Вы находитесь на странице: 1из 5

PROCESSO SELETIVO/2005 BIOLOGIA QUESTES DE 01 A 05

3 DIA

CADERNO 0

01. Em um experimento realizado com determinado vertebrado adulto, as funes relativas tomada de oxignio (entre 0 e 120 ml/Kg/h) pelo pulmo e pela pele foram avaliadas em diferentes temperaturas ambientais ao longo do ano, conforme o grfico abaixo:

Tendo como referncia os dados do grfico, cite: a) a Classe do vertebrado analisado.

b) a classificao deste vertebrado quanto regulao trmica.

c) o tipo de respirao predominante neste vertebrado na fase larval.

d) a causa fisiolgica do aumento da respirao pulmonar deste vertebrado nos meses de temperaturas mais elevadas.

e) a adaptao presente neste vertebrado que permite a absoro de oxignio pela pele.

f) a diferena de valor entre o maior consumo de oxignio pelos dois rgos deste vertebrado.

CADERNO 0

3 DIA

PROCESSO SELETIVO/2005

02. Embora Zequinha esteja infestado por um tipo de parasita flagelado, que adquiriu alimentando-se das verduras de sua horta, ele trabalha muito cuidando de um bode e de umas vaquinhas atacadas por carrapatos e morcegos. Eventualmente, as sobras da cultura so fornecidas para as crias. Com base nesta teia alimentar, cite: a) o nvel trfico ocupado por Zequinha, quando se infestou com o parasita.

b) o nmero de hetertrofos mencionados no texto.

c) o nome especfico do componente trfico que est faltando nessa teia alimentar para torn-la completa.

d) o nome do parasita que infestou Zequinha.

e) a relao ecolgica estabelecida entre o carrapato e o morcego.

PROCESSO SELETIVO/2005

3 DIA

CADERNO 0

03. Numa visita a um museu de Histria Natural, um grupo de estudantes entrou numa seo destinada evoluo das plantas. Nessa seo havia um painel com uma rvore representativa das relaes filogenticas, conforme o esquema abaixo. Os nmeros I, II, III e IV correspondem s adaptaes evolutivas das Divises do Reino Plantae.

Aps a anlise do esquema, cite: a) os nmeros cujas divises apresentam a caracterstica de transportar gua e nutrientes a longas distncias, advinda da capacidade adaptativa de sintetizar lignina.

b) o nmero que na rvore filogentica corresponde ao ponto da linha evolutiva que deu incio a embries protegidos por estruturas especializadas. c) um exemplo de adaptao evolutiva indicado pelo nmero I. d) os nomes das classes que divergiram evolutivamente do ramo indicado pelo nmero IV.

e) o nmero correspondente ao incio da especializao dos processos reprodutivos em interao principalmente com os insetos e aves, o que favoreceu a disperso bem sucedida das plantas no ambiente terrestre.

CADERNO 0

3 DIA

PROCESSO SELETIVO/2005

04. Analise a figura abaixo, que representa diversos tipos celulares indicados com nmeros de I a VIII. As clulas representadas correspondem s especializaes morfolgicas e funcionais na formao dos tecidos e rgos das plantas.

Aps anlise da figura, cite: a) o nome do processo que origina as clulas indicadas pelas setas a partir de I.

b) o nome do tecido que contm as clulas indicadas por I.

c) uma funo desempenhada pelo tecido representado pela clula IV.

d) os nmeros correspondentes aos tipos celulares que apresentam cloroplastos.

e) o nmero associado com os escleredeos.

f) a natureza qumica da estrutura presente na clula II.

PROCESSO SELETIVO/2005

3 DIA

CADERNO 0

05. Em uma outra verso do caso quem matou Lineu, os detetives, com ajuda de geneticistas, reabriram o processo para descobrir o real culpado. Aps anlise dos grupos sangneos do sistema ABO das dez pessoas envolvidas, conforme o heredograma da famlia, representado abaixo, os detetives obtiveram informaes seguras: o culpado era um dos nove suspeitos relacionados que tambm pertencia ao grupo sangneo de uma mancha de sangue presente na roupa da vtima.

Aps anlise da figura e dos dados, responda: a) Qual o gentipo do grupo sangneo de Lineu?

b) Qual o grupo sangneo de Beatriz?

c) Quais os nomes das duas pessoas suspeitas, que os detetives inocentaram, de imediato, assim que souberam que o grupo sangneo detectado na mancha de sangue no era o de Lineu?

d) Comparando calmamente o grupo sangneo da mancha de sangue com os grupos identificados no sangue de cada um dos suspeitos restantes, os detetives no tiveram mais dvidas de quem era o real culpado. Deste modo, quem matou Lineu?

e) Supondo que a distribuio dos grupos sangneos A, B, AB e O, em uma populao de 20.000 indivduos, esteja na proporo de 1:2:3:4, respectivamente, quantos indivduos deveriam ter o mesmo grupo sangneo da pessoa acusada?

Вам также может понравиться