Вы находитесь на странице: 1из 7

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S.

Prado Aula 1

Cdigo de tica X Estatuto da OAB

O Cdigo de tica e disciplina no uma lei, por isso tem natureza jurdica de regramento especial com fora normativa de natureza infralegal. O Estatuto da OAB uma lei federal.

O conselho federal o rgo mximo da OAB, com competncia para: - editar e alterar o cdigo de tica e disciplina - editar o regulamento geral do estatuto da OAB - seus provimentos.

Cuidado, a alterao do Estatuto geral da OAB de competncia do poder legislativo, porque uma lei federal, o conselho federal s pode alterar o regulamento geral do estatuto.

Deontologia jurdica

uma cincia que estuda os deveres e conduz o comportamento dos advogados.

PRINCPIOS

Todos os princpios esto interrelacionados. - Princpio do Sigilo profissional - Princpio da confiabilidade - Princpio da pessoalidade - Princpio da no mercantilizao - Princpio da exclusividade

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Sigilo profissional Pelo princpio do sigilo profissional todas as informaes que voc tem conhecimento em decorrncia do exerccio da sua atividade, essas informaes so sigilosas. A violao do princpio do sigilo profissional, sem justa causa, sujeita o advogado ao processo disciplinar, cuja sano ser a censura. Se a questo falar que o advogado reincidente em infrao, a sano ser a suspenso.

Hipteses que justificam a violao do sigilo profissional: - casos de ameaa vida; - casos de ameaa honra; - quando o advogado for afrontado (ameaado) pelo seu prprio cliente; Nota - a violao do sigilo profissional pode ser feita at o limite necessrio para sua defesa. Se extrapolar esse limite, ir responder por isso. Se o advogado for intimado a prestar depoimento, ele deve comparecer, mas no momento de prestar o depoimento, ele levanta a questo: estou amparado pelo sigilo profissional.

Princpio da confiabilidade A confiana recproca condio para o exerccio de nossa atividade. Se a questo fala que por qualquer motivo o advogado perdeu a confiana em seu cliente, ele tem o dever de renunciar procurao.

Princpio da pessoalidade Buscamos a confiana atravs da consulta pessoal. Ex. no admitida a consulta on line. A consulta s pode ser pessoal.

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Princpio da no mercantilizao No se pode adotar caractersticas tpicas de um comrcio, seja na publicidade, seja no escritrio. Ex. no se pode receber honorrios atravs de duplicata e letra de cmbio. Pode-se, porm, receber honorrios em cheque e nota promissria. Pode receber atravs de boleto bancrio? Depende. Para receber desta forma, primeiro deve-se contratar com o cliente dessa forma. Alm disso, deve constar do boleto que, em caso de inadimplemento, ele no ser levado a protesto. Pode-se receber honorrios atravs de carto de crdito? Pode, mas h algumas limitaes: - no podemos fazer uso dessa possibilidade como forma de publicidade, como forma de captao de clientes, no se pode colocar no seu carto ou no escritrio todos os adesivinhos dos cartes de crdito, ou frases como: aceitamos todos os cartes, parcelamos em 10 vezes, cobrimos oramentos, etc.

Princpio da exclusividade No podemos exercer advocacia com outras atividades. Ex. advocacia + clnica de esttica, advocacia + contabilidade, advocacia + imobiliria, etc Porque isso implica em concorrncia desleal. Voc pode ser contador e advogado, ou corretor de imveis e advogado, mas deve exercer a advocacia em local diverso do local onde exerce a outra atividade. Claro que a empresa pode ter diversos departamentos: contabilidade, advocacia, etc., mas a no o advogado, a empresa.

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Atividades privativas de advocacia - assessoria/consultoria na rea jurdica - visar atos constitutivos de pessoa jurdica - postular em juzo

Se o individuo no advogado e praticou alguma dessas atividades, ele comete exerccio ilegal da profisso (regulamento geral do estatuto - art. 4).

Assessoria/consultoria na rea jurdica a atuao extrajudicial do advogado, o advogado que atua em uma atividade preventiva e que busca alternativas ao poder judicirio. o caso da arbitragem, mediao.

A consultoria consiste na elaborao de um parecer.

Visar atos constitutivos de pessoas jurdicas Refere-se ao contrato social e aos estatutos das pessoas jurdicas. Cuidado com a questo que fala que o visto do advogado no contrato social mera formalidade. O visto do advogado no contrato social significa responsabilidade efetiva na constituio da pessoa jurdica. Com isso procura-se evitar conflitos futuros, principalmente nas dissolues de sociedade.

Excees: microempresas e empresas de pequeno porte. Nesses casos no necessrio o visto do advogado.

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Postular em juzo

atividade privativa da advocacia, mas h excees; - habeas corpus - justia do trabalho - justia de paz - juizado especial

Habeas corpus - no exigida a presena de advogado para a impetrao. Justia do trabalho - no exigida a presena do advogado, a no ser que a questo fale em recursos. Para recursos, necessria a atuao tcnica. Justia de paz casamentos. Tambm no se exige advogados. Justia especial - no exigida a presena de advogado, desde que a causa no exceda 20 salrios mnimos e desde que no seja necessrio ingressar com recursos.

Estgio

Tem durao de 2 anos. O estagirio faz tudo, desde que em conjunto com o advogado e sob a responsabilidade dele. Carga dos autos - o regulamento geral do estatuto permite que estagirio devidamente registrado na OAB, faa carga dos autos isoladamente. Petio de juntada - o estagirio, isoladamente, pode assinar petio de juntada. Certides - O estagirio poder, isoladamente, obter certides.

Procurao o instrumento do mandato. o documento que o cliente assina, conferindo poderes para que o advogado o represente, em juzo ou fora.

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

A procurao pode ser juntada em 15 dias, prorrogveis por mais 15 dias. Se no juntada a procurao, os atos praticados vo ser considerados nulos. No preciso pedir autorizao para o magistrado para prorrogao de 15 dias, h presuno de veracidade. bom informar, mas no h a necessidade.

Substabelecimento

Com reserva de poderes Advogado substabelecente permanece no processo Honorrios : o advogado substabelecido

Sem reserva de poderes Advogado substabelecente sai do processo

Honorrios: devem ser pagos de forma

somente poder receber os honorrios com o proporcional ao tempo e ao trabalho de cada aval (autorizao) do substabelecente. Nesse advogado. caso, o advogado substabelecido no poder contratar os honorrios diretamente com o cliente. Sucumbncia: o advogado substabelecido Sucumbncia: devem ser pagos de forma

somente poder receber a sucumbncia com o proporcional ao tempo e ao trabalho de cada aval (autorizao) e da forma que estiver advogado (Se voc trabalhou, voc tem direito a contratada com o substabelecente. Cliente - no precisa ser informado receber bom senso). Cliente - precisa ser informado antes de substabelecer.

Sucumbncia - So uma espcie de honorrios. So os honorrios fixados pelo juiz ao trmino da ao ao advogado vencedor e que devem ser pagos pela parte vencida.

MATRIA: Estatuto da OAB PROFESSOR: Alysson Rachid e-mail- alyssonrachid@ig.com.br DATA: 26.02.2011 Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Renncia e revogao

Renncia da procurao um direito/dever, uma prerrogativa e um dever do advogado. Ex. se perdeu a confiana no cliente, tem o dever de renunciar. Busca-se a cincia inequvoca do cliente.

Revogao da procurao um direito do cliente.

Busca-se

cincia

inequvoca

do

Manda-se preferencialmente uma carta com advogado. aviso de recebimento para o cliente. Manda-se carta com aviso de recebimento para o advogado, ou o prprio advogado faz a carta de revogao em seu escritrio, devendo, neste caso, avisar o cliente das implicaes, que no mais responder pelo processo. O advogado mantm-se responsvel pelo O advogado no se mantm responsvel

processo por, no mximo, 10 dias. (se, depois de pelo processo. A partir do dia seguinte 2 ou 3 dias, outro advogado juntou procurao, revogao, o advogado j no responde mais voc j no mais responsvel). Os 10 dias contam-se da data da notificao, no da data da juntada. Foro ntimo - o advogado pode renunciar, O cliente vai contratar um novo advogado. pelo processo.

mas no pode revelar o motivo da renncia. Se Esse novo advogado no pode fazer acordo revelar o motivo, pratica infrao disciplinar. abrindo mo da sucumbncia. Como voc atuou at agora, voc tem direito de receber a sucumbncia de maneira proporcional.

Вам также может понравиться