Вы находитесь на странице: 1из 3

Eletricidade: tcnicas de segurana

A energia eltrica que chega s indstrias, comrcios e as nossas casas, gerada (no Brasil) principalmente por usinas hidreltricas. Nesses locais, a gua captada, passa por turbinas que transformam a energia mecnica, originada pela queda dgua, em energia eltrica. Visto isso, a eletricidade a forma de gerao de energia mais usada mundialmente. facilmente encontrada na maioria dos lugares, de fcil transporte e, ultimamente, essencial para a vida de milhes de pessoas. Ningum consegue ver a eletricidade. Somente a sentimos atravs de suas manifestaes exteriores, como por exemplo, iluminao, etc. Por causa disso, muitas vezes as pessoas so expostas a situaes de risco, pois subestimam ou ignoram o poder da eletricidade. E quais seriam os riscos em instalaes e servios em eletricidade? Choque eltrico: Caracterizado por um rpido estmulo no corpo humano gerado por corrente eltrica. Efeitos: Contraes violentas dos msculos, fibrilao ventricular do corao (que pode levar a uma parada cardaca), leses trmicas e no trmicas, podendo levar a bito. Causas: Contato com um condutor nu energizado. Por exemplo: Quando equipamentos como guindastes tocam nos condutores, tornando-se parte do circuito eltrico. Ao serem tocados pelo motorista, ou uma pessoa do lado de fora, e essa pessoa/motorista mantiver contato simultneo com o veculo e a terra, acontece um acidente fatal. Falha na isolao eltrica. Os condutores devem ser recobertos por uma pelcula isolante. Alguns fatores ocasionam a deteriorao desse material, como calor e temperatura elevados, umidade, oxidao, radiao, produtos qumicos, desgaste mecnico, etc. Queimaduras: A corrente eltrica atinge o organismo atravs da pele. Por isso, a maioria das vtimas de acidentes com eletricidade apresentam queimaduras. Pelo fato da pele ser altamente resistente, a passagem de corrente eltrica produz alteraes estruturais conhecidas por marcas de corrente. A eletricidade produz queimaduras por diversas formas, classificadas como: - Queimadura por contato: Ao tocar uma superfcie condutora energizada.

- Queimadura por arco voltaico: Fluxo de corrente eltrica no ar, produzida pela conexo e desconexo de dispositivos eltricos e em caso de curto-circuito. - Queimadura por vapor metlico. - Queimaduras por radiao. Campos eletromagnticos: gerado atravs da passagem da corrente eltrica nos meios condutores. E de que forma podemos prevenir os riscos da eletricidade? Desenergizao: Consiste num conjunto de aes coordenadas, seqenciais e controladas que garantam a efetiva ausncia de tenso no circuito, trecho ou ponto de trabalho durante todo o tempo de interveno e sob controle dos trabalhadores envolvidos. Aterramento funcional (TN/ TT/ IT); de proteo, temporrio: Aterramento: ligao intencional com a terra atravs da qual as correntes eltricas podem fluir. O aterramento pode ser: Funcional: Ligao atravs de um dos condutores do sistema neutro. Proteo: Ligao terra das massas e dos elementos condutores estranhos instalao. Temporrio: Ligao eltrica efetiva destinada a garantir equipotencialidade e mantida continuamente durante a interveno na instalao eltrica. Equipotencializao: Consiste na interligao de elementos especificados, visando obter a equipotencialidade necessria para os fins desejados. Todas as massas de uma instalao devem estar ligadas a condutores de proteo. Seccionamento automtico da alimentao: Possui um dispositivo de proteo que dever seccionar automaticamente a alimentao do circuito ou equipamento por ele protegido sempre que uma falta no circuito ou equipamento der origem a uma corrente superior ao valor ajustado no dispositivo de proteo, levando-se em conta o tempo de exposio tenso de contato. Dispositivos a corrente de fuga: Desliga a rede de fornecimento de energia eltrica, o equipamento ou instalao que ele protege, na ocorrncia de uma corrente de fuga que exceda determinado valor. Sua ao deve ser rpida (menos que 0,2 segundos) e deve desligar da rede de fornecimento de energia o equipamento ou instalao eltrica que protege. Extra baixa tenso (Selv e Pelv): Selv: Sistema de extra baixa tenso que eletricamente separada da terra de outros sistemas de tal modo que, a ocorrncia de uma nica falta, no resulta em risco de choque eltrico. No tem qualquer ponto ou massa aterrados.

Pelv: Sistema de extra baixa tenso que no eletricamente separada da terra, mas que preenche, de certo modo, todos os requisitos de um Selv. Podem ser ou ter massas aterrados. Barreiras e invlucros: So dispositivos que impedem qualquer contato com partes energizadas das instalaes eltricas. Bloqueios e impedimentos: Impedem o acionamento ou religamento de dispositivos de manobra (ex.: chaves, interruptores). Obstculos e anteparos: Impedem o contato involuntrio com partes vivas, mas no o contato que pode resultar de uma ao deliberada e voluntria de ignorar os obstculos e anteparos. Isolamento das partes vivas: So constitudos de materiais que no conduzem eletricidade, que isolam condutores ou outras partes da estrutura que estejam energizadas, para que os servios possam ser realizados com efetivo controle dos riscos para o trabalhador (ex.: manta ou lenol isolante, tapete isolante, etc.). Isolao dupla ou reforada: Aplicada a equipamentos portteis (ex.: furadeiras eltricas manuais) por requererem outro sistema de proteo, que permita uma confiabilidade maior do que aquela oferecida exclusivamente pelo aterramento eltrico. Seguindo esses procedimentos, a pessoa que trabalha diretamente com eletricidade estar mais protegida de possveis acidentes. Somente pessoas com treinamento adequado podem manusear equipamentos eltricos. H ainda os EPISs que devem ser utilizados, como: Capacetes no condutivos. culos de proteo. Botas de borracha especficas para eletricidade. Pense nas tarefas que devem ser executadas, elabore a forma de ao e trabalhe com segurana!

Вам также может понравиться