Вы находитесь на странице: 1из 12

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5a REGIO

Setembro/2012

Concurso Pblico para provimento de vagas de

Analista Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 03, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. - contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova, chame o fiscal de sala para devolver este caderno de prova, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao.. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


2. CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. O arroz da raposa Julio Cortzar tem um conto que sai de um palndromo Satarsa. Um menino brinca de desarticular as palavras. No fundo, um escritor um sujeito que pela vida afora continua a mexer com as palavras. Para diante delas, estranha esta, questiona aquela. O menino de Cortzar, que devia ser ele mesmo, virava a palavra pelo avesso e se encantava. Saber que a leitura pode ser feita de trs para diante uma aventura. E s vezes d certo. No conto Satarsa, a palavra ROMA. Lida ao contrrio, tambm faz sentido. Deixa de ser ROMA e vira AMOR. Para o leitor adulto e apressado, isso pode ser uma bobagem. Para o menino uma descoberta fascinante. Olhos curiosos, o menino v a partir da que o mundo pode ser arrumado de vrias maneiras. No s o mundo das palavras. a partir dessa possibilidade de mudar que o mundo se renova. E melhora. Ou piora. No teria graa se s melhorasse. O risco de piorar fundamental na aventura humana. Mas estou me afastando da histria do Cortzar. E sobretudo do que pretendo dizer. Ou pretendia. No embalo das palavras, vou me deixando arrastar de brincadeira, como o menino do conto. Um dia ele encontrou esta frase: Dbale arroz a la zorra el abad. Em portugus, significa: O vigrio dava arroz raposa. Soa estranho isso, no soa? Mesmo para um menino aberto ao que der e vier, a frase bastante surrealista, mas o que importa que a orao em espanhol pode ser lida de trs para diante. E fica igualzinha. Pois este palndromo no s encantou o menino Cortzar, como decidiu o seu destino de escritor. Isto sou eu quem digo. Ele percebeu a que as palavras podem se relacionar de maneira diferente. E mgica. Sem essa conscincia, no h poeta, nem poesia. Como a criana, o poeta tem um olhar novo. L de trs para diante. Cheguei at aqui e no disse o que queria. Digo ento que tentei uma srie de anagramas com o Brasil de hoje. Quem sabe virando pelo avesso a gente acha o sentido?
(Adaptado de Otto Lara Resende. Bom dia para nascer. S.Paulo: Cia. das Letras, 2011. p.296-7)

O segmento cujo sentido est adequadamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) sobretudo do que pretendo dizer = mormente do que tenciono exprimir a frase bastante surrealista = a orao um tanto quanto pictrica O risco de piorar fundamental = A possibilidade de onerar insofismvel tentei uma srie de anagramas = busquei diferentes antteses virava a palavra pelo avesso = trocava o vocbulo de lugar

_________________________________________________________

3.

Ou pretendia. O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) ... ao que der ... ... virava a palavra pelo avesso ... No teria graa ... ... um conto que sai de um palndromo ... ... como decidiu o seu destino de escritor.

_________________________________________________________

4.

Ao se substituir o elemento grifado em um segmento do texto, o pronome foi empregado de modo INCORRETO em: (A) (B) (C) (D) (E) Julio Cortzar tem um conto = Julio Cortzar tem-no ele encontrou esta frase = ele encontrou-a desarticular as palavras = desarticular-lhes dava arroz raposa = dava-lhe arroz no s encantou o menino = no s o encantou

_________________________________________________________

5.

Atente para as afirmaes abaixo.

I. A frase Sem essa conscincia, no h poeta pode


ser corretamente reescrita do seguinte modo: No h essa conscincia em quem no seja poeta.

II. A frase este palndromo no s encantou o menino


Cortzar, como decidiu o seu destino de escritor tem seu sentido corretamente reproduzido nesta outra construo: este palndromo, alm de ter encantado o menino Cortzar, decidiu o seu destino de escritor.

III. Em Mesmo para um menino aberto ao que der e


vier, a frase bastante surrealista, a substituio do verbo por parecia implica a alterao do segmento grifado para um menino aberto ao que desse e viesse. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 6.

1.

No texto, o autor sugere que (A) (B) (C) (D) (E) as frases mais estranhas seriam aquelas mais plenas de sentido. as palavras s adquiririam sentido quando lidas pelo avesso. o conhecimento do Brasil atual s pode ser aprofundado por meio da poesia. o conto Satarsa, de Julio Cortzar, seria autobiogrfico. a poesia s seria vlida quando colocada a servio da atuao poltica.

I, II e III. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, apenas.

_________________________________________________________

No teria graa se s melhorasse. O elemento grifado na frase acima pode ser corretamente substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) conquanto. porquanto. caso. pois. embora.
TRF5R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


7. Julio Cortzar tem um conto que ...... de um palndromo Satarsa. Um menino ...... de desarticular as palavras. No fundo, um escritor um sujeito que pela vida afora continua a ...... com as palavras. Respeitando-se a correo gramatical, as lacunas da frase acima podem ser preenchidas, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) 8. se prende procede nasce se inspira provm joga distrai-se entretm-se cuida ocupa-se conviver praticar manipular cultivar lidar por vrias etapas. Em meados da dcada de 90 surgiram vozes que, motivadas pelo justo objetivo de impedir que a inao da comunidade internacional permitisse episdios sangrentos como os da Bsnia, forjaram o conceito de "responsabilidade de proteger". A Carta da ONU, como se sabe, prev a possibilidade do recurso ao coercitiva, com base em procedimentos que incluem o poder de veto dos atuais cinco membros permanentes no Conselho de Segurana rgo dotado de competncia primordial e intransfervel pela manuteno da paz e da segurana internacionais. O acolhimento da responsabilidade de proteger teria de passar, dessa maneira, pela caracterizao de que, em determinada situao especfica, violaes de direitos humanos implicam ameaa paz e segurana. Para o Brasil, o fundamental que, ao exercer a responsabilidade de proteger pela via militar, a comunidade internacional, alm de contar com o correspondente mandato multilateral, observe outro preceito: o da responsabilidade ao proteger. O uso da fora s pode ser contemplado como ltimo recurso. Queimar etapas e precipitar o recurso coero atenta contra os princpios do direito internacional e da Carta da ONU. Se nossos objetivos maiores incluem a decidida defesa dos direitos humanos em sua universalidade e indivisibilidade, como consagrado na Conferncia de Viena de 1993, a atuao brasileira deve ser definida caso a caso, em anlise rigorosa das circunstncias e dos meios mais efetivos para tratar cada situao especfica. Devemos evitar, especialmente, posturas que venham a contribuir ainda que indiretamente para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos. No podemos correr o risco de regredir a um estado em que a fora militar se transforme no rbitro da justia e da promoo da paz.
(Adaptado de Antonio de Aguiar Patriota. Direitos humanos e ao diplomtica. Artigo publicado na Folha de S. Paulo, em 01/09/2011, e disponvel em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-deimprensa/discursos-artigos-entrevistas-e-outras-comunicacoes/ministro-estado-relacoes-exteriores/direitos-humanos-e-acaodiplomatica-folha-de-s.paulo-01-09-2011).

_________________________________________________________

Est inteiramente adequada a pontuao da frase: (A) Como j se disse, poeta aquele que, ao aplicar-se conscientemente difcil arte do desaprender, passa a ver o mundo com olhar infantil, despido das camadas de preconceitos e prejuzos que, quase sempre nossa revelia, acumulamos ao longo da vida adulta. Como, j se disse, poeta aquele que ao aplicar-se conscientemente difcil arte do desaprender, passa a ver o mundo, com olhar infantil, despido das camadas de preconceitos e prejuzos, que quase sempre nossa revelia, acumulamos ao longo da vida adulta. Como j se disse poeta aquele, que ao aplicar-se conscientemente difcil arte do desaprender, passa a ver o mundo com olhar infantil despido das camadas de preconceitos e prejuzos que, quase sempre nossa revelia acumulamos, ao longo da vida adulta. Como j se disse poeta, aquele que ao aplicar-se conscientemente difcil arte do desaprender, passa a ver o mundo com olhar infantil despido das camadas de preconceitos, e prejuzos, que quase sempre nossa revelia acumulamos ao longo da vida adulta. Como j se disse, poeta aquele que ao aplicar-se, conscientemente, difcil arte do desaprender passa a ver, o mundo, com olhar infantil despido das camadas de preconceitos e prejuzos que quase sempre, nossa revelia, acumulamos ao longo da vida adulta. Para responder s questes de nmeros 9 a 15, considere o texto apresentado abaixo.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

9.

Ao considerar o posicionamento do Brasil, o autor do texto (A) critica a inoperncia da comunidade internacional que, em sua viso, desde a criao da Carta da ONU, nada fez para assegurar a defesa dos direitos humanos e, assim, provocou guerras e genocdios. assinala a diferena entre responsabilidade de proteger e responsabilidade ao proteger, o que significa que o pas defende o uso de aes militares para restaurar a paz apenas como ltimo recurso. entende como necessrio, embora no desejvel, lanar mo da fora militar, ainda que sem a legitimao do Conselho de Segurana da ONU, para garantir a proteo dos direitos humanos em situaes de conflito. reconhece a necessidade de se recorrer ao coercitiva, ou seja, interveno militar, sempre que a segurana internacional for posta em risco, conforme consagrado na Conferncia de Viena de 1993. estabelece, de modo realista, um elo automtico entre a coero e a promoo da democracia, o que justifica a primazia da interveno militar, medida necessria nos casos em que a promoo da paz evidentemente no se daria pelo dilogo. 3

Ateno:

Comprometido no plano nacional com os direitos humanos, com a democracia, com o progresso econmico e social, o Brasil incorpora plenamente esses valores a sua ao externa. Ao velar para que o compromisso com os valores que nos definem como sociedade se traduza em atuao diplomtica, o Brasil trabalha sempre pelo fortalecimento do multilateralismo e, em particular, das Naes Unidas. A ONU constitui o foro privilegiado para a tomada de decises de alcance global, sobretudo aquelas relativas paz e segurana internacionais e a aes coercitivas, que englobam sanes e uso da fora. A relao entre a promoo da paz e segurana internacionais e a proteo de direitos individuais evoluiu de forma significativa ao longo das ltimas dcadas, a partir da constituio das Naes Unidas, em 1945. Desde a adoo da Carta da ONU, a relao entre promover direitos humanos e assegurar a paz internacional passou
TRF5R-Conhecimentos Gerais1

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


10. Para o Brasil, o fundamental que, ao exercer a responsabilidade de proteger pela via militar, a comunidade internacional [...] observe outro preceito ... Transpondo-se o segmento grifado acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) 11. observado. (C) seja observado. (D) ser observado. (E) observada. for observado. 14. 13. Do mesmo modo que no segmento ameaa paz e segurana, o sinal indicativo de crase tambm est corretamente empregado em: (A) (B) O mais grave foi a ameaa integridade fsica da vtima. A crise econmica ameaa preservao do acervo de vrios museus. Certos animais reagem agressivamente a ameaas seus interesses. Houve ameaa grupo de manifestantes presos durante protesto. A censura ameaa liberdade de criao.

_________________________________________________________

Atente para as afirmaes abaixo.

_________________________________________________________

I.

... o recurso coero atenta contra os princpios do direito internacional ... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) Se nossos objetivos maiores incluem a decidida defesa dos direitos humanos ... ... o Brasil incorpora plenamente esses valores a sua ao externa ... A ONU constitui o foro privilegiado para ... Em meados da dcada de 90 surgiram vozes que ... ... a relao [...] passou por vrias etapas.

Ao velar para que o compromisso com os valores que nos definem como sociedade se traduza em atuao diplomtica, o Brasil trabalha sempre pelo fortalecimento do multilateralismo e, em particular, o das Naes Unidas. (2 pargrafo) Na frase acima, uma vrgula poderia ser colocada imediatamente aps sociedade, sem prejuzo para a correo e o sentido.

II.

(B)

O acolhimento da responsabilidade de proteger teria de passar, dessa maneira, pela caracterizao de que, em determinada situao especfica, violaes de direitos humanos implicam ameaa paz e o segurana. (7 pargrafo) As vrgulas que isolam o segmento em determinada situao especfica podem ser substitudas por travesses, sem prejuzo para a correo.

(C) (D) (E) 12.

III.

_________________________________________________________

Devemos evitar, especialmente, posturas que venham a contribuir ainda que indiretamente para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos. Mantendo-se a correo e a lgica, uma redao alternativa para a frase acima est em: (A) Deve ser especialmente evitada posturas que possam contribuir, embora de maneira apenas indireta, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos. Posturas que contribuem, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, devem ser especialmente evitados, ainda que indiretamente. Ainda que contribua, apenas indiretamente, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, tais posturas devem ser especialmente evitadas. Posturas que contribuam, mesmo que de maneira indireta, para o estabelecimento de elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, devem ser especialmente evitadas. Conquanto contribuam apenas de modo indireto, posturas que estabeleam elo automtico entre a coero e a promoo da democracia e dos direitos humanos, devem ser especialmente evitados.

Em meados da dcada de 90 surgiram vozes que, motivadas pelo justo objetivo de impedir que a inao da comunidade internacional permitisse episdios sangrentos como os da Bsnia, forjaram o conceito de o "responsabilidade de proteger". (5 pargrafo) Na frase acima, uma vrgula poderia ser colocada imediatamente aps 90, sem prejuzo para a correo e o sentido.

Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 15.

II. I. I e III. II e III. I e II.

_________________________________________________________

(B)

O verbo flexionado no singular que tambm pode ser corretamente flexionado no plural, sem que nenhuma outra alterao seja feita na frase, est destacado em: (A) Para promover os direitos humanos, a consolidao da democracia em todos os pases extremamente necessria. Cada um dos pases do Conselho de Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas (ONU) h de zelar pela manuteno dos Direitos Humanos. A comunidade internacional trata os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em p de igualdade e com a mesma nfase. A maior parte dos pases compreende que o direito ao trabalho de vital importncia para o desenvolvimento de povos e naes. A declarao de Direitos Humanos de Viena, de 1993, reconhece uma srie de direitos fundamentais, como o direito ao desenvolvimento.
TRF5R-Conhecimentos Gerais1

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


Atos Normativos 16. Nos termos da Resoluo n 147/2011, do Conselho da Justia Federal, recursos, espao e imagem do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus NO podero, sob qualquer hiptese, ser usados para atender a interesses (A) (B) (C) (D) (E) 17. polticos, apenas. pessoais ou partidrios, apenas. pessoais, apenas. partidrios ou polticos, apenas. pessoais, polticos ou partidrios.
o

19.

Em fevereiro do ano corrente, Plnio, perito judicial, pretendendo atuar em uma determinada vara cvel da Justia Federal de Alagoas, na qual jamais havia sido nomeado, entrega, juntamente com seu portflio e com o intuito de divulgar seu trabalho e possibilitar sua indicao pelo chefe do respectivo cartrio aos juzes que atuam na vara, uma caixa de vinho francs e um aparelho de DVD porttil a Reinaldo, servidor pblico federal e chefe do cartrio da mencionada vara cvel. Cumpre salientar que Reinaldo aceita o presente, agradecendo a gentileza de Plnio. A conduta de Reinaldo (A) constitui prtica vedada pelo Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus.

_________________________________________________________

O Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus (A) probe atitudes discriminatrias ou preconceituosas, todavia, permite de forma excepcional, atos que caracterizem proselitismo partidrio. dispe que a conduta de seus destinatrios deve ser pautada por princpios, dentre eles, a moralidade e a integridade. integrar todos os contratos de prestao de servios, de forma a assegurar o alinhamento entre os colaboradores, salvo os contratos de estgio. no tem por finalidade oferecer atitudes que orientem decises institucionais. prescreve que seus destinatrios devem observ-lo, no sendo necessrio, no entanto, firmar termo de compromisso declarando cincia e adeso. (C) (B)

(B)

expressamente permitida pelo Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus, para os cargos especficos de perito judicial.

(C)

no constitui prtica vedada pelo Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus, embora seja uma atitude antitica.

(D) (E)

(D)

vlida, pois os presentes esto acompanhados do portflio do perito, ou seja, a finalidade da gentileza divulgar o trabalho do expert.

_________________________________________________________

18.

De acordo com as disposies previstas no Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus, considere:

(E)

vlida, desde que Plnio no passe a atuar em percias na mencionada vara.

_________________________________________________________

I. de responsabilidade dos destinatrios do Cdigo


zelar pela integridade dos bens pertencentes aos rgos onde atuam, inclusive sua reputao, propriedade intelectual e informaes confidenciais, estratgicas ou sensveis, com exceo dos bens intangveis.

20.

II. Os recursos de comunicao e tecnologia de informao disponveis no Conselho e na Justia Federal de primeiro e segundo graus devem ser utilizados com a estrita observncia dos normativos internos vigentes, notadamente no que tange utilizao e proteo das senhas de acesso.

Tlio, analista judicirio do Tribunal Regional Federal da a 5 Regio, surpreendido, no seu local de trabalho, por um jornalista que o solicita informaes acerca de um importante processo judicial, que tramita em segredo de justia, para futura publicao em jornal de mbito nacional. Tlio, embora no mostre o processo judicial, relata o teor de deciso judicial nele proferida, objetivando, no seu entender, garantir a liberdade de imprensa. Tlio (A) agiu corretamente, pois apenas narrou o contedo de deciso, sem mostrar ou entregar o processo judicial ao jornalista.

III. obrigatrio aos servidores e gestores do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus garantir a publicidade de seus atos e a disponibilidade de informaes corretas e atualizadas que permitam o conhecimento dos aspectos relevantes da atividade sob sua responsabilidade, bem como assegurar que a divulgao das informaes acontea no menor prazo e pelos meios mais rpidos. (B) no poderia ter relatado o contedo do processo judicial, salvo se o fizesse por meio da assessoria de imprensa do Tribunal.

(C)

IV. O Conselho e a Justia Federal de primeiro e segundo graus exigiro de seus servidores, no exerccio de seus misteres, responsabilidade social e ambiental. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) (D)

no poderia, em qualquer hiptese, ter relatado o contedo do processo judicial ao mencionado jornalista.

II e IV, apenas. I e II, apenas. I, II, III e IV. I e III, apenas. II, III e IV, apenas.

no violou o Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus, embora sua conduta caracterize quebra de sigilo funcional.

(E)

praticou conduta expressamente permitida pelo Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e segundo graus. 5

TRF5R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Administrao 21. A Teoria da Contingncia considera as caractersticas do ambiente que determinam o projeto da estrutura de uma organizao e os sistemas de controle. As organizaes em ambientes mutantes escolhem uma estrutura (A) (B) (C) (D) (E) 22. mecanicista. orgnica. tecnolgica. comportamental. funcional. 25. A respeito do ambiente interno das organizaes pblicas, considere:

I. Estrutura centralizada e tendncia de achatamento. II. Crescimento da Organizao. III. Os funcionrios so chamados servidores pois
tm que servir populao.

IV. O que importa seguir a legislao.


Com relao aos aspectos que esto diretamente relacionados com funcionrios, com a cultura e com a hierarquia, correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 26.

_________________________________________________________

H quatro caractersticas especficas que servem de base para a definio de motivao: aquela que definida como um fenmeno individual; a que descrita, geralmente como intencional; a que tem o propsito de predizer o comportamento e aquela (A) (B) (C) (D) (E) que multifacetada. que contm controle sobre o trabalhador. que influencia o trabalhador na escolha da ao. na qual a razo de cada pessoa determinada pelo gestor. que racional.

I e II. I, II e III. III. III e IV. IV.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

23.

A estrutura que NO se parece com uma pirmide, porque existem duas bases de departamentalizao operando simultaneamente, denominada (A) (B) (C) (D) (E) Funcional. Linha-staff. Divisional. Matricial. Militar.

Um projeto exige coordenao das atividades, compreendendo momentos de anlise crtica e de validao das solues, sem com isso inviabilizar o trabalho dos especialistas envolvidos. preciso reconhecer que o projeto (A) (B) (C) (D) (E) processualmente distinto da tomada de deciso. processualmente semelhante a mecanismos no humanos. processualmente avaliado pelos seus erros de previso. um processo individualizado e prospectivo. um processo interativo e coletivo.

_________________________________________________________

24.

Para orientar-se sobre a realizao da estratgia de uma organizao preciso, em princpio, desenvolver quatro atividades: anlise dos aspectos internos; anlise do ambiente; comparao da misso ou vocao; e estabelecimento da estratgia vigente.

_________________________________________________________

27.

Mapear a estrutura de um processo complexo determinante para sua avaliao de forma simplificada. A sequncia que possibilita questionar e melhorar esse processo (A) (B) (C) (D) (E) criticar, rever e cortar. documentar, ampliar e cortar. medir, criticar e redesenhar. entender, documentar e medir. comparar, duplicar e executar.

A comparao entre a anlise dos aspectos internos e do ambiente compreende:


Aspectos Internos Eficincia Presente (1) A ao s depende da prpria entidade Ambiente Eficcia Futuro (2) A entidade dever se adaptar ao futuro do ambiente

O que se procura Horizonte de tempo analisado Produto Ao

_________________________________________________________

28.

Completa corretamente a tabela acima: (A) (B) (C) (D) (E) 6 (1) Foco na qualidade (2) Foco no processo (1) Ambiente do setor de atividade (2) Ambiente da regio onde se localiza (1) Pontos fortes e fracos (2) Oportunidades e ameaas (1) Comparao com concorrentes (2) Determinao de fatores crticos de sucesso (1) Servios comuns (2) Tecnologia de ponta

Certo Tribunal Regional Federal, visando atender ao princpio da eficincia, identificou que 48% dos processos tramitam em atividades de prejulgamento. Deste total, 86% ficam retidos em atividades de recepo/protocolo, indicador que est diretamente relacionado (A) (B) (C) (D) (E) ao desempenho profissional. ao padro econmico-oramentrio. qualidade. tecnologia. ao padro contbil-oramentrio.
TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


29. A competncia que uma organizao apresenta ao conceber e desenvolver produtos e processos de forma a alcanar a satisfao do cliente, com custos e prazos compatveis, o conceito de Qualidade de (A) (B) (C) (D) (E) 30. Produto ou servio. Processo. Projeto. Ps-venda. Atendimento. (C) (B) Noes de Administrao Pblica 33. Investido em um cargo, gozando de estabilidade, as circunstncias pelas quais um servidor pblico poder perder o cargo, no prazo mnimo estabelecido em lei, so: (A) Processo administrativo, desempenho insuficiente apurado por superiores em trs anos consecutivos e inqurito policial. Desempenho insuficiente apurado a partir de dois anos de estabilidade, processo administrativo e sentena judicial. Processo administrativo, desempenho insuficiente apurado em avaliaes de desempenho peridicas e sentena judicial. Inqurito policial, aplicao de sanes administrativas e desempenho insuficiente apurado em dois anos consecutivos. Inqurito judicial, processo administrativo, desempenho insuficiente apurado em avaliaes de desempenho peridicas.

_________________________________________________________

O principal objetivo em manter um regime de compras governamental ...... e ...... permitir competio entre os fornecedores potenciais e assegurar que o melhor preo seja obtido. Preenche corretamente as lacunas da frase acima: (A) (B) (C) (D) (E) aberto; discriminatrio fechado; discriminatrio aberto; no discriminatrio fechado; no discriminatrio discriminatrio; arbitrrio

(D)

(E)

_________________________________________________________

34.

Considere:

I. Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados


pelo Presidente da Repblica.

_________________________________________________________

II. Presidente e diretores do Banco Central. III. Procurador-Geral da Repblica. IV. Chefes de Misso Diplomtica de carter permanente. De acordo com a Constituio Federal brasileira, compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio pblica, a escolha, dentre outros, dos indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 35.

31.

Considere os seguintes princpios:

I. Julgamento subjetivo, respeitado o interesse pblico.

II. Probidade administrativa. III. Vinculao ao instrumento convocatrio. IV. Publicidade.


A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com determinados princpios. Dentre eles, os indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 32.

I, III e IV. II e IV. III e IV. I e III. I, II e III.

_________________________________________________________

II, III e IV. I e II. I, III e IV. III. II e III.


o o

No tocante competncia do Superior Tribunal de Justia, considere:

I. Habeas data contra ato de Ministro de Estado. II. Mandado de segurana decidido em nica instncia
pelos Tribunais Regionais Federais, quando denegatria a deciso.

_________________________________________________________

O art. 6 da Lei n 10.520/2002 afirma que, apresentadas as propostas, estas tero um prazo de validade, estipulado pela lei em vigor, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 120 (cento e vinte) dias, no mnimo. 90 (noventa) dias, se outro no estiver fixado no edital. 60 (sessenta) dias, se outro no estiver fixado no edital. 45 (quarenta e cinco) dias, a menos que outro esteja fixado com prazo maior. 30 (trinta) dias, a menos que outro esteja fixado com prazo maior.

III. Conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio.

IV. Crime comum praticado por Governador de Estado. V. Litgio entre organismo internacional e a Unio.
So processadas e julgadas originariamente pelo Superior Tribunal de Justia o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. III, IV e V. I, IV e V. I, III e IV. II, III e V.


7

TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


36. Marta, estudante de Direito da Universidade X, est preparando palestra para seus colegas de classe, requerida pelo professor de Direito Constitucional a respeito do Supremo Tribunal Federal. Para enriquecer seu trabalho, Marta procurou seu amigo Carlos, brilhante advogado, que lhe informou que o Supremo Tribunal Federal (A) (B) (C) composto por Membros que possuem, no mnimo, trinta e um anos de idade. composto por quinze Ministros. ter seus Ministros nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao do Procurador-Geral da Repblica. possui competncia para processar e julgar, originariamente, a homologao de sentenas estrangeiras. possui competncia para julgar, em recurso ordinrio, o crime poltico. (D) (B) 40. Em processo administrativo instaurado por cidado para o tutela de interesse individual, regido pela Lei n 9.784/1999, constatou-se a necessidade de instruo probatria para coletar os dados necessrios deciso do processo. De acordo com as disposies do referido diploma legal, (A) o interessado poder requerer Administrao o fornecimento de documentos e dados que se encontrem em poder de rgo administrativo e, caso negado tal requerimento, caber o arquivamento do processo. compete, exclusivamente, ao interessado a produo das provas necessrias comprovao de sua pretenso e Administrao o fornecimento de provas em sentido contrrio. as atividades de instruo sero realizadas de ofcio ou mediante impulso do rgo responsvel pelo processo, sem prejuzo da atuao probatria do interessado. compete exclusivamente ao rgo responsvel pelo processo a averiguao e comprovao dos dados necessrios tomada de deciso. quando os documentos necessrios apreciao do pedido formulado encontrarem-se em poder do interessado, o rgo responsvel pela conduo do processo poder requisit-los e, em no sendo apresentados no prazo fixado, determinar a aplicao de multa.

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

37.

Em relao aos direitos e vantagens dos servidores federais, considere:

I. A remunerao maior que o vencimento. II. Penso a retribuio pecuniria a que faz jus o
aposentado.

(E)

III. O auxlio moradia pode ser concedido por at


7 anos, a cada perodo de 10 anos.

IV. Servidor demitido, em dbito com o errio, tem at


60 dias para quit-lo. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 38.

_________________________________________________________

41.

A atuao da Administrao Pblica (A) (B) (C) no admite discricionariedade, em face do princpio da legalidade previsto na Constituio Federal. possui carter discricionrio, afastando a possibilidade de atos vinculados. pautada pelo princpio da legalidade, o que determina a prtica de atos vinculados, reservada a discricionariedade apenas para o mrito de tais atos. no admite discricionariedade, salvo em relao s atividades de organizao e funcionamento da prpria Administrao. admite discricionariedade quando a lei atribui Administrao a possibilidade de escolha de acordo com critrios de convenincia e oportunidade.

I e II. I e III. II e III. I e IV. II, III e IV.

_________________________________________________________

Contempla situao concreta que traduz o exerccio do poder disciplinar conferido Administrao Pblica: (A) (B) interdio de estabelecimento comercial em funo de descumprimento de normas de segurana. aplicao de penalidade a particular que celebre contrato com a Administrao Pblica, em face do descumprimento de obrigao decorrente do referido vnculo. edio de resolues, portarias, instrues e outros atos normativos para ordenar a atuao de rgos subordinados. avocao de atribuies, desde que no sejam de competncia exclusiva de rgos subordinados. edio de regulamentos administrativos ou de organizao, para disciplinar a fiel execuo da lei.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(C)

42.

(D) (E)

No funcionamento do Poder Judicirio, caso suas propostas oramentrias sejam entregues em desacordo com o estabelecido pela lei das diretrizes oramentrias, a correo ser feita pelo Poder (A) (B) (C) Legislativo, por meio das comisses especficas do Congresso Nacional, em regime de urgncia. Executivo, por meio de abertura de crditos especiais e outros suplementares. Judicirio, por meio das Presidncias do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e de Justia. Judicirio, dadas as prerrogativas constitucionais de autonomia administrativa e financeira. Executivo, que proceder os ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual.
TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

_________________________________________________________

39.

O ato administrativo unilateral, precrio e discricionrio pelo qual a Administrao faculta o desempenho de atividade material que, sem esse consentimento, seria legalmente proibido, denominado (A) (B) (C) (D) (E) Licena. Autorizao. Admisso. Homologao. Decreto.

(D) (E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


43. Segundo a Constituio Federal brasileira, considere: 46.

I. Julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta.

No setor pblico, o regime oramentrio reconhece a despesa oramentria no exerccio financeiro (A) (B) (C) (D) (E) da emisso do empenho e a receita oramentria pela arrecadao. em que ocorreu seu fato gerador e a receita oramentria pelo recolhimento. em que ocorreu seu fato gerador, o mesmo ocorrendo com a receita oramentria. da liquidao e a receita oramentria pela arrecadao. do pagamento e a receita oramentria pelo fato gerador.

II. Apreciar a legalidade dos atos de admisso de pessoal, na administrao direta e indireta.

III. Realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial dos poderes da Unio.

IV. Exercer o controle das operaes de crdito, avais


e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. Constitui finalidade do controle interno dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 47.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

IV, apenas. II e III, apenas. I, II, III e IV. I e III, apenas. II, apenas.
o

Os gastos com a aquisio de um veculo, para uso da diretoria de uma empresa de economia mista, deve ser reconhecido, no momento da aquisio, como (A) (B) (C) (D) (E) um ativo imobilizado. uma despesa administrativa. uma despesa com vendas. um ativo circulante. um ativo intangvel.

44.

Nos termos da Lei n 8.112/1990, entende-se por inassiduidade habitual: (A) (B) (C) (D) falta contnua ao servio, sem causa justificada, por mais de dez dias consecutivos. falta ao servio, por sessenta ou mais dias, interpoladamente, durante um exerccio fiscal. ausncia temporria ao servio, que ocorra em perodo contnuo e por trinta dias. falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. falta ou ausncia contnuas ao servio, que configuram desdia no exerccio das funes pblicas, ao longo de sessenta dias de um exerccio fiscal.

_________________________________________________________

48.

Considere os seguintes indicadores de rentabilidade da empresa DIX:


Indicadores Giro do Ativo Margem Lquida Rentabilidade do Ativo X1 1,1 7% 7,7% X2 1,2 6,3% 7,56%

Com base nessas informaes, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) De X1 para X2, a reduo da margem lquida impactou negativamente a rentabilidade do ativo. Para cada R$ 1,00 de investimento total, a empresa vendeu mais em X1 do que X2. Em X1, para cada R$ 100,00 de receita lquida de vendas, a empresa obteve R$ 7,70 de lucro lquido. Em X2, para cada R$ 100,00 de investimento total, a empresa obteve R$ 6,30 de lucro lquido. Para cada R$ 100,00 vendidos, a empresa obteve maior lucro lquido em X2 do que em X1.

(E)

_________________________________________________________

Noes de Administrao Financeira e Oramentria 45. Em relao Lei Oramentria Anual, considere:

I. Oramento fiscal referente aos Poderes da Unio,


seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico.

_________________________________________________________

49.

II. Oramento de investimento das empresas em que


a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

O princpio da universalidade do oramento pblico determina que (A) todas as receitas e despesas do Estado devem estar agrupadas no oramento fiscal contido na Lei Oramentria Anual de cada ente federado, exceto as transferncias constitucionais. a Lei Oramentria Anual de cada ente federado dever conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. a Lei Oramentria Anual deve abranger o perodo de um ano, considerado o exerccio financeiro para efeito de previso das receitas e fixao das despesas. a Lei Oramentria Anual de cada ente federado dever conter todas as receitas de seus respectivos poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes, exceto aquelas oriundas de operaes de crdito de longo prazo. todas as receitas e despesas de capital do Estado devem integrar o Plano Plurianual, inclusive aquelas das empresas pblicas e empresas de economia mista. 9

III. Oramento da seguridade social, abrangendo todas


as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. (B)

IV. Oramento Plurianual relativo aos programas de


durao continuada referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta. (C)

V. Oramento Financeiro da Unio, dos Estados e dos


Municpios. A Lei Oramentria da Unio deve compreender o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) (D)

I e III. I, II e III. I, II e V. II e IV. III, IV e V.

(E)

TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


50. Em relao Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considere:

I. A contabilidade aplica, no processo gerador de informaes, os princpios fundamentais de contabilidade e as normas


contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

II. As normas brasileiras no devem ser obedecidas pelas autarquias e empresas pblicas, desde que no sejam
dependentes dos recursos do tesouro para o seu funcionamento.

III. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o
conhecimento da composio patrimonial e o levantamento dos balanos gerais.

IV. O sistema contbil representa a estrutura de informaes sobre identificao, mensurao, avaliao, registro, controle e
evidenciao dos atos e dos fatos da gesto do patrimnio pblico. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 51.

I e II. II e III. I, II e IV. I, III e IV. III e IV.

Durante o exerccio financeiro, o Secretrio de Sade necessitava alterar o oramento para incluir a despesa com a aquisio de um aparelho de tomografia, no previsto no oramento, mas vivel em decorrncia do excesso de arrecadao durante o exerccio. Sabendo que a realizao da despesa estava em conformidade com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias, a Lei Oramentria Anual poderia ser alterada, desde que aprovado pelo Poder Legislativo, por meio (A) (B) (C) (D) (E) da abertura de crditos especiais. da abertura de crditos suplementares. da abertura de crditos extraordinrios. do remanejamento de crditos oramentrios. da descentralizao de crditos.

52.

Para saber se existe supervit financeiro do exerccio anterior com o intuito de decidir sobre a abertura de crditos adicionais deve-se consultar (A) (B) (C) (D) (E) o Balano Oramentrio do exerccio anterior. o Balano Financeiro do exerccio anterior. a Demonstrao das Variaes Patrimoniais. a Demonstrao do Resultado Econmico. o Balano Patrimonial do exerccio anterior. Noes de Gesto de Pessoas

53.

Conjunto de caractersticas cognitivas e atitudinais que faz com que uma pessoa seja vista e avaliada de uma determinada maneira: (A) (B) (C) (D) (E) Habilidade. Subjetividade. Postura. Identidade. Conscincia.

54.

Todo processo de seleo de pessoal baseia-se, fundamentalmente, na anlise comparativa de dois campos: (A) (B) (C) (D) (E) caractersticas do cargo e exigncias do candidato. exigncias do cargo e caractersticas do candidato. caractersticas da funo e exigncias da organizao. exigncias da funo e caractersticas da organizao. caractersticas do cargo e exigncias da funo.
TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001


55. Todo processo de treinamento envolve mudana; portanto, deve-se prever resistncias naturais ao longo de todo o seu desenvolvimento. um pressuposto considerado (A) (B) (C) (D) (E) 56. Artificial. Prtico. Metodolgico. Terico. Pragmtico.

Desempenho humano diretamente proporcional a duas condies do ser humano: o querer fazer e o saber fazer. Conceitualmente, entende-se que saber fazer a condio (A) (B) (C) (D) (E) explcita do desejo endgeno do indivduo de realizar alguma coisa. cognitiva e experiencial que possibilita ao indivduo realizar bem alguma coisa. implcita da vontade exgena do indivduo de realizar alguma coisa. experiencial sob presso que indica ao indivduo para no realizar alguma coisa. valorativa que o indivduo atribui ao seu esforo para motivar-se a fazer alguma coisa.

57.

Os componentes da cultura organizacional que so praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa denominam-se (A) (B) (C) (D) (E) Valores. Ritos. Mitos. Padres. Tabus.

58.

Em recursos humanos, a competncia utilizada como um acrnimo conhecido como CHA, isto , uma forma de representar as palavras: (A) (B) (C) (D) (E) Confiana, Harmonia e Atitudes. Capacidades, Harmonia e Arejamento. Competitividade, Hierarquia e Atividades. Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Colaborao, Habilidades e Autonomia.

59.

A Administrao de Recursos Humanos utiliza trs formas de estimular o processo motivacional de um funcionrio para agregar valor ao trabalho, dentre elas: (A) (B) (C) (D) (E) delegar tarefas que permitam ao funcionrio atingir tambm seus objetivos pessoais. gerar autonomia para desenvolver as ideias das chefias para promover o alcance dos objetivos da organizao. auxiliar o gerente a identificar recompensas que levem o funcionrio a comprometer-se com a sua autoestima. reforar, ocasionalmente, os resultados favorveis com recompensas endgenas por parte da organizao, como dinheiro ou promoes. gerar competncias que permitam aos funcionrios e seus gestores atingirem recompensas exgenas.

60.

Os trs passos do Modelo Sequencial, criado por Kurt Lewin, para a introduo das mudanas nas organizaes so: (A) (B) (C) (D) (E) identificao, internalizao e aceitao. coleta, anlise e implantao. descongelamento, mudana e recongelamento. conflito, adaptao e novo conflito. tcito, explcito e varivel. 11

TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 03, Tipo 001

DISCURSIVA REDAO Ateno: A Prova Discursiva-Redao dever ter extenso mnima de 20 (vinte) linhas e mxima de 30 (trinta) linhas. Tradicionalmente, lderes da gesto pblica so considerados lentos para inovar, devido nfase dada aos procedimentos estabelecidos e ao fato de se aterem a modos burocrticos de atuao. Isso no significa que sempre seja assim. Lderes da gesto pblica podem se preocupar com os usurios, podem estar informados tanto sobre as novas tecnologias como sobre as possibilidades de melhoria de performance.
(Adaptado de Ivan Beck Ckagnazaroff, http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043315.pdf)

Considerando o que est transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Gesto pblica, burocracia e inovao

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

12

TRF5R-Anal.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться