Вы находитесь на странице: 1из 21

INJEO

DE

COMBUSTVEL

Instituio: Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Euller Santana Costa, Nalson Silva, Jos Lucas, Valmir Lazaro

CAI Bsico em Manuteno Automotiva Turma: 40659

ndice 1.0 - Introduo 2.0 - O declnio do carburador 3.0 - Quando voc pisa no acelerado 4.0 - O injetor

5.0 - Injeo direta 5.1 - Componentes do sistema de injeo direta 6.0- Sistema de injeo indireta 7.0 - Sistema Common Rail 7.1- SISTEMA UIS E CRS 7.2- SISTEMA EDC 7.3 - Sensores do motor 8.0 - Sonda Lambda 8.1 - Funcionamento

Introduo

Neste trabalho voc vai encontrar quando comeou a ser utilizado o sistema de injeo de combustvel, os tipos de injeo de combustvel, para que serve o sistema, entender e compreender o seu funcionamento no motor de combusto interna.

O declnio do carburador Durante a maior parte da existncia do motor de combusto interna, o carburador foi o dispositivo que lhe fornecia combustvel. Em muitas outras mquinas, como os cortadores de grama e motosserras, ele ainda utilizado. Mas conforme o automvel foi evoluindo, o uso do carburador se tornou complicado. Para realizar algumas tarefas, os carburadores tinham cinco circuitos diferentes:

Circuito principal : fornece combustvel apenas o suficiente para trafegar economicamente. Circuito de marcha-lenta : fornece combustvel suficiente para manter o motor nessa condio. Bomba de acelerao : fornece uma quantidade extra de combustvel assim que o pedal do acelerador pressionado. Circuito de enriquecimento para potncia : fornece combustvel extra quando o carro estiver em um aclive ou rebocando um trailer Afogador : fornece combustvel extra quando o motor estiver frio para que d partida.

Para satisfazer exigncias de emisses mais estritas, foram introduzidos os catalisadores. necessrio um controle muito cuidadoso da relao ar-combustvel para o catalisador ser eficaz. Os sensores de oxignio monitoram a quantidade de oxignio nos gases de escapamento e a unidade de controle eletrnico (ECU) do motor usa essa informao para ajustar a relao ar-combustvel em tempo real. Isso chamado controle por retroalimentao de sinal (closed loop control), mas, no era vivel alcanar este controle com carburadores. Houve um breve perodo em que se usavam carburadores controlados eletricamente antes que os sistemas de injeo eletrnicos dominassem o mercado, mas esses carburadores eltricos eram ainda mais complicados que os puramente mecnicos. A princpio, os carburadores foram substitudos por sistemas de injeo de combustvel no corpo acelerador (tambm conhecidos como sistemas de injeo central de combustvel ou monoponto) que incorporaram vlvulas de injeo de combustvel controladas eletricamente no interior do corpo acelerador. Estes sistemas eram uma mudana em relao ao carburador que na prtica s precisavam ser montados normalmente no coletor de admisso, de modo que os fabricantes de automveis no tinham que fazer quaisquer mudanas drsticas em seus projetos de motores. medida que os novos motores eram projetados, a injeo central de combustvel foi substituda por injeo de combustvel multiponto. Estes sistemas tm um injetor de combustvel para cada cilindro, normalmente localizados de modo que pulverizam diretamente na vlvula de admisso. Estes sistemas fornecem uma dosagem mais precisa de combustvel e resposta mais rpida.

Quando voc pisa no acelerador O pedal do acelerador em seu carro est conectado corpo de borboleta. Esta a vlvula que regula a quantidade de ar que entra no motor. Portanto o pedal de acelerao na verdade o pedal de ar.

Corpo de borboleta parcialmente aberto Quando voc pisa no pedal de combustvel, a vlvula-borboleta abre um pouco mais, deixando entrar mais ar. A unidade de controle eletrnico do motor (ECU, o computador que controla todos os componentes eletrnicos em seu motor) "v" a vlvula de acelerao aberta e aumenta a vazo de combustvel antes de entrar mais ar no motor. importante aumentar a vazo de combustvel assim que a vlvula-borboleta se abre, caso contrrio, assim que o pedal do acelerador for pressionado, pode haver uma hesitao caso o ar atinja os cilindros sem haver combustvel suficiente nele. Os sensores monitoram a massa de ar que entra no motor, bem como a quantidade de oxignio no escapamento. A ECU usa esta informao para fazer o ajuste final da entrega de combustvel de modo que a relao ar-combustvel seja correta.

Principais componentes

Tanque de combustvel O tanque e onde e armazenado o combustvel e onde abriga a bomba de alimentao, sendo a sua forma e dimenso muito variada. Cada tanque apresenta, pelo menos, trs orifcios que servem para o enchimento, para a alimentao do circuito e para o vazamento.

A presena de gua no reservatrio deve-se geralmente humidade existente no ar que entra no reservatrio medida que o nvel do combustvel baixa e que, quando a temperatura no exterior diminui, assim se condensando e formando gotas que se depositam no fundo daquele.

O pr-filtro
O pr filtro se se encontra colocado entre o reservatrio e a bomba de alimentao, podendo tambm ser montado juntamente com bomba , constitudo por uma rede metlica, com uma malha de 10 m a sua funo impedir que gua e impurezas mais pesadas chegue a bomba de alimentao.

A bomba de alimentao
A bomba de alimentao, que se encontra colocada entre o reservatrio e o filtro, tem como funo exerce a presso necessria para o combustvel circula por todo o sistema passando pelo filtro, linhas de combustvel at a bomba injetora. Entre o reservatrio e a bomba de alimentao deve haver um pr-filtro. Relativamente aos principais tipos de bombas de alimentao so: - a bomba mecnica - a bomba eltrica Bomba de alimentao mecnica

1 - No momento em que o diafragma puxado para baixo, a vlvula de entrada se abre e a presso suga o combustvel. 2 - A mola empurra o diafragma para cima e a presso, que agora contrria, fecha a vlvula de entrada e abre a de sada, por onde o combustvel bombeado para o motor. O diafragma comandado por um eixo excntrico ligado ao comando de vlvulas. Bomba de alimentao eltrica

1 - A partida do motor d incio aos impulsos eletromagnticos provocados por um eletrom. 2 - A haste ligada ao diafragma atrada para baixo dando incio ao vai-e-vem que provoca o fluxo de combustvel. Tanto na bomba mecnica quanto na eltrica, a gasolina passa por um filtro que evita que alguma impureza prejudique o funcionamento do motor.

Filtros de combustvel
O filtro de combustvel est localizado entre a bomba alimentadora e a bomba injetora. Tem como funo proteger o sistema de injeo contra impurezas no combustvel. O elemento filtrante de papel e normalmente vem conjugado com copo de sedimentao e dreno para retirada de gua do circuito de combustvel, pode apresentar um ou dois elementos filtrantes, designando-se ento por filtro simples e duplo. Os elementos filtrantes no devem nunca ser limpos, mas sim substitudos em conformidade com os intervalos indicados pelos fabricantes.

Bomba injetora
A bomba injetora est localizada entre o filtro de combustvel e os bicos injetores. a principal parte do sistema de alimentao diesel. Tem como funes: dosar o

combustvel de acordo com as necessidades do motor; enviar o combustvel para os bicos injetores de acordo com a ordem de ignio do motor e promover presso suficiente para pulverizar o combustvel na massa de ar quente na cmara de combusto. A bomba injetora regulada eletronicamente por um sistema de medio de dbitos. E um mecanismo de injeo de um nico elemento de bombeamento (2 pistoes contrapostos em um cilindro transversal), fornecendo por meio de uma vlvula dosadora a quantidade exata de combustvel ao motor, atravs de um distribuidor giratrio na ordem de exploso, independente da quantidade de cilindros .

Bico Injetor
uma vlvula eletromagntica, que se abre toda vez que a unidade de comando energiza a sua bobina interna, isso ocorre a cada pulso de ignio. Como a vazo de combustvel constante, a quantidade de combustvel a ser injetada definida pelo tempo de abertura da vlvula. A sua principal funo e injetar o combustvel na precmara de combusto (injeo indireta) ou na cmara de combusto (injeo direta)

num jato finamente pulverizado para a cmara.

Tubulaes
As tubulaes ou circuitos so tubos onde a passagem de combustvel em diversos pontos do sistema de combustvel.

Circuito de aspirao: O circuito aspirao ou de depresso liga o reservatrio bomba de alimentao podendo, caso penetre ar no seu interior, conduzir paragem do motor; os tubos utilizados nesta parte do circuito so maleveis e pouco resistentes presso. Circuito de baixa presso: Nesta parte do circuito, compreendida entre a bomba de alimentao e injeo, o gasleo est sujeito a uma pequena presso, varivel conforme o tipo de bomba injetora; a falta de estanqueidade nesta parte provoca uma sada visvel de combustvel e as condutas utilizadas so semelhantes s do circuito de aspirao. Circuito de escoamento livre: O circuito de escoamento livre permite o retorno do combustvel em excesso em determinado ponto do sistema de alimentao, nomeadamente da bomba injetora e dos injetores. Circuito de alta presso: O circuito de alta presso liga a bomba injetora aos injetores sendo as suas condutas em metal e muito resistentes presso.

Regulador e presso
Para que a vazo de combustvel pela vlvula de injeo seja uniforme, a presso no sistema deve ser mantida constante. Porm a injeo do combustvel intermitente, e como j foi visto, a bomba de combustvel acionada por um motor eltrico de rotao constante e por causa disso, toda vez que no ocorre injeo do combustvel a presso tende a aumentar, da a necessidade do regulador de presso. O regulador de presso conte uma cmara inferior recebe a presso do combustvel do tubo distribuidor e toda vez que ela vence a mola, a vlvula se abre, liberando o retorno do combustvel.

Injeo eletrnica
um sistema de alimentao de combustvel e gerenciamento eletrnico de um motor de um automvel. Sua utilizao em larga escala se deve a necessidade das indstrias de automveis reduzirem o ndice de emisso de gases poluentes. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais prximo da mistura estequiomtrica (mistura ar/ combustvel), isso se traduz em maior economia de combustvel j que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e tambm melhora a performance do motor. O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratgicos do motor, examina as informaes e com base em outras informaes gravadas em sua memria envia comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratgicos do motor. Esse procedimento efetuado varias vezes por minuto com base nos movimentos do virabrequim

Formas de injeo
H dois tipos principais de controle para sistemas multiponto: todos os injetores de combustvel abrem ao mesmo tempo, ou cada um pode abrir pouco antes da vlvula de admisso de seu cilindro se abrir (isso chamado injeo de combustvel seqencial, necessariamente multiponto). A vantagem da injeo de combustvel seqencial que,

se o motorista fizer uma alterao repentina, o sistema pode responder de maneira mais rpida. Isto porque a partir do momento em que a alterao feita, ele tem apenas de aguardar at que a prxima vlvula de admisso se abra em vez de aguardar a prxima rotao completa do motor.

Monoponto
O sistema monoponto e dotado de apenas um bico injetor comandado eletronicamente, que efetua a injeo do combustvel no coletor de admisso, alimentando os quatro cilindros. A funo do sistema e proporcionar para o motor uma exata mistura ar/combustvel em qualquer regime de funcionamento do mesmo, visando uma perfeita combusto com menor consumo de combustvel emitindo gases de escape mais limpos (menor ndice de poluentes), partida a frio mais rpida e menor desgaste dos componentes, reduzindo a manuteno.

Multiponto
O sistema multiponto e o mais desenvolvido. E um sistema dotado de um bico injetor para cada cilindro comandado eletronicamente, alimentando individualmente cada cilindro, podendo ser simultneo ou sequencial. Neste sistema o modulo comanda o sistema de injeo e o sistema de ignio. Atravs do processamento digital de dados e do emprego de microprocessadores, e

possvel converterem um grande numero de dados operacionais em dados de injeo e ignio controlados por mapeamento. Com o sistema multiponto consegue-se um melhor rendimento do motor, pois cada cilindro ira receber a quantidade exata de mistura ar/combustvel, garantindo assim: um menor consumo de combustvel, maior potencia acelerao sem atraso, melhora da partida a frio e fase de aquecimento, e baixo teor de poluentes nos gases de escape.

Tipos de injeo de combustvel


Indireta Apesar de sua elevada eficincia trmica, os motores a diesel de injeo direta necessitam de sistemas de injeo mais sofisticados, devido a elevadas presses de injeo. Tambm apresenta valores de presso mxima e velocidades de subida de presso extremamente alta. Para minimizar estes problemas foram idealizados os motores de injeo indireta. Apesar de apresentarem menor rendimento trmico, tornam-se vantajosos para algumas aplicaes. Nestes tipos de motores, a combusto tem incio em um cmara secundria, propagando-se para a cmara principal. Grande parte da energia decorrente da queima quase instantnea do combustvel acumulado durante o perodo de retardo, absorvida na pr-cmara. possvel construir motores mais leves, pois os mbolos, bielas e rvores de manivelas, no sero to afetados por este problema como nos motores de injeo direta. Com isso tem-se motores mais silenciosos, mais leves e com um sistema

de injeo mais simples, j que o menor compromisso do sistema de injeo possibilita utilizar presses da ordem de 80 a 150 g/cm2 em injetores de pinos. Este tipo de injeo facilita e diminui o custo de produo, pois menores presses de injeo implicam maiores tolerncias de fabricao. Em motores de pequena cilindrada, torna-se muito difcil utilizar injetores de furos mltiplos, uma vez que a pequena quantidade de combustvel a ser injetado exigiria furos de dimetros extremamente pequenos e difceis de serem executados. Alm da facilidade de fabricao, este tipo de injetor est menos sujeito a manuteno. Por estas razes, e apesar da crescente popularidade dos motores de injeo direta, os motores de injeo indireta ainda so boas alternativas para motores pequenos, ou onde se deseja reduzir peso ou diminuir a manuteno dos bicos injetores. Os motores de injeo indireta apresentam vrios tipos de cmaras de combusto. O tipo denominado cmara de pr-combusto tem volume correspondente de 25 a 40% do espao morto e abriga o injetor. O combustvel a injetado entra em combusto, aps o perodo de retardo, e o aumento de presso decorrente faz com que um forte jato de combustvel e gases em combusto, seja lanado da pr-cmara, para a cmara principal. Isto cria forte turbulncia secundria que facilita o combustvel ainda no queimado encontrar o ar necessrio sua combusto. Assim, a pr-cmara atua como um injetor auxiliar para a cmara principal, diminuindo o compromisso do sistema de injeo. Como o incio da combusto ocorre na pr-cmara, ela absorve grande parte da energia gerada pela queima do combustvel acumulado durante o perodo de retardo, diminuindo em conseqncia os impactos sobre o pisto, biela e rvore de manivela. O sistema de injeo ajustado para que a presso mxima ocorra logo aps o mbolo ultrapassar a posio de PMS, o prprio movimento de descida do mbolo ir facilitar a descarga da pr-cmara para a cmara principal. Estima-se que 80% da energia do combustvel seja a liberada. Assim, neste tipo de cmara, apenas 20% do combustvel fica sob a responsabilidade direta do sistema de injeo, tornando por isto mais simples a construo de injetores mais simples.

Vela de Incandescncia A fim de facilitar a partida, isto e, com o motor frio, os motores diesel de injeo indireta possuem velas de incandescncia que, ao receberem corrente eltrica, aquecem o ar no interior da pre-camara, facilitando a queima do oleo diesel pulverizado na cmara de combusto. Injeo direta de combustvel

Com os motores de injeo direta, o combustvel injetado diretamente na cmara de combusto em vez de ser injetado no coletor de admisso. Os motores de injeo direta propiciam mais fora por unidade de combustvel usada, por dois motivos. Primeiro, utilizam uma mistura de ar e combustvel mais pobre. Segundo, a maneira

pela qual o combustvel se dispersa no interior da cmara permite que ele seja queimado de forma mais eficiente. Considerando as duas coisas. A relao entre o ar e o combustvel durante a queima em um motor exerce efeitos determinados e previsveis sobre o desempenho do motor, as emisses de poluentes e o consumo de combustvel. Quando a quantidade de ar na mistura alta, comparada quantidade de combustvel, temos uma mistura dita pobre. Quando encontramos o caso oposto, temos uma mistura rica. Os motores de injeo direta usam uma mistura de 40 ou mais partes de ar para cada parte de combustvel, expressa como 40:1. Em um motor a gasolina convencional, a relao de 14,7:1. Uma mistura mais pobre permite que o combustvel seja queimado de maneira muito mais econmica. Uma segunda vantagem em termos de eficincia, para os motores de injeo direta, que eles podem queimar seu combustvel de forma mais completa. O combustvel pode ser injetado diretamente na parte mais quente da cmara de combusto em um motor a gasolina, isso significa o mais prximo possvel da vela. Em um motor a gasolina convencional, a mistura de combustvel e ar se dispersa amplamente pela cmara, o que deixa quantidade substancial de gasolina no queimada, resultando em ineficincia Componentes do sistema de injeo direta Galeria nica Um longo cilindro metlico conhecido como galeria nica conduz combustvel aos injetores sob altssima presso. Sistema Distribuidor com Bomba em Linha Um distribuidor rotativo ou uma bomba so usados para conduzir combustvel pressurizado aos injetores. Sistema de Unidade Direta Essa estrutura traz injetor e bomba exclusiva para ele integrada em uma unidade, posicionada sobre cada cilindro Outra distino entre os motores de injeo direta e os convencionais: com um motor de injeo direta, a parte do computador responsvel pela gesto do combustvel precisa pensar muito mais rpido. Isso acontece porque o sistema de gesto de combustvel precisa injetar combustvel nos cilindros a intervalos muito mais curtos. E, em termos gerais, o fornecimento preciso de combustvel e manipulao de mistura mais importante no motor de injeo direta a fim de otimizar o desempenho, as emisses e o consumo.

Sistema de injeo diesel commom rail

Assim como os motores ciclo Otto, que no final da dcada de 1980 incio da de 1990 tiveram o sistema de alimentao por carburador substitudo pelo sistema de injeo eletrnica, os motores ciclo Diesel passam pelo mesmo processo, e no poderia ser diferente. Desta forma, a to conhecida bomba injetora passa a dar lugar a sistemas de injeo eletrnica diesel, como o Common Rail. Partindo do sistema de alimentao de combustvel para motor Diesel pela bomba injetora, a bomba desempenha praticamente todas as funes que determinam a quantidade de combustvel e presso necessria para a combusto, sendo que na maioria dos casos funciona de forma totalmente mecnica, fornecendo combustvel ao motor atravs dos bicos injetores, sob ao da presso, abre a passagem de uma determinada quantidade de combustvel no momento que o cilindro necessitar de "alimentao". No sistema Common Rail a configurao outra. Os bicos injetores no esto ligados a uma bomba injetora atravs de um tubo para cada cilindro como no sistema mecnico, mas, sim, acoplados a um nico tubo ou galeria de combustvel, semelhante aos sistemas de injeo multiponto para ciclo Otto. Da o nome de Common Rail. A alta presso gerada por uma bomba acoplada ao motor que fornece o combustvel com a presso necessria para o tubo e o injetor, que, apesar de abrir passagem ao combustvel por presso, isto s ocorre quando a unidade de comando assim determinar atravs de sinal eltrico. Desta forma, a presso de injeo de combustvel pode variar independente da rotao do motor e da prpria quantidade de combustvel a ser fornecida para o motor. O motor trabalha no melhor de seu desempenho, com consumo otimizado, baixas emisses de poluentes e baixo nvel. A unidade de comando recebe diversas informaes atravs dos sensores e, dependendo da necessidade aciona os atuadores, sendo os principais o regulador de presso de combustvel e o injetor, fazendo do sistema Common Rail o mais adequado para atender s exigncias requeridas na aplicao de motores Diesel. SISTEMA UIS E CRS A Bosch desenvolveu outros sistemas de alta eficcia, como o UIS (Unit Injetor System), onde o processo de injeo do combustvel pressurizado controlado eletronicamente para que este esteja no volume ideal. A grande vantagem que neste,

cada cilindro do motor possui um injetor que pode gerar uma presso de at 2050 bar individualmente (em veculos leves ciclo Diesel), alm de o pulverizador estar construdo no mesmo conjunto do injetor e contar com uma bomba de baixa presso para manter o circuito com combustvel. No CRS (Common Rail System), o funcionamento semelhante e se equivale ao UIS em eficincia, mas possui uma bomba de alta presso que pode ser ou no eltrica, responsvel por alimentar a flauta Rail. L, mantem o sistema pressurizado em aproximadamente 1800 bar, alimentando com mais combustvel sempre que detecta queda de presso quando o mesmo injetado pelos bicos na cmara de combusto. J o Common-Rail da terceira gerao usa injetores piezoelctricos em sua linha, pois, seu tempo de resposta para abertura mais rpido e preciso, colaborando para uma reduo de consumo de combustvel de aproximadamente de 5%, e ainda 20% na reduo das emisses de poluentes e rudos do motor. SISTEMA EDC O Electronic Diesel Control, popularmente conhecido como EDC, permite o controle da injeo do combustvel em todas as faixas de rotao do motor, avaliando todo o tempo os dados obtidos atravs dos sensores presentes, como por exemplo, temperatura do lquido de arrefecimento, carga do motor, velocidade do veculo e rotao do motor, e com esses, calcula a quantidade correta de combustvel a ser enviado para a cmara no momento da queima. O sistema compatvel com veculos de passeio e comercial, porm, devido ao tipo de utilizao, na linha comercial h alguns parmetros diferenciados de funcionamento do mdulo. Podemos citar, dentre eles, a restrio da rotao do motor, a fim de limitar a velocidade mxima do veculo e tambm a aplicao manual ou eletrnica do freio motor.

Principais sensores eletrnicos


Unidade de comando A unidade de comando, tem como principal funo, definir o tempo de injeo do combustvel, de acordo com a necessidade do motor, de modo a se obter um funcionamento sem falhas, com uma emisso mnima de poluentes e com uma certa economia de combustvel. Com a evoluo dos softwares, a unidade de comando passou a executar outros comandos, como por exemplo: definir o momento exato da fasca dado pela vela de ignio, controlar a abertura da vlvula de purga do canister; controlar a rotao do motor (marcha -lenta); controlar o funcionamento da bomba de combustvel; fornecer informaes para diagnose; informar, via luz de advertncia, a ocorrncia de anomalias no sistema.

Sensor de posio do corpo de borboleta


um potencimetro, ligado ao eixo de acionamento da borboleta aceleradora. Que quando a borboleta aceleradora movida, aciona o sensor de posio (potencimetro), que informa unidade de comando a posio em que ela se encontra. Com a borboleta totalmente fechada, a unidade de comando pode tomar duas atitudes diferentes: se a rotao do motor for inferior a 1200 rpm, ela considera que seja marcha-lenta, enriquecendo a mistura; se a rotao for superior a 1200 rpm, ela considera que seja freio-motor, cortando a injeo de combustvel, o que proporciona um freio motor mais efetivo, uma maior economia de combustvel e uma menor emisso de poluentes. Com a borboleta totalmente aberta, a unidade de comando reconhece a condio de plena carga do motor, aumentando a quantidade de combustvel injetado, enriquecendo a mistura para que o motor atinja a condio de mxima potncia. Alm dessas informaes o sensor tem como funo principal, informar a unidade de comando, pela sua posio, a quantidade de ar que est sendo admitida pelo motor.

Sensor de temperatura do ar
um sensor NTC (Coeficiente negativo de temperatura), ou seja, quanto maior a temperatura menor a sua resistncia eltrica. A unidade de comando alimenta este sensor com um sinal positivo, e como a sua resistncia varia com a temperatura, a unidade de comando atravs da variao do sinal, fica sabendo a temperatura do ar admitido pelo motor, podendo definir a sua densidade, para o clculo da massa de ar admitido.

Sensor de presso do coletor de admisso


Tem como funo informar a unidade de comando o valor da presso absoluta no coletor de admisso. Est alojado no cofre do motor e ligado ao coletor de admisso atravs de um tubo de borracha. O elemento sensvel do sensor constitudo de uma

membrana de material cermico que constitui uma clula de fora (strain gage), que separa duas cmaras, uma delas fechada a vcuo e a outra exposta presso do coletor. A deformao da membrana provoca uma variao no sinal eltrico.

Sensor de temperatura do motor


um sensor NTC, ou seja, quanto maior a temperatura menor a sua resistncia eltrica. A unidade de comando alimenta este sensor com um sinal positivo, e como a sua resistncia varia com a temperatura, a unidade de comando atravs da variao do sinal, fica sabendo a temperatura do motor Sonda Lambda A sonda lambda, sensor de oxignio, sensor de O2, por vezes tambm chamado sensor EGO (do ingls exhaust gas oxygen), um dispositivo que envia um sinal eltrico injeo eletrnica do automvel indicando a presena de oxignio nos gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustvel a enviar para o motor. Problemas ou travamento da sonda geralmente se manifestam com a oscilao da marcha lenta, perda repentina de potncia e alto consumo de combustvel em razo da mistura errada de ar/combustvel, podendo tambm ser indicativo de outros problemas. Lambda refere-se letra grega que os tcnicos utilizam para descrever o volume de ar na mistura combustvel-ar e que tem o valor 1 quando atingida a relao ideal. Funcionamento A sonda lambda composta por um material cermico com um revestimento poroso de platina e protegido por um invlucro metlico. A sua atuao baseia-se na alterao das propriedades da cermica a altas temperaturas permitindo a difuso do oxignio do ar. Opera em funo da diferena da concentrao de oxignio entre o gs de escape e o ar externo, gerando-se uma tenso ou uma alterao da resistncia em funo dessa diferena. A sonda tem uma limitao: para iniciar o seu funcionamento necessrio que esteja aquecida a cerca de 300C. Nas sondas mais antigas eram os prprios gases de escape que as aqueciam pelo que se tornava necessrio aguardar vrios minutos at que o sensor pudesse ser colocado em funcionamento. Atualmente existe uma resistncia de aquecimento situada junto cermica que permite o aquecimento em cerca de dez segundos, mesmo quando os gases de escape esto a uma temperatura baixa. Tipicamente uma sonda lambda tem quatro fios de ligao: dois para a recolha da informao do sensor e os dois restantes para ligao resistncia de aquecimento

Sensor de rotao
Informa a central a rotao do motor e na maioria dos sistemas a posio dos mbolos, para a central realizar o sincronismo da injeo e ignio. Na maioria dos

projetos ele montado acima de uma roda magntica dentada fixada no virabrequim, mas pode ser encontrado em outros eixos tambm. Este sensor constitudo de um ncleo de im com enrolamentos ao redor do mesmo que ir produzir pulos de tenso de acordo com a variao dos dentes da roda fnica (na flange traseira do motor ou na polia da correia dentada) e atravs deste pulso a unidade de comando reconhecer a rotao do motor e o PMS do 1 cilindro.

Sensor de fase
Este sensor constitudo por uma placa de efeito hall que ir produzir pulos de tenso de acordo com a variao dos dentes e/ou janelas presente na polia e atravs deste pulso a unidade de comando reconhecer o PMS dos cilindros.

Concluso
Vimos que nesse trabalho, o sistema de injeo de combustvel tem como funo levar combustvel pressurizado para a cmara de combusto para que ocorra a exploso, que um dos 4 tempos do motor diesel e ciclo otto.

Вам также может понравиться