSI, O Senhor nossa bandeira, Ex 17. 8-15. Os carregados de cuidados, aprendem que ele JEOV-SHALOM, O Senhor nossa paz, Jz 6.24. Os peregrinos na terra sentem a necessidade de JEOV-RAAH, O Senhor meu pastor, Sl 23.1. Aqueles que se sentem sob a condenao e necessitados da justificao, esperanosamente invocam a JEOV-TSIDKENU, O Senhor nossa justia, Jr 23.6. Aqueles que se sentem desamparados aprendem que ele o JEOV-JREH, O Senhor que prov, Gn 22.14. E quando o reino de Deus se houver concretizado sobre a terra, ser ele conhecido como JEOVSHAMMAH, O Senhor est ali, Ez 48.35

c) EL (Traduzido Deus) usado em certas combinaes: ELELYON, Gn 14. 18-20, o Deus Altssimo. EL-SHADDAI, o Deus que suficiente para as necessidades do seu povo, Ex 6.3. EL-OLAM, o Eterno Deus, Gn 21.33.
d) ADONAI (Significa literalmente Senhor ou Mestre e d a idia de governo e domnio, Ex 23.17; Is 10. 16,33.

A DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA
(Do gr. Christhos, ungido + logia, estudo) Estudo racional e sistemtico que tem como objeto a vida e obra de Cristo. um dos compartimentos da teologia sistemtica. Tendo como fonte primria as Sagradas Escrituras, a cristologia utiliza-se das ferramentas da lgica para apresentar a doutrina de Cristo de maneira ordenada e coerente, levando-se em conta uma cadeia temtica.

Saber quem o Senhor Jesus Cristo, tem sido a preocupao tanto de homens nobres e eruditos, como tambm de homens comuns e simples; esse assunto tem sido o tema de muitas discusses ao longo de toda a histria da Cristandade. Verdadeiramente, Jesus se mostrou um ser controverso para os seus contemporneos; havia muitas divergncias a respeito da sua pessoa, por exemplo: Porque comia e bebia, para muitos, ele no passava de um comilo e beberro, Mt 11.19; naturalmente, se no comesse nem bebesse, como Joo Batista, haveriam de dizer que tinha demnios, Lc 7.33. Entre a multido que o seguia, havia muita dissenso a respeito dele; diziam alguns: Ele bom. E outros diziam: No; muito pelo contrrio, ele engana o povo, Jo 7.12. Alguns escribas blasfemaram dizendo que ele operava sinais pelo poder de Belzebu, o prncipe dos demnios, Mc 3.22; e outros criticaram-no porque comia com publicanos e pecadores,

Mt 9.11. Mas por outro lado, para o seu precursor, ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jo 1.29; para os samaritanos que encontraram-se com ele no poo de Jac, no havia dvidas, Ele era Verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo, Jo 4.42. Tom, um dos seus discpulos, ao v-lo depois da ressurreio, exclamou: Senhor meu e Deus meu! Jo 20.28. O centurio e os que com ele guardavam a sepultura chegaram seguinte concluso: Verdadeiramente, este era o Filho de Deus Mt 27.54. Embora houvesse muita controvrsia acerca dele, a Bblia testifica com inmeros testemunhos que Ele Deus, e, dentre os muitos testemunhos bblicos, o texto em apreo destaca a clebre e tradicional declarao apostlica, proferida pelo apstolo Pedro por divina revelao, a qual enfaticamente, afirma: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo Mt 16.16; declarao semelhante foi tambm proferida

retumbantemente pelo prprio Pai, por ocasio do batismo de Jesus no Rio Jordo: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo, Mt 3.17. A Bblia afirma que ele o rei dos reis e Senhor dos senhores, Ap 19.16, e o que voc diz acerca dele? O que pensa voc a respeito do Maior Mestre de todos os tempos ?

O que Pensam os Homens Acerca de Cristo


O texto sagrado relata-nos que ao chegar s partes de Cesaria de Felipe, o Mestre interrogou aos seus discpulos, dizendo-lhes: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Mt 16.13. E os discpulos que estavam bem inteirados da opinio pblica acerca do seu Mestre, responderam: Uns, Joo Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos

profetas Mt 16.14. Naturalmente, aqueles que o ouviam citar a lei, diziam: Este Moiss; e aqueles que viram o seu zelo pela casa de Deus, expulsando corajosamente os cambistas do templo, diziam: Ele Elias; e aqueles que o viram chorar sobre Jerusalm, diziam: Ele Jeremias; e aqueles que o ouviram pregando sobre a necessidade de arrependimento, diziam: Ele Joo Batista. Esta resposta dada pelos discpulos, demonstrou que o povo em geral tinha uma falsa idia sobre a sua pessoa, pois, o nivelavam com as demais pessoas dos sbios e profetas, e no viram que Ele era o Salvador prometido, o Messias de Israel, o Filho de Deus, etc. Ento o Senhor se dirigiu aos seus discpulos, e lhes interrogou: E vs, quem dizeis que eu sou ? Mt 16.15, e , Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo, Mt 16.16, ao que Jesus respondeu:

Bem-aventurado s tu, Simo BarJonas, porque no foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que est nos cus Mateus 16.17
A enftica declarao de Pedro, digna de louvor por parte do Senhor, deixou claro que somente os discpulos conheciam a verdadeira identidade da sua magnnima pessoa, e, ao dizer que Simo fora revelado por Deus, Jesus deixou claro que a percepo puramente humana incapaz de ver no homem chamado Jesus, o Deus criador dos cus e da terra, isso somente se torna possvel mediante uma revelao divina. E hoje tambm no diferente, somente pela revelao do Esprito Santo, mediante a pregao do Evangelho, que homens e mulheres confessam que Jesus Cristo o Senhor, e se tornam autnticos cristos,

passando a desfrutar de ntima comunho com ele, o nico meio de crescer na graa e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, II Pe 3.18.

As Especulaes Sobre a Natureza do Mestre


No desenrolar da histria da igreja surgiram vrias opinies sobre a dupla natureza de Cristo, opinies que tornaram-se verdadeiros alicerces para inmeras teorias errneas acerca da natureza de Cristo, analisemos algumas delas: O Ebionismo
autnticos cristos,

teoria heresiarca surgida no II Sculo d.C., embora reconhecesse que Jesus era o Messias prometido, negava por completo a natureza divina de Jesus. Naturalmente, esse ensino partiu do monotesmo judaico, o qual considerava que somente o Pai era Deus, e que Jesus era meramente humano, portanto, consideravam Jesus um homem comum que fora gerado por Maria e Jos, e no gerado pelo Esprito Santo no ventre de Maria. O Gnosticismo
A palavra gnsticos, tem origem no grego gnostiks, que significa conhecimento. Tornou-se uma escola que floresceu nos primrdios do Cristianismo, contrariando as pregaes dos apstolos. Seus adeptos diziam-se os nicos a possurem um conhecimento perfeito de Deus. a essncia dessa heresia que consideravam a

matria irremediavelmente m. Por isso diziam que a humanidade de Cristo era apenas aparente, isto , eles no admitiam que Cristo sendo Deus tivesse um corpo real, j que consideravam a matria m; em outras palavras, diramos que esses heresiarcas negavam a humanidade de Cristo. Embora os gnsticos causassem dano igreja, foram muito combatidos pelo apstolo Joo que em suas epstolas, fazia questo de provar ser o Senhor Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. O Arianismo
O Arianismo, oriundo do Cristianismo, chamado assim por causa do nome de seu fundador, rio, um presbtero de Alexandria no Egito (250-336 d.C.). A essncia do seu ensino era a negao da eternidade de Jesus, ou seja, negava a integridade e a perfeio da natureza divina de Cristo.

A Bblia ensina que Jesus co-eterno com o Pai, pois o prprio Senhor disse: Eu e o Pai somos um, Jo 10.30. O Arianismo foi condenado no Conclio de Nicia em 325 d.C. O Apolinarianismo
Teoria oriunda do Cristianismo, assim chamada por causa do nome do seu principal proponente, Apolinrio, que viveu entre 310-390 d.C.. Apolinrio se opunha vigorosamente ao Arianismo. Ele ensinava que Cristo era divino e no havia natureza humana nele, segundo o seu ensino, no lugar da natureza humana de Cristo, estava o logos divino. O Apolinarianismo foi condenado pelo Conclio de Constantinopla em 381 d.C. O Nestorianismo Teoria oriunda do Cristianismo, defendida por Nestrio,

patriarca de Constantinopla. A essncia do ensino hertico de Nestrio consistia na afirmao de que as duas naturezas de Cristo relacionavam-se de tal maneira que a humana e divina eram claramente distintas uma da outra. Isso levava a concluso de que Jesus Cristo era duas pessoas separadas. O nestorianismo foi rejeitado no Conclio de feso em 431 d.C. O Docetismo Termo derivado do grego dokeo, que significa pensar ou parecer. O Docetismo foi uma antiga heresia Cristolgica, a qual ensinava que Cristo no era homem, pois jamais assumiu a forma humana. Jesus simplesmente parecia ser o que no era. Sua aparncia na carne era um fantasma O Monarquianismo
Teoria oriunda do Cristianismo. O Monarquianismo era

uma doutrina antitrinitariana que se desenvolveu no II e III sculo, o seu ensino dizia que Deus era um nico Ser, e Jesus Cristo no era divino, mas um simples homem nascido de forma miraculosa de uma virgem e depois adotado por Deus. Esta idia era tambm conhecida como adocionismo.
O Monofisismo Teoria oriunda do Cristianismo, segundo a qual Jesus possua apenas uma natureza, essencialmente divina, e no duas, como o Conclio de Calcednia afirmava, porm, nesse conclio realizado em 451 d.C., o Monofisismo foi definitivamente condenado.

O Ensino Bblico sobre a Natureza de Cristo

A doutrina da Cristologia est fundamentada e tambm demonstrada na Bblia, pois, a Bblia a autoridade mxima no que diz respeito s doutrinas fundamentais da f crist. Portanto, a Bblia ensina que Jesus era uma nica pessoa que possua duas naturezas. A natureza divina de Cristo comprovada pelos nomes divinos que lhe so atribudos, pelos atributos e ofcios divinos que lhe so conferidos, por sua prpria declarao, e tambm pelos testemunhos contidos nas Escrituras Sagradas.

Nomes divinos atribudos a Cristo


1. Deus, Jo 1.1; Jo 20.28; Hb 1.8 2. Senhor, At 9.17; 16.31. 3. Filho de Deus, Mt 8.29; 14.33, 16.16; Jo 10.30,36.

Atributos divinos atribudos a Cristo


1. Eterno, Jo 8.58; Cl 1.17; Ap 22.13; Hb 1.12 2. Onipotente, Jo 1.3; Mt 28.18; Ef 1.22. 3. Onisciente, Jo 16.30; 21.17; Ap 2.2,19; 3.1,8,15. 4. Onipresente, Mt 18.20; 28.20

Ofcios divinos atribudos a Cristo


1. Criador, Cl 1.16 2. Sustentador de todas as coisas, Hb 1.3 3. Perdoador de pecados, Mt 9.2; Lc 7.48 4. Ressuscitador, Jo 2.19-21; 6.40; 10.17; 11.25. 5. Juiz, Jo 5.22; II Tm 4.1

Testemunhos quanto divindade de Cristo


1. Joo Batista, Jo 1.34 2. O povo em geral, (cego de nascena) Jo 9.38; (o leproso) Mt

8.2; (Jairo) Mt 9.18; (mulher canania) Mt 15.22; (Maria, irm de Lzaro) Jo 11.27. 3. Os seus discpulos, Mt 14.33; Jo 6.69; Mt 16.16; Jo 20.28,31. 4. Os demnios e os mpios, Lc 4.41; 8.28; Mc 3.11; 5.7; Mt 27.54. 5. Deus, o Pai, Mt 3.17; Mc 9.7. 6. O prprio Cristo, Mt 26.63,64.

A Natureza humana de Cristo


A humanidade de Cristo no diminui a sua divindade, Jesus Cristo era cem por cento, Deus e, cem por cento, homem; a unio das duas naturezas na nica pessoa de Cristo incompreensvel mente cptica, mas uma irrefutvel verdade bblica, observe: 1. Cristo teve um parentesco humano, Lc 3.23; Mt 13. 55,56.

2. Cristo se submeteu s leis normais de desenvolvimento humano, Lc 2.52. 3. Cristo apresentou aspectos humanos. a) Ele tinha aparncia humana, Jo 4.9; Hb 2.14-17. b) Ele foi chamado Filho do Homem, I Tm 2.5 (Ele se referiuse a si mesmo como Filho do Homem, vrias vezes) Mt 8.20; 9.6; 10.23, 11.19; 12.8; 12.32; 12.40; 13.37; 13.41, 16.13, etc. c) Sentia cansao como ns, Mt 6.31; 8.24,25. d) Sentia fome, sede e dor, Mc 2.15; Jo 4.7; Mc 14.33-38. e) Sentia tristeza, Lc 19.41; Jo 11.35. f) Identificou-se com a humanidade, Hb 4.15,16

Consideraes sobre a natureza de Cristo


Cristo era to realmente homem como se no fosse Deus, e era to realmente Deus como se no fosse homem Truett

Jesus foi o mais puro entre os poderosos, e o mais poderoso entre os mais puros Jean Ritcher
Rejeitando todos os milagres de Jesus, temos ainda o milagre de sua prpria vida, de sua personalidade! Charles Bovee

Em Jesus, as duas naturezas


Em Jesus tudo se concretiza. Nele temos a Lei e o seu cumprimento. Como Deus, ele o seu autor, e como homem, ele foi o nico a cumpri-la; tornando-se dessa forma, o fim da lei, como expressou Paulo em Romanos 10.4: Porque o fim da Lei Cristo para justia de todo aquele que cr

Como Deus, ele o Criador Poderoso; e como homem, foi o mais sublime representante de toda a criao. Sendo o Deus-Homem, Ele satisfez as exigncias divinas e as necessidades humanas. Como Deus, nEle se concentra tudo o que o homem necessita de Deus; e como homem, nEle se concentra tudo o que Deus requer dos homens. Assim sendo, Ele o ponto de encontro entre Deus e os homens; Ele tornouse o ponto convergente entre o cu e a terra, por isso, disse Paulo que na plenitude dos tempos, em Jesus congregar-seo todas as coisas, tanto as que esto no cu como as que esto na terra, Ef 1.10. Ele verdadeiramente o Deus TodoPoderoso e, ao mesmo tempo, o Homem perfeito. Portanto, sendo Deus Todo-Poderoso, esvaziou-se de sua infinita e majestosa glria, e tornou-se homem como ns, com exceo do pecado; mas, tornando-se homem no deixou de ser o Eterno Deus Todo-Poderoso. Aleluia!!!

As duas Naturezas de Cristo demonstrada


A Bblia no somente ensina sobre as duas naturezas de Cristo, ela faz uma verdadeira demonstrao das mesmas.

1) Na Tipologia Bblica Fars tambm o altar de madeira de cetim; cinco cvados ser o seu comprimento, e cinco cvados, a largura (ser quadrado o altar), e trs cvados, a sua altura. E fars as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas sero uma s pea com o mesmo, e o cobrirs de cobre xodo 27.1,2 Na madeira de cetim, temos um simbolismo da natureza humana de Jesus, e, no cobre, a natureza divina, j que o altar dos holocaustos um tipo de Cristo. 2) Na Profecia Bblica

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o seu nome ser Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz Isaas 9.6 Como menino, Jesus nasceu e como Filho, Jesus foi dado; como menino, ele humano e como Filho, Deus. E tu Belm Efrata, posto que pequena entre milhares de Jud, de ti me sair o que ser Senhor em Israel, e cujas origens so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade Miquias 5.2 Como humano, Jesus saiu por Belm, mas como divino, suas origens so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 3) No Ministrio Terreno

E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e o barco enchia-se de gua, estando eles em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fria da gua; e cessaram, e fez-se bonana Lucas 8.23,24.
Como homem, sentiu-se cansado e adormeceu, mas como Deus, levantou-se, repreendeu o vento, e o mar lhe obedeceu.

Jesus chorou. E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lzaro vem para fora. E o defunto saiu, tendo as mos e os ps ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num leno. Disselhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir Joo 11. 35,43,44
Como homem, Jesus chorou; e como Deus ressuscitou a

4) Na saudao apocalptica.
....Eu sou a Raiz e a Gerao de Davi, a resplandecente Estrela da Manh Apocalipse 22.16b Como raiz, Jesus antecede a Davi, e como gerao, Jesus veio depois, como raiz ele divino e como gerao humano.

Jesus como homem, teve me e no teve pai; porm, como Deus, tem Pai e no tem me. Portanto, Maria no me de Deus, e sim, me do corpo humano de Jesus. Como homem, Jesus nasceu, e como Deus preexistente; como homem estava limitado ao tempo e ao espao, mas como Deus infinito e, est acima do tempo e do espao. Como homem, Jos e Maria exerceram influncia sobre a sua vida, Lc 2.48, mas como Deus, ele era o Salvador de Maria, Lc 1.47.

Jesus no metade homem e metade Deus, ele 100% homem e 100% Deus, tambm as suas duas naturezas no se manifestavam simultaneamente de acordo com a necessidade de cada uma, as duas naturezas coexistiam, ele nunca deixou de ser o Deus Todo-Poderoso, e nunca deixou de ser tambm o homem perfeito; de maneira que tanto faz dizer que ele o Deus-Homem como Homem-Deus. Glria a Jesus !!! COMENTRIO DO ERUDITO MARTIN J. SCOTT Como todos os cristos sabem, a encarnao significa que Deus, isto , o Filho de Deus se fez homem. Isso no quer dizer que Deus tornou-se homem, nem que Deus cessou de ser Deus e comeou a ser homem; mas que, permanecendo como Deus, Ele assumiu ou tomou uma natureza nova, a saber, a humana, unindo esta natureza divina no ser ou na

pessoa, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Na festa das bodas de Can, a gua tornou-se em vinho pela vontade de Jesus Cristo, o Senhor da criao, Jo 2. 1-11. No aconteceu assim quando Deus se fez homem, pois em Can a gua deixou de ser gua, quando se tornou em vinho, mas Deus continuou sendo Deus, quando se fez homem. Um exemplo que nos poder ajudar a compreender em que sentido Deus se fez homem, ainda que no ilustra de maneira perfeita a questo, aquela de um rei que por sua prpria vontade se fizera mendigo. Se um rei poderoso deixasse seu trono e o luxo da corte, e tomasse os trapos de um mendigo, vivesse com mendigos, compartilhasse de seus sofrimentos, etc., e isto, para poder melhorar-lhes as condies de vida, diramos que o rei se fez mendigo, porm, ele continuaria sendo verdadeiramente, rei. Seria correto dizer o que o mendigo sofreu era o sofrimento de um rei.

Sendo que Jesus Cristo Deus e homem, evidente que Deus de alguma maneira, homem tambm. Agora, como que Deus homem? Est claro que ele nem sempre foi homem, porque o homem no eterno, mas Deus o . Em um certo tempo definido, portanto, Deus se fez homem tomando a natureza humana. Que queremos dizer com a expresso tomar a natureza humana? Queremos dizer que o Filho de Deus, permanecendo Deus, tomou outra natureza, a saber, a do homem, e a uniu de tal maneira com a sua, que constituiu uma pessoa, Jesus Cristo. A encarnao, portanto, significa, que o Filho de Deus, verdadeiro Deus desde toda a eternidade, no curso do tempo se fez verdadeiro homem tambm, em uma pessoa, Jesus Cristo, constituda de duas naturezas, a humana e a divina. Isso, naturalmente um mistrio. No podemos compreend-lo, assim como to pouco podemos conceber a prpria Trindade. H mistrios em toda parte.

No podemos compreender como a erva e a gua, que alimentam o gado, se transformam em carne e sangue. Uma anlise qumica do leite no demonstra conter ele nenhum ingrediente de sangue, entretanto, o leite materno se torna em sangue e carne da criana. Nem a prpria me sabe como no seu corpo se produz o leite que d a seu filho. No devemos, pois, estranhar se no podemos compreender a encarnao de Cristo. Cremos nela porque Aquele que a revelou o prprio Deus, que no pode enganar nem ser enganado. NOTA:
Ele tomou sobre si nossa natureza humana para glorific-la e desta maneira adapt-la para um destino celestial. Por conseguinte, formou um modelo, por assim dizer, pelo qual a natureza humana poderia ser feita semelhana divina.

Ele, o Filho de Deus, se fez Filho do homem, para que os filhos dos homens pudessem ser feitos filhos de Deus, Jo 1.2, e um dia serem semelhantes a Ele, I Jo 3.2,; at os corpos dos homens sero conforme o seu corpo glorioso, Fp 3.21. O primeiro homem, Ado, da terra, terreno, o segundo homem, o Senhor do cu, I Co 15.47; e assim, como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos tambm a imagem do celestial, I Co 15.49, porque o ltimo Ado foi feito em esprito vivificante. Porm, o obstculo a impedir a perfeio da humanidade era o pecado, o qual, ao princpio, privou Ado da glria da justia original. Para resgatar-nos da culpa do pecado e de seu poder, o Filho de Deus morreu como sacrifcio expiatrio. O credo de Nicia (Sculo IV), expressa fielmente a convico da igreja primitiva:

Cremos em um Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Unignito do Pai, isto , da substncia do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, no feito; sendo da mesma substncia que o Pai; pelo Qual foram feitas todas as coisas que esto no cu e na terra, e o Qual por ns os homens e por nossa salvao desceu, encarnou e foi feito homem, sofreu, e ressuscitou ao terceiro dia, e ascendeu ao cu, donde vir outra vez para julgar os vivos e os mortos

LIO 4
A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO PNEUMATOLOGIA OU PARACLETOLOGIA

INTRODUO
Pneumatologia a cincia que estuda a existncia do Esprito Santo, sua natureza divina, seus atributos e manifestaes, seu relacionamento com Deus e com Cristo, bem como sua atuao em relao ao universo fsico e espiritual, os seres e as coisas. Muitos tm empreendido enormes esforos para negar sua existncia e poder. H os que negam a sua personalidade argumentando que a palavra Esprito a traduo dos termos Ruar no hebraico, e pneuma no grego, os quais pertencem ao gnero neutro; porm, ao consideramos o que a Bblia expe quanto sua personalidade, certificamo-nos de que ele no simplesmente uma influncia. Ele uma pessoa divina. Ao referir-se a ele, a Bblia utiliza-se de pronomes pessoais, como: Ele, aquele, dele, etc.

O CONSOLADOR
Voc compreender que este ttulo no pode ser atribudo a nenhuma influncia ou fora impessoal e abstrata. Em I Jo 2.1, a mesma palavra traduzida por advogado, e tem relao a Cristo. Em Jo 14.16, o Esprito Santo o outro Consolador, enviado pelo Pai, para substituir a Cristo, uma pessoa divina. Este outro Consolador viria para ministrar aos discpulos como Jesus fazia. Uma mera influncia impessoal no pode substituir uma pessoa, nem desempenhar sua funes. S o Esprito Santo, a terceira pessoa da Trindade, poderia tomar o lugar de Jesus, o maior personagem que j viveu no mundo e ministrou aos homens. O Esprito Santo uma pessoa que identifica-se com o Pai, com o Filho e com o cristo, fato implcito na ordenana do batismo e na bno apostlica, Mt 28.19; II Co 13.13.

Em Mt 28.19, se l: Em nome e no nomes, significando que todos os trs so pessoas igualmente. Voc poderia at rir, se lesse:
Batizando-os em nome do Pai, do Filho e de uma influncia, ou A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunho do poder.

Nada disso seria aceito por uma mente sadia, uma conscincia iluminada.
Pelos textos que vamos citar, voc ver que o Esprito Santo descrito de tal modo que no pode haver duvida alguma quanto sua personalidade. Provas de sua Personalidade: 1. O Esprito Santo pensa, Rm 8.27 (O texto fala da mente)

2. Ele tem vontade, I Co 12.11 (Distribui como lhe apraz)


3. Ele sente tristeza, Ef 4.30 4. Ele pode ser resistido, At 7.51 5. Ele ensina, Jo 14.26; I Jo 2.27.

6. Ele fala, Ap 2.7; At 13.2; 21.11; 28.25. 7. Ele dirige, Gl 5.18; At 8.29. 8. Ele intercede, Rm 8.26 9. Ele convence, Jo 16.8 O Esprito santo suscetvel de trato pessoal, tanto que, algum pode mentir perante o Esprito Santo, At 5.3, como tambm pode blasfemar contra Ele, Mt 12. 31,32.

NOMES DO ESPRITO SANTO


So diversos os nomes dados ao Esprito Santo, que provam a sua natureza divina. No nos possvel mencionar todos os ttulos atribudos ao Esprito Santo, contudo, faremos meno de alguns.

1. Esprito de Deus, I Co 3.16 2. Esprito Santo, Ef 4.30 3. Esprito de Cristo, Rm 8.9 4. Esprito de Vida, Rm 8.2 5. Esprito de Adoo, Rm 8.15 6. Esprito de Verdade, Jo 16.13
7. Esprito de Jesus, At 16.7

8. Esprito de Graa, Hb 10.29


9. Esprito da Promessa, Ef 1.13 10. Esprito da Glria, I Pe 4.14 Outras Provas de sua Divindade:

1. Ele chamado de Deus, At 5.,3,4. 2. Senhor da Igreja, At 20.28. 3. onipresente, Sl 139. 7-10. 4. onisciente, I Co 2.9-11. 5. onipotente, Lc 1.35 6. Co-autor da criao, J 26.13; Sl 104.30.
7. eterno, Hb 9.14.

O Esprito Santo convence o pecador, Jo 16.8, opera nele a regenerao, Jo 3.3-5, passa a habitar nele, Jo 14.17, ento, ensina-o, Jo 14.26; Lc 12.12, torna-se o seu guia, Jo 16.13; Rm 8.14, ajuda-o nas suas fraquezas, Rm 8.26, e ainda o santifica, I Pe 1.2. MANIFESTAO DO ESPRITO SANTO
1. Na Criao, Gn 1.2 (Lei da incubao) 2. Em Israel, Ez 37. 1-10. 3. Em Cristo, Lc 4.18. 4. Na Igreja, At 19.6; 10.44-46; 11.15. 5. No mundo, Jo 16. 8-11.

SMBOLOS DO ESPRITO SANTO


O Fogo O Fogo ilustra as diversas operaes do Esprito Santo na vida do crente

O fogo derrete a cera da impiedade, Sl 68.2 O fogo purifica, Ml 3. 2,3.


O fogo aquece, Lc 22.55; Sl 39.3; 104.4; Is 44.16. O fogo ilumina, Ex 13.21; Sl 78.14; II Co 4.6. O fogo quebra, Jz 16.9. O fogo prova, I Pe 1.7. O fogo limpa, Nm 31.23

O fogo tem conexo com a glria de Deus, II Cr 7.1; Zc 2.5.


O fogo fala da aprovao divina, Lv 9.24 a) Fogo na cabea, Rm 12.20 b) Fogo na mo, Ez 10.2 c) Fogo nos ps, Dn 3.25; Rm 16.20 d) Fogo na boca, Is 6. 6,7. e) Fogo no corao, Sl 39.2,3. O fogo relaciona-se com a Palavra de Deus, Jr 20.9 O fogo smbolo da sua presena, Ex 3.2; At 2.3. O fogo fala de juzo, tanto para os salvos I Co 3.13-15, como para os perdidos, Mt 3.10.

O ferreiro leva o ao ao fogo para amolecer e para torn-lo mais duro. O Esprito Santo, torna o crente mais brando, e o torna tambm mais forte, mais resistente, mais calejado, leia At 20. 23,24.

gua, Rio, Chuva


Cristo, a fonte, Jo 7.37-39 Cristo, a Rocha ferida, Ex 17.6; I Co 10.4 O Rio procede do altar, Ez 47.

gua pelos artelhos, Ez 47.3, pelos joelhos, Ez 47.4, pelos lombos, Ez 47.4, gua profunda, Ez 47.5, gua sanadora, Ez 47.8, produz fruto, Ez 47.12
A chuva vem do cu, Is 55.10, o Esprito Santo tambm, At 2.33.

PROPORO gua de um odre, Jo 7.37 (Acomodao, vida espiritual raqutica)

gua de um poo, Jo 4.6,13 (A proporo que recebemos depende da disposio de buscar) gua a jorrar, Jo 4.14 (Ilimitada) Qual a sua escolha? Um odre, um poo ou a Fonte? UTILIDADE gua refresca e dessedenta, Sl 42.2; 23.2
gua faz brotar as rvores e a erva, J 14.9; Is 44.3,4. gua limpa ou lava, Hb 10.22, Tt 3.5 gua suporta carga, I Pe 3.20, o Esprito tambm, Nm 11.11-17. A gua indispensvel a vida, o Esprito tambm , Rm 8.2,10.

O AZEITE
Azeite na orelha, Lv 14.17 a) Para ouvir a Palavra de Deus, Ap 2.17; Tg 1.19. Azeite na mo, Lv 14.17

a) Para bendizer ao Senhor, Sl 134.2. b) Para orar pelos enfermos, Mc 16.18 c) Para trabalhar, Ef 4.28 Azeite no p, Lv 14.17 a) Para andar no Esprito, Gl 5.16 b) Para pregar o evangelho, Is 52.7; Sl 126.6
c) Para em breve, esmagar o inimigo, Lc 10.19; Rm 16.20

Azeite no rosto, Sl 104.15


a) Brilho da alegria espiritual, II Co 3.18. b) leo sobre a cabea, Ec 9.8 Azeite em outras vasilhas, II Rs 4.4-6.

Bnos para outras pessoas, Lc 1.41. Azeite nas feridas, Lc 10.34 Smbolo da restaurao pelo Esprito. USO ESPECIAL Era proibido fabricar outro com a mesma composio, Ex 30.32,33.
Significa que ningum pode imitar o Esprito Santo

Era proibido usar o leo para fins particulares, Ex 30.32.


Significa que o Esprito Santo no pode ser usado. Ele que usa os seus servos.

UNO
TRIPLA UNO 1) No leproso, Lv 14.18 (PURIFICAO) 2) Sacerdotes e profetas, Ex 30. 29,30 (SANTIFICAO) 3) Rei, I Sm 16.13 (PODER)

NA IGREJA

PURIFICAO, SANTIFICAO E PODER

Para enxergar perfeitamente, Ap 3.18


Para comunicar conhecimento, I Jo 2.20; I Co 2. 9,10

Para os doentes, Mc 6.13; Tg 5.14.

O SELO
Propriedade, Rm 8.9 Ilustrao Em feso, nos dias do apstolo Paulo, este costume era comum. Um comerciante ia a uma floresta selecionar para si certas madeiras de lei, imprimindo nelas o seu selo, um conhecido sinal de propriedade, mais tarde mandava o seu servo com o seu sinete correspondente para identificar e transportar a madeira, na qual era visto o dito selo.

O selo fala de legitimidade e autoridade Nos documentos, Dn 12.4; Ap 5.1. Exemplo de autoridade na sepultura de Jesus, Mt 27.66.
Violar aquele selo era afrontar o governo romano.

Segurana e Preservao
Nas conservas de frutas e vegetais posto um lacre para evitar deteriorao, da mesma forma, somos preservados da m influncia deste mundo contaminado.

A POMBA
O Esprito Santo desceu sobre os discpulos no Cenculo em forma de fogo, porque havia o que queimar. Mas sobre Jesus, desceu em forma de pomba, smbolo da pureza e da inocncia de Jesus.

A Pomba nos Dias de No. A Pomba saiu da arca depois do dilvio, Gn 8.8-12. O Esprito Santo desceu sobre a Igreja depois do juzo de Deus no Calvrio, At 2.14; Rm 6. 3-5.
A pomba foi enviada trs vezes, na terceira vez ficou, Gn 8. 8,9; 10. 11,12. O Esprito Santo foi enviado trs vezes, primeira sobre os Profetas, I Pe 1.10-11, na segunda vez sobre Jesus, Lc 4.18, e na terceira sobre os discpulos no Pentecostes, para ficar, At 2.1-4.

A Pomba fala de simplicidade e ternura, Mt 10.16.


A Pomba fala de pureza, Mt 5.8 Pomba come sementes limpas, Rm 12.9

O VENTO
O Vento Alimenta Sem ar no h vida. E sem o Esprito Santo no h vida Espiritual, Ez 37.9,10.

Sem ar no h comunicao, Ap 1.10 Atravs do Esprito Santo o homem fala com Deus e Deus fala com o homem, Rm 8.26; Lc 4.18.
O Vento opera o refrigrio. O Esprito Santo opera trazendo o refrigerado senso da presena de Deus, At 3.19,20.

O Vento limpa ou purifica.


O Vento elimina a praga, Ex 10.19

Praga do conformismo, Rm 12.2


Praga dos mexericos, Lv 19.16; Pv 11.13; 10.19. Praga da preguia, Pv 6.6. Praga da mentira, Pv 6.17.

Praga da inveja, Pv 14.30. O Vento opera a agitao e calma Agita a gua, Mc 4.37 como tambm a aquieta, Gn 8.1 O Vento movimenta ferramentas Ferramentas de corte, bola de encher.
O Esprito impeliu Sanso para D, Jz 13.25. O Esprito moveu os profetas, II Pe 1.21.

pneumticas.

O Vento conserva a chama, J 33.4; Jo 20.22.


O ESPRITO SANTO NOS LDERES ANTIGO TESTAMENTO E o Esprito do Senhor se apoderar de ti, e profetizars com eles, e te mudars em outro homem I Samuel 10.6

Na vida de Jos
Capacidade para revelar mistrio, Gn 41.16-31. Sabedoria para administrar, Gn 41.38. Na vida de Moiss, Autoridade para liderar, Is 63.11. Na vida dos setenta ancios de Israel Para auxiliar, Nm 11. 16,17 e tambm para profetizar, Nm 11.25.

Na vida de Bezaleel e seus companheiros.


Para inventar, Ex 31.3,4. Para realizar, Ex 31. 3,4. Para auxiliar, Ex 31.6

Para ensinar, Ex 35.34 Aprendemos que o egosmo no provm do Esprito de Deus Na vida dos Juzes. Otniel, Jz 3.10,11. Gideo, Jz 6.34; 7.12. Jeft, Jz 11.29.

Sobre Sanso est escrito que o Esprito do Senhor se apossou dele to possantemente ... Que feriu um leo, Jz 14.5,6 O Esprito do Senhor se apossou dele to possantemente que feriu aos trinta asquelonitas, Jz 14.19.
O Esprito do Senhor possantemente se apossou dele que feriu a mil homens com uma queixada de jumento, Jz 15.15.

Os gazitas fecharam as portas da cidade, Jz 16.2, porm, Sanso cheio do Esprito Santo arrancou as portas da cidade com as ombreiras e trancas, Jz 16.3.
Para o crente cheio do Esprito Santo no h portas que o detm, exemplo: Pedro, At 12.10 e Paulo e Silas, At 16.26

Na vida dos reis


Sobre Saul, a Bblia diz:

O Esprito do Senhor se apoderou dele, e o capacitou para profetizar, e o mudou em outro homem, I Sm 10.6, 9,10. Sobre Davi, a Bblia diz: E desde aquele dia em diante o Esprito do Senhor se apoderou de Davi, I Sm 16.13.
Matou um Leo, I Sm 17.34 Matou um urso, I Sm 17.34 Matou o gigante Golias, I Sm 17.49

O crente cheio do Esprito Santo vence tambm o Leo, uma figura do inimigo, o urso, uma figura da carne, e o gigante, uma figura do mundo.

O ESPRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO


Na vida de Joo Batista Antes do seu nascimento, Lc 1.15. No seu crescimento, Lc 1.80

No seu ministrio, dando-lhe autoridade para exortar o povo a fim de preparar o Caminho do Senhor, Lc 3. 2-4.
Na firmeza com que anunciava, Lc 3. 5,6. Na energia com que denunciava o pecado, Lc 3. 7-9. Na segurana com que ensinava o caminho, Lc 3. 10-14. Na convico com que predizia o carter sobrenatural de Jesus, Lc 3. 16,17.

Na Vida de Jesus.
Na gerao, Lc 1. 34,35. Na identificao de Jesus no templo, Lc 2. 25-33. No batismo de Jesus, Mt 3.13-17; Lc 3.21,22.

Na tentao no deserto, Mt 4.1; Mc 1.12. No seu ministrio, Lc 4.18. Na sua morte e ressurreio, Rm 8.11 Na Igreja Prometido por Jesus, At 1.5 Mediado por Jesus, At 2.33
Enviado por Jesus, Jo 14.26; 16.7.

Nos crentes para testemunhar, At 1.8.


Na ordenao de ministros, At 13.1-4. Na soluo das divergncias entre judeus e gentios, At 15. Na orientao da obra missionria, At 16.6,7,9.

O BATISMO COM O ESPRITO SANTO


No dia de Pentecostes ocorreu um dos maiores eventos da Igreja Crist. Aos cento e vinte, homens e mulheres, que estavam no Cenculo, veio uma experincia que resultou em completa mudana de suas vidas. No eram mais aqueles de outrora. Aquele Joo que desejava um lugar ao lado do trono de Cristo, aquele Pedro que o negara perante uma serva do sumo sacerdote, agora estavam dominados

O Esprito Santo que transformou radicalmente a vida daqueles crentes. A esta experincia que tem sido vivida por milhes de servos de Deus durante os sculos do cristianismo, chamamos de batismo com Esprito Santo. O evento do batismo com o Esprito Santo no surpreendeu, nem trouxe confuso aos estudantes das Escrituras do Antigo Testamento, pois o batismo com o Esprito Santo era uma bno j prometida, relacionada com o plano divino da salvao em Cristo, e foi predita conforme as afirmativas bblicas, a seguir: Atravs do rei Salomo, no ano 1000 a.C., Pv 1.23. Atravs do profeta Joel, no ano 800 a.C., Jl 2.28-32. Atravs do profeta Isaas, no ano 700 a.C., Is 44.3.
Atravs do profeta Zacarias, no ano 487 a.C., Zc 12.10.

Atravs do profeta Joo Batista, no ano 27 a.D., Mt 3.11.


Atravs do prprio Senhor Jesus, At 1.4,5,8. O batismo com o Esprito Santo para todos que professam sua f em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Esprito Santo para neles habitar. Quase sempre h um intervalo entre o dia da converso e o batismo no Esprito Santo. O fato de haver o Senhor ensinado aos seus discpulos j salvos, que esperassem a promessa do Pai, bem revela que a experincia do revestimento com o poder do alto pode vir algum tempo depois da converso. certo que s vezes, a experincia do batismo com o Esprito Santo ocorre logo aps a converso, especialmente se a pessoa j est instruda e cr nas duas bnos. Quando uma pessoa est faminta das bnos de Deus e se entrega ao Senhor de corao, o cu se abre para ela de modo maravilhoso.

PARA QUEM A PROMESSA DO BATISMO?


Para os apstolos, At 2.4. Para os discpulos em geral, At 2.4 Para os samaritanos, At 8.14-17. Para os gentios, At 10.44-47.

Para os crentes, Pv 1.23. Para os sedentos, Is 44.3 Para os Israelitas e seus filhos, At 2.39 Para os que esto longe, At 2.39. Para tantos quantos nosso Senhor chamar, At 2.39.

O BATISMO COM O ESPRITO SANTO E AS CIRCUNSTNCIAS


No depende de merecimento prprio. No depende de mtodos. No depende da postura. No depende do lugar, isto , do local. No depende do horrio

QUEM EST PREPARADO PARA RECEBER?


Quem convertido, Pv 1.23. Quem sente sede, Is 44.3. Quem est frio e seco, mas decide buscar, Is 44.3.

Quem novo na f, At 10.44-48.


Quem se sente tocado por Deus, mesmo antes tendo sido rebelde, At 2.39; Sl 68.18.

Qualquer crente que busca com f, Jo 7.37; Lc 11.13

COMO RECEBER O BATISMO COM O ESPRITO SANTO?


Com f, Gl 3.14; Lc 11.13; Mt 7.7; Tg 1.6. Em obedincia ao Evangelho, At 5.32; Lc 24.49; At 1.4,12,13. Esperando em constante orao, At 1.4,14; Lc 18.1. Com orao importunadora, Lc 11.5-13. Tendo real sede de poder, Is 44.3; 41.17,18; Sl 143.6; Ap 21.6. Buscando oportunidade, At 8.14-17; 10.44.

RESULTADOS DO BATISMO COM O ESPRITO SANTO


Produz unio fraternal, At 4.32,33; Rm 15.5-7. Produz fruto do Esprito, Jo 15.16; Gl 5.22. Produz atitude vitoriosa, At 7. 55-60. Produz identidade crist, At 4.13,14; 11.22,23,26.

Produz vida de gozo, At 13.52; 2.46. Produz multiplicao de maravilhas, Hb 2.4; Rm 15.18. Produz homens e mulheres espirituais, I Co 2.16; At 16.6,7.

O crente deve comear no Esprito, Gl 3.3; viver no Esprito, Gl 5.25; Rm 8.1; pregar no Esprito, I Ts 1.5; e finalmente terminar no Esprito, Gl 3.3.

COMO PERMANECER CHEIO DO ESPRITO SANTO?


1. Mantendo uma vida de orao, At 4.31. 2. Evangelizando, At 4.31,33. 3. Tendo uma vida de renncia, testemunho e santificao. 4. Adorando e louvando a Deus, Ef 5.18,19.

A EVIDNCIA DO BATISMO COM O ESPRITO SANTO


O falar noutras lnguas, ou a glossollia, desde os primrdios da igreja, tm se constitudo como um sinal da parte de Deus para evidenciar o batismo com o Esprito Santo. Alguns perguntam por que o povo pentecostal admite o falar lnguas como evidncia individual do batismo no Esprito, quando tambm houve , lnguas repartidas como que de fogo

Pentecostes. verdade que as trs coisas se manifestaram na mesma ocasio, mas conforme registra o livro de Atos, entretanto, somente o falar em outras lnguas ocorreu outras vezes quando os primitivos cristos receberam o batismo com o Esprito Santo, em diferentes lugares e ocasies. Podemos admitir que Deus escolheu o falar em outras lnguas como evidncia do batismo, observe as provas bblicas deste argumento:
No dia de Pentecostes, houve lnguas, At 2.4. Na casa de Cornlio, houve lnguas, At 10. 45,46. Embora o relato bblico no declara que os crentes em Samaria falaram lnguas, contudo, inferimos do texto que houve lnguas, porque qual teria sido o sinal visvel que ensejou a Simo oferecer dinheiro aos apstolos para que a

ele tambm fosse dado o poder de impor as mos e os crentes receberem o Esprito Santo, At 8. 18,19.
Em feso, houve lnguas, At 19.6

Conclumos que foi o prprio Deus quem constituiu o falar em outras lnguas, como uma confirmao fsica do recebimento do batismo com o Esprito Santo. Contudo, o simples fato de algum falar noutras lnguas, ou exercitar outra manifestao sobrenatural no evidncia irrefutvel da obra e da presena do Esprito Santo. O ser humano pode imitar as lnguas estranhas como fazem os demnios. Somo advertidos pela Bblia a no crermos em todo esprito, e averiguarmos se tais experincias espirituais procedem realmente de Deus, I Jo 4.1. Os crentes primitivos falavam lnguas conforme o Esprito Santo lhes concedia que falassem, At 2.4; e no como algo aprendido nem ensinado.

OS DONS ESPIRITUAIS
Poucos assuntos no Novo Testamento so to importantes quanto os Dons do Esprito. Paulo, no captulo 12 de I Corntios, descreve a Igreja como o corpo de Cristo e afirma que os crentes so membros desse corpo, com diferentes dons, provindos de Deus, pelo Esprito Santo, do mesmo modo como os membros do corpo humano tm diferentes funes para diversos propsitos. Os Dons do Esprito so os meios pelos quais os membros do corpo de Cristo so habilitados e equipados para a realizao da obra de Deus. Sem os dons do Esprito, ao invs de a Igreja ser um organismo vivo e poderoso, seria apenas mais uma organizao humana e religiosa. A manifestao dos dons espirituais eleva a atuao da igreja da esfera do natural para a transcendental esfera do sobrenatural.

A DOUTRINA
No devemos ignorar os dons, I Co 12.1. Deus quem d os dons igreja, Rm 11.29. Os dons revelam a Igreja ao mundo como sendo o corpo de Cristo, Ef 1.22,23; I Co 12.12.

Os dons so para benefcios de toda a comunidade, I Co 4.1; I Pe 4.10.


Os dons destinam-se a Igreja, I Co 12.7 Os dons devem promover consolao, I Co 14.3. edificao, exortao e

A Bblia descreve nove dons do Esprito, os quais so classificados em trs diferentes grupos, como segue:

I - DONS DE REVELAO
1. Palavra de sabedoria

2. Palavra de conhecimento ou cincia 3. Discernimento de espritos II DONS DE ELOCUO


1. A Profecia 2. A variedades de lnguas 3. a interpretao de lnguas

III DONS DE PODER 1. F


2. Dons de curar 3. Operao de milagres ou maravilhas.

A PALAVRA DE SABEDORIA
Sabedoria para temer a Deus, J 28.28; Pv 1.7. Sabedoria para livrar-se do mal, Mt 6.13; J 1.8. Sabedoria para aconselhar, Pv 12.20; 15.2.

Sabedoria para glorificar a Deus em hora crtica, Mt 10. 18,19.


Sabedoria para ganhar almas, Pv 11.30. Sabedoria para ensinar, Dn 12.3; I Co 2. 1-4. Sabedoria para solucionar casos difceis, At 6. 3,10; 15.28.

A PALAVRA DE CINCIA
Revela mistrios de Deus Mistrio Deus-Cristo, Cl 2. 2,3. Mistrio da piedade, I Tm 3.16.

Mistrio Cristo em vs, Cl 1. 26,27. Mistrio da f, I Tm 3.9. Mistrio da Igreja, Ef 5.32. Mistrio do Evangelho, Ef 6.19. Mistrio da sua vontade, Ef 1.9. Mistrio do Arrebatamento, I Co 15.51.
Revela o oculto, I Sm 16.7; Jo 2.24,25; 1. 47,48; 4. 16-18; II Rs 5.25-27

O DISCERNIMENTO DE ESPRITO
Tipos de espritos Espritos malignos, Mt 17.21; I Co 10.21. Esprito de inveja, At 5.17; Fp 1.15; Mc 7.22. Esprito de homicdio, II Sm 3.27; Jo 8.44; Ap 22.15. Esprito de vaidade, Sl 4.2; Ef 4.17. Esprito de ambio, Mc 4.19. Esprito de traio, II Sm 3.27. Esprito de apostasia, II Ts 2.3; Lc 18. 8,9. Esprito de enfermidade, Lc 13. 12-16.

A PROFECIA
Consolar, edificar e exortar, I Co 14.3. Este dom no se destina a dirigir ou estabelecer normas, At 11. 28; 21. 11.

um sinal para os fiis, I Co 14.22.


VARIEDADES DE LNGUAS

Por que falar lnguas? Porque falaremos melhor com Deus, I Co 14.2. Porque falaremos em mistrios, I Co 14.2. Porque ns nos edificaremos melhor, I Co 14.4. Para a complementao do culto, I Co 14.26.

um sinal para o infiel, I Co 14.22.


Porque oraremos melhor, I Co 14.15; Rm 8.26. Porque engrandecemos a Deus, At 10.46. Conduto, o dom de Variedades de Lnguas somente deve ser exercitado para toda a comunidade se houver intrprete, caso contrrio, o crente deve falar consigo mesmo e com Deus.

INTERPRETAO DE LNGUAS A interpretao feita sobrenaturalmente. Temos as lnguas como sinal, I Co 14. 2,28. Temos as lnguas como dom, I Co 12.30

Lnguas como dom s deve ser exercitado em conjunto com a interpretao, I Co 14.28. O crente no pode esquecer que este dom limitado, I Co 14. 26,27.
O DOM DA F F salvadora, Tt 1.4; Jd 3, 20. F que vem pela pregao, Rm 10.17; Ef 2.8. F como fruto do Esprito, Gl 5.22. F Dom do Esprito, I Co 12.9.

OS DONS DE CURAR
So dados igreja, Mc 16.17,18; At 14. 1-4; 10.38; 5. 11,12. Constituem numa confirmao pregao, Mc 16.20. Vemos no ministrio de Estevo, At 6.8.

Vemos no ministrio de Pedro, At 4. 6,7; 9. 32-43. Vemos no ministrio de Felipe, At 8.7. Vemos no ministrio de Paulo, At 14.8-10; 28.8,9.
A OPERAO DE MARAVILHAS

No ministrio de Moiss, Ex 4.17; 7.20,21; 8.5,6,17; 9.10,23-25. No ministrio de Josu, Js 3.13-17; 10.12-14. No ministrio de Jesus, Mt 8.26; Jo 11.43,44.

No ministrio de Paulo, At 13.10,11; 20.9-12.

Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no Cu e na terra; Ele livrou Daniel do poder dos lees, Daniel 6.27

Вам также может понравиться