Вы находитесь на странице: 1из 14

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

1 - 14

INTRODUO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessrio sua pr-instalao no equipamento a ser utilizado como servidor, tal programa ser instalado juntamente com a execuo do instalador. Atente-se o usurio para o cone no canto inferior direito que trar um semforo indicando que este programa encontra-se instalado no servidor. Para operao em rede necessrio a utilizao do protocolo TCP/IP em todas as estaes e no servidor , o acesso ao banco de dados utilizar um arquivo chamado Config.ini que contem o endereo IP do servidor, o endereo IP do servidor fornecido durante a instalao, anote o numero fornecido pois ele ser utilizado nas instalaes das maquinas Cliente. A instalao dividida em 2 estgios: Servidor e Cliente. 1. INSTALAO SERVIDOR Para o gerenciamento do banco de dados dever ser instalado MySQL 4.0.13 . recomendado que o servidor seja ligado em um no-break para que seja evitado possveis perdas de dados em caso de queda de energia. Aps instalar o gerenciador de banco de dados, verifique se as configuraes de rede esto corretas e anote o seu endereo IP fornecido pelo instalador conforme j mencionado, este dever constar dentro de um arquivo TXT(arquivo texto sem caracteres especiais) chamado Config.ini utilizado pelo programa para localizar a maquina que contem o banco de dados. O sistema tem como usurio padro: Usurio: 123 Senha: 123 Obs: O Programa Estacionamento.exe foi desenvolvido para funcionar com a DLL (libmySQL.dll ) que fornecido e instalada automaticamente pelo instalador. MQUINAS CLIENTES As Maquinas Clientes podero utilizar o programa de duas formas: a) Compartilhando a pasta do sistema onde foi instalado o Aplicativo no Servidor (C:\Sistema\Estacionamento ) e crie um atalho para ele em cada estao. b) Utilize o instalador com a opo de Instalar em Mquina Cliente, fornecendo ai o numero IP do servidor, que foi anotado durante a instalao do servidor, clique no boto avanar e o instalador concluir a execuo das etapas necessrias.

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

2 - 14

2. EXECUTANDO O PROGRAMA Click 2 vezes sobre o atalho que foi criado na rea de trabalho(Desktop) ou diretamente sobre o executvel. Aps alguns instantes a tela de apresentao ir aparecer solicitando o nome do usurio e senha para que seja feita a validao do mesmo. Na 1a execuo, o usurio e a senha sero padres(usurio: 123 senha: 123), para maior segurana altere o usurio e a senha em cadastro de usurios. Ver Criando usurios Digite no campo Nome o nome do usurio e tecle [Enter] para passar ao prximo campo que a Senha. Digite a senha e em seguida [Enter]. Se o usurio for vlido abrir o menu principal.

3. MENU PRINCIPAL Aqui ser escolhido as rotinas de trabalho que o programa ir executar. Cada opo ser detalhada em tpicos especficos.

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

3 - 14

4. CRIANDO USUARIOS A primeira vez que for executado o programa ele utilizar o padro do sistema (usurio:123 senha:123) porm deve-se criar usurios no programa. Apenas o usurio administrador pode excluir as entradas e sadas dos veculos.

5. BOTES PRINCIPAIS : Os Botes tem os mesmos valores para todos os cadastros.

Gravar Grava as modificaes da Ficha atual. Incluir Uma ficha em branco ser apresentada indicando que voc poder digitar os dados. Lembre-se que o cdigo informado pelo Sistema. Aps o preenchimento click no boto GRAVAR para que todos os dados sejam gravados. Cancelar Cancela as modificaes feitas em um cadastro que ainda no foi salva. Excluir Exclui a ficha de cadastro atual, toda vez que utilizado o boto excluir o sistema grava as informaes dentro do LOG. Ver LOG de eventos Setas Movimentar os cadastros para cima ou para baixo. Pesquisa Abre uma tela para efetuar uma pesquisa (Ver Pesquisa) Imprimir Imprime a tela de cadastro atual. Sair - Fecha a tela , mas no salva as modificaes.
VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175 Fone: (11) 4036-6362 www.vesoftware.com.br

4 - 14

6. CADASTRO DE CLIENTES :

O cadastro de clientes recomendado para registrar a entrada e a sada dos cliente, para tornar este cliente mensalista ative a opo que esta ao lado do cdigo do cliente, ao ativar o cliente como mensalista o sistema no cobrar pelo perodo que ele estiver utilizando o estacionamento, mas no impedira de cobrar as lavagens feitas, ao final do ms poder conferir no relatrio os dias e perodos utilizados. Recomenda-se que antes de comear a utilizar o sistema seja realizado o cadastro prvio de veculos o que agilizar o atendimento e a utilizao do sistema, uma vez que as informaes aqui gravadas, podero ser utilizadas diversas vezes, para cadastrar os veculos(ver Cadastro de Veculos). A cada lavagem o cliente ganha pontos que sero acumulados em seu cadastro, e podero ser trocados por outras lavagens.

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

5 - 14

Na aba de Recebimentos, tem a opo de lanar os valores mensais do cliente, em caso de atraso o sistema gera automaticamente a multa, na entrada do veiculo se o cliente estiver em atraso avisado na tela.

7. CADASTRO DE VEICULOS :

O cadastro de veculos segue o padro de cadastros anteriormente utilizados. Para incluir novo registro de veiculo clique no boto incluir, aps digitar a informao desejada clique no boto gravar e assim sucessivamente. Conforme j mencionado recomenda-se que tal cadastro seja feito previamente agilizando o atendimento. 8. ENTRADA DE VEICULOS :

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

6 - 14

Nesta tela ser efetuado o controle de todo veiculo que adentrar ao estabelecimento, o cdigo, data e hora sero fornecidos pelo prprio sistema, independentemente da vontade do usurio, o que auxilia e muito o administrador impedindo erros dos funcionrios quanto a cobrana dos valores devidos. Ao digitar a placa o sistema automaticamente j verifica se o carro ou no de no de um cliente mensalista, por isso a importncia do cadastro prvio e sistemtico dos clientes mensalistas, e informa na tela quantos pontos de lavagens o cliente j possui. Selecione o tipo de lavagem ou caso no tenha lavagem escolha a opo sem lavagem. Clicando no boto F7 possvel incluir um convenio para o cliente, ver cadastro de convnios. Aps a gravao dos dados o sistema imprime automaticamente um comprovante de entrada com os dados do veiculo. 9. CONSULTA ESTACIONAMENTO :

A consulta de estacionamento mostra o movimento do estacionamento, apontando os veculos que ali se encontram, o numero da placa, o horrio de entrada, se mensalista ou no e ainda, o cdigo que o prprio sistema atribuiu ao registro do veiculo. Pode-se consultar um veiculo por placa, ou filtrar um dia especifico. Para maior comodidade do usurio temos a tecla entrada(F2) que possibilita que durante uma consulta o usurio possa dar entrada em um novo veiculo sem precisar sair
VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175 Fone: (11) 4036-6362 www.vesoftware.com.br

7 - 14

da tela de consulta. Para informar a sada de um veiculo clique duas vezes sobre ele que abrir a tela de sada de veiculo. 10. SADA DE VEICULOS :

Nesta tela ser efetuado o controle de sada de veculos, a data e hora de sada sero fornecidos pelo prprio sistema, independentemente da vontade do usurio, para impedir erros quanto a cobrana dos valores devidos, o sistema calcula automaticamente o valor a ser pago, para isto basta manter atualizado o valor que ser cobrado dentro do parmetro do sistema(ver parmetro). Clicando no boto F7 possvel incluir um convenio para o cliente, ver cadastro de convnios. Caso o cliente tenha o valor de pontos suficiente para trocar o sistema liberar o boto T.Pontos, que faz a troca de pontos pela lavagem escolhida. Aps a gravao dos dados o sistema imprime automaticamente um comprovante de sada com os dados do veiculo, tempo de permanecia e o valor a ser pago.
VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175 Fone: (11) 4036-6362 www.vesoftware.com.br

8 - 14

11. FECHAMENTO DE CAIXA :

Mostra o valor recebido pelo perodo determinado pelo usurio, contendo ainda o numero de mensalistas que utilizaram o estacionamento. O boto imprimir(F2) imprimir o relatrio com todos os veculos que estiveram no estacionamento no perodo determinado utilizando a data de sada. Caso deseje verificar a utilizao de uma determinado veiculo preencha a opo placa, alm desta opo pode-se filtrar por tipo de utilizao se mensalista ou somente os no mensalistas, ou as trocas de pontos, e ainda selecionar apenas um tipo de lavagem especifica.

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

9 - 14

12. PARMETROS DO SISTEMA :

O parmetro traz a possibilidade de alterar a foto utilizada como fundo do sistema possibilitando ao usurio a utilizao do seu logo ou qualquer outra imagem que desejar, desde que em padro jpg. H ainda a possibilidade de inserir um texto que aparecer no menu principal, e configurar a impresso automtica aps a entrada do veculo, e se o sistema utilizar uma impressora usb. Tambm pode-se configurar os valores cobrados pelo estacionamento, bem como o perodo de tolerncia entre a transio de um perodo para outro. Os valores informados no parmetro funcionaro da seguinte forma: 15 min se o carro permanecer entre 0min a 15min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) 30 min se o carro permanecer entre 15min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) a 30 min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) 45 min se o carro permanecer entre 30min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) a 45 min + tolerncia estabelecida(troca de perodo)

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

10 - 14

60 min se o carro permanecer entre 45min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) a 60min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) Demais 15 min se o carro permanecer mais que 60 min + tolerncia estabelecida(troca de perodo) ser acrescido o valor das demais 15 min no valor de 60 min. ex. o carro permaneceu por 2h, ser cobrado o valor de 60 min mais 4 vezes o valor das demais 15 min. Diria Ser cobrado quando o carro sair no dia seguinte, ser ignorado as horas de estacionamento e ser cobrado apenas os valores da diria. Prisma Ao inserir o prisma ser cobrado um valor especifico para o estacionamento. Pode-se ainda selecionar uma mquina para back-up. Caso deixe o campo em branco o sistema entender que todas as maquinas faro back-up Cabe salientar que esta tela de parmetro de suma importncia pois atravs dela que se definir os valores a serem cobrados bem como o sistema de back-up, muito importante para a segurana dos dados aqui cadastrados. Orientamos que as alteraes efetuadas nesta tela podero trazer um prejuzo financeiro considervel, portanto cuidado ao alterar estes dados.

Na segunda aba do parmetro esta as configuraes da lavagem, insira os valores de pontos para os pontos ganhos com cada lavagem selecionada, insira os valores de
VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175 Fone: (11) 4036-6362 www.vesoftware.com.br

11 - 14

pontos de troca para que o cliente possa trocar estes pontos por lavagens. 13. LOG DE EVENTOS :

O log de eventos gravar todas as aes criticas do sistema, todas as excluses e alteraes do parmetro, que poder ser consultado para auditoria do sistema, criando uma maior confiabilidade dos dados cadastrados.

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

12 - 14

14. PESQUISAS :

Opes : Clique na seta e abrir os itens que esto disponveis para organizar a pesquisa , selecionando uma opo clique em executar. Texto : Este campo serve para filtrar um determinado tipo de item na ordem crescente , ele esta ligado diretamente ao tipo de Opo que for escolhida. Ex.: Opo = Nome Texto = Gomes Resultados : 2 Vanderlei Gomes Jos Silva Gomes

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

13 - 14

15. INFORMAES GERAIS : O sistema realiza backup automtico, aps fechar o sistema realizado um novo backup, tornando a utilizao do sistema mais seguro, que pode ser configurado pelo parmetro do sistema. Sistema Operacional para funcionamento do sistema: O sistema desenvolvido para ambientes Windows funcional em maquinas que estejam instalados Windows95 ou superiores. Linguagem de programao: DELPHI. Banco de dados: MySql 4.0.13. Resoluo mnima dos monitores: 800x600. REQUISITOS MNIMOS DO EQUIPAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DO SISTEMA: SERVIDOR: CPU: provido de Processador de 1.00 Ghz. Memria: 128 mb. Disco Rgido (armazenamento): espao disponvel mair que 1 Gb. (A instalao ocupa 50 mb, mas este espao importante para o bom funcionamento do Windows) CLIENTES CONECTADOS CPU: provido de Processador de 233 mhz. Memria: 64 mb. Os sistemas desenvolvidos pela VE SOFTWARE funcionam com qualquer computador que tenha instalado o sistema operacional Windows, podendo ser instalados em equipamentos que tenham caractersticas menores que apresentados acima, mas isso deixar o sistema mais lento, os requisitos mnimos so para um bom funcionamento do sistema. O sistema utiliza impresso direta pela porta LPT1, mas pode ser configurado para outras portas como COM1 ou uma USB001(neste caso necessita da rede funcionando). Outros relatrios de controle gerenciais so visualizados na tela e pode ser impressos em impressora comum como as jato de tinta e laser. Um detalhe antes de adquirir o equipamento verificar se a porta de comunicao da impressora est disponvel no computador( Impressoras antigas se comunicam pela porta LPT1 e os computadores novos normalmente vem sem esta porta ).

VESOFTWARE Rua Jan Antonin Bata, 175

Fone: (11) 4036-6362

www.vesoftware.com.br

14 - 14

Вам также может понравиться