Вы находитесь на странице: 1из 3

Em que consiste o conceito de conservao ou invarincia.

R: Um conceito bsico dentro da teoria piagetiana o de equilbrio: os organismos vivos estariam sempre em busca do equilbrio. A partir da noo de equilbrio entre organismo e meio surge na teoria piagetiana uma trade de conceitos que so fundamentais e dos quais todos os demais conceitos da teoria so derivados. A esses conceitos chamaremos de invariantes funcionais. So invariantes porque comparecem ao longo de toda a teoria como entidades organizadoras dos dados obtidos a partir da observao experimental. E funcionais por dizerem respeito s funes executadas pelos sujeitos no processo de construo do conhecimento. Justifique o objetivo e a importncia dos estudos que envouve a tarefa de conservao ( Por que Piaget se dedicou a estudar e realizar estas tarefas com crianas? Que segnificado tiveram estes estudos para ele em termos de desenvolvimento infantil?) O objetivo desta prova estudar de como se forma a noo de invarincia do peso atravs das deformaes de um determinado material ( neste caso a massinha). As provas operatrias foram organizadas com objetivos de criar um certo tipo de escala de desenvolvimento intelectual e, sobre tudo de testar e avaliar as hipteses de Piaget, ou seja,fundamentar o sujeito epistmico,vendo este como suporte da formao do conhecimento e como ponto de referncia da anlise.Estes testes de inteligncia e, de modo geral, esperimentao comportando esta necessariamente a manipulao direta de variveis. -Ele queria mensurarnas crianas as noes de variantes( suporte definitivo de diferentes e da dos perceptivos que vai permitir reversibilidade), conservao( resultado da construo de variantes), e os conceitos lgicos de identidade e multiplicao logica de classes, multiplicao que ocorre quando os elementos de um conjunto so classificados. -Concluso: O aparecimento da conservao de peso surge entre os 8 a 10 anos( pesam a mesms coisa), e de reversibilidade (transformao em saisicha,pesava a mesma coisa) e de compensao(a massa ficou mais fina,mas mais larga, portanto pesam o mesmo...) O estudo feito com crianas explicar a forma como o conhecimento adquirido pelo sujeito.

Relatrio:Conservao de massa. A primeira criana tem 3 anos e 8 meses.(24/05/2009) 1) Tarefa: Conservao de massa: Perguntas: As 2 bolas tem a mesma quantidade de massa? R: Sim. E agora, tem a mesma quantidade de massa? R:Voc est estrando a massa.Eu repeti a pergunta e ele respondeu: Sim. Por qu? Por que era uma massa junta.

A segunda criana tem 8 anos (14/06/2004) 1) Tarefa: Conservao de massa: Perguntas: As 2 bolas tem a mesma quantidade de massa? R: No. E agora, tem a mesma quantidade de massa? R: No. Por qu? Por que a forma est difernte. Relatrio: Conservao de lquidos: Primeira criana: 3 anos e 8 meses.(24/05/2009). 1) Os 2 copos tm a mesma quantidade de gua? R:Sim. 2) E agora? R:Sim. 3) Por que? R:Por que tm.

Relatrio: Conservao de lquidos: Segunda criana: 8 anos (14/06/2004). 1) Os 2 copos tm a mesma quantidade de gua? R:No. 2) E agora? R:Sim. 3) Por que? R:O lquido do pequeno foi para o grande.

Fiquei surpresa pelos resultados obtidos nestas esperincias ,pelas respostas dadas pelas crianas, a criana de 3 anos obteve um resultado melhor que a de 8 anos vejamos ao comparar; Na conservao de massa, quanto a mesma quantidade de massa acriana de 3 anos identificou rpido e a de 8 anos no conseguiu. Na segunda tarefa a de 3 anos chorou quando eu amassei a massa pa fazer a salsicha,logo eu expliquei que era uma brincareira, ento ele parou de chorar, respondeu :sim. A outra criana no conseguiu identificar a que nada tinha mudado.

Na 3 pergunta : A primeira identificou que era a mesma massa e nada foi alterado e a 2 no conseguiu ver isto.

Concluso: De acordo com os estgias de Piaget na fase (6 a 8 anos) pode-se falar do incio da causalidade operatria. No perodo que comea por volta dos 7-8 anos (h aqui uma certa influncia do meio social), a criana j capaz de certa lgica e capaz de coordenar operaes no sentido da reversibilidade. Eu, verifiquei atravez dos testes que a criana de trs anos est mais desenvolvida no aspcto de conservao seja de slido ou lquido. A primeira criana muito estimulada pelos seus pais e irmos e a outra filha nica e no tem a mesma oportunidade de estmulos.

BIBLIOGRAFIA PIAGET, Jean e INHELDER, Barbel. A psicologia da criana. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2011. ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Instrumentao para o Ensino de Cincias. Disponvel na www <URL: http:/www.dfi.ccet.ufms.br/prrosa/Pedagogia/index.htm>. Acesso em 22/01/2013 PORTO Editora.Acomodao e assimilao. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-01-22]. Disponvel na www <URL: http://www.infopedia.pt/$acomodacao-e-assimilacao>. Acesso em 22/01/2013

Вам также может понравиться