Вы находитесь на странице: 1из 58

Caderno de Atividades Cincias Contbeis Disciplina Gesto do Conhecimento Coordenao do Curso Grasiele Loureno Autora Juliana Cristina e Silva

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran

Reitora Leocdia Agla Petry Leme

Barbara Campos

Diretoria de Desenvolvimento de EAD Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho Thais Costa de Sousa

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias

Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Juliana Cristina e Silva

Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato

Flavia Passarelli Lopes

Pr-Reitora de Pesquisa e Ps-Graduao Luciana Paes de Andrade

Como

citar esse documento:

SILVA, Juliana Cristina. Gesto do Conhecimento, Valinhos, p. 1-58, 2013. Disponvel em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 2 fev. 2013.
2013 Anhanguera Publicaes Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma. Diagramado no Brasil 2013.

Legenda de cones
Leitura Obrigatria Agora a sua vez Vdeos Links Importantes Ver Resposta Finalizando
Referncias
Incio

Nossa Misso, Nossos Valores


Desde sua fundao, em 1994, os fundamentos da Anhanguera Educacional tm sido o principal motivo do seu crescimento. Buscando permanentemente a inovao e o aprimoramento acadmico em todas as aes e programas, ela uma Instituio de Educao Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciao cientfica e extenso. Ela procura adequar suas iniciativas s necessidades do mercado de trabalho e s exigncias do mundo em constante transformao. Esse compromisso com a qualidade evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionrios, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratrios, nas metodologias e nos Programas Institucionais, tais como:

Programa de Iniciao Cientfica (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores. Programa Institucional de Capacitao Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursarem especializao, mestrado e doutorado. Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisio de livros a preos acessveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores. Servio de Assistncia ao Estudante (SAE), que oferece orientao pessoal, psicopedaggica e financeira aos alunos. Programas de Extenso Comunitria, que desenvolve aes de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exerccio da cidadania, beneficiando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais.

A fim de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adotamos inovadores e modernos sistemas de gesto nas suas instituies. As unidades localizadas em diversos Estados do pas preservam a misso e difundem os valores da Anhanguera. Atuando tambm na Educao a Distncia, orgulha-se de oferecer ensino superior de qualidade em todo o territrio nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educao a Distncia da Universidade Anhanguera - Uniderp, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integrao dos professores, tutores e coordenadores habilitados na rea pedaggica com a mesma finalidade: aliar os melhores recursos tecnolgicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com contedo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos. A todos bons estudos! Prof. Antonio Carbonari Netto Presidente do Conselho de Administrao Anhanguera Educacional

Sobre o Caderno de Atividades


Caro (a) aluno (a), Ocurso de Educao a Distncia acaba de ganhar mais uma inovao: o caderno de atividades digitalizado. Isso significa que voc passa a ter acesso a um material interativo, com diversos links de sites, vdeos e textos que enriquecero ainda mais a sua formao.Se preferir, voc tambm poder imprimi-lo. Este caderno foi preparado por professores do seu Curso de Graduao, com o objetivo de auxili-lo na aprendizagem. Para isto, ele aprofunda os principais tpicos abordados no Livro-texto, orientando seus estudos e propondo atividades que vo ajud-lo a compreender melhor os contedos das aulas. Todos estes recursos contribuem para que voc possa planejar com antecedncia seu tempo e dedicao, o que inclusive facilitar sua interao com o professor EAD e com o professor-tutor a distncia. Assim, desejamos que este material possa ajudar ainda mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Um timo semestre letivo para voc!

Jos Manuel Moran Diretor-Geral de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Thais Sousa

Diretora de Desenvolvimento de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Caro Aluno,
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Gesto do Conhecimento, dos autores Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, Editora Bookman, 2008, Livro-Texto n. 245.

Roteiro de Estudo
Gesto do Conhecimento Juliana Cristina e Silva Este roteiro tem como objetivo orientar seu percurso por meio dos materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, para que voc faa um bom estudo, siga atentamente os passos seguintes: 1. Leia o material didtico referente a cada aula; 2. Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Responda s perguntas referentes ao item Habilidades deste roteiro; 4. Participe dos encontros presenciais e tire suas dvidas com o tutor presencial. 5. Aps concluir o contedo dessa aula, acesse a sua ATPS e verifique a etapa que dever ser realizada.

Tema 1
A Criao do Conhecimento Organizacional e sua Teoria

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: Como o conhecimento formado. A influncia da mudana nas empresas atuais. A importncia do conhecimento individual e organizacional para o sucesso de uma organizao. A modificao de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: De que maneira uma organizao se molda s mudanas? Como se d a formao do conhecimento individual, grupal e organizacional? Qual a diferena entre sociedade industrial e sociedade do conhecimento? Qual a diferena entre conhecimento explcito e tcito?

AULA 1
Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Criao do Conhecimento Possivelmente, voc j ouviu as pessoas dizerem: Atualmente o mundo est em crescente mudana e, de fato, isso real. As aes e as estruturas de forma geral esto muito complexas. H contradies, contratempos e dilemas nos dias atuais. Essas caractersticas dos novos tempos trazem consigo oportunidades e ameaas que podem afetar diretamente as organizaes. Afinal, o paradoxo, o oposto est presente em todas as circunstncias e, se sai melhor aquele(a) que souber aproveitar as oportunidades provenientes dessas premissas opostas, ou seja, voc deve ser capaz de trabalhar com duas verdades opostas e se adequar a essa situao, por exemplo: em um momento, voc jovem e em outro, passa a ser velho. Tudo vai depender das circunstncias e da forma como as polaridades sero vistas. O que no significa que ser fcil. As mudanas constantes obrigam de fato que as organizaes, para que sejam bem sucedidas, se adaptem a essa nova realidade. Empresas capazes de enfrentar os paradoxos do dia a dia atual tm cada vez mais visibilidade. Essas empresas so chamadas de Empresas Dialticas. Mas a pergunta que se faz : De que forma uma organizao se molda s mudanas? A resposta est em reconhecer que a sociedade atual deixou de ser industrial para ser a sociedade do conhecimento. E, justamente pelo fato de o conhecimento ser formado por dois componentes de polaridades distintas, que a sociedade dos tempos atuais deve se moldar as frentes opostas. O conhecimento, portanto, constitudo por dois componentes principais: Conhecimento Explcito: o que pode ser visto, palpvel, medido expressado por meio de palavras, recursos audiovisuais, relatrios. Conhecimento Tcito: imensurvel e pessoal. Difcil de ser formalizado. possvel entender essa vertente do conhecimento por meio das intuies e palpites. So, portanto, dimenses cognitivas como crenas, percepes, valores, preceitos, emoes e experincias do indivduo. H ainda duas dimenses para o conhecimento tcito: Tcnica: habilidades informais, ou seja, o know-how. Insights: habilidade subjetiva de articular a tcnica com as intuies.

Dialtica e Teoria do Conhecimento Por definio, dialtica um mtodo de dilogo. Ou seja, h a apresentao de uma proposta (tese). Em seguida, algumas contradies sobre a tese so expostas para validar se a proposta coerente (anttese). Uma nova contradio sobre a anttese levantada e essa discusso conhecida como sntese. Nesse processo e a cada oposio surge uma nova tese. O processo sempre em ziguezague. A dialtica, portanto, apresenta a forma como o conhecimento criado. Ele desenvolvido por um indivduo que contestado e que contesta, formando, portanto um caminho de ideias com base nos preceitos, valores, tcnicas e experincias de cada um. Esse processo apresenta a proposta de que ento os opostos so complementares e interdependentes. Diante do exposto, a formao do conhecimento nas empresas no diferente. Eles so formados pela expertise do indivduo com seus preceitos e valores. A organizao, ento, utiliza esse conhecimento e os transforma de tcito para explcito e vice-versa. A converso do conhecimento pode ser feita de quatro maneiras, como segue: Socializao: de tcito para tcito. Externalizao: de tcito para explcito. Combinao: de explcito para explcito. Internalizao: de explcito para tcito. Esse processo de converso do conhecimento conhecido como Modelo SECI (ou espiral SECI ou processo SECI). Ele apresenta exatamente essa maneira de converter e ainda identificar a transferncia do conhecimento do indivduo para o grupo e, em seguida, para o nvel organizacional, veja: Socializao: do indivduo para indivduo. Externalizao: do indivduo para o grupo. Combinao: do grupo para a organizao. Internalizao: da organizao para o indivduo. possvel, portanto, compreender o motivo pelo qual, atualmente o conhecimento nas empresas to importante, pois por meio da criao do conhecimento organizacional que a empresa est mais preparada para se adequar s mudanas exigidas pelo ambiente. O Processo Sintetizador do Conhecimento

10

A capacidade de se criar conhecimento hoje em dia uma das principais virtudes de uma instituio. essa capacidade que garante muitas vezes a vantagem competitiva da empresa. Sendo assim, como se d o processo que sintetiza a criao do conhecimento? Para Takeuchi e Nonaka (2008), o processo sintetizador do conhecimento o cultivo dos traos opostos do raciocnio e da ao dialtica de cada indivduo. Alm disso, o conhecimento formado tambm pela interao e interdependncia entre a entidade (indivduos, grupos, organizaes) e a estrutura (ambientes). Ambos sofrem influncia um do outro. Isso tudo acontece porque as empresas devem estar prontas para atenderem as demandas do ambiente e as necessidades do ser humano o que de fato implicam em mudanas repentinas e adequaes no planejamento estratgico e no comportamento institucional de maneira pontual. Sendo assim, os autores do Livro-Texto, Takeuchi e Nonaka (2008) propem uma mescla entre a Teoria de Criao do Conhecimento (SECI), que voc pde ver no incio desse tema, o estudo do raciocnio dialtico e a Teoria da Estruturao. Esse estudo apresenta a importncia para a criao do conhecimento da interao entre a realidade e diferentes ngulos de outros indivduos, afinal, o conhecimento criado por meio da sntese das contradies. Takeuchi e Nonaka (2008) ainda destacam que a cima de tudo reconhecer o ambiente em que a empresa est ou ser inserida de extrema importncia para sua visibilidade. Por meio de uma anlise SWOT (Andrews, 1971 apud Takeuchi e Nonaka (2008) p. 94), ou seja, um estudo estratgico em formato de matriz que identifica as ameaas e oportunidades do ambiente possvel compreender se o meio em interao com as entidades puder garantir o sucesso da organizao. Voc poder reconhecer empresas com foco na estrutura, ou seja, que visa essencialmente os processos e automaticamente os lucros e as empresas com a sua viso voltada para os recursos, ou seja, que olha para um conjunto de recursos internos apenas e no os fatores ambientais externos. Mas nenhuma das teorias indicadas estuda a interao entre o ambiente e os recursos internos. Para criao do conhecimento na viso de Takeuchi e Nonaka (2008), a Teoria da Estruturao de Giddens (1984) serve como parte do todo, que estuda a interao social, em que os seres humanos desempenham papis e prticas sociais. Por sua vez, esses mesmos seres fazem parte de um ambiente e esboam reaes, como conscincia prtica e conscincia discursiva que se assemelham respectivamente ao conhecimento explcito e tcito, respectivamente. Essa troca, essa interferncia mtua, para Takeuchi e Nonaka (2008) a criao do conhecimento como processo sintetizador. O local onde o conhecimento criado tambm relevante. A disseminao, o processamento e a interpretao do conhecimento no necessariamente devem acontecer em lugares fsicos como uma sala de reunies, por exemplo, mas sim em um meio para interaes. Takeuchi e Nonaka

11

(2008) chamaram de ba, esse meio que propicia a interatividade entre equipes de trabalho, grupos, crculos informais. Exemplo de Ba

Dessa forma, o barepresenta justamente as interaes entre meio, indivduos, grupos, equipes de trabalhos, fornecedores, sociedade, entre outros, que possibilita ento a criao do conhecimento.

12

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o artigo: BISPO, Patrcia. O conhecimento presente nas organizaes, mas sempre atravs das pessoas. RH.com.br Disponvel em: <http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/ Entrevista/8210/o-conhecimento-presente-nas-organizacoes-mas-sempre-atraves-daspessoas.html>. Acesso em: 27 nov. 2012. Na entrevista, o professor fala a respeito da era do conhecimento e da importncia de se modificar as mudanas sugeridas. Leia o artigo: SILVA, Srgio Luis da. Gesto do conhecimento: uma reviso crtica orientada pela abordagem da criao do Conhecimento. Ci. Inf., Braslia, v. 33, n. 2, p. 143-151, maio/ ago. 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a15v33n2.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2012. O artigo traz consideraes ricas sobre a criao do conhecimento. L eia o artigo: FALCONI, Vicente. Valor do conhecimento nas organizaes. HSM.com.br. Disponvel em: <http://www.hsm.com.br/artigos/o-valor-do-conhecimento-nas-organizacoes >. Acesso em: 26 nov. 2012. O artigo faz meno diferena entre o conhecimento explcito e o conhecimento tcito. 2012. Nesse artigo as autoras evidenciam a necessidade do enfermeiro se interessar por essa rea interdisciplinar, ainda pouco explorada pelos profissionais.

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo: Gesto do Conhecimento Tcito. Disponvel em: <http://www.youtube. com/watch?v=X2xWo0hkT0U>. Acesso em 27 nov. 2012. O vdeo uma edio do filme Kung Fu Panda, o trecho mostra a habilidade do urso de forma tcita, ou seja, difcil de ser explicada, mas inerente a ele.

13

Agora a sua vez


Instrues: As atividades a seguir devero ser realizadas individualmente e servem como complemento de seus estudos. Para respond-las, voc dever ler atentamente o tema 1 desse caderno de atividades.
.

b) Ameaas e desnvel do financeiro. c) Ameaas e oportunidades. d) Ameaas e retornos financeiros. e) Oportunidades e desnvel financeiro.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 3
Indivduos e organizaes podem criar conhecimento. Para que isso ocorra, as propostas devem ser: a) Complementares. b) Similares. c) Congruentes. d) Paradoxais. e) Nenhuma das respostas anteriores.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 1
Certamente, voc j passou por alguma mudana. Seja ela de escola, de residncia ou de trabalho. Ao fazer uma dessas mudanas voc precisou mudar sua rotina e se adequar s novas exigncias do ambiente, certo? Voc acredita que tais mudanas de alguma forma trazem a criao de um conhecimento? Justifique sua resposta com exemplos de mudanas ocorridas em sua vida com embasamento nos conceitos estudados.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 4
Os clientes dos anos 1960 adquiriram produtos e/ou servios de forma superficial, pois viveram em uma: a) Sociedade trabalhista. b) Sociedade industrial. c) Sociedade do conhecimento. d) Sociedade das interaes.

Questo 2
A Universidade Anhanguera sofre mudanas frequentes, pois faz parte da era do conhecimento. Essas mudanas podem trazer para a instituio: a) Oportunidades e retorno financeiro.

14

e) Sociedade comercial.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 7
Possivelmente em seus estudos, voc deve ser capaz de desenvolver suas atividades de forma dialtica. De acordo com a frase acima, explique como a dialtica interfere na criao do conhecimento.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Para criao do conhecimento uma empresa deve levar em considerao a expertise e a intuio do funcionrio. Que tambm podem ser chamados de: a) Conhecimento tcito e conhecimento operacional. b) Conhecimento tcnico e conhecimento explcito. c) Conhecimento tcito e conhecimento explcito. d) Conhecimento tcnico e conhecimento operacional. e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 8
O conhecimento criado por meio da discusso entre os indivduos. Para tanto, passa por processos de converso. A transferncia de um conhecimento proveniente de insights para um conhecimento tcnico conhecido por Externalizao. Indique as maneiras possveis de se converter o conhecimento.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 6
Leia a afirmao: Marlia desenvolve o trabalho em Excel de forma excelente e da mesma maneira sabe lidar com imprevistos em perodos de presso. Responda: Quais as dimenses do conhecimento apresentadas por Marlia? Justifique sua resposta.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 9
Leia a frase a seguir: Ele apresenta exatamente essa maneira de converter e ainda identificar a transferncia do conhecimento do indivduo para o grupo. Entre outras funes essa uma caracterstica de que modelo? Justifique sua resposta.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

15

Questo 10
Explique como ocorre o processo que sintetiza a criao do conhecimento.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

16

FINALIZANDO
Aps os estudos do tema 1, foi possvel compreender que a sociedade deixou de ser industrial para se tornar uma sociedade do conhecimento. As modificaes, os paradoxos e os binmios do meio levam as organizaes a se adequarem s exigncias do mercado para se manterem com visibilidade perante seus pblicos. Neste tema, voc estudou que as empresas devem estar preparadas para as mudanas e, dentre outras coisas criar conhecimento individual e organizacional. Que pode ser tcito ou explcito. Voc verificou a capacidade da organizao e dos prprios indivduos de criarem conhecimentos garantindo a competitividade organizacional. Viu ainda que o conhecimento tem como base a dialtica (tese, anttese e sntese), ou seja, todo conhecimento formado para contradies a proposta inicial. Conheceu o processo de converso do conhecimento por meio do modelo SECI. E por fim descobriu onde o conhecimento criado.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

17

Tema 2
Empresa do Conhecimento, Conhecimento Interorganizacional e Sntese do Conhecimento Modular e Integral

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

A criao do conhecimento organizacional. A relao da criao do conhecimento com a empresa criadora de conhecimento. A criao do conhecimento interorganizacional. A relao entre a sntese modular e a sntese integral.
Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

Como se d a criao do conhecimento organizacional? Quais as caractersticas de uma empresa criadora de conhecimento? De que forma acontece a criao do conhecimento interorganizacional? Qual diferena entre Sntese Modular e Sntese Integral?

AULA 2
Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

18

Leitura Obrigatria
Empresa do Conhecimento, Conhecimento Interorganizacional e Sntese do Conhecimento Modular e Integral. Em uma economia onde a nica certeza a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura o conhecimento (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 39). A frase destaca exatamente a importncia do conhecimento para as organizaes. Voc sabe que o conhecimento individual j uma estratgia no mercado de trabalho para se conseguir uma vaga atraente. Para as organizaes esse cenrio no diferente. As empresas que se destacam certamente possuem como vantagem competitiva o conhecimento do indivduo, do grupo e o da prpria organizao. No tema 1, voc viu que as empresas que se mantm visveis no mercado so aquelas que absorvem as mudanas de forma positiva. Ou seja, como as tecnologias se expandem, os concorrentes aumentam a cada dia e os produtos ficam obsoletos a empresa precisa acompanhar esse ritmo e a melhor forma de se fazer isso, portanto, gerar novos conhecimentos. A empresa que cria conhecimento e retm funcionrios que criam conhecimento denominada de empresa criadora de conhecimento, ou seja, que trabalha justamente com a inovao. Por isso, organizaes que focam na gesto da criao do conhecimento, saem na frente. Takeuchi e Nonaka (2008) descrevem algumas diferenas de cultura entre empresas ocidentais e empresas orientais. No caso das empresas orientais, h o reconhecimento de que a criao do novo conhecimento no se trata de processamento de informaes, mas sim, da valorizao dos insights. Essa valorizao, em que ideias propostas e palpites dos empregados so levados em considerao, garante a criao de novos conhecimentos. Alm disso, os ocidentais enxergam as organizaes como organismos vivos, ou seja, possuem sua prpria identidade coletiva e autoconhecimento. Sendo assim, criar novos conhecimentos nada mais do que recriar a prpria empresa e as pessoas que a cerca. A empresa criadora do conhecimento adota um comportamento de autorrenovao em todas as reas e departamentos. Assim como em tecnologia, as tcnicas orientais na criao do conhecimento, especialmente a japonesa, devem servir como referncia. O novo conhecimento se inicia com um indivduo, seja por meio de um insight ou por meio da experincia de anos do colaborador na atividade. O conhecimento pessoal, automaticamente transformado em conhecimento organizacional. Essa transformao de conhecimento pessoal para conhecimento organizacional uma caracterstica das empresas criadoras de conhecimento. Como voc pde ver no tema 1, o conhecimento pessoal pode ser explcito ou tcito, o mesmo acontece com o conhecimento

19

organizacional, pois em formato espiral, o conhecimento proveniente do indivduo, que em seguida passa ao grupo que codifica e completa a base de conhecimentos da organizao. Dessa forma, a maneira de gerenciar a criao do conhecimento outra. Por isso, as empresas orientais, mais uma vez, se destacam. Um exemplo de comportamento japons adotado por muitas empresas daquele pas o da utilizao de metforas para desenvolvimento de projetos que exige obviamente a criao de novos conhecimentos. Os autores afirmam: a metfora um mtodo diferenciado de percepo. uma maneira de fazer com que indivduos habituados a diferentes contextos e com experincias distintas compreendam algo intuitivamente, pelo uso da imaginao e dos smbolos, sem a necessidade de anlise ou generalizaes. (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 46) Alm da metfora no processo de conhecimento organizacional possvel encontrar a analogia que justamente uma etapa intermediria entre a imaginao que a Metfora ajuda a construir e o raciocnio lgico. E finalizando esse processo de criao do conhecimento faz-se um modelo real do que foi discutido. Esses termos, portanto, traduzem o processo de converso do conhecimento tcito para o explcito nas organizaes. As empresas criadoras do conhecimento tm perfil de redundncia, ou seja, promovem vrias vezes o dilogo entre as reas e funcionrios, justamente para que tenham condies de criar conhecimento, ou seja, uma base cognitiva comum. A redundncia importante, pois possibilita a interao entre funcionrios linhas de frente e os administradores seniores e administradores intermedirios. No entanto pode parecer estranho a redundncia frequente, pois muitas propostas, discusses e paradoxos podem levar a confuses. Takeuchi e Nonaka (2008) explicam ento que essa discrepncia pode ser uma excelente fonte para criao do conhecimento e ainda afirmam: A principal tarefa dos administradores na empresa criadora do conhecimento orientar esse caos em direo proposital a criao de conhecimento (Takeuchi e Nonaka, 2008, p. 50). Vale ressaltar ento, que a criao do conhecimento organizacional no acontece sem os indivduos e, a capacidade faz-los discutir de forma redundante sobre um assunto possibilita empresa a criao de um conhecimento organizacional. Muitas vezes, o administrador intermedirio capta as sugestes e propostas de seu pessoal da linha de frente, juntamente com as direes dos administradores snior e ento produzem o conhecimento explcito, por meio de documentos e relatrios. Por isso, especialmente nas empresas japonesas os administradores intermedirios so conhecidos como engenheiros do conhecimento (Takeuchi e Nonaka, 2008, p. 50). Criao do Conhecimento Interorganizacional Como voc pode ver o conhecimento pode ser criado dentro das organizaes. Mas seria possvel

20

um conhecimento ser formado pela relao entre duas ou mais empresas? Afirma-se que sim! Afinal, aps a criao do comportamento individual, do conhecimento organizacional a prxima fase a criao do conhecimento interorganizacional, veja: (...) a ultima fase do processo de criao do conhecimento o compartilhar do conhecimento criado nas organizaes com o mundo exterior (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 203). Assim como no caso da criao tanto do conhecimento individual como organizacional o estabelecimento do BA fundamental tambm para a criao do conhecimento interorganizacional. necessrio que o ambiente em que ser estabelecida a interao entre as empresas seja definido para criao desse conhecimento. Essas relaes colaborativas podem ser curtas ou longas, dependendo do tipo de envolvimento que existe entre as organizaes. Os autores Takeuchi e Nonaka (2008) exemplificam a criao do conhecimento interorganizacional apresentando o vnculo da Toyota com seus fornecedores, que possuem uma relao aberta de troca gerando conhecimento. Diferente da empresa Vale Silcio, tambm citada pelos autores, que estreita relao, no com os fornecedores, mas com as universidades e outras empresas da regio. Esses so dois modelos distintos de criao do conhecimento interorganizacional. Sntese do Conhecimento Modular e Integral O conhecimento nas empresas pode inovar os negcios, que so representados pelos processos que desenvolvem os produtos e/ou servios na organizao. Com novos conhecimentos haver inovao e o atendimento ao cliente ser eficaz. Na sntese do conhecimento, os nveis de interaes entre as atividades do negcio so conhecidos como Arquitetura do Negcio (Takeuchi; Nonaka, 2008). A arquitetura do negcio o caminho para o alcance da vantagem competitiva, pois ela reflete claramente os objetivos estratgicos da empresa e o conhecimento arquitetnico. Os autores fazem meno a empresas que utilizam a TI (Tecnologia da Informao) em seus negcios para desenvolver vantagem competitiva, pois a TI influencia diretamente as atividades interdependentes, ou seja, a arquitetura dos negcios. Apresenta-se, por meio da interferncia da Tecnologia da Informao, a arquitetura modular, que so os nveis de interdependncias, ou seja, atividades que dependem mais, ou menos umas das outras. No caso da sntese modular, as atividades so divididas por mdulos de acordo com essa interdependncia, diferentemente da sntese integral que trabalha com as atividades de forma completa. No caso dos exemplos na rea TI, a sntese modular a mais cabvel, levando em considerao que no se trata de algo fixo, uma vez que a sntese modular e a integral de certa forma interagem. Quer saber mais sobre esse assunto? Ento:

21

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o artigo: MELLO, Adriana Marotti de; MARX, Roberto. Conhecimento de Arquitetura de Produto como Elemento Chave para a Manuteno Da Capacidade Inovadora de uma Empresa - O Caso Da Indstria Automotiva. XIII SIMPEP Bauru, SP, Brasil, 06 a 08 de novembro de 2006. Disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/28.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2012. O artigo traz um exemplo da importncia da criao do conhecimento e da capacidade inovadora para as empresas. Leia o artigo: BALESTRIN, Alsones; VARGAS, Lilia Maria; FAYARD, Pierre. Criao de conhecimento nas redes de cooperao interorganizacional., Disponvel em: <http://rae.fgv. br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902005000300005.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2012. O artigo apresenta o estudo sobre como se d a criao do conhecimento interorganizacional entre pequenas e mdias empresas da Associao Gacha de Indstrias do Vesturio. Leia o artigo: TERRA, Jos Cludio C. Gesto do Conhecimento Aspectos Conceituais e Estudo Exploratrio Sobre as Prticas de Empresas Brasileiras. Disponvel em: <http://www. terraforum.com.br/biblioteca/Paginas/tese_GestaodoConhecimento_3.aspx>. Acesso em: 29 nov. 2012. O artigo traz os conceitos sobre o processo de criao do conhecimento nas prticas de empresas brasileiras. Leia o artigo: MESQUITA, Daniel Leite; OLIVEIRA, Aline Loureno de. CASTRO, Carina Lescura de Carvalho; SUGANO, Joel Yutaka. Redes interorganizacionais e o aprendizado organizacional: estudo de caso de uma rede de supermercados. Disponvel em: http://www.faimg.br/biblioteca/index.php?option=com_content&task=view&id=410&Itemid=1. Acesso em: 6 dez. 2012. O artigo traz consideraes e pesquisas sobre o aprendizado organizacional por meio de um estudo de caso.

22

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo: Espiral do Conhecimento. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=EMEy5929yqc>. Acesso em: 29 nov. 2012. O vdeo uma edio do filme mostro S.A e retrata o processo de criao do conhecimento no modelo espiral.

23

Agora a sua vez


Instrues: As atividades a seguir devero ser realizadas individualmente e servem como complemento de seus estudos. Para respond-las voc dever ler atentamente o tema 2 desse caderno de atividades.

a fim de garantir pessoas qualificadas na empresa proliferando o conhecimento aos outros. c) A empresa cria conhecimento e retm funcionrios que criam conhecimento. d) A empresa cria interorganizacional o conhecimento

e) Todas as alternativas anteriores

Questo 01
Com base nas suas experincias escolares e vivncias do seu cotidiano, faa uma sntese, com a sua opinio, sobre a afirmao: A Criao do Conhecimento de extrema importncia para o sucesso da empresa.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Partindo do princpio que a maioria das empresas atuais criadora de conhecimentos, assinale a alternativa que melhor descreve o comportamento de uma empresa atual: a) Um processamento de informaes e padres de comportamento. b) A valorizao dos insights dos indivduos. c) Uma etapa do interorganizacional. conhecimento

Questo 02
Fabrcio trabalha em uma empresa em que semanalmente acontecem reunies para se discutir novos projetos. Nessas reunies, h discusses frequentes para criao de novas aes sejam elas estratgicas ou operacionais. Participam das reunies semanais diretores, gerentes, coordenadores e estagirios. Fabrcio trabalhar em uma empresa criadora do conhecimento, pois: a) A empresa ensina seus funcionrios por meio de treinamento. b) A empresa custeia os estudos dos funcionrios

d) Um processo de benchmarking dos concorrentes. e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

24

Questo 04
Leia a afirmao a seguir: O novo conhecimento se inicia com o indivduo. Essa frase descreve a primeira etapa do processo de criao do conhecimento. Para que ele seja trabalhado e finalizado os prximos passos deves ser: a) O novo conhecimento do indivduo passado ao grupo, se tornando um conhecimento organizacional. b) O novo conhecimento individual passa a ser um conhecimento ttico. c) O novo conhecimento do indivduo transmitido aos pblicos da organizao e, passa a ser um conhecimento interorganizacional. d) O novo conhecimento do indivduo analisado pelo gestor e em seguida se torna um conhecimento modular. e) Todas as alternativas anteriores.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

e o conhecimento tcito. c) Uma etapa intermediria imaginao e a metfora d) Uma etapa intermediria imaginao e o insight e) Uma etapa intermediria imaginao e o modelo real.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

entre entre entre

a a a

Questo 06
Qual a melhor estratgia para enfrentar as mudanas causadas pelo ambiente? Justifique sua resposta.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Explique quais so os papis dos funcionrios linhas de frente, dos administradores seniores e administradores intermedirios quanto a criao do conhecimento.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
A criao do conhecimento leva em considerao a analogia de cada situao. possvel afirmar que a analogia na empresa criadora do conhecimento representa a) Uma etapa intermediria entre a imaginao e conhecimento explcito. b) Uma etapa intermediria entre a imaginao

25

Questo 08
Qual a diferena entre organizacional e interorganizacional? conhecimento conhecimento

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Leia a afirmao a seguir: Para que o conhecimento seja criado em um ambiente propcio deve existir. A que se refere frase acima descrita? Justifique sua resposta.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Qual a relao de interdependncia existente entre a sntese do conhecimento modular e a sntese do conhecimento integral?

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

26

FINALIZANDO
Ao final do tema 2, voc pde compreender a importncia do processo de conhecimento organizacional para que a empresa garanta sua visibilidade. Viu que a empresa criadora do conhecimento tem mais chances de sobressair no mercado do que as demais, pelo fato de entender a mudana como uma oportunidade e, enxergar o conhecimento individual como base para criao do conhecimento organizacional. Alm disso, voc estudou tambm a criao do conhecimento interorganizacional e pde refletir sobre sua importncia para o relacionamento entre empresas, concorrentes, fornecedores. Por fim, analisou a sntese do conhecimento modular e integral, que correspondem a forma organizada de desenvolver as atividades do conhecimento e ainda pode compreender, na era da TI a inovao da arquitetura do negcio.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

27

Tema 3
Gesto do Conhecimento e Concorrncia Global.

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

A importncia da gesto do conhecimento para vantagem competitiva entre as empresas globalizadas. Que o conhecimento gera a vantagem competitiva na maioria dos patamares do mercado globalizado. Que a converso do conhecimento interfere diretamente nas atividades da cadeia de valor Verificar a importncia da converso do conhecimento para coordenar as diferentes atividades da cadeia de valor. A importncia em se atingir a competitividade por meio da gesto do conhecimento.
Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

Qual a importncia da gesto do conhecimento para vantagem competitiva entre as empresas globalizadas? O conhecimento gera a vantagem competitiva diante do mercado globalizado? Como a converso do conhecimento interfere diretamente nas atividades da cadeia de valor? Por que a converso do conhecimento serve para coordenar as diferentes atividades da cadeia de valor?

AULA 3
Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

28

Leitura Obrigatria
Gesto do Conhecimento e Concorrncia Global Voc viu nos temas 1 e 2 deste caderno de atividades todo processo de criao do conhecimento tanto individual, como organizacional e ainda interorganizacional. Neste tema, voc ver a gesto desses conhecimentos e a forma como eles impactam na imagem da organizao, bem como nas relaes de concorrncia existente entre as empresas. Atualmente com o fcil acesso a informao, os clientes esto cada vez se relacionando com as empresas e criando expectativas e opinies latentes sobre as organizaes e seus produtos, o que pode levar consequentemente a compra. Alm disso, empresas de regies, e at mesmo pases diferentes, podem se tornar concorrentes por esse motivo, ou seja, as fronteiras entre regies e empresas tm diminudo consideravelmente. Essas so as caractersticas do mundo atual que enfrenta, ento, a Concorrncia Global. Para que a empresa esteja preparada para mais essa mudana no ambiente, mais uma vez encontra-se no topo dos destaques empresariais o conhecimento. a gesto excelente de todo conhecimento criado na empresa que contribuir para que a organizao se mantenha em vantagem competitiva. Anteriormente, o bem material, os equipamentos e as estruturas eram os nicos focos das empresas como ferramenta de sucesso. Atualmente, o diferencial est em reter talentos criadores de conhecimentos que os transmitam equipe, at se tornarem conhecimentos da organizao. Gerir todo esse processo de criao do conhecimento organizacional traz como embasamento prtico a gesto do conhecimento global. Apesar do acesso direto informao do cliente s empresas e produtos, possibilitando que as organizaes estejam em qualquer regio do mundo, os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) descrevem a proposta de Porter (1998), que indica que h empresas com bom desempenho que geralmente esto em um nico local. A concentrao de empresas competitivas do mesmo ramo no mesmo local conhecida como Cluster. Tais empresas tendem a criar relaes verticais com fornecedores e compradores, por exemplo e horizontais: com outras empresas para troca de habilidades conhecimentos, ou seja, conhecimentos interorganizacionais. Para facilitar, tome como exemplo a Rua So Caetano em So Paulo, conhecida como rua das noivas quela regio onde esto as principais lojas de vestidos e acessrios para noivas e artigos para casamento em geral. Ainda seguindo as propostas de Porter (2008), sobre as regies onde esto os clusters, os autores

29

Takeuchi e Nonaka (2008, p. 167) destacam quatro fatores:

1. Condies de fator: custo e qualidade dos inputs, incluindo os recursos dos inputs humano, material, de conhecimento e capital. 2. Condies de demandas: grau de sofisticao da demanda domstica para os produtos ou servios da indstria. 3. Indstrias relacionadas e/ou de apoio: existncia no pas de fornecedores internacionalmente competitivos e de outras indstrias relacionadas. 4. Contexto para estratgia da empresa e rivalidade: condies domsticas controlando o estabelecimento, as estruturas e os sistemas de administrao das corporaes em questo e as caractersticas da competio entre os rivais domsticos.
Como voc pde ver o mundo da concorrncia global toma grandes propores, inclusive ultrapassando as fronteiras nacionais e os limites entre indstrias. Seu objetivo principal est em adquirir vantagem competitiva. Deixou-se de pensar exclusivamente nas atividades com cadeia de valor em um nico lugar, e observou-se a importncia de se estar nos mais diferentes locais do mundo. Alm disso, para coordenar tais atividades geograficamente falando, imprescindvel a gesto do conhecimento eficazSendo assim, os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) propem a administrao do conhecimento para adquirir visibilidade global. Alm das empresas contriburem para criao do conhecimento individual, grupal e da organizao, o estudo sobre a teoria e a converso do conhecimento se torna necessrio. Como voc viu nos temas iniciais, o conhecimento pode ser tcito ou explcito e suas converses podem ser: socializao, externalizao, combinao e internalizao. Vale a pena voc recordar dos temas 1 e 2 deste caderno, pois o estudo da concorrncia global est associado s teorias anteriormente estudadas. Inclusive em se tratando do ambiente de criao do conhecimento, conhecido por ba, pois no ba que a informao interpretada e se torna conhecimento. No caso das organizaes globais, a gesto do conhecimento passa a ser prioridade, no entanto, essa gesto mais complexa uma vez que a converso do conhecimento pode no ser efetivada. O foco se torna essencialmente a troca entre as pessoas, ou seja, o alcance global em ao. Porm, h de se concordar que a converso do conhecimento tcito para o explcito, no caso das indstrias globais, no acontece de forma efetiva, pois conseguir documentar ou padronizar sensaes ou percepes em relatrios ou documentos formais quase impossvel. Por esse motivo a proposta de clusters veio agregar valor nos estudos da gesto do conhecimento. Sendo assim, antes de quaisquer coisas, a empresa deve realmente conhecer o mercado e optar pela postura de indstria global ou no. Os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) salientam que geralmente a teoria do cluster mais utilizada na parte inicial do desenvolvimento do mercado, em

30

seguida, passa a optar, dependendo da empresa, do ramo e da localizao, por ser uma indstria global. De qualquer forma, Takeuchi e Nonaka (2008) destacam que para que se escolha pela competio global em relao gesto do conhecimento, deve-se levar em considerao o tipo de conhecimento exigido, os mecanismos e os contextos das divises do conhecimento e de sua converso. O dilogo como estratgia para a gesto do conhecimento no mercado globalizado Ainda falando sobre a concorrncia global e conhecimento, para que as organizaes tenham cada vez mais visibilidade, dois fatores primordiais devem ser estudados, por interferirem diretamente na gesto do conhecimento das empresas e, consequentemente na sua posio mercadolgica. So eles: A estratgia e a comunicao organizacional. A competitividade de custo e o posicionamento estratgico das empresas em um mercado globalizado, dependente da escolha da estratgia a ser utilizada, bem como da forma de comunicao e dilogo que ser desenvolvido com os diferentes pblicos que circundam as organizaes. Sendo assim, os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) apresentam dois tipos de estratgias: Estratgia intencional e estratgia emergente. Estratgia intencional quando de alguma forma a estratgia foi planejada pelas empresas e tomadores de decises as desenvolveram com o intuito de agregar valor organizao de maneira pensada. Enquanto que a estratgia emergente provinda de foras maiores do ambiente e no da alta administrao, como ameaas e oportunidades, por exemplo, que foram a empresa a criar ou adequar uma estratgia. Outro fator relevante que interfere na gesto do conhecimento a comunicao social. De acordo com os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) com base na proposta de Wertsh (1998) a comunicao segue duas tendncias:a Univocalidade, quando a informao transmitida diretamente em uma nica via e o que foi transmitido sem modificao do sentido. Exemplo: um discurso de presidente. H poucas chances de intervenes. Enquanto que a Multivocalidade d mais liberdade h intervenes gerando novos significados e dinamismo ao que foi transmitido. Pelo fato da comunicao ser composta por algum que dissemina a informao, por outra que recebe a mensagem e a interpreta, possvel afirmar que toda comunicao tem indcios de multivocalidade. Por fim O dilogo, que a comunicao atravs das perspectivas diferentes com multivocalidade, indispensvel para o conhecimento. (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 220).

Quer saber mais sobre o assunto? Ento:

31

LINKS IMPORTANTES
Leia o artigo: SAITO, Andr. A importncia da Gesto do Conhecimento. Disponvel em: <http://revistavocerh.abril.com.br/materia/a-importancia-da-gestao-do-conhecimento>. Acesso em: 27 nov. 2012. O artigo faz meno ao capital humano, ou seja, sobre a gesto do conhecimento nas empresas atuais. Leia o artigo: Concorrncia Global. Disponvel em: <http://administracaoshow. wordpress.com/tag/concorrencia-global/>. Acesso em: 4 dez.2012. O artigo traduz a importncia da adaptao das empresas s mudanas ambientais, por conta da concorrncia global. Leia o artigo: BORGES JR. Adilson Ado; LUCE, Fernando Bins. Estratgias Emergentes ou deliberadas: um estudo de caso com os vencedores do prmio TOP de Marketing da ADVB. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n3/v40n3a05.pdf. Acesso em: 4 dez. 2012. O artigo apresenta os conceitos de estratgias emergentes e deliberadas diante do marketing estratgico.

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo: Gesto do Conhecimento. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch? NR=1&v=Qsm4YrgnWUU&feature=endscreen>. Acesso em: 4 dez. 2012. Assista ao vdeo: Introduo Gesto do Conhecimento. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=aYQcgOXTW1g&feature=related>. Acesso em: 4 dez. 2012. Assista ao vdeo: O que Gesto do Conhecimento. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZCG2WXEz5uc&feature=related>. Acesso em: 4 dez. 2012.

32

Agora a sua vez


Instrues As atividades a seguir devero ser realizadas individualmente e servem como complemento de seus estudos. Para respond-las voc dever ler atentamente o tema 3 desse caderno de atividades.

d) Ferramenta essencial para despistar empresas tambm globais. e) Nenhuma das respostas anteriores.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Atualmente, com a concorrncia global, as empresas procuram alternativas para se destacarem no mercado. Cluster uma das estratgias que se pode utilizar, pois nada mais do que: a) A unio de empresas do mesmo ramo. b) Empresas situadas no mesmo local. c) Empresas que realizam a criao do conhecimento interorganizacional. d) Empresas que se relacionam de forma vertical e horizontal. e) Todas as alternativas anteriores.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Com base nos seus conhecimento e vivncias anteriores a leitura desse tema, responda: o que possivelmente levou as organizaes a se adaptarem com a concorrncia de forma geral e agora com a concorrncia global?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Em se tratando de concorrncia global, o conhecimento se torna fundamental, pois representa: a) Ferramenta bsica para enfrentar esse tipo de concorrncia. b) Ferramenta paliativa, pois s se usa a criao do conhecimento em casos especficos. c) Indiferente nesse processo, pois o que vai definir a concorrncia o acesso a informao.

Questo 04
A concorrncia global faz com que as organizaes foquem o alcance global, que pode ser definido como: a) A interao entre pessoas de indstrias nacionais. b) A interao entre pessoas de indstrias

33

que praticam a Gesto do Conhecimento. c) A interao entre pessoas das indstrias globais. d) A interao entre pessoas da indstria do Cluster. e) Todas as alternativas anteriores.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

forma a gesto do conhecimento pode impedir as empresas de se destacarem em um mundo globalizado?


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Nos dias de hoje, muitas empresas tm vivenciado a Concorrncia Global. D um exemplo de uma empresa brasileira que desenvolve suas atividades nesse meio e justifique sua resposta.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Leia a afirmao a seguir: O mundo da concorrncia global toma grandes propores, inclusive ultrapassando as fronteiras nacionais e os limites entre indstrias. Responda: De que forma a gesto do conhecimento pode impedir as empresas de se destacarem em um mundo globalizado?

Questo 08
Quais fatores podem interferir diretamente na gesto do conhecimento nas empresas?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Leia a afirmao a seguir: O mundo da concorrncia global toma grandes propores, inclusive ultrapassando as fronteiras nacionais e os limites entre indstrias. Responda: De que

Questo 09
Qual a principal diferena existente entre Estratgia Intencional e Estratgia Emergente?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

34

Questo 10
Quais so as tendncias da comunicao? Como elas podem interferir na gesto do conhecimento?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

35

FINALIZANDO
Ao final do tema 3, voc estudou a gesto do conhecimento com um todo e a relao dessa gesto com a concorrncia global. Viu as possibilidades das organizaes em um mercado competitivo e globalizado, ou seja, que a empresa tem a opo de fazer parte de um cluster ou ser uma empresa globalizada. Por fim, analisou o processo de elaborao das estratgias e da comunicao e suas relevncias para a criao e gesto do conhecimento, onde a empresa atualmente no busca competitividade e posicionamento estratgico exclusivamente por meio do custo, mas atravs de toda estrutura de uma gesto do conhecimento eficaz.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

36

Tema 4
A Promoo do conhecimento

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

As barreiras da criao do conhecimento nas empresas. A promoo do conhecimento entre os funcionrios. As diferentes barreiras que podem inibir a criao do conhecimento.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

Qual a diferena entre barreira individual e barreira organizacional? Como o gestor pode promover o conhecimento na empresa? Como gerenciar as barreiras: individual

AULA 4
Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

37

Leitura Obrigatria
A Promoo do conhecimento
A administrao do conhecimento tem sido pauta nas empresas desde os anos 1990, principalmente no caso de empresas de alta tecnologia que dependem de inovao. Para tanto a criao do conhecimento o caminho para inovao, mas sabe-se que se trata de um processo frgil, pois a gesto do conhecimento no se faz utilizando apenas tcnicas da administrao. Isso ocorre pelo fato do conhecimento ser desenvolvido e modificado a cada discusso e ainda proveniente da interao entre as pessoas, ou seja, de difcil mensurao. Por isso, muita vez a gesto do conhecimento nas empresas pode ser um motivo de tenso, pois no se trata apenas de utilizao de uma tecnologia ou ainda de estudos exploratrios. Dessa forma, o conhecimento deve ser gerado em um ambiente propcio, em que as pessoas estejam atentas s experincias de cada indivduo participante desse processo. O que nem sempre acontece, dificultando ainda mais a criao do conhecimento, pois h a possibilidade dos indivduos no aceitarem novas proposta, sugestes e insights dos demais ou ainda h a possibilidade desses mesmos indivduos receberem reprovao por parte da organizao e/ou de seus superiores em expor suas ideias. O que voc pode ver nas frases acima que para a criao do conhecimento existem duas barreiras principais que devem ser derrubadas, so elas: Barreira Individual e Barreira Organizacional. Vale ressaltar que muitas das barreiras existentes no esto exclusivamente ligadas do estilo administrativo da empresa, mas das intensidades das relaes humanas visto que h diferentes capacidades intelectuais existentes. Dessa forma, as barreiras tanto individuais quanto organizacionais se tornam de fato impeditivos para a criao do conhecimento, da a necessidade do gestor do conhecimento no se fazer indiferente diante das barreiras e ao invs de ignor-las deve transformar as fragilidades da interao humana em pontos fortes para organizao. Esse processo denominado: Promoo do Conhecimento. Barreiras Individuais De acordo os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008), as barreiras individuais existentes nas empresas, podem ser divididas em: Acomodao limitada e ameaa autoimagem. Seguem as descries de cada uma delas: Acomodao limitada: trata-se de um processo de dar significado as novas situaes, ou seja,

38

o indivduo ao identificar uma situao nova, ou seja, mediante suas experincias e vivncias cria sua interpretao sobre o novo e acomoda em suas experincias esse novo aprendizado. Quando acontece de o indivduo entender a nova acomodao como desafiadora demais, tende a criar uma barreira. Vale ressaltar que em alguns casos a acomodao pode parecer ameaadora, pelo fato de o indivduo no ter a experincia necessria ou acontece de se deparar com algo muito diferente do que se est acostumado, ento, a tendncia impulsionar um descontrole emocional. Ameaa a autoimagem: O novo conhecimento pode tambm representar uma ameaa autoimagem. (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 121). Isso se deve ao fato de que o novo conhecimento pode trazer mudanas no indivduo. Mudanas internas e existenciais, ou seja, mudana na raiz da identidade pessoal. Para criao do conhecimento a proposta fazer com os indivduos interajam, sejam eles de departamentos, reas, cargos e nveis diferentes. Por isso, a interao entre um gerente de recursos humanos com um analista de marketing, que de repente conhea mais de dada tecnologia do que ele pode ameaar de alguma forma sua imagem. Alm disso, possvel observar tambm nas relaes sociais essa postura. O individuo tende a apresentar suas vivncias, acertos, conquistas e minimizar seus erros. Manter uma autoimagem sria, assim como o autor respeito necessrio, pode ser difcil quando a participao no trabalho do conhecimento organizacional modifica drasticamente a base para as barreiras pessoais (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 123). A resistncia ao novo, ou seja, a formao da barreira passa ser um processo inibidor na criao do conhecimento, pois quando indivduo se torna resistente ou ainda indiferente na nova situao ele interfere no processo comunitrio de compartilhamento das informaes para a ento criao do conhecimento. Barreiras Organizacionais Assim como no caso das barreiras individuais, as barreiras organizacionais acontecem com frequncia em funo das tendncias humanas naturais (Takeuchi; Nonaka, 2008 pp. 123). Quando um gestor direciona indivduos para algum projeto, cada um deles com seus conhecimentos tcitos que devem expor sua proposta e receber a do colega. Essa interao pode causar insegurana e o compartilhamento do conhecimento passa a ser menos intenso. Essa situao pode ocorrer tambm por parte do gestor e/ou administrador, por exemplo, h casos em que as propostas feitas pelos indivduos do grupo no so aceitas por eles. Os autores (Takeuchi; Nonaka, 2008) destacam quatro barreiras do ambiente em grupo, so elas: 1. A necessidade de uma linguagem legitimada: a escolha da linguagem para que o conhecimento possa ser gerado fundamental. Ainda h a questo da lngua e cultura, que tambm precisam

39

ser trabalhados. 2. Histrias organizacionais, ou seja, memrias organizacionais. 3. Procedimentos experincias organizacionais. Os procedimentos podem vir agregar valor para a empresa quando os funcionrios esto dispostos a combater os procedimentos ineficazes. 4. Paradigmas da empresa: so os preceitos da empresa (Misso, viso e valores), ou seja, suas intenes estratgicas. O conhecimento pessoal em conformidade com o paradigma ser rapidamente abraado pelos colegas; as tentativas no conformistas de justificar as crenas pessoais so frequentemente encaradas como ceticismo. (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 126). Quando acontece de existir uma ou mais de uma das barreiras citadas acima, a criao do conhecimento fica comprometida, pois as pessoas no esto mais dispostas a trocar conhecimentos tcitos. A Promoo do Conhecimento Diante de todas as barreiras que podem ser desenvolvidas nas organizaes, como voc pde ver nesse tema, a necessidade de se ter na empresa gestores que estejam preparados para promover o conhecimento primordial. O conjunto geral de atividades organizacionais que afetam positivamente a criao do conhecimento em cinco subprocessos... (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 126-127). A seguir voc ver de forma detalhada os processos indicados pelos autores, conforme descrito acima: 1. Compartilhamento do conhecimento tcito: unio dos insights, ou seja, apresentao dos conhecimentos tcitos de cada participante do grupo. 2. Criao de conceitos: Conforme osinsights e as propostas so compartilhadas, cria-se um conceito do que se espera. 3. Justificao de conceitos: uma espcie de anlise do que foi discutido vislumbrando mercado. Essa fase envolve pessoas externas. Trabalho de benchmaking, ou seja, anlise tambm dos concorrentes, clientes, estratgias. Bases para justificativa do conceito criado. 4. Construo de um prottipo: aps a interao com pessoas internas e externas empresa, aps os estudos e pesquisas cria-se um prottipo do que se planejou e discutiu. 5. Nivelamento transversal do conhecimento: momento em que a equipe compartilha com a organizao o que foi desenvolvido, pensando e criado. O processo de criao do conhecimento frente s cinco etapas passa a ser individual e social. A promoo do conhecimento, ento, deve ser planejada de forma circular com o intuito de

40

promover as cinco etapas do processo de desenvolvimento do conhecimento organizacional. Por fim os autores destacam que: A promoo do conhecimento inclui facilitar as conversaes e as relaes, assim como compartilhar o conhecimento local atravs de uma organizao ou alm dos limites geogrficos e culturais. (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 128).

41

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Estude a aula de: GOMES, Elisabeth. Gesto do conhecimento: definio conceitual, mltiplos usos e interpretaes. CGEE/ANATEL. 2002. Disponvel em: <http://www. cgee.org.br/arquivos/pro0202.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2012. Os slides trazem conceitos sobre a Gesto do conhecimento de forma geral. Consulte o livro na integra disponvel em PDF: SANTOS, Antnio Raimundo dos. [et al.] (Orgs.) Gesto do conhecimento: Uma experincia para o sucesso empresarial. Curitiba: Champagnat, 2001. p. 267 Disponvel em: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_ site/. Acesso em: 7 dez. 2012. O livro aborda toda rea de gesto do conhecimento desde sua criao ao detalhamento de seus processos.

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo: entrevista com Carlos Fontenelle: O que gesto do conhecimento? Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZCG2WXEz5uc>. Acesso em: 07 dez. 2013. Trata-se de uma entrevista com Carlos Fontenelle, CEO da KBIZZ, que apresenta a gesto do conhecimento como abordagem estratgica.

42

Agora a sua vez


Instrues As atividades a seguir devero ser realizadas individualmente e servem como complemento de seus estudos. Para respond-las, voc dever ler atentamente os temas desse caderno de atividades.

Questo 01
De acordo com os estudos dos temas 1, 2 e 3 e ainda mediante suas experincias de vida, reflita sobre a frase a seguir: Um time de futebol composto apenas pelo tcnico e por goleiros, ainda que bons, no atinge os resultados esperados. Responda: Que relao pode ser feita entre a frase a cima e a gesto do conhecimento em uma empresa nos dias atuais?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

b) Aceitao intermediria das propostas dos indivduos por parte deles mesmos e no aceitao das propostas dos subordinados, por parte da organizao e/ou dos superiores. c) No aceitao das atividades eficazes dos indivduos por parte deles mesmos e no aceitao atividades eficazes dos subordinados, por parte da organizao e/ou dos superiores. d) Aceitao das atividades ineficazes dos indivduos por parte deles mesmos e no aceitao das atividades ineficazes dos subordinados, por parte da organizao e/ou dos superiores. e) Nenhuma das respostas anteriores.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
O processo de promoo do conhecimento se d por meio de:

Questo 02
Indique abaixo, qual alternativa melhor descreve as barreiras individuais e organizacionais, respectivamente, na criao do conhecimento: a) No aceitao das propostas dos indivduos por parte deles mesmos e no aceitao das propostas dos subordinados, por parte da organizao e/ou dos superiores.

a) Observao das barreiras por parte da empresa global, de sua ateno no desenvolvimento das barreiras e da tentativa de transformao das fragilidades da interao humana em pontos fortes para a empresa. b) Observao das barreiras por parte do funcionrio do conhecimento, de sua ateno no desenvolvimento das barreiras e da tentativa de transformao das fragilidades da interao humana em pontos fortes para a empresa.

43

c) Observao das barreiras por parte do gestor, de sua ateno em promover as barreiras e da tentativa de transformao das fragilidades da interao humana em pontos fortes para a empresa. d) Observao das barreiras por parte do gestor, de sua ateno no desenvolvimento das barreiras e da tentativa de transformao das potencialidades da interao humana em barreiras positivas. e) Observao das barreiras por parte do gestor, de sua ateno no desenvolvimento das barreiras e da tentativa de transformao das fragilidades da interao humana em pontos fortes para a empresa.

Questo 05
Leia a frase a seguir: Em geral os paradigmas socializam os novos membros organizacionais, fazendo com que se alinhem ao pensamento atual da empresa. (Takeuchi; Nonaka, 2008, p. 126). Responda: Os paradigmas so motivos de barreira para a construo do conhecimento ou de incentivo para troca dos conhecimentos tcitos?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Os procedimentos so experincias organizacionais desenvolvidas pelo grupo. De que forma possvel um procedimento se tornar uma barreira para criao do conhecimento?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Leia a afirmao: Preocupao por parte do individuo na absoro do novo conhecimento por consider-lo desafiador. Trata-se da descrio de qual barreira? a) Barreira Individual de Absoro. b) Barreira Organizacional de Acomodao Ilimitada. c) Barreira Organizacional de Autoimagem. d) Barreira Individual de Acomodao Limitada. e) Barreira Individual de Autoimagem.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Leia a afirmao a seguir: E a transferncia do conhecimento para o resto da organizao contribui para que todos conheam o que foi discutido e elaborado. A qual fase do processo de criao do conhecimento a frase descreve?

44

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Quais fatores podem interferir diretamente na gesto do conhecimento nas empresas?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
De que forma o benchmaking pode ser benfico para o a etapa de justificao de conceitos no processo de criao do conhecimento?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
O Gestor/Administrador se torna responsvel por permitir e estimular a criao do conhecimento dentro das empresas. Em que situao isso acontece de forma contrria?

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

45

FINALIZANDO
Neste tema, voc pode observar que de extrema importncia alm da criao do conhecimento a promoo do conhecimento, ou seja, para que os indivduos possam criar conhecimentos devem estar em um ambiente propcio e serem estimulados por seus superiores. Voc pde estudar tambm que apesar de importante, as empresas por serem compostas por ser humanos tendem a ter barreiras tanto individuais quanto organizacional. Tudo o que pode tirar os indivduos de seu estgio de conforto pode deix-los incomodados e propensos criao de barreiras. Assim acontece tambm com os gestores, por exemplo, que ao se sentirem incomodados por algo que interfere na cultura da empresa, pode impedir esse processo de criao do conhecimento. O ideal, portanto que os gestores estejam atentos e dedicados promoo do conhecimento sempre.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

46

REFERNCIAS
CARREIRA, M. L.; MARIANO, A. F.; SARTORI, A. C.; de OLIVEIRA, R. S. Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem. Revista de Cincias Gerenciais, v. 13, n. 17, 2009. CLUDIO, Jos Terra. Gesto do Conhecimento, o grande desafio empresarial. Disponvel em:<http://biblioteca.terraforum.com.br/Paginas/OGrandeDesafioEmpresarial!.aspx>. Acesso em: 16 nov. 2011. FRANCO, Dcio Henrique. RODRIGUES, Edna de Almeida. CAZELA, Moises Miguel. (Orgs.) Tecnologias e ferramentas de gesto. Edio especial. Campinas: Alnea, 2011. OLIVEIRA, A. L. B.; CARREIRA, M. L.; MORETI, T. M. Aprimorando a Gesto de Negcios com a utilizao de Tecnologia de Informao. Revista de Cincias Gerenciais, v. 13, n. 17, 2009. p 141160. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. So Paulo: Makron Books, 1999. SERGIO, Lus. O esprito de equipe. Disponvel em: http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/ Artigo/7368/o-espirito-de-equipe.html. Acesso em: 17 nov. 2011. SCHERMERHORN, John R. Administrao: Em mdulos interativos. Rio de Janeiro: LTC, 2008. TAKEUCHI, Hirotaka. NONAKA, Ikujiro. Gesto do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

47

GABARITO TEMA 1 Questes


Questo 1: Espera-se que o aluno d um exemplo de mudana ocorrida em sua vida e que ele vincule essa mudana a processo de criao do conhecimento. Ele pode abordar a mudana de escola, por exemplo, em que ele precisou conhecer o novo ambiente, fazer novas amizades, conhecer outras regies e essa interao com o meio o levou ao conhecimento de novas formas de estudar, por exemplo, teve que aprender a se deslocar de uma cidade para outra, entre outros. Questo 2: c) Ameaas e oportunidades. Questo 3: d) Paradoxais . Questo 4: c) Sociedade do conhecimento. Questo 5: c) Conhecimento tcito e conhecimento explcito Questo 6: Tcnica que est presente nas habilidades informais, ou seja, o know-how, a expertise proveniente das vivencias experincias individuais. Insights: habilidade subjetiva de articular a tcnica com as intuies, ou seja, atuao com sensibilidade profissional. Questo 7: A dialtica apresenta a forma como o conhecimento criado, em que As teses, antteses e snteses so expostas. A dialtica formada pela contradio de opinies assim como se forma o conhecimento.

48

Questo 8: Socializao: De tcito para tcito. Externalizao: De tcito para explcito. Combinao: De explcito para explcito. Internalizao: De explcito para tcito. Questo 9: um processo de converso do conhecimento e pode ser nomeado como Modelo SECI (ou espiral SECI ou processo SECI). Ele apresenta exatamente essa maneira de converter e ainda identificar a transferncia do conhecimento do indivduo para o grupo e, em seguida, para o nvel organizacional. Questo 10: O processo sintetizador do conhecimento o cultivo dos traos opostos do raciocnio e da ao dialtica de cada individuo.

49

GABARITO TEMA 2 Questes


Questo 1: O aluno deve dar sua opinio sobre criao do conhecimento nas empresas, ele pode responder dando exemplos do que viveu. De qualquer forma, espera-se que ele diga sobre o conhecimento tcito e explcito. Que ele aborde as diferenas do conhecimento individual, organizacional e interorganizacional. E explique sobre a importncia de se criar e reter conhecimentos nas empresas para visibilidade da organizao. Questo 2: c) A empresa cria conhecimento e retm funcionrios que criam conhecimento. Questo 3: b) A valorizao dos insights dos indivduos. Questo 4: a) O novo conhecimento do indivduo passado ao grupo, se tornando um conhecimento organizacional. Questo 5: a) O novo conhecimento do indivduo passado ao grupo, se tornando um conhecimento organizacional. Questo 6: Como as tecnologias se expandem, os concorrentes aumentam a cada dia e os produtos ficam obsoletos a empresa precisa acompanhar esse ritmo e a melhor forma de se fazer isso, gerando novos conhecimentos. Questo 7: No processo de criao do conhecimento, os funcionrios linha de frente so expostos discusso de forma redundante, para que tenham insights e sugiram novas propostas organizao. Os administradores seniores tm o papel de direcionar exatamente o que querem aos funcionrios linha de frente a

50

aos administradores intermedirios, que por suas vezes, tm o papel de agrupar e organizar o que os funcionrios linha de frente sugeriram com as exigncias dos administradores seniores. Por isso, so conhecidos como engenheiros do conhecimento. Questo 8: O conhecimento organizacional produzido pelos funcionrios das empresas que transmitem uns aos outros e se torna um conhecimento organizacional. Que utilizado sempre dentro da empresa. Enquanto que o conhecimento interorganizacional o conhecimento produzido fora das barreiras das empresas. Quando empresas criam conhecimentos com outras empresas, com fornecedores, comunidade, universidades. Questo 9: Ao local onde o conhecimento criado, ou seja, o ba que muito relevante na criao do conhecimento. A disseminao, o processamento e a interpretao do conhecimento no necessariamente devem acontecer em lugares fsicos como uma sala de reunies, por exemplo, mas sim em um meio para interaes. Os autores Takeuchi e Nonaka (2008) chamaram de ba, esse meio que propicia a interatividade entre equipes de trabalho, grupos, crculos informais. Questo 10: No caso da sntese modular, as atividades so divididas por mdulos de acordo com a relao de dependncia umas das outras, diferentemente da sntese integral que trabalha com as atividades de forma completa. Ambas possuem relao interativa, pois em alguns casos elas podem estar juntas na empresa.

51

GABARITO TEMA 3 Questes


Questo 1: O aluno pode trazer suas experincias para essa resposta. Espera-se que ele fale sobre a concorrncia de forma geral, ou seja, sobre o fato de antes as pessoas optarem pela marca, pelas conversas informais e pouco acesso a informao de outras empresas de regies e at pases distintos. Com o acesso fcil a informao, os clientes passam a ter acesso os produtos de vrias empresas desenvolvendo, portanto, a concorrncia global, fora das fronteiras estabelecidas entre empresas e regies. Questo 2: a) Ferramenta bsica para enfrentar esse tipo de concorrncia. Questo 3: c) A interao entre pessoas das indstrias globais. Questo 4: A gesto do conhecimento pode impedir as empresas de se destacarem no mercado global, pelo fato de exigir da empresa uma gesto mais complexa do conhecimento. Por exemplo, a converso do conhecimento tcito para o explcito pode no ser efetivada, pois as indstrias globais tendem apenas a trocar informaes para gerar o conhecimento, uma vez que no h como documentar ou padronizar sensaes ou percepes em relatrios ou documentos formais. Questo 5: Tanto o conhecimento individual quanto o global so inicialmente projetados por indivduos. A principal diferena que para se tornar um conhecimento global o conhecimento individual passa a ser conhecimento organizacional e em seguida interorganizacional, quanto s empresas fazem corretamente a gesto desses conhecimentos. Por fim, o conhecimento global aquele que est associado concorrncia global, ou seja, as pessoas tem acesso a informao e optam pela compra, independente da fronteira que h. Questo 6: A concorrncia global acontece quando empresas de regies e/ou nacionalidades distintas concorrem

52

entre si. O advento da tecnologia possibilitou aos clientes o acesso a informao e tambm as prticas das organizaes. Alm disso, contribuiu para que esses mesmos clientes conhecessem outras empresas estimulassem a concorrncia global. So vrios exemplos hoje em dia em todos os ramos. Pode-se citar Petrobrs e Texaco, por exemplo. Questo 7: Os fatores so: A estratgia e a comunicao organizacional. A competitividade de custo e o posicionamento estratgico das empresas em um mercado globalizado, dependente da escolha da estratgia a ser utilizada, bem como da forma de comunicao e dilogo que ser desenvolvido com os diferentes pblicos que circundam as organizaes. Questo 8: Estratgia intencional quando de alguma forma a estratgia foi planejada pelas empresas e tomadores de decises as desenvolveram com o intuito de agregar valor organizao de maneira pensada. Enquanto que a estratgia emergente provinda de foras maiores do ambiente e no da alta administrao, como ameaas e oportunidades, por exemplo, que foram a empresa a criar ou adequar uma estratgia. Questo 9: Estratgia intencional quando de alguma forma a estratgia foi planejada pelas empresas e tomadores de decises as desenvolveram com o intuito de agregar valor organizao de maneira pensada. Enquanto que a estratgia emergente provinda de foras maiores do ambiente e no da alta administrao, como ameaas e oportunidades, por exemplo, que foram a empresa a criar ou adequar uma estratgia. Questo 10: As tendncias so: A Univocalidade, quando a informao transmitida diretamente em uma nica via e o que foi transmitido sem modificao do sentido. Exemplo: um discurso de presidente. H poucas chances de intervenes. Enquanto que a Multivocalidade d mais liberdade h intervenes gerando novos significados e dinamismo ao que foi transmitido. Toda e qualquer comunicao tem o objetivo de promover a interao de pessoas com ideias distintas. Essa interao provoca a criao do conhecimento e as empresas que criam conhecimento se destacam no mercado.

53

GABARITO TEMA 4 Questes


Questo 1: Como foi visto em todo contedo desse caderno de atividades, a Gesto do Conhecimento nas empresas atuais to essencial quanto o zagueiro, o meio de campo, o atacante e at o gandula em uma partida de futebol, por exemplo. o conhecimento gerado na empresa pela troca de expertises entre os indivduos, assim como no campo, que traz a possibilidade do time/ou organizao chegarem ao sucesso. A relao cabvel, nos dias de hoje, pois a empresa que se destaca no mercado aquela que gera conhecimento, ou seja, permite a interao entre seus funcionrios. Questo 2: No aceitao das propostas dos indivduos por parte deles mesmos e no aceitao das propostas dos subordinados, por parte da organizao e/ou dos superiores. Questo 3: Observao das barreiras por parte do gestor, de sua ateno no desenvolvimento das barreiras e da tentativa de transformao das potencialidades da interao humana em barreiras positivas. Questo 4: Barreira Individual de Acomodao Limitada. Questo 5: O paradigma se encaixa em ambas as situaes. Os paradigmas, que so os preceitos da organizao, podem contribuir para que o funcionrio se sinta motivado e interiorize a cultura da empresa como tambm, caso o desmotive e deixe de gerar conhecimento, implicando no processo ineficaz da criao do conhecimento. Questo 6: Os procedimentos so as atividades correlatas ao que foi planejado. Caso o funcionrio no se sinta capaz ou ainda esteja indiferente realizao dessas atividades, de forma a no querer melhorar os processos ele pode criar uma barreira nos procedimentos e parar todo processo de criao do conhecimento.

54

Questo 7: Ao nivelamento transversal do conhecimento Momento em que a equipe compartilha com a organizao o que foi desenvolvido, pensando e criado. Questo 8: Todas as pessoas dentro da organizao devem compartilhar do que foi discutido e ter acesso ao conhecimento criado que automaticamente passa a ser um conhecimento que volta para a organizao trazendo resultados positivos ela prpria. Por isso, se trata de um processo circular. Questo 9: Ele fundamental, pois serve como base para a criao do conhecimento. O benchmarking traz informaes sobre o mercado que podem contribuir para as discusses que so geradas para a criao do conhecimento. Questo 10: Isso acontece quando as proposta feitas pelos funcionrios de alguma forma esto contra os interesses do gestor ou por que no so positivas para sua gesto ou esto fora dos valores e da cultura da empresa. A esse fato chama-se de barreira organizacional.

55

Superviso Editorial: Regina Cludia Fiorin

Reviso Textual: Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto

Diagramao: Clula de Inovao e Produo de Contedos

Luana Mercrio Capa: Fourmi Comunicao e Arte

58

Вам также может понравиться